segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Retiro de Espiritualidade

Clique na foto para ampliar

Você está convidado(a) para participar conosco de mais um retiro de espiritualidade inaciana pela Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro.

Basta clicar no link abaixo para fazer a sua inscrição.
Não deixe para depois. 
Vagas limitadas!

Segue link para inscrições:

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Centro Loyola abre inscrições para o curso Fé e Razão no Cristianismo Medieval - Escolástica

Estão abertas as inscrições para o segundo módulo do curso Fé e Razão no Cristianismo Medieval. Nesta etapa, o professor William Batista, doutor em Comunicação Social, mestre em Filosofia e psicanalista, irá abordar a Escolástica.
As aulas oferecem uma reflexão em torno da formação do pensamento cristão na Idade Média a partir dos seus grandes pensadores, do século II ao século XIV, e discutem o confronto entre fé e razão na busca por fundamentos lógicos racionais para a fé.
Entre os principais pensadores deste período está São Tomás de Aquino. O curso terá oito encontros, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 5 de outubro e 7 de dezembro, com aulas no Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo (há estacionamento gratuito no local, que fica próximo à estação do metrô de Botafogo).
Inscritos até 5 de outubro poderão realizar o pagamento em duas parcelas de R$ 140. Para mais informações e inscrições acesse: www.clfc.puc-rio.br.

Programa:
– Características Gerais da Escolástica;
– Estudo de textos de pensadores fundamentais da Escolástica;
– São Tomás de Aquino e a Escola Tomista.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

JMJ Cracóvia 2016: versão em português do hino oficial é lançada pela CNBB


Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (JMJ 2016) e um dos momentos mais esperados pelos jovens do mundo inteiro é conhecer, nos meses que antecedem o evento, o hino oficial, inclusive as versões nos diversos idiomas.
     Nesta sexta-feira, 21 de agosto, em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional dos Responsáveis Adultos pela Evangelização da Juventude, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a letra cifrada e a teologia do hino da JMJ em português

Ouça e cante o hino da JMJ!


A tradução e adaptação do polonês para o português ficou sob a responsabilidade dos padres Zezinho e Joãozinho e do jovem Jonas Rodrigues, da Diocese de Mogi das Cruzes (SP), após aprovação da CNBB para esta elaboração da versão em língua portuguesa.
Padre Joãozinho comenta que a tradução se manteve fiel ao polonês mas que há o “toque latino”: “A compaixão, aqui na América Latina, já foi traduzida em termos de ‘libertação’. Há aí uma ‘teologia da solidariedade’, que foi marcante na vida e magistério de João Paulo II e, agora, renasce, no magistério de Francisco, com o nome de ‘misericórdia’”, explica.
“Eu acho que, com essa canção, os jovens vão ter uma motivação muito grande para uma catequese do acolher o outro e esquecer um pouco de si”, enfatiza padre Zezinho ao se referir ao tema da JMJ – “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt5,7) – e que orienta, portanto, a letra do hino. Ainda segundo o sacerdote e grande nome da música católica no Brasil, esta será uma oportunidade da juventude olhar para aqueles que não tem nada, mas somente Deus para olhar por eles.
“Os jovens e as famílias vão ter que assumir essa compaixão porque, caso contrário, não haverá nenhuma política que possa mudar o mundo”, afirma.
Ao mencionar os países onde ocorrem grandes perseguições aos cristãos, padre Zezinho enfatiza ali um sinal de esperança: “Exatamente lá onde estão martirizando os cristãos e ‘cortando em pedaços’ é que o cristianismo vai renascer, justamente por causa da misericórdia”.
Padre Joãozinho orienta ainda que diferentes arranjos do hino podem ser feitos, de acordo com os ritmos próprios de cada região do país, contanto que não saia da essência. “Inculture esse hino, mas sem sair dessa questão da compaixão”, recomenda.
De Mogi das Cruzes para a universalidade da Igreja. Literalmente, está é a história da tradução em português do hino. Tudo começou quando, sem a menor pretensão de se tornar a versão oficial em língua portuguesa, Jonas aprendeu a cantar o hino em polonês, mesmo sem saber o idioma. Após isso, traduziu por conta própria apenas porque desejava fazer uma experiência com a letra e o tema da Jornada de 2016. Ele comenta que, no máximo, pensou em gravar no celular e enviar aos seus amigos e familiares. Por não saber o idioma da Polônia, contou com a ajuda de tradutores de internet e de uma versão em inglês feita por uma polonesa.
Ainda de forma despretensiosa, Jonas enviou a letra a padre Joãozinho, tendo em vista que o sacerdote foi o responsável por diversas traduções de hinos das JMJ. Foi aí que este respondeu que seriam necessárias ainda algumas modificações, pois uma tradução é algo complexo que requer não fugir da essência e métrica do original, mas, ao mesmo tempo, pode se adaptar à realidade local.  Em seguida, a tarefa foi enviar para aprovação da CNBB.
Jonas conta que sua primeira experiência com JMJ foi em Madri, no ano de 2011 e, na edição do Rio de Janeiro, em 2013, participou como voluntário. E o anseio de contribuir, de algum modo com a edição da Polônia, ainda ficou em seu coração: “A Jornada tem um significado muito grande para mim. Não tem como explicar o que é vivenciar uma JMJ. Só viver. E eu quis fazer meu algo a mais para 2016, mesmo sem imaginar que aconteceria tudo isso”.
De acordo com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antonio Ramos do Prado, esta versão será a oficial para todos os países de língua portuguesa, conforme as orientações do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério romano responsável pela organização geral das JMJ.

Gravação
No último dia 30 de julho, nos estúdios da Gravadora Paulinas/Comep, em São Paulo (SP) diversos nomes da música católica se reuniram para a gravação do hino em português. Padre Joãozinho foi o responsável pela produção artística e musical e Jonas, que também é cantor e atua na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Mogi das Cruzes, também participou cantando a versão oficial.

Confira a ficha técnica:
Cantores: Fátima Souza, Walmir Alencar (Adoração e Vida), Thiago Costa, Lucimare Nascimento, Milton Fortes, Jake Souza (Vida e Comunhão), Rodrigo Pires (Adoração e Vida), Jonas Rodrigues, Fr. Bruno André, scj, Fr. Otávio da Silva, scj, Fr. Márcio Arantes Jr, scj, Fr. Eduardo Pugliesi, scj, Fr. Henrique Nascimento, scj, Fr. Eduardo Fonseca, scj, Grupo Chamas, Marília Mello, Jô D’Melo (Vida e Comunhão), Jake Trevisan, Simone Medeiros, Grupo Ir ao Povo, Bruna Farias, Cidinha Moraes (Vida Reluz), Felipe Souza (Vida Reluz).

Produção artística e musical: Pe. Joãozinho, scj
Adaptação musical e teclados: Maestro Luiz A. Karam
Bateria e percussão: Juninho Freire
Baixo: Adriano Reis
Violão e guitarra: Maercio Lopes
Violino: Alexandre Pinatto e Matheus Pereira
Viola: Digão
Violoncelo: Rafael Frazzato


Assista também à explicação e ouça a música do hino com padre Zezinho e padre Joãozinho


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Jovens se reúnem para rezar o terço na universidade

Tudo começou com uma inquietação. O grupo de amigos da cidade de João Pessoa (PB), queria trazer a fé para um ambiente que passava a maior parte do dia: na universidade. Decididos, eles criaram um grupo de reza do terço.
A iniciativa logo uniu outros jovens e tomou grande proporção, chegando a outras instituições de ensino. Atualmente, o “Terço Universitário”, que acontece uma vez por semana, já reúne vários universitários em outros campus e cidades, como Campina Grande e Guarabira, e no estado de Mato Grosso.
Segundo o idealizador da iniciativa, Eduardo Fox, o desejo de levar Jesus, por meio de Maria, impulsionou a esse desafio. “Os jovens obedecem ao chamado de Cristo em suas vidas de ir ao mundo e anunciar o evangelho a todas as criaturas, mostrando assim a todos a alegria que os impulsionam diariamente na caminhada cristã: pertencer por inteiro a Jesus Cristo”, conta.
Segundo ele, em meio à correria dos estudos, a oração se torna um momento de encontro com Cristo e a comunidade, reunindo pessoas de diferentes expressões da Igreja, que manifestam a mesma fé, mostrando a unidade e beleza da Igreja. “É um momento único, como um oásis em meio ao deserto, bebemos da água viva, que é Jesus”, destaca o jovem.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/jovens-se-reunem-para-rezar-o-terco-na-universidade.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Jovens fazem missão em Paquetá

“Jesus na ilha” foi o tema da missão realizada no dia 2 de agosto, na Ilha de Paquetá, por mais de cem jovens ligados ao Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese do Rio.
“A presença de tantos jovens, repletos de fé e de esperança, fez com que nossa comunidade, num momento verdadeiro de graças, se sentisse reanimada, convocada a anunciar. Eles trouxeram para a ilha uma nova chama”, contou o padre Nixon Bezerra de Brito, da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte.
O envio dos jovens foi feito pelo Cardeal Orani João Tempesta, na sexta-feira, dia 31 de julho, na missa realizada na Igreja de São Roque, por ocasião da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
“Coincidentemente nosso pastor veio com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fazer o envio desses jovens. Não foi nada programado por nós, mas certamente por Deus. Essa missão havia sido marcada ano passado, e quando, esse ano, foi marcada a visita da imagem peregrina à nossa paróquia, coincidiu de ser no mesmo fim de semana. Foi um verdadeiro encontro de graças”, afirmou o padre Nixon.

Arrastão de Jesus e atraso da barca
Antes da missa de encerramento da missão, os jovens fizeram o “Arrastão de Jesus”: foram às casas e ruas convidar pessoas para a missa campal, que ocorreu na Praça Pintor Pedro Bruno, de onde saem as barcas para a Praça XV. Uma das barcas em direção ao Rio, inclusive, saiu depois do horário previsto porque havia um número grande de pessoas que queriam comungar e pediram que o condutor esperasse.
“Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, o Papa Francisco já havia nos pedido para ir, sem medo, anunciar o Evangelho. Agora, viemos em missão a convite de nosso arcebispo porque a JMJ não foi só um momento, ela perdura”, ressaltou Maria Luiza da Silva Soares, da Paróquia Santo André, que também faz missões em sua paróquia.
Durante a missão, quer de porta em porta, ou nas ruas e praças, os jovens abordam as pessoas com a saudação ‘Jesus te ama’, e ainda, convidam para participar das missas e da vida da comunidade. “O criador da JMJ, Papa São João Paulo II nos convocou para que nós jovens fôssemos sentinelas; para anunciar o Cristo, o sol, o amanhecer”, explicou Júlio Cesar dos Santos Ribeiro, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória.
Foto: Carlos Moioli 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3451/jovens-fazem-missao-em-paqueta

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Reunião do segmento de Jovens e Adultos no Vicariato Santa Cruz

No último sábado, dia 8 de agosto, aconteceu a reunião do segmento de jovens a adultos da iniciação Cristã, no Vicariato Santa Cruz, o mais novo de nossa arquidiocese. O evento foi acolhido pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, onde estiveram presentes coordenadores vicariais, forâneos e catequistas de diversos vicariatos da arquidiocese para conhecer a realidade e os desafios da evangelização e catequese de jovens e adultos no vicariato recém-criado. Na ocasião foi realizada a avaliação da participação do segmento de jovens e adultos na 4ª Expo Rio Catequese. Foram discutidas também as estratégias de ação para elaborar a agenda de eventos do segmento para 2016.
Esta foi o segundo de uma série de encontros itinerantes da coordenação diocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos iniciada em junho no vicariato Suburbano, e que pretende alcançar todos os vicariatos, para conhecer mais de perto as realidades e as atividades desenvolvidas pelos catequistas de jovens e adultos de nossa Arquidiocese. Nossa próxima parada será o vicariato Sul. Oportunamente serão divulgados data, local e horário. Aguardem.



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Playlist inédita reúne melhores momentos do Papa no Brasil

No aniversário de dois anos da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a Rádio Vaticano disponibiliza, por meio do canal no YouTube, uma playlist especial com a íntegra dos principais discursos do Papa Francisco no Brasil.
A JMJ 2013 foi a primeira viagem apostólica do pontificado de Francisco, entre 23 e 28 de julho. O Papa deixou o Rio de Janeiro somente uma vez para ir à Aparecida, para onde prometeu voltar em 2017.
A playlist é composta por 14 vídeos que mostram o primeiro discurso do Papa ao chegar ao País, a homilia na Basílica de Aparecida, a visita à comunidade de Varginha, o encontro com os jovens em Copacabana e outros momentos inesquecíveis da JMJ do Rio2013.

Clique para acessar


Foto: Observatório Romano 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3423/playlist-inedita-reune-melhores-momentos-do-papa-no-brasil

sexta-feira, 31 de julho de 2015

JMJ Cracóvia 2016 abriu inscrições online

No dia 26 de julho, abriram as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude de 2016 que acontecerá na capital da Polônia. O Comitê Organizador ativou, na manhã de domingo, o sistema que foi desenvolvido em parceria com o Pontifício Conselho para os Leigos.
Para fazer a inscrição, é preciso acessar a página oficial da JMJ Cracóvia e clicar na opção “Participe”. Assim, os interessados serão redirecionados para o questionário de inscrição, que estará disponível em cinco idiomas: polonês, inglês, italiano, francês e espanhol.
O processo de inscrição será dividido em duas fases. Na primeira, serão registrados os macro grupos (até 5.000 participantes). Já na segunda, esses macro grupos serão divididos em sub-grupos (cada um até 150 no máximo).
É recomendável que os grupos estrangeiros, ao se registrarem, entrem em contato com os coordenadores da JMJ na Conferência Episcopal de seu país. As comunidades internacionais tais como: ordens, congregações, institutos ou movimentos devem se registrar independentemente através de seus centros nacionais ou internacionais.
No sistema de inscrição não haverá necessidade de fornecer detalhes de todos os peregrinos. Na segunda fase da inscrição aparecerão questões detalhadas sobre o responsável pelo subgrupo e seu substituto.
Para obter uma descrição completa do grupo, deverá ser informada a quantidade de menores de idade (aqueles acima de 13 anos), pessoas com necessidades especiais e aqueles que necessitam de visto para visitar a Polônia. Para os dois últimos grupos, haverá questionários especiais para serem preenchidos.

Pacotes de inscrição e kit peregrino
Os peregrinos registrados terão diferentes pacotes para escolher, entre eles, pacotes para a semana inteira ou somente para o fim de semana. Dentro da taxa de inscrição, assim como foi feito na Jornada no Brasil, os participantes escolherão: refeições com acomodação, refeições sem acomodação, acomodação sem refeições ou nem acomodação e nem refeições.
É preciso se atentar de que todos os peregrinos dentro de um subgrupo precisarão escolher os mesmos tipos de pacotes e o mesmo idioma para Catequese.
Todos os registrados receberão um kit peregrino, no qual eles poderão encontrar os materiais necessários para os eventos centrais, informações sobre a cidade, entre outros.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

13º JOLEO – Cardeal Tempesta: “sigam em missão na comunhão e na unidade”

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu, neste domingo, 26 de julho, a Santa Missa do 13º JOLEO (Jovens Orantes da Leopoldina), que este ano reuniu os jovens de todos os vicariatos territoriais da Arquidiocese no Instituto Pio XI, em Ramos, na Zona Norte da cidade. Juntamente com Dom Orani, o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge Carreira, e demais sacerdotes da Igreja no Rio concelebraram a Eucaristia.
“É com muita alegria que este ano estamos, neste JOLEO, celebrando os dois anos da JMJ Rio2013. E como diz um trecho do hino da Jornada: “Juventude, primavera: esperança do amanhecer...” Assim também nós devemos ser sinais de esperança. Que saiamos daqui hoje querendo ser comunicadores da esperança, que possamos alimentar a esperança em outros jovens, em outras pessoas, e que na missão que estamos fazendo tenhamos a oportunidade de bater porta a porta para que as pessoas encontrem em nós aquilo que elas tanto desejam... Nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos sair daqui com o desejo de partilhar a fé sendo testemunhas da esperança”, disse Padre Alex.
Inspirado pelo tema do evento – “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir” –, e no Evangelho do dia (João 6,1-15), Dom Orani exortou os jovens sobre a importância de saírem em missão, levando a todos a mensagem de Jesus Cristo.
“O tema do JOLEO é também uma oportunidade de olharmos as consequências da Jornada Mundial da Juventude aqui no Rio e percebermos a alegria dos jovens no compromisso de serem discípulos missionários. E neste ano da esperança e missionário, queremos recordar que existe uma multidão de pessoas querendo se encontrar com Jesus Cristo até mesmo sem saber, conhecer ou entender direito... E eu digo que existem milhões de jovens que querem escutar as palavras do Senhor. Será que damos conta de anunciar?”, questionou o Cardeal. “É nesse sentido que somos os cinco pães e os dois peixes... Com Jesus Cristo, verdadeira vida, somos capazes de evangelizar muito mais, pois quantos jovens na nossa cidade necessitam de uma presença próxima de outros jovens para suscitar vida nova? (...) Jovens evangelizando jovens, anunciando a alegria e ao mesmo tempo dando atenção às questões da juventude nos dias atuais. O pouco que nós somos e temos, nas mãos de Jesus se multiplica...”, afirmou.  

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Crisma

Na Paróquia São Judas Tadeu, em Senador Vasconcelos, receberam o sacramento da Crisma, 71 jovens e adultos. A celebração foi presidida pelo vigário episcopal do Vicariato Santa Cruz, padre Jorge Bispo, e concelebrada pelo pároco, padre Rogério Costa Félix, no dia 28 de junho.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 14

quinta-feira, 16 de julho de 2015

VI Simpósio Internacional de Teologia PUC-Rio

Anunciamos e convidamos para participar do Simpósio sobre a Promoção da Cultura da paz num Mundo em Conflito nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2015, no Campus Gávea da PUC-Rio.

Maiores informações podem ser obtidas no website: www.simposiopucrio.teo.br


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Arquidiocese do Rio celebra dois anos da JMJ com "Vigílias Missionárias" e JOLEO

Na semana em que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) completa dois anos de sua edição no Brasil, os fiéis cariocas terão a oportunidade de celebrar a data e recriar o ambiente de fraternidade e missão que conquistou a cidade durante o evento.
Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Setor de Juventude em parceria com a Comissão de Pastoral promoverão as "Vigílias Missionárias", marcadas para acontecer, simultaneamente, em todos os vicariatos, exceto o Leopoldina, entre os dias 25 de julho, às 22h e 26, às 6h.
A programação prevê que as vigílias comecem com uma missa, seguida de adoração, pregação e testemunhos de jovens que participaram da Jornada em 2013. O tema, que orientará o encontro, será "Juventude, esperança do amanhecer", buscando atualizar a mensagem do Papa à juventude, no Brasil: ''Ide sem medo para servir".
"O objetivo é promover no coração dos jovens o desejo de estarem juntos e serem Igreja, buscarem a santidade e também levarem o amor de Deus as outras pessoas. O convite é estendido a todos os fiéis, não só aos jovens", afirmou o assessor espiritual do Setor Juventude, padre Jorge Carreira.

Missão
No Vicariato Santa Cruz, o coordenador da Pastoral da Juventude Welington de Melo contou que a expectativa para a vigília é grande e que já estão convocando os fiéis de todas as paróquias do vicariato para participarem. Ele espera que a vigília seja um momento de reviver as experiências da Jornada, quando os jovens saíram em missão e se confraternizaram.
"A JMJ foi uma ocasião em que pudemos testemunhar nossa fé. Muitas vezes, a juventude se põe reservada, então, foi uma oportunidade de sairmos das paróquias e testemunharmos com amor e fé a nossa caminhada cristã. A vigília servirá para lembrarmos do que vivemos e atualizar as experiências", comentou Wellington, que durante a Jornada teve a oportunidade de se confessar com o Papa Francisco.
Para o padre Jorge Carreira, as missões populares promovidas pela Arquidiocese do Rio devido ao Ano Arquidiocesano da Esperança atualizam a mensagem do Papa, e as vigílias impulsionarão os jovens a evangelizar.
"Qual a nossa resposta atual ao chamado do Papa, em 2013, para sairmos em missão?", provocou o sacerdote.

Locais das "Vigílias Missionárias"
Vicariato Jacarepaguá: Santuário Nossa Senhora do Loreto – Ladeira da Freguesia, 375, Freguesia.
Vicariato Norte: Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista – Rua Felipe Camarão, 12, no Maracanã.
Vicariato Santa Cruz: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Praça Dom Romualdo, 11, em Santa Cruz.
Vicariato Suburbano: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Avenida Ernani Cardoso, 418, em Campinho.
Vicariato Sul: Paróquia Nossa Senhora da Paz – Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema.
Vicariato Urbano: Paróquia Nossa Senhora da Consolata – Rua São Luiz Gonzaga, 1.860, em Benfica.
Vicariato Oeste: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rua Padre Paulo Corrêa de Sá, 60, em Padre Miguel.

Um dia de alegria na Leopoldina 
O "Joleo" (Jovens Orantes da Leopoldina), encontro organizado pela Pastoral da Juventude do Vicariato Leopoldina para comemorar o Dia Nacional da Juventude, este ano, também fará memória à visita do Papa Francisco ao Brasil, pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro, em 2013.
A programação do evento, que acontecerá no Instituto Pio XI, situado à Rua Roberto Silva, em Ramos, prevê momentos de oração, adoração, música e missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.
O "Joleo", que acontece há 13 anos, desta vez terá como tema: “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir”, refletindo a dinâmica do missão através do Evangelho de João, capitulo 4, no qual Jesus pede água a samaritana e ela partilha sua experiência com os demais samaritanos, com as missões populares promovidas pela Arquidiocese do Rio, dentro da programação do Ano da Esperança.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Congregação Nossa Senhora de Belém

            Ir. Lucia Imaculada
            Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã

            A Congregação de Nossa Senhora de Belém é uma Congregação carioca, fundada por Madre Maria Helena Cavalcanti, carinhosamente chamada de Mãezinha por seus filhos e filhas espirituais.
            Em 1957, no Rio de Janeiro, nossa Mãe Fundadora, religiosa dominicana, começou a dar aulas de religião em três estabelecimentos do governo de nível secundário: Instituto de Educação, Rivadávia Corrêa e Paulo de Frontin.
            Com a graça de Deus foi grande a receptividade por parte das alunas. Depois de quase dois anos de experiência nas escolas, Mãezinha escreveu um relatório ao senhor Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Sua Eminência leu-o atentamente, segundo suas próprias palavras, e a chamou para uma conversa. Foi um encontro no Espírito Santo. A preocupação dele vinha ao encontro de uma grande preocupação de Mãezinha: a Catequese. Ao final de duas horas de conversa, estava resolvida a fundação da Obra de Evangelização nas Escolas do Governo.
            Dom Jaime, após conversa com as superioras dominicanas, requisitou nossa Mãe para iniciar a obra e logo depois, confirmou a independência canônica da nova Congregação. Começou então, em 22 de julho de 1958, com sua bênção, aprovação e estímulo, uma Obra inteiramente dedicada à Evangelização e Catequese da Infância e Juventude especialmente das escolas públicas. No dia 25 de março de 1959, esta Obra foi elevada à Congregação de Direito Diocesano com Constituições próprias à nossa finalidade.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Abertura dos II Jogos Arquidiocesanos marca o início de uma competição muito importante para o povo de Deus

Cerimônia de Abertura tem presença de Dom Orani, Fuzileiros Navais e de todas as Delegações.

Não faltaram atrações e presenças ilustres na Cerimônia de Abertura dos II Jogos Arquidiocesanos. O evento, que aconteceu no dia 06/06, às 13 horas, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, marcou o encontro de todas as 95 Delegações inscritas.
Presidida pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, a cerimônia foi aberta com a apresentação da Banda Reuel, que levantou o público presente nas arquibancadas, repletas de atletas e torcedores das paróquias que disputarão os Jogos. Os espectadores, que vestiam camisas de seus times, cantaram músicas de incentivo para os seus atletas e levaram instrumentos musicais, cartazes e muitas bandeiras.
Durante o evento foi lida uma carta especial do Cardela Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, onde se encontra o departamento “Igreja e Esporte” no Vaticano e também são os responsáveis pela JMJ. Nesta carta o Cardeal Rylko lembro a JMJ Rio 2013 e também encorajou os atletas “a não vos fechardes nas meras dinâmicas do jogo, mas a vos tornardes autênticas testemunhas de vida e de fé concreta, verdadeiros missionários daquela que o Santo Padre chama Igreja em saída”.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Contagem regressiva para os II Jogos Arquidiocesanos

Falta muito pouco para esporte e religião mudarem a rotina de diversas paróquias do Rio de Janeiro. A 2ª edição dos Jogos Arquidiocesanos está prestes a acontecer, com o intuito de promover a prática do esporte como atividade saudável, bem como unificar ainda mais a Igreja de Cristo. A primeira edição aconteceu em 2008 e foi chamada de Jogos da Paz.
Um Congresso Técnico no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, dia 23 de maio, marcou encontro entre a organização da competição e os dirigentes das delegações que participarão da competição.
Na ocasião, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o trabalho da Pastoral do Esporte, os projetos realizados, além de debaterem todos os detalhes do Regulamento dos Jogos.
Ao final, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que estava presente, falou da importância dos Jogos e desejou que todos os participantes empenhem-se não somente em serem os melhores na disputa esportiva, mas em serem melhores com o próximo no respeito, na amizade e na busca pela paz.
O encontro assinalou também a entrega de todas as obrigatoriedades exigidas para a inscrição das equipes no campeonato. Foram recolhidos os documentos de todos os atletas, incluindo os Termos de Responsabilidade de Saúde, seguindo o regulamento da competição.
Um novo encontro com os coordenadores de delegações foi realizado no Edifício João Paulo II, na Glória, para o sorteio das chaves dos Jogos e a entrega de documentação das delegações que não fizeram na reunião que aconteceu no Seminário Arquidiocesano de São José, sendo a última oportunidade para que fossem regularizadas as situações de suas equipes.

Jogos Arquidiocesanos
A abertura dos II Jogos Arquidiocesanos acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva no dia 6 de junho, às 14h, na Rua Olinda Ellis, 470, em Campo Grande, com entrada franca.
A organização realizará um grande momento de celebração para as 95 delegações que disputarão os Jogos. São mais de 1.500 atletas inscritos pelos oito vicariatos episcopais do Rio de Janeiro.
A competição contará com disputas de futsal, vôlei, tênis de mesa e atletismo, divididas entre masculino e feminino, nas faixas etárias entre 15 e 18 anos e maiores de 18 anos.

Mais informações poderão ser obtidas no site da pastoral: www.pastoraldoesporterio.org.br e na página www.facebook.com/PastoralDoEsporteRio.

Fonte: http://arqrio.org/agenda/detalhes/671/contagem-regressiva-para-os-ii-jogos-arquidiocesanos

terça-feira, 26 de maio de 2015

Referencial da Juventude analisa atuação dos jovens na Igreja

O Bispo da Diocese de Caxias, no Maranhão, e o mais novo referencial para a Pastoral da Juventude, Dom Vilson Basso, em entrevista concedida a Rádio Vaticano, lembrou que há alguns anos, a Igreja no Brasil tem demonstrado a sua opção tanto afetiva quanto efetiva pela juventude.
Eleito na última Assembleia Geral da CNBB como novo referencial para a Pastoral da Juventude, Dom Basso, na época, havia proferido as seguintes palavras: "convocamos toda a juventude do Brasil a estar conosco para que possamos continuar levando missão, vida e esperança a todos os recantos de nosso país".
Com mais de 35 anos de experiência, o bispo possui um extenso histórico com a Pastoral da Juventude. Segundo ele, "a Igreja do Brasil, a CNBB, ama a juventude, afetiva e efetivamente".
"Continuaremos a cuidar e a apoiar esta causa. Que Deus possa colocar no coração de cada jovem deste país a esperança que a Igreja confia nos jovens e quer que seja esta seja jovem, tanto nela mesma como na sociedade."
Ao comentar o projeto "Rota 300", criado com o intuito de comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017, bem como a Jornada Mundial da Juventude em 2016, na Polônia, Dom Vilson explicou:
"Haverá a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas dioceses, organizado por cada uma delas. Junto com Nossa Senhora vai também missão e formação, além do trabalho de Ecologia. Queremos lutar para recuperar os rios do nosso país, para que sejam limpos e levem vida. Maria foi encontrada nas águas do Paraíba, e nós queremos que os rios de nosso país sejam abençoados pela Mãe Aparecida, e tenham, nesse cuidado, as mãos bonitas da nossa juventude".
Ainda conforme o prelado, "nós queremos trabalhar a missão, o compromisso dos jovens com a Ecologia, com a vida e, tudo isso, alimentado pela espiritualidade. Inspirados no ‘sim', no ‘Ecce Venio', no ‘Eis-me aqui, Senhor', de Maria, a Mãe de Jesus".
Sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, no ano que vem, disse que a importância do encontro dos jovens com o Pontífice será, sobretudo, para a solidificação da Fé, uma vez que "o objetivo maior é reforçar essa intimidade com Cristo, esta experiência com Ele. Para, então, voltar com mais ânimo para continuar o trabalho de evangelização e de missão da juventude em nosso país". 

Fonte: http://www.arautos.org/noticias/70229/Referencial-da-Juventude-analisa-atuacao-dos-jovens-na-Igreja

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Papa entra na contagem regressiva para a JMJ

Para marcar a contagem regressiva de 500 dias para a Jornada Mundial da Juventude 2016, a organização do evento publicou a nova versão do site oficial da JMJ Cracóvia 2016. A página está disponível em 9 idiomas, dentre os quais o português.
O site é dividido em diversas seções dedicadas, entre outros temas, às notícias sobre a JMJ, formação, multimídia e voluntariado, além de uma loja virtual (em inglês) na qual é possível comprar lembranças da JMJ.

Papa Francisco
Na semana em que a contagem regressiva alcançou exatos 500 dias, no dia 13 de março, representantes da organização da JMJ foram recebidos pelo Papa no Vaticano. Francisco foi informado da contagem regressiva e questionou: “A previsão é de muita gente?”. “Muitíssima”, respondeu o organizador. A próxima JMJ acontecerá entre 26 e 31 de julho de 2016, na Polônia.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3090/papa-entra-na-contagem-regressiva-para-a-jmj

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jornada Catequética da Iniciação Cristã

            O Vicariato Leopoldina realizou, no dia 28 de março, a Jornada Catequética para agentes da Iniciação Cristã e da Pastoral do Batismo na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, em Vigário Geral. O encontro teve o objetivo de renovar as forças dos catequistas com a mensagem do Papa Francisco: “Fortificai os vosso corações”, na qual o Pontífice convida toda a Igreja a uma renovação interior, a fim de não cair na indiferença nem fechar-se em si mesmo.
            “Somos chamados a ser um com o corpo místico do Senhor. Se um membro sofre, todos sofrem. Precisamos vivenciar essa verdade em nossa vida. Em muitos momentos falamos, pregamos, anunciamos, mas não vivemos”, disse o pároco, padre Klepler Magalhães, durante a celebração.
            Divididas em partes, a mensagem do Papa foi desenvolvida pelos padres assessores Givanildo Luiz de Andrade e Eufrázio Luiz Moraes da Silva.
            Durante o encontro, houve uma dinâmica motivacional relacionada aos temas abordados, destacando a importância da Iniciação Cristã na vida da Igreja.
            “O trabalho realizado pela Iniciação Cristã pode ser definido com a palavra ‘coração’. Porque é de onde partem as emoções, sentimentos e desejos. As melhores intenções sempre brotam do coração. É um grande coração, onde cabe todo mundo”, pontuou a coordenadora da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos da Arquidiocese do Rio e do Vicariato Leopoldina, Jandira Ferreira.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 4

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jovens celebram Jornada na Barra

O cenário foi a Praia da Barra da Tijuca, mais especificamente o Posto 3. Foi ali, no dia 28 de março, véspera do Domingo de Ramos, que cerca de mil jovens participaram da Via-Sacra, encenada pelo Projeto Artes, da Comunidade Shalom, em mais uma Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A Via-Sacra arrancou lágrimas e gritos dos jovens devido à veracidade da atuação. O ator que encenou Jesus Cristo, Rafael Santana, contou como foi a experiência de “ser” Jesus ali no meio dos jovens.
“Foi doloroso e mágico encenar Jesus aqui hoje. É uma experiência muito incrível, especialmente para alguém como eu, que até ano passado não tinha nenhuma vivência religiosa. Ano passado fiz um teste para ser o apóstolo João em uma peça na Comunidade Shalom. Na convivência com a comunidade, o que me chamou a atenção foi a alegria de seus membros. Desde então, comecei a me perguntar porque essas pessoas que falavam de Deus o dia inteiro me deixavam feliz, e comecei a viver uma experiência que me levou a conhecer a misericórdia de Deus”, afirmou.
Para ele, a mensagem que ficou para os jovens naquela tarde foi a possibilidade de entender o sacrifício de Jesus e perceber que a cruz, ao contrário do que possa parecer, é uma vitória e não uma derrota.
“Algumas pessoas, enquanto eu passava, gritavam: ‘Para de bater!’. O fato de elas vivenciarem esse momento da vida de Jesus assistindo é muito forte. Passa uma mensagem que leva as pessoas a imaginarem que alguém se sacrificou dessa maneira, aceitou a dor, morreu por nós e nos livrou dos pecados. Essa é a mensagem que ficou”, frisou.

Procissão de Ramos e Missa
Após a Via-Sacra, os jovens seguiram guiados pelo pastor, o cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, em procissão rumo à Paróquia São Francisco de Paula, na Praça Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca, onde presidiu a Eucaristia.
Foram mais de dois quilômetros de caminhada, passando pela orla da praia e pela Rua Olegário Maciel. Os jovens, que seguiam cantando com a banda Linguagem dos Anjos enquanto balançavam bem alto seus ramos de palmeiras, acenaram para as muitas famílias que surgiam das janelas dos prédios para acompanhar de longe a procissão.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nova ferramenta de evangelização

No dia 27 de março, foi realizado o lançamento nacional do Projeto Alpha Jovem que acaba de chegar ao Brasil. O Projeto nasceu na Inglaterra e está se espalhando pelo mundo inteiro. E a Iniciação Cristã do Rio fez questão de prestigiar! O evento foi uma oportunidade de confraternização (inclusive com uma dinâmica super-divertida!), troca de experiências cristãs, e mostra, em primeira mão, de todo material do Projeto, que já está online.
Como o próprio nome "Alpha" já indica, trata-se de uma proposta de primeiro anúncio evangelizador, todo baseado no Querigma -- as verdades mais básicas da nossa fé. Exatamente por isso é que o Alpha vem sendo usado por várias denominações cristãs.
Sua estrutura é facilmente aplicável: são dez encontros que têm três momentos: lanche, vídeo (ou palestra) com o tema do dia e debates em grupos pequenos. Toda dinâmica é muito acolhedora e busca criar um relacionamento com Jesus e com a comunidade.
Na perspectiva da Iniciação Cristã de processo catecumenal, a proposta do Alpha se encaixa perfeitamente na etapa do Pré-Catecumenato para adolescentes, jovens e adultos.
O material dos encontros já está disponível para download gratuito no site www.alpha.org/brasil. Além dos vídeos de cada encontro, há também material que pode ser impresso nos formatos PDF e Word, além de vídeos de capacitações dos líderes que aplicarão o Alpha. Mas se a sua comunidade preferir, a equipe de missionários que está implantando o Projeto Alpha Jovem aqui no Brasil se dispõe a fazer a capacitação presencial na sua comunidade.
O contato é com o casal Jess e Mark: jess@alphabrasil.org ou mark@alphabrasil.org.