segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Presença paterna

temp_titleFoto_06___Dia_dos_Pais_Arquivo_Pessoal_08082014181443
Nesta entrevista, o professor e escritor Luciano Rocha partilha a sua vivência familiar e ensina: “Aprendemos a ser pai, experimentando a paternidade no dia a dia”.
Testemunho de Fé - O que é ser pai?
Luciano Rocha - Ser pai é dom de cuidado, é envolver-se, estar disposto a “perder” a própria identidade em função do outro. Normalmente, as amigas de minhas filhas não conhecem meu nome. Sou o pai da Giovana ou o pai da Ana Clara. Ser pai, segundo as amiguinhas de minhas filhas, é estar atrelado à outra existência, é ser visto sempre em função do outro. Isso é muito interessante, pois o olhar atento de pessoas tão pequenas aponta para nosso lugar na vida de nossos filhos. Ser pai é viver a vida do outro e torná-la a razão de sua vida. Assim, o que era um se torna mais, vira dois, três, é dom de multiplicar, e é no cuidado com o outro que nos descobrimos ‘pai’.
TF - O que tem sido mais gratificante?
Luciano - Primeiramente, o sorriso. Ninguém te recebe em casa com mais espontaneidade que seus filhos. Todo pai é importante para seus filhos. Na figura do pai esconde-se o sentido da proteção e do cuidado. Nossas crianças pequenas olham para nós como aqueles que podem absolutamente tudo, mas, principalmente, somos aqueles que eles confiam plenamente. Em um segundo momento, diria que é gratificante ver prosperar o sorriso na vida que se desenvolve. Ver os filhos crescerem, crescer junto, estar junto e dividir com eles seus problemas, alegrias, vitórias e frustrações também faz parte da arte de ser grato. Sou grato por poder ser pai, pelo simples fato de ver o grande milagre da vida acontecendo diante de meus olhos.
TF – O que tem sido mais desafiador?
Luciano – Educar é um desafio, certamente. Sempre foi, porém, atualmente, há múltiplas fontes de formação que não existiam no passado. Há pouco tempo nossas casas tinham um telefone, que ficava na sala. Hoje temos computadores, celulares, smarts de todos os tipos, centenas de canais de TV que informam o tempo todo nossos filhos. Nem sempre esses meios de comunicação passam os valores que desejamos transmitir. Precisamos educar para a cidadania, para o respeito ao próximo, para os valores humanos, a fim de gerarmos pessoas saudáveis para nossa sociedade, tão carente de valores e de exemplos.
TF – O que um homem deveria saber antes de ser pai e o que aprende depois?
Luciano – Antes de ser pai, nossa referência é sempre nosso pai. Então, dependendo da família que trazemos em nós, essa imagem e seu sentido muda bastante. De modo geral, para ser pai precisamos entender que isso não é pouca coisa. É dever de cuidado, de doação, de ternura e aconchego. Quem quer ter um filho deve abrir mão de si, de seus desejos e vontades, para viver no outro, para o outro, com o outro. Precisamos de pais que se sintam chamados, vocacionados à paternidade. Ser pai é sempre participar da paternidade de Deus, o Pai por excelência, que tudo gerou, formou sem exigir nada em troca, só por amor. Devemos saber que ser pai é comprometer-se para toda a vida com outra pessoa. Não se troca de pai como se troca de roupa. Seu filho será sempre seu filho. É preciso se comprometer. Estar junto e deixar a vida acontecer no cuidado cotidiano. Com o tempo aprendemos que nossos filhos querem apenas isso: a presença por presente. Estar junto é viver a arte de ser pai. Todos os brinquedos do mundo e bela casa, em si mesmas, são apenas coisas que se amontoam ao redor da criança. A figura do pai agrega valor na brincadeira, no jogo, na alegria e, principalmente, na vida vivida. Com o tempo se aprende que ter brinquedo não significa brincar e que a verdadeira brincadeira, que para a criança é coisa séria, se dá na presença do outro. Ser pai é, simplesmente, estar ali e ser junto. Aprendemos a ser pai experimentando a paternidade no dia a dia.
Fonte: www.ArqRio.org

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Comissão para a Juventude da CNBB promove capacitação para assessores

Com a proposta de oferecer capacitação para agentes que atuam em atividades com a juventude nas dioceses, o curso em modalidade à distância é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e terá duração de três meses, com início em setembro. As inscrições estão disponíveis no site dos Jovens Conectados.
            Em janeiro de 2015, a etapa presencial será de sete dias, no formato seminário, em Brasília (DF). Serão abordadas diferentes temáticas, entre elas vocação, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projeto pessoal de vida, Palavra de Deus, mídia, cidadania. Além disso, o evento será uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. O curso é reconhecido como Extensão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.
Público-alvo
            Nesta primeira etapa, podem participar pessoas acima de 24 anos, que sejam lideranças diocesanas engajadas na evangelização da juventude, consagrados e leigos que exercem serviço entre os jovens nas dioceses, novas comunidades, movimentos, pastorais e congregações religiosas, como também catequistas de crisma. No próximo ano, serão abertas novas vagas para outros assessores e interessados no trabalho com juventude.
Formato do curso
            A primeira etapa online do curso (EAD) será constituída de leituras e reflexões de textos disponibilizados no site. Posteriormente, os cursistas participarão de seminário presencial, no período das férias de janeiro de 2015. Esta fase consistirá no aprofundamento dos temas, trabalhos em grupos, oficinas e trocas de experiências. O curso é motivado a partir das orientações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. De acordo com Comissão, há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens, após os frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.

Fonte: CNBB/Comissão para a Juventude

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ampliar a Evangelização nas Universidades e Escolas

Brasília, 1º de Agosto de 2014. 
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados
com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,47)

Em diversas partes, as Sagradas Escrituras nos mostram a força da presença de Jesus que“ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas e fariseus” (Mt 7,28)! Ensinar “com autoridade” é falar com convicção e coerência. Estes dois elementos são essenciais e complementares. As verdades ensinadas e defendidas só são escutadas com respeito, quando aquele que fala empenha-se em viver aquilo que prega. Por outro lado, este testemunho de vida necessita de fundamentação sólida para ser mais incisivo e duradouro na vida das pessoas.
Entramos no mês de agosto, mês vocacional. É um momento bem propício para revisarmos a vivência de nossa vocação. Ao escutar a voz de Deus que nos chama para um determinado estado de vida e para um serviço qualificado à humanidade, nos sentimos convocados a fortalecer nossas convicções e a ser mais coerentes.
Somos tentados e pressionados por todos os lados e o desafio de viver com coerência a vocação cristã nos impõe aprofundamento da nossa fé. Dentro e fora de nós existem forças que nos obrigam às decisões. Ao lado de nossa tendência de comodismo e fuga, encontra-se uma cultura que avança em diversos aspectos questionando-nos constantemente sobre os fundamentos de nossa fé.
Articular fé e razão se torna, portanto, um imperativo em nossa vocação de discípulos missionários de Cristo. Estamos convencidos de que o processo de amadurecimento da fé exige raízes que lhe garantam consistência, caso contrário estará fadada a se esvaziar diante das crises e dos questionamentos que os dias atuais se nos impõem. Assim, também, a Igreja não admite uma intelectualidade desconectada das outras dimensões da vida humana, inclusive da dimensão religiosa. O ser humano é belo quando considerado em sua totalidade!
Mais do que nunca, a Igreja está sendo chamada a entrar no mundo acadêmico e universitário e exercer sua vocação na história de iluminar a vida, defender os princípios que a dignificam e defendê-la de ideologias relativistas, discriminatórias, manipuladoras, tendenciosas, reducionistas. “À medida que avança o processo de escolaridade, em especial na fase universitária, os jovens se fascinam pela racionalidade das ciências e tecnologias, pela eficiência e organização da sociedade produtiva e do mercado, pelo compromisso com a transformação social, de tal forma que sua fé pode entrar, em alguns casos, em conflito com a razão; mas pode, também, amadurecer com a contribuição dessa razão. A ação pastoral deve favorecer a base intelectual da sua fé para que saibam se mover de maneira crítica dentro do mundo intelectual, acompanhados de vida cristã autêntica para que possam atuar responsavelmente no mundo do qual fazem parte.” (Doc. 85 CNBB, 219)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Conheça os Lectionautas

Que tal apreender um jeito novo e moderno de navegar nas águas profundas da Palavra de Deus? E como será bom fazê-la no seu ritmo, tê-la ao alcance das suas mãos com tablet, smartphone ou notebook em qualquer ocasião. Pois essa é a proposta do Projeto Lectionautas Brasil, que tem mobilizado jovens no país inteiro, despertando-os para as riquezas da prática da leitura orante.
            No período de 5 a 7 de setembro a equipe do Projeto Lectionautas Brasil e o Padre Décio Walker, assessor nacional da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB, estarão no Rio de Janeiro oferecendo uma capacitação especialmente voltada para catequistas de jovens e adultos sobre esse jeito novo de promover a animação bíblica da pastoral.

Vagas Limitadas!
Maiores informações no telefone 21-2292-3132, ramais 442 e 445, ou catequeserj@arquidiocese.org.br 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

"Ir sem medo, para servir"

Vários jovens estiveram presentes na Catedral de São Sebastião na tarde deste sábado, 26 de julho, para comemorar o aniversário de um ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Representando os vicariatos da cidade e  demais dioceses, aproveitaram a festa para relembrar não só a alegria de ter vivenciado a Jornada, como também para comprometer-se mais uma vez com a missão deixada pelo Papa de “ir, sem medo, para servir.”
            "Viemos relembrar a Jornada porque para nós aquela semana foi um momento muito importante”. “Queremos relembrar todo o trabalho que tivemos. Vivenciar novamente a união da juventude”. Palavras de Elisangela Souza e Cibele de Miranda que trabalharam em julho do ano passado como coordenadoras na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.
            Conferir o que foi deixado para juventude e os impactos da visita do Papa ao Rio, foram os motivos que levaram Guilherme Mendes e seu grupo de amigos, da Paróquia São Simão, em Belford Roxo, a marcarem presença na comemoração. Para eles, a Jornada foi também um momento único.
            Os jovens da Paróquia Bom Jesus da Penha estavam animados não só para o evento, como também para a Semana da Juventude que será organizada por eles no mês de Outubro. “Muitos jovens não estão aqui hoje por que não conhecem a Cristo, queremos evangelizá-los.”, disse Thaysa Nascimento.
            O arcebispo do Rio, Cardeal Orani joão Tempesta, torce para que os jovens que vivenciaram a JMJ não deixem que a experiência tenha sido em vão e que continuem em missão sempre. A tarde de ontem, segundo ele, foi “um momento para agradecer, louvar a Deus, e pedir ao Senhor que cada vez mais dê a todos coragem e ânimo novo para evangelizar”.

Fonte: www.arqrio.org / Gisele Barros

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vicariato Oeste recebe réplicas dos Símbolos da JMJ

“Temos uma grande responsabilidade de evangelização”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na manhã do último sábado, dia 19 de julho, durante a missa que presidiu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz. A Eucaristia, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Pedro Cunha Cruz, abriu a peregrinação das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que foram abençoadas nesta sexta-feira, dia 18, pelo cardeal.
            “Devemos proclamar a boa nova de Jesus Cristo, anunciar a manhã da ressurreição d’Aquele que é a luz para todos os povos e nações. Trazer à memória a Jornada é uma oportunidade de ser enviado em missão, dizer às pessoas: ‘coragem’. Devemos trazer tantos belos acontecimentos à tona, testemunhos que marcaram vidas. Precisamos nos unir e fazer a nossa parte”, afirmou Dom Orani, na homilia.
            A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão peregrinar pelos vicariatos até o dia 25 de julho. Nas paróquias e comunidades estão acontecendo catequeses, missões e eventos celebrativos para comemorar o primeiro aniversário da JMJ Rio2013.
            Nas celebrações, como gesto concreto do Ano Arquidiocesano da Caridade, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados para as missões católicas no Haiti.
            Durante a missa, transmitida pela Rede Vida e Rádio Catedral FM 106,7, foi anunciada a criação do “Dia do Papa”, que será comemorado anualmente no dia 22 de julho. A Lei 5764, de 20 de junho de 2014, que inclui o Dia do Papa no calendário oficial da cidade, é de autoria da vereadora Vera Lins e visa eternizar a chegada do Papa Francisco à Cidade do Rio de Janeiro, no ano passado.
            Após a celebração, Dom Pedro ministrou uma catequese sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade.

Fonte: www.arqrio.org / Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CNBB e OAB em campanha pelo voto consciente

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve na sede da OAB, em Brasília (DF), no último dia 16, para traçar planos de ação da campanha “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”.
            Dom Leonardo participou de uma reunião com o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, com a finalidade de discutir a campanha de combate à corrupção eleitoral. A ideia é fazer o planejamento da execução da campanha 9840, alusiva à Lei nº 9.840/99, que tornou crime a prática da compra de votos.
            Dom Leonardo reafirmou o compromisso da CNBB na mobilização de mais de cinco mil igrejas em todo o país. Para o bispo, a campanha atende o anseio de toda a sociedade.
            Segundo Marcus Vinícius, a parceria entre OAB e CNBB já resultou em grandes conquistas para a sociedade brasileira, como, por exemplo, a Lei de Iniciativa popular nº 135/2010 – Ficha Limpa, sancionada em 4 de junho de 2010, após conquistar o apoio de 1,3 milhão de assinaturas para sua aprovação pelo Congresso Nacional. Ela terá sua primeira aplicação justamente neste ano.
            A reunião contou com a participação do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, do secretário-geral adjunto, Claudio Stabile, do diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira e do membro honorário vitalício da entidade Marcelo Lavenère.
Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Avançam os preparativos para o 29º DNJ

A 29ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ) apresenta o tema “Feitos para sermos livres, não escravos”, que cita o item 430 do texto “Civilización del Amor. Proyecto y Misión”, da Pastoral Juvenil Latinoamericana, e recorda a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como  tema “Fraternidade e tráfico humano”.
            A iluminação bíblica deste ano refere-se ao capítulo 22 do livro de Jeremias, “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a).
            A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgará, no próximo mês, o caderno com os materiais de estudos em preparação ao DNJ. A publicação é organizada pela Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por jovens de diferentes expressões de juventude do Brasil.
            O DNJ é celebrado no quarto domingo de outubro, mas tem sua preparação desde o começo do ano. Durante a quaresma, aconteceu o estudo do roteiro jovem da Campanha da Fraternidade. Em agosto, começarão as vivências grupais a partir do caderno do DNJ.

Fonte: www.cnbb.org.br

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jovens, evangelizadores e "bons de bola"

A Comunidade do Caos à Glória, junto à Agência Missionária Novos Atos, está aproveitando a Copa do Mundo para espalhar a Palavra de Deus. Desde 2012, a Missão FAZPAZ tem evangelizado em alguns campeonatos que acontecem no Rio de Janeiro, como o Campeonato Brasileiro e a Copa das Confederações. O objetivo dessa ação missionária é apresentar a Paz de Cristo (Jo 14,27) que pode transformar toda violência, ira e disputa em misericórdia.
            Com muita alegria, 70 jovens missionários ocupam um espaço nos arredores do estádio do Maracanã e formam uma espécie de campo de futebol com direito a trave, bola e torcida. As pessoas que passam por ali são convidadas a interagir chutando a bola direto na rede. Logo após o gol a torcida inteira vibra e, daquela comemoração, os missionários se espalham para anunciar o Querigma declarando que o que há de mais "Mundial" mesmo é o Amor de Deus!
            Assim, a Palavra alcançou não só os brasileiros, mas os torcedores de outros países que vieram participar deste evento. Graças também à Escola de Línguas da Agência Novos Atos, os missionários puderam anunciar o Evangelho em inglês, espanhol e italiano afinal “a Palavra de Deus não se deixa acorrentar” (II Tm 2,9b).
            A Missão FAZPAZ promete ainda levantar o estandarte de Cristo Rei, no próximo dia 12/07, também no Fifa Fan Fest, em Copacabana. Informações: www.novosatos.com
Testemunho:
I           sis Maria Vieira, 21 anos, participou da missão e testemunha: “Deus deu a graça ao meu quarteto de evangelizarmos australianos e uruguaios que nunca tinham ouvido falar do amor de Jesus. E isso foi possível porque o Espírito Santo usou e potencializou o nosso conhecimento de línguas estrangeiras e do treinamento que fizemos na Escola de Línguas. Deus seja louvado!”.
Fonte: www.arqrio.org / Comunidade do Caos à Glória

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Rumo à JMJ 2016

Foi divulgada na última quinta-feira, 3 de julho, a logomarca da JMJ Cracóvia 2016. A logo é composta por três cores: azul, vermelho e amarelo que se referem ao tema da JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). A gráfica da logo representa o formato geográfico da Polônia, com uma cruz que retrata Jesus Cristo, centro do encontro.
            Os raios da Divina Misericórdia saem da cruz, com as mesmas cores e formas da pintura “Jesus confio em Ti”, realizada por pedido de Jesus quando de Sua aparição à Santa Faustina Kowalska.
            Cracóvia é assinalada com um ponto circular que representa também os jovens e que foi usado muitas vezes com o mesmo significado nas logos das jornadas anteriores. A JMJ Cracóvia 2016 será realizada de 26 e 31 de julho de 2016. A chegada do Papa Francisco está prevista para o dia 28.

Fonte: www.arqrio.org / Rádio Vaticano

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Adoração pelo 1º Ano de realização da JMJ Rio2013

Será realizada no dia 12 de julho, às 16h, uma adoração na Paróquia de Santa Rita, no Centro, em comemoração ao 1º ano de realização da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O endereço é Largo de Santa Rita, s/n. Informações: 2253-7564 / 2233-2731

Fonte: www.arqrio.org

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Missa marca encerramento do 2º Curso de Formação Política

O bispo auxiliar do Rio Dom Pedro Cunha Cruz presidiu a missa de encerramento do 2º Curso de Formação Política (CFP) voltado para candidatos a deputados estadual e federal, senador e assessores das eleições 2014. A celebração aconteceu na noite desta terça-feira, dia 1º de julho, na Capela do Edifício João Paulo II, na Glória.
            A formação semanal, que teve como base a Doutrina Social da Igreja, foi iniciada em 11 de março.
            Na homilia, Dom Pedro, que é o bispo animador da Escola de Fé e Política, refletiu sobre o livro do profeta Amós, que era chamado de “profeta da justiça”.
            “A justiça é o princípio que deve reger nossa tarefa, deve ser o luzeiro de nossa trajetória. O que mais desagrada ao Senhor é a injustiça e ela é a raiz de todos os males sociais”, afirmou.
Após a missa, o bispo partilhou com os alunos a cartilha da CNBB para as eleições 2014.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resgatar no coração de todos a paixão pela juventude

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, em sua carta mensal sobre a evangelização da juventude, convida a Igreja a comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O bispo também destaca a necessidade do acompanhamento aos jovens, feito por adultos,  chamado de ministério da assessoria. Ele lembra que esta é uma das urgências apontadas no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, que aconteceu em dezembro de 2013. Dom Eduardo dá sugestões para suprir a carência na "quantidade e na qualidade" de acompanhantes e de assessores. "O clamor dos jovens por assessoria não pode ser mais ignorado ou minimizado. Que o nosso amor afetivo a eles potencialize nosso amor efetivo, encontrando soluções criativas para atender a esta urgência!", alerta. Confira o texto na íntegra:


Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil 
“Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.”
(Lc 24,15)
Somos, hoje, estes “discípulos de Emaús” do Evangelho de Lucas, alcançados diariamente pelo Senhor que nos orienta e nos fortalece no caminho... e no caminhar! É o Mestre que vem ao encontro da realidade dos seus discípulos, como fiel Acompanhante e exímio Assessor! Revigora nossas forças e nos enche de alegria, como fez ao nos proporcionar a JMJ Rio 2013, cuja festa de um ano celebramos neste mês de julho.
Elevamos aos céus uma grande Ação de Graças pelos frutos que a Jornada nos tem, ainda hoje, nos proporcionado: são inúmeros, como “as areias das praias do mar” (Gn 22,17)! Parabéns a todos aqueles, adultos e jovens, que não só acreditaram e se envolveram com este presente de Deus, mas aproveitaram para renovar seu amor à Igreja e seu compromisso pela causa juvenil.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Celebração da Crisma em Vigário Geral

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, em Vigário Geral, a celebração da Crisma na noite do dia 8 de junho. Foram 51 crismandos, entre jovens e adultos. A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Klepler Magalhães da Silva Porto Freitas e pelo padre frei Cláudio Vieira Pereira.

Fonte: www.arqrio.org / Deniere Fonseca

terça-feira, 17 de junho de 2014

Acolher no Esporte e na Fé

           Durante a Copa do Mundo, a Arquidiocese do Rio promoverá missas, confissões e atividades em diferentes línguas. O objetivo é que turistas e torcedores possam vivenciar a fé cristã durante o Mundial. Os horários foram estabelecidos para que os fiéis possam se deslocar com facilidade para os jogos.
            A Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, próxima ao Maracanã, realizará missas durantes os dias de jogos no estádio. No dia 15 de junho elas serão em espanhol, às 15h, e às 16h30, em inglês. Em espanhol no dia 18 de junho, às 11h e 12h30. No dia 22 de junho, as missas serão realizadas em francês, às 8h30, e em russo, às 10h30. Já no dia 25 de junho, às 12h, em espanhol, e às 13h30, em francês.
            “Queremos dar a oportunidade aos fiéis de outros países de também ter um encontro com Deus”, apontou padre Cláudio dos Santos, pároco da Igreja Divino Espírito Santo e vigário episcopal do Vicariato Norte.
            Durante os dias do Mundial, as celebrações no Santuário do Cristo Redentor ocorrerão às 10h e 16h. Já nos sábados as missas serão presididas em inglês, às 10h. “As bênçãos são sempre dadas em sete línguas para que todos os visitantes possam se sentir acolhidos”, disse padre Omar Raposo, reitor do santuário.
            A Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, oferecerá aos visitantes nos domingos missas em italiano, às 9h30, em espanhol às 10h30, e em inglês, às 11h30. E as confissões em espanhol e inglês, às 11h30.
            “Conforme foi na visita do Papa não será diferente também na Copa, e além das missas normais de hora em hora pela manhã, tarde e noite, vamos oferecer mais estas”, afirmou monsenhor Aroldo Ribeiro.

Fonte: www.arqrio.org

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sobre a formação de novas lideranças jovens

Brasília, 1º de Junho de 2014.
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“… sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” (Mt 16, 18)
            Este é um mês rico em celebrações que fundamentam e alimentam nossa Igreja!
            No dia 29, festejamos São Pedro e São Paulo. Sobre os apóstolos, a partir deles e com eles, Jesus Cristo construiu sua Igreja, “semente do Reino”, continuadora da sua obra. O desafio é grande, mas eles sabem que não estão sós! A Santíssima Trindade está na base de tudo (dia 15), o Espírito Santo conta com eles e lhes garante a força da unidade (dia 8), o Corpo Eucarístico de Cristo é alimento dos céus a estes operários da messe (dia 19), o Coração de Jesus (dia 27) é a fonte do amor missionário de serviço ao próximo.
            Sustentada pela graça divina, a Igreja se estrutura para favorecer a comunhão, a capacitação e a missão dos discípulos do Senhor. As limitações individuais e as dificuldades de relacionamento dos primeiros seguidores do Mestre não o impediram de apostar no processo de amadurecimento de todos para a missão confiada. Aquela pequena estrutura criada garantiu a alegria da convivência, o desenvolvimento dos dons de cada um, o diálogo entre si, a corresponsabilidade das ações, a valorização do protagonismo daqueles homens, tornando-os verdadeiros apóstolos, profetas, mártires, líderes.
            Acreditamos, ainda hoje, que as estruturas eclesiais com suas respectivas organizações são espaços privilegiados de formação, ambientes propícios de fortalecimento dos sujeitos da evangelização. São, também, para os jovens: casas e escolas de liderança, celeiros de vocações, formadoras de cidadãos comprometidos com a transformação da realidade.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Que Cristo nos traga a Paz!

O reitor do santuário fará uma oração pedindo paz para os dias de competição

            Nesta quarta-feira, dia 11, às 20h, as 32 nações participantes da Copa do Mundo de 2014 notarão a beleza do acolhimento dos brasileiros quando um dos principais símbolos do país, o Cristo Redentor, destacar no céu carioca as cores das suas bandeiras, num espetáculo de projeção de luzes, no alto do Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca. A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a RIOLUZ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, ao promover este evento cívico e religioso, desejará boas-vindas aos atletas participantes do mundial, que, em solo nacional, certamente, mais do que um show de bola, darão um testemunho de confraternização entre os povos.
            A programação feita pela Embraarte dará ao Cristo Redentor as cores das bandeiras de cada país participante da Copa, com sincronização de um trecho do hino de cada nação, por 30 segundos. A iluminação colorida será apresentada em looping por cerca de meia-hora. Para fechar o espetáculo de luzes, ao som do Hino Nacional Brasileiro, o Monumento ganhará o verde e amarelo da nossa bandeira. E a cor da seleção canarinho vai permanecer projetada sobre o Monumento por toda a madrugada, para desejar boa-sorte aos nossos jogadores na estreia na abertura do Mundial, no dia seguinte.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aumentam os Discípulos de Cristo, apesar das perseguições


             O sangue dos mártires, dizia Tertuliano, é a semente de novos cristãos. Intuição muito certeira, a do célebre apologista que viveu entre o II e o III século. A história dos últimos dois mil anos, além do mais, é uma constante repetição das ferozes perseguições contra os discípulos de Cristo, os quais, no entanto, em vez de desaparecerem, aumentam.
            O triste fenômeno na contemporaneidade é ainda mais grave. Em muitas partes do mundo existem perseguições sistemáticas, de forte intensidade e repletas de ideologia. De acordo com a Comissão episcopal da União europeia, os cristãos oprimidos no mundo são cerca de 200 milhões. No Ocidente, onde, aparentemente, os cristãos são livres para professar livremente a própria fé, muitas vezes, há formas diversas de perseguições, nas quais os valores próprios do cristianismo são constantemente julgados em nome de um, não melhor, laicismo.
            História magistra vitae, afirmavam os contemporâneos de Tertuliano. E então, aos perseguidores de hoje seria suficiente dar uma olhada ao passado para compreender a inutilidade das suas ações. Significativo que, mesmo nesta época marcada por uma escalada de violência anticristã, o número de batizados continua a aumentar. De 2005 a 2012, os fiéis católicos aumentaram passando de 1.115 a 1.229 bilhões, um aumento de 10,2 por cento.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seminário São José acolhe novo grupo vocacional

              Dentre muitos grupos da Arquidiocese do Rio que se dedicam à missão de incentivar novas vocações à vida religiosa, existe o Instituto das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, que atua na formação de jovens mulheres em processo de discernimento vocacional.
            Um dos primeiros passos nessa empreitada evangelizadora foi a organização do primeiro encontro feminino, que aconteceu no dia 4 de maio, no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio Comprido.
            A responsável pelo Grupo Vocacional das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, como assim ficou conhecido, é a irmã Aix de Oliveira, que também é secretária do Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio. Ela contou que o primeiro encontro feminino foi uma oportunidade de ajudar as vocacionadas a refletirem sobre seu chamado missionário.
            “Nesse dia tivemos a oportunidade de despertar nas meninas o amor pela Igreja. O primeiro objetivo dos encontros vocacionais é despertar nas participantes o espírito de uma boa cristã, fortalecendo as relações humanas. Queremos futuramente preparar cada uma delas para que despertem um desejo pela vida consagrada. Essa certeza pela consagração de vida num carisma dentro da Igreja vem depois de um caminho que é feito a cada encontro de preparação e muito amadurecimento na fé”, afirmou.
            Segundo irmã Aix, para uma boa formação é necessário encontros constantes de orações e partilhas. Por isso, as religiosas já se organizam para promover uma segunda edição do encontro feminino, que será realizado no dia 29 de junho.
            O evento, que acontecerá das 8h30 às 16h, será na Avenida Paulo de Frontin, 568, no Rio Comprido, num prédio anexo ao Seminário Arquidiocesano de São José. Durante o encontro, aconteceram momentos de oração, partilha e formação.
            A divulgação do encontro está sendo feita de diversas formas. Dentre elas, as organizadoras têm visitado paróquias quando são solicitadas pelos párocos para falar das propostas, enviado emails e feito contato com párocos das comunidades.
            Para a religiosa, esse compromisso com a formação vocacional ficou ainda mais necessário depois da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que deixou um “legado vocacional capaz de inflamar almas”.
Contato estreito
            Depois do primeiro encontro, as religiosas têm mantido contato diariamente com as participantes. Um desses meios tem sido um grupo criado no aplicativo WhatsApp, onde todos podem partilhar diferentes temas.
            “Nesse grupo, podemos estar sempre próximas delas, e cada uma pode postar algo diferente que possa sugerir uma reflexão”, explicou.
            Mais informações pelo telefone: 98338-8968, ou pelo email gvbomconselho@gmail.com, ou pela página do Facebook: Congregação de NS Bom Conselho.

Fonte: www.arqrio.org

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Uma Copa de Paz

A Pastoral do Esporte da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realiza na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 11h, no Maracanã, um encontro interreligioso para marcar o início da campanha Copa da Paz, que promove o tema social da Copa do Mundo 2014: “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”, e a Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”. 
A Campanha Copa da Paz faz parte do Projeto 100 dias de Paz, pelo qual a Pastoral do Esporte busca uma grande mobilização de toda sociedade por meio de atividades de divulgação do tema social e da campanha da fraternidade, entre elas: o Decore sua Rua, a Peregrinação dos Símbolos da Paz (que estarão presentes no evento), a Tenda da Paz, a Torcida Renovada e a Conferência por um mundo sem Armas.  Objetivando a construção de um legado social deixado a partir da Copa do Mundo no Brasil. A campanha exerce o cumprimento do contido na Lei Geral da Copa, em seu artigo 29: “o poder público poderá adotar providências visando a celebração de acordos com a FIFA, com vistas à divulgação dos eventos de campanha com o tema social.”
O encontro interreligioso será realizado em uma parte da arquibancada do Maracanã, palco da Copa do Mundo, e contará com a presença de autoridades e representantes, apoiadores e promotores da Copa da Paz, entre eles a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Seleção Brasileira, a Rede Desarma Brasil (RDB), um conglomerado de 49 ONGs, além de membros convidados da própria seleção brasileira, entre jogadores e comissão técnica.
Serviço:
Evento interreligioso - Lançamento da Campanha Copa da Paz no Maracanã
Dia: 19 de Maio (segunda-feira)
Local: Estádio do Maracanã - Portão 2, entrada pela Avenida Radial Oeste, s/n
Horário/recepção da imprensa: 10h40
Início do evento: 11h
Coletiva de lançamento da Copa da Paz: 11h45  às 12h

Fonte: www.arqrio.org

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Solidariedade e Vocações

        Desde 2012, com a 50º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todas as dioceses do país deram um importante passo para garantir a boa formação dos seminaristas, começando com o projeto “Comunhão e Partilha”. Passados dois anos, reunidos na mesma assembleia, os bispos voltam a refletir a temática de auxílio às vocações.
Dentre os temas debatidos durante 52ª edição da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, o projeto “Comunhão e Partilha” foi exposto pelo bispo da diocese de Parnaíba, no Piauí, Dom Alfredo Schäffler, na tarde do dia 7 de maio. A iniciativa tem o compromisso de arrecadar fundos para a formação de seminaristas de lugares menos favorecidos financeiramente. A Arquidiocese do Rio também é uma das aliadas do projeto. Mensalmente, parte da arrecadação geral é destinada a CNBB para dar continuidade à missão.
Segundo o procurador da Arquidiocese do Rio, Candido Feliciano da Ponte Neto, a iniciativa proporcionará que todos os seminaristas recebam uma boa formação durante o período que cursam filosofia e a teologia.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Novo Grupo Jovem em Honório Gurgel

Com aproximadamente 30 jovens reunidos, teve início no dia 27 de abril o trabalho da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Luzia, em Honório Gurgel.
            O grupo jovem, ainda sem nome, se reunirá todo os domingos, às 17h, no salão paroquial, e dentro de suas propostas de trabalho está o ‘sim’ ao convite feito pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude: “Ide e evangelizai, fazei discípulos por todo mundo”.
            Outras propostas serão os trabalhos sociais na comunidade paroquial e também a integração com toda a arquidiocese.
            Nesse primeiro encontro houve momento de apresentação dos jovens, louvor e animação. O seminarista Rodrigo Brum falou sobre a pregação feita pelo Santo Padre na Vigília de Oração da JMJ, na Praia de Copacabana, contextualizando com a realidade paroquial.

Fonte: Testemunho de Fé / Marcos Melo

terça-feira, 6 de maio de 2014

Modelo e Atriz espanhola se tornou Freira

Faz quatro anos, um 1º de maio, a espanhola Olalla Oliveros abandonou o mundo da moda, do cinema e da televisão para seguir o caminho da vida religiosa em um convento de semi-clausura.
“O Senhor não se engana, fez-me um casting e não pude dizer que não”, disse Olalla, em um testemunho dado a sua comunidade e que pode ser encontrado no YouTube.
            Olalla do Sim de Maria é o seu nome agora, aos 36 anos, depois de dar às costas a uma promissora carreira nos meios de comunicação para ingressar na Ordem e Mandato de São Miguel Arcanjo, associação católica com duas sedes na Espanha.
            Antes de ingressar na associação religiosa a que agora pertence, Olalla protagonizou anúncios publicitários para marcas muito conhecidas, e teve papéis secundários em séries populares, mas sentia que “me escolhiam para papéis muito frívolos, muito vaidosos, de garota frívola. E eu me dizia, quando me darão um papel de freira? Porque sentia no meu interior que o papel de freira eu o faria muito bem”.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens em missão no Vicariato Norte

No domingo, 27 de abril, os jovens da Basílica de Santa Teresinha, na Tijuca, promoveram manhã da misericórdia voltada para as crianças na capela São José, região próxima à Vila Mimosa. O encontro visou estreitar o relacionamento com as crianças residentes no local e convidá-las a participarem da catequese.
Na programação, café da manhã, louvor, atividades voltadas para as crianças e distribuição de brinquedos. Houve ainda palestra com a irmã Maribel, missionária da Vida, que explicou sobre a importância do Domingo da Misericórdia. Márcia Fernandes, leiga consagrada da Comunidade Mar a Dentro,conduziu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento voltado para as crianças.
“Foi uma oportunidade de evangelizar de forma concreta aqueles que não freqüentam a capela e conhecem a fé cristã”, apontou Patrícia Rodrigues, coordenadora da capela.
A Juventude Missionária Teresiana (Jumte), nome dado ao grupo jovem da paróquia, uniu-se após realizar a JMJ com o objetivo de realizar atividades missionárias dentro e fora do ambiente da Igreja
“Buscamos ir ao encontro do outro e ter a atitude missionária que o Papa Francisco nos pede. Como recebemos a doação de brinquedos e não queríamos apenas distribuí-los, tivemos a idéia do evento”, afirmou Rodrigo Tiradentes, um dos animadores do grupo jovem.
A capela São José está localizada na Rua Hilário Ribeiro, 205, Praça da Bandeira. Informações: 3872-8680.


Fonte: Testemunho de Fé / Natassha Cotts

quarta-feira, 30 de abril de 2014

São João Paulo II: Padroeiro da Pastoral dos Esportes

“O mundo hoje tem necessidade de ver aqueles que crêem em Cristo e que têm uma vida de acordo com a fé”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na missa celebrada na tarde deste domingo, 27 de abril, Festa da Misericórdia, no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.
“Na alegria de estarmos juntos, de podermos escutar com atenção a Palavra de Deus, crescermos na fé e deixarmos essa palavra iluminar a nossa vida, que a participação na Eucaristia nos ajude cada vez mais a viver ainda melhor a nossa caminhada como cristãos”, motivou o cardeal.
A missa, que contou com a presença de inúmeros peregrinos, foi concelebrada pelo reitor do santuário, padre Jan Sopicki, pelo pároco da Igreja da Divina Misericórdia, Cristovão Sopicki, pelo assistente eclesiástico da Pastoral do Esporte, padre Marcus Vinícius Antunes da Trindade, e pelos sacerdotes presentes.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Evangelizar através do Esporte

No último dia 12 de abril, ocorreu na sede da arquidiocese, na Glória, o primeiro encontro de coordenadores e responsáveis das pastorais do Esporte paroquiais.
            O objetivo principal do encontro foi apresentar a Pastoral do Esporte arquidiocesana, mostrando um pouco do que será o futuro Plano Pastoral com os projetos e ações planejadas até 2016.
            Estiveram presentes agentes pastorais de 14 paróquias, representando cinco vicariatos da nossa arquidiocese. Algumas paróquias com pastorais do Esporte formadas e bem atuantes e outras ainda em formação ou até mesmo paróquias que enviaram representantes para observarem as iniciativas da pastoral arquidiocesana, com o intuito de levarem as necessidades de formação aos seus párocos.
            “Essa quantidade de paróquias aqui presentes na reunião é muito significativa, pois apesar de já sabermos da existência de alguns eventos e iniciativas esportivas em nossas paróquias, não conhecíamos suas experiências de campo, visto que elas representam a base de todo o nosso trabalho”, disse Ricardo Pantoja, gerente de Projetos da Pastoral do Esporte.

JDJ 2014 no Complexo do Alemão

A tarde clara e quente de sábado, dia 12 de abril, foi ainda mais brilhante com o sorriso e quente com a calorosa alegria de mais de mil jovens que celebraram a Jornada Diocesana da Juventude no bairro de Inhaúma, no Complexo do Alemão.
Jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude fizeram uma concentração na Praça de Inhaúma, em frente à Paróquia São Tiago, para a bênção dos Ramos, antes de saírem em procissão pelas ruas do bairro. A missa foi presidida pelo bispo de Valença e referencial da juventude no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Nelson Francelino, e contou com a presença de padres e seminaristas da Arquidiocese do Rio.
Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos, também esteve presente e apresentou uma relíquia do beato João Paulo II, com um pouco do seu sangue e, em seu relicário, um pedaço da lápide do futuro santo. A relíquia é um presente do Vaticano para que acompanhe os trabalhos relacionados a juventude da Arquidiocese, a começar pela presença na JDJ 2014.

terça-feira, 22 de abril de 2014

NOTA

Olá, juventude carioca!
A Igreja, em todo mundo, celebrará uma grande festa no próximo domingo, dia 27 de abril: a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.
O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro estava nos preparativos para a realização de uma caminhada, na Praia de Copacabana, com os jovens cariocas em ação de graças pela canonização.
Contudo, seguindo ao apelo dos nossos jovens e a fim de viabilizar que todos acompanhem as celebrações em Roma através dos meios de comunicação, informamos que o evento programado foi cancelado.
Como será um dia de festa em todo mundo, continuaremos em comunhão com toda Igreja! Participe deste dia em sua paróquia, com sua comunidade, pastoral ou movimento!
Na unidade, com os votos de #FelizPáscoa!
Setor Juventude Arquidiocese do Rio de Janeiro

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tempo quaresmal, momento de intensa espiritualidade (2)

Por Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil
“Jesus foi ao encontro delas, e disse: alegrai-vos”
(Mt 28, 9)

Que época bonita essa da Quaresma-Semana Santa-Páscoa! Quanta “santa” agitação! Quanta animação e profundidade! Mais do que a experiência significativa de traçarmos um caminho rumo a Jesus nos alegramos ao perceber que a iniciativa primeira do encontro parte dele mesmo, como vitorioso, para nos anunciar o Evangelho da Alegria!
Inúmeras comunidades sabem aproveitar desse importante momento como ocasião muito favorável para envolver nossos adolescentes e jovens nas diversas atividades. Parabéns se a sua comunidade é uma destas! Você não imagina o impacto positivo que isto gera na vida deles!
Este momento intenso de espiritualidade cristã tem uma força incrível de atração e envolvimento dos jovens: liturgias, encenações da Via-Sacra, retiros, arrumação de ambientes, gestos concretos de solidariedade, iniciativas ligadas à Campanha da Fraternidade, celebração da Jornada Diocesana da Juventude no Domingo de Ramos, etc.
Saber cativar e envolver nossos jovens na dinâmica da vida pessoal, desde as pequenas coisas, é sinal de sabedoria de quem tem a responsabilidade de conduzir o povo de Deus. Nossa Igreja é rica de ocasiões propícias que, uma vez adaptadas à cultura juvenil, proporcionam tanto o crescimento da paixão do jovem por Jesus Cristo e pela Igreja, quanto o rejuvenescimento da Comunidade que é chamada à constante conversão.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Formação para Jovens

A Congregação Nossa Senhora de Belém promoverá formações para os jovens, no Centro de Formação para a juventude, a partir do dia 6 de abril, na Rua Edgard Werneck, 217, no Pechincha. Os encontros acontecerão sempre no primeiro domingo de cada mês, das 9h às 16h30min. Não é necessário inscrição. Mais informações pelo telefone 2445-2146.

terça-feira, 18 de março de 2014

Logomarca do IJuventude expressa protagonismo jovem

Retratar a criatividade, a energia e a coragem da juventude na Igreja é o principal objetivo da logomarca do Instituto para a Juventude (IJuventude), de acordo com o criador da arte, o cearense Diego Marques Siqueira. A logomarca foi divulgada durante o evento Doe de Coração, que foi realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, entre os dias 7 e 9 de março. O Instituto é um dos maiores legados da Jornada Mundial da Juventude e irá discutir as questões relativas à juventude.
A cor laranja, predominante na logomarca, expressa ainda a firmeza e a confiança do jovem na evangelização. “Transmitir que o jovem pode ser igreja com essa vitalidade, confiança, coragem na hora de evangelizar. Essa energia na hora de propagar a palavra do Senhor”, explicou Marques.
Além disso, as ilustrações mostram a realidade concreta e virtual da juventude, com ícones relativos à música, a redes sociais. “O que eu quis passar realmente é que o jovem é chamado a ser Igreja independente de onde ele estiver, seja nas redes sociais, na escola, na faculdade, no trabalho”, destacou Marques.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Divulgada a data oficial da JMJ2016 Cracóvia

De 26 a 31 de julho de 2016: é esta a data oficial da Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Cracóvia. De 20 a 25 de julho, por sua vez, acontecem “As jornadas nas Dioceses”. É o que foi publicado no site oficial da JMJ polonesa (www.krakow2016.com) que traz também um programa em suas linhas gerais. 
Na terça-feira, 26 de julho, será realizada a cerimônia de abertura, o Festival da juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29 de julho, as catequeses. Na quinta-feira, dia 28, está prevista a acolhida do Papa, e na sexta-feira à noite (29), haverá a Via Sacra. 
Sábado, dia 30, é o dia da vigília, e domingo, 31 de julho, a missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ. O site informa ainda que nos últimos dois dias, a comissão está trabalhando com a presença de 2 milhões de jovens. 300 mil estão sendo esperados nos “Dias das Dioceses”, ou seja, os momentos de estreitar os laços dos jovens do mundo com as 43 Dioceses polonesas.

Fonte: arqrio.org

sexta-feira, 7 de março de 2014

Tempo quaresmal, momento de intensa espiritualidade

Por Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Brasília, 01 de Março de 2014.
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”
(2Cor 6,2)

Entramos de coração aberto neste precioso tempo quaresmal. É o momento de intensa espiritualidade que nos convida ao fortalecimento de nossos ideais e à retomada do único caminho que nos garante vida plena. Ser discípulo e missionário de Jesus Cristo exige compreensão e vivência de uma profunda espiritualidade que, fundamentada na Palavra de Deus, garante a beleza, a saúde e o sentido da vida. “A espiritualidade cristã se parece com a umidade e a água que mantêm a relva molhada, para que esta esteja sempre verde e em crescimento. Não se pode ver a água e a umidade do gramado, mas sem elas a relva fica seca. O que se vê é o gramado, com seu verdor e sua beleza. E é o gramado que queremos cultivar. Mas sabemos que, para tanto, devemos regá-lo e mantê-lo úmido” (GALILEA, Segundo. “O Caminho da Espiritualidade”, pp. 14 e 15).
Nada mais propício, portanto, que refletir neste mês sobre a 2ª. Linha de Ação do Documento 85 da CNBB (cf. nn. 116-141) que aborda, justamente, a questão da ESPIRITUALIDADE. Como este aspecto é essencial e urgente na vida de nossos adolescentes e jovens, merece um cuidado todo especial de nossa parte na ação evangelizadora que Deus nos confia a exercer no meio deles. Os jovens desejam, procuram e têm direito de receber de nossas organizações, formação adequada que os conduza na compreensão e na vivência de uma espiritualidade que anime sua vida pessoal, suas relações com os outros, seus compromissos como cidadãos, sua amizade com Deus.
Na conclusão do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, acontecido em dezembro passado, as duas PISTAS DE AÇÃO referentes a esta Linha foram assim definidas para todas as expressões juvenis e Regionais da CNBB:

1ª. Assumir uma mística centrada na missão de Jesus Cristo.
2ª. Familiarizar o jovem com a Palavra de Deus a partir da Leitura Orante da Bíblia.

quinta-feira, 6 de março de 2014

“Acolher, escutar e convidar os jovens a seguir a Cristo”, diz Papa

No final da manhã da última sexta-feira, o Papa Francisco recebeu, na Sala Clementina, no Vaticano, 45 membros da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), na conclusão da sua Assembleia plenária, que teve como tema: “Emergência educativa e transmissão da fé à juventude latino-americana”.
No discurso que pronunciou aos membros da CAL, o Santo Padre disse que, seguindo as pegadas da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quiseram refletir sobre os milhões de jovens da América Latina e Caribe, que vivem em condições de “emergência educacional” e que suscita a questão fundamental da tradição da fé.
A Igreja quer imitar Jesus que se aproxima dos jovens; quer repetir-lhes que vale a pena seguir o exemplo que ele nos deu: exemplo de dedicação, de serviço, de amor desinteressado e luta pela justiça e pela verdade. E o Papa acrescentou: “A Santa Mãe Igreja está ciente de que o melhor Mestre dos jovens é Jesus Cristo. Ela quer incutir, em todos eles, os mesmos sentimentos, mostrando-lhes quanto é belo viver como ele, banindo o egoísmo e deixando-se atrair pela beleza da bondade. Quem conhece Jesus profundamente não fica sentado no sofá. Pelo contrário, se adapta ao seu estilo de vida e se torna um discípulo missionário do seu Evangelho, dando testemunho entusiasmado da sua fé, sem poupar sacrifícios”.