sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Professor de Ensino Religioso


DIÁRIO OFICIAL de 20 de outubro de 2011
LEI N.º 5.303 DE 19 DE OUTUBRO 2011.
Cria no Quadro Permanente do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro a categoria funcional de Professor de Ensino Religioso e dá outras providências.

Autor: Poder Executivo
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica criada no Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo do Rio de Janeiro a categoria funcional de Professor de Ensino Religioso, para atuação exclusiva no âmbito da Secretaria Municipal de Educação – SME.
Parágrafo único. A composição numérica de cargos da categoria funcional criada por esta Lei corresponde a seiscentas vagas para Professor de Ensino Religioso.
Art. 2º O ingresso no cargo de Professor de Ensino Religioso dar-se-á mediante aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, para atuação na rede Municipal de Ensino.
Parágrafo único. Constará do edital do concurso público que os professores admitidos para ministrar a disciplina de Ensino Religioso deverão ser aproveitados para outras disciplinas compatíveis com a formação, quando não houver, justificadamente, turmas específicas para esta disciplina.
Art. 3º As atribuições e especificações essenciais correspondentes à categoria funcional de Professor de Ensino Religioso encontram-se relacionadas no Anexo I desta Lei.
Art. 4º Os professores de ensino religioso deverão ser credenciados pela Autoridade Religiosa competente, que exigirá deles formação religiosa obtida em instituição por ela mantida ou reconhecida.
Art. 5º A implantação do ensino religioso, de caráter plural e de matrícula facultativa, priorizará inicialmente as escolas de ensino de turno integral.
Art. 6º A categoria funcional de Professor de Ensino Religioso estruturar-se-á nos padrões de escalonamento e de vencimento-base constantes do Anexo II desta Lei.
Parágrafo único. Os valores de vencimento-base constantes do Anexo II desta Lei referem-se ao mês de março de 2011 e estarão sujeitos aos reajustes gerais aplicáveis aos servidores municipais após aquela data.
Art. 7º Fica obrigada a Secretaria Municipal de Educação-SME afixar, nas escolas municipais onde será implantado o ensino religioso, em locais de fácil e clara visualização, cartazes de tamanho mínimo no padrão A3 contendo a seguinte informação: Aos Senhores Pais ou Responsáveis, a Disciplina Ensino Religioso é de matrícula facultativa, conforme o §1º do art. 210 da Constituição Federal.
Art. 8º Fica o Poder Executivo autorizado a regulamentar os procedimentos que se façam necessários em complemento à matéria de que trata esta Lei.
Art. 9º As despesas decorrentes da presente Lei serão atendidas pelas dotações orçamentárias próprias do Poder Executivo, conforme previsão na Lei Orçamentária Anual, ficando o Poder Executivo autorizado a proceder aos remanejamentos orçamentários, permitidos pela legislação aplicável, que sejam necessários ao cumprimento desta Lei.
Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Eduardo Paes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Painel: "Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja"




O Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, filiado à Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) realizou na última sexta-feira, dia 21 de outubro, no Auditório do Edifício João Paulo II, o painel “Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja”.

O Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acolheu a todos os presentes e deu a sua benção, juntamente com o Diretor do Instituto, Dom Karl Josef Romer, o Bispo Auxiliar do Rio e Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Joel Portella, que ministraram a palestra.

Para Dom Orani, o trabalho que o Instituto Superior de Ciências Religiosas vem desenvolvendo na Arquidiocese do Rio contribui para uma formação integral do ser humano. O Arcebispo recordou ainda que todas as atividades promovidas pelo núcleo vão ao encontro do pedido que o Papa Bento XVI fez ao anunciar que a Igreja celebrará o "Ano da Fé" – que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo – que é "levar uma experiência de comunhão e fraternidade às pessoas que encontramos, comunicando-lhes a nossa experiência com Cristo e com sua Igreja".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude 2011


No próximo dia 30 de outubro será celebrado o Dia Nacional da Juventude 2011, DNJ, na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Com início às 9h, o evento contará com diversas atividades. Missa, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte, animador do Setor Juventude. Logo após, haverá um stand up comedy, apresentado por Fábio Borges.

Ao meio-dia terão início as oficinas. Cada uma será realizada por uma pastoral ou um movimento. Os temas das oficinas serão "Sexualidade e afetividade", ministrada pelo setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar; "Ditadura da moda e da beleza", organizada pela Comunidade Shalom; e "Direitos humanos", realizada pela Pastoral da Juventude, entre outras.

Às 14h20 haverá a pregação de Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Shalom. Em seguida, acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Renato Martins. Às 16h, será realizado o duelo de DJs católicos entre ElectroCristo e CristotecaRJ. O evento será encerrado às 17h.

O evento, organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, possui 700 jovens voluntários inscritos. Para Juliana Fernandes, uma das representantes do setor, o DNJ será uma oportunidade para um maior engajamento dos jovens.

Testemunho de Fé, nº 714

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O desafio missionário hoje


30/09/2011
Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano

O mês de outubro, como mês temático, tem duas vertentes. De um lado as Missões, que marcam as reflexões em nossas comunidades. É também o mês do Rosário, de antiga tradição, convidando-nos a uma vida de oração contemplativa. Esses dois temas se completam, pois necessitamos de uma densa vida espiritual e de orações para vivermos testemunhando Jesus Ressuscitado e o anunciando às pessoas do nosso tempo. Somos essencialmente missionários. Fixemo-nos hoje no tema das missões.

A caminhada da Santa Igreja perpassa por várias correntes referenciais para levar aos fiéis a plena compreensão do Reino de Deus. Dentre as correntes que se adotam no percurso da caminhada evangelizadora está a dimensão missionária.

Na caminhada histórica do Filho de Deus, a Igreja Católica apresenta o mês de outubro como o mês das Missões. Neste ano apresenta-se com o tema “Missão na Ecologia”, que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam como a Campanha Missionária 2011. A temática, como nos anos precedentes, está diretamente ligada ao tema da Campanha da Fraternidade, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Sempre foi consenso que os vários temas durante o ano poderiam ser ligados ou inspirados no tema da Campanha da Fraternidade. Nesse sentido, a Semana Nacional da Vida, começando no início de outubro e culminando com o Dia do Nascituro(08/10), nos recorda que toda a nossa reflexão ecológica não teria sentido sem a preservação e o respeito à vida humana.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá




No último dia 25 de Setembro, jovens de 11 paróquias do Vicariato Jacarepaguá reuniram-se na Igreja de São Bartolomeu no Itanhangá a fim de continuarem sua preparação para receberem o Sacramento do Crisma. Mas, achamos que encontraram mais... O pároco da igreja, Pe. Sérgio, logo percebeu o clima do ambiente e pronunciou: "Eu sinto que há alegria nessa igreja", de fato todos sentimos isso. Jovens alegres por estar ali, juntos, louvando o Senhor. Foram seis horas de encontro, que passaram muito rápido.


Os pedidos de mais um, mais um, sempre que os músicos paravam de tocar. Os gritinhos e assovios quando ouviam de um palestrante algo que chamava mais a atenção, os aplausos para cada um dos representantes do Clero que falaram, encheram a todos, jovens, formadores, padres, religiosos e religiosas presentes, de alegria contagiante.

O evento começou às 15h com as boas-vindas dadas pelo Vigário Episcopal, Monsenhor Jan Kaleta que os convidou a oração inicial e os abençoou para o que haveria de vir. Juntamente com o Monsenhor, o seminarista Arnaldo conversou com os jovens sobre o papel deles no mundo de hoje e na Jornada que se aproxima.

Depois de muito louvor, danças, trenzinhos, foi a vez de Irmã Lúcia Imaculada, CNSB conversar com os jovens sobre a unidade, tema do evento: "Em Cristo somos um". Durante o bate-papo com a Irmã, recebemos a visita de Padre Renato Martins, assessor vicarial da iniciação cristã que deixou como mensagem: "Sejam jovens católicos em todos os ambientes".

Veio o intervalo... E com ele, um momento para confraternização entre os jovens.

Após o intervalo a equipe vicarial apresentou alguns vídeos e conversou com eles sobre as Jornadas Mundiais, convocando-os: "Existem jovens na Igreja? Onde estão?". Convocação atendida aos gritos de “Sim, estamos aqui!”.

Com muita alegria eles receberam o último palestrante do dia, o seminarista Júlio César, que tratou das diversas vocações, salientando duas: a felicidade e a santidade. Uma das mensagens deixadas por Julinho (como os jovens o chamavam) foi: "Sejam apaixonados por Cristo, pois quando amamos, só pensamos naquele por quem estamos apaixonados".

Antes da Missa, a Pastoral Vocacional apresentou uma esquete teatral em que Moisés exortava o povo de Deus, a Igreja, a vida em santidade e a missão. Às 19h30, Padre Sérgio iniciou a Missa, e ao final, agradeceu a todos e pediu: "Voltem no próximo ano".

Se Deus quiser, voltaremos padre.





terça-feira, 20 de setembro de 2011

JMJ-2013: a juventude do Brasil abraça a Cruz



Sob o sol forte do domingo, dia 18 de setembro, mais de 100 mil jovens sustentaram em seus ombros, mesmo sem chegar a tocá-la, a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), durante o Bote Fé, que aconteceu no Campo de Marte, em São Paulo.

Foi um dia que marcou os corações de todos os presentes e daqueles que puderam acompanhar, através dos meios de comunicação, a chegada dos símbolos da JMJ.

O ápice dessa grande festa, que começou às 9h, foi a Celebração Eucarística. Além da Cruz, os jovens acolheram o Ícone de Nossa Senhora na missa, presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, pelo presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno e pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com os demais bispos e sacerdotes presentes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Homilia do Papa Bento XVI




Homilia do Papa Bento XVI no encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Madri (21/08/11)

Queridos jovens,

Com a celebração da Eucaristia, chegamos ao momento culminante desta Jornada Mundial da Juventude. Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afeto especial com que Jesus vos olha. Sim, o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos (cf. Jo.15,15). Ele vem ter convosco e deseja acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas duma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai. Pela nossa parte, conscientes da grandeza do seu amor, desejamos corresponder, com toda a generosidade, a esta manifestação de predileção com o propósito de partilhar também com os demais a alegria que recebemos. Na atualidade, são certamente muitos os que se sentem atraídos pela figura de Cristo e desejam conhecê-Lo melhor. Pressentem que Ele é a resposta a muitas das suas inquietações pessoais. Mas quem é Ele realmente? Como é possível que alguém que viveu na terra há tantos anos tenha algo a ver comigo hoje?

No evangelho que ouvimos (cf. Mt.16,13-20), vemos representadas, de certo modo, duas formas diferentes de conhecer Cristo. O primeiro consistiria num conhecimento externo, caracterizado pela opinião corrente. À pergunta de Jesus: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?”, os discípulos respondem: “Uns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Isto é, considera-se Cristo como mais um personagem religioso junto aos que já são conhecidos. Depois, dirigindo-se pessoalmente aos discípulos, Jesus pergunta-lhes: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”. Pedro responde formulando a primeira confissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. A fé vai mais longe que os simples dados empíricos ou históricos, e é capaz de apreender o mistério da pessoa de Cristo na sua profundidade.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Encontro de Namorados com Cristo



Queridos(as) Irmãos(ãs),

A PAZ !

A Pastoral Familiar da Paróquia Santo Afonso convida NAMORADOS(AS) para participarem do ENCONTRO DE NAMORADOS COM CRISTO que acontecerá no dia 25/09 (Domingo).

Informações e inscrições podem ser obtidas na Secretaria da Paróquia Santo Afonso ou com a Pastoral Familiar.

Pastoral Familiar
Paróquia Santo Afonso
Te. (21) 2264-6162

domingo, 28 de agosto de 2011

FEIRA VOCACIONAL



A paróquia Nossa Senhora da Luz, no Rocha (Vicariato Norte), realizou no domingo, dia 28 de agosto, sua primeira FEIRA VOCACIONAL, coordenada pelo pároco, Padre Alexandre Moro.

Encerrando as comemorações do mês vocacional, o evento reuniu estandes de diversas congregações religiosas, do seminário arquidiocesano São José, da Pastoral Familiar para propagar a vocação ao matrimônio.

Além das exposições e "bate-papo vocacional" com a juventude, houve, ainda momentos de palestra, lanche, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa.

Esperamos que eventos como esses se multipliquem em nossa Arquidiocese!! Parabéns pela iniciativa!





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comemoração pelo dia do catequista da iniciação cristã de jovens e adultos do vicariato norte


Dia 03/09 a partir das 13h.


Ao final, a Santa Missa presidida por Dom Roberto, onde todos os catequistas receberão suas carteirinhas e renovarão seus compromissos.
Local: Paróquia SS. Corações (Rua Conde de Bonfim, 474 – Tijuca)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

17º Seminário de Jovens e Adultos



“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.” Cl 2, 7
Local: Centro de Convivência Padre Miguel (R. Francisco Real, 365 – Padre Miguel)
Dia: 28/08/2011
Horário: 12h às 18h
Santa Missa às 16h
Ação sócio-cristão: doação de alimentos não perecíveis na entrada
Apresentação de dança: Ministério Magnífica (Paróquia N. Sra. das Graças)
OBS: Precisamos de voluntários para doar seu serviço no encontro vocacional em diversas atividades: apoio, acolhida, recepção, cantina, liturgia, limpeza, decoração, etc. As pessoas que puderem servir no evento, entrar em contato com Aparecida (3364-1627) ou ligue p/ Paróquia Santa Rita de Cássia (3403-6372). Contamos que permaneçam para a arrumação após o evento, pois tudo é preparado no dia.
PROGRAMAÇÃO DO DIA
07h30 – chegada das equipes de trabalho
12h00 – início (acolhida)
12h30 – início do evento com animação
12h50 – breve apresentação do evento
13h00 – apresentação de dança
13h10 – benção do evento
13h15 – animação
13h35 – preparação para o testemunho
13h40 – 1º testemunho
13h55 – momento de oração
14h10 – intervalo
14h30 – retorno do intervalo (animação)
14h45 – preparação para o testemunho
14h50 – 2º testemunho
15h00 – momento de oração
15h15 – animação
15h30 – intervalo
16h00 – Santa Missa
17h30 – encerramento / arrumação do espaço
19h00 – entrega do espaço

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Canto Litúrgico, catequese e comunicação

Por Dom Orani João Tempesta, O.Cist.
Arcebispo da Arquidiocese do Rio

Entre as alegrias dos encontros de comunicação que tivemos a oportunidade de hospedar nas últimas duas semanas, acrescentamos o 50º Curso de Canto Pastoral. Cantar a Liturgia é também comunicação! Este ano ele foi dedicado ao Mons. Amaro Cavalcante de Albuquerque Filho, que o iniciou aqui no Rio de Janeiro. Foram muitos encontros nesse mesmo estilo espalhados pelo Brasil na década de 60. Esses cursos, frutos do "movimento litúrgico", antecedeu, preparou e concretizou, posteriormente, o Concílio Vaticano II. Ele conta com uma parte teórica e formativa e outra de ensaio das novas melodias que a cada ano enriquecem o repertório musical de nossa Igreja. Mas o Canto Litúrgico é também catequético. Ele supõe e educa a fé.
O desafio da Igreja é a evangelização do mundo de hoje, mesmo em territórios onde a Igreja já se encontra implantada há mais tempo. Nossa realidade pede uma nova evangelização. A catequese coloca-se dentro desta perspectiva evangelizadora, mostrando uma grande paixão pelo anúncio do evangelho. Entrar no Mistério Pascal supõe uma catequese aprofundada. Talvez a grande dificuldade hoje seja justamente essa! Não bastam apenas as adaptações exteriores; é importante um aprofundamento da fé no Mistério Eucarístico.
Por isso seria importante que, como consequência dos encontros de Comunicação (Seminários dos Bispos e Mutirão Brasileiro de Comunicação) e do Jubileu de Ouro dos Encontros de Canto Pastoral, que pudéssemos estar nos comprometendo ainda mais com a Iniciação Cristã para uma catequese que aprofunde a fé de nosso povo.
Sendo o anúncio de Jesus Cristo um momento da evangelização (querigma), a catequese é um modo, dando-lhe continuidade. Sua finalidade é aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã. A catequese sempre supõe a evangelização. Por sua vez, à catequese segue-se o terceiro momento: a ação pastoral para os fiéis já iniciados à fé, no seio da comunidade cristã através da formação continuada. Catequese e ação pastoral se impregnam do ardor missionário, visando à adesão mais plena a Jesus Cristo.
A atividade da Igreja, de modo especial a catequese, traduz sempre a mística missionária que animava os primeiros cristãos. A catequese exige conversão interior e contínuo retorno ao núcleo do Evangelho (querigma), ou seja, ao mistério de Jesus Cristo em sua Páscoa libertadora, vivida e celebrada continuamente na Liturgia. Sem isso, ela deixa de produzir os frutos desejados. Toda ação da Igreja leva ao seguimento mais intenso de Jesus e ao compromisso com seu projeto missionário.
A Liturgia é comunicação, mas é também catequese. Por isso, junto com o primeiro anúncio, sempre temos que nos preocupar com o aprofundamento da fé.
O fruto da evangelização e da catequese é o fazer discípulos: acolher a Palavra, aceitar Deus na própria vida, como dom da fé. Há certas condições da nossa parte, que se resumem em duas palavras evangélicas: conversão e seguimento. A fé é uma caminhada, conduzida pelo Espírito Santo, a partir de uma opção de vida e uma adesão pessoal a Deus, através de Jesus Cristo, e ao seu projeto para o mundo. isso supõe também uma aceitação intelectual, um conhecimento da mensagem de Jesus. O seguimento de Jesus Cristo realiza-se, porém, na comunidade fraterna. O discipulado, que é o aprofundamento do seguimento, implica renúncia a tudo o que se opõe ao projeto de Deus e que diminui a pessoa. Leva à proximidade e intimidade com Jesus Cristo e ao compromisso com a comunidade e a missão.
A catequese é, em primeiro lugar, uma ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive, e o catequista é um porta-voz da comunidade e não de uma doutrina pessoal. A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. O catequista é um autêntico profeta, pois pronuncia a Palavra de Deus, na força do Espírito Santo. Fiel à pedagogia divina. a catequese se ilumina e revela o sentido da vida.
A catequese comunica uma experiência de vida, um compromisso de fé, um caminho de seguimento. "O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, o que nossas mãos tocaram acerca da palavra de vida..., isto vo-lo anunciamos, a fim de que estejais unidos a nós" (cf 1Jo 1,1-3).
A catequese, mais do que transmitir verdades, comunica uma mensagem de vida, de fé, de compromisso com Deus, consigo mesmo, com o irmão e com a comunidade.
A catequese acontece através da intercomunicação pessoal e através da comunicação grupal como exercício de vida comunitária e partilhada.
A catequese agora necessita avançar para o uso dos equipamentos modernos de comunicação. As novas gerações nascem dentro da tecnologia.
A catequese na sua missão de fazer ecoar a mensagem da Boa Nova de Cristo deve criar instrumentos que garantam um processo de comunicação participativo e circular; valorizar a presença na comunidade local dos catequistas com uma formação especial no campo da comunicação. A Igreja deve estar atenta às perspectivas que se abrem no campo da educação à distância.
O educador na fé procura continuar a missão iniciada por Jesus guiado pelo Espírito Santo. Este serviço na Igreja é de fundamental importância. A Igreja valorizando o ministério dos catequistas atesta que serviço mais belo que do o catequista que anuncia a Palavra divina, que se une com amor, confiança e respeito ao próprio irmão, para ajudá-lo a descobrir a realizar os desígnios providenciais de Deus sobre ele. Eis que a missão do catequista consiste também em fomentar que as nossas comunidades sejam mais acolhedoras e catequizadoras.
O catequista é um anunciador da Palavra, alguém que procura de fato vivenciá-la no dia a dia. Seu testemunho é fundamental, pois não se pode separar a fé da vida quotidiana. O educador na fé tem uma tarefa extremamente árdua e delicada, porque a catequese não é um simples ensino, mas a transmissão de uma mensagem de vida, como jamais será possível encontrar em outras expressões do pensamento humano. Quem diz: 'mensagem', diz algo mais do que doutrina. Quantas doutrinas jamais chegam a ser mensagem! A mensagem não se limita a expor ideias; ela exige uma resposta, pois é interpelação entre pessoas, entre aquele que propõe e aquele que responde. A mensagem é vida. Cristo anunciou a Boa Nova, a salvação e a felicidade. Por ser uma mensagem de vida, é que a Igreja catequiza o povo.
A catequese nos últimos anos deu passos significativos. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientem na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Disso decorre a necessidade de pensar, organizar e atualizar a catequese, buscar novos areópagos, animar os catequistas, criar um clima humano-afetivo. Surge, assim, a missão da Igreja do qual depende, em grande parte, a dinâmica e a renovação da catequese numa comunidade. Não tenha medo e avance nas águas mais profundas, atendendo ao apelo de Cristo e da Igreja, de anunciar o Evangelho e catequizar os homens e mulheres de boa vontade.
Testemunho de Fé (nº 702)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ENCONTRO DE CATEQUETAS

Aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho, na Casa Provincial La Salle, em São Paulo, o Encontro de catequetas e professores de teologia pastoral. Trata-se de um projeto da Comissão da Animação Bíblica Catequética com a finalidade de articular os pesquisadores e professores para uma caminhada conjunta, em consonância com o movimento catequético brasileiro, além de proporcionar um espaço de partilha e de incentivo à pesquisa catequética.

O encontro deste ano refletiu os seguintes temas: Leitura Catequética da Verbum Domini e a Animação Bíblica da Pastoral e a Iniciação à Vida Cristã à luz das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Os 19 participantes presentes nesta etapa também realizaram a partilha de suas produções e atividades pastorais. No final do encontro houve os encaminhamentos para a criação da Sociedade dos Catequetas do Brasil.

Irmã Lucia, Imaculada, coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã apresentou, no sábado à tarde, a caminhada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na implantação do processo catecumenal.

Fonte: blog da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB

quarta-feira, 15 de junho de 2011

6º Seminário de Jovens e Adultos




No dia 4 de junho, o Pe. Domingos Ormonde, doutor em Liturgia, que aplica o processo catecumenal em sua comunidade e tanto nos ajudou na elaboração do perfil do Introdutor, falou para 315 catequistas no 6º. Seminário da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, realizado no auditório do Ed. João Paulo II.

Pe. Domingos quis escutar as experiências e dificuldades enfrentadas pelos catequistas de nossa Arquidiocese e teceu considerações importantes. Aqui estão algumas:

- estamos numa época promissora em que está aumentando o número de adultos que vêm buscar o Batismo, e não há divulgação deste fato;
- é importante que sejam também evangelizados os que já têm uma vida ativa na Igreja;
- a leitura orante da Palavra ainda não é uma prática comum na Igreja, como deveria deveria ser;
- situação alguma impede a evangelização (ex: casais em segunda união), o que se pode trabalhar e o tempo de evangelização nestas situações. Essas pessoas têm que ser acolhidas e participar da vida da comunidade dentro de seus limites;
- a iniciação cristã implica em revisão de vida, e só tem efeito a partir de uma decisão pessoal , senão é como se estivéssemos retomando o modelo antigo de catequizar;
- quando se fala em participação sacramental, fala-se em tomar parte na morte e ressurreição de Jesus Cristo. É algo mais que um registro. É tomar parte no evento de 2 mil anos atrás;
- os apóstolos participaram do próprio mistério, não foram batizados. Quem foi batizado foram os que se converteram, os que seguiram Jesus Cristo;
- a nós é dado participar sacramentalmente na morte e ressurreição de Jesus Cristo;
- entrar para o catecumenato é estar ingressando na morte e ressurreição do Senhor.



domingo, 8 de maio de 2011

6o SEMINÁRIO DE CATECUMENATO COM JOVENS E ADULTOS

Querido catequista,

No primeiro sábado de junho, estaremos promovendo o 6º Seminário da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos. O nosso palestrante será o Pe. Domingos Ormonde, doutor em Liturgia, que aplica o processo catecumenal em sua comunidade e tanto nos ajudou na elaboração do perfil do Introdutor. Neste dia, estará presente também o Bispo animador, D. Pedro Cunha.
Contamos com a sua presença!


6º Seminário Arquidiocesano da Iniciação Cristã de Jovens e AdultosTema: Aspectos Teológicos e Litúrgicos da Iniciação Cristã
Palestrante: Pe. Domingos Ormonde
Dia 4 de junho (sábado),
no auditório do 2o. andar do Ed. João Paulo II
Horário: 08h às 12h30
Inscrições pelo telefone 2292-3132, ramais 442 e 445 ou pelo e-mail: catequeserj@arquidiocese.org.br

O lanche será partilhado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Crisma na Catedral


Senhores Párocos e Coordenadores da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos,

A celebração do sacramento da Confirmação na Catedral será na solenidade de Pentecostes, dia 12 de junho, às 10:00h.

Para a organização da cerimônia, teremos uma reunião preparatória no dia 30 de abril, às 09:00h, na Catedral (sala 2), para os catequistas responsáveis que acompanharão os catequizandos eleitos para receber o sacramento da Crisma na Catedral.

Lembramos que é responsabilidade da paróquia que o processo catecumenal tenha sido feito conforme as orientações que constam no Diretório Arquidiocesano da Iniciação Cristã.

Na reunião preparatória deverão ser entregues:

1. Relação nominal dos catequizandos, em ordem alfabética – a relação deve ser única por paróquia, incluindo capelas e outros núcleos. Só serão aceitas as relações que vierem em papel timbrado da paróquia, com carimbo e assinatura do pároco.

2. Fichas – as fichas, que devem ser preenchidas no computador, podem ser solicitadas por email à Assessoria Arquidiocesana, devendo ter o carimbo da paróquia e assinatura do pároco. Lembramos aos coordenadores que devem ficar com uma cópia das mesmas, uma vez que também devem ser registradas no Livro da paróquia.

É necessário verificar com atenção a validade do Batismo – vide nota do item 1.10 do Diretório, bem como a ausência de impedimentos canônicos.

3. Contribuição para as despesas – a contribuição de R$ 20,00 por catequizando deverá ser entregue em envelope com o nome da paróquia, forania, vicariato e valor total.

4. Fotógrafos – a paróquia deve fornecer a relação dos fotógrafos para que possam ser feitos crachás para os mesmos, se possível, somente 2 ou 3 por paróquia.

5. 1kg de alimento não perecível – como gesto concreto para as obras sociais da Catedral.

Encontro com os catequizandos – haverá uma manhã de formação no dia 28 de maio, de 08:30 às 12:00h, na Catedral.

Para eventuais esclarecimentos, entrar em contato com a Assessoria Arquidiocesana:

Maria Helena (mhsette@gmail.com)
Joice (jcoopper@terra.com.br)

Fraternalmente,

Pe .Cláudio dos Santos
Assistente Eclesiástico

Maria Helena Sette Camara e Silva
Assessora Arquidiocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Formação para Catequistas

Semana Catequética da Iniciação Cristã
Para Catequistas de Jovens e Adultos do Vicariato Norte

No período de 07 a 11 de fevereiro, aconteceu na Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, a Semana Catequética da Iniciação Cristã do segmento Jovens e Adultos do Vicariato Norte. Foram dias de alegria, boa formação e integração para todos os Catequistas de Jovens e Adultos do Nosso Vicariato Norte. Nestes dias, contamos com a presença e palestras da Irmã Lúcia, Irmã Aparecida, Joice, Diácono Manuel Augusto e Bárbara, além da presença do Vigário Episcopal Padre Gustavo e do apoio decisivo do Padre Cláudio, pároco da comunidade anfitriã e assessor eclesiástico da Iniciação Cristã de crianças a adultos da Arquidiocese.
Tudo foi preparado com muito zelo pela equipe dos coordenadores forâneos e representantes do Vicariato Norte, numa bela demonstração de compromisso com a fé que professamos e celebramos.
Agradecemos a participação de todos e esperamos nos encontrar outras vezes durante este ano de 2011.
Em Cristo !!
Henrique Marin
(coordenador vicarial)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CONCLUSÃO DO DOCUMENTO


As propostas apresentadas neste documento não constituem propriamente um objetivo, mas um horizonte que nos incita a transformarmos o modo como educamos as pessoas na fé. A catequese de inspiração catecumenal não é um projeto fechado, mas abre um leque de possibilidades.

O que já conseguimos de bom precisa ser valorizado e aprofundado, mas não podemos nos esquecer da nossa missão de formar discípulos e não “dar um cursinho”. O aluno aprende; o discípulo se encanta e quer viver como seu mestre. A catequese precisa ser essa experiência que envolve a integralidade da pessoa e não a “linha de chegada”, nem o “ponto final”.

Mergulhados na alegria, deixamos a mensagem a todos os que se sentem discípulos e querem fazer outros discípulos:

“A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (Documento de Aparecida, 29)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... Com quem? (PARTE 4)


Animadores da Iniciação
As orientações sobre os agentes responsáveis pela iniciação estão nos nos. 41 a 48 do RICA e precisam ser conhecidas e devidamente adaptadas. Destacaremos alguns dos envolvidos:

1- Os introdutores – são aqueles que acompanham o processo do pré-catecumenato. Sua tarefa é anunciar Jesus, ajudando o iniciante a viver a experiência do encontro com Cristo e com a comunidade. Para tal, precisam ser criteriosamente escolhidos pelo pároco e o Conselho Paroquial e devidamente preparados por um processo formativo que siga a dinâmica da fé e da vivência.

2- Os padrinhos/ madrinhas – sua escolha deve ser baseada preenchendo condições para o exercício desta importante missão. Eles devem acompanhar o catecúmeno, ajudá-lo em suas dúvidas, velar pelo seu crescimento na fé e na participação na vida comunitária.

3- A família – Não bastam apenas reuniões com os pais das crianças, adolescentes e jovens. A família agora precisa passar a integrar o processo em forma de uma catequese com adultos que aprofunde seu verdadeiro compromisso cristão. Há que se considerar as particularidades de cada família, buscando comunhão com a Pastoral Familiar.

4- O catequista – Ele fala em nome da Igreja. É o mediador que ajuda os catecúmenos a acolherem a gradual revelação de Deus e o seu projeto salvífico, sua inserção na comunidade e sua contribuição para o Reino de Deus. Do catequista se requer alta competência no conhecimento dos conteúdos centrais da fé, intensa vida espiritual, participação ativa na comunidade, preparo básico em psicologia, comunicação e pedagogia, ampla cultura geral e compromisso com a transformação evangélica. São critérios para ser catequista:
- já ter recebido os sacramentos da Iniciação Cristã
- Não ter impedimentos canônicos
- Testemunhar a vida e a fé cristãs
- Ter boa formação humana (equilíbrio psicológico, criatividade, bom relacionamento em grupo, etc.)

5- A equipe de coordenação – A Pastoral Orgânica deve contemplar uma Comissão da Iniciação à Vida Cristã que se preocupe com o processo de iniciação à vida cristã e não simplesmente com a recepção de sacramentos. Seus membros precisam de formação adequada para poderem ajudar na formação dos demais envolvidos no processo: devem conhecer bem o RICA e os conteúdos da fé cristã, promoverem e estimularem a vivência da fé, assumirem o espírito evangelizador e se aprimorarem na arte coordenar.

6- A comunidade – O iniciante precisa descobrir na comunidade o exemplo concreto do tipo de vida com o qual quer se comprometer. Para tal, é preciso que toda a comunidade também passe por um processo iniciático que dinamize a sua fé e lhe dê forças para assumir seu dom e missão de formar e alimentar discípulos.

7- Os ministros ordenados – A Conferência Episcopal tem a função de definir, regular e normatizar. O bispo tem a função de colocar como prioridade a catequese. E os presbíteros e diáconos têm a função de acompanhar e zelar.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... Para quem? (PARTE 3)


OS DESTINATÁRIOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ SÃO INTERLOCUTORESComo aprendemos em Jo 4, no encontro de Jesus com a samaritana ambos ouviram e foram ouvidos. Jesus é a nossa inspiração para considerarmos os iniciantes como interlocutores. Ouvindo-os perceberemos melhor o que precisam e o que podem nos oferecer também. Há um povo sedento e a Igreja tem a fonte de onde jorra Água Viva.

CONSIDERAR CADA REALIDADEÉ preciso considerar a situação de cada candidato, escolher a linguagem apropriada para atingi-lo. A Igreja tem a missão de acolher e servir uma multidão, mas cada qual tem seu rosto, que precisa se identificado e personalizado, especialmente nos casos dos afastados, jovens, pobres e excluídos.
Dada tal diversidade, o Documento de Aparecida (288) prevê duas maneiras de conduzir a iniciação à vida cristã:
1 – O catecumenato pré-batismal (para os que não são batizados)
2 – O catecumentato pós-batismal (para os insuficientemente catequizados)

O modelo tradicional precisa ir mudando aos poucos para assumir um ROSTO CATECUMENAL.