Na semana em que a Jornada Mundial da
Juventude (JMJ) completa dois anos de sua edição no Brasil, os fiéis cariocas
terão a oportunidade de celebrar a data e recriar o ambiente de fraternidade e
missão que conquistou a cidade durante o evento.
Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de
Janeiro, o Setor de Juventude em parceria com a Comissão de Pastoral promoverão
as "Vigílias Missionárias", marcadas para acontecer, simultaneamente,
em todos os vicariatos, exceto o Leopoldina, entre os dias 25 de julho, às 22h
e 26, às 6h.
A programação prevê que as vigílias comecem
com uma missa, seguida de adoração, pregação e testemunhos de jovens que
participaram da Jornada em 2013. O tema, que orientará o encontro, será
"Juventude, esperança do amanhecer", buscando atualizar a mensagem do
Papa à juventude, no Brasil: ''Ide sem medo para servir".
"O objetivo é promover no coração dos
jovens o desejo de estarem juntos e serem Igreja, buscarem a santidade e também
levarem o amor de Deus as outras pessoas. O convite é estendido a todos os
fiéis, não só aos jovens", afirmou o assessor espiritual do Setor
Juventude, padre Jorge Carreira.
Missão
No Vicariato Santa Cruz, o coordenador da
Pastoral da Juventude Welington de Melo contou que a expectativa para a vigília
é grande e que já estão convocando os fiéis de todas as paróquias do vicariato
para participarem. Ele espera que a vigília seja um momento de reviver as
experiências da Jornada, quando os jovens saíram em missão e se
confraternizaram.
"A JMJ foi uma ocasião em que pudemos
testemunhar nossa fé. Muitas vezes, a juventude se põe reservada, então, foi
uma oportunidade de sairmos das paróquias e testemunharmos com amor e fé a
nossa caminhada cristã. A vigília servirá para lembrarmos do que vivemos e
atualizar as experiências", comentou Wellington, que durante a Jornada
teve a oportunidade de se confessar com o Papa Francisco.
Para o padre Jorge Carreira, as missões
populares promovidas pela Arquidiocese do Rio devido ao Ano Arquidiocesano da
Esperança atualizam a mensagem do Papa, e as vigílias impulsionarão os jovens a
evangelizar.
"Qual a nossa resposta atual ao chamado
do Papa, em 2013, para sairmos em missão?", provocou o sacerdote.
Locais das
"Vigílias Missionárias"
Vicariato Jacarepaguá: Santuário
Nossa Senhora do Loreto – Ladeira da Freguesia, 375, Freguesia.
Vicariato Norte: Paróquia
Divino Espírito Santo e São João Batista – Rua Felipe Camarão, 12, no Maracanã.
Vicariato Santa Cruz: Paróquia
Nossa Senhora da Conceição – Praça Dom Romualdo, 11, em Santa Cruz.
Vicariato Suburbano: Paróquia
Nossa Senhora da Conceição – Avenida Ernani Cardoso, 418, em Campinho.
Vicariato Sul: Paróquia
Nossa Senhora da Paz – Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema.
Vicariato Urbano: Paróquia
Nossa Senhora da Consolata – Rua São Luiz Gonzaga, 1.860, em Benfica.
Vicariato Oeste: Paróquia
Sagrado Coração de Jesus – Rua Padre Paulo Corrêa de Sá, 60, em Padre
Miguel.
Um dia de alegria na
Leopoldina
O "Joleo" (Jovens Orantes da
Leopoldina), encontro organizado pela Pastoral da Juventude do Vicariato
Leopoldina para comemorar o Dia Nacional da Juventude, este ano, também fará
memória à visita do Papa Francisco ao Brasil, pela Jornada Mundial da Juventude
(JMJ), realizada no Rio de Janeiro, em 2013.
A programação do evento, que acontecerá no
Instituto Pio XI, situado à Rua Roberto Silva, em Ramos, prevê momentos de
oração, adoração, música e missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani
João Tempesta.
O "Joleo", que acontece há 13 anos,
desta vez terá como tema: “Juventude em missão na caridade e na alegria de
servir”, refletindo a dinâmica do missão através do Evangelho de João, capitulo
4, no qual Jesus pede água a samaritana e ela partilha sua experiência com os
demais samaritanos, com as missões populares promovidas pela Arquidiocese do
Rio, dentro da programação do Ano da Esperança.