sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Romaria Nacional da Juventude em Aparecida

Romaria da Juventude - JS



Romaria Nacional da Juventude já tem data marcada. Jovens de todo o Brasil caminham para serem acolhidos dias 29 e 30 de abril pela Mãe Aparecida. Trazendo como tema ‘Maria e a Doutrina Social da Igreja’, a romaria promete ser uma experiência transformadora na vida dos jovens de todo o Brasil.
A programação da Romaria Nacional da Juventude 2017 contará com tendas de formação das expressões juvenis que engloba movimentos, novas comunidades, congregações, Pastorais da Juventude (PJs).
Nas tendas, os jovens terão oportunidade de participar de catequeses com os Bispos e de momentos de animação, terço, apresentações teatrais, música, dança e outras atividades. Haverá ainda shows com artistas católicos, vigília e encerramento com Santa Missa de envio.
Além disso, haverá uma ‘Tenda Especial’, que celebrará os 10 anos dos documentos de Aparecida, Lectionautas e o Documento 85.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de fevereiro no  site www.jovensconectados.com.br 

Confira a programação:

Dia 29 de abril 
08h00 às 17h00 – Tendas de formação das expressões juvenis
20h30 – Show com artistas católicos
22h00 às 23h30 – Vigília

Dia 30 de abril 
06h30 – Concentração dos jovens no Palco Central
07h00 – Romaria (em torno do Santuário)
08h30 – Santa Missa de envio


Fonte: http://www.a12.com/jovens-de-maria/noticias/detalhes/romaria-da-juventude-reunira-diversas-expressoes-no-santuario


Próximo Sínodo dos Bispos, em 2018, quer sublinhar centralidade do discernimento

Foto: Lusa

O Papa defendeu, em entrevista, que a Igreja Católica tem de ouvir a juventude, tarefa essencial na preparação para o Sínodo de 2018, sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.


“Isto é importante, não só formar os jovens para escuta mas, sobretudo, escutá-los, aos próprios jovens. Isto é uma primeira missão, importantíssima, da Igreja: a escuta dos jovens”, assinalou durante uma conversa com mais de 140 responsáveis mundiais de Institutos Religiosos católicos.
O encontro decorreu em novembro de 2016, à porta fechada, e o conteúdo da intervenção do Papa, que respondeu a várias perguntas dos presentes, é divulgado hoje pela revista italiana dos jesuítas, ‘La Civiltà Cattolica’, numa edição especial enviada à Agência ECCLESIA.
Francisco sustenta que o “ponto-chave” do próximo Sínodo dos Bispos quer ser o “discernimento”, que deve ser dinâmico, como a vida.
“As coisas estáticas não dão, sobretudo com os jovens. Quando era jovem, a moda era fazer reuniões, hoje as coisas estáticas como as reuniões não funcionam bem”, assinala.
O Papa convida a trabalhar com os jovens no terreno, através de “missões populares, trabalho social, ir toda as semanas distribuir alimentos aos sem-abrigo”.
A conversa com os superiores gerais das ordens e congregações masculinas foi completamente improvisada, com Francisco a dizer que não temia críticas nem questões difíceis.
“As perguntas mais difíceis, no entanto, não as fazem os religiosos, mas os jovens. Os jovens colocam-te em dificuldade, eles sim. Os almoços com os jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude ou noutras ocasiões, estas situações colocam-me dificuldades, porque eles são sinceros e perguntam as coisas mais difíceis”, confessou.
O Papa falou das dificuldades na formação de novos sacerdotes e na chamada pastoral vocacional, que “não responde às expectativas dos jovens”.
Francisco alertou que neste campo não se deve funcionar com a “lógica do sucesso humano” ou do “triunfalismo”, pelo que pediu cautela perante o “florescimento repentino e massivo” de alguns novos institutos.
A conversa abordou ainda o papel da Virgem Maria na vida católica, sublinhando que “a verdadeira Nossa Senhora é aquela que gera Jesus” no coração de cada crente, que é mãe, e não uma “superstar, uma protagonista que se põe a si mesma no centro”.
Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vaticano-igreja-tem-de-escutar-os-jovens-papa-francisco/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Dia Mundial do Doente na Arquidiocese

A Arquidiocese do Rio terá missas em todos os vicariatos por ocasião da Jornada Mundial do Doente, no dia 11 de fevereiro. A data foi instituída por São João Paulo II em 1993, em Lourdes, na França, uma vez que Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos enfermos. O tema deste ano será “Admiração pelo que Deus faz: ‘o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas’” (Lc 1, 49).
A celebração da data tem como objetivo voltar o olhar da sociedade para questões relativas ao trato humanizado dos doentes, estejam eles nos hospitais, postos de saúde ou em casa. É nesse dia também que as pastorais, a partir das orientações da Igreja, elegem temas que nortearão as discussões e trabalhos dos núcleos paroquiais da Pastoral da Saúde.
“Por ocasião da Jornada Mundial do Doente, podemos encontrar novo impulso a fim de contribuir para a difusão de uma cultura respeitadora da vida, da saúde e do meio ambiente. Encontrar um renovado impulso a fim de lutar pelo respeito da integridade e dignidade das pessoas, inclusive mediante uma abordagem correta das questões bioéticas, a tutela dos mais fracos e o cuidado em relação ao meio ambiente”, ressaltou o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial do Doente deste ano.
Segundo o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, padre Paulo Celso Dias Nascimento, o objetivo da pastoral ao organizar essas celebrações nos vicariatos é, além de interceder pelos enfermos e reforçar a fé, incentivar os demais fiéis a conhecerem um pouco mais do trabalho realizado.
“Convidamos todos a participarem das celebrações, a nos visitarem, a, quem sabe, ajudarem no trabalho realizado pela Pastoral da Saúde. É um trabalho solidário em vários hospitais e paróquias, através do qual as pessoas recebem o conforto espiritual da nossa presença samaritana. Precisamos agradecer a Deus por tantos voluntários que fazem esse trabalho tão bonito, com esforço e sacrifício, ao sair de suas casas para ir ao encontro dos irmãos que sofrem”, afirmou o sacerdote.
Pastoral da Saúde
Dentre outras atividades, a Pastoral da Saúde realiza visitas aos doentes, seja em suas casas ou nos hospitais; faz a assistência social (em conjunto com as demais pastorais paroquiais) das famílias e dos próprios enfermos; campanhas de saúde; vive a espiritualidade camiliana – aquela inspirada na vida e ensinamentos de São Camilo de Lellis, que servia a Cristo na pessoa do doente –; promove confraternizações pascais e natalinos com os doentes; e faz a distribuição de fraldas geriátricas e materiais de higiene aos doentes.
Segundo o coordenador, o trabalho da pastoral é muito bonito e estruturado. Além disso, os agentes são muito empenhados em desenvolvê-lo da melhor maneira possível. Sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente, padre Paulo Celso disse que é, como sempre, muito atual.
“Assim como o Papa Francisco, Dom Orani também sempre prioriza muito a visita aos hospitais. E o incentivo dele, conforme pudemos ver inclusive recentemente na Trezena de São Sebastião, é muito importante para nós”, destacou o sacerdote.
Para ele, a atuação na Pastoral da Saúde requer maturidade na fé. E os profissionais da saúde precisam estar motivados, principalmente em momentos de crise financeira, que abalam o funcionalismo público, como o que o Rio vive atualmente.
“A maturidade na fé nos ajuda a sermos solidários para com esses profissionais e valorizarmos o trabalho que realizam”, explicou padre Paulo Celso.
Ângela Maria Pires Lages, do Santuário São Judas Tadeu, no Cosme Velho, contou que a pastoral do Vicariato Sul realiza com frequência uma Feira da Saúde. A próxima será no dia 5 de agosto na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado.
“Na feira terá atendimento clínico, oftalmológico, fisioterapia, pediatria e otorrinolaringologia, além de cortes de cabelo. Também temos no vicariato curso de formação para os agentes. É muito gratificante esse trabalho, muito mais para nós do que para o próprio doente: estar junto deles falando de Deus é muito emocionante”, afirmou.
Djair Borges, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, concorda: “Quando vamos visitar os doentes, levar a Palavra de Deus, sentimos um conforto espiritual muito, muito grande. Vamos com o objetivo de dar, mas acabamos recebendo muito mais. É muito gratificante”, afirmou.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande, a pastoral atua no âmbito político-institucional, opinando nos conselhos de hospitais e no Conselho Nacional de Saúde.
O paroquiano Guilherme Lopes, analista de sistemas que atua na pastoral do local há alguns anos, contou que se “identificou com a missão, principalmente por poder exercer a solidariedade e a caridade”.
Fonte: ArqRio

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mensagem do papa para o Dia Mundial do Migrante

"Queridos irmãos e irmãs!
  «Quem receber um destes meninos em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber, não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou» (Mc 9, 37; cf. Mt 18, 5; Lc 9, 48; Jo 13, 20). Com estas palavras, os evangelistas recordam à comunidade cristã um ensinamento de Jesus que é entusiasmador, mas, ao mesmo tempo, muito empenhativo. De fato, estas palavras traçam o caminho seguro que na dinâmica do acolhimento, partindo dos mais pequeninos e passando pelo Salvador, conduz até Deus. Assim o acolhimento é, precisamente, condição necessária para se concretizar este itinerário: Deus fez-Se um de nós, em Jesus fez-Se menino e a abertura a Deus na fé, que alimenta a esperança, manifesta-se na proximidade amorosa aos mais pequeninos e mais frágeis. Caridade, fé e esperança: estão todas presentes nas obras de misericórdia, tanto espirituais como corporais, que redescobrimos durante o recente Jubileu Extraordinário."
Fonte: Site da CNBB

Editora CNBB lança versão em Português do Texto Preparatório para o Sínodo dois Jovens


  A editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Edições CNBB, lançou a versão impressa e em português do Brasil do documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


Leia mais em http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20185:edicoes-cnbb-disponibiliza-texto-preparatorio-para-o-sinodo-dos-jovens&catid=114&Itemid=106


Fonte: Site da CNBB

As inscrições para os concursos do hino e logo da JMJ 2019 termina no dia 17 de fevereiro.

Leia mais no link: http://noticias.cancaonova.com/mundo/comite-lanca-concurso-para-eleger-o-hino-e-logo-da-jmj-2019/

Fonte: Site da Canção Nova

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Juventude do Vicariato Norte

Com o tema “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, foi realizada de 9 a 11 de dezembro mais uma edição do Retiro da Pajuvin (Pastoral da Juventude do Vicariato Norte), na Casa São Francisco de Sales, no Riachuelo.
Na programação, dinâmicas, gincana, palestras, jornal, adoração e momentos de oração. Esteve presente o bispo auxiliar e animador da juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e também o vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos, que acompanha as atividades do grupo.
O Retiro da Pajuvin é um grande instrumento de evangelização, que procura atingir a juventude das 40 paróquias do vicariato, com uma programação sempre à luz do Catecismo e da Doutrina Social da Igreja.

Colaboração: Felipe Arruda e Luis Felipe Castro

Foto: Juliana Guimarães

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5223/juventude-do-vicariato-norte

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Reprise do Congresso Online

[REPRISE]

Conseguimos, foi preparado reprise de algumas palestras! Foram no total 57 palestras e um enorme sucesso o 1º Congresso sobre Matrimônio Católico, e agora você terá a oportunidade de assistir novamente. Elas irão ao AR a partir de terça-feira (06/12), nos seguintes horários:

Link de acesso as salas de transmissão das REPRISES:


Dia 06/12 (terça-feira)

10h
A INSERÇÃO DA NOVA FAMÍLIA NA GRANDE FAMÍLIA DA IGREJA [REPRISE]
Dom Orani João Tempesta

14h
A FAMÍLIA DE NAZARÉ: MODELO DE FAMÍLIA CRISTÃ [REPRISE]
Dom Henrique Soares

20h
A TEOLOGIA DO MATRIMÔNIO [REPRISE]
Dom Antonio Keller

Dia 07/12 (quarta-feira)

10h
A NULIDADE DO MEU MATRIMÔNIO É POSSÍVEL? [REPRISE]
Pe. Demétrio Gomes

14h
A GRANDE BATALHA: O ALERTA DE IRMÃ LÚCIA
Pe. Paulo Ricardo

20h
HOMEM E MULHER ELE OS CRIOU: A ARMADILHA DA IDEOLOGIA DE GÊNERO [REPRISE]
Pe. José Eduardo

Dia 08/12 (quinta-feira)

10h
O MATRIMÔNIO CATÓLICO E A MORTE: A SEMENTE PRECISA MORRER. [REPRISE]
Jorge Ferraz

14h
AS DORES E O EXERCÍCIO DO PERDÃO [REPRISE]
Dr. Élison Santos

20h
FILHOS ESPECIAIS, MATRIMÔNIOS ESPECIAIS [REPRISE]
Joathas e Fernanda Belo

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Encerramento do Congresso Online

Hoje é o ÚLTIMO DIA do 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico. Veja a programação especial do dia, teremos como palestrantes: Dom José Francisco, Padre Paulo Ricardo, Pe. Chrystian Shankar, Dra. Roberta Castro e outros especiais.

Leia até o final. Aproveito para avisar, quem estiver online HOJE às 22h terá uma SURPRESA e sairá na frente.

Na nossa transmissão AO VIVO de hoje haverá também testemunhos de pessoas que tiveram a vida transformada com a participação no 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico.

Porém antes quero que você saiba, foram dias intensos de muito trabalho e dedicação, empenhados para apresentar a vocês o melhor conteúdo de formação católica sobre o matrimônio.
A nossa missão foi de ajudar a formar milhares de cristãos católicos, preocupados com: a preparação para o matrimônio católico, a maturidade no relacionamento conjugal, o enfrentamento das crises, a própria salvação, a formação de seus filhos, a criação de uma família e, principalmente, seguir a vontade de Deus.
Temos a certeza que plantamos a semente no coração de mais de 99.000 pessoas que passaram pelas salas de transmissões. Alcançamos pessoas interessadas em formação em todos os continentes, sim, a internet permitiu que o nosso sonho se espalhasse pelo mundo! Nosso sonho foi acordar as famílias católicas e mostrar-lhes que é possível, sim, matrimônios mais felizes e realizados. Esse foi o objetivo maior do congresso, nosso maior interesse e o espírito que nos move. O maior evento online sobre matrimônio católico!

Vamos a programação de palestras do ÚLTIMO DIA

18h - Como se preparar para o sucesso de seu matrimônio?
Pe. Chrystian Shankar
Pregador especializado em família e apresentador do programa Alegrai-vos, na Canção Nova, e do programa Homilia da Família, na TV Evangelizar.
Algumas pessoas acreditam que o amor é suficiente para fazer dar certo um matrimônio. Engano grave. Muitos relacionamentos plenos de amor não dão certo. E a causa é a falta de preparação que ajude o casal a resolver as questões que sempre vêm provar todo e qualquer matrimônio.
>>> Link para assistir: http://meuwebinar.net.br/ev/17710/



20h - A grande batalha: o alerta de Irmã Lúcia
Padre Paulo Ricardo de Azevedo
Dedica-se à evangelização através dos meios de comunicação. Leciona Teologia no Instituto Bento XVI, da Diocese de Lorena, SP, desde 2011. É autor de diversos livros e apresenta semanalmente o programa "Oitavo Dia", pela Rede Canção Nova de Televisão.
Irmã Lúcia, vidente de Fátima, alertou que o último confronto entre Deus e satanás será sobre a família. Existe uma luta contra o poder das trevas e o campo de batalha é o matrimônio. Quando Jesus assumiu uma família, transformou o campo de batalha em lugar de festa. E com Ele, transformando a água em vinho melhor.
>>> Link para assistir: http://meuwebinar.net.br/ev/17711/



22h - Transmissão especial AO VIVO
Robson e Wallace
Nossa transmissão com o encerramento do congresso, uma surpresa especial. Aproveito para avisar, quem estiver online sairá na frente. Haverá também testemunhos de pessoas que tiveram a vida transformada com a participação no 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico.
A sua vida foi transformada nesses últimos dias? Foi oportunidade de aprender e experimentar o amor de Deus pelas pessoas chamadas ao matrimônio?
Você precisa estar conosco hoje às 22h
>>> Eu Vou estar ONLINE às 22h - https://www.youtube.com/congressomatrimonio…

Você não pode ficar de fora da nossa transmissão de encerramento, temos um encontro marcado. Hoje às 22h, no Facebook e no Youtube.

AVISO
O acesso ao MEMBRO VIP, termina hoje, último dia do congresso (25/11) às 23:59h.
>>> Eu quero ser um Membro VIP e participar dessa área especial com um plano de formação e material exclusivo para lutar pela santidade do meu matrimônio! Clique http://inscricao.congressomatrimonio.com.br/membros-vip3

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Próximas JMJs terão temas com foco em Maria

O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 22, os temas das próximas Jornadas Mundias da Juventude que serão realizadas em 2017, 2018 e 2019. Esta última será a edição internacional do evento, no Panamá. Os temas escolhidos pelo Papa Francisco trazem como foco a figura de Maria.
“Grandes coisas fez por mim o Onipotente (Lc 1, 49) será o tema para 2017 (32ª JMJ, âmbito diocesano); “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus (Lc 1, 30) será o tema para 2018 (33ª JMJ, âmbito diocesano) e “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38) será o tema para a edição internacional em 2019, no Panamá (34ª JMJ).
Em comunicado emitido hoje, o órgão Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, responsável pela organização da Jornada, explica que o caminho espiritual indicado pelo Santo Padre prossegue com coerência a reflexão das últimas três JMJs (2014 a 2016), centradas nas Bem Aventuranças.
“Como sabemos, Maria é aquela que todas as gerações chamarão bem aventurada. No discurso preparado para o encontro com os voluntários da JMJ de Cracóvia, Papa Francisco ilustrava as atitudes da Mãe de Jesus, indicando-a como modelo a imitar”, explicou o Vaticano.
Os temas anunciados buscam dar ao itinerário espiritual das próximas jornadas uma forte conotação mariana, retomando, ao mesmo tempo, a imagem de uma juventude em caminho, animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.
O caminho proposto aos jovens também está em sintonia com o tema escolhido pelo Papa para o próximo Sínodo dos Bispos: “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Sobre a JMJ
A Jornada Mundial da Juventude, conhecida como JMJ, é um evento criado por São João Paulo II, em 1986, que reúne jovens católicos de todo o mundo. Tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo e mostrar o rosto jovem da Igreja. A maior reunião de jovens católicos do mundo tem atravessado gerações e fronteiras, e reunindo pessoas dos quatro cantos do planeta.
A última edição do evento foi realizada em julho de 2016 em Cracóvia, na Polônia, com o tema “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), em harmonia com o Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco para o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.
O Brasil foi sede da edição internacional do evento em 2013, ocasião que trouxe o Papa Francisco ao país em sua primeira viagem apostólica depois que foi eleito Papa em março do mesmo.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/especiais/jmj/proximas-jmjs-terao-temas-com-foco-em-maria/

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Dia da Glória de Cristo

Uma breve reflexão para ajudar a viver o finalzinho do ano litúrgico

A última semana do Tempo Comum tem um caráter austero. A Solenidade de Cristo Rei nos recorda que o Cristo há de vir em sua glória, para julgar "os vivos e os mortos", como professamos cada domingo no Credo, e "o seu Reino não terá fim".
Para nos lembrarmos desse dia que será de Glória, mas também de juízo, na última semana do Tempo Comum, cantamos na Liturgia das Horas o Hino "Dies Irae" - Dia de Ira - tradicionalmente atribuído a Tomás de Celano, mestre literário franciscano que viveu no século XIII (embora essa autoria seja ainda posta em dúvida por alguns estudiosos).
O hino é inspirado em Sf 1,14-18, que anuncia o grande "Dia do Senhor (YHWH)". No v. 15 o profeta diz que "aquele dia", o "Dia do Senhor" será um "dia de ira" (Yôm ’ebrâ - diz o texto hebraico).
No início do post eu dizia que esta é uma semana austera, porque esse hino nos recordará todos os dias o juízo que está por vir e como nós, no presente, devemos nos preparar, não movidos pelo medo, mas pelo amor e pelo sincero desejo de sermos encontrados à caminho, esperando o Senhor. Não digo prontos, mas à caminho, porque o completamento da obra será feito pelo próprio Senhor. Ser encontrado à caminho significa viver com vigilância sobre si mesmo, no desejo de agradar a Deus e de buscar a sua vontade.
Que seja nosso clamor a última estrofe do hino, que cantaremos até sexta nas Vésperas. Ela nos faz recordar que para estar a caminho podemos contar com a ajuda divina e com a sua infinita misericórdia:

"Vós, ó Deus de majestade,
vivo esplendor da Trindade,
entre os eleitos nos contai".

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Já reinamos com Cristo

A Solenidade de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925, através de sua Encíclica Quas Primas. Quando da sua instituição, esta festa era celebrada no último domingo de outubro, antes da Solenidade de Todos os Santos. Depois da reforma litúrgica passou para o último domingo do tempo comum, mostrando assim que tudo deve se dirigir para Cristo, alfa e ômega, isto é, princípio de fim de todas as coisas. Este sentido da Solenidade pode ser captado pela oração coleta: “Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente”.
Este texto eucológico[1] apresenta, em primeiro lugar, o sentido da Solenidade de Cristo Rei: o desejo eterno do Pai de restaurar todas as coisas em Cristo. Isto nos remete para o texto de Ef 1,10, onde Paulo fala que o desejo do Pai é justamente esse: “recapitular” todas as coisas em Cristo. Esta eucologia inicial apresenta, ainda, um pedido: que todas as criaturas, libertas da escravidão, possam glorificar eternamente a Deus. Esse pedido, por sua vez, nos traz à mente Ef 1,12, onde Paulo afirma que a finalidade da nossa existência é servirmos ao “louvor” e à “glória” de Deus.
Neste ciclo de leituras do Ano C, que estamos para encerrar, a primeira leitura que nos é apresentada é 2Sm 5,1-3: a unção de Davi em Hebron. Davi, que já havia sido ungido por Samuel na sua juventude (1Sm 16,1-13) e pelos anciãos de Judá na mesma cidade de Hebron (2Sm 2,1-4), agora é ungido também pelos anciãos de Israel e sua realeza é reconhecida por todo o povo.
Davi se tornará, aos poucos, o protótipo do rei perfeito que, apesar de suas fraquezas, soube manter a aliança com Deus intacta. Não é à toa que Deus lhe fará uma promessa em 2Sm 7,12-13 garantindo-lhe perenidade do governo do povo de Israel: E quando os teus dias estiverem completos e vieres a dormir com teus pais, farei permanecer a tua linhagem após ti, gerada das tuas entranhas e firmarei sua realeza. Será ele que construirá uma casa para o meu Nome, e estabelecerei para sempre o seu trono.
O Salmo 121 que rezamos nessa liturgia da Palavra canta a alegria do povo que sobe ao Templo, que vai a Jerusalém para ver a “sede da justiça” e o “trono de Davi”. O povo sempre esperou, sobretudo depois do fim da monarquia, que Deus lhes enviasse um “Messias”, um “rei” que fosse como havia sido Davi, para ocupar de novo o trono para ele reservado.
Deus realizou sua promessa e enviou um novo Rei. Contudo, o Rei enviado não era segundo as expectativas do povo. Era da linhagem de Davi, mas não veio como soberano de um reino que é deste mundo. É significativo que o Evangelho de hoje seja um trecho da paixão segundo Lucas. A paixão de Jesus em Lucas ocupa os cc. 22-23 e hoje a liturgia nos apresenta o trecho de 23,35-43. Poderíamos dividir esse texto em duas partes: 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico (3º dia)

Chegamos ao terceiro dia do 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico. Confira agora a programação do dia e o link de acesso a cada uma das palestras. Confira!

10h - O que é o Amor Conjugal?
Diácono Alípio e Valéria
DIÁC. ALÍPIO E VALÉRIA são casados e trabalham com a formação de novos matrimônios.
Todo homem é chamado ao Amor. A vida humana só encontra o sentido verdadeiro ao reconhecer-se dependente daquEle que há tudo plenificar. Na vida conjugal, entretanto, o amor ganha novos contornos, características próprias. Se o amor é a plenitude da vida humana, o amor conjugal é um caminho especial para essa plenitude.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17475


12h - A inserção da nova família na grande família da Igreja
Dom Orani João Tempesta
DOM ORANI JOÃO TEMPESTA é cardeal da Igreja Católica e atualmente é o bispo titular da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A família deve ser igreja doméstica. Seus membros devem sentir-se amados, acolhidos, abraçados. Ora, a família recém-formada precisa integrar-se igualmente na grande família da Igreja, precisa ser comunidade. Esse é um desafio enorme para seus membros.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17476


14h - Afinal, para que devo namorar?
Tiba e Déia Camargos
TIBA E DEIA CAMARGOS são missionários da Comunidade Canção Nova, pais de dois filhos (Bento e Matias). Idealizadora do trabalho missionário com os adolescentes através do Bem da Hora, graduada em Artes Cênicas, como missionária ela atua como apresentadora, cantora, escritora, pregadora e atriz, além de outros trabalhos na missão.
Se todo mundo "fica", se compromisso não está na moda: POR QUE, ENTÃO, DEVO NAMORAR? Essa pergunta surge frequentemente em conversas com mais jovens. A resposta é que o namoro católico não é o exercício de quem nada pretende, nem o passatempo de quem está à toa. É etapa do sacrameto do matrimônio. Deve-se namorar porque deve-se conhecer aquele a quem vamos dar nosso coração.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17477


16h - Como administrar a vida financeira? Metas e sonhos do casal
Ricardo e Mariana
RICARDO MAIA E MARIANA MONTEIRO são casados e tem uma filha. Graduados em Administração, o casal trabalha com a formação de namorados. Também são instrutores do Método de Ovulação Billings (MOB).
Muitas vezes o que parece falta de diálogo, incompatibilidade de temperamentos, defeitos de caráter graves, nada mais é que uma profunda crise financeira. Mais de 60% dos matrimônios terminam por causa desse fator. Preparar-se espiritualmente para ser pobre e desapegado é a cura para esse mal, mas o cuidado com as próprias contas e orçamento também ajuda a escapar dessa armadilha.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17478


18h - Homem e mulher ele os criou: a armadilha da ideologia de gênero
Pe. José Eduardo
PE. JOSÉ EDUARDO é sacerdote na Diocese de Osasco, doutor em Teologia Moral pela Università della Santa Croce, em Roma.
Um brado maligno reverbera na históra: Non serviam... Lúcifer não admite a ordem de Deus explicitada na História da Salvação. Hoje, como um eco desse brado infernal, os homens repetem essa recusa ao não admitirem a diferença entre homem e mulher. A Ideologia de Gênero é a expressão hodierna desse grito antigo.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17479


20h - Espiritualidade no lar: oração conjugal e familiar
Ronaldo e Tatiana
RONALDO E TATIANA são assessores do Núcleo de Espiritualidade da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Se o lar católico é uma igreja doméstica, é necessário que a oração seja um hábito nas famílias. O que funciona? Que dicas podemos aprender para fazer de nossa casa uma pequena Nazaré?
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17480

22h - Por que, com quem e quando namorar?
Prof. Felipe Aquino
PROF. FELIPE AQUINO é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 40 anos com Maria Zila (fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos. Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova, “No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas. Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.
Todas as pessoas vocacionadas ao matrimônio deveriam responder a essas 3 perguntas: por que, quando e com quem namorar. Namoro é etapa para o sacramento do matrimônio. Não deve ser vivido de modo irresponsável.
>>> Link da sala de palestra: http://meuwebinar.net.br/ev/17481

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

‘Cada um de vocês são gotas do mar da misericórdia de Deus’, diz Dom Antonio Augusto

Sejam suporte do mar da Misericórdia de Deus. Este foi o convite de Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, aos jovens do Halleluya Rio. “Cada um de vocês são as gotas desse mar de Misericórdia”, disse. Meditando sobre os verbos escutar, olhar e ouvir, retirados do salmo 45 da liturgia da Missa, o bispo aprofundou três convites de Deus.

ESCUTAR
“A primeira palavra é escuta. Escutar que Deus quer trazer uma alegria que é perdurável, a alegria do sacramento da confissão”. De acordo com Dom Antônio, a atitude de escutar é estar atento ao convite da Mãe de Misericórdia para que cada filho experimente desta fonte de perdão que é capaz de transformar os corações. “Ela tem a sensibilidade materna para saber quando nos falta o bom vinho, quando nos falta a alegria de viver. Não há alegria na nossa vida se nós não deixarmos Cristo transformar o nosso coração”.

OLHAR
Contemplando a estrutura dos Arcos da Lapa, Dom Antônio afirmou que cada cristão é chamado a ser suporte para o outro. “Cada um de nós é esse ponto de apoio para outras pessoas. Isso nos mostra como é difusivo a Misericórdia quando nós a exercemos. Quando nós somos misericordiosos com uma pessoa, essa pessoa também é misericordiosa com outras”. E, completou, “formar esse arco tão perfeito de onde jorra a Misericórdia de Deus no mundo. Olhai como o mundo pode ser diferente se nós agimos com misericórdia”.

OUVIR
“Que diferença há entre escutar e ouvir? Ouvir neste salmo está em ouvir a voz de Deus, ouvir a chamada de Deus, ouvir a convocação de Deus. Todos nós somos sujeitos de uma chamada divina. O Papa João Paulo II quando esteve no Rio de Janeiro pela primeira vez disse que o mesmo Deus que ama é o mesmo Deus que chama. Ouvir a convocação de Deus, o que Deus está te pedindo hoje e agora. E, especialmente, não deixar nenhum jovem ser enganado por messias modernos. O único salvador é Cristo”.

Foto: Festival Halleluya Rio de Janeiro

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5042/cada-um-de-voces-sao-gotas-do-mar-da-misericordia-de-deus-diz-dom-antonio-augusto

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

“Juventude e a nossa Casa Comum”

Além de ser dedicado aos missionários, o mês de outubro reserva uma data muito especial. Nele é comemorado o Dia Nacional da Juventude, celebrado na Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 16, na Casa de Formação São Francisco de Assis, na Rua Riachuelo. Essa foi a 31ª edição do evento que tem como objetivo refletir e debater com os jovens um assunto da atualidade, e experimentar momentos de louvor, adoração e muita música.
Em 2016, o encontro meditou sobre o tema “Juventude e a nossa casa comum”, que faz alusão à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, quanto à questão ambiental e o consumismo desenfreado.
De acordo com o bispo auxiliar e animador da Pastoral da Juventude, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, o DNJ se destaca por dois motivos: o desejo da juventude de servir e a sensibilidade para as questões da realidade que os cercam.
“O Dia Nacional da Juventude é muito importante por dois motivos: primeiro, para que os jovens mostrem à sociedade que não estão tão fora da Igreja; que desejam a Igreja e estão dentro dela, são protagonistas da história dela. Cada vez mais, a gente nota o interesse dos jovens não apenas como espectadores, mas como participantes em todos os eventos. Tudo aqui foi organizado pela juventude. Por outro lado, quando eles participam deste tipo de atividade, abrem a cabeça e o coração para as questões que afetam o mundo atualmente, não só no âmbito da Igreja. Hoje, tivemos aqui oficinas sobre questões de políticas públicas, ideologia de gênero, oficinas de grafite. Então, tudo isso é importante para dentro e fora da Igreja também”, afirmou Dom Antonio.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Formação da Teologia do Corpo

Faça sua inscrição e conheça essa verdadeira riqueza que é a TEOLOGIA DO CORPO! Lembrando que o curso, organizado pela equipe TdC ArqRio, é gratuito. Apenas a apostila será vendida a quem desejar por R$ 10,00 e o almoço será por conta de cada participante, optando entre os diversos estabelecimentos que ficam bem próximo ao local. Adaptamos o horário caso você deseje participar da Missa na comunidade, pode escolher entre sábado 18h00 ou domingo 08h00.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia Nacional da Juventude 2016

A juventude carioca tem um encontro marcado na Casa de Formação São Francisco de Sales, no Riachuelo, no dia 16 de outubro. Das 9h em diante, será celebrado o Dia Nacional da Juventude.
Segundo o organizador e assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra, nesta edição a acolhida começará a ser feita já nos pontos de ônibus e na estação de trem próximos. “Desta forma, os jovens da organização poderão, além de acolher os demais na chegada, encaminhar os participantes ao local do evento de modo que eles não se percam”, afirmou.
Outro dado novo, segundo o sacerdote, é o local escolhido para esta 31ª edição do evento. Diferentemente dos locais anteriores, a Casa de Formação São Francisco de Sales conta com espaços variados, que serão aproveitados para oficinas e atividades ao longo do dia.
A pregação será feita por Francisco José dos Santos, mais conhecido como Dunga, cantor e apresentador da TV Canção Nova. O tema que norteará sua pregação, além das demais atividades do dia, será “Juventude e a nossa casa comum”, que remete à Campanha da Fraternidade, como é de costume.
“Este tema foi colocado em evidência pelo Papa Francisco e, por sabermos que a juventude tem uma força transformadora da realidade à sua volta, teremos como questão fundamental em nosso encontro motivar a juventude a cuidar do nosso mundo, da nossa casa comum”, destacou padre Antônio.
Além de Dunga, o Ministério de Música da Renovação Carismática Católica (RCC) e outros grupos e pastorais – como o Setor Juventude, a Iniciação Cristã e a Pastoral da Família – estarão presentes dando o suporte necessário à Pastoral da Juventude, promotora do evento. A missa será celebrada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 16h.