Mostrando postagens com marcador CNBB. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CNBB. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CNBB inicia projeto Catequese com Adultos como caminho de aprofundamento da fé

Teve início na quarta-feira, 13 de novembro, o projeto “Catequese com Adultos” na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília voltado para os colaboradores da entidade.
O padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética, animará os encontros mensais. A proposta, segundo o padre, é fazer com que os colaboradores da CNBB conheçam mais a Jesus, seus ensinamentos e desejem viver a sua mensagem e ensinamentos.
O religioso aponta que a metodologia será assentada em momentos de partilha, de conhecimento da Bíblia e de ensinamentos da Doutrina da Igreja. “Que as pessoas que trabalham diretamente na Conferência possam beber da fonte que traz tantos ensinamentos e coisas boas para nosso Brasil e sociedade”, disse.

Aprofundar a fé – Trata-se de uma proposta para todos que desejam aprofundar a sua fé, incluindo os que ainda não receberam os sacramentos. É o caso da colaboradora Débora Sá, da Secretaria Técnica da CNBB. Ela já vem trilhando o caminho de iniciação à vida Cristã mas considera ser uma graça o espaço para aprender novas coisas, tirar dúvidas antigas e questões que não ficaram muito claras em sua catequese.
Os temas dos próximos aprofundamentos serão sugeridos pelo grupo de 10 colaboradores que se propuseram a percorrer o caminho do projeto “Catequese com Adultos” na CNBB. Aos que ainda não receberam os sacramentos será dado um acompanhamento e orientação personalizados buscando encaminhar a formação em suas paróquias de origem e participação nas celebrações comunitárias.
O colaborador Marcos Ferreira da Silva, do setor de Manutenção da CNBB, gostou da iniciativa. Segundo ele, será possível ter um aprendizado maior sobre a Igreja, a religião e a Bíblia. Ele disse que vem aprendendo desde pequeno, mas ressalta que agora o aprofundamento será mais avançado e que vai crescer mais na sua fé e como cristão. Ele também faz catequese para adultos em sua paróquia.


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Preocupação com a experiência de fé dos jovens é assunto de reflexão para bispos

A preocupação com a experiência de fé da juventude e os caminhos que ela escolhe como opção de vida foi tema da fala de Dom Vilson Basso, durante a coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (17), sétimo dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB.
“A Igreja quer oferecer a oportunidade de uma experiência de Deus e que os jovens possam se encontrar com a pessoa de Jesus”, disse o bispo que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ).
Segundo Dom Vilson, somente a partir da experiência de Deus os jovens podem fazer a sua adesão ao projeto de vida de Jesus e serem “evangelizadores e anunciadores” de sua Boa Nova.
“Acredito que aí está o coração e o segredo de todo trabalho com a juventude: oportunizar um encontro decisivo com a pessoa de Jesus e aí sim, termos jovens apaixonados e missionários que esparramem a boa notícia em todos os areópagos modernos”, enfatizou o bispo.
Dom Vilson comentou ainda a preparação para o Sínodo dos Jovens, que ocorre em outubro, e tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
“Vivemos um tempo especial, um tempo de graça, é tempo de preparação para o Sínodo dos Bispos”, assinalou. “É um tempo de graças porque coloca os jovens no centro de atenção da nossa Igreja. Isso é inédito, isso é bonito e é tempo de graça para os jovens do nosso país e do mundo”, completou o bispo.
Dom Vilson lembra que o Papa Francisco pede que se ouçam os jovens e os levem a sério.“O Sínodo é esta oportunidade de escutar a juventude e de levá-la a sério e abrir novos caminhos e possibilidades de evangelização”.
O bispo apresentou ainda o livro ‘Deus é Amor’, que traz a visão do Papa Francisco a respeito de grandes temas da atualidade para os jovens.

Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/assembleia-geral-cnbb/coletiva-de-imprensa-do-dia-17-de-abril-de-2018-56a-ag-cnbb-17-04-2018-09-23-56

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Comissão para Doutrina da Fé lança na 56ª AG da CNBB subsídio sobre fé cristã e laicidade

Durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), foi apresentado o novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé intitulado “Fé Cristã e Laicidade”.
O subsídio tem objetivo de oferecer uma reflexão aprofundada sobre a laicidade diante da fé cristã e esclarece sua diferença em relação ao “laicismo”. “A laicidade em si é boa, enquanto separação da religião e o poder civil, justamente para garantir que todas as religiões possam atuar bem. Já o laicismo é esforço de pessoas da sociedade para retirar Deus da vida das pessoas. Ora, o Estado é laico, mas o povo não é ateu”, explicou dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé.
“Essa reflexão quer suscitar o interesse por esta realidade que vai se tornando conflitiva cada dia mais, além de traçar um itinerário de reflexão pontuado em aspectos importantes e pressupostos para a profundar a questão e saber lidar com ela no empenho pastoral da Igreja”, destacou o Bispo, na apresentação do texto.
Presidente da Comissão para Doutrina da Fé ressaltou, ainda, que a perda do sentido da transcendência e a progressiva subjetivação da fé, com a tentação de um forte relativismo ético, forma um quadro no qual a religião acaba não se referindo mais à teologia, mas à antropologia. “Desde que o homem se faz Deus para si mesmo já não cabe falar de amor do homem a Deus”.
O subsídio é dividido em sete capítulos que esclarecem as diferenças conceituais entre “secularidade e secularismo” e “laicidade e laicismo”, apresentam o percurso histórico dessas realidades, bem como aspectos jurídicos, referenciais bíblicos, princípios da Doutrina Social da Igreja e da política, além de indicações de como a Igreja deve se relacionar com o Estado laico.
Dom Pedro esclareceu que esse não é um documento da CNBB, uma vez que os documentos são aprovados por todos os bispos em assembleia. “Trata-se um trabalho de assessoria. A CNBB tem várias comissões que assessoram os bispos. Portanto, esse é um subsídio oferecido ao episcopado como uma reflexão para ajudar no encaminhamento da pastoral em um âmbito geral”.
Ainda segundo o Bispo, o novo subsidio é muito indicado para jovens universitários cristãos que, ao entrar na universidade recebem uma carga imensa de informações altamente ideologizadas que repudiam a religião.
O subsídio “Fé Cristã e laicidade” pode ser adquirido pelas Edições por meio do site: www.edicoescnbb.com.br.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/comissao-para-doutrina-da-fe-lanca-subsidio-sobre-fe-crista-e-laicidade/

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Site do Vaticano promove a participação dos jovens em Sínodo

A CNBB recebeu correspondência assinada pelo Cardeal  Lorenzo Baldisseri, ex Núncio Apostólico no Brasil e atual secretário geral do Sínodo dos Bispos informando sobre o lançamento nesta quarta-feira, 14 de junho, de um siwebsite (http://youth.synod2018.va) destinado à preparação da 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Dom Baldisseri diz, na carta, que esta plataforma na internet deve promover uma ampla participação de todos os jovens. Com o website, os jovens receberão informações e vão poder também interagir no caminho da preparação para o Sínodo. “Isto será possível, entre outras modalidades, através de um outro questionário online que se encontrará no site”, esclarece. As respostas deste último questionário que será disponibilizado na internet serão consideradas pela consulta que a Secretaria Geral do Sínodo está fazendo em toda a Igreja, no mundo inteiro.
O secretário geral do Sínodo pede ainda que as conferências espiscopais criem espaços de partilha de todas as iniciativas dos jovens em vista de preparação do Sínodo em nível paroquial, diocesano e nacional. Ele garante que os responsáveis pelo novo site estarão atentos a essas partilhas e deverão cuidar de leva-las ao conhecimento de outros jovens em outras partes do mundo. Nesta partilha, diz o secretário, podem ser enviados documentos, notícias, artigos, vídeos e fotos.
Fonte: http://cnbb.net.br/sinodo-dos-bispos-cria-site-para-promover-a-participacao-dos-jovens/

terça-feira, 13 de junho de 2017

CNBB estimula Jornada de Oração pelo Brasil por ocasião da Festa do Corpus Christi

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) após refletir sobre a realidade do Brasil em sua última reunião, dias 30 e 31 de maio, está convidado a todos para um momento de oração pelo Brasil, a ser realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país, no dia 15 de junho, data em que a Igreja celebra o Corpus Christi.
Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, num momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia.
Um dos trechos da oração, encaminhada a todos os bispos do país pelo Consep,  pede: “Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana”.
Veja a íntegra da oração:
JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL
 Dia de “Corpus Christi”15 de junho de 2017
 A verdadeira paz começa no seu coração
Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, para que dê a paz ao Brasil e ao mundo inteiro. “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”(Papa Francisco)
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!
(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)
Fonte: http://cnbb.net.br/cnbb-estimula-uma-jornada-de-oracao-pelo-brasil-por-ocasiao-do-proximo-corpus-christi/

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jovens Conectados lançam campanha para conhecer anseios da juventude

A Equipe Jovem de Comunicação, da Comissão para a Juventude, da CNBB, lançou dia 21, a campanha virtual #OJovemQuerSaber. A ideia é conhecer temas sobre os quais os jovens têm dúvidas e gostariam de saber a posição da Igreja.
O primeiro passo da campanha será saber quais assuntos os jovens gostariam que fossem discutidos pelo nosso canal de comunicação. Para isso, os jovens poderão participar pelo Facebook e Twitter, sugerir assuntos e encaminhar sugestões para o email: ojovemquersaber@jovensconectados.org.br - é importante colocar nome, idade e estado.
Depois que os temas forem enviados, eles serão catalogados e os mais sugeridos serão discutidos nos meses seguintes. Quando o tema selecionado for divulgado, os jovens poderão enviar perguntas sobre cada assunto. Os questionamentos serão respondidos por pessoas indicadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De forma prática, a iniciativa terá quatro etapas:
1- Levantamento dos temas;
2- Seleção dos temas mais votados e divulgação do primeiro tema;
3- Levantamento de perguntas sobre o tema selecionado;
4- Respostas às perguntas
Para Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, a iniciativa “trará muitos benefícios, a começar pela contribuição com a formação permanente do jovem, que busca respostas aos seus questionamentos de cristão. Além disso, poderemos contar com mais esta ação, em vista do conhecimento dos temas que mais interessam, atualmente, à juventude”, destaca.
Então, participe e pergunte. Esta é sua chance de tirar suas dúvidas sobre temas específicos.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/jovens-conectados-lancam-campanha-para-conhecer-anseios-da-juventude.html

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Comissão para a Juventude da CNBB promove capacitação para assessores

Com a proposta de oferecer capacitação para agentes que atuam em atividades com a juventude nas dioceses, o curso em modalidade à distância é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e terá duração de três meses, com início em setembro. As inscrições estão disponíveis no site dos Jovens Conectados.
            Em janeiro de 2015, a etapa presencial será de sete dias, no formato seminário, em Brasília (DF). Serão abordadas diferentes temáticas, entre elas vocação, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projeto pessoal de vida, Palavra de Deus, mídia, cidadania. Além disso, o evento será uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. O curso é reconhecido como Extensão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.
Público-alvo
            Nesta primeira etapa, podem participar pessoas acima de 24 anos, que sejam lideranças diocesanas engajadas na evangelização da juventude, consagrados e leigos que exercem serviço entre os jovens nas dioceses, novas comunidades, movimentos, pastorais e congregações religiosas, como também catequistas de crisma. No próximo ano, serão abertas novas vagas para outros assessores e interessados no trabalho com juventude.
Formato do curso
            A primeira etapa online do curso (EAD) será constituída de leituras e reflexões de textos disponibilizados no site. Posteriormente, os cursistas participarão de seminário presencial, no período das férias de janeiro de 2015. Esta fase consistirá no aprofundamento dos temas, trabalhos em grupos, oficinas e trocas de experiências. O curso é motivado a partir das orientações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. De acordo com Comissão, há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens, após os frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.

Fonte: CNBB/Comissão para a Juventude

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ampliar a Evangelização nas Universidades e Escolas

Brasília, 1º de Agosto de 2014. 
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados
com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,47)

Em diversas partes, as Sagradas Escrituras nos mostram a força da presença de Jesus que“ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas e fariseus” (Mt 7,28)! Ensinar “com autoridade” é falar com convicção e coerência. Estes dois elementos são essenciais e complementares. As verdades ensinadas e defendidas só são escutadas com respeito, quando aquele que fala empenha-se em viver aquilo que prega. Por outro lado, este testemunho de vida necessita de fundamentação sólida para ser mais incisivo e duradouro na vida das pessoas.
Entramos no mês de agosto, mês vocacional. É um momento bem propício para revisarmos a vivência de nossa vocação. Ao escutar a voz de Deus que nos chama para um determinado estado de vida e para um serviço qualificado à humanidade, nos sentimos convocados a fortalecer nossas convicções e a ser mais coerentes.
Somos tentados e pressionados por todos os lados e o desafio de viver com coerência a vocação cristã nos impõe aprofundamento da nossa fé. Dentro e fora de nós existem forças que nos obrigam às decisões. Ao lado de nossa tendência de comodismo e fuga, encontra-se uma cultura que avança em diversos aspectos questionando-nos constantemente sobre os fundamentos de nossa fé.
Articular fé e razão se torna, portanto, um imperativo em nossa vocação de discípulos missionários de Cristo. Estamos convencidos de que o processo de amadurecimento da fé exige raízes que lhe garantam consistência, caso contrário estará fadada a se esvaziar diante das crises e dos questionamentos que os dias atuais se nos impõem. Assim, também, a Igreja não admite uma intelectualidade desconectada das outras dimensões da vida humana, inclusive da dimensão religiosa. O ser humano é belo quando considerado em sua totalidade!
Mais do que nunca, a Igreja está sendo chamada a entrar no mundo acadêmico e universitário e exercer sua vocação na história de iluminar a vida, defender os princípios que a dignificam e defendê-la de ideologias relativistas, discriminatórias, manipuladoras, tendenciosas, reducionistas. “À medida que avança o processo de escolaridade, em especial na fase universitária, os jovens se fascinam pela racionalidade das ciências e tecnologias, pela eficiência e organização da sociedade produtiva e do mercado, pelo compromisso com a transformação social, de tal forma que sua fé pode entrar, em alguns casos, em conflito com a razão; mas pode, também, amadurecer com a contribuição dessa razão. A ação pastoral deve favorecer a base intelectual da sua fé para que saibam se mover de maneira crítica dentro do mundo intelectual, acompanhados de vida cristã autêntica para que possam atuar responsavelmente no mundo do qual fazem parte.” (Doc. 85 CNBB, 219)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Conheça os Lectionautas

Que tal apreender um jeito novo e moderno de navegar nas águas profundas da Palavra de Deus? E como será bom fazê-la no seu ritmo, tê-la ao alcance das suas mãos com tablet, smartphone ou notebook em qualquer ocasião. Pois essa é a proposta do Projeto Lectionautas Brasil, que tem mobilizado jovens no país inteiro, despertando-os para as riquezas da prática da leitura orante.
            No período de 5 a 7 de setembro a equipe do Projeto Lectionautas Brasil e o Padre Décio Walker, assessor nacional da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB, estarão no Rio de Janeiro oferecendo uma capacitação especialmente voltada para catequistas de jovens e adultos sobre esse jeito novo de promover a animação bíblica da pastoral.

Vagas Limitadas!
Maiores informações no telefone 21-2292-3132, ramais 442 e 445, ou catequeserj@arquidiocese.org.br 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CNBB e OAB em campanha pelo voto consciente

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve na sede da OAB, em Brasília (DF), no último dia 16, para traçar planos de ação da campanha “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”.
            Dom Leonardo participou de uma reunião com o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, com a finalidade de discutir a campanha de combate à corrupção eleitoral. A ideia é fazer o planejamento da execução da campanha 9840, alusiva à Lei nº 9.840/99, que tornou crime a prática da compra de votos.
            Dom Leonardo reafirmou o compromisso da CNBB na mobilização de mais de cinco mil igrejas em todo o país. Para o bispo, a campanha atende o anseio de toda a sociedade.
            Segundo Marcus Vinícius, a parceria entre OAB e CNBB já resultou em grandes conquistas para a sociedade brasileira, como, por exemplo, a Lei de Iniciativa popular nº 135/2010 – Ficha Limpa, sancionada em 4 de junho de 2010, após conquistar o apoio de 1,3 milhão de assinaturas para sua aprovação pelo Congresso Nacional. Ela terá sua primeira aplicação justamente neste ano.
            A reunião contou com a participação do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, do secretário-geral adjunto, Claudio Stabile, do diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira e do membro honorário vitalício da entidade Marcelo Lavenère.
Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Avançam os preparativos para o 29º DNJ

A 29ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ) apresenta o tema “Feitos para sermos livres, não escravos”, que cita o item 430 do texto “Civilización del Amor. Proyecto y Misión”, da Pastoral Juvenil Latinoamericana, e recorda a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como  tema “Fraternidade e tráfico humano”.
            A iluminação bíblica deste ano refere-se ao capítulo 22 do livro de Jeremias, “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a).
            A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgará, no próximo mês, o caderno com os materiais de estudos em preparação ao DNJ. A publicação é organizada pela Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por jovens de diferentes expressões de juventude do Brasil.
            O DNJ é celebrado no quarto domingo de outubro, mas tem sua preparação desde o começo do ano. Durante a quaresma, aconteceu o estudo do roteiro jovem da Campanha da Fraternidade. Em agosto, começarão as vivências grupais a partir do caderno do DNJ.

Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resgatar no coração de todos a paixão pela juventude

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, em sua carta mensal sobre a evangelização da juventude, convida a Igreja a comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O bispo também destaca a necessidade do acompanhamento aos jovens, feito por adultos,  chamado de ministério da assessoria. Ele lembra que esta é uma das urgências apontadas no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, que aconteceu em dezembro de 2013. Dom Eduardo dá sugestões para suprir a carência na "quantidade e na qualidade" de acompanhantes e de assessores. "O clamor dos jovens por assessoria não pode ser mais ignorado ou minimizado. Que o nosso amor afetivo a eles potencialize nosso amor efetivo, encontrando soluções criativas para atender a esta urgência!", alerta. Confira o texto na íntegra:


Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil 
“Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.”
(Lc 24,15)
Somos, hoje, estes “discípulos de Emaús” do Evangelho de Lucas, alcançados diariamente pelo Senhor que nos orienta e nos fortalece no caminho... e no caminhar! É o Mestre que vem ao encontro da realidade dos seus discípulos, como fiel Acompanhante e exímio Assessor! Revigora nossas forças e nos enche de alegria, como fez ao nos proporcionar a JMJ Rio 2013, cuja festa de um ano celebramos neste mês de julho.
Elevamos aos céus uma grande Ação de Graças pelos frutos que a Jornada nos tem, ainda hoje, nos proporcionado: são inúmeros, como “as areias das praias do mar” (Gn 22,17)! Parabéns a todos aqueles, adultos e jovens, que não só acreditaram e se envolveram com este presente de Deus, mas aproveitaram para renovar seu amor à Igreja e seu compromisso pela causa juvenil.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sobre a formação de novas lideranças jovens

Brasília, 1º de Junho de 2014.
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“… sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” (Mt 16, 18)
            Este é um mês rico em celebrações que fundamentam e alimentam nossa Igreja!
            No dia 29, festejamos São Pedro e São Paulo. Sobre os apóstolos, a partir deles e com eles, Jesus Cristo construiu sua Igreja, “semente do Reino”, continuadora da sua obra. O desafio é grande, mas eles sabem que não estão sós! A Santíssima Trindade está na base de tudo (dia 15), o Espírito Santo conta com eles e lhes garante a força da unidade (dia 8), o Corpo Eucarístico de Cristo é alimento dos céus a estes operários da messe (dia 19), o Coração de Jesus (dia 27) é a fonte do amor missionário de serviço ao próximo.
            Sustentada pela graça divina, a Igreja se estrutura para favorecer a comunhão, a capacitação e a missão dos discípulos do Senhor. As limitações individuais e as dificuldades de relacionamento dos primeiros seguidores do Mestre não o impediram de apostar no processo de amadurecimento de todos para a missão confiada. Aquela pequena estrutura criada garantiu a alegria da convivência, o desenvolvimento dos dons de cada um, o diálogo entre si, a corresponsabilidade das ações, a valorização do protagonismo daqueles homens, tornando-os verdadeiros apóstolos, profetas, mártires, líderes.
            Acreditamos, ainda hoje, que as estruturas eclesiais com suas respectivas organizações são espaços privilegiados de formação, ambientes propícios de fortalecimento dos sujeitos da evangelização. São, também, para os jovens: casas e escolas de liderança, celeiros de vocações, formadoras de cidadãos comprometidos com a transformação da realidade.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Solidariedade e Vocações

        Desde 2012, com a 50º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todas as dioceses do país deram um importante passo para garantir a boa formação dos seminaristas, começando com o projeto “Comunhão e Partilha”. Passados dois anos, reunidos na mesma assembleia, os bispos voltam a refletir a temática de auxílio às vocações.
Dentre os temas debatidos durante 52ª edição da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, o projeto “Comunhão e Partilha” foi exposto pelo bispo da diocese de Parnaíba, no Piauí, Dom Alfredo Schäffler, na tarde do dia 7 de maio. A iniciativa tem o compromisso de arrecadar fundos para a formação de seminaristas de lugares menos favorecidos financeiramente. A Arquidiocese do Rio também é uma das aliadas do projeto. Mensalmente, parte da arrecadação geral é destinada a CNBB para dar continuidade à missão.
Segundo o procurador da Arquidiocese do Rio, Candido Feliciano da Ponte Neto, a iniciativa proporcionará que todos os seminaristas recebam uma boa formação durante o período que cursam filosofia e a teologia.