Mostrando postagens com marcador Crisma. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Crisma. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Papa: a Crisma é o sacramento da fortaleza, não do adeus à Igreja

Papa Francisco realizou sua 19ª visita paroquial na Diocese de Roma. Na tarde de domingo, se reuniu com os fiéis da paróquia de São Júlio, não muito distante do Vaticano.

A tarde de domingo (07/04) foi de oração, reflexão e festa para os fiéis da paróquia romana de São Júlio, situada no bairro de Monteverde, que recebeu a visita do Papa Francisco.
O Pontífice foi acolhido pelo seu vigário para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, pelo bispo auxiliar do setor Oeste, dom Paolo Selvadagi, pelo pároco pe. Dario Frattini, e pelo pe. Rinaldo Guarisco, superior geral dos Cônegos Regulares da Imaculada Conceição, aos quais é confiada a paróquia.

A Crisma é o sacramento da fortaleza, não do adeus à Igreja
Antes de celebrar a missa, o Papa se reuniu com os vários grupos que formam a comunidade paroquial debaixo de uma tenda. Devido ao desmoronamento de parte da paróquia, os fiéis passaram os últimos três anos realizando as atividades e celebrando a missa numa estrutura coberta de lona.
Francisco respondeu a algumas perguntas, sendo uma delas sobre as dúvidas acerca da fé.
“Devemos apostar numa coisa: na fidelidade de Jesus. Jesus é fiel, o único totalmente fiel. Não devemos ter medo da fidelidade”, disse o Papa a uma animadora catequética.
“Ensine os jovens a duvidar. Em Roma se diz que a Crisma é o sacramento do adeus, isso acontece porque os jovens não sabem como administrar as dúvidas. Mas a Crisma deve ser o sacramento da fortaleza que o Espírito Santo nos dá.”
Intimidade com Jesus
O Papa confidenciou que chegou a duvidar da fé diante das calamidades, de acontecimentos de sua vida, mas afirmou que não se sai sozinho das dúvidas, que é necessário a companhia de uma pessoa que ajude a ir avante, além da intimidade com Jesus.
O Santo Padre relatou que recebeu uma carta dias atrás de um jovem de 30 anos, que se dizia “despedaçado” depois de uma experiência amorosa falida. “Nestes casos, aconselhou o Papa, é preciso olhar para Jesus, lamentar-se com Ele. Todos caímos. O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo é na hora de ajudar alguém a se levantar.”
O Pontífice saudou em seguida as crianças e suas famílias e confessou três jovens e uma mãe. Com a finalização das obras, a missa presidida por Francisco previa o Rito de Dedicação do Altar. O Papa não pronunciou a homilia.


quinta-feira, 7 de março de 2019

Papa Francisco incentiva jovens a não deixar a paróquia após a Crisma

No encontro que teve com as crianças e jovens da paróquia de São Crispim de Viterbo, em Roma, o Papa Francisco os incentivou a não deixarem de frequentar a igreja depois de receberem o sacramento da Crisma, ou Confirmação.
No domingo, 3 de março, o Papa manteve um diálogo com as crianças e jovens que se preparam para a Primeira Comunhão e a Crisma e lhes disse que depois de receber estes sacramentos é necessário perseverar na vida de fé, "porque muitos fazem a Crisma e se despedem do pároco e não voltam até o momento do casamento. É bonito voltar para o casamento. É bonito ou não?”. "Sim", responderam os presentes.
Então, Francisco continuou: "É bonito ir embora depois da Crisma e não voltar mais até o momento do casamento? Não, isso não é bonito. A Crisma é o sacramento que lhes dá força, a força para lutar, para seguir adiante, para vencer na vida. Não é o sacramento do adeus paróquia!".
O Pontífice explicou que a Crisma é o sacramento que dá "a força para viver como cristão, para lutar, porque vem a Ti o Espírito Santo que te ajuda. E a Crisma ajudará vocês a irem adiante na vida, a lutarem, sobretudo, lhes dará uma coisa belíssima: o Espírito Santo, e o Espírito Santo traz um presente muito grande: a alegria".
Em seguida, o Papa questionou: "Uma criança ou um jovem que não é alegre, está bem?". E respondeu: "Não, não está bem. Fica apagado e triste, e isso não está bem". "E se você se sentir triste e não conseguir ficar alegre, vá até a sua mãe, seu pai, seu pároco, seu catequista e pergunte: 'Por que eu não consigo estar alegre?' Defender a alegria. E me diga, o diabo te dá alegria?", ao que os participantes responderam: "Não". "Não, te dá tristeza e raiva. Te deixa com raiva, e depois? Tristeza. As pessoas pensam que quando o diabo diz ‘faça isso’, te dá alegria. É uma alegria aparente", afirmou o Papa.
Francisco, então, comparou a falsa alegria que o diabo dá com comer doces, porque quando você come muitos, disse, "seu estômago fica doendo".
"O diabo te dá a alegria momentânea e depois vem a 'dor de estômago' na alma. Adoece a sua alma. Em vez disso, o Espírito Santo te dá a glória que não te deixa doente. Entendido? Sejam corajosos! Obrigado. E sejam firmes. Obrigado!", concluiu o Papa.
O numeral 1285 do Catecismo da Igreja Católica afirma que, "juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos ‘sacramentos da iniciação cristã’ cuja unidade deve ser salvaguardada".
Também aponta que “pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo”.
"E assim, mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras".
"A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida", diz o numeral 1317.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-incentiva-jovens-a-nao-deixar-a-paroquia-apos-a-crisma-99269

quarta-feira, 30 de maio de 2018

"A Crisma é a marca indelével que nos une a Cristo", diz Papa em sua audiência

O Pontífice deu sequência à catequese sobre a Crisma, recordando que o Espírito é um dom a ser protegido, deixando-se plasmar, como cera, pela sua caridade ardente para refletir Jesus Cristo no mundo de hoje.

Milhares de fiéis e peregrinos participaram na manhã desta quarta-feira (30/05) da Audiência Geral na Praça S. Pedro. O Papa prosseguiu sua série de catequeses sobre a  Crisma, falando desta vez do selo do Espírito.

Espírito Santo, criador da unidade
Antes de receber a unção espiritual que confirma e reforça a graça do Batismo, explicou Francisco, o crismando é chamado a renovar as promessas que um dia foram feitas em seu nome pelos respectivos pais e padrinhos. Agora, é o próprio fiel a professar a fé da Igreja, pronto a responder «creio» às perguntas que lhe faz o Bispo, em particular que está disposto a crer «no Espírito Santo.
“O único Espírito distribui os múltiplos dons que enriquecem a única Igreja: é Autor da diversidade, mas ao mesmo tempo o Criador da unidade”, recordou o Papa.

Óleo do crisma
O sacramento da Confirmação ou Crisma realiza-se com a imposição das mãos do Bispo sobre os crismandos, enquanto suplica ao Pai do Céu que infunda neles o Espírito Paráclito. A este gesto bíblico, para melhor expressar a efusão do Espírito, logo se acrescentou a unção do óleo perfumado, chamado crisma, que é usado ainda hoje seja no Oriente, seja no Ocidente.
O óleo, acrescentou Francisco, é substância terapêutica e cosmética, que entra nos tecidos do corpo, cura as feridas e perfuma os membros. Depois da imposição das mãos, a fronte de cada um é ungida seguida destas palavras: «Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus».

“ O Espírito Santo é o dom invisível recebido, e a Crisma é a marca visível.”
Marca indelével
Assim, ao receber na fronte o sinal da cruz com o óleo perfumado do crisma, o crismando recebe uma marca espiritual indelével, o «caráter», que o configura mais perfeitamente a Cristo e lhe dá a graça de espargir entre os homens o bom perfume de Cristo.
“O Espírito é um dom imerecido”, concluiu Francisco, a ser acolhido com gratidão, fazendo espaço à sua criatividade inesgotável.
“É um dom a ser protegido com cuidado e respeitado com docilidade, deixando-se plasmar, como cera, pela sua caridade ardente, para refletir Jesus Cristo no mundo de hoje.”

Coreias
Durante as saudações em várias línguas, houve a apresentação de atletas coreanos de taekwondo, que sob as notas da Ave Maria de Schubert simbolizavam a união dos dois países.

Mês mariano
Francisco recordou também que amanhã concluímos o mês mariano. “Que a Mãe de Deus seja o refúgio nos momentos felizes, assim como nos momentos mais difíceis, e seja a guia de suas famílias, para que se tornem um lar de oração, de recíproca compreensão e de dom.”

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-05/papa-francisco-audiencia-geral-crisma0.html#play

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mais sacramentos do Crisma

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Jacarezinho)
6ª forania do Vicariato Norte
(Crisma realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maria da Graça)
36 Jovens e Adultos



Paróquia São Vicente de Paulo (Vicente de Carvalho)
5ª forania do Vicariato Suburbano


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Crisma na Paróquia Nossa Senhora do Divino Amor

No último domingo, dia 27 de agosto, dia do catequista, o bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Joel Portella, presidiu a Eucaristia e deu o Sacramento do Crisma a 120 jovens e adultos, na Paróquia Nossa Senhora do Divino Amor, em Irajá.


A celebração teve início às 18h, teve como concelebrantes o Padre Rogério Félix, pároco; o Padre Thiago Faria, vigário paroquial; e contou com os serviços dos diáconos Adriano, Edmilson e Crisônio.

Na homilia, o bispo afirmou que em cada celebração de Crisma, ele recorda a própria, pois, como ele disse: "Quando alguém confirma sua fé, toda a igreja confirma também. Todos saímos de alguma maneira marcados pelo amor, e cada um de nós é chamado a descobrir esse amor e responder como Pedro."
No ofertório, os crismandos, seus padrinhos e os catequistas ofereceram alimentos para a assistência aos menos favorecidos da comunidade.
Ao final da celebração, o celebrante concedeu bênção especial aos catequistas presentes. 


Fotos: Pascom Divino Amor

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6086/crisma-na-paroquia-nossa-senhora-do-divino-amor

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Retiro para crismandos na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Aconteceu no último sábado, 27, o encontro de preparação dos jovens que receberão o sacramento do Crisma no domingo de Pentecostes, as 10h, na Catedral Metropolitana de nossa arquidiocese.
Estiveram presentes 101 jovens e adultos com seus respectivos padrinhos, que após serem preparados em suas comunidades,  receberão o sacramento reunidos com representantes de vários vicariatos.
Destacamos o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Pe. Vicente, capelão da Mitra, que fez uma bela reflexão sobre o valor da vida e do quão importante é defendê-la, assim como a necessidade de conversão diária e de adesão a Jesus. Suas palavras ecoaram durante todo o decorrer do encontro.

A equipe do segmento de Jovens e Adultos agradece a acolhida do Pe. Cláudio, muito gentil e carinhoso, fechando nosso encontro com palavras dedicadas aos padrinhos e nos abençoando, agradecemos também aos catequistas e jovens que colaboraram, muito generosamente, com doações para as obras assistenciais da nossa Catedral.

Veja algumas fotos:





terça-feira, 3 de novembro de 2015

Crisma no Santuário

            No Santuário de São Sebastião, na Tijuca, houve missa do Crisma no final da tarde do dia 18 de outubro.
            A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta e concelebrada pelo pároco frei Arles Dias de Jesus.
            Os nove crismandos foram ungidos e abençoados por Dom Orani que os convocou a seguirem a profissão de fé e a serem missionários cumprindo o compromisso renovado com Deus.

Foto: Rachel Lopes
Colaboração: Emilton Rocha

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 8

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Crisma

Na Paróquia São Judas Tadeu, em Senador Vasconcelos, receberam o sacramento da Crisma, 71 jovens e adultos. A celebração foi presidida pelo vigário episcopal do Vicariato Santa Cruz, padre Jorge Bispo, e concelebrada pelo pároco, padre Rogério Costa Félix, no dia 28 de junho.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 14

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Celebração da Crisma em Vigário Geral

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, em Vigário Geral, a celebração da Crisma na noite do dia 8 de junho. Foram 51 crismandos, entre jovens e adultos. A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Klepler Magalhães da Silva Porto Freitas e pelo padre frei Cláudio Vieira Pereira.

Fonte: www.arqrio.org / Deniere Fonseca

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Papa fala do Sacramento da Crisma

Na audiência geral desta quarta-feira (29), o Papa Francisco concentrou-se sobre o sacramento da Crisma. Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre os sacramentos, o Santo Padre destacou a importância da Confirmação, que junto ao Batismo e à Eucaristia forma a iniciação cristã.
Francisco explicou que Crisma significa unção e, de fato, pelo óleo sagrado que se recebe neste sacramento, o homem é confirmado no poder do Espírito Santo.
Trata-se de um sacramento que leva a um crescimento da graça batismal, cumpre a ligação do homem com a Igreja é dá força para propagar e defender a fé. Por isso Francisco defendeu a importância de cuidar para que os jovens recebam este sacramento.
"Talvez não temos tanto cuidado para que recebam a Crisma: ficam no meio do caminho. Este sacramento é tão importante na vida cristã, porque dá a força para seguir adiante", disse Francisco, pedindo que se faça sempre tudo o possível para concluir essa iniciação cristã.
E para receber a Crisma, é preciso uma boa preparação, disse o Papa. Ele lembrou que a Confirmação, assim como os demais sacramentos, não é obra do homem, mas de Deus, que toma conta da vida humana. Ele infunde no homem o seu Espírito Santo.
"Quando acolhemos o Espírito no nosso coração e O deixamos agir, o próprio Cristo se faz presente em nós e toma forma na nossa vida. Através de nós, será o próprio Cristo a rezar, infundir esperança e consolação, criar comunhão, semear paz. Pensem quão importante é isso".
Francisco concluiu pedindo que os fiéis se lembrem de que receberam este sacramento e agradeçam por esta graça, além de pedir o auxílio divino para viver como verdadeiros cristãos.

Fonte: www.portalecclesia.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Sacramento da Confirmação

            No conjunto dos sacramentos, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia constituem os sacramentos de iniciação, nos quais são lançados os fundamentos da vida cristã: os fiéis nascem no Batismo, são fortalecidos na Confirmação e, depois, são nutridos na Eucaristia. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC) nº 1285, o Sacramento da Confirmação realiza uma vinculação mais perfeita do crismando com a Igreja, enriquecendo-o com uma força especial do Espírito Santo e, assim, transformando-o em verdadeira testemunha de Cristo, através de suas palavras e de suas obras. Vejamos agora as características deste sacramento.

O Espírito no Antigo Testamento
            Podemos perceber, desde o Antigo Testamento, certos sinais que nos revelam a graça do Sacramento da Confirmação; alguns homens foram revestidos do Espírito de Deus para confirmar o caminhar do povo: os juízes (Jz 6,34;13,24;14,6); os reis (1Sm 16,13) e os profetas (Jr 1,18; Is 9,21;Os 9,7). Além disto, em nome de Deus, os profetas começam a anunciar três coisas futuras: a vinda do “Ungido do Senhor” (Is 42,1-6;61,1-4); o dom e a efusão do Espírito sobre o povo de Israel (Is 59,21; Ez 36,27; Jr 31,31-34); e a efusão do Espírito sobre toda raça e nação (Jl 3,1-3).

O Espírito no Novo Testamento
            No Novo Testamento, vemos que a promessa do “Ungido” (em grego, Christós; em hebraico, Messiah) de cumprem em Jesus. Ele é concebido (Lc 1,25) e é guiado em seu ministério pelo Espírito (Lc 4,14). Além disto, Jesus promete aos seus discípulos o dom do Espírito (Lc 24,49; Jo 14,16-17; 15,26-27; 16,8-11). No Dia de Pentecostes (At 2) se cumprem as duas promessas do AT e a promessa de Jesus: o Espírito Santo vem sobre os discípulos (a Igreja) para que ela testemunhe o Senhor no mundo.

A Confirmação na Sagrada Escritura
            Aqueles, então, que ouvindo o testemunho da pregação apostólica deixavam-se batizar, recebiam, também, pela imposição das mãos, o dom do Espírito Santo que leva a graça batismal à sua consumação (At 8,15-17; 19,5-6). Já, desde cedo, a este rito da imposição das mãos foi acrescido o da unção com o óleo. Isto para revelar mais precisamente que o cristão é um ungido com o Espírito divino (At 10,38). Assim, o rito vai entrando na vivência eclesial (Tradição). O Papa Paulo VI afirma esta conexão entre a vivência das primeiras comunidades e a nossa no seguinte pronunciamento: “Com efeito, esta imposição das mãos foi acertadamente considerada pela tradição católica como a primitiva origem do Sacramento da Confirmação, o qual perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes”.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Crisma na Catedral


Senhores Párocos e Coordenadores da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos,

A celebração do sacramento da Confirmação na Catedral será na solenidade de Pentecostes, dia 12 de junho, às 10:00h.

Para a organização da cerimônia, teremos uma reunião preparatória no dia 30 de abril, às 09:00h, na Catedral (sala 2), para os catequistas responsáveis que acompanharão os catequizandos eleitos para receber o sacramento da Crisma na Catedral.

Lembramos que é responsabilidade da paróquia que o processo catecumenal tenha sido feito conforme as orientações que constam no Diretório Arquidiocesano da Iniciação Cristã.

Na reunião preparatória deverão ser entregues:

1. Relação nominal dos catequizandos, em ordem alfabética – a relação deve ser única por paróquia, incluindo capelas e outros núcleos. Só serão aceitas as relações que vierem em papel timbrado da paróquia, com carimbo e assinatura do pároco.

2. Fichas – as fichas, que devem ser preenchidas no computador, podem ser solicitadas por email à Assessoria Arquidiocesana, devendo ter o carimbo da paróquia e assinatura do pároco. Lembramos aos coordenadores que devem ficar com uma cópia das mesmas, uma vez que também devem ser registradas no Livro da paróquia.

É necessário verificar com atenção a validade do Batismo – vide nota do item 1.10 do Diretório, bem como a ausência de impedimentos canônicos.

3. Contribuição para as despesas – a contribuição de R$ 20,00 por catequizando deverá ser entregue em envelope com o nome da paróquia, forania, vicariato e valor total.

4. Fotógrafos – a paróquia deve fornecer a relação dos fotógrafos para que possam ser feitos crachás para os mesmos, se possível, somente 2 ou 3 por paróquia.

5. 1kg de alimento não perecível – como gesto concreto para as obras sociais da Catedral.

Encontro com os catequizandos – haverá uma manhã de formação no dia 28 de maio, de 08:30 às 12:00h, na Catedral.

Para eventuais esclarecimentos, entrar em contato com a Assessoria Arquidiocesana:

Maria Helena (mhsette@gmail.com)
Joice (jcoopper@terra.com.br)

Fraternalmente,

Pe .Cláudio dos Santos
Assistente Eclesiástico

Maria Helena Sette Camara e Silva
Assessora Arquidiocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos