segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Dia da Glória de Cristo

Uma breve reflexão para ajudar a viver o finalzinho do ano litúrgico

A última semana do Tempo Comum tem um caráter austero. A Solenidade de Cristo Rei nos recorda que o Cristo há de vir em sua glória, para julgar "os vivos e os mortos", como professamos cada domingo no Credo, e "o seu Reino não terá fim".
Para nos lembrarmos desse dia que será de Glória, mas também de juízo, na última semana do Tempo Comum, cantamos na Liturgia das Horas o Hino "Dies Irae" - Dia de Ira - tradicionalmente atribuído a Tomás de Celano, mestre literário franciscano que viveu no século XIII (embora essa autoria seja ainda posta em dúvida por alguns estudiosos).
O hino é inspirado em Sf 1,14-18, que anuncia o grande "Dia do Senhor (YHWH)". No v. 15 o profeta diz que "aquele dia", o "Dia do Senhor" será um "dia de ira" (Yôm ’ebrâ - diz o texto hebraico).
No início do post eu dizia que esta é uma semana austera, porque esse hino nos recordará todos os dias o juízo que está por vir e como nós, no presente, devemos nos preparar, não movidos pelo medo, mas pelo amor e pelo sincero desejo de sermos encontrados à caminho, esperando o Senhor. Não digo prontos, mas à caminho, porque o completamento da obra será feito pelo próprio Senhor. Ser encontrado à caminho significa viver com vigilância sobre si mesmo, no desejo de agradar a Deus e de buscar a sua vontade.
Que seja nosso clamor a última estrofe do hino, que cantaremos até sexta nas Vésperas. Ela nos faz recordar que para estar a caminho podemos contar com a ajuda divina e com a sua infinita misericórdia:

"Vós, ó Deus de majestade,
vivo esplendor da Trindade,
entre os eleitos nos contai".

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Já reinamos com Cristo

A Solenidade de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925, através de sua Encíclica Quas Primas. Quando da sua instituição, esta festa era celebrada no último domingo de outubro, antes da Solenidade de Todos os Santos. Depois da reforma litúrgica passou para o último domingo do tempo comum, mostrando assim que tudo deve se dirigir para Cristo, alfa e ômega, isto é, princípio de fim de todas as coisas. Este sentido da Solenidade pode ser captado pela oração coleta: “Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente”.
Este texto eucológico[1] apresenta, em primeiro lugar, o sentido da Solenidade de Cristo Rei: o desejo eterno do Pai de restaurar todas as coisas em Cristo. Isto nos remete para o texto de Ef 1,10, onde Paulo fala que o desejo do Pai é justamente esse: “recapitular” todas as coisas em Cristo. Esta eucologia inicial apresenta, ainda, um pedido: que todas as criaturas, libertas da escravidão, possam glorificar eternamente a Deus. Esse pedido, por sua vez, nos traz à mente Ef 1,12, onde Paulo afirma que a finalidade da nossa existência é servirmos ao “louvor” e à “glória” de Deus.
Neste ciclo de leituras do Ano C, que estamos para encerrar, a primeira leitura que nos é apresentada é 2Sm 5,1-3: a unção de Davi em Hebron. Davi, que já havia sido ungido por Samuel na sua juventude (1Sm 16,1-13) e pelos anciãos de Judá na mesma cidade de Hebron (2Sm 2,1-4), agora é ungido também pelos anciãos de Israel e sua realeza é reconhecida por todo o povo.
Davi se tornará, aos poucos, o protótipo do rei perfeito que, apesar de suas fraquezas, soube manter a aliança com Deus intacta. Não é à toa que Deus lhe fará uma promessa em 2Sm 7,12-13 garantindo-lhe perenidade do governo do povo de Israel: E quando os teus dias estiverem completos e vieres a dormir com teus pais, farei permanecer a tua linhagem após ti, gerada das tuas entranhas e firmarei sua realeza. Será ele que construirá uma casa para o meu Nome, e estabelecerei para sempre o seu trono.
O Salmo 121 que rezamos nessa liturgia da Palavra canta a alegria do povo que sobe ao Templo, que vai a Jerusalém para ver a “sede da justiça” e o “trono de Davi”. O povo sempre esperou, sobretudo depois do fim da monarquia, que Deus lhes enviasse um “Messias”, um “rei” que fosse como havia sido Davi, para ocupar de novo o trono para ele reservado.
Deus realizou sua promessa e enviou um novo Rei. Contudo, o Rei enviado não era segundo as expectativas do povo. Era da linhagem de Davi, mas não veio como soberano de um reino que é deste mundo. É significativo que o Evangelho de hoje seja um trecho da paixão segundo Lucas. A paixão de Jesus em Lucas ocupa os cc. 22-23 e hoje a liturgia nos apresenta o trecho de 23,35-43. Poderíamos dividir esse texto em duas partes: 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico (3º dia)

Chegamos ao terceiro dia do 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico. Confira agora a programação do dia e o link de acesso a cada uma das palestras. Confira!

10h - O que é o Amor Conjugal?
Diácono Alípio e Valéria
DIÁC. ALÍPIO E VALÉRIA são casados e trabalham com a formação de novos matrimônios.
Todo homem é chamado ao Amor. A vida humana só encontra o sentido verdadeiro ao reconhecer-se dependente daquEle que há tudo plenificar. Na vida conjugal, entretanto, o amor ganha novos contornos, características próprias. Se o amor é a plenitude da vida humana, o amor conjugal é um caminho especial para essa plenitude.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17475


12h - A inserção da nova família na grande família da Igreja
Dom Orani João Tempesta
DOM ORANI JOÃO TEMPESTA é cardeal da Igreja Católica e atualmente é o bispo titular da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A família deve ser igreja doméstica. Seus membros devem sentir-se amados, acolhidos, abraçados. Ora, a família recém-formada precisa integrar-se igualmente na grande família da Igreja, precisa ser comunidade. Esse é um desafio enorme para seus membros.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17476


14h - Afinal, para que devo namorar?
Tiba e Déia Camargos
TIBA E DEIA CAMARGOS são missionários da Comunidade Canção Nova, pais de dois filhos (Bento e Matias). Idealizadora do trabalho missionário com os adolescentes através do Bem da Hora, graduada em Artes Cênicas, como missionária ela atua como apresentadora, cantora, escritora, pregadora e atriz, além de outros trabalhos na missão.
Se todo mundo "fica", se compromisso não está na moda: POR QUE, ENTÃO, DEVO NAMORAR? Essa pergunta surge frequentemente em conversas com mais jovens. A resposta é que o namoro católico não é o exercício de quem nada pretende, nem o passatempo de quem está à toa. É etapa do sacrameto do matrimônio. Deve-se namorar porque deve-se conhecer aquele a quem vamos dar nosso coração.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17477


16h - Como administrar a vida financeira? Metas e sonhos do casal
Ricardo e Mariana
RICARDO MAIA E MARIANA MONTEIRO são casados e tem uma filha. Graduados em Administração, o casal trabalha com a formação de namorados. Também são instrutores do Método de Ovulação Billings (MOB).
Muitas vezes o que parece falta de diálogo, incompatibilidade de temperamentos, defeitos de caráter graves, nada mais é que uma profunda crise financeira. Mais de 60% dos matrimônios terminam por causa desse fator. Preparar-se espiritualmente para ser pobre e desapegado é a cura para esse mal, mas o cuidado com as próprias contas e orçamento também ajuda a escapar dessa armadilha.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17478


18h - Homem e mulher ele os criou: a armadilha da ideologia de gênero
Pe. José Eduardo
PE. JOSÉ EDUARDO é sacerdote na Diocese de Osasco, doutor em Teologia Moral pela Università della Santa Croce, em Roma.
Um brado maligno reverbera na históra: Non serviam... Lúcifer não admite a ordem de Deus explicitada na História da Salvação. Hoje, como um eco desse brado infernal, os homens repetem essa recusa ao não admitirem a diferença entre homem e mulher. A Ideologia de Gênero é a expressão hodierna desse grito antigo.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17479


20h - Espiritualidade no lar: oração conjugal e familiar
Ronaldo e Tatiana
RONALDO E TATIANA são assessores do Núcleo de Espiritualidade da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Se o lar católico é uma igreja doméstica, é necessário que a oração seja um hábito nas famílias. O que funciona? Que dicas podemos aprender para fazer de nossa casa uma pequena Nazaré?
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17480

22h - Por que, com quem e quando namorar?
Prof. Felipe Aquino
PROF. FELIPE AQUINO é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 40 anos com Maria Zila (fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos. Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova, “No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas. Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.
Todas as pessoas vocacionadas ao matrimônio deveriam responder a essas 3 perguntas: por que, quando e com quem namorar. Namoro é etapa para o sacramento do matrimônio. Não deve ser vivido de modo irresponsável.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17481

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

‘Cada um de vocês são gotas do mar da misericórdia de Deus’, diz Dom Antonio Augusto

Sejam suporte do mar da Misericórdia de Deus. Este foi o convite de Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, aos jovens do Halleluya Rio. “Cada um de vocês são as gotas desse mar de Misericórdia”, disse. Meditando sobre os verbos escutar, olhar e ouvir, retirados do salmo 45 da liturgia da Missa, o bispo aprofundou três convites de Deus.

ESCUTAR
“A primeira palavra é escuta. Escutar que Deus quer trazer uma alegria que é perdurável, a alegria do sacramento da confissão”. De acordo com Dom Antônio, a atitude de escutar é estar atento ao convite da Mãe de Misericórdia para que cada filho experimente desta fonte de perdão que é capaz de transformar os corações. “Ela tem a sensibilidade materna para saber quando nos falta o bom vinho, quando nos falta a alegria de viver. Não há alegria na nossa vida se nós não deixarmos Cristo transformar o nosso coração”.

OLHAR
Contemplando a estrutura dos Arcos da Lapa, Dom Antônio afirmou que cada cristão é chamado a ser suporte para o outro. “Cada um de nós é esse ponto de apoio para outras pessoas. Isso nos mostra como é difusivo a Misericórdia quando nós a exercemos. Quando nós somos misericordiosos com uma pessoa, essa pessoa também é misericordiosa com outras”. E, completou, “formar esse arco tão perfeito de onde jorra a Misericórdia de Deus no mundo. Olhai como o mundo pode ser diferente se nós agimos com misericórdia”.

OUVIR
“Que diferença há entre escutar e ouvir? Ouvir neste salmo está em ouvir a voz de Deus, ouvir a chamada de Deus, ouvir a convocação de Deus. Todos nós somos sujeitos de uma chamada divina. O Papa João Paulo II quando esteve no Rio de Janeiro pela primeira vez disse que o mesmo Deus que ama é o mesmo Deus que chama. Ouvir a convocação de Deus, o que Deus está te pedindo hoje e agora. E, especialmente, não deixar nenhum jovem ser enganado por messias modernos. O único salvador é Cristo”.

Foto: Festival Halleluya Rio de Janeiro

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5042/cada-um-de-voces-sao-gotas-do-mar-da-misericordia-de-deus-diz-dom-antonio-augusto

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

“Juventude e a nossa Casa Comum”

Além de ser dedicado aos missionários, o mês de outubro reserva uma data muito especial. Nele é comemorado o Dia Nacional da Juventude, celebrado na Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 16, na Casa de Formação São Francisco de Assis, na Rua Riachuelo. Essa foi a 31ª edição do evento que tem como objetivo refletir e debater com os jovens um assunto da atualidade, e experimentar momentos de louvor, adoração e muita música.
Em 2016, o encontro meditou sobre o tema “Juventude e a nossa casa comum”, que faz alusão à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, quanto à questão ambiental e o consumismo desenfreado.
De acordo com o bispo auxiliar e animador da Pastoral da Juventude, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, o DNJ se destaca por dois motivos: o desejo da juventude de servir e a sensibilidade para as questões da realidade que os cercam.
“O Dia Nacional da Juventude é muito importante por dois motivos: primeiro, para que os jovens mostrem à sociedade que não estão tão fora da Igreja; que desejam a Igreja e estão dentro dela, são protagonistas da história dela. Cada vez mais, a gente nota o interesse dos jovens não apenas como espectadores, mas como participantes em todos os eventos. Tudo aqui foi organizado pela juventude. Por outro lado, quando eles participam deste tipo de atividade, abrem a cabeça e o coração para as questões que afetam o mundo atualmente, não só no âmbito da Igreja. Hoje, tivemos aqui oficinas sobre questões de políticas públicas, ideologia de gênero, oficinas de grafite. Então, tudo isso é importante para dentro e fora da Igreja também”, afirmou Dom Antonio.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Formação da Teologia do Corpo

Faça sua inscrição e conheça essa verdadeira riqueza que é a TEOLOGIA DO CORPO! Lembrando que o curso, organizado pela equipe TdC ArqRio, é gratuito. Apenas a apostila será vendida a quem desejar por R$ 10,00 e o almoço será por conta de cada participante, optando entre os diversos estabelecimentos que ficam bem próximo ao local. Adaptamos o horário caso você deseje participar da Missa na comunidade, pode escolher entre sábado 18h00 ou domingo 08h00.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia Nacional da Juventude 2016

A juventude carioca tem um encontro marcado na Casa de Formação São Francisco de Sales, no Riachuelo, no dia 16 de outubro. Das 9h em diante, será celebrado o Dia Nacional da Juventude.
Segundo o organizador e assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra, nesta edição a acolhida começará a ser feita já nos pontos de ônibus e na estação de trem próximos. “Desta forma, os jovens da organização poderão, além de acolher os demais na chegada, encaminhar os participantes ao local do evento de modo que eles não se percam”, afirmou.
Outro dado novo, segundo o sacerdote, é o local escolhido para esta 31ª edição do evento. Diferentemente dos locais anteriores, a Casa de Formação São Francisco de Sales conta com espaços variados, que serão aproveitados para oficinas e atividades ao longo do dia.
A pregação será feita por Francisco José dos Santos, mais conhecido como Dunga, cantor e apresentador da TV Canção Nova. O tema que norteará sua pregação, além das demais atividades do dia, será “Juventude e a nossa casa comum”, que remete à Campanha da Fraternidade, como é de costume.
“Este tema foi colocado em evidência pelo Papa Francisco e, por sabermos que a juventude tem uma força transformadora da realidade à sua volta, teremos como questão fundamental em nosso encontro motivar a juventude a cuidar do nosso mundo, da nossa casa comum”, destacou padre Antônio.
Além de Dunga, o Ministério de Música da Renovação Carismática Católica (RCC) e outros grupos e pastorais – como o Setor Juventude, a Iniciação Cristã e a Pastoral da Família – estarão presentes dando o suporte necessário à Pastoral da Juventude, promotora do evento. A missa será celebrada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 16h.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Halleluya Rio ajuda moradores de Jardim Gramacho

Durante o Halleluya será feita uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a obras sociais. O evento é totalmente gratuito ao público, mas os participantes são convocados a levarem para a Lapa nos três dias de shows, 28, 29 e 30 de outubro, um quilo de alimento não perecível, exercendo assim a sua cidadania e caridade social.
“Um mar de misericórdia” é o tema deste ano do Festival de Artes Integradas organizado pela Comunidade Shalom. Movido pela solidariedade, em 2016 o Halleluya é também impulsionado pelo Ano da Misericórdia, que traz como tema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Na sexta edição do festival no Rio de Janeiro, a campanha de arrecadação de alimentos será destinada especialmente para a obra social “Amor que Cura”, que tem a missão de ajudar os moradores de Jardim Gramacho, comunidade localizada num antigo aterro sanitário em Duque de Caxias.
Este projeto é realizado pelo Hospital São Francisco da Providência de Deus, localizado na Tijuca. Através da arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal, leva dignidade e o amor de Deus aos mais pobres. Para possibilitar que mais pessoas sejam beneficiadas, o Festival Halleluya firmou uma parceria com esta iniciativa e transformará a Lapa em outubro num grande posto de arrecadação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Lectionautas

 
Com muito entusiasmo e dedicação, a paróquia de São Geraldo, Olaria, realizou neste domingo, 25, o encontro dos LECTIONAUTAS.
 Com o propósito de incentivar a vivência e propagação da Leitura Orante da Bíblia, sobretudo entre a juventude, o encontro alternou instruções sobre o método da lectio divina, dinâmicas e momentos de oração.
A animação nota 10 ficou por conta dos músicos da paróquia.
Com o apoio e participação dos padres Eufrázio e Renato, assessor arquidiocesano do projeto, renovou-se a proposta de novos encontros de formação.
Quem sabe, a próxima paróquia não será a sua?

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Alunos da PUC rezam Ângelus com turistas no Cristo Redentor

No último sábado, 5 de setembro, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio levou um grupo de jovens da universidade, que integram o Projeto Liderança Católica e a Missão Universitária, para rezar a oração do Ângelus no Cristo Redentor. O projeto Ângelus no Cristo é um legado da Jornada Mundial da Juventude e reúne, todo terceiro sábado de cada mês, jovens dos diferentes vicariatos da Arquidiocese com Dom Orani para fazer a oração em um dos lugares mais simbólicos do Rio de Janeiro, o Santuário do Cristo.
Neste encontro, Dom Orani não pôde estar presente, e a oração foi conduzida pelo padre Waldeci Gonzaga, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Durante a oração, padre Waldeci fez uma prece especial pela PUC e pelos jovens ali representados pelos alunos da Universidade: “Que Deus abençoe a nossa PUC-Rio e que os jovens das paróquias, das pastorais e dos movimentos possam estar aqui e pedir as bênçãos de Deus aos pés do Cristo Redentor”, pediu.
A oração do Ângelus chamou a atenção dos turistas ali presentes. O santuário estava lotado principalmente devido aos jogos paralímpicos e o dia de sol na cidade. Muitos visitantes se juntaram aos grupo de alunos da PUC para rezar e cantar. Ao final do encontro, foi feita uma oração em seis diferentes línguas para acolher os turistas dos mais diferentes países.

Fonte: http://www.clfc.puc-rio.br/loyola-online/alunos-da-puc-rezam-angelus-com-turistas-no-santuario-do-cristo-redentor/

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá

Aconteceu no último domingo, dia 18, o 7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá. Realizado na Paróquia Santa Luzia (Gardênia Azul), teve início com a Santa Missa celebrada pelo nosso vigário episcopal e pároco, Côn. Robert Chrzaszcz, que abordou assuntos como juventude em missão, a importância da família e a diferença entre os caminhos do mundo e o caminho de Deus.
Tivemos a presença do Pe. Daniel Rodrigues Mourão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, que acolheu as confissões, os jovens João, Joabson, Ana, Thamires e o Seminarista Alex que realizaram o “Aconselhamento de Jovens para Jovens”.
A palestra ficou por conta da Ir. Catarina do Precioso Sangue, da Congregação de Nossa Senhora de Belém, com o tema: “Misericórdia: Amor em Ação” e as dinâmicas com a Ir. Graça Maria, também da mesma congregação.
O encontro se encerrou deixando saudades em nossos corações.

Neide Alves – Coordenadora de Jovens e Adultos do Vicariato Jacarepaguá

7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá
Clique na seta ao lado das fotos para passar

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

18ª Gincana Beneficente

Neste domingo ocorreu a 18ª Gincana Beneficente do Santuário da Divina Misericórdia. A Gincana é uma atividade da Iniciação Cristã de Jovens que visa principalmente colaborar com a Pastoral Social e promover o exercício da caridade por parte dos catecúmenos. A arrecadação normalmente começa 2 meses antes do domingo da Gincana e os jovens se organizam para bater de porta em porta pedindo em prol dos mais necessitados.
A Gincana funciona da seguinte maneira, todos são divididos em três grupos e precisam cumprir uma série de tarefas além da arrecadação e da venda de rifas, e outras tarefas surpresas que acontecem no domingo da Gincana. O grupo que vencer ganha entrada grátis para a festa de confraternização final. 
             Este ano contamos com três grupos muito animados: RED – Crismandos e Misericordiosos; Anjos do Céu e Exército de Deus. Todos competiram num espírito de fraternidade e companheirismo, tendo por vencedor o grupo Anjos do Céu. Contudo, o verdadeiro campeão foi o grupo da Pastoral Social que conseguiu com a arrecadação dos jovens mais de 1.000 produtos entre alimentos e higiene pessoal, um prêmio que com certeza ajudará muitas famílias carentes. 
             É gratificante para todos nós que trabalhamos na organização da Gincana, pois vemos no olhar de cada jovem o desejo de ajudar o próximo e a união fraterna em Cristo que os une. Todos cumprindo o chamado do Senhor feito no Evangelho deste domingo a servir a Deus no próximo se desapegando de todo tipo de egoísmo e falta de caridade.

(Lucas Henrique)





sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Congresso Online sobre Matrimônio Católico

O 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico pretende formar milhares de cristãos católicos preocupados com: a preparação para o matrimônio católico, a maturidade no relacionamento conjugal, o enfrentamento das crises, a própria salvação, a formação de seus filhos, a criação de uma família e, principalmente, seguir a vontade de Deus.
Nosso sonho é acordar as famílias católicas e mostrar-lhes que é possível, sim, matrimônios mais felizes e realizados. Em poucas palavras: sonhamos com famílias mais santas!
Esse é o objetivo maior do congresso, nosso maior interesse e o espírito que nos move.
Inscreva-se gratuitamente: www.congressomatrimonio.com.br


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Encontro para namorados e noivos

No dia 8 de outubro (sábado) na PUC-Rio.
Tema: A alegria do amor
Começa às 9h; pausa para o almoço; retomamos às 14h30 e terminará às 18h.
            Teremos palestras e dinâmicas dirigidas justamente aos casais de namorados e noivos.
            Vai ser excelente, com a graça de Deus!
Inscrição de R$ 20,00 por pessoa.
Para inscrições mandar e-mail para o endereço: igreja@puc-rio.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Vocação: “uma semente que cai em terra boa”

A palavra vocação vem do latim vocare, que significa chamado. Assim, se alguém chama, necessariamente, deve haver alguém que escute e responda. Na mensagem pelo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 2014, Papa Francisco destacou que todo chamado exige um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e que “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.
Com esse desejo, 67 jovens de oito vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram do 31º Encontro Vocacional do Vicariato Suburbano e do 4º Encontro Vocacional Arquidiocesano, realizado na Fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava, entre os dias 15 e 19 de agosto. 
Nesse encontro, os vocacionados tiveram a oportunidade de dedicar um tempo mais específico para pensar e amadurecer o ideal vocacional, além de trabalhar os temas da oração pessoal, da vida comunitária e religiosa. Eles também participaram de palestras sobre o sacerdócio e a missão do padre no mundo, de partilhas sobre temas vocacionais mais aprofundados, de momentos de oração, adoração, missa diária e uma gincana, cujo objetivo era promover a vida comunitária.
“Por meio de brincadeiras, competições e com bastante garra conseguimos demonstrar, de alguma forma, para os participantes que o caminho vocacional é, de fato, um grande desafio, mas que pode ser trilhado na medida em que mantemos o nosso olhar fixo em Jesus e, também, cultivamos a vida fraterna, que é um caminho de santidade”, explicou o seminarista Islandson Felix.
O desejo de auxiliar no discernimento dos futuros sacerdotes surgiu no coração do monsenhor José Mazine há 15 anos, quando ele iniciou o trabalho apenas com o vocacional no Vicariato Suburbano. Há dois anos, os retiros foram estendidos em âmbito arquidiocesano.
“Esses encontros servem para lançar as sementes. Não posso afirmar que os 67 jovens serão sacerdotes, porém é como uma semente que cai em terra boa e dá frutos. Nesse período de discernimento, o apoio da família é importante e o do Cardeal Orani João Tempesta é um grande estímulo para os vocacionados. Já estamos pensando no próximo encontro que vai acontecer na última semana de janeiro. É um trabalho que requer tempo, mas temos a esperança de que ele vai gerar muitos frutos”, completou.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Conselho Arquidiocesano incentiva evangelização em universidades do Rio

Os diversos movimentos de evangelização em Universidades contam com o apoio do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro e do setor Universidades. No Rio de Janeiro, seis Universidades fazem parte do movimento. 


Fonte: http://redevida.com.br/programa/jctv/conselho-arquidiocesano-incentiva-evangelizacao-em-universidades-do-rio.html

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jovens fazem missão nos Jogos Olímpicos

A cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos, e o Ministério Jovem da Renovação Católica Carismática (RCC) realizou em um final de semana, dias 6 e 7 de agosto, a missão “Jesus nas Olimpíadas”. Com cerca de 130 jovens de todo Estado do Rio de Janeiro e de alguns outros estados do país, os missionários percorreram alguns locais da cidade com ‘arrastões’ de evangelização e partilha da Palavra de Deus.
A missão foi desempenhada com abordagens pessoais, nas quais os missionários escutam a pessoa e anunciam a Palavra. Em muitos momentos, as pessoas abordadas partilham a vida, apresentam as intenções do coração e rezam junto com os missionários. Foi o que aconteceu no entorno do estádio do Maracanã, quando missionários abordaram agentes de segurança, da Guarda Municipal, Polícia Militar e Força Nacional, e rezaram por eles.
Segundo o presidente do conselho da RCC na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dário Pereira, foi um momento marcante, pois no meio de toda tensão dos Jogos, os militares se abriram à oração. “Os jovens deram a eles o sentido de que a segurança não vem somente dos homens, mas de Deus”, completou.
Ainda no final de semana, o grupo de missionários se dirigiu para a comunidade de Rio das Pedras, no Vicariato Jacarepaguá, onde está localizado o Parque Olímpico. De acordo com a coordenadora do Ministério Jovem na Arquidiocese do Rio, Kaline de Lima, é uma comunidade que carece de muita infraestrutura. Nela, os missionários foram de casa em casa. Após as visitas, todos os missionários foram para a paróquia da comunidade, onde realizaram um grande grupo de oração. E finalizando no domingo pela manhã, dia 7 de agosto, a missão foi para a Praia de Copacabana, onde os missionários fizeram abordagem com os turistas e moradores da cidade.

‘Missões Mundiais’
O “Jesus nas Olimpíadas” surgiu como parte do projeto “Missões Mundiais”, que foi elaborado pela coordenação nacional do Ministério Jovem. Faziam parte das “Missões Mundiais” todos os grandes eventos que o Brasil sediaria nestes anos: a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em todas as ocasiões, missionários de diversas partes do país se mobilizaram para anunciar a Palavra de Deus aos visitantes e moradores das cidades envolvidas. Exceto na Copa do Mundo 2014, quando as missões foram distribuídas em todas as 12 cidades-sede do evento, as outras duas missões mundiais foram concentradas no Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, página 8

terça-feira, 16 de agosto de 2016

D. Orani celebra Missa para atletas na Vila Olímpica

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu no domingo, 14, uma Missa no Centro Inter-religioso da Vila Olímpica, com a participação de 8 delegações. Para o Purpurado, este momento demonstrou a importância de seguir com o anúncio de Cristo e também do respeito entre as religiões.
“Tivemos a oportunidade de celebrar o domingo, o dia do Senhor, aqui na Vila Olímpica”, expressou Dom Orani à Rádio Catedral, ressaltando que, inicialmente a celebração era “para a delegação do Brasil, mas vieram também outras delegações do mundo para participar da Missa”.
Para o Cardeal, foi uma ocasião de “muita alegria” poder ver “em quantos lugares nós temos pessoas que creem em Cristo, buscam Deus e, ao mesmo tempo, querem fazer do domingo o dia do Senhor”.
Dom Orani sublinhou que ter essa possibilidade de encontrar pessoas do mundo inteiro demonstra “a importância de continuar nossa busca de levar adiante Jesus Cristo, o respeito às demais religiões e, ao mesmo tempo, fazer do esporte uma oportunidade de congraçamento, de encontro entre pessoas”.
A Vila Olímpica da Rio2016 abriga mais de 11 mil atletas do mundo todo. O Centro Inter-religioso deste local tem como coordenador o sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Leandro Lenin.
No espaço, há uma sala para cada religião: cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo e islamismo (esta última com uma sala extra para mulheres). Além disso, conforme assinalou o Cardeal Orani em um artigo de julho sobre este tema, “sempre haverá a abertura para o atleta pedir um ministro de sua religião que não estiver contemplada na lista inicial”.
“O fato de existir um Centro Inter-religioso na Vila Olímpica demonstra justamente este respeito pelas religiões, porque cada um tem seu espaço aqui e quem mais quiser pode vir quando for convocado para atender os atletas”, acrescentou o Arcebispo à Rádio Catedral.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/dom-orani-celebra-missa-para-atletas-na-vila-olimpica-16919/

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Papa Francisco encontra jovens salvas da prostituição

“Eu vos peço perdão por todos aqueles homens que vos fizeram sofrer”. No âmbito das “Sextas-feiras da Misericórdia”, o Papa Francisco visitou na tarde de sexta-feira, 12 de agosto, a estrutura romana da “Comunidade Papa João XXIII”, fundada pelo Padre Oreste Benzi, e que acolhe 20 mulheres libertadas da escravidão da prostituição.
Seis delas são provenientes da Romênia, 4 da Albânia, 7 da Nigéria e as outras três da Tunísia, Itália e Ucrânia. A idade média das hóspedes da estrutura é de 30 anos. Todas sofreram graves violências físicas e vivem sob proteção.
Além das vinte mulheres, o Santo Padre também foi acolhido pelo responsável geral da Comunidade, Giovanni Paolo Ramonda, pelo assistente espiritual, Padre Aldo,  além de dois agentes que atuam nas ruas e a responsável pelo apartamento, localizado no centro de Roma.

Confiança
O Papa permaneceu mais de uma hora no local, rezando junto com a pequena comunidade e ouvindo as tristes experiências vividas pelas jovens, encorajando-as a olhar em frente com confiança. “Se alguém te disser que Cristo não ressuscitou, tu podes dizer a ele que Cristo ressuscitou, porque tu és testemunha disto”, disse Francisco a uma jovem vinda da Romênia para trabalhar como baby-sitter e que viu-se obrigada a prostituir-se nas ruas de Roma.

Perdão
Nos encontros, o Papa Francisco quis quase que desculpar-se pessoalmente com as jovens pelos erros a que foram submetidas: “Peço perdão por todos aqueles católicos e fieis que vos exploraram, abusaram e violentaram”. Este encontro – explicou – servirá para repreender quem merece. “Vivam com esperança e alegria o futuro que vos espera”, exortou ao final.
Eis o que o assistente espiritual da Comunidade, Padre Aldo Bonaiuto, disse em entrevista à Rádio Vaticano sobre a visita improvisada do Papa:

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Abertas as inscrições para o curso de Agentes de Pastoral Universitária

Atendendo as perspectivas da ação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que faz um convite para um cuidar da formação de pensadores e pessoas engajadas com a evangelização nos novos areópagos, entre eles o mundo universitário, o Setor Unidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o III Curso para Agentes de Pastoral Universitária.
Com o objetivo de oferecer formação integral aos estudantes, professores e colaboradores do Ensino Superior, assim como aos voluntários interessados em atuar como agentes da ação evangelizadora neste âmbito, o curso acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Acolhida Assunção, no Rio de Janeiro.
As inscrições para participar do evento seguirão abertas até o dia 21 de agosto. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site Universitários Cristãos.

Foto: CNBB

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4707/abertas-as-inscricoes-para-o-curso-de-agentes-de-pastoral-universitaria


Jogador de basquete australiano nascido nos EUA competindo no Rio concentra-se na fé, diz técnico

O jogador de basquete profissional Kevin Lisch trabalha duro em sua profissão.
Ele jogou a Divisão I (o nível mais alto dos jogos universitários aprovado pela Associação Atlética Nacional dos EUA) pela St. Louis University, estava pronto para o draft da NBA (evento anual no qual times da NBA podem recrutar novos jogadores) quando se formou em 2009, venceu campeonatos profissionais na Espanha, França e Austrália e, hoje, encontra-se no Rio de Janeiro representando a Austrália, meses após ser contratado pelo Sydney Kings e ganhar a cidadania australiana.
A reportagem é de Colleen Dulle, publicada por National Catholic Reporter, 10-08-2015. A tradução de Isaque Gomes Correa.
Mas, disse Lisch, Deus sempre esteve no centro. As pessoas que o conhecem confirmam essa afirmação.
Nascido e criado em Belleville, Illinois, Lisch, de 30 anos, frequentou escolas católicas durante toda a vida, começando na Blessed Sacrament (para o ensino fundamental), depois na Althoff Catholic High School (ensino médio) e, por fim, na St. Louis University, onde está na Calçada Billiken da Fama.
Greg Lieb, técnico de Lisch durante os anos de ensino médio, contou aos Catholic News Service que no ensino médio Lisch já se destacava por diferentes motivos:
Segundo Lieb em entrevista por telefone, Lisch como um jogador reúne muitas qualidades: “Ele é resistente, tem um bom porte físico, trabalha duro e, acima de tudo, é um grande jogador”.
Lisch e a seleção australiana de basquete jogam contra os EUA na quarta-feira no Rio de Janeiro.
Lieb disse que Lisch era ainda melhor nos estudos do que o era no basquete, juntando-se ao conselho estudantil daSociedade Honorífica Nacional. A sua fé, segundo Lieb, sempre lhe foi importante.
“Vocês podem encontrar ele indo diariamente à missa. Se quisermos nos encontrar com ele, é só ir à missa das 8h na Igreja de St. Henry”, diz Lieb. Os dois mantiveram a amizade ao longo dos anos, mesmo depois que Lisch mudou-se para a Austrália em 2009.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Superginasta Simone Biles: entre medalhas de ouro, o terço e a Santa Missa!

Simone Biles se tornou rapidamente a favorita para dominar as competições de ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com apresentações impecáveis, ela tem maravilhado a todos com sua habilidade extraordinária e com sua capacidade de autodomínio sob a imensa pressão dos juízes.
Até agora, Simone não era internacionalmente conhecida pelo grande público – aliás, estas são as suas primeiras Olimpíadas. No entanto, o seu nível de excelência na ginástica artística equivale a nada menos que o de Michael Phelps na natação, o de Usain Bolt no atletismo, o de Marta no futebol. Os comentaristas esportivos são praticamente unânimes em afirmar que ela se tornará em breve a maior de todos os tempos em sua modalidade, superando a mítica Nadia Comaneci.

E o que a leva a ser a melhor?
Para responder a esta pergunta, a revista Us pediu recentemente a Simone que esvaziasse a sua bolsa de ginástica, na esperança de encontrar ali dentro alguma pista secreta do seu sucesso. A maior parte do conteúdo não foi nenhuma surpresa, mas algo chamou a atenção da reportagem: um rosário branco. Simone Biles explicou: “Minha mãe, Nellie, pegou um rosário para mim na igreja. Não é para rezar antes das competições. É para rezar no dia a dia. Mas ele está ali, mesmo assim“.
A fé tem sido uma das únicas constantes na sua vida atribulada. Simone Biles nasceu em Ohio, filha de uma mulher às voltas com o vício em drogas e álcool. Quando Simone tinha 3 anos, a mãe perdeu a guarda das filhas. A assistente social entrou em contato com os avós da menina e da sua irmãzinha, no Texas, e eles se voluntariaram de imediato para adotar as duas: “Entregue as crianças para nós. Não queremos que elas sejam criadas por estranhos“.
Simone hoje chama os avós de “mãe e pai” e vai com eles à missa dominical. Eles têm sido uma grande influência em sua vida, apoiando-a desde o início.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Esta atleta de 17 anos correrá na Rio2016 e coloca sua confiança em Deus

            Sydney McLaughlin, que com apenas 17 anos tornou-se o membro mais jovem da delegação dos Estados Unidos para participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio do Janeiro (Brasil), considera que sua fé cristã a impulsa a competir com os melhores atletas do mundo.
            “O atletismo é um esporte muito mental, há muita pressão e colocam a expectativa no atleta. Cumprir com o que sei e saber que tudo o que foi dado provém de Deus, sem dúvida, tem um papel muito importante para mim”, disse a atleta ao Grupo ACI.
            No dia 10 de julho, com apenas 16 anos, McLaughlin conseguiu ser classificada, foi a terceira colocada nos 400 metros com barreiras nos treinos do estado de Oregon, apesar de nos últimos meses ter tido o vírus da mononucleose e sua mãe ter sofrido um ataque cardíaco e nervoso antes da competição.
            McLaughlin nasceu em Nova Jersey e frequentou o Colégio local União Católica (Union Catholic High School).
            Como cristã, explicou que sua fé em Deus a ajudou durante toda a viagem e encontrou a coragem para competir com a ajuda da sua família e dos seus treinadores. Apesar do medo das provas olímpicas e de estar a ponto de voltar atrás, McLaughlin acabou estabelecendo um novo recorde mundial juvenil em 54,14 segundos, realizado por Xing Wang, da China em 2005.
            “As olimpíadas sempre estiveram em minha mente, mas não aos meus 16 anos. Esta vitória sem dúvida mostrou que este é o plano de Deus para mim”, disse a atleta.