Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

"Filho, eis aí a tua mãe"

Aconteceu no último domingo, dia 20 de outubro, a 3ª Tarde Mariana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano. Realizada desde a sua 1ª edição na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Campinho, o evento tem como objetivo fortalecer a inspiração e a espiritualidade mariana na vida daqueles que estão caminhando no processo catecumenal de Iniciação à Vida Cristã.


A edição deste ano reuniu cerca de 100 jovens que foram acolhidos pelo Ministério de Música Aliança Viva. Após a celebração eucarística, presidida pelo Padre Isau, os participantes acompanharam a palestra sobre devoções marianas. Irmã Lucia Imaculada, da Congregação de Nossa Senhora de Belém, apresentou, de forma leve e criativa, a origem e a riqueza de devoções marianas que atravessam os séculos, como as do Santo Rosário e do escapulário, destacando que muitas delas surgiram em momentos de grande dificuldade, momentos em que Nossa Senhora interveio pessoalmente com amor de mãe que é de toda a Igreja.



 

Para fechar a 3ª Tarde Mariana, um delicioso lanche partilhado  pelos participantes, acompanhado de muita animação, das famosas selfies e com a esperança fortalecida pela presença materna de Nossa Senhora. A equipe vicarial da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, mais uma vez, agradece o apoio da comunidade de Nossa Senhora da Conceição e de seu pároco, Padre Natal.



Wallace Farias – Coordenador de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

2ª Tarde Mariana anima a juventude da Iniciação Cristã do Vicariato Suburbano

Uma tarde do abraço: assim poderia se chamar a 2ª Tarde Mariana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano, promovida dia 21, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Campinho.
O evento, que teve sua primeira edição em 2017, é voltado para a animação pastoral dos jovens e adultos que se encontram em preparação para receber os sacramentos da Iniciação Cristã e, sendo em outubro, mês dedicado às missões, reforça o caráter missionário daqueles que se preparam para a vida cristã dentro do propósito tantas vezes reforçado pelo Papa Francisco, de ter uma Igreja em saída.
O encontro teve início às 14 horas com a entrada e entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e com a recitação do terço, que foi concluída com uma bela encenação do grupo Amparo´s Dance, formado por jovens catequizandos da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti.


Após o terço, tivemos momentos de muita animação conduzida pelo Ministério Aliança Viva, do próprio santuário, pausas para as “selfies” e uma participação muito tocante da Juventude Mariana, que apresentou um jeito diferente de viver a espiritualidade mariana. Para fechar a tarde, tivemos um testemunho animado do jovem Rui, catequizando da Amparo, e já engajado na comunidade.
O lanche, que ficou para o final, além de restaurar as forças do corpo para o retorno, também foi ocasião para mais selfies, abraços e muita integração.

Ano que vem tem mais, se Deus quiser. E salve Maria!



Wallace Farias – Coordenador de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano


quarta-feira, 29 de agosto de 2018

1º Encontro Vocacional da Paróquia São José Operário

No último domingo (26 de agosto) a Pastoral da Liturgia, juntamente com a comunidade Paroquial de São José Operário de Campo Grande e Capela Nossa Senhora de Fátima, promoveu o 1º Encontro Vocacional.
O tema abordado foi "Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir”. Partindo deste tema a Irmã Lúcia da Congregação de Nossa Senhora de Belém, falou sobre sua vocação religiosa, fazendo uma reflexão com a vocação de Jeremias.


Em seguida, falou-se sobre a vocação leiga com a catequista da comunidade: Maria Elisabete. Também sobre a vocação matrimonial com o belíssimo testemunho do casal Gorete e Beto.
E ao final, a vocação sacerdotal, com o padre Thomas, que falou sobre sua vocação longe da sua terra natal - A Índia.


Esses diversos momentos de espiritualidade marcaram o encontro vocacional. O encontro contou ainda com a presença dos músicos que animaram nossa tarde chuvosa de domingo: Carlos Renato, Ewerton e Luís Felipe.
A conclusão deste momento de reflexão vocacional se deu com a Santa Missa, fonte e ápice de nossa vocação. Peçamos ao Senhor da messe que envie santas vocações para a construção de seu reino.



Texto e fotos da Pascom da Paróquia São José Operário (Campo Grande)

Encontro vocacional São José Operário - Campo Grande

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Lote promocional - Cor In Rio

Contagem regressiva! Valor promocional para o Seminário sobre Teologia do Corpo com Christopher West só até 15/05. Aproveite! Inscreva-se em www.corinrio.com.br

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

4º Seminário de Comunicação aborda “simplificação dos meios, o uso e a acessibilidade” das redes

“Simplificação dos meios, o uso e a acessibilidade” foi o tema apresentado pelo assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Antônio Xavier, na noite desta terça-feira, 7 de novembro, durante a abertura do 4º Seminário de Comunicação, que será realizado até o dia 10, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro. 
Logo após a abertura oficial do seminário e apresentação do tema realizada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, juntamente com o vigário episcopal para a Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese, Cônego Marcos William, Padre Antônio proferiu a primeira conferência do encontro recordando a história da Igreja com a comunicação e realizando um panorama dos dias atuais com o advento da cultura digital. 
“Abordamos nessa primeira palestra exatamente a caminhada que a Igreja fez em relação aos meios de comunicação e, ao mesmo tempo, apresentamos um pouco do cenário em que vivemos hoje com tantas mudanças trazidas pela cultura digital e por toda essa revolução tecnológica às vezes chamada de quarta revolução industrial. A partir disso, expomos e refletimos um pouco sobre temáticas como o vício digital, as diferenças entre alguém que está online e alguém que está realmente disponível para uma conversa ou algo assim, um discernimento mais apurado diante do entusiasmo pela tecnologia que às vezes gera certa ansiedade, que são provindas desse meio, mas ao mesmo tempo toda a abordagem positiva em relação ao crescimento, utilização dos meios digitais para a saúde, para a educação e para tantas outras abordagens”, explicou o sacerdote.
Partindo da afirmação que “a evolução da tecnologia é tão inerente quanto a evolução da humanidade”, padre Antônio apresentou a linha do tempo das revoluções industriais destacando que hoje “vivencia-se uma grande variedade de itens tecnológicos capazes de facilitar a vida e os relacionamentos e impulsionar a produtividade”.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Encontro da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Oeste

Aconteceu no CIEP Oswaldo Aranha, em Magalhães Bastos, no dia 03 de setembro.
Pregação feita pelo Pe. Sílvio Barros da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Paciência).



quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Seminário de Ideologia de Gênero na PUC-Rio

Com o intuito de esclarecer os fiéis sobre as implicações da ideologia de gênero, à luz do Magistério da Igreja, o Programa de Liderança Católica (Move) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizará o Seminário de Ideologia de Gênero, no dia 19 de agosto, de 14h às 19h, no auditório Padre José de Anchieta, na PUC-Rio. O evento será conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que abordará a ideologia de gênero e sua perspectiva histórica, através da análise da gênese do feminismo - da 1ª à 3ª geração - e da história das ideias do mundo moderno I e II. 
Segundo o reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus da PUC e responsável pelo Programa de Liderança Católica (Move), padre Alexandre Paciolli, o tema foi escolhido a partir de uma reunião com o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que junto ao grupo observou a necessidade de abordar o assunto dentro da universidade. 
“A reunião com Dom Orani concretizou o que Deus já havia plantado no meu coração e no coração dos jovens: a importância de promover eventos de formação abertos ao público. A PUC, enquanto referência de formação e liderança em vários campos, aglutina pessoas com um forte desejo de mudança e melhoria social, a partir do cristianismo. Desta forma, a ideia do seminário é trazer essas pessoas para perto, para que conheçam a fundo um tema importante para a nossa fé e amplamente discutido nos dias de hoje. E por ser um evento aberto, muitos fiéis irão se beneficiar com esse tesouro”, ressaltou.
O Move é um programa de liderança católica composto por jovens universitários, que têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja Católica. O grupo é responsável por organizar eventos de formação e missões de evangelização, além de trabalhar com iniciativas sociais. Planeja um segundo seminário na universidade com o tema: “Medicina e vida”. 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6022/seminario-de-ideologia-de-genero-na-puc-rio


quinta-feira, 6 de julho de 2017

Seminário jovem abordará a mulher como tema central

A quarta edição do Seminário da Juventude Inter-religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ) será realizada na sede da Comunidade Emanuel, pertencente ao Mosteiro de São Bento, no Centro.
O grupo surgiu durante a Jornada Mundial da Juventude, e reúne jovens católicos, muçulmanos e judeus, pondo em prática o diálogo entre as religiões.
Com o tema: “A Mulher no judaísmo, cristianismo e islamismo”, o debate será feito em torno das três religiões monoteístas do mundo. “Nós vamos ter três abordagens, rodas de conversas entre os jovens para falar do que foi abordado e, logo após, um plenário”, disse o secretario da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, diácono Nelson Águia.
Segundo o diácono Nelson, é muito importante que as religiões interajam entre si e conversem sobre os mais diversos assuntos. “Creio que esta será mais uma oportunidade para aprofundarmos o diálogo, a compreensão e o respeito entre os credos, principalmente entre as três religiões abraâmicas, que têm a mesma origem: no pai Abraão. As questões do feminismo, do aborto e do corpo da mulher são temas que estão em alta e que vêm sendo debatidos em vários fóruns. Desta forma, a participação garantirá o conhecimento do que as três religiões pensam e pregam sobre os assuntos”, falou.

Palestras
Cada segmento religioso contará com uma representante para expor os assuntos. Todas serão mulheres, por determinação dos próprios jovens.
A representante católica será a teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio, que abordará as questões da mulher sobre a ótica cristã.
Da comunidade judaica, estará presente a ex-presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Sarita Schaffel. A comunidade muçulmana será representada por Jamila Hussein, do Departamento Feminino da Sociedade Beneficente Islâmica do Rio de Janeiro.

Como participar
A inscrição para o evento é totalmente gratuita. Basta preencher um cadastro online e comparecer.

A ficha está disponível no link https://goo.gl/2LLRxW.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5913/seminario-jovem-abordara-a-mulher-como-tema-central

terça-feira, 20 de junho de 2017

Exposição Eucarística no Santuário da Divina Misericórdia

 Na manhã desta quinta-feira (15/06) quando celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, os crismandos da Iniciação Cristã de Jovens após a Santa Missa e a Procissão com o Santíssimo Sacramento fizeram uma Exposição Eucarística à comunidade de fiéis.
A Exposição Eucarística ocorreu no salão paroquial, sendo formada por 10 grupos com diferentes temas sobre a Eucaristia, como por exemplo a Última Ceia, a Solenidade de Corpus Christi, A Santa Missa e suas partes, os Milagres Eucarísticos, os Santos com particular devoção a Eucaristia, assim como movimentos da Igreja que difundem a fé na Eucaristia como o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). Os jovens começaram a se preparar com 1 mês de antecedência, estudando e pesquisando, além de vivenciarem aos domingos a Eucaristia na Santa Missa.
Foi uma manhã de muita partilha, oração e amor à Jesus Eucarístico. Esperamos que cada vez mais o Espírito Santo incendeie nossos corações com um profundo amor à Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã.
“A exposição eucarística foi um experiência única que me fez aprender mais e conhecer coisas novas, fez com que eu me interessasse ainda mais sobre alguns assuntos que eu não conhecia muito bem. Foi muito bom poder compartilhar isso com toda a comunidade e com os meus amigos da crisma, é um tipo de atividade que você aprende mais se divertindo. Já quero a próxima” – Isabella Jame, crismanda.
“A exposição eucarística foi uma ótima experiência para mim como catequista, mas acredito que principalmente para os crismandos. Tive a oportunidade de conversar com vários deles e pude ouvir o testemunho que a partir do trabalho eles aumentaram a fé e o entendimento deles sobre a eucaristia. Então sinto que como catequista fiz meu papel, de ajudá-los a enxergar Cristo naquilo que professamos como nossa fé, e eles, a partir dessa exposição, viverão com mais intensidade a santa comunhão” – Bruna Manhães, catequista.

Exposição Eucarística no Santuário da Divina Misericórdia

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico (3º dia)

Chegamos ao terceiro dia do 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico. Confira agora a programação do dia e o link de acesso a cada uma das palestras. Confira!

10h - O que é o Amor Conjugal?
Diácono Alípio e Valéria
DIÁC. ALÍPIO E VALÉRIA são casados e trabalham com a formação de novos matrimônios.
Todo homem é chamado ao Amor. A vida humana só encontra o sentido verdadeiro ao reconhecer-se dependente daquEle que há tudo plenificar. Na vida conjugal, entretanto, o amor ganha novos contornos, características próprias. Se o amor é a plenitude da vida humana, o amor conjugal é um caminho especial para essa plenitude.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17475


12h - A inserção da nova família na grande família da Igreja
Dom Orani João Tempesta
DOM ORANI JOÃO TEMPESTA é cardeal da Igreja Católica e atualmente é o bispo titular da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A família deve ser igreja doméstica. Seus membros devem sentir-se amados, acolhidos, abraçados. Ora, a família recém-formada precisa integrar-se igualmente na grande família da Igreja, precisa ser comunidade. Esse é um desafio enorme para seus membros.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17476


14h - Afinal, para que devo namorar?
Tiba e Déia Camargos
TIBA E DEIA CAMARGOS são missionários da Comunidade Canção Nova, pais de dois filhos (Bento e Matias). Idealizadora do trabalho missionário com os adolescentes através do Bem da Hora, graduada em Artes Cênicas, como missionária ela atua como apresentadora, cantora, escritora, pregadora e atriz, além de outros trabalhos na missão.
Se todo mundo "fica", se compromisso não está na moda: POR QUE, ENTÃO, DEVO NAMORAR? Essa pergunta surge frequentemente em conversas com mais jovens. A resposta é que o namoro católico não é o exercício de quem nada pretende, nem o passatempo de quem está à toa. É etapa do sacrameto do matrimônio. Deve-se namorar porque deve-se conhecer aquele a quem vamos dar nosso coração.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17477


16h - Como administrar a vida financeira? Metas e sonhos do casal
Ricardo e Mariana
RICARDO MAIA E MARIANA MONTEIRO são casados e tem uma filha. Graduados em Administração, o casal trabalha com a formação de namorados. Também são instrutores do Método de Ovulação Billings (MOB).
Muitas vezes o que parece falta de diálogo, incompatibilidade de temperamentos, defeitos de caráter graves, nada mais é que uma profunda crise financeira. Mais de 60% dos matrimônios terminam por causa desse fator. Preparar-se espiritualmente para ser pobre e desapegado é a cura para esse mal, mas o cuidado com as próprias contas e orçamento também ajuda a escapar dessa armadilha.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17478


18h - Homem e mulher ele os criou: a armadilha da ideologia de gênero
Pe. José Eduardo
PE. JOSÉ EDUARDO é sacerdote na Diocese de Osasco, doutor em Teologia Moral pela Università della Santa Croce, em Roma.
Um brado maligno reverbera na históra: Non serviam... Lúcifer não admite a ordem de Deus explicitada na História da Salvação. Hoje, como um eco desse brado infernal, os homens repetem essa recusa ao não admitirem a diferença entre homem e mulher. A Ideologia de Gênero é a expressão hodierna desse grito antigo.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17479


20h - Espiritualidade no lar: oração conjugal e familiar
Ronaldo e Tatiana
RONALDO E TATIANA são assessores do Núcleo de Espiritualidade da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Se o lar católico é uma igreja doméstica, é necessário que a oração seja um hábito nas famílias. O que funciona? Que dicas podemos aprender para fazer de nossa casa uma pequena Nazaré?
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17480

22h - Por que, com quem e quando namorar?
Prof. Felipe Aquino
PROF. FELIPE AQUINO é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 40 anos com Maria Zila (fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos. Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova, “No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas. Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.
Todas as pessoas vocacionadas ao matrimônio deveriam responder a essas 3 perguntas: por que, quando e com quem namorar. Namoro é etapa para o sacramento do matrimônio. Não deve ser vivido de modo irresponsável.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17481

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Encontro para namorados e noivos

No dia 8 de outubro (sábado) na PUC-Rio.
Tema: A alegria do amor
Começa às 9h; pausa para o almoço; retomamos às 14h30 e terminará às 18h.
            Teremos palestras e dinâmicas dirigidas justamente aos casais de namorados e noivos.
            Vai ser excelente, com a graça de Deus!
Inscrição de R$ 20,00 por pessoa.
Para inscrições mandar e-mail para o endereço: igreja@puc-rio.br

quarta-feira, 9 de março de 2016

Jornada Diocesana da Juventude 2016

Neste ano em que a Igreja Católica celebra o Jubileu da Misericórdia, o tema escolhido para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). O evento acontecerá em uma das Portas Santas do Ano Jubilar, o Santuário da Penha, na Penha, no dia 19 de março. O objetivo é preparar os jovens para a 31ª JMJ, a acontecer em julho deste ano na cidade de Cracóvia, na Polônia.
As atividades terão início com a bênção dos ramos – uma vez que o evento será um dia antes do Domingo de Ramos, como tradicionalmente acontece – e uma procissão, cuja concentração será na Igreja Bom Jesus da Penha, na Penha, às 15h. De lá, os jovens seguirão para o santuário. Além da missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, haverá teatro e a animação será da Comunidade Bom Pastor.
O bispo animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, e o assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra, também participarão do momento.

Bem-aventuranças e Ano Jubilar
As Bem-aventuranças vêm sendo trabalhadas como temas das jornadas desde 2014, quando se meditou sobre a quinta delas: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). A sugestão foi do Papa Francisco, que este ano escolheu a bem-aventurança da misericórdia para que a JMJ também estivesse incluída nas ações para este Ano Jubilar.
“Levai a chama do amor misericordioso de Cristo – de que falava São João Paulo II – aos ambientes da vossa vida diária e até aos confins da terra. Nesta missão, acompanho-vos com os meus votos de todo o bem e as minhas orações, entrego-vos todos a Virgem Maria, Mãe da Misericórdia, nesta última etapa do caminho de preparação espiritual para a próxima JMJ de Cracóvia”, incentivou o Sumo Pontífice em sua mensagem para a 31ª JMJ, publicada em agosto de 2015.
O padre Jorge Carreira explicou que a Jornada é um momento de encontro do bispo diocesano e dos padres com os jovens, que acontece desde a década de 80, por instituição do Papa João Paulo II. “Neste ano de 2016, somos convocados a estarmos presentes, fazendo a diferença, acolhendo e refletindo sobre a mensagem do nosso Papa. Não podemos perder a oportunidade de viver esse novo tempo que o Senhor está preparando para a juventude: o tempo da misericórdia”, exortou ele.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4143/jornada-diocesana-da-juventude-2016

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Seminário

O movimento Sentinelas promoverá o “Seminário de Ideologia de Gênero” no auditório da Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes, dia 31 de outubro, das 8h30 às 17h, na Rua Humberto Cozzo, 41.
O objetivo é conscientizar as pessoas acerca do tema, e terá como palestrantes o bispo auxiliar do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o médico psiquiatra Italo Marsili, entre outros.
A inscrição no valor de R$ 15,00 poderá ser realizada por e-mail: movimentosentinelas@gmail.com, e deverá contar nome completo, telefone, paróquia de origem, e-mail e data de nascimento. O pagamento poderá ser feito no local.
Informações pelo telefone 2497-9050.

Link da foto: http://www.tardecommaria.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Dom_Antonio_e_membros_do_Movimento_Sentinela_28092015112447.png

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 6

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Encontro Vocacional do Vicariato Oeste

Neste último domingo, 18/10, às 13h, no Centro de Convivência Padre Miguel, foi realizado o Encontro Vocacional da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Oeste. Participaram cerca de 1000 jovens e adultos que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã.
Inspirados pelo tema: “Seduziste-me Senhor”, os participantes tiveram uma tarde de unidade e bênção sob a intercessão da equipe da Renovação Carismática Católica e receberam, também, orientações dos vocacionados, religiosos e da Pastoral Familiar, além de muito louvor, oração, testemunho, adoração e missa, workshops vocacionais e confissões com vários sacerdotes que lá estiveram acolhendo a todos,
Tivemos as ilustres presenças do Locutor Vinicius Lima da Rádio Catedral, testemunho de Rafael Lima, da banda Shekinah, DJ Allan Farias e também do Vereador Marcelino D' Almeida.  
A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Animador do Vicariato Oeste D. Paulo César e concelebrada pelo Vigário Episcopal Pe. Felipe Lima, o Assessor da Iniciação Cristã Pe. William Bernardo e do Côn. José Roberto.
A comissão Vicarial desde já agradece a todos que oraram, doaram, ajudaram e participaram, em especial, aos voluntários.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Olimpíadas Catequéticas

            A catequese de jovens e adultos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus, em Realengo, deu início às “Olimpíadas Catequéticas” no dia 27 de setembro, com missa de abertura presidida pelo pároco Flávio Vital, que abençoou o evento e os participantes no final da celebração.
            As “Olimpíadas Catequéticas” reuniram 19 catequistas e 53 crismandos em várias atividades esportivas.

Colaboração: Francisco de Assis Freitas

Fonte: Jornal Testemunho de Fé – pág. 10

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Halleluya Rio leva jovens da Lapa a uma experiência com Deus

O final de semana chuvoso não impediu a ação de Deus no Halleluya Rio. Onze atrações passaram pelo palco do evento nos três dias de programação da quinta edição do festival na Cidade Maravilhosa. Apenas na sexta-feira, 11 de setembro, cerca de dez mil pessoas passaram pela arena Halleluya nos Arcos da Lapa. Rosa de Saron, Ana Gabriela e Canto das Írias agitaram a primeira noite do festival.
Pela terceira vez no Halleluya Rio, Ana Gabriela disse ser uma alegria abrir a programação do festival deste ano. “Voltar para a Lapa (o Halleluya da JMJ também foi no bairro) é uma alegria maior ainda. Lugar onde os jovens se encontram. E a gente está justamente tentando encontrar esses jovens que, muitas vezes, não vão a Igreja, que não são atraídos porque não sabem que tem essa riqueza dentro da Igreja, que através da música eles podem conhecer algo novo. Então trazer essa experiência para um local onde a gente sabe que vai encontrar esse jovem, aí é que está a nossa grande expectativa e alegria”, disse.
Abrindo a segunda noite do Halleluya Rio, mesmo sob uma chuva insistente, a banda Frutos de Medjugorje animou o público com canções cheias de coreografias e motivações para oração. A segunda atração do sábado foi a cantora Suely Façanha, que entoou músicas clássicas que levantaram os cariocas e fizeram os jovens cantarem juntos. Depois foi a vez de Davidson Silva levantar a galera. Agora morador do Rio de Janeiro, Davidson disse ser uma alegria pisar no Halleluya Rio tendo a cidade como sua atual terra de missão. Ainda no sábado, os jovens participaram da Missa presidida pelo vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes. Durante a homilia, Dom Roberto motivou o público a fazer uma experiência profunda com a Palavra de Deus e citou a atenção da Virgem Maria nesta escuta.
Pela primeira vez no palco do Halleluya Rio, a banda Adoração e Vida encerrou a segunda noite do evento. O público foi pura animação a cantar os sucessos da banda fundada em 2005 em São José dos Campos, São Paulo. “Estar aqui no Halleluya Rio pela primeira vez é fantástico, conhecer novos irmãos, louvar com o povo que a gente ainda não tinha louvado e reencontrar alguns antigos amigos da Comunidade Shalom e outros que moram aqui. Então para a gente está sendo muito especial. Deus é maravilhoso”, afirmou o vocalista Walmir Alencar.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

DNJ 2015: edição de 30 anos do evento vai refletir a construção de uma nova sociedade

Neste ano de 2015, a juventude recebe um convite especial para as reflexões dos 30 anos de DNJ, que partem do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e sociedade”.
O Concílio Ecumênico Vaticano II ensina a todos a serem ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança). O lema do DNJ 2015, “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade.
Na cartilha, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner destaca: “É jovem aquela, aquele que tem a força, o vigor de Deus. Deus é bondade, misericórdia, cuidado, fonte de todo o bem. É jovem a pessoa que imita Deus na generosidade fontal!”. Portanto, somos todos convidados a ser sinal de mudança.
Para celebrar o DNJ, é importante “preparar bem”. Por isso, os encontros de preparação são três e, o aprofundamento dos temas ajudará na celebração do Dia Nacional da Juventude:

1. Construindo uma nova sociedade;
2. Juventude e vida;
3. Juventude e política;

O DNJ tem como objetivo que seja um momento “missionário”. Para o mês de outubro, mês missionário, os jovens encontrarão um roteiro para ação missionária descrito na cartilha. Os missionários jovens anunciando, testemunhando a vida que Jesus nos deixou com sua vida, morte e ressurreição na Comunidade, na Igreja local.
O convite é: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).
A Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Encontro Nacional de Revitalização, em dezembro de 2013, após a JMJ, optou por fazer um caminho de Evangelização da juventude a partir de três eixos: Missão, Capacitação e Estrutura de Acompanhamento. Esses três eixos têm seus desdobramentos nas dioceses do Brasil. Ao mesmo tempo, desenvolve-se o projeto Rumo ao 300 anos de Aparecida, em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. É nesse rico contexto que a Igreja celebra os 30 anos do Dia Nacional da Juventude.

Faça o download do subsídio completo para seu grupo jovem:


Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3560/dnj-2015-edicao-de-30-anos-do-evento-vai-refletir-a-construcao-de-uma-nova-sociedade

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Retiro de Espiritualidade

Clique na foto para ampliar

Você está convidado(a) para participar conosco de mais um retiro de espiritualidade inaciana pela Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro.

Basta clicar no link abaixo para fazer a sua inscrição.
Não deixe para depois. 
Vagas limitadas!

Segue link para inscrições: