Mostrando postagens com marcador Mensagens do Papa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mensagens do Papa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Papa Francisco aos jovens: Não destruam sua vida indo ao efêmero, escolham Deus!

Os “Mandamentos” será o tema das próximas catequeses do Papa Francisco em um novo ciclo que começou nesta quarta-feira na Audiência Geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde o Pontífice pediu aos jovens para não irem atrás de coisas efêmeras que não dão felicidade.
Para introduzir o novo tema, Francisco tomou a passagem na qual um homem pergunta a Jesus como pode ganhar a vida eterna. “Nessa pergunta se encontra o desafio de toda a existência: o desejo de uma vida plena, infinita”.
“Quantos jovens querem ‘viver’ e se destroem correndo atrás de coisas efêmeras?”, perguntou-se.
“Alguns pensam que seja melhor apagar este impulso, pois é perigoso. Gostaria de dizer especialmente aos jovens: ‘Nosso maior inimigo não são os problemas concretos, mesmo sérios ou dramáticos. O maior perigo é o espírito de adaptação ruim, que não é mansidão ou humildade, mas mediocridade ou covardia”.
O Papa afirmou que é preciso pedir a Deus para os jovens de hoje “o dom da inquietude salutar, a capacidade de não se contentar com uma vida sem beleza, sem cores. Se os jovens não forem famintos de vida autêntica, para onde irá a humanidade?”.
“Como se passa da juventude à maturidade?”, questionou. “Quando se começa a aceitar os próprios limites”, respondeu.
“Como é belo ser homens e mulheres! Como é preciosa a nossa existência! E há uma verdade que na história dos últimos séculos o homem muitas vezes se recusou a enxergar, com consequências trágicas: a verdade de seus limites”.
Referindo-se ao homem que perguntou ao Jesus nessa passagem do Evangelho, o Papa assinalou que devia deixar de “viver de si mesmo, de suas próprias obras, de seus próprios bens e deixar tudo para seguir o Senhor”.
“Quem, podendo escolher entre o original e a cópia, opta pela cópia? Eis o desafio: encontrar o original, não a cópia. Jesus não oferece subterfúgios, mas vida verdadeira, amor verdadeiro, riqueza verdadeira”.
“Como poderão os jovens nos seguir na fé se eles não veem que escolhemos coisas originais, se veem que gostamos de meias verdades?”, disse o Papa.
“Devemos partir da realidade para fazer o salto ‘naquilo que falta’. Devemos buscar o ordinário para nos abrirmos ao extraordinário”.
Concluiu dizendo que, no novo ciclo de catequeses, “descobriremos em cada uma das leis, antigas e sábias, a porta aberta do Pai que está nos céus, porque o Senhor Jesus, que a atravessou, nos conduz à vida verdadeira”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-aos-jovens-nao-destruam-sua-vida-indo-ao-efemero-escolham-deus-21546

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Papa Francisco envia mensagem de Natal aos jovens

Durante a preparação para o Natal, o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens, e os encorajou a “encontrar Jesus” e a ter alegria e paz em seu coração.
Na mensagem, gravada por ocasião da sua próxima viagem ao Peru, em janeiro de 2018, o Santo Padre recordou que “já está chegando o Natal” e disse que “começamos esses preparativos, pedindo a Jesus que venha”.
“Hoje a Igreja coloca um dos nomes: Sabedoria. Jesus é a nossa sabedoria”, disse.
“E queremos estar abertos a esta Sabedoria. Não é estudar, é ter esse sentimento cristão no coração”.
O Papa perguntou aos jovens se eles “têm esse sentimento cristão em seus corações”, que está marcado pelo sinal da “alegria e da paz”.
“Vocês têm alegria no coração? Vocês tem paz no coração? E assim, Jesus nos dá sabedoria, isso nós esperamos”.
“Vamos nos preparar bem para o Natal”, incentivou.
Em seguida, brincou ao falar sobre a “Guarda Papal”, grupo formado por milhares de jovens preparados pela Arquidiocese de Lima para acompanhar o Papa durante a sua visita ao Peru, o Santo Padre disse: “Eu sei que vocês são chamados de Guarda Papal. Não sei o que tem a ver com o Papa? Mas algo deve haver, porque quando eu visitar o país, estarão muito perto de mim”.
“Eu quero dizer-lhes outra coisa: estou sonhando com a viagem, já estou sonhando, realmente tenho muita vontade de estar aí. Porque vocês tem uma coisa que os outros povos não têm: os santos. Quantos santos tem no Peru?”.
“E se reparam na lista, não há nenhum santo triste. Todos eram felizes. Eles tinham a sabedoria de Jesus dentro deles”, assinalou.
O Santo Padre também exortou os jovens: “'Arrisquem-se! Saiam! Façam as coisas bem! Faça isso por Deus!', procurem, o que eu posso fazer por Jesus? O que eu posso fazer pelo bem dos outros?”.
“E a última coisa: vocês rezam? Porque sem a oração não podemos encontrar Jesus. Digam a Jesus, Oh, sabedoria, venha!”, disse.
“Rezem, rezem muito. Que Deus os abençoe, e que a Virgem Maria cuide de vocês. Também rezem por mim”, pediu no final do vídeo, antes de dar a bênção.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6397/papa-francisco-envia-esta-mensagem-de-natal-aos-jovens

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Papa aos jovens brasileiros: não tenham medo de lutar contra a corrupção

O Papa Francisco enviou, uma carta aos jovens brasileiros no encerramento do projeto Rota 300, que se encerrou dia 29 de julho com uma grande festa no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A iniciativa celebrou os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, no Rio Paraíba do Sul (SP).
No texto, Francisco afirma que Maria é um sinal de esperança e que conhece os desafios vividos pelos jovens. Além disso, o papa estimula a juventude a seguir com o espírito missionário.
“Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza, - escreve o Papa -, Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário. Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos”.
O Santo Padre recordou na sua mensagem a história dos pescadores pobres, que depois de uma pesca sem grandes resultados, no rio Paraíba do Sul, lançaram mais uma vez as suas redes e foram surpreendidos com uma imagem partida de Nossa Senhora, coberta de lama. Primeiro acharam o corpo, logo em seguida a cabeça. “Como comentei aos Bispos brasileiros em 2013, - escreve ainda Francisco -, o fato traz em si um simbolismo muito significativo: aquilo que estava dividido, volta à unidade, como o coração daqueles pescadores, como o próprio Brasil colonial, dividido pela escravidão, que encontra sua unidade na fé que aquela imagem negra de Nossa Senhora inspirava”.
Francisco convida então os jovens a deixarem que seus corações sejam transformados pelo encontro com Nossa Mãe Aparecida. “Que Ela transforme as “redes” da vida de vocês – redes de amigos, redes socias, redes materiais e virtuais -, realidades que tantas vezes se encontram dividas, em algo mais significativo: que se convertam numa comunidade! Comunidades missionárias “em saída”! Comunidades que são luz e fermento de uma sociedade mais justa e fraterna”.
Recordando ainda a sua mensagem à Assembleia do CELAM em 2017, o Pontífice pede aos jovens que “não tenham medo de arriscar-se e comprometer-se na construção de uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários! Não tenham medo de lutar contra a corrupção e não se deixem seduzir por ela! Confiantes no Senhor, cuja presença é fonte de vida em abundância, e sob o manto de Maria, vocês podem redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de una cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas que venham a pautar a vida do Brasil”.
O Santo Padre finaliza a sua mensagem com uma invocação: “Que Nossa Senhora, que em sua juventude soube abraçar com coragem o chamado de Deus em sua vida e sair ao encontro dos mais necessitados, possa ir à frente de vocês, guiando-lhes em todos os seus caminhos!”

Leia a carta na íntegra:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Papa em sua Catequese: Jovens o que querem fazer das suas vidas?

O Papa Francisco falou sobre sua recente viagem à África na Audiência Geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro. Por sua vez, convidou os jovens a pensar em sua vocação e sobre a possibilidade de o Senhor os chamar para ser missionários e evangelizar em qualquer lugar do mundo.
Os missionários são “homens e mulheres que deixaram tudo, a pátria, desde jovens e se foram, em uma vida de muito trabalho, às vezes dormindo sobre a terra, toda a vida”, disse Francisco.
Em seguida, contou uma anedota que lhe ocorreu na República Centro-Africana: “Em um momento encontrei em Bangui uma religiosa italiana, via-se que era anciã: ‘Quantos anos tem?’, perguntei-lhe. ‘81’. ‘Ah, não muito… dois a mais do que eu, não muito’. Estava com uma menina e a menina, em italiano, chamava a freira de ‘vovó’. 81 anos e estava ali desde que tinha 23 ou 24 anos. Toda a vida. E, como ela, muitos. ‘Mas eu não sou daqui, sou do país vizinho, do Congo, mas vim em canoa com esta menina’”.
“Assim são os missionários, valentes. ‘E o que você faz, irmã?’. ‘Eu sou enfermeira e depois estudei um pouco e me tornei parteira, ajudei a nascer 3.280 crianças”.
“Uma vida inteira pela vida dos outros. Como ela, existem tantos outros, religiosos, padres, missionários que ‘queimam’ suas vidas para anunciar Jesus Cristo. Isto é muito bonito”.
O Papa continuou improvisando: “Eu gostaria de dizer uma coisa aos jovens… há poucos porque a natalidade na Europa parece que é um luxo. Natalidade 0%, natalidade 1%. Mas, me dirijo aos jovens: pensem no que farão de suas vidas, pensem nesta religiosa e em tantas como ela, que deram a vida e muitos morreram ali. A missionariedade não é fazer proselitismo, porque esta irmã me disse que até os muçulmanos vão até elas porque sabem que as freiras são boas enfermeiras que curam bem e não fazem catequese para convertê-los, a não ser testemunho, e a quem quiser, dão catequese. Testemunho: esta é a grande missionariedade heroica da Igreja, anunciar Jesus Cristo com a própria vida”.
“Dirijo-me aos jovens: o que pensam, o que querem fazer com sua vida? É o momento de pensar e pedir ao Senhor que te faça sentir a vontade dele, mas não excluam por favor esta possibilidade de ser missionários para levar o amor, a humanidade, a fé a outros países. Não para fazer proselitismo, isso o fazem outros que procuram outra coisa. A fé se prega primeiro com o testemunho e depois com a palavra, lentamente”.
Na catequese, o Pontífice relembrou os três países do continente africano que visitou durante seis dias, Quênia, Uganda e República Centro-Africana, de onde retornou a Roma na segunda-feira, 30 de novembro.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Papa Francisco envia mensagem exclusiva para o Réveillon do Rio e recorda JMJ

A virada do ano para os cariocas foi especial. Antes da tradicional queima de fogos que reúne cerca de dois milhões de pessoas na orla de Copacabana, uma mensagem do Papa Francisco foi exibida nos telões da praia, mesmo local dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
Tendo em vista as comemorações dos 450 anos da cidade, em 2015, o Arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, solicitou no Vaticano a mensagem e, assim, o Santo Padre marcou presença mais uma vez no Rio de Janeiro, depois da JMJ.
Em seu texto, o Pontífice agradeceu a acolhida dos jovens no ano passado e destacou a história de fé de um povo que não se deixa abater mesmo diante das dificuldades, como assim foi na vida de seu padroeiro, São Sebastião. Francisco, além de recordar a fundação do Rio, destacou sua beleza natural que justifica o título de “cidade maravilhosa”.
“Querido povo carioca, crê em Deus e Ele cuidará de ti. Endireita os teus caminhos. Espera Nele. Conserva o seu temor e Nele envelhecerás”. Deste modo Francisco exortou o povo carioca a confiar em Deus e fez o convite para que cada um se coloque na perspectiva do Cristo Redentor que, do alto do Corcovado, domina a geografia da cidade e também enxerga as contradições e injustiças.
Ao convidar os cariocas e brasileiros a não permanecerem de braços cruzados, o Santo Padre chama atenção para a construção de um diálogo entre as gerações, pois todos podem contribuir na formação de uma civilização mais justa e fraterna, apesar das inúmeras “cidades invisíveis” e culturas diversas que coexistem num mesmo espaço territorial.
Desta forma, segundo o Pontífice, se faz necessário não perder a esperança, pois a presença de Deus é concreta na capital fluminense: “Deus habita na cidade, Deus habita na cidade. Jesus não ignora as necessidades e sofrimentos de tantos que estão aqui na terra. Seus braços abertos nos convidam a superar as divisões e a construir uma cidade unida pela solidariedade, justiça e paz”.
E se cada cidadão carioca pode contribuir com esta missão, Francisco dá novamente a dica, como fez na visita à comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro: é possível “colocar mais água no feijão”!
“De modo concreto, creio que todos podemos aprender muito com o exemplo de generosidade e solidariedade das pessoas mais simples. Aquela sabedoria generosa de saber colocar mais água no feijão, do qual nosso mundo recente tanto”, enfatiza.
O Rio de Janeiro tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo. Deste modo e com um contagiante sorriso, o Papa encerra a mensagem, parabeniza a cidade pelos seus 450 anos de fundação e deseja um “Feliz 2015”. E como de costume, pede orações para ele: “Peço que sempre rezem por mim e, desejando um Feliz 2015 a todos, a cada um envio minha bênção apostólica. Obrigado!”.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/papa-francisco-envia-mensagem-exclusiva-para-o-reveillon-do-rio-e-recorda-jmj.html

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

É necessário redescobrir o Evangelho, diz Papa

Que os jovens sejam “protagonistas alegres” da evangelização dos próprios irmãos. Palavras do Papa Francisco na mensagem aos participantes da IV Convenção Européia da Pastoral da Juventude, que se realiza em Roma sob o tema “Uma Igreja jovem, testemunha do Evangelho. Juntos nos caminhos da Europa”. O evento, promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos e pelo Conselho das Conferências Episcopais Européias (CCEE), foi aberto nesta quinta-feira, com encerramento previsto para o sábado.
Na mensagem endereçada ao Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, o Papa reitera que “a Europa de hoje tem necessidade do Evangelho”. Neste sentido, é necessário ajudar os jovens “a tomar consciência de que a fé não se opõe à razão”. O Pontífice exorta-os, então, a “não cansarem-se nunca de anunciar o Evangelho, com a vida e a palavra: a Europa de hoje tem necessidade de redescobri-lo!”.

Caminho vocacional
Francisco pede que seja proposto aos jovens “um caminho de discernimento vocacional, para prepararem-se a seguir Jesus no caminho da vida conjugal e familiar, ou no de uma especial consagração a serviço do Reino de Deus”. A Pastoral da Juventude – disse o Santo Padre - é um “precioso” serviço para a Igreja e os jovens tem necessidade dela. É necessário, para isto, “adultos e pessoas da mesma idade, maduros na fé”, “que os acompanhem em seu caminho, ajudando-os a encontrar a estrada que conduz a Cristo”. E reitera que “bem mais do que a promoção de uma série de atividades para os jovens, esta Pastoral consiste em caminhar com eles, acompanhando-os pessoalmente nos contextos complexos e às vezes difíceis em que estão mergulhados”.
A Pastoral da Juventude – acrescentou o Pontífice – “é chamada a acolher as interrogações dos jovens de hoje e, a partir destes, iniciar um verdadeiro e honesto diálogo para levar Cristo em suas vidas”. O Papa ressalta a importância de “partilhar as experiências feitas ‘à campo’” e encoraja a ”considerar a realidade atual dos jovens europeus com o olhar de Cristo” que “nos ensina a ver não somente os desafios e os problemas, mas a reconhecer as tantas sementes de amor e de esperança espalhadas no terreno deste continente, que deu à Igreja um grande número de santos”

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/2759/e-necessario-redescobrir-o-evangelho

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Papa aos jovens: "Sonhem o futuro voando, sem esquecer a herança cultural, sapiencial e religiosa que os idosos lhes deixaram"

O Santo Padre encontrou na tarde de 4 de setembro, na Sala do Sínodo, no Vaticano, os participantes do III Congresso das “Scholas occurrentes”, que se realizou no Vaticano de 1° de setembro até dia 4. A iniciativa reúne realidades educativas de culturas e religiões diferentes e nasceu pelo impulso e encorajamento de Bergoglio.
Em seu discurso, o Papa reafirmou o que disse no avião ao concluir sua visita à Coreia, ou seja, de que estamos em guerra – fruto da cultura da desintegração e do desencontro. Nos dias atuais, se tornou recorrente a expressão “meninos de rua”, como se fosse possível crescer abandonado, sem um ambiente cultural, familiar e escolar.
Francisco contou um episódio de sua infância, quando certa vez desrespeitou sua professora. Sua mãe foi chamada na escola e, ali, o pequeno Bergoglio teve que pedir desculpa pelo ato que cometeu – dando o caso por encerrado. Todavia, a cena foi diferente ao chegar em casa, pois Francisco teve que fazer as contas com sua mãe, sem a professora por perto.
Hoje – disse o Papa – quando um filho é repreendido na escola, os pais querem processar os professores, resultado do pacto educativo que se rompeu. “Nesse sentido, é muito importante fortalecer os vínculos sociais, familiares e pessoais, porque todos – especialmente as crianças e os jovens – necessitam de um habitat realmente humano, em que encontrem as condições para seu desenvolvimento pessoal harmônico e para sua integração na sociedade.”
Durante a audiência o Pontífice lançou a plataforma tecnológica de rede das “Scholas Occurrentes”, que prevê a possibilidade de usar as novas tecnologias para favorecer os encontros e as trocas entre estudantes e escolas de diferentes países. Neste contexto, o Papa participou de uma vídeo-conferência, via internet, com estudantes que aderiram à rede de ‘Scholas’, de El Salvador, África do Sul, Turquia européia, Israel e Austrália, representando assim os cinco continentes.
O primeiro estudante, da Austrália, perguntou ao Papa como as Escolas podem avançar nesta comunicação e construir pontes. “Vocês – respondeu o Papa – podem fazer duas coisas opostas: construir pontes ou levantar muros. Os muros separam, dividem; as pontes aproximam”. Portanto - acrescentou – continuar a comunicar. Comunicar experiências":

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dez coisas que deram certo na JMJ Rio2013

O blogueiro e catequista Alexandre Varela deu dez dicas de como crescer na fé, seguindo as lições deixadas pela Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. As dicas foram apresentadas em palestra gravada para o 1º Congresso Nacional Católicos Online (Conacat). O título original é “Faça você mesmo: 10 coisas que deram certo na JMJ e que vão ajudar você e sua comunidade a crescer na fé”. Confira:

1 – Comunique-se com todos. O Papa sabia falar para todas as pessoas. Ele fala coisas que tem a ver com a humanidade de todos, com o nosso “eu”.
2 – Fale simples. Pra falar com todo mundo, não posso falar “catoliquês”. É óbvio que temos que falar a linguagem adequada, mas que seja acessível. Por exemplo, se eu falar “dogma”, talvez meu interlocutor não saiba o que é, e para muitos pode se sobressair o aspecto negativo, se estiver falando para público aleatório. Primeiro deve-se explicar, depois dizer o nome. Isso também diz respeito às atitudes simples, não somente o “falar”.
3 – Seja jovem. A JMJ mostrou o rosto jovem da Igreja. Foram 3,7 milhões de jovens nas areias de Copacabana. Todos eram jovens porque tinham uma atitude jovem, não eram carrancudos, eram abertos. Você não consegue ser missionário sendo carrancudo. Ser jovem é ser aberto, vivo. Ser católico é ser jovem. Porque ser católico é bom. Isso é ser jovem, é dar exemplo de ser católico. Ainda hoje se fala nas ruas sobre a JMJ, de sentir saudade.
4 – Pense grande. A nossa Igreja é grande, grandiosa, nós somos um povo, o povo de Deus, não uma ONG. Somos um povo que merece ser grande, quem habita em nós é o Espírito Santo. Então, nada de catequese “avacalhada”. Pode até ser algo para poucas pessoas, mas faça-o bem feito. Faça para inspirar as pessoas. O que é pensar grande pra você? É não aceitar menos que a santidade. Cristo te chama à santidade. “Ah, Ok. Você é imperfeito, é pecador”. Todos nós somos, inclusive os santos que você conhece. A exceção é Jesus e Maria. São Pedro, Santo Agostinho, e todos os outros são santos porque trilharam com bravura o caminho da perfeição. Se Deus quer, Ele te sustenta. Se você dá o seu “sim”, você consegue. Faça as coisas bonitas, bem feitas, inspiradoras.
5 – Seja voluntário. Qual é a consequência de ser inspirador? Ser voluntário. Na JMJ as pessoas estavam se doando. Era bonito ver como as pessoas se entregavam, esse espírito de “construir”. Na sua vida, na sua paróquia deve haver isso. Vá para onde Deus te chama. Claro que existem os limites de tempo. Quando você doa seu tempo a Cristo, Ele multiplica o seu tempo. É verdade. Fica tranquilo.
Deus dá a graça, capacita. Observe o exemplo de Maria. Em nenhum momento, ela disse “escolhe outra”, ela não falou “eu não quero”. Se Cristo te chama, vai.

quinta-feira, 6 de março de 2014

“Acolher, escutar e convidar os jovens a seguir a Cristo”, diz Papa

No final da manhã da última sexta-feira, o Papa Francisco recebeu, na Sala Clementina, no Vaticano, 45 membros da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), na conclusão da sua Assembleia plenária, que teve como tema: “Emergência educativa e transmissão da fé à juventude latino-americana”.
No discurso que pronunciou aos membros da CAL, o Santo Padre disse que, seguindo as pegadas da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quiseram refletir sobre os milhões de jovens da América Latina e Caribe, que vivem em condições de “emergência educacional” e que suscita a questão fundamental da tradição da fé.
A Igreja quer imitar Jesus que se aproxima dos jovens; quer repetir-lhes que vale a pena seguir o exemplo que ele nos deu: exemplo de dedicação, de serviço, de amor desinteressado e luta pela justiça e pela verdade. E o Papa acrescentou: “A Santa Mãe Igreja está ciente de que o melhor Mestre dos jovens é Jesus Cristo. Ela quer incutir, em todos eles, os mesmos sentimentos, mostrando-lhes quanto é belo viver como ele, banindo o egoísmo e deixando-se atrair pela beleza da bondade. Quem conhece Jesus profundamente não fica sentado no sofá. Pelo contrário, se adapta ao seu estilo de vida e se torna um discípulo missionário do seu Evangelho, dando testemunho entusiasmado da sua fé, sem poupar sacrifícios”.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Papa encontra mais de 25 mil casais de 30 países

O Papa Francisco teve dia 14 de fevereiro, na Praça de S. Pedro, um encontro com os namorados, consagrado ao tema "A alegria do Sim para sempre" e promovido pelo Conselho Pontifício para a Família. O encontro foi precedido por um momento de acolhimento, por parte dos namorados, mais de 25 mil casais de uns 30 Países, com testemunhos, música e vídeo.
Após uma breve saudação ao Papa pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, três casais de namorados apresentaram ao Santo Padre o seu testemunho e lhe fizeram perguntas sobre o valor do matrimônio, que o Papa respondeu pontualmente.
A primeira pergunta foi sobre a dificuldade e o medo de um compromisso “para sempre”: o casal observou que muitos hoje pensam que prometer-se fidelidade por toda a vida é uma tarefa muito difícil, e que o desafio de viver juntos para sempre, se bem que bela e fascinante, é muito exigente e quase impossível. Uma palavra sua que nos ilumine.
A esta pergunta o Papa advertiu que o amor não pode ser entendido apenas como um sentimento ou um estado psicofísico, mas sim como uma relação, uma realidade que cresce e que, portanto, se constrói como uma casa. “E a casa constrói-se juntos, não sozinhos”, sublinhou o Papa, acrescentando que construir juntos significa favorecer e ajudar o crescimento.
O Papa convidou os casais a rezar por esta estabilidade: "Senhor, dá-nos hoje o nosso amor de cada dia", ensina-nos a amar, a amar-nos uns aos outros, reiterando que quanto mais confiarem n’Ele, mais o seu amor será "para sempre", capaz de se renovar e vencer todas as dificuldades.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Francisco pede aos jovens a coragem da solidariedade e da sobriedade. E anuncia João Paulo II como Padroeiro das JMJ

"Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu": este é o titulo da Mensagem que o Papa Francisco dirige aos jovens para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano em 13 de abril.

Confira o texto:
Mensagem do Santo Padre Francisco para a XXIX Jornada Mundial da Juventude
(Domingo de Ramos, 13 de Abril de 2014)
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3)

Queridos jovens,
Permanece gravado na minha memória o encontro extraordinário que vivemos no Rio de Janeiro, na XXVIII Jornada Mundial da Juventude: uma grande festa da fé e da fraternidade. A boa gente brasileira acolheu-nos de braços escancarados, como a estátua de Cristo Redentor que domina, do alto do Corcovado, o magnífico cenário da praia de Copacabana. Nas margens do mar, Jesus fez ouvir de novo a sua chamada para que cada um de nós se torne seu discípulo missionário, O descubra como o tesouro mais precioso da própria vida e partilhe esta riqueza com os outros, próximos e distantes, até às extremas periferias geográficas e existenciais do nosso tempo.
A próxima etapa da peregrinação intercontinental dos jovens será em Cracóvia, em 2016. Para cadenciar o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de refletir, juntamente convosco, sobre as Bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a primeira: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3); para 2015, proponho: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).
1. A força revolucionária das Bem-aventuranças
É-nos sempre muito útil ler e meditar as Bem-aventuranças! Jesus proclamou-as no seu primeiro grande sermão, feito na margem do lago da Galileia. Havia uma multidão imensa e Ele, para ensinar os seus discípulos, subiu a um monte; por isso é chamado o «sermão da montanha». Na Bíblia, o monte é visto como lugar onde Deus Se revela; pregando sobre o monte, Jesus apresenta-Se como mestre divino, como novo Moisés. E que prega Ele? Jesus prega o caminho da vida; aquele caminho que Ele mesmo percorre, ou melhor, que é Ele mesmo, e propõe-no como caminho da verdadeira felicidade. Em toda a sua vida, desde o nascimento na gruta de Belém até à morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Papa fala do Sacramento da Crisma

Na audiência geral desta quarta-feira (29), o Papa Francisco concentrou-se sobre o sacramento da Crisma. Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre os sacramentos, o Santo Padre destacou a importância da Confirmação, que junto ao Batismo e à Eucaristia forma a iniciação cristã.
Francisco explicou que Crisma significa unção e, de fato, pelo óleo sagrado que se recebe neste sacramento, o homem é confirmado no poder do Espírito Santo.
Trata-se de um sacramento que leva a um crescimento da graça batismal, cumpre a ligação do homem com a Igreja é dá força para propagar e defender a fé. Por isso Francisco defendeu a importância de cuidar para que os jovens recebam este sacramento.
"Talvez não temos tanto cuidado para que recebam a Crisma: ficam no meio do caminho. Este sacramento é tão importante na vida cristã, porque dá a força para seguir adiante", disse Francisco, pedindo que se faça sempre tudo o possível para concluir essa iniciação cristã.
E para receber a Crisma, é preciso uma boa preparação, disse o Papa. Ele lembrou que a Confirmação, assim como os demais sacramentos, não é obra do homem, mas de Deus, que toma conta da vida humana. Ele infunde no homem o seu Espírito Santo.
"Quando acolhemos o Espírito no nosso coração e O deixamos agir, o próprio Cristo se faz presente em nós e toma forma na nossa vida. Através de nós, será o próprio Cristo a rezar, infundir esperança e consolação, criar comunhão, semear paz. Pensem quão importante é isso".
Francisco concluiu pedindo que os fiéis se lembrem de que receberam este sacramento e agradeçam por esta graça, além de pedir o auxílio divino para viver como verdadeiros cristãos.

Fonte: www.portalecclesia.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Internet não basta para evangelizar; é preciso relações diretas, diz Papa

“Para anunciar Cristo, Internet não basta. Anúncio requer relações humanas diretas", disse Papa Francisco. Ele recebeu os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos, que se reuniram por três dias para debater o tema “Anunciar Cristo na era digital”.
Para Francisco, entre as possibilidades oferecidas pela comunicação digital, a mais importante diz respeito ao anúncio do Evangelho. Não se trata somente de adquirir competências tecnológicas, mas antes de tudo encontrar mulheres e homens reais, muitas vezes feridos ou perdidos, para oferecer a eles verdadeiras razões de esperança.
“A internet não basta, a tecnologia não é suficiente”, afirmou, recordando que o anúncio requer relações humanas autênticas e diretas.
Todavia, a presença da Igreja na rede não é inútil, pelo contrário, é indispensável estar presente, sempre com estilo evangélico, para indicar o caminho que leva Àquele que é a resposta. “A Igreja está sempre em caminho, em busca de novas vias para o anúncio do Evangelho. A contribuição e o testemunho dos leigos se demonstram sempre mais indispensáveis.”
Entre as oportunidades que a rede oferece, afirmou o Pontífice, devemos fazer como pede São Paulo: “Discerni tudo e ficai com o que é bom”, cientes de que, certamente, “encontraremos moedas falsas, ilusões perigosas e ciladas e evitar. Mas, guiados pelo Espírito Santo, descobriremos também preciosas oportunidades para conduzir os homens à face luminosa do Senhor”.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mensagem do Papa para a CF 2013



O Papa Bento XVI enviou mensagem para a Campanha da Fraternidade (CF) 2013, que este ano tem como tema "Fraternidade e Juventude". Ele lembrou que a CF é um grande apoio para a vivência da Quaresma, que tem início hoje, 13, e na preparação para a JMJ Rio2013.

Leia o texto na íntegra:
Queridos irmãos e irmãs, 

Diante de nós se abre o caminho da Quaresma, permeado de oração, penitência e caridade, que nos prepara para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, esta preparação tem encontrado um válido apoio e estímulo na Campanha da Fraternidade, que este ano chega à sua quinquagésima realização e se reveste já das tonalidades espirituais da XXVII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho próximo: daí o seu tema “Fraternidade e Juventude”, proposto pela Conferência Episcopal Nacional com a esperança de ver multiplicada nos jovens de hoje a mesma resposta que dera a Deus o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!”(6,8).

De bom grado associo-me a esta iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens a tornar-se – como lhes pedi em São Paulo – “protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho” (Discurso aos jovens brasileiros, 10/05/2007). É que os “sinais dos tempos”, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens; menosprezar estes sinais ou não os saber discernir é perder ocasiões de renovação. Se eles forem o presente, serão também o futuro. Queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles. Isto requer guias – padres, consagrados ou leigos – que permaneçam novos por dentro, mesmo que o não sejam de idade, mas capazes de fazer caminho sem impor rumos, de empatia solidária, de dar testemunho de salvação, que a fé e o seguimento de Jesus Cristo cada dia alimentam.