Mostrando postagens com marcador Teologia do Corpo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teologia do Corpo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Cor in Rio: o plano divino para o amor humano

Em comemoração aos 50 anos da publicação da Encíclica “Humanae Vitae”, do então Papa Paulo VI, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu o evento “Cor in Rio”, nos dias 14 e 15 de setembro, que contou com a presença do teólogo americano Christopher West, que há 20 anos estuda a teologia do corpo de São João Paulo II.
Bispo auxiliar do Rio e animador do evento, Dom Antonio Augusto Dias Duarte explicou que “o tema da sexualidade sempre esteve presente na catequese e evangelização da Igreja, em algumas épocas não sendo o tema primordial. Porém, desde o princípio, o cristianismo sempre prestigiou a sexualidade: para a Encarnação, foi preciso pedir a permissão de uma mulher, Maria; a Ressurreição foi anunciada por outra mulher, Maria Madalena. Porém, agora, é de extrema importância porque a sexualidade tem sido banalizada. Então, quando um leigo, jovem, casado, pai de cinco filhos fala de afetividade, relação íntima, transmissão da vida, vai contra a corrente que o mundo prega”, esclareceu.
Dom Antonio afirmou, também, que o evento foi totalmente preparado, divulgado e organizado somente através das redes sociais, mostrando “a importância dela para a evangelização” e que as inscrições foram suficientes para cobrir os custos organizacionais.
Ainda segundo ele, o encontro, que contou com a presença de mais de 1,8 mil pessoas de todo país, além de sacerdotes vindos do Peru, teve três pontos significativos: “o primeiro deles foi a presença maciça de jovens, mesmo no primeiro dia, dedicado aos celibatários; depois, o vasto conhecimento do pregador, que não abordou somente a temática, mas falou sobre arte, beleza, música, citando Bono Vox, U2, os quais falam de sexualidade de maneira positiva. Então, fomos da teologia ao pop rock, e isso conquistou os presentes, levando-os ao entusiasmo de continuar estudando o tema. Além disso, a disponibilidade daqueles que serviram foi emocionante. Orientados pelo casal Tatiana e Ronaldo Melo, eles não mediram esforços para fazer com que o ambiente não fosse somente de caráter conferencista, mas familiar”, salientou.

Celibato e sexualidade
O primeiro dia do encontro foi realizado na Paróquia São José, na Lagoa, destinado aos sacerdotes, religiosos, seminaristas e membros de novas comunidades. Na ocasião, Christopher West deu início ao evento, afirmando que, de maneira especial, os padres são chamados a falar sobre o plano divino para o matrimônio e a dedicar o ministério aos casais, tendo, assim, credibilidade para orientá-los. “Muitas pessoas, às vezes, podem questionar a vocês, sacerdotes: ‘como você pode falar de matrimônio, se não é casado?’. Mas os padres têm grande credibilidade porque não podemos pensar que o celibato está de um lado e o matrimônio do outro. Ambos estão intimamente ligados”.
Ele ainda acrescentou: “não posso compreender o que é a vida matrimonial, como sacramento, se eu não compreendo o que é o celibato. Da mesma forma que não é possível entender o celibato, se não se compreende o plano divino no casamento”, destacou.
Christopher West também ressaltou que não se pode separar a vida espiritual da sexualidade, mesmo no celibato. “Os problemas acontecem, às vezes, a partir da sexualidade, o que nos causa sofrimento e nos faz colocá-la numa caixa. Então, vivemos uma vida espiritual separada da sexualidade. Não é isso que ensina a nossa fé, não é esse o nosso chamado. Não podemos colocar nossa sexualidade numa caixa porque temos medo dela; o objetivo é integrar o corpo e a alma. Se vivemos divorciados de nosso corpo, estamos mortos, porque é isso que significa a morte. Jesus veio para nos ressuscitar dos mortos e Ele faz isso reintegrando o corpo e a alma”, frisou.
O teólogo ainda sublinhou que a vocação celibatária é a doação do corpo para Deus e a Igreja. “A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, especialmente, a afetividade, a capacidade de amar. Esse é o chamado do Evangelho. Ser celibatário não significa que você não é chamado a amar com o corpo. Pelo contrário, essa é a doação do seu corpo para a Igreja. Anjos não podem ser celibatários porque eles não têm corpos. O homem e a mulher celibatários doam seus corpos a Cristo e à Igreja, tornando-se pais e mães espirituais”, completou.

‘The Cor Seminar’
Já no segundo dia, aconteceu, no Centro de Convenções Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, o “The Cor Seminar”, o qual contou com a participação de leigos, além de religiosos, de maneira geral. No encontro, Christopher West tratou de temas sobre a afetividade e a sexualidade humana, à luz da teologia do corpo de São João Paulo II.
Logo no início do encontro, ele trouxe a proposta da vivência em 3D. “No inglês, essa expressão quer dizer ‘três dimensões’. Porém, neste momento, os 3Ds de que falamos são: desejo, desígnio e destino. Com a graça de Deus, aprenderemos a como direcionar nossos desejos, de acordo com o desígnio de Deus, sendo direcionados ao nosso destino: o eterno”, enfatizou.
Segundo ele, “temos um inimigo que odeia a nossa fertilidade. O seu ódio, desde o princípio, tinha um foco: o útero. No Gênesis, Deus fala a Lúcifer: ‘vou colocar inimizade entre ti e a mulher; você vai odiar a capacidade dela de gerar filhos’. O dragão, no Livro do Apocalipse, quer devorar o filho da mulher grávida.
Esse mesmo livro fala da clínica de aborto: ‘o dragão quer devorar a criança no útero’. Vivemos uma batalha em nosso mundo, e Cristo veio para destruir as obras do inimigo, fazendo do útero o lugar da vida. Essa é a nossa fé”, finalizou.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6978/cor-in-rio-o-plano-divino-para-o-amor-humano

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Celibato e sexualidade segundo a Teologia do Corpo

A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, na unidade do seu corpo e da sua alma, afirma Christopher West.

“Porque você que é celibatário não significa que você não é chamado a amar com o seu corpo. Pelo contrário, o celibato em si é um dom do seu corpo para Igreja e para Cristo. O celibato é um dom corporal. Anjos não podem ser celibatários, porque eles não tem corpo. O homem e a mulher celibatária fazem a doação do seu corpo para Cristo… Ao fazer esse presente se tornam um pai e uma mãe espiritual. Então a sexualidade esta intimamente ligada tanto para o celibato para o reino, quanto para o casamento.”

Assista a palestra realizada no COR IN RIO para sacerdotes e celibatários



Fonte: https://blog.cancaonova.com/metanoia/celibato-e-sexualidade-segundo-teologia-corpo/

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Cor In Rio - Suburbano

Conheça mais sobre esse verdadeiro tesouro da Igreja que é a Teologia do Corpo! COR IN SUBURBANO: prévia do Seminário Internacional sobre sexualidade e afetividade (COR IN RIO). O encontro será na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e S. Mártires Ugandenses (Rua Guaiuba, 130, Acari), no domingo, 05 de agosto, começando às 08h com a Santa Missa e indo até 17h.
Os pregadores serão Tatiana e Ronaldo de Melo e o padre Wagner dos Santos (autor de livro sobre o tema).
A paróquia venderá tickets para o almoço para quem desejar.

Inscreva-se, clicando em: http://bit.ly/2u8mdB7.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Cor in Rio: 2º lote de ingressos

O lote de inscrições com desconto vai só até esse domingo, dia 15, às 15h. Aproveite pra economizar e garantir sua vaga no maior seminário de Teologia do Corpo que o Brasil já viu. Christopher West vai trazer uma proposta inovadora para equilibrarmos a vivência da nossa sexualidade. Inscreva-se em: www.corinrio.com.br.


sexta-feira, 6 de abril de 2018

Viva a experiência The Cor

O coração humano está constantemente em busca de um valor, de um sentido ou de uma resposta que confirme a sua existência. Mas e o seu coração está sedendo de quê?


segunda-feira, 5 de março de 2018

Curso sobre a Teologia do Corpo

Se liga que começa nesta quinta o Curso sobre a Teologia do Corpo, o tesouro escondido da Igreja que pode mudar sua vida e seus relacionamentos.


A Escola Mater Ecclesiae fica na Rua Benjamin Constant, 23, Glória (bem pertinho da estação de metrô). Curso livre, aberto para alunos e não-alunos. Aproveite: participe e divulgue!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Curso Intensivo da Teologia do Corpo

Faça sua inscrição e deixe a Teologia do Corpo mudar a sua vida. Três pacotes diferentes para mais se adequar ao seu perfil. Clique no link:


Inscrição simples = R$ 120,00 (inclui taxa de inscrição e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço) e dia 25/02 (café da manhã e almoço). Não inclui pernoite.

Inscrição com Hospedagem 01 (vagas limitadas) = R$ 170,00 (inclui taxa de inscrição, hospedagem em quartos duplos ou triplos e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço e jantar) e dia 25/02 (café da manhã e almoço)

Inscrição com Hospedagem 02 = R$ 150,00 (inclui taxa de inscrição, hospedagem em quartos coletivos e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço e jantar) e dia 25/02 (café da manhã e almoço)

A Casa São Francisco de Sales fica na R. Luís Zancheta, 50 - Riachuelo, Rio de Janeiro.

Participe e ajude na divulgação!

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Lançamento sobre Teologia do Corpo

Já está a venda a 2ª Edição do livro Comentário à Teologia do Corpo de São João Paulo II, do Diácono Wagner Augusto Moraes dos Santos, lançado pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Concedido o imprimatur pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, o compêndio se propõe a comentar as catequeses de São João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, que fundamentava segundo a filosofia e a teologia o significado do corpo humano e a sua sexualidade, através de argumentos que visam explicar a doutrina da Igreja, acerca do celibato, castidade matrimonial, ato conjugal, a relação entre homem e mulher, dentre outros temas.
O autor é diácono da mesma Arquidiocese, graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de mestrando em teologia pela PUC-Rio.
O valor da obra é R$ 20,00 (vinte reais) e pode ser adquirido diretamente na sede do Instituto Superior de Ciências Religiosas, através do Telefone 2292-3132 Ramal 380 ou email: iscr@arquidiocese.org.br.

Fonte: https://iscrarqurio.wordpress.com/2017/08/24/lancamento-sobre-teologia-do-corpo/

segunda-feira, 17 de abril de 2017

“… Homem e mulher os criou…”



No nosso último texto, entendemos porque devemos retornar ao “princípio”. Os fariseus ao interrogarem Jesus a respeito da unidade e indissolubilidade do matrimônio (Mt 19) vão até Moisés para justificar suas atitudes. Cristo, porém, vai além e os reconduz ao princípio no plano da criação narrado no livro do Gênesis. Cristo mostra que o próprio profeta apenas permitiu a carta de divórcio por causa da dureza dos corações, mas, continua Ele, no “princípio” não era assim. Os fariseus parecem convictos ao afirmarem seus fundamentos, mas Cristo vai às origens, e não permite que a discussão fique apenas no âmbito legalista. Mais uma vez Ele apela para que o coração endurecido do homem seja transformado.
No diálogo com os fariseus, Jesus menciona duas passagens do livro do Gênesis. O primeiro questionamento é: “Não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? ”. Este tema é tratado em Gn 1,1 – 2,4, que relata a criação em sete dias. Esta narração, denominada de eloísta, porque provém da nominação de Deus como Eloim, apresenta estrutura teológica com fortes implicações metafísicas e éticas. O traço teológico é percebido ao não se comparar o homem com qualquer outra criatura, mas apenas com Deus: “Deus criou o homem a sua imagem, à imagem de Deus ele o criou”. O relacionamento da criatura com o criador é privilégio do homem, e só dele. Logo, o homem não pode ser reduzido ao “mundo”, às outras obras da criação, tanto que o próprio Deus ordena que subjugue e domine sobre a terra. E, ainda vai além, depois de os abençoar, dizendo que sejam fecundos e se multipliquem. Assim, este primeiro texto é direto e objetivo ao tratar da criação do homem e da mulher, e da unívoca relação entre eles.
No mesmo diálogo com os fariseus, Jesus faz menção à segunda passagem do Gênesis: “Então, o homem deixará pai e mãe, se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne”. Ela corresponde a Gn 2, 4 – 25. Este texto é conhecido como javista, pois refere-se ao tratamento de Deus com Javé (Iahweh), cujas características antropomórficas são marcantes, como por exemplo “plasmou” o homem, “insuflou” em suas narinas. Essa narração apresenta característica subjetiva, psicológica, pois o homem chega à autoconsciência ao conhecer o mundo, e ao autoconhecimento quando se descobre como pessoa. O texto javista traz os ensinamentos da nudez original (“…estavam nus…), da inocência original (“… e não se envergonhavam…”) até chegar à arvore do conhecimento do bem e do mal, que leva o homem ao pecado original, ao seu estado de pecaminosidade.
Mergulhando na realidade da criação, Deus nos mostra a beleza da complementariedade do homem e da mulher. Ao afirmar que os dois serão uma só carne, Jesus mostra a grandeza e a profundidade desta união indicando como caminho único possível para que ela reflita a imagem e semelhança de Deus. O homem foi criado para a mulher, e a mulher foi criada para o homem. Tanto que, no texto javista, ao declarar que “não é bom que o homem esteja só”, Deus cria a mulher para ser a companheira do homem. Deus não cria um objeto, um animal ou mesmo outro homem, mas cria a mulher (“carne da minha carne, ossos dos meus ossos”) para ser a complementação ideal para o homem.
Homens e mulheres não são simplesmente diferentes, mas distintos. A diferença pode levar até mesmo à contradição, mas a distinção leva à complementariedade. E é exatamente desse caráter complementar – que envolve a pessoa por inteiro, corpo e alma – que vem a beleza do dom recíproco de si, capaz de procriar, de gerar nova vida.
Assim, Cristo reafirma seu convite para que o homem possa voltar e viver a sua inocência original, mesmo que a tenha perdido, assinalando que o caminho começa pelo coração puro do princípio.
(Texto: Tatiana e Ronaldo de Melo)
Fonte: https://teologiadocorpoarqrio.wordpress.com/2017/04/12/homem-e-mulher-os-criou/

segunda-feira, 20 de março de 2017

TDC-ArqRio agora com BLOG

Amados, é com muita alegria que iniciamos hoje mais esse espaço de partilha, formação e noticias.
Hoje, dia de São José, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus e Santo de Devoção do Papa Francisco. Assim como o Papa, nós também gostamos muito de São José. Modelo de homem e pai, ele era obediente a vontade de Deus. Ao receber uma revelação agia prontamente.
“José era um homem que escutava a voz de Deus, profundamente sensível à sua vontade secreta, um homem atento às mensagens que vinham do profundo do coração e do alto. Não se recusou a seguir o seu projeto de vida, não permitiu que o ressentimento o envenenasse, mas estava pronto para se colocar à disposição da novidade que, de maneira desconcertante, lhe foi apresentada. Assim, ele se tornou ainda mais livre e grande”
(Papa Francisco, 22 de dezembro de 2013)
Queremos ser sempre sensíveis ao projeto de Deus e que possamos nesse espaço fazer sempre a vontade do Senhor. Que possamos crescer juntos na fé,no amor e na esperança!

Fonte: https://teologiadocorpoarqrio.wordpress.com/2017/03/19/tdc-arqrio-agora-com-blog/ 

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Formação da Teologia do Corpo

Faça sua inscrição e conheça essa verdadeira riqueza que é a TEOLOGIA DO CORPO! Lembrando que o curso, organizado pela equipe TdC ArqRio, é gratuito. Apenas a apostila será vendida a quem desejar por R$ 10,00 e o almoço será por conta de cada participante, optando entre os diversos estabelecimentos que ficam bem próximo ao local. Adaptamos o horário caso você deseje participar da Missa na comunidade, pode escolher entre sábado 18h00 ou domingo 08h00.