Mostrando postagens com marcador Evangelização. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Evangelização. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Conselho Arquidiocesano incentiva evangelização em universidades do Rio

Os diversos movimentos de evangelização em Universidades contam com o apoio do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro e do setor Universidades. No Rio de Janeiro, seis Universidades fazem parte do movimento. 


Fonte: http://redevida.com.br/programa/jctv/conselho-arquidiocesano-incentiva-evangelizacao-em-universidades-do-rio.html

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pessoas com deficiências múltiplas recebem visita de universitários em Curitiba

Na tarde da última sexta-feira, 1º, considerado como Dia da Mentira, os alunos que fazem parte da Pastoral Universitária do Centro Acadêmico da Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE) realizaram uma atividade pra lá de verdadeira: com o coração cheio de alegria e disponível para fazer o bem, os jovens visitaram a Casa de Acolhimento Pequeno Cotolengo, em Curitiba (PR), local de referência no acolhimento, saúde, educação e qualidade de vida para pessoas com deficiências múltiplas, abandonadas pelas famílias ou em situação de risco. A missão já acontece há 50 anos e hoje atende 200 pessoas que moram no abrigo e mais de 40 mil que precisam de atendimentos anuais em 13 especialidades na saúde.
Durante a visita, os jovens puderam trabalhar com aqueles que são atendidos pela casa de acolhimento na confecção de peças artesanais para venda. De acordo com os participantes, foi uma rica partilha de vida, por meio da qual puderam desfrutar de entusiasmadas conversas sobre passeios que os atendidos fizeram e souberam um pouco mais de seus sonhos e alegrias.
Numa outra dinâmica, os jovens foram convidados a entrar nos espaços da casa e visitar aqueles que possuem mais dificuldades para se movimentar, muitas vezes fazendo uso das cadeiras de roda. Mas isso não foi impedimento para um bom passeio pelos jardins do local, regado de muita alegria e um clima fantástico para tal atividade, raro na capital paranaense. Jovens e atendidos também usufruíram de momentos de descontração com músicas e danças.

Por Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm e Frei Gabriel Dellandrea, ofm

Fonte: http://jovensconectados.org.br/pessoas-com-deficiencias-multiplas-recebem-visita-de-universitarios-em-curitiba.html


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jesus no Litoral

            A edição Rio de Janeiro do Projeto Jesus no Litoral (JNL) levou, de 7 a 10 de janeiro, 110 jovens entre 17 e 40 anos à Praia de Ipanema para evangelizar cariocas e turistas. Foram realizadas atividades como orações em grupos, evangelização para crianças e a pregação do querigma à beira-mar.
            O evento teve início no dia 7 com o envio do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que abriu, na ocasião, a Trezena de São Sebastião, que culmina no dia do padroeiro da cidade, 20 de janeiro.
            Em sua homilia, o cardeal lembrou uma das propostas que o Papa Francisco fez para este Ano Jubilar da Misericórdia: “É um ano de graça para toda a Igreja, para que sejamos o rosto da misericórdia de Cristo. Aquele que se deixa ser amado por Deus não vive da mesma forma. E cabe a nós sermos portadores dessa boa notícia no mundo: o amor de Deus”, disse.
            Esta foi a terceira vez que o projeto aconteceu na cidade. As outras duas aconteceram em 2010 e em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Segundo o organizador do projeto no Rio, Ricardo Cardoso da Silva, coordenador do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) do Estado do Rio, a missão passará a acontecer anualmente no mês de janeiro, cada ano em uma praia diferente do estado.

JNL e RCC
            O JNL é um projeto da Renovação Carismática Católica (RCC) surgido há 10 anos no Paraná. Desde então, já aconteceu em quase todos os estados com litoral no Brasil.
            “A ideia é evangelizar, levar o amor de Deus aos banhistas, aos turistas. Dentro dessa perspectiva, fazemos aquilo que nos pede o Papa Francisco: ir além, anunciar, ser uma Igreja em saída, em missão”, pontuou o organizador. Segundo ele, o projeto carrega a identidade da RCC porque visa levar o amor de Deus, através do batismo no Espírito Santo, a todos os corações.

Em missão
            Para começar a missão, os jovens se dividiram em três pontos da Praia de Ipanema: desde o Arpoador até a altura do Leblon. Eles evangelizaram centenas de banhistas através da pregação do querigma. Três tendas de evangelização deram suporte aos missionários.
            “Assim como a palavra de Jesus (Lc 19,9) nos diz: ‘a salvação entrou na sua casa’, do mesmo jeito posso falar que a salvação hoje entrou na sua praia”, disse o jovem Bruno Oliveira, do Ministério Jovem Sal e Luz, em sua pregação.
            De acordo com o organizador, os frutos da missão já puderam ser vistos enquanto ela acontecia. Na noite do dia 9, sábado, houve um luau em que compareceram muitas pessoas que haviam sido evangelizadas mais cedo durante o dia. “Os frutos foram lindos! Conseguimos fazer as pessoas virem novamente ao encontro de Cristo”, frisou Ricardo.


Menino Jesus no Litoral
            Enquanto acontecia a evangelização, os filhos das pessoas que estavam sendo evangelizadas participavam de atividades com os servos do ministério para as crianças em uma tenda específica. “Chamamos essa parte do projeto de ‘Menino Jesus no Litoral‘. Foram brincadeiras, música, entre outras atividades”, explicou o coordenador.

Suporte
            O monsenhor Manuel Moreira Vieira, pároco da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, deu apoio ao projeto, oferecendo a paróquia para que os missionários pudessem usar como base para descanso, utilização de banheiros e alimentação.
            Também participaram da missão o assistente eclesiástico da RCC, padre Antônio José Afonso da Costa, o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge dos Santos Carreira e o padre Anderson Batista Monteiro, vigário paroquial da Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo.
            O então pároco da Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, padre Geovane Ferreira da Silva, foi quem direcionou as atividades de preparação, que ocorreram em sua paróquia no segundo dia.
            “Nós pudemos ver, com a missão Jesus no Litoral, que os banhistas ficaram impactados e que as pessoas fizeram esse questionamento: ‘a Igreja Católica está realmente na rua? É isso?’ O amor de Deus alcançou o coração das pessoas. A missão é conhecida pelos frutos, e podemos dizer que muitos frutos já estão sendo colhidos. Afirmo isso por causa dos testemunhos dos missionários e das pessoas que estiveram conosco. Podemos dizer que a missão teve muito êxito por causa dos frutos que já vimos”, assegurou Ricardo.

Colaboração: Jersey Simon

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, página 8 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jovens em missão pela saúde

Um trabalho de assistência social e espiritual dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às crianças e jovens do Hospital Municipal Miguel Couto, no bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade – essa é a motivação da Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo (PSJC), que completou dois anos em outubro. Uma missa de ação de graças pelo aniversário foi celebrada no dia 18 de outubro, presidida pelo pároco, monsenhor Manuel Moreira Vieira.
Idealizado por Mara Vasconcellos, que atua como coordenadora, o grupo conta com 40 jovens voluntários entre 18 e 34 anos, sendo 10 em treinamento, e que participam com muito amor, alegria, espiritualidade e compromisso. O projeto tem como dirigente espiritual o pároco, monsenhor Manuel, e como orientadora espiritual a religiosa Anastácia Serva de Maria, ministra dos enfermos.

Semear a fé
O grupo surgiu com o objetivo de que voluntários jovens pudessem ajudar, com a mesma linguagem, outros jovens e crianças internados na unidade. Segundo a coordenadora Mara Vasconcellos, o grupo tem o intuito de semear a fé em Cristo aos pacientes, familiares e acompanhantes, em diversos casos sob a tutela do Estado; evangelizar os que ainda não conhecem Cristo; e propagar a alegria que vai muito além de um sorriso, a alegria da alma.
“Queremos ser presença, dando a mão ao paciente e à família, no momento de maior fragilidade humana. A fé precisa ser propagada e sedimentada. Fazemos a oração de mãos dadas para sentir que Cristo está com eles firme e forte. Rezamos a oração do Pai Nosso, mostrando a presença de Jesus nos unindo como irmãos. Toda a enfermaria, incluindo médicos, enfermeiros, pacientes e familiares rezam juntos”, disse.

Bons frutos
Além do dirigente, da orientadora espiritual e da coordenadora, cada jovem tem uma função na estrutura da pastoral.
Desde outubro de 2013, a Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo cresceu em mais de 400 visitas realizadas. Para a coordenadora Mara, o que de melhor aconteceu foi o envolvimento e a entrega de jovens pela pastoral, realmente tocados com o dom do Espírito Santo.
“Para trabalhar é preciso ter esse dom, porque lidamos com crianças e familiares no momento da mais profunda fragilidade humana, que é a doença atingindo o seio familiar, algumas vezes desestruturando-o. A família não consegue, materialmente, sair desse momento, mas, espiritualmente, a pastoral fortalece e reconstrói. A fé move montanhas e salva. E o jovem deve saber que tem um caminho, que não é deixar de ser alegre, mas saber que existe uma oportunidade de servir a Cristo. A gente espera que ainda tenhamos mais jovens assim. Pretendemos que o grupo de hoje estimule a formação de outros jovens em hospitais, para que possam entender que realmente têm o apoio do nosso melhor amigo, que é Jesus”, disse.
A coordenadora Mara Vasconcellos pode ser encontrada no telefone 98358-0109 e e-mail marasmithvasconcellos@hotmail.com.

Foto: Leonardo Santos

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3803/jovens-em-missao-pela-saude

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Beata Chiara Luce: um exemplo de santidade para muitos jovens

Na festa da beata Chiara Luce Badano, conheça mais sobre sua história e como ela tem influenciado a vida de milhares de jovens.

A vida da jovem beata italiana Chiara (Luce) Badano inspira milhares de jovens no mundo. Tendo sua memória litúrgica no dia 29 de outubro, data de seu nascimento, ela praticava esportes, gostava de viajar, fazer amigos, era amante das artes, dona de um sorriso doce, vontade de mudar o mundo e coração entregue a Jesus.
Membro do Movimento dos Focolares, Chiara estava sempre em oração e buscava encontrar “Jesus Abandonado” nos pobres, deficientes, drogados, nas pessoas que a sociedade deixava à margem e esquecia.
Aos 17 anos, durante uma partida de tênis, sentiu uma dor no ombro esquerdo, tão forte que não conseguiu segurar a raquete. Exames clínicos e internamentos revelam o triste diagnóstico: um câncer raro.
Conhecida a notícia e voltando para casa, pediu à mãe que não lhe fizesse perguntas. Passados 25 minutos de silêncio e entrega, venceu a graça: “Agora podes falar, mãe”, enquanto ao seu rosto volta o sorriso luminoso de sempre. Disse o seu sim a Jesus, e não mais voltou atrás.
Fruto dessa entrega, ela nunca desanimou perante a doença e sempre dizia “Se assim o queres, Jesus, também eu o quero”. Mesmo nos momentos de dor, acolhia e ouvia todos os que dela se aproximavam; fazia seus gestos de amor por Jesus Abandonado, embora houvesse fragilidade e o empecilho imposto pelo câncer.
Em 7 de outubro de 1990, aos 18 anos foi encontrar seu maior tesouro: Jesus Cristo. E aos jovens deixou uma mensagem de esperança e coragem: “Gostaria de lhes passar a chama como nas Olimpíadas, porque a vida é só uma e vale a pena gastá-la bem”.

Devoção
No Brasil, especialmente após a Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro, na qual ela foi uma das intercessoras, a devoção à beata se espalhou. Um dos meios utilizados para disseminar a luz de Chiara foram as redes sociais. A capixaba Ilza Maria, conheceu a história de Chiara através do programa Revolução Jesus, em 2012, e logo depois leu sua biografia.
Naquele momento, a mãe passava pelo câncer e a história da jovem a ajudou caminhar com fé. “Muito do meu amadurecimento quanto à morte, sofrimento foi pela intercessão da Chiara. Quando minha mãe veio a falecer no ano seguinte, eu não sei como seria se eu não tivesse mergulhado profundamente na vida da Chiaretta, nisso, eu senti em meu coração a vontade de fazer uma fanpage, visto, que não havia uma página brasileira”, conta.
Para ela, a identificação dos jovens com a vida de Chiara se deve à sua coragem em enfrentar a doença, dando seu sim absoluto a Deus, testemunhando de que é possível ser santo nos dias de hoje e sobretudo, o amor transmitido de forma simples e profunda.
A preparação para a festa da beata aconteceu de forma intensa, através de uma novena, a mesma que é rezada no mundo todo, com a mobilização de milhares de jovens. “Tivemos a graça de uma participação intensa dos amigos devotos, que nos enviaram fotos de seus altares e de grupos que rezaram juntos a novena e hoje dia 29, algumas paróquias celebram a festa, com a Santa Missa”, diz.

Testemunhos
Passados 24 anos de sua morte, a luz de Chiara, ilumina milhares de jovens no mundo todo, que a seu exemplo encontram forças para carregar suas cruzes, serem fiéis no cotidiano e perseverarem no Evangelho.

Conheça o testemunho de alguns deles espalhados por todo o Brasil.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nova ferramenta de evangelização

No dia 27 de março, foi realizado o lançamento nacional do Projeto Alpha Jovem que acaba de chegar ao Brasil. O Projeto nasceu na Inglaterra e está se espalhando pelo mundo inteiro. E a Iniciação Cristã do Rio fez questão de prestigiar! O evento foi uma oportunidade de confraternização (inclusive com uma dinâmica super-divertida!), troca de experiências cristãs, e mostra, em primeira mão, de todo material do Projeto, que já está online.
Como o próprio nome "Alpha" já indica, trata-se de uma proposta de primeiro anúncio evangelizador, todo baseado no Querigma -- as verdades mais básicas da nossa fé. Exatamente por isso é que o Alpha vem sendo usado por várias denominações cristãs.
Sua estrutura é facilmente aplicável: são dez encontros que têm três momentos: lanche, vídeo (ou palestra) com o tema do dia e debates em grupos pequenos. Toda dinâmica é muito acolhedora e busca criar um relacionamento com Jesus e com a comunidade.
Na perspectiva da Iniciação Cristã de processo catecumenal, a proposta do Alpha se encaixa perfeitamente na etapa do Pré-Catecumenato para adolescentes, jovens e adultos.
O material dos encontros já está disponível para download gratuito no site www.alpha.org/brasil. Além dos vídeos de cada encontro, há também material que pode ser impresso nos formatos PDF e Word, além de vídeos de capacitações dos líderes que aplicarão o Alpha. Mas se a sua comunidade preferir, a equipe de missionários que está implantando o Projeto Alpha Jovem aqui no Brasil se dispõe a fazer a capacitação presencial na sua comunidade.
O contato é com o casal Jess e Mark: jess@alphabrasil.org ou mark@alphabrasil.org.





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ampliar a Evangelização nas Universidades e Escolas

Brasília, 1º de Agosto de 2014. 
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados
com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,47)

Em diversas partes, as Sagradas Escrituras nos mostram a força da presença de Jesus que“ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas e fariseus” (Mt 7,28)! Ensinar “com autoridade” é falar com convicção e coerência. Estes dois elementos são essenciais e complementares. As verdades ensinadas e defendidas só são escutadas com respeito, quando aquele que fala empenha-se em viver aquilo que prega. Por outro lado, este testemunho de vida necessita de fundamentação sólida para ser mais incisivo e duradouro na vida das pessoas.
Entramos no mês de agosto, mês vocacional. É um momento bem propício para revisarmos a vivência de nossa vocação. Ao escutar a voz de Deus que nos chama para um determinado estado de vida e para um serviço qualificado à humanidade, nos sentimos convocados a fortalecer nossas convicções e a ser mais coerentes.
Somos tentados e pressionados por todos os lados e o desafio de viver com coerência a vocação cristã nos impõe aprofundamento da nossa fé. Dentro e fora de nós existem forças que nos obrigam às decisões. Ao lado de nossa tendência de comodismo e fuga, encontra-se uma cultura que avança em diversos aspectos questionando-nos constantemente sobre os fundamentos de nossa fé.
Articular fé e razão se torna, portanto, um imperativo em nossa vocação de discípulos missionários de Cristo. Estamos convencidos de que o processo de amadurecimento da fé exige raízes que lhe garantam consistência, caso contrário estará fadada a se esvaziar diante das crises e dos questionamentos que os dias atuais se nos impõem. Assim, também, a Igreja não admite uma intelectualidade desconectada das outras dimensões da vida humana, inclusive da dimensão religiosa. O ser humano é belo quando considerado em sua totalidade!
Mais do que nunca, a Igreja está sendo chamada a entrar no mundo acadêmico e universitário e exercer sua vocação na história de iluminar a vida, defender os princípios que a dignificam e defendê-la de ideologias relativistas, discriminatórias, manipuladoras, tendenciosas, reducionistas. “À medida que avança o processo de escolaridade, em especial na fase universitária, os jovens se fascinam pela racionalidade das ciências e tecnologias, pela eficiência e organização da sociedade produtiva e do mercado, pelo compromisso com a transformação social, de tal forma que sua fé pode entrar, em alguns casos, em conflito com a razão; mas pode, também, amadurecer com a contribuição dessa razão. A ação pastoral deve favorecer a base intelectual da sua fé para que saibam se mover de maneira crítica dentro do mundo intelectual, acompanhados de vida cristã autêntica para que possam atuar responsavelmente no mundo do qual fazem parte.” (Doc. 85 CNBB, 219)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens em missão no Vicariato Norte

No domingo, 27 de abril, os jovens da Basílica de Santa Teresinha, na Tijuca, promoveram manhã da misericórdia voltada para as crianças na capela São José, região próxima à Vila Mimosa. O encontro visou estreitar o relacionamento com as crianças residentes no local e convidá-las a participarem da catequese.
Na programação, café da manhã, louvor, atividades voltadas para as crianças e distribuição de brinquedos. Houve ainda palestra com a irmã Maribel, missionária da Vida, que explicou sobre a importância do Domingo da Misericórdia. Márcia Fernandes, leiga consagrada da Comunidade Mar a Dentro,conduziu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento voltado para as crianças.
“Foi uma oportunidade de evangelizar de forma concreta aqueles que não freqüentam a capela e conhecem a fé cristã”, apontou Patrícia Rodrigues, coordenadora da capela.
A Juventude Missionária Teresiana (Jumte), nome dado ao grupo jovem da paróquia, uniu-se após realizar a JMJ com o objetivo de realizar atividades missionárias dentro e fora do ambiente da Igreja
“Buscamos ir ao encontro do outro e ter a atitude missionária que o Papa Francisco nos pede. Como recebemos a doação de brinquedos e não queríamos apenas distribuí-los, tivemos a idéia do evento”, afirmou Rodrigo Tiradentes, um dos animadores do grupo jovem.
A capela São José está localizada na Rua Hilário Ribeiro, 205, Praça da Bandeira. Informações: 3872-8680.


Fonte: Testemunho de Fé / Natassha Cotts

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Evangelizar através do Esporte

No último dia 12 de abril, ocorreu na sede da arquidiocese, na Glória, o primeiro encontro de coordenadores e responsáveis das pastorais do Esporte paroquiais.
            O objetivo principal do encontro foi apresentar a Pastoral do Esporte arquidiocesana, mostrando um pouco do que será o futuro Plano Pastoral com os projetos e ações planejadas até 2016.
            Estiveram presentes agentes pastorais de 14 paróquias, representando cinco vicariatos da nossa arquidiocese. Algumas paróquias com pastorais do Esporte formadas e bem atuantes e outras ainda em formação ou até mesmo paróquias que enviaram representantes para observarem as iniciativas da pastoral arquidiocesana, com o intuito de levarem as necessidades de formação aos seus párocos.
            “Essa quantidade de paróquias aqui presentes na reunião é muito significativa, pois apesar de já sabermos da existência de alguns eventos e iniciativas esportivas em nossas paróquias, não conhecíamos suas experiências de campo, visto que elas representam a base de todo o nosso trabalho”, disse Ricardo Pantoja, gerente de Projetos da Pastoral do Esporte.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jovens protagonistas da evangelização

Uma juventude que reza, participa e cultiva o desejo de evangelizar. Assim são os jovens católicos que estudam no Colégio Estadual José Leite Lopes, conhecido como Nave (Núcleo avançado em Educação), na Tijuca. Quatro meses antes da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, eles passaram a se reunir semanalmente, às quintas-feiras, para um momento de oração e partilha no auditório da escola. O grupo, constituído em média por 25 participantes, é formado por jovens de diferentes idades, bairros e turmas, variando entre os três anos do ensino médio. É, segundo eles mesmos gostam de definir, uma oportunidade de o jovem protagonizar uma missão própria no anúncio do Evangelho. Os jovens Alan Gripp e Tâmara Carvalho, que estão cursando o 3º ano do ensino médio, são os fundadores do grupo. Em entrevista ao Jornal “Testemunho de Fé”, contam as experiências, os desafios e os planos de evangelização do grupo.

Testemunho de Fé (TF) – Como surgiu a ideia de formar um grupo de oração com os estudantes?
Alan Gripp – Diariamente, nos deparamos com uma juventude plural, formada por várias ideologias e conceitos distorcidos de Deus e da Igreja. Precisávamos levar nossa experiência de amor a Deus a todos os outros jovens. Sabíamos que seria difícil, mas sentimos um grande apelo e chamado de Deus. O grupo é fruto de uma experiência de amor com o Ressuscitado que passou pela Cruz. O desejo de formar um grupo de oração na escola sempre existiu em nossos corações. Não só devido a nossa vontade de evangelizar nos ambientes em que estamos, mas principalmente pela necessidade extrema de levar Deus aqueles jovens que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-Lo ou que ignoram sua existência.