Mostrando postagens com marcador Vigílias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vigílias. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Pastoral promoverá vigília pelos mortos de Aids

A epidemia da Aids é uma realidade desde a década de 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade empenham esforços, há anos, com a finalidade de contribuir na lutar contra a epidemia. Para dar visibilidade a essa causa, a Pastoral DST/Aids da Arquidiocese do Rio de Janeiro promoverá, no próximo  domingo, 21 de maio, na Paróquia Cristo Redentor, em Laranjeiras, às 18h00, a Vigília pelos mortos de Aids, com o tema “Tantas vidas não podem se perder”. 
A vigília pelos mortos de Aids é um movimento internacional que, desde 1983, faz memória das pessoas falecidas com HIV e se envolve no enfrentamento da epidemia. Anualmente, o evento é realizado no terceiro domingo de maio, sob a liderança de organizações sociais e religiosas de centenas de países. Este ano deseja-se mobilizar comunidades de todo o mundo para apoiar o futuro das pessoas que vivem com HIV.
Para  o coordenador arquidiocesano da Pastoral DST/AIDS, diácono Bernardo Rangel Tura, a vigília é uma oportunidade de fazer memória das vítimas da doença e manifestar a solidariedade da Igreja com os doentes e suas famílias, reforçando a luta contra o preconceito e a discriminação e garantir acesso ao diagnóstico precoce e tratamento da doença:
"Fazer memória e rezar pelas pessoas que fizeram parte de nossa história e faleceram com Aids manifesta solidariedade às famílias que perderam seus entes busca transformar essa memória em esperança e fortalece o compromisso de vencer a epidemia. Cuidar do presente significa defender os direitos das pessoas com HIV, lutar contra o preconceito e a discriminação, garantir acesso ao diagnóstico e ao tratamento, incentivar o diagnóstico precoce para o HIV", afirmou. 
Segundo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2016, mais de 827 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil e, a cada ano, 41,1 mil casos novos da doença são detectados.
A Pastoral da Aids é um serviço ligado à Igreja Católica que busca promover a vida saudável, incentivar o cuidado de si e dos outros, evangelizar, humanizar relações e superar preconceitos, discriminação e exclusão. Informações sobre o trabalho da pastoral e de como ajudar, poderão ser obtidas diretamente com o coordenadora arquidiocesano da pastoral, diácono Bernardo Rangel, pelo telefone: (21) 98799-3380. (SP-Arq. Rio)
Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2017/05/19/rio_pastoral_dst_aids_promover%C3%A1_vig%C3%ADlia_pelos_mortos__aids/1313304

segunda-feira, 15 de julho de 2013

"A força da Jornada são corações apaixonados, que apaixonam outros corações"

A última Vigília dos Jovens Adoradores em atenção à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que aconteceu na sexta-feira, 12 de julho, na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio, contou com a presença da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, que há uma semana peregrinam pelo Rio de Janeiro. Rapazes e moças de toda a Arquidiocese se reuniram em oração com a certeza de que, às vésperas do grande evento que trará o Papa Francisco à Cidade Maravilhosa, entre os dias 23 e 28 próximos, a melhor preparação para o sucesso do encontro é a espiritual.
- A partir do momento que a gente vai se aproximando da Jornada, os trabalhos e esforços são cada vez maiores; os sacrifícios, então, nem se fala!  E a única maneira de se aproximar da cruz de Cristo, de forma que isso leve à ressurreição, a algo maior,  a uma esperança maior e que, de fato, cumpra a vontade de Deus é realmente entrando em oração e se colocando à disposição. Nesse momento, muito se trabalha e muito se faz, mas é importante lembrar que tudo isso é apenas e fundamentalmente sustentado pela oração, destacou o jovem Luiz Flávio Dias da Costa Azevedo, que partilhou estar intercedendo diariamente por todos os que estão envolvidos com o evento.
A noite teve início com bastante animação musical, conduzida pela banda Aliança de Misericórdia. O diretor executivo da pré-jornada, Padre Jefferson Merighetti explicou sobre a importância dos Símbolos que têm peregrinado por todo o mundo e seguem pela Cidade-sede da JMJ Rio2013. Em seguida, houve missa solene - presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Edson de Castro Homem e por diversos sacerdotes -, com veneração às relíquias do Beato João Paulo II.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jovens Adoradores: firmes na oração rumo à JMJ Rio2013

A exatos 38 dias para a Jornada Mundial da Juventude, enquanto a cidade cuida dos últimos preparativos para o grande encontro internacional com o Papa Francisco, os Jovens Adoradores recarregaram suas baterias na penúltima vigília, a última no Santuário Nacional de Adoração Perpétua - Igreja de Sant'Ana. A noite de sexta-feira, dia 14 de junho, foi um apelo aos jovens a se fortalecerem por meio da oração e rezarem em intercessão à JMJ Rio2013.
Na Santa Missa, presidida pelo pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Méier, padre Antônio José Afonso da Costa, os jovens foram convidados a renovarem-se na fé em Jesus. Antes da aclamação ao Evangelho, a bíblia foi levada de mão em mão pela assembleia até chegar ao altar.
"O tesouro que você carrega dentro, e que ninguém pode roubar de você, é a sua fé. Hoje você é um vaso de barro, que carrega algo de muito valioso, que é a presença de Jesus”, disse padre Antônio José.
Com o tema “Pois, onde estiver um tesouro, ali também estará o seu coração”. (Lc 12,34), a vigília pode ser um refúgio em Deus para muitos jovens. Camila de Oliveira Koppe, moradora do Complexo do Alemão, disse que a vigília a fez refletir sobre sua vida.