quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação para Catequistas




Atenção catequista! 

Fique atento e consulte os bairros que possuem o Curso Luz e Vida e/ou Mater Ecclesiae mais perto de você.  

É uma ótima oportunidade de aprofundamento na fé! 

Clique aqui e consulte a listagem.

Para demais informações, ligue para 2292-3132, ramal 314

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conheça a Logo da JMJ 2013



Nesta quarta feira foi lançada a Logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude, JMJ Rio 2013. O setor da Juventude, em que a Iniciação Cristã está inserida, estava representada pelo catequista Valdir Moreira.

O evento aconteceu no Edifício João Paulo ll, na Glória, no auditório do 2ª andar que estava repleto, destacando a presença  de três cardeais, entre eles; o núncio apostólico no Brasil, D. Lourenzo Baldisseri e o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida do Norte, D. Raymundo Damasceno, assim como vários bispos brasileiros e estrangeiros, o nosso queridíssimo arcebispo D. Orani Tempesta, muitos padres de diversas paróquias, religiosos, seminaristas e autoridades civis, como o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e a secretária de segurança Marta Rocha.

O criador da logomarca foi o jovem Gustavo Huguenin de 25 anos, morador da cidade de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro. Muito emocionado, falou de seu enorme prazer em ser um jovem católico e participar ativamente de sua paróquia. A logo, disse ele, foi inspiração do Espírito Santo, pois ela mostra a cara de nossa cidade com a silhueta do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, a Baia de Guanabara e o verde das matas.  Segundo o Governador Sérgio Cabral, essa Logo marca vai estar estampada rapidamente em outros países do mundo todo.

Antes de encerrar o evento e dar a bênção final, D. Orani lembrou que já estão escritos 6 mil voluntários, embora a meta seja 60 mil, e lembrou ainda que mesmo a JMJ sendo um evento religioso, trará um experiência de convivência com muitas culturas diferentes.



Veja o conceito da Logo:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMO DESCOBRIR UMA VOCAÇÃO



Através do texto de Lc 5, 1-11, vemos Jesus que chama seus discípulos. Hoje, os pescadores de homens são todas as pessoas batizadas. E são elas agora chamadas a chamar, avançando, assim, para águas mais profundas.
         A vocação é um processo de interpretação dos fatos de sua vida e caminhada cristãs vivido por uma pessoa em relação a Deus, a si mesma e aos outros. De tal discernimento surge um projeto de vida que se concretiza num ministério específico dentro da Igreja. O nosso Deus é um Deus que se revela e que revela seu plano de amor e salvação para a nossa vida. Cabe-nos estarmos atentos e prontos a acolher os sinais que Deus nos dá.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
l Debater sobre a realidade o mundo que vivemos. Que sinais de vida e sinais de morte encontramos? Pode-se fazer um cartaz representando o globo terrestre e ilustrar o debate com figuras de jornais e revistas que representem a vida e a morte. Pesquisar exemplos de pessoas da atualidade cujas atitudes ajudam a semear a cultura da vida.

l Valores: escrever uma lista com o maior número possível de valores (trabalho, estudo, dinheiro, oração, lazer, saúde, respeito, esporte, etc...). Em grupos, os catequizandos deverão discutir e registrar por escrito ( e depois partilhar com os demais grupos) quais são os três valores mais importantes para você, para os jovens de hoje, para sua família, para os políticos do país, etc...

l A partir de dramatizações criar como seria um canal de televisão voltado só para a família, para a Igreja, para a educação, etc... que tipos de atrações, comerciais e filmes teria? Soltem a imaginação!

l Trabalhar a questão da escolha profissional através de pesquisas sobre diferentes carreiras, entrevistas com profissionais da família e comunidade e testes vocacionais aplicados por pessoa capacitada.

l Em um papel, escrever o que você espera da sua vida para este ano? Para daqui a cinco anos? Dez anos? Vinte anos? Partilhar os projetos para o futuro. Refletir: qual é o meu projeto de vida? Quais são os meus sonhos e ideais? Que valores estou procurando viver? Qual é o modelo que inspira a minha vida?

l Preparar retiros, novenas, horas santas e semanas vocacionais sobre o tema.

l Montar um jornal ou mural sobre vocações.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jovens Adoradores




Queridos Irmãos e Irmãs, na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, a partir das 22h, acontecerá a Vigília dos Jovens Adoradores, na Igreja de Santana (Praça XI). A vigília começará com a Missa celebrada por Dom Orani. Também estará presente o Ricardo Sá da Canção Nova. TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR de mais esta vigília na intenção da Jornada Mundial da Juventude 2013. 
Venha com toda a sua família !

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dez Conselhos de Bento XVI aos Jovens




Conversar com Deus

"Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: 'Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar'. Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, 
queremos amar".

Contar-lhe as penas e alegrias
"Abri o vosso coração a Deus. Deixe-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o 'direito de vos falar' durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine, com a Sua luz, a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração".

Não desconfiar de Cristo
"Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso 'sim' ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos, hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: 'Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta'. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo".

Estar alegres: querer ser santos
"Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um 'alto grau' da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria. A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente".

Deus: tema de conversa com os amigos
"São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita de autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros".

Ir à Missa no Domingo
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia, redescobrireis, também, o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.”

Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.”

Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a Ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.”

Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes.”

Ler a Bíblia
"O segredo para ter um 'coração que entenda' é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: 'O desconhecimento das Escrituras é o esconhecimento de Cristo'"

Em resumo:
“Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo - ainda que não saiba - espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe seguí-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n'Ele e não ficareis decepcionados.”


Trechos do Papa Bento XVI - Resumo feito por "Mensagem Cristã" 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novos membros integram o Setor Juventude



No dia 17 de dezembro foram escolhidos novos membros para integrar a coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Realizada no Edifício João Paulo II, na Glória, a reunião foi dirigida pelo assessor eclesiástico de setor, padre Renato Martins. São Eles: Márcio dos Anjos, da Congregação Mariana, Diogo Rocha, da Comunidade Shalom, e Juliana Fernandes, da Pastoral da Juventude.

De acordo com o padre Renato, a escolha objetiva fortalecer a coordenação do setor, que tem a função de reunir todos os segmentos juvenis atuantes na arquidiocese.

“A função do Setor Juventude na arquidiocese é congregar todas as expressões jovens, independente do movimento de que participam, respeitando a espiritualidade e identidade de cada um”, afirmou padre Renato.

Ele disse ainda que o trabalho com os jovens precisa ser cada vez mais articulado, em vista da Jornada Mundial da Juventude. Para 2012 já estão programados alguns eventos em âmbito arquidiocesano. Entre eles, o Folia com Cristo, no dia 5 de fevereiro, que vai acontecer na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O outro é a Jornada Arquidiocesana da Juventude, no Domingo de Ramos.

“Fico feliz por seu escolhida como representante da juventude de nossa arquidiocese. Há uma gama imensa de carismas, que precisam ser integrados. O desafio é justamente proporcionar essa unidade. Temos muito que fazer. O ano de 2012 é dedicado à juventude e temos pela frente a organização de uma jornada e a visita do papa”, disse Juliana.

O trabalho dos jovens escolhidos será, entre as muitas atividades, organizar as vigílias da juventude, um pedido do arcebispo, que deve ser realizado mensalmente na Igreja de Sant’Ana, na intenção da JMJ.

“Nosso objetivo é articular a juventude nas paróquias e nos vicariatos, para que todos estejam animados para a JMJ e a visita do Papa Bento XVI à nossa cidade. A visita do Papa é uma grande motivação para que os jovens estejam mais inseridos na vida da Igreja”, frisou Márcio.

Testemunho de Fé

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curso para Introdutores



            A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma realizou, no último dia 11/12 um curso para Introdutores. O evento foi ministrado por membros de Comissão Arquidiocesana, à convite do Pároco Márcio Sérgio Oliveira de Queiroz.

            As palestras proferidas por Irmã Lucia Imaculada, Maria Helena Sette Câmara e Joice Coopper trataram dos seguintes temas:

a) Iniciação Cristã e Pastoral de Conjunto
b) O Tempo do Pré-Catecumenato
c) O Papel do Introdutor

            Estiveram neste dia de formação cerca de 30 agentes de várias pastorais que refletiram a participaram de trabalhos em grupo sobre a importância da figura do introdutor no Processo Catecumenal, que vem sendo assumido gradativamente pela Iniciação Cristã de jovens e adultos desta paróquia.

Abaixo, algumas fotos deste dia:



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Introdutor


Modelo em Lc 24,13-35



Jesus fez/faz...
v.15 Se aproxima e caminha junto
Introdutor faz...
- Procura usar linguagem acessível;
- Se interessa pela vida do outro, mas com respeito à sua privacidade;
- Procura não colocar barreiras se mostrando o mais sábio ou o mais santo;
- Procura perceber o nível de fé e de  conhecimento da pessoa, para não apresentar um anúncio evangelizador nem tão além ou tão aquém do que ela precisa receber.


Jesus fez/faz...
v.17-21 Ouve as suas expectativas e o que pensam a seu respeito
Introdutor faz...
- Usa o diálogo e não o discurso; evangeliza conversando e não, com palestra;
- Procura perceber qual a idéia de Deus que a pessoa possui; o que pensa ou já sabe sobre Jesus.
- Procura perceber os motivos que a levaram a se aproximar ou, a querer os Sacramentos.
- Procura perceber tudo isto conversando sobre os fatos da vida e não fazendo um interrogatório formal.


Jesus fez/faz...
v.24 Cada um precisa de sua experiência pessoal
Introdutor faz...
- Intercede para que o Espírito Santo dê à pessoa uma experiência pessoal da presença de Jesus em sua vida;
- Ensina a orar; incentiva a oração espontânea, convida para a oração comunitária, sobretudo para a Missa.
- Tem consciência de que esta experiência pessoal do encontro com Cristo que vive no meio de nós é fundamental para que ela continue firme na fé e queira seguir o Caminho.


Jesus fez/faz...
v.27 Usa as passagens da Escritura que se referem a Ele mesmo (anuncia Jesus)
Introdutor faz...
- Anuncia Jesus usando as passagens da Bíblia que se referem a Ele como o Caminho, a Verdade e a Vida; como o Senhor e Salvador; como o Deus Conosco...


Jesus fez/faz...
v. 32 São as Escrituras que fazem arder  o coração
Introdutor faz...
- Sabe que suas palavras passam e que só a Palavra de Deus não passará, por isso sempre usa, pelo menos, uma passagem da Escritura;
- Medita e convida à meditação de um versículo bíblico, procurando perceber se há compreensão sobre o mesmo ou se requer explicação.
- Faz e ensina a fazer a leitura orante da Palavra de Deus.


Jesus fez/faz...
v.28 Dá liberdade de escolha, faz que vai adiante.
Introdutor faz...
- Não coage; intimida ou induz a pessoa a tomar uma decisão;
- Não promete o “Céu”(não haverá mais problemas), nem o inferno para forçá-la a uma decisão.
- Respeita suas opções; sua religiosidade e não impõe, mas propõe a fé cristã.


Jesus fez/faz...
v.29 Eles tomam sua decisão livre e pedem:"Fica conosco"
Introdutor faz...
- Procura perceber e avalia, junto com o simpatizante, sobre suas disposições em querer seguir e passar para a próxima etapa.
- Esta decisão de livre adesão é fundamental no processo e esta adesão deve ser refletida não só pelas palavras, mas pelo propósito de conversão.


Jesus fez/faz...
v.31 O reconhecem no pão (Eucaristia) depois de terem ouvido as Escrituras
Introdutor faz...
- Evangeliza, procurando mostrar que a Missa é nossa principal oração, pois nela, Jesus vem ao nosso encontro na Palavra , na Eucaristia, na assembleia reunida.


Jesus fez/faz...
v.33 Saem em missão. Sua primeira missão é retornar à própria comunidade.
Introdutor faz...
- Sabe que ninguém deve sair a evangelizar por conta própria, mas sempre vinculado à comunidade dos Apóstolos, à Igreja.
-Procura e respeita a orientação do pároco; do Bispo; dos documentos da Igreja...


Jesus fez/faz...
v.48 Jesus os convida a serem testemunhas.
Introdutor faz...
- Evangeliza não só com as palavras, mas partilhando a sua própria vida; sua caminhada de fé.


Jesus fez/faz...
v. 49 Jesus promete a força do alto.
Introdutor faz...
- Reconhece e invoca o Espírito Santo como o principal agente da evangelização. Invoca para si e para o simpatizante, pois sabe que este precisará contar com a Sua força para aderir de fato à vida cristã.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bem-Aventuranças dos Jovens

João Paulo II


Bem aventurados os jovens sábios,
porque serão também ouros e coração e simples de espírito:
eles anunciarão a Paz!

Bem-aventurados os jovens humildes,
porque eles saberão acolher a verdade
escondida no coração de todas as pessoas
que encontrarem ao longo do caminho!

Bem-aventurados os jovens pobres,
porque terão o olhar sempre voltado para Deus
e vencerão com esperança suas lutas neste mundo!

Bem-aventurados os jovens que fazem da caridade
uma lei do seu coração, porque, amando sem reservas,
encontrarão a coragem de obedecer a profetas e santos!

Bem-aventurados os jovens que temem o Senhor,
porque não temerão inimigo algum na terra,
seja pequeno ou grande!

Bem-aventurados os jovens pacíficos,
porque serão vistos como herdeiros da terra de Deus!
Porque a eles todos, será dada por herança
A terna bem-aventurança!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

JMJ no Rio será de 23 a 28 de julho de 2013



A data da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi confirmada na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma: será de 23 a 28 de julho de 2013. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou a novidade por meio de seu twitter.

De acordo com a postagem no twitter de Dom Orani, outro assunto tratado com o Pontifício Conselho foi a escolha da logomarca da JMJ Rio2013, que já havia passado por uma análise não conclusiva, mas que agora foi escolhida e será divulgada oportunamente.

Segundo informações do Arcebispo da Cidade Maravilhosa, no final de fevereiro de 2012 uma comissão do PCL virá ao Rio e de 28 de março a 1º de abril do mesmo ano haverá uma reunião geral em Roma, na qual os organizadores da última JMJ, em Madri, também estarão presentes.

Uma comissão do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ — composta pelo presidente da comissão e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, por dois Bispos Auxiliares do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, pelo Monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e pelos Padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais — está em Roma desde a última segunda-feira, 12, para este encontro com o Pontifício Conselho para os Leigos. Até a data da Jornada, as duas equipes — o Comitê Central, que é o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, e o Comitê Organizador Local, no Rio de Janeiro — estarão trabalhando em unidade para garantirem que a Jornada seja bem sucedida.

Portal

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Texto para Reflexão



Meu Bambu amado!
Narrador: Conta uma lenda chinesa que existia um lindo e maravilhoso jardim, situado no oeste da aldeia, no meio de um grande reino. O Senhor deste jardim costumava passear por lá diariamente, quando o calor do dia era mais forte. Havia neste jardim um bambu de aspecto nobre. Era o mais bonito entre todas as árvores e o Senhor tinha uma admiração especial por este bambu. Ano após ano, esse bambu crescia e tornava-se cada vez mais lindo e grandioso. Mas o bambu não era feliz. Sentia no seu íntimo que estava lhe faltando algo importante. Certo dia, o Senhor muito preocupado, aproximou-se da sua árvore querida e o bambu, com grande veneração, abaixou a cabeça. O Senhor disse-lhe:

Senhor: Meu querido bambu, estou precisando de ti.
Narrador: Ao bambu pareceu ter chegado o dia especial, o dia para o qual havia nascido. Com grande alegria, mas baixinho, o bambu respondeu:
Bambu: Senhor, estou pronto. Feze de mim o que quiseres.
Senhor: Bambu, para servir-me de ti, é necessário abater-te.
Narrador: A voz do Senhor era séria. O bambu ficou assustado, muito assustado.
Bambu: Abater-me, Senhor, depois que me tornaste a árvore mais linda de seu jardim? Não, por favor, não! Usa-me para sua alegria, mas, por favor não me abatas.
Senhor: Meu querido bambu, se eu não Puder abater-te, não poderei usar-te.
Narrador: A voz do Senhor tornou-se ainda mais séria. No jardim então, fez-se um grande silêncio. O vento não soprava mais, os passarinhos não cantavam mais. Vagarosamente, o bambu abaixou mais sua cabeça maravilhosa. Depois suspirou:
Bambu: Senhor, se não podes usar-me sem que me abatas, então faze de mim o que quiseres.
Senhor: Meu querido bambu, não devo somente abater-te, mas também cortar suas folhas e ramos.
Bambu: Senhor, não faças isto comigo. Deixa-me pelo menos as folhas e os ramos!
Senhor: Se não queres que te corte, também não poderei usar-te.
Narrador: Então o sol se escondeu e os passarinhos, ansiosos, voaram para longe. O bambu tremeu e já sem voz disse:
Bambu: Senhor, então corta-me as folhas e os ramos!
Senhor: Meu querido bambu, tenho que fazer mais, ainda. Devo racha-te em duas partes e arrancar teu coração. Se não conseguir fazer isto, também não poderei usar-te.

Narrador: O bambu não conseguiu mais falar. Abaixou sua linda cabeleira até o chão. Assim o Senhor do jardim abateu o bambu, cortou os ramos, tirou as folhas, rachou-o em duas partes e arrancou dele o coração. Em seguida, levou-o à fonte de água fresca, próximo dos campos secos. Ali, delicadamente, o Senhor dispôs o querido bambu no chão. Uma extremidade do tronco foi ligada à fonte de água, outra foi virada para o campo seco. A fonte jorrava água, a água passava através do bambu oco e chegava alegre para o campo que havia esperado bastante tempo. Em seguida, foi plantado o arroz. Os dias passaram, a semente cresceu e o tempo da colheita chegou. Assim, o maravilhoso bambu tornou-se realmente uma grande bênção de vida e doação. E a sua alegria dói imensa...

Narrador: Moral da história:
Todos: Que todos nós possamos ser em nossos grupos, comunidade, paróquias, Dioceses e, quem sabe no mundo, este bambu que se esvaziou de si para o bem comum..., para animar missionária e catequeticamente nossa Igreja, assumindo de verdade o processo de Iniciação á Vida Cristã!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Contagem regressiva para o anúncio da logo da JMJ RIO2013



Aumenta a cada dia a expectativa para conhecer a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O concurso para a escolha está em fase de seleção.
O prazo para as inscrições e envio da logo terminou no dia 31 de outubro e o anúncio da ganhadora deverá acontecer em dezembro.

Os concorrentes das mais diversas partes do Brasil e do mundo demonstraram muita criatividade e técnica. Mais de 150 logos chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e deixam evidente a força da fé e da alegria da juventude católica.

O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de participantes no concurso, seguida por São Paulo. Estão concorrendo, também, logomarcas provenientes de vários países: Itália, Estados Unidos, Portugal, Croácia, Zimbábue, Holanda, Argentina, México, Austrália, Bolívia, Peru e China.
Jovens, tanto de idade como de coração, enviaram seus trabalhos. O concorrente mais jovem tem 14 anos e o jovem “há mais tempo” tem 93.

Uma das grandes curiosidades é o processo de seleção. Entre as etapas previstas está a avaliação por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. A primeira seleção escolherá quinze logos e dentre as selecionadas, cinco serão enviadas para o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma.

É diretamente do Vaticano que virá o nome do ganhador do concurso.
Continuem na torcida e acompanhem as novidades no site: www.rio2013.com
Site Oficial JMJ Rio 2013

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Youcat – O Catecismo para os jovens lançado na Jornada Mundial da Juventude 2011/Madri


Prefácio de Bento XVI ao catecismo para jovens Youcat

Queridos jovens amigos!
Hoje, aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário.

É extraordinário pelo seu conteúdo, mas também pelo modo pelo qual é formado, que eu desejo explicar-vos brevemente, para que se possa compreender sua particularidade. Youcat originou-se, por assim dizer, de uma outra obra, que surgiu em meados dos anos 80. Era um período difícil para a Igreja, assim como para a sociedade mundial, durante o qual se sugeriu a necessidade de novas orientações para encontrar uma estrada rumo ao futuro. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e no mutante clima cultural, muitas pessoas não sabiam mais corretamente em que os cristãos deveriam propriamente acreditar, o que a Igreja poderia ensinar, se ela poderia ensinar algo a todas as pessoas, e como tudo isso poderia adaptar-se ao novo clima cultural. O Cristianismo enquanto tal não está superado? Pode-se, ainda hoje, racionalmente, ser crentes? Essas são perguntas que ainda hoje muitos cristãos se colocam. O Papa João Paulo II resolveu tomar uma decisão audaciosa: decidiu que os bispos de todo o mundo escreveriam um livro, através do qual responder a essas perguntas.

Ele confiou-me a missão de coordenar o trabalho dos bispos e assegurar que, das contribuições dos bispos, nascerie um livro – digo um verdadeiro livro, não uma simples justaposição de uma multiplicidade de textos. Este livro devia levar o título tradicional de Catecismo da Igreja Católica (CIC) e, todavia, ser algo de absolutamente estimulante e novo; devia mostrar em que crê a Igreja Católica e de que modo se pode crer de maneira racional. Fiquei assustado com essa tarefa, e devo confessar que duvidei que algo de similar pudesse surgir. Como podia acontecer que autores espalhados por todo o mundo pudessem produzir um livro legível?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CF 2013 - CNBB já trabalha no Texto Base




A Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e o Setor Universidades, todos pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e representantes de universidades católicas e convidados se reuniram no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), nos dias 18 e 19, para debater sobre o texto base da CF de 2013, que terá como tema "Fraternidade e Juventude".

Mais de 20 pessoas, vindas de todo o país, participaram desta primeira reunião, que teve como meta debater assuntos ligados à juventude e aprovar o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.

Segundo o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, uma das preocupações do encontro foi buscar compreender um pouco mais o mundo em que vive os jovens de hoje. “Abordamos, na reunião, panoramas da juventude, no contexto atual de mudanças profundas e procuramos perceber elementos do impacto das novas redes sociais entre os jovens.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Professor de Ensino Religioso


DIÁRIO OFICIAL de 20 de outubro de 2011
LEI N.º 5.303 DE 19 DE OUTUBRO 2011.
Cria no Quadro Permanente do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro a categoria funcional de Professor de Ensino Religioso e dá outras providências.

Autor: Poder Executivo
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica criada no Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo do Rio de Janeiro a categoria funcional de Professor de Ensino Religioso, para atuação exclusiva no âmbito da Secretaria Municipal de Educação – SME.
Parágrafo único. A composição numérica de cargos da categoria funcional criada por esta Lei corresponde a seiscentas vagas para Professor de Ensino Religioso.
Art. 2º O ingresso no cargo de Professor de Ensino Religioso dar-se-á mediante aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, para atuação na rede Municipal de Ensino.
Parágrafo único. Constará do edital do concurso público que os professores admitidos para ministrar a disciplina de Ensino Religioso deverão ser aproveitados para outras disciplinas compatíveis com a formação, quando não houver, justificadamente, turmas específicas para esta disciplina.
Art. 3º As atribuições e especificações essenciais correspondentes à categoria funcional de Professor de Ensino Religioso encontram-se relacionadas no Anexo I desta Lei.
Art. 4º Os professores de ensino religioso deverão ser credenciados pela Autoridade Religiosa competente, que exigirá deles formação religiosa obtida em instituição por ela mantida ou reconhecida.
Art. 5º A implantação do ensino religioso, de caráter plural e de matrícula facultativa, priorizará inicialmente as escolas de ensino de turno integral.
Art. 6º A categoria funcional de Professor de Ensino Religioso estruturar-se-á nos padrões de escalonamento e de vencimento-base constantes do Anexo II desta Lei.
Parágrafo único. Os valores de vencimento-base constantes do Anexo II desta Lei referem-se ao mês de março de 2011 e estarão sujeitos aos reajustes gerais aplicáveis aos servidores municipais após aquela data.
Art. 7º Fica obrigada a Secretaria Municipal de Educação-SME afixar, nas escolas municipais onde será implantado o ensino religioso, em locais de fácil e clara visualização, cartazes de tamanho mínimo no padrão A3 contendo a seguinte informação: Aos Senhores Pais ou Responsáveis, a Disciplina Ensino Religioso é de matrícula facultativa, conforme o §1º do art. 210 da Constituição Federal.
Art. 8º Fica o Poder Executivo autorizado a regulamentar os procedimentos que se façam necessários em complemento à matéria de que trata esta Lei.
Art. 9º As despesas decorrentes da presente Lei serão atendidas pelas dotações orçamentárias próprias do Poder Executivo, conforme previsão na Lei Orçamentária Anual, ficando o Poder Executivo autorizado a proceder aos remanejamentos orçamentários, permitidos pela legislação aplicável, que sejam necessários ao cumprimento desta Lei.
Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Eduardo Paes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Painel: "Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja"




O Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, filiado à Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) realizou na última sexta-feira, dia 21 de outubro, no Auditório do Edifício João Paulo II, o painel “Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja”.

O Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acolheu a todos os presentes e deu a sua benção, juntamente com o Diretor do Instituto, Dom Karl Josef Romer, o Bispo Auxiliar do Rio e Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Joel Portella, que ministraram a palestra.

Para Dom Orani, o trabalho que o Instituto Superior de Ciências Religiosas vem desenvolvendo na Arquidiocese do Rio contribui para uma formação integral do ser humano. O Arcebispo recordou ainda que todas as atividades promovidas pelo núcleo vão ao encontro do pedido que o Papa Bento XVI fez ao anunciar que a Igreja celebrará o "Ano da Fé" – que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo – que é "levar uma experiência de comunhão e fraternidade às pessoas que encontramos, comunicando-lhes a nossa experiência com Cristo e com sua Igreja".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude 2011


No próximo dia 30 de outubro será celebrado o Dia Nacional da Juventude 2011, DNJ, na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Com início às 9h, o evento contará com diversas atividades. Missa, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte, animador do Setor Juventude. Logo após, haverá um stand up comedy, apresentado por Fábio Borges.

Ao meio-dia terão início as oficinas. Cada uma será realizada por uma pastoral ou um movimento. Os temas das oficinas serão "Sexualidade e afetividade", ministrada pelo setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar; "Ditadura da moda e da beleza", organizada pela Comunidade Shalom; e "Direitos humanos", realizada pela Pastoral da Juventude, entre outras.

Às 14h20 haverá a pregação de Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Shalom. Em seguida, acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Renato Martins. Às 16h, será realizado o duelo de DJs católicos entre ElectroCristo e CristotecaRJ. O evento será encerrado às 17h.

O evento, organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, possui 700 jovens voluntários inscritos. Para Juliana Fernandes, uma das representantes do setor, o DNJ será uma oportunidade para um maior engajamento dos jovens.

Testemunho de Fé, nº 714

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O desafio missionário hoje


30/09/2011
Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano

O mês de outubro, como mês temático, tem duas vertentes. De um lado as Missões, que marcam as reflexões em nossas comunidades. É também o mês do Rosário, de antiga tradição, convidando-nos a uma vida de oração contemplativa. Esses dois temas se completam, pois necessitamos de uma densa vida espiritual e de orações para vivermos testemunhando Jesus Ressuscitado e o anunciando às pessoas do nosso tempo. Somos essencialmente missionários. Fixemo-nos hoje no tema das missões.

A caminhada da Santa Igreja perpassa por várias correntes referenciais para levar aos fiéis a plena compreensão do Reino de Deus. Dentre as correntes que se adotam no percurso da caminhada evangelizadora está a dimensão missionária.

Na caminhada histórica do Filho de Deus, a Igreja Católica apresenta o mês de outubro como o mês das Missões. Neste ano apresenta-se com o tema “Missão na Ecologia”, que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam como a Campanha Missionária 2011. A temática, como nos anos precedentes, está diretamente ligada ao tema da Campanha da Fraternidade, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Sempre foi consenso que os vários temas durante o ano poderiam ser ligados ou inspirados no tema da Campanha da Fraternidade. Nesse sentido, a Semana Nacional da Vida, começando no início de outubro e culminando com o Dia do Nascituro(08/10), nos recorda que toda a nossa reflexão ecológica não teria sentido sem a preservação e o respeito à vida humana.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá




No último dia 25 de Setembro, jovens de 11 paróquias do Vicariato Jacarepaguá reuniram-se na Igreja de São Bartolomeu no Itanhangá a fim de continuarem sua preparação para receberem o Sacramento do Crisma. Mas, achamos que encontraram mais... O pároco da igreja, Pe. Sérgio, logo percebeu o clima do ambiente e pronunciou: "Eu sinto que há alegria nessa igreja", de fato todos sentimos isso. Jovens alegres por estar ali, juntos, louvando o Senhor. Foram seis horas de encontro, que passaram muito rápido.


Os pedidos de mais um, mais um, sempre que os músicos paravam de tocar. Os gritinhos e assovios quando ouviam de um palestrante algo que chamava mais a atenção, os aplausos para cada um dos representantes do Clero que falaram, encheram a todos, jovens, formadores, padres, religiosos e religiosas presentes, de alegria contagiante.

O evento começou às 15h com as boas-vindas dadas pelo Vigário Episcopal, Monsenhor Jan Kaleta que os convidou a oração inicial e os abençoou para o que haveria de vir. Juntamente com o Monsenhor, o seminarista Arnaldo conversou com os jovens sobre o papel deles no mundo de hoje e na Jornada que se aproxima.

Depois de muito louvor, danças, trenzinhos, foi a vez de Irmã Lúcia Imaculada, CNSB conversar com os jovens sobre a unidade, tema do evento: "Em Cristo somos um". Durante o bate-papo com a Irmã, recebemos a visita de Padre Renato Martins, assessor vicarial da iniciação cristã que deixou como mensagem: "Sejam jovens católicos em todos os ambientes".

Veio o intervalo... E com ele, um momento para confraternização entre os jovens.

Após o intervalo a equipe vicarial apresentou alguns vídeos e conversou com eles sobre as Jornadas Mundiais, convocando-os: "Existem jovens na Igreja? Onde estão?". Convocação atendida aos gritos de “Sim, estamos aqui!”.

Com muita alegria eles receberam o último palestrante do dia, o seminarista Júlio César, que tratou das diversas vocações, salientando duas: a felicidade e a santidade. Uma das mensagens deixadas por Julinho (como os jovens o chamavam) foi: "Sejam apaixonados por Cristo, pois quando amamos, só pensamos naquele por quem estamos apaixonados".

Antes da Missa, a Pastoral Vocacional apresentou uma esquete teatral em que Moisés exortava o povo de Deus, a Igreja, a vida em santidade e a missão. Às 19h30, Padre Sérgio iniciou a Missa, e ao final, agradeceu a todos e pediu: "Voltem no próximo ano".

Se Deus quiser, voltaremos padre.





terça-feira, 20 de setembro de 2011

JMJ-2013: a juventude do Brasil abraça a Cruz



Sob o sol forte do domingo, dia 18 de setembro, mais de 100 mil jovens sustentaram em seus ombros, mesmo sem chegar a tocá-la, a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), durante o Bote Fé, que aconteceu no Campo de Marte, em São Paulo.

Foi um dia que marcou os corações de todos os presentes e daqueles que puderam acompanhar, através dos meios de comunicação, a chegada dos símbolos da JMJ.

O ápice dessa grande festa, que começou às 9h, foi a Celebração Eucarística. Além da Cruz, os jovens acolheram o Ícone de Nossa Senhora na missa, presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, pelo presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno e pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com os demais bispos e sacerdotes presentes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Homilia do Papa Bento XVI




Homilia do Papa Bento XVI no encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Madri (21/08/11)

Queridos jovens,

Com a celebração da Eucaristia, chegamos ao momento culminante desta Jornada Mundial da Juventude. Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afeto especial com que Jesus vos olha. Sim, o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos (cf. Jo.15,15). Ele vem ter convosco e deseja acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas duma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai. Pela nossa parte, conscientes da grandeza do seu amor, desejamos corresponder, com toda a generosidade, a esta manifestação de predileção com o propósito de partilhar também com os demais a alegria que recebemos. Na atualidade, são certamente muitos os que se sentem atraídos pela figura de Cristo e desejam conhecê-Lo melhor. Pressentem que Ele é a resposta a muitas das suas inquietações pessoais. Mas quem é Ele realmente? Como é possível que alguém que viveu na terra há tantos anos tenha algo a ver comigo hoje?

No evangelho que ouvimos (cf. Mt.16,13-20), vemos representadas, de certo modo, duas formas diferentes de conhecer Cristo. O primeiro consistiria num conhecimento externo, caracterizado pela opinião corrente. À pergunta de Jesus: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?”, os discípulos respondem: “Uns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Isto é, considera-se Cristo como mais um personagem religioso junto aos que já são conhecidos. Depois, dirigindo-se pessoalmente aos discípulos, Jesus pergunta-lhes: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”. Pedro responde formulando a primeira confissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. A fé vai mais longe que os simples dados empíricos ou históricos, e é capaz de apreender o mistério da pessoa de Cristo na sua profundidade.