quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Festival da Juventude abre inscrições



Já pensou em fazer parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013? É possível se apresentar em palcos e teatros do Rio de Janeiro. Para isso, os grupos devem se inscrever para participar do Festival da Juventude, que acontecerá de 22 a 28 de julho de 2013.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2012 e estarão sob a responsabilidade do Setor Atos Religiosos e Culturais do Comitê Organizador Local (COL).

As categorias do Festival da Juventude são: música, artes cênicas (teatro e dança) e exposição. Podem ser feitas inscrições nas três categorias. E o grupo pode se inscrever com mais de uma apresentação. Por exemplo: se o grupo tem mais de uma exposição, ou mais de uma apresentação artística, pode ser feita a inscrição de cada uma dessas apresentações.

Para ser selecionado, o grupo deve atender, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja e ter qualidade técnica. Para apresentações musicais, somente serão aceitas as católicas, atendendo ao requisito de coerência com o Magistério da Igreja, em qualquer ritmo.

As bandas, grupos e exposições se apresentarão nos diversos teatros já existentes na cidade e palcos distribuídos em vários bairros. Os participantes de banda, que for aprovada para participar do Festival da Juventude, não necessariamente precisam ser peregrinos.

O resultado dos selecionados será divulgado em março de 2013, com a indicação do local da apresentação. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

18º Encontro Vocacional


Dia 16 de setembro
Das 12h às 17h

Santa Missa com Dom Nelson Francelino
Louvor, Pregações e muito mais.
Participem!

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19)


Jovens, participem conosco deste momento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude


Local: Centro de Convivência Marcelino Almeida
Rua Francisco Real, 365 – Padre Miguel

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Encontro de Formação para Catequistas do Vicariato Norte



O Vicariato Norte tem investido cada vez mais na formação de seus catequistas, como orienta o 11º Plano Pastoral.

No último dia 1º de setembro, sábado, aconteceu o Curso de Formação para Catequistas de todos os segmentos do vicariato. Evento este, que contou com a presença de cerca de 90 pessoas entre catequistas e agentes da Pastoral do Batismo. Foi uma grande oportunidade para a formação e motivação da Iniciação Cristã!

Com o tema "Catequista: o rosto que reflete Jesus", tivemos como  formadores: Bárbara M. Fonte, coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã e Pe. Arnaldo Rodrigues, que é um dos membros do COL (Comitê de Organização Local) da JMJ Rio2013. A Santa Missa foi presidida pelo vigário episcopal do vicariato norte, Pe Cláudio dos Santos. O evento contou ainda, com a presença de Ir. Lúcia Imaculada da Congregação Nossa Senhora de Belém e coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã, que nos deixou muito felizes com sua presença, neste dia em que também se celebrava a festa de Nossa Senhora de Belém!
Coordenação Vicarial


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hino convoca jovens a serem amigos de Deus



A música que vai embalar as lembranças de muitos jovens sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 é de autoria do padre José Cândido, da Paróquia de São Sebastião, em Belo Horizonte (MG).

            O sacerdote é um compositor experiente, sendo autor de mais de 200 canções litúrgica. As mais conhecidas são “Toda Bíblia é comunicação”, “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo”.

            O trabalho do padre José Cândido com a música começou em 1973, e esta não é a primeira vez que uma de suas músicas será cantada em um evento com o Papa. Ele também compôs “Benedito sejas, ó Rei da glória”. De acordo com ele, o hino, intitulado “Cruz da Esperança!”, pode ser aplicado em momentos litúrgicos, como os cantos de entrada ou saída, na ação de graças e também em momentos de festa, como a Jornada. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carta da CNBB



CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

01 de setembro de 2012.
CJ – C – Nº 0779/12
Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

“E, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele” (Lc 24, 27). Que bom! Não caminhamos sozinhos! O Ressuscitado sempre nos rejuvenesce ao nos alcançar e nos recordar a aliança do amor incondicional de Deus por nós que não nos permite cair no desânimo, no individualismo e na omissão. Sua Palavra e presença nos conduzem a uma profunda comunhão com Ele e com os irmãos que caminham ao nosso lado. A passagem bíblica dos “Discípulos de Emaús” nos fortalece para a vida e nos compromete na missão de especiais comunicadores da Palavra aos jovens.

“Quereis, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da Palavra,
            proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica? Quero!” (Rito da Ordenação)

Deparamo-nos com a desafiadora realidade circundante, muitas vezes contrária e apática à mensagem do Evangelho. Que luta e ousadia!

“O desafio para o jovem – assim como para todos os que aceitam Jesus como caminho – é escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes” (Doc. 85, 60). Como ajudar as novas gerações, influenciadas por inúmeras propostas e orientações, na escuta dessa voz libertadora? Aos ruídos dos questionamentos existenciais se somam os diversos problemas socioculturais, bem como o agitado universo midiático no qual o jovem se encontra, se forma e se relaciona.

Esta realidade, no entanto, não nos desanima! As contradições da pós-modernidade nos mostram um dado interessante: há uma significativa abertura para se acolher a Palavra de Deus. Os jovens de hoje, quando acompanhados e bem formados, se predispõem a escutá-la, estudá-la e acolhê-la radicalmente.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mensagem aos Catequistas do Brasil


Neste ano de 2012, o que dizer, de coração, celebrando o Dia do(a) Catequista dentro do Mês Vocacional, a todos(as) os(as) catequistas do nosso querido Brasil? Ano de 2012: ano que teve como Tema Central da 50ª Assembléia Geral da CNBB e resultou no Documento 97: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”?; ano que vivenciará o início do “Ano da Fé”, proclamado pelo Papa Bento XVI, marcando o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica?; ano que terá a XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”? Só estes três eventos, ligados diretamente ao nosso ministério bíblico-catequético, já fazem esse ano de 2012 especial!

Tendo tudo isso presente, só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como catequistas, na educação da fé iniciando à vida cristã. E, louvando a Deus, quero, em nome da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, da CNBB, parabenizar a todos(as) catequistas: o nosso Deus Trindade lhes cumule de toda a benção, sim, no sentido mais bíblico de bênção: “garantia da Sua presença”. Nós precisamos, continuamente, no árduo ministério bíblico-catequético, desta “presença garantida do Senhor”!

E por falar em Bíblia, que contem a Palavra de Deus, reforça e anima o nosso ministério as palavras do Papa Bento XVI, escritas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini: “A atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a história da salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que a sua vida pessoal pertence também àquela história” (VD, n. 74).

 Um abraço fraterno e caloroso,

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral 
Bíblico-Catequética da CNBB

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2º Encontro Vocacional no Vicariato Oeste




Dia 23 de setembro, das 14h às 17h
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Rua Rodolfo de Melo, 2 – Campo Grande

Informações e inscrições:
2412-7440 ou pelos e-mails: sister_patrick@ig.com.br e irmapatriciavioleta@gmail.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Iniciação Cristã em preparação para a JMJ Rio 2013



Nos dias 27, 28 e 29 de julho, a Iniciação Cristã participou ativamente do evento "Preparai o Caminho" na coordenação da liturgia. Evento que ocorreu no Maracanãzinho e marcou a contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio 2013!

No dia 28 de julho, durante a programação, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, acompanhado pelo Arcebispo D. Orani, se encontrou com o Setor Juventude de nossa arquidiocese. Neste encontro, também, a Iniciação Cristã se fez presente!

O próximo encontro entre Dom Giovanni d’Aniello e os jovens líderes, deve ocorrer no próximo dia 14 de setembro. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, orientou a todos a apresentarem suas dificuldades, preocupações e lutas. O Núncio deverá voltar à Roma, logo após este segundo encontro, levando ao Papa as expectativas da juventude brasileira.

É a Iniciação Cristã em preparação para a JMJ Rio 2013!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Encontro de Formação para Catequistas do Vicariato Norte




Sábado, dia 1º de setembro
De 8h às 13h
Na Paróquia Divino Espírito Santo
(Rua Felipe Camarão, 12 – Maracanã)

Tema: “Catequista, o rosto que reflete Jesus”

Informações: 2292-3132, ramais 442 e 445 ou pelo e-mail catequeserj@arquidiocese.org.br

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Feira Vocacional




A FEIRA VOCACIONAL acontecerá durante os dias da JMJ na Praia Vermelha, ao lado do conhecido ponto turístico Pão de Açúcar. Nos dias anteriores à JMJ haverá também, um segundo local oferecido para todas as comunidades participarem da FEIRA VOCACIONAL, já que os espaços na Praça da Urca são limitados. Uma parceria com a Promocat Marketing, empresa contratada para organizar e comercializar a Feira Vocacional, ampliará o espaço da Feira no Centro de Exposições Riocentro, junto com a ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil, evento paralelo à JMJ Rio 2013 que será realizado pela CNBB.

Para visualizar a imagem em tamanho maior, clique aqui.

Carta aos párocos



Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

Brasília, 01 de agosto de 2012
CJ – C – Nº 0716/12

Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

Não temos dúvidas de que a JMJ, além do benefício para o impulso da evangelização da juventude, traz, para o jovem, um profundo questionamento a respeito do sentido da vida. Cada uma de nossas Paróquias e Comunidades é chamada a aproveitar deste momento ímpar de nossa história, garantindo condições favoráveis às novas gerações para que elas possam responder com alegria ao chamado de Deus:“Desejo que as Igrejas locais, nas suas várias componentes, se tornem ‘lugar’ de vigilante discernimento e de verificação vocacional profunda, oferecendo aos jovens e às jovens um acompanhamento espiritual sábio e vigoroso. Deste modo, a própria comunidade cristã torna-se manifestação do amor de Deus, que guarda em si mesma cada vocação.” (Bento XVI, 49º. Dia Mundial de Oração pelas Vocações)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Leah Libresco, popular blogueira americana atéia, anunciou em seu conhecido site a conversão ao catolicismo




Por Salvatore Cernuzi

- É uma história maravilhosa de conversão nos nossos dias, a de Leah Libresco, a popular blogueira americana atéia responsável do “Patheos Atheist Portal”.

No passado, 18 de junho, uma postagem desta jovem filósofa, formada em Yale e colaboradora do Huffington Post, definitivamente chocou muitos seguidores – especialmente ateus – do seu blog, chegando rapidamente a todas as partes do mundo.

"Esta é a minha última postagem" anunciava dramaticamente o título do artigo, onde a blogueira declarava ter finalmente encontrado a resposta para aquela sua "moral interna" que até agora o ateísmo não conseguia satisfazer: o cristianismo. A resposta que durante anos Leah refutava e rejeitava com "explicações que buscam colocar a moralidade no mundo natural."

"Durante anos eu tentei argumentar a origem da lei moral universal que reconhecia presente em mim” explicou a blogueira; uma moralidade "objetiva como a matemática e as leis da física”. Nesta busca contínua de respostas, Leah se refugiou, por exemplo, na filosofia ou na psicologia evolutiva.

"Eu não pensava que a resposta estivesse ali” admite, mas ao mesmo tempo “não podia mais esconder que o cristianismo demonstrava melhor do que qualquer outra filosofia aquilo que reconhecia já como verdadeiro: uma moral dentro de mim que o meu ateísmo, porém, não conseguia explicar”.

Os primeiros "sinais" de conversão vieram no dia de Domingo de Ramos, quando a blogueira participa de um debate com os alunos de Yale para explicar de onde deriva a lei moral. Durante a explicação, foi interrompida por um jovem que “buscava fazer-me pensar – como ela mesma lembra – pedindo-me para não repetir a explicação dos outros, mas para dizer o que eu pensava sobre isso”.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Oração Oficial da JMJ




Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

Faça o download da oração clicando AQUI.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Bote Fé na Vida



Vamos começar a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude correndo. Isso mesmo!O Bote Fé na Vida é um projeto para evangelizar através do Esporte.

Uma corrida e caminhada de rua que vai acontecer no dia 22 de julho  em todas as dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de uma ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esse é o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização.

Largada às 9h

Local: Copacabana
Concentração: Praça do Lido
Percurso de 5 km - Saída e Chegada na Praça do Lido pela Avenida Atlântica.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

7º Seminário Arquidiocesano de Catequistas de Jovens e Adultos


Se 7 é o número da perfeição, então... louvado seja Deus, pois estamos caminhando para lá!




No último dia 7/7, sete paróquias representando cada um de nossos sete vicariatos nos ofereceram uma visão panorâmica acerca da implantação do processo catecumenal na Arquidiocese, apresentando as dificuldades mas também as estratégias encontradas por cada comunidade para superá-las.
          
Apesar de realidades tão diferentes, alguns pontos se destacaram como fundamentais para que a metodologia do processo catecumenal seja implantada: formação para agentes, catequistas e introdutores; entendimento, apoio e participação da comunidade; acompanhamento e incentivo dos padres, acolhimento diferenciado e, sobretudo, a unidade, o que leva, tanto a comunidade quanto os catecúmenos e catequizandos a uma verdadeira iniciação à vida cristã.
         
O objetivo do encontro, em sintonia com o 11º PPC, foi ajudar as paróquias que ainda não iniciaram a implantação, bem como promover a troca de experiências que tanto enriquece a nossa Igreja. Contamos com mais de 350 participantes entre leigos, padres, seminaristas e diáconos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Carta aos Párocos




CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude                


Brasília, 01 de julho de 2012.
CJ – C – Nº 0638/12
Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

Acabo de participar do “Bote Fé” de Campo Grande, MS. Que graça divina! O jovem Flávio me confidenciou, vibrando: “a juventude de nossa diocese não será mais a mesma depois deste Bote Fé!”. Por todos os cantos por onde passam os símbolos da Jornada se torna evidente que há algo extraordinário acontecendo! E ainda falta 1 ano para a JMJ Rio 2013. É isto mesmo: estamos a exatamente 1 ano dela! E para marcar este mês de julho em vista do ‘arranque final’ teremos, entre tantas coisas: a “Jornada e Ação Social” (cf. www.rio2013.org.br), o “Bote Fé na Vida” (cf. www.jovensconectados.org.br), o lançamento dos dois subsídi os “A Caminho da JMJ” e do DVD gravado com os artistas católicos em Natal, o Seminário sobre “Bioética e Juventude”.

A JMJ tem como centro Jesus Cristo e a fé que abraçamos. A juventude é o seu destaque principal; mas é toda a Igreja que se movimenta e se beneficia deste momento de graça. Afinal de contas, apostar nos jovens é apostar na perene vitalidade da Igreja que é sempre chamada a ser criativa, ousada, bela, profética, agradável... e estes traços são próprios da juventude.  A JMJ vem para fortalecer nossa caminhada de evangelização em seu meio e espera que nos desdobremos ao máximo para favorecer em todas as partes, principalmente em nossas Paróquias, uma verdadeira pastoral juvenil que acolha, organize e acompanhe a ‘novidade’ que somente os jovens têm e trazem, sob a ação divina.

“Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”. Já pensaram na força desta expressão que o nosso papa nos dirigiu em 2007? O ‘rosto’  é a nossa manifestação primeira nos relacionamentos; seus traços são a linguagem inicial de um encontro; é a porta de entrada que, pouco a pouco, pela convivência, nos abre à verdade da pessoa; é o lugar de encontro inicial que nos leva aos pensamentos e sentimentos daquele/a que se encontra em nossa frente. O rosto revela, desde os seus tênues traços, se alguém está bem ou mal, se há dor ou alegria, se há satisfação ou preocupação; fala de sonhos e medos, riquezas e carências. Não é pra menos que sempre estamos cuidando do rosto... E é curioso notar que o rosto, apesar de ser ‘meu&rsq uo;, ‘pertence’ aos outros. Os outros veem nosso rosto mais do que nós mesmos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma Jornada por um mundo unido




“Um encontro aber­to para todas as pessoas que quiserem conhecer, experimentar e viver um pouco mais da espirituali­dade de Chiara Luce, uma das jovens intercessoras da Jornada Mundial da Ju­ventude Rio2013”, definiu o diretor executivo do Setor de Pré-Jornada da JMJ Rio2013, padre Jefferson Gonçalves.

“Uma jornada por um mun­do unido” será realizado no dia 8 de julho, das 9h às 17h, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Organizado pelo Movimento dos Focolares com o acompanha­mento do Setor Pré-Jornada, o evento tem como objetivo mostrar a espiritualidade do movimento à luz da vida de santidade da beata Chiara Luce Badano. De origem italiana, foi uma jovem que viveu a radicalidade do Evangelho e que está na origem do Movimento dos Focolares, como intercessora da Jornada. Segundo padre Jefferson, o encontro, que terá músicas, danças e reflexões, surgiu de uma grande vontade de apresentar os intercessores não apenas aos voluntários da arquidiocese, mas para toda a Igreja.

“O encontro tem a finalidade de envolver cada vez mais os vi­cariatos, com seus movimentos e pastorais, ao longo de toda a preparação para a JMJ Rio2013. Cada evento será enriquecido com a espiritualidade que é própria de cada pastoral ou movimento”, destacou.
Para participar, basta pagar a taxa de R$5,00 no local. O Centro Esportivo Miécimo da Silva fica na Rua Olinda Ellis 470. Outras informações podem ser conse­guidas pelos telefones 3235-6624 e 2553-2446.
Renato Francisco
Fonte: Jornal Testemunho de Fé


BIOGRAFIA DE CHIARA LUCE

Nasceu em Sassello, na Itália, no ano de 1971. Aos 10 anos de idade viveu uma experiência forte de encontro com Deus, que mudou sua vida e a de seus pais. A partir deste momento, decidiu viver com radica­lidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeavam. Aos 18 anos foi-lhe diagnosticado um tumor ósseo. Viveu com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. Os cristãos a invocam por sua entrega total a Jesus.
Fonte: Site oficial da JMJ RIO2013 (WWW.RIO2013.COM)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Santa Sé na Rio+20: Por uma aliança entre homem e meio ambiente




“Por uma aliança entre homem e meio ambiente.” Este é o título do documento divulgado pela Santa Sé sobre a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20), contendo algumas recomendações aos participantes da III Sessão do Comitê Preparatório, que terminou na última sexta-feira, 15 de junho, no Rio de Janeiro.

A Santa Sé considera a Rio+20 uma importante etapa de um percurso que ofereceu contribuições significativas para compreender melhor o conceito de desenvolvimento sustentável.

No âmbito deste percurso, emergiu um consenso unânime sobre o fato de que a tutela do meio ambiente passa por um melhoramento da vida dos povos e, vice-versa, que a degradação ambiental e o subdesenvolvimento são temas relacionados entre si e interdependentes.Em todos os eventos internacionais, a presença da Santa Sé é caracterizada não tanto na promoção de soluções técnicas, mas, sobretudo, em destacar que não se pode reduzir a um problema “técnico” tudo o que diz respeito à dignidade do homem e dos povos.

A busca de soluções não pode ser separada da nossa compreensão do ser humano.O ser humano, de fato, está em primeiro lugar. É a pessoa humana que está     no centro do desenvolvimento sustentável. Cabe a ela a boa gestão da natureza, e por isso não pode ser dominada pela técnica e se tornar para ela um objeto. Essa conscientização deve levar os Estados a refletirem juntos sobre o futuro do planeta a curto e médio prazo.

Colocar o bem do ser humano no centro da atenção para o desenvolvimento sustentável é, na realidade, a maneira mais segura para alcançar este fim, assim como para a proteção da natureza.

Partindo desses pressupostos, a Santa Sé propõe aos participantes da Rio+20 uma série de reflexões sobre alguns aspectos que têm repercussões éticas e sociais sobre toda a humanidade. Entre eles, o princípio da subsidiariedade, o desenvolvimento humano integral e a economia verde.

A Santa Sé deseja que o resultado da Rio+20 seja considerado não somente bom, mas também, e principalmente, um resultado inovador e capaz de olhar para o futuro, contribuindo para o bem-estar material e espiritual de todas as pessoas, de suas famílias e comunidades.

Fonte: Rádio Vaticano


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Respeito à vontade de Deus em última instância




Por Raquel Araujo

O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino presidiu uma celebração ecumênica na tarde da última terça-feira, 19 de junho, na tenda 35 da Cúpula dos Povos. O ato contou com a presença de lideranças religiosas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), além de diversos movimentos católicos e novas comunidades, como Focolares, Comunidade Shalom, Comunidade Bom Pastor, Comunidade Coração Novo para refletir sobre o compromisso de cada religião na preservação da natureza. O encontro contou também com a participação da teóloga Maria Clara Bingemer, que fez uma reflexão após a leitura bíblica.

Dom Nelson ressaltou a importância da Cúpula dos Povos para a pluralidade da cultura entre os povos. Ele ressaltou que, através da percepção da teologia da criação, os cristãos não devem se afastar de debates sobre as questões relacionadas à biodiversidade:

— Esse é um momento importante para nós, principalmente no que diz respeito à nossa fé, no que diz respeito ao que nos move, porque aqui no Aterro podemos perceber essa pluralidade de cultura, essa diversidade, e nós, cristãos, não podemos ficar distantes, sobretudo porque, movidos por uma boa compreensão da teologia da criação, temos muito o que contribuir a esse debate, até por força da nossa própria vocação de cuidar da natureza, afirmou o Bispo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Convite: Culto Ecumênico





Convidamos a todos para participarem de um culto ecumênico, organizado pelo Conic/Rio, na cúpula dos povos, no Aterro do Flamengo, com o tema: “Paz na criação de Deus: esperança e compromisso!”, no dia 19/06 às 9h.


Haverá animação a partir das 08h30 com a Banda Bom Pastor.


Divulguem!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

7º Seminário da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos



Querido catequista,

No primeiro sábado de julho, dia 7, estaremos promovendo o 
7º Seminário da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos,
cujo tema será

Iniciação à vida cristã
Desafios e perspectivas

Além da apresentação do caminho já percorrido por algumas paróquias, teremos uma mesa redonda com Ir. Lúcia Imaculada, Pe. Sergio Muniz e D. Pedro Cunha, e então abriremos para perguntas.

Contamos com a sua participação!

no auditório do 2º andar do Ed. João Paulo II
Horário: 08h às 12h30

Inscrições pelo telefone 2292-3132, ramais 442 e 445

Lual da PJ no Vicariato Sul



Com o objetivo de ir ao encontro do jovem anunciando a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, a Pastoral da Juventude no Vicariato Sul vai realizar no dia 16 de junho, a partir das 19h, na Praia Vermelha, o “Lual da PJ”.

O evento contará com rodas de conversa sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), Afetividade e Sexualidade e Fé e Política. Além disso, contará também com animação das bandas do próprio vicariato.

O evento será a 1° atividade de reestruturação da Pastoral da Juventude no Vicariato, e conta com o apoio da Arquidiocese e de alguns movimentos ligados à juventude, para que juntos possam motivar os jovens e promover a tão sonhada civilização do amor.

Informações através do blog: www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Patronos e intercessores da JMJ Rio2013




Sob o manto da padroeira do Brasil, a guarda Soldado de Cristo, com o coração jovem, em missão e cheio de paz. Assim está a JMJ Rio2013 com a proteção de seus patronos. São eles:
Nossa Senhora da Conceição Aparecida;
São Sebastião;
Santo Antônio de Santana Galvão;
Santa Teresa de Lisieux
Beato João Paulo II

O lançamento aconteceu na tarde de hoje, 27 de maio, no Santuário da Penha. Ao todo são cinco patronos e 13 intercessores.

Entenda melhor a diferença entre os dois e conheça as invocações de cada um:

Patronos - pais espirituais dos jovens
Os patronos são os pais espirituais dos jovens, lhe ensinam, como verdadeiros pais e mestres, os caminhos para santidade. Foram escolhidos por estarem intimamente ligados ao espírito da JMJ Rio 2013. Dentre estes estão também representantes da nação. O tema missionário inspira o pedido por proteção e entusiasmo para enfrentar os desafios da evangelização nos dias atuais. Oração e ação são dimensões inseparáveis dos discípulos-missionários de Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias!
São Sebastião, Soldado e mártir da fé!
Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade!
Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões!
Beato João Paulo II, amigo dos jovens!

Intercessores - um modelo a ser imitado
Os jovens desejam encontrar-se com a verdade que dê sentido a sua existência. Dentre os intercessores escolhidos para a JMJ Rio 2013 estão homens e mulheres que mesmo na juventude souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de suas vidas inspira-nos a cultivar suas virtudes. O número 13 poderia apontar para o ano da Jornada, mas, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. A geração JMJ é convidada a entregar sua vida àquele que concede felicidade e liberdade em abundância.

Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus!
Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo!
Beata Laura Vicuña, mártir da pureza!
Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil!
Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos!
Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus!
Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade!
Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo!
Beato Pier Giogio Frassati, amor ardente aos pobres e a Igreja!
Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário!
Beato Ozanam, servidor dos mais pobres!
São Jorge, combatente do Mal!
Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização!

Fonte: Portal Rio2013

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Juventude em adoração à Jesus Sacramentado




Nesse sábado, 2 de junho, a Pastoral da Juventude e a Iniciação Cristã de Jovens e Adultos se reuniram para celebrar a Hora Santa da Juventude no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant'Ana, no Centro. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta foi o oficiante da celebração, que também contou com a presença do vigário Episcopal Urbano e pároco local, padre José Laudares, do Coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese, padre Renato Martins.

Ornamentada com os banneres dos Patronos e Intercessores da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, a Igreja de Sant’Ana se encheu com o calor da fé de tantos jovens das diversas paróquias que, unidos em oração e adoração a Jesus Sacramentado, mostraram porque são o futuro da Igreja. Inspirado nas imagens que decoravam o altar, Dom Orani pediu aos presentes que seguissem o exemplo desses santos e beatos a viverem o caminho do Evangelho:

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crisma na Catedral



No dia 27 de maio, 146 jovens e adultos que foram preparados em diversas paróquias de todos os Vicariatos da nossa Arquidiocese receberam o sacramento da Confirmação na Catedral, nossa Igreja-Mãe. A missa, que contou com a animação da banda Bom Pastor, foi presidida por D. Orani e concelebrada por D. Pedro e Mons. Roque que convidou a todos para a sua ordenação episcopal no dia 23 de junho.

A administração da Confirmação feita pelo Arcebispo na Catedral no dia de Pentecostes realça nitidamente a comunhão daqueles que o recebem à Igreja, às suas origens apostólicas e à sua missão de dar testemunho de Cristo.

 Muitos párocos vêem a importância de encaminhar os seus crismandos para a Catedral, para que estes possam perceber que a Igreja não se limita ao lugar em que fizeram a preparação, mas tomem consciência de que pertencem a algo muito maior, que estão em comunhão com outras paróquias e que, apesar da diversidade, são um em Jesus Cristo.


Confira mais fotos dessa linda celebração:

(fotos: Gustavo de Oliveira)

(fotos: catequista Ângela da Paróquia São Judas Tadeu)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Desafios Comuns



O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fala sobre a troca de experiências entre os bispos.

Quando fui nomeado para o Rio de Janeiro, uma das minha primeiras atitudes foi convidar Dom Odilo, de São Paulo, para discutir desafios comuns de nossas arquidioceses, com áreas predominantemente metropolitanas.

Já no início vimos a necessidade de convidar outras arquidioceses que têm áreas metropolitanas, como Belo Horizonte e Salvador. Agora, também convidamos Porto Alegre, Brasília e Recife. É uma reunião informal. Apenas troca de experiências. Já houve encontros em São Paulo e Rio de Janeiro, um calendário e a discussão do tema.

No encontro realizado no Rio, ano passado, discutimos a importância da evangelização na grande cidade, e falamos da experiência da iniciação cristã de jovens e adultos. O tema teve continuidade no encontro do dia 21 de maio, em São Paulo, com a apresentação da coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã do Rio, Irmã Lúcia. Ela fez muito bem, mostrando qual é a preocupação do aprofundamento da fé das pessoas. Depois, discutimos o assunto, principalmente o que vem antes da Iniciação Cristã, que é a primeira evangelização, o primeiro anúncio. Cada arquidiocese presente contou suas experiências.

Falamos sobre a Jornada Mundial da Juventude, não tanto em relação ao aspecto organizativo, mas por aquilo que significa, que simboliza enquanto também evangelização.

Sobre a Iniciação Cristã entendemos que é o passo seguinte ao primeiro momento. Ela pressupõe o pré-catecumenato, o primeiro anúncio. E esse primeiro anúncio talvez seja o mais importante e necessário agora, diante do mundo em mudança. Porque depois a Iniciação Cristã vai levar aquele que está se aproximando da Igreja a ser bem acolhido, a ter um acompanhamento personalizado e a viver a sua fé profundamente.
Dom Orani João Tempesta


quinta-feira, 24 de maio de 2012

1º Simulado de Catequese na primeira forania do Vicariato Leopoldina




Aconteceu no dia 19 de maio, na Paróquia São José Operário da primeira forania do Vicariato Leopoldina, o primeiro Simulado de Catequese em preparação para a JMJ RIO-2013, com a participação dos representantes das paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora d'Ajuda, Nossa Senhora do Loreto, Sagrada Família, São José Operário e São Sebastião.

Tivemos como palestrante Dom Antonio Augusto, que ressaltou a importância do “acolher com alegria” todos os peregrinos.

Foi uma linda manhã, que teve seu encerramento com a Santa Missa. 

Voltamos para casa com a certeza de que em Cristo, somos mais!

Carinhosamente, 
Família Catequese Nossa Senhora d'Ajuda




domingo, 13 de maio de 2012

VIGÍLIA PELA JMJ


No dia 11 de maio, sexta-feira, aconteceu na Igreja de Sant’Ana, durante toda noite e madrugada, mais uma Vigília dos Jovens Adoradores, em intercessão pela JMJ Rio2013. Neste mês, a Santa Missa que abre a noite foi presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo animador da Inciação Cristã da nossa Arquidiocese, e co-celebrada por diversos padres e diáconos.

A Iniciação Cristã de Jovens e Adultos foi convidada a conduzir o Momento Mariano que acontece no final da celebração. Após a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, irmã Lúcia Imaculada, coordenadora da Iniciação Cristã da Arquidiocese, declamou um lindo poema de Madre Maria Helena Cavancanti sobre o olhar de Maria. Todas as mães foram convidadas a se aproximarem do presbitério para receberem uma bênção especial.
As orações durante a vigília foram distribuídas em horários, sendo conduzidas por Eliana Sá, da Comunidade Canção Nova, Allyson Castro, Padre Gleuson Gomes, Comunidade Bom Pastor e também pela Iniciação Cristã do Rio de Janeiro.
Barbara Machado, coordenadora Arquidiocesana, pregou e orou com base no tema escolhido para a Vigília: Jesus: Caminho, Verdade e Vida. O encerramento foi com a bênção do Santíssimo, com Padre Laudares, reitor do Santuário. A noite foi, sem dúvida, marcante para todos os presentes, que rogaram a Deus pelo êxito da JMJ e pela juventude, para que descubra em Deus o sentido da vida! Veja mais fotos no final do nosso blog.
A próxima Vigília será no dia 08 de junho, das 22h às 06h, também na Igreja de Sant’Ana (Praça Onze). Ela acontecerá no dia seguinte à Solenidade de Corpus Christi e, por isso, terá um sentido ainda mais forte. Contamos com sua presença e a da sua comunidade. Organize a juventude da sua paróquia. Vá e convide amigos, filhos, sobrinhos... Vamos interceder juntos pela JMJ!