Brasília, 1º novembro de 2013.
CJ – C – Nº 081/13
CJ – C – Nº 081/13
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no
Brasil
“Os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade.”
(Francisco, julho 2013)
A vida
nos ensina que uma meta não se atinge se não vier acompanhada de uma adequada
organização que congregue esforços em sua direção. Como Igreja, que assume a
responsabilidade de ser semente do Reino, acreditamos na necessidade e força de
um bom Plano Pastoral.
Neste tempo favorável à juventude, à
luz do convite do Papa Francisco para construirmos a cultura do encontro e da
acolhida, é imprescindível a existência de um processo que nos ajude na
evangelização da juventude. Toda Paróquia, para seu crescimento e dinamismo
pastoral, merece algo elaborado e escrito que sustente suas grandes e
importantes opções. Caso contrário, conseguiremos muito pouco, perderemos
preciosas oportunidades, alimentaremos apatias e omissões.
Provavelmente,
há Paróquias que já possuem um Plano que as oriente, mas outras não têm este
hábito tão salutar, capaz de garantir serenidade e clareza no caminhar. Sugiro
a estas que, como gesto significativo deste “Ano da Juventude”, se empenhem na
elaboração de um pequeno “Plano Paroquial da Evangelização da Juventude”. Não
precisa ser complexo nem muito técnico ou milimetricamente organizado, mas uma
redação que, sendo fruto de um planejamento participativo, contemple a
realidade, sustente os sonhos, aponte caminhos concretos.
Há vários
modelos de Plano; é importante escolher um que seja factível, tenha poder de
envolvimento das novas gerações e incremente o protagonismo juvenil.
Apresento-lhes, a seguir, alguns esclarecimentos e, depois, sugestões para a
sua realização.



























