Brasília,
1º de Dezembro de 2014.
Caros
párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Eu vos anuncio uma grande
alegria: nasceu o Cristo Senhor.” (Lc 2, 10-11)
Que mês bonito, o de dezembro!
Ao lado da correria dos diversos
“encerramentos” de nossos compromissos anuais, nos deliciamos com a
graciosidade e espiritualidade natalinas! Festas, reencontros, família, amigos,
viagens, presentes, solidariedade, celebrações, orações… Como seria bom se
todas as nossas crianças, adolescentes e jovens pudessem entender, se envolver
e desfrutar destes momentos que marcam a vida da pessoa humana, renovando-lhe a
fé, a esperança e o amor! Nossas comunidades ganham novo dinamismo ao
valorizarem a presença e o protagonismo dos nossos jovens nas várias atividades
em torno do Natal.
“Ao observarem a estrela, os
magos sentiram uma alegria muito grande” (Mt 2, 10).
Quando os jovens encontram a “estrela”
verdadeira e nela se fixam, se tornam mais confiantes e experimentam uma
alegria que preenche a alma, pois percebem que o caminho está certo e o
encontro com a felicidade será uma realidade. Obrigado por terem ajudado os
jovens a lerem os sinais dos tempos e a perceberem a presença de Deus no
cotidiano: “estrela” que conduz à Luz do Mundo!
“Quando entraram na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2, 11a).
O encontro com o menino necessariamente
provoca o encontro com sua mãe. Ele, que nos acolhe quando vamos na sua
direção, nos acomoda, também, no colo desta mãe. Obrigado por terem conduzido
as novas gerações ao encontro com Jesus, Príncipe da Paz, e ao aconchego de
Maria!
“Ajoelharam-se diante dele e
o adoraram” (Mt 2, 11b).




















