segunda-feira, 26 de março de 2012

Dinâmica: Um olhar sobre a realidade



Objetivo: Perceber a importância da saúde, campanha da fraternidade 2012

Material: uma folha de cartolina, desenho do contorno de uma grande mão, pintado de marrom, que servirá para ser a raiz e o tronco da árvore / fita crepe ou cola / várias tesouras / folhas em branco para todos / lápis de cor verde e amarelo (para pintar folhas).

  • Distribuir, para cada um, uma folha de papel em branco e lápis de cor.
  • Pedir para desenhar o contorno de uma das mãos com os dedos ligeiramente abertos, pintar de verde e recortar.
  • Pedir que coloquem, num canto, o próprio nome e que, no meio da mão desenhada, escrevam: SAÚDE.
  • Após a confecção das mãos, o catequista apresentará ao grupo o desenho do contorno da grande mão (como se fosse a raiz de uma árvore) e pergunta: De quem pode ser essa mão? (deixar a pergunta no ar).
Quando estudamos os povos, desde as mais antigas civilizações, encontramos sempre o assunto saúde e doença, misturado com religião. Deuses, demônios, maus espíritos, magia..., aparecem com explicação para a dor, a morte, os sofrimentos de modo geral. Por exemplo, no caso dos indígenas brasileiros, quem era o "médico" da tribo? O pajé.

E nós? O que pensamos sobre a existência do mal, da doença? São castigo de Deus? Ele é o culpado? (deixar que falem, discutam, sem responder diretamente às indagações).

Então, nossas mãos não podem fazer nada? O que será que depende de nós?

Em que os povos da Bíblia acreditavam? Vamos descobrir, pesquisando na Bíblia: Dt 28, 1-2; Dt 28, 15-20; 2Cr 16, 7; 2Cr 16, 12-13.

Após a leitura, concluir com rápidas palavras. O livro do Deuteronômio apresenta saúde como bênção e doença como maldição, devido ao pecado, ao afastamento de Deus. Nas Crônicas, todos eram dependentes do Senhor. Procurar ajuda de um médio em lugar de Deus, era derrota na guerra e morte certa. Como em Deuteronômio, a Bíblia aqui nos fala de castigo de Deus.

Vamos ler no livro de Eclesiástico, como instrui sobre saúde e doença – Eclo 38, 1-15 – Este texto realça a importância da saúde, de se ter os meios para que a saúde se difunda sobre a terra, que é o nosso lema nesta Campanha da Fraternidade. Mas logo a seguir, pede que se recorra ao Senhor e evite o pecado. Vimos a força, o peso do pecado em todas essas leituras. Mas será que Jesus mostrou o outro lado da moeda, o outro lado dessa mão? Como Ele viu a doença?

Na cartolina com a mão marrom desenhada, formar uma árvore, tendo essa mão como raiz.

Cada catequizando coloca a mão que desenhou e recortou, formando as folhas da árvore, conforme uma sequência pré-determinada.

Deus nos criou por amor para sermos felizes. Tudo que Ele fez mostra quem Ele é. Mas nossos primeiros pais recusaram a amizade com o Pai Criador e, pela desobediência, o pecado entrou na vida das pessoas. Com o pecado veio a dor, a morte. Deus, em sua infinita bondade, enviou seu Filho Jesus para salvar a humanidade. Ao morrer na cruz, Ele funda a igreja para continuar a oferecer a salvação. A Igreja somos nós, todos os batizados. Formamos o Corpo de Cristo. Jesus não tem outras mãos, a não ser as nossas, para construir o mundo como Deus quer. E Deus não quer sofrimento. O que podemos levar aos outros com nossas mãos? Como podemos agir em prol da saúde?

Orientar os catequizandos para pensar num gesto concreto: visitar um doente, consolar um amigo que sofre, fazer doação de medicamentos, alimentos, fraldas, ouvir um idoso em suas aflições, rezar pelos que sofrem.

Ao som de uma música (da CF-2012 ou outra), colar na cartolina as mãos que confeccionaram, como se fossem folhas e galhos da árvore. Ao terminar todos juntos dão as mãos e pedem: "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA!"

Modelo da árvore: podem ser escrito, na "raiz-tronco", os nomes dos santos que dedicaram suas vidas ao atendimento e ao conforto dos doentes: São Camilo, São João de Deus, Santa Paulina, Beata Ir. Dulce, São Galvão (cf. TB, 221)

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curso de Iniciação/Teologia



Com o objetivo de desenvolver a experiência dos paroquianos, catequistas, agentes de pastoral, evangelizadores e toda a comunidade com Cristo, a Paróquia Santo André, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro vai oferecer o curso de Iniciação /Teologia.

O curso, que contribui para o aprofundamento bíblico-teológico a serviço da evangelização, será realizado à distância, e o aluno receberá um certificado de curso de extensão de 410 horas. Porém, é bom lembrar que esse não corresponde à Graduação em Teologia. A duração do curso, que é composto por quatro módulos, é de até 28 meses.

Módulo A
Antigo Testamento - Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo
Novo Testamento - Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo

Módulo B
Revelação - Prof. Drª. Maria Clara L. Bingemer
Cristologia - Prof. Dr. Alfonso Garcia Rubio

Módulo C
Antropologia e Escatologia - Prof. Dr. Alfonso Garcia Rubio
Trindade - Prof. Drª. Maria Clara L. Bingemer

Módulo D
Eclesiologia - Prof. Drª. Ana Maria A. Tepedino
Sacramentos - Prof. Drª. Maria Carmen C. Avelar
Ética Cristã - Prof. Drª. Cássia Quelho

O curso será na Paróquia Santo André, aos sábados, partir das 8h. Para se inscrever basta ir à secretaria da Paróquia, na Rua Bela, 1265 - São Cristóvão - próximo à passarela 3 da Av. Brasil (Tel.: 2580-6234)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Encontro de Catequistas de Jovens e Adultos do Vicariato Norte




Com o tema "Que todos sejam um"(Jo17,22) foi realizado neste ultimo domingo, dia 11/03/2012, o Encontro de Catequistas de Jovens e Adultos do Vicariato Norte.

Com a intenção de promover um dia de formação, confraternização e de espiritualidade, o local escolhido para o encontro foi o  lindo Colégio dos Santos Anjos na Tijuca. Com a presença de vários catequistas das 42 paróquias que compõem o Vicariato Norte, o evento ainda recebeu a presença do atual Vigário Episcopal, Pe. Cláudio dos Santos. Pe. Fábio de Freitas, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Ir. Lúcia Imaculada, coordenadora da Comissão Arquidiocesana da Iniciação Cristã e Ir Marília, Irmã dos Santos Anjos, foram os responsáveis de toda a formação deste dia, assim como, as outras Irmãs dos Santos Anjos, que fizeram questão de participar do evento. E para presidir a Santa Missa de encerramento, o Bispo animador da Iniciação Cristã da Arquidiocese, D. Pedro Cunha, nos presenteou com sua profunda homilia.  

Aproveitando o encontro, o coordenador vicarial, Henrique Marin, apresentou aos catequistas os novos coordenadores forâneos: para a 4ª forania: Leonardo Leorde da paróquia São Tiago Apostolo e Bruno Fernandes da Paróquia N S da Guia; para a 6ª forania: Eder e Cristiane do Santos da Paróquia Nossa Senhora da Luz no Rocha

A animação de todo o encontro ficou por conta da banda musical do município de Queimados, dando aos catequistas participantes a vontade, de em um curto espaço de tempo, frequentar um novo encontro.

Confira mais fotos abaixo:



quinta-feira, 15 de março de 2012

Crisma na Catedral



A celebração do sacramento da Confirmação na Catedral será na solenidade de Pentecostes, dia 27 de maio, às 10:00h.

Para a organização da cerimônia haverá uma reunião preparatória no dia 14 de abril, às 09:00h, no auditório do 3º andar do Edifício João Paulo IIpara os catequistas responsáveis que acompanharão os catequizandos eleitos para receber o sacramento da Crisma na Catedral.

Para receber a carta que foi enviada às paróquias com as informações detalhadas e eventuais esclarecimentos, entrar em contato com a Assessoria Arquidiocesana:

Maria Helena – mhsette@gmail.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

Acolha um peregrino na JMJ 2013!



Acolha um peregrino na JMJ 2013!

Caríssimos,

Já foi lançada a campanha de HOSPEDAGEM VOLUNTÁRIA para a JMJ 2013!

Para receber um peregrino na sua casa, basta preencher o formulário no endereço eletrônico: 



Imaginem que experiência maravilhosa será!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Celebração CF 2012





Ambiente: colocar em destaque a Bíblia, vela grande, cartaz da Campanha da.Fraternidade, crucifixo

ANIMADOR: A vida é um grande presente de Deus. Para bem viver são necessários cuidados especiais, desde o ventre materno até a velhice.
Neste ano a Campanha da Fraternidade nos apresenta o tema da Saúde Pública. Vamos refletir e rezar a realidade da saúde cantando:

Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

ANIMADOR: 
O Brasil possui um sistema único de saúde. Isto significa que toda a pessoa têm direito a tudo que está ligado ao atendimento da saúde, desde os cuidados preventivos até os que são necessários, quando a doença os atinge.

LEITOR 1: Podemos nos perguntar: Como está a saúde das pessoas no Brasil? Quais as doenças mais comuns que percebemos na comunidade? Como as pessoas são tratadas nos hospitais, pronto-socorros, postos de saúde? Como trabalham os profissionais da saúde?

LEITOR 2: A Campanha da Fraternidade acontece na quaresma. Este tempo nos chama para uma conversão sincera, tendo como meta a sensibilidade, a fraternidade com os mais fragilizados. A experiência da doença, da dor, da morte fragiliza a pessoa em todas as suas dimensões.

ANIMADOR: Agora, somos convidados a tocar a cruz. Ela nos recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou.Cada participante, assume a voz de alguém fragilizado pela doença, pedindo ao Senhor que alivie o seu sofrimento.
(de forma expontânea realizar este gesto)

CANTO: Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais,
Fica a sofrer sem leito e sem medicamento!
Olha, Senhor, a gente não suporta mais,
Filho de Deus com esse indigno tratamento!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

ANIMADOR: Jesus amou os doentes. Queria que o ser humano tivesse vida digna, saudável e reintegrada na sociedade. Diz o Evangelho:

TODOS:Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo” (Mt 4,23) 

ANIMADOR: A Palavra de Deus nos aponta caminhos para a prática da solidariedade com os mais fragilizados. A parábola do bom samaritano nos indica que quem segue a Jesus precisa valorizar a importância do cuidado, pois só quem ama cuida. Vamos acolher a Palavra de Deus cantando:

A vossa Palavra Senhor, é sinal de interesse por nós (bis)
É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

LEITOR 2: Leitura do Evangelho de Lucas 10, 25-37
A vossa Palavra Senhor, é sinal de interesse por nós (bis)

(fazer alguns minutos de silêncio)

ANIMADOR: A parábola apresenta sete verbos que revelam um modo de ser diante do outro. São eles: 1-ver, 2-compadecer-se, 3-aproximar-se 
4-curar, 5-colocar no próprio animal, 6-levar à hospedaria, 7-cuidar.
(Distribuir os verbos aos participantes, refletir o seu sentido na prática da saúde pública. Cada participante ou grupo expressará seu compromisso em forma de oração, acendendo sua vela, em uma vela maior, representando Cristo.)

CANTO: Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente
Com a compaixão daquele bom samaritano. (Lc. 10,25-37)
Que se converta esse trabalho na semente
De um tratamento para todos mais humano!

ANIMADOR: Nosso grande objetivo é construir uma sociedade justa e igualitária que estimule sempre a viver a solidariedade. Em forma de credo, vamos expressar nossa esperança, nas práticas fraternas existentes:

LEITOR 1: Creio no amor de Deus, expresso no cuidado com os doentes acamados.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)

LEITOR 2: Creio na solidariedade dos seguidores de Jesus, sobretudo nas grandes tragédias ecológicas.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)

LEITOR 3: Creio na pastoral da saúde com todas as suas lideranças que testemunham com sua presença o ser “sal e luz”.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)
(continuar as preces em forma de credo)

ANIMADOR: Rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade
TODOS: Senhor Deus de amor, Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversãose faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

CANTO: Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz!
Sê nossa força, nossa luz e salvação! (Cf. Sl. 27,1)
Queremos ser aquele toque, meu Jesus, (Cf. Mc. 5,20-34)
Que traz saúde pro doente, nosso irmão! 

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012


sexta-feira, 9 de março de 2012

Subsídios da CF 2012



Caríssimo(a), estão disponíveis os links para downloads de subsídios da Campanha da Fraternidade 2012, que tem por objetivo refletir sobre a realidade da saúde no Brasil. Por isso, para que você tenha em suas mãos os subsídios para seu trabalho pastoral e reflexão, é só clicar no link abaixo e baixar os materiais oficiais da CF 2012:


sexta-feira, 2 de março de 2012

Visita de membros do Pontifício Conselho para os Leigos


Relembrando as palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVl, na vigília realizada na última Jornada Mundial em Madri, "convido-vos, pois, a ficardes agora em adoração a Cristo, realmente presente na Eucaristia; a dialogar com Ele, a expor na sua presença as vossas questões e a escutá-Lo", o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, deu início ao momento de adoração que aconteceu no encontro da Juventude com o Pontifício Conselho para Leigos, no dia 1º de março de 2012, aniversário de 447 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro.


Antes, da adoração ao Santíssimo Sacramento,  Padre Erick, membro do Conselho Pontifício para os Leigos e responsável pelo Setor Juventude do Vaticano, teve a oportunidade de responder a três perguntas feitas por jovens; um jovem do Movimento de Vida Cristã, outro da PJ e uma outra, feita pela representante do Setor Juventude de nossa arquidiocese.

Acolhido inicialmente por nosso reverendíssimo arcebispo, Padre Erick, fez deste momento um momento de descontração e um momento esclarecedor tanto para quem já foi ou nunca foi a uma JMJ.

Em seguida foi dada a palavra a um outro membro do Conselho Pontifício, que preferiu dar testemunho de suas experiências já desde sua juventude em Cracóvia, junto com outros jovens, quando o saudoso Beato Papa João Paulo ll, era ainda arcebispo desta cidade e que inspirou a realizar os primeiros encontros com os jovens em Roma dando assim início para a JMJ, que chega aos dias atuais com o Papa Bento XVl.

Depois da bênção de Jesus Sacramentado, os articuladores do Setor Juventude em nome de todos os jovens de nossa cidade, agradeceram aos membros do Pontifício Conselho, na pessoa do Padre Erick. E lhe ofereceram, como uma lembrança de nossa cidade: uma réplica do Cristo Redentor. Padre Erick ficou muito agradecido e contente pela lembrança e prometeu rezar por nossa cidade todos os dias até nos encontramos em 2013.





quinta-feira, 1 de março de 2012

Oração dos bons propósitos




Objetivo: Mudança no comportamento, refletir a campanha da fraternidade 2012.


- Distribuir aos catequizandos, saches de açúcar (ou providenciar um açucareiro com uma colherinha).

- Dispor de um recipiente com água, outro com gelo, suco em pó ou um copo de concentrado.

- Em clima de celebração e oração, lembrar aos catequizandos que podemos fazer um mundo melhor: "remediar", com bons propósitos, as situações de sofrimento, dor, doença, mal estar. Para isso peçamos a Jesus que nos ajude a modificar nosso comportamento e nossas ações em prol da nossa saúde.

- À medida que cada um for fazendo seu "propósito", pedir que coloque seu "ingrediente" na jarra que está sobre a mesa. Os propósitos devem se manifestados em voz alta, como orações. Por exemplo:

- "Jesus dê-me forças para controlar a vontade de comer doces, chocolates, refrigerantes em excesso".

- "Jesus ajude-me a dominar a preguiça e fazer mais exercícios físicos."

- "Jesus fortaleça-me para não cair na tentação de colocar em risco minha saúde, colocando-me em situações de risco: drogas, álcool, brincar com fogo, objetos cortantes, etc."

- Criar mais situações como: expor-se ao frio sem agasalho; não escovar os dentes; ver TV em excesso; usar em demasia a internet, o telefone celular; jogar demais videogame; dormir muito tarde, etc.

- Depois que todos colocarem na jarra suas "orações", acrescentar a água, mexer o suco e distribuir um copo para cada um.

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dinâmica: Segura... Não deixa cair!




Objetivo: Mostrar a importância de ter alguém que segure e dê apoio num momento em que tudo parece que vai desmoronar, cair. 



Formar um círculo com os catequizandos: distribuir para cada um uma papeleta em que esteja escrito um dos "males" (doenças), relacionados abaixo. Pedir para não contarem uns aos outros o que está escrito no papel. A papeleta 'gripe' deve ser repetida cinco ou mais vezes, dependendo do número de participantes (colocá-la para um terço das pessoas).

- Os participantes engancham os braços uns nos outros, formando uma espécie de corrente, evitando que alguém caia. 
- No meio do círculo fica o "doutor", a pessoa que vai conduzir a brincadeira. O "médico" lê um dos diagnósticos (sugestões abaixo). A pessoa que estiver com a "doença" correspondente amolece o corpo para cair, como se fosse um desmaio. As duas pessoas que estão ao seu lado, a seguram para não deixá- la cair. Se a pessoa cair, ela morre... 
- Depois de ser amparada, a pessoa 'doente' volta o corpo ao normal. Assim o médico vai lendo os diagnósticos até chegar a doenças de maior incidência, por exemplo, a gripe ou a dengue. Como há várias pessoas com esta "doença", muita gente vai "cair" ao mesmo tempo e o círculo vai se desmantelar. Torna-se difícil segurar, portanto é preciso envolver mais pessoas, organizar toda a sociedade. Ao final, estabelecer uma ligação entre o que ocorreu no círculo com o que está acontecendo com a saúde pública. 
- Após a execução da dinâmica, deixar que os participantes falem sobre o que sentiram. 
- Como se sentiram ao serem taxados de "doentes"? Como viram a doença que cada um recebeu? 
- Comentar da importância de ter alguém que segure e dê apoio num momento em que tudo parece que vai desmoronar, cair. 
- Como foi estar atento ao outro, cuidar do problema do outro? 
- Como é a dificuldade de apoiar, quando há grande o número de doentes? Salientar a importância da prevenção, de não deixar a doença se espalhar, dos cuidados com o corpo e o ambiente. 
- Concluir falando da importância da presença, da solidariedade, da compaixão junto àqueles que sofrem.

DOENÇAS: 
Gripe, doenças do pulmão, dengue, hipertensão, diabetes, problemas renais, anemia, obesidade, colesterol alto, dependência química (drogas), alergia, dores de ouvido e cabeça, gengivite, cáries e placas nos dentes. 
(Podem ser acrescentadas outras doenças com os respectivos diagnósticos). 

DIAGNÓSTICOS: 
- Exposição ao ar frio (mudanças climáticas) e contato com pessoas doentes, não lavar as mãos. (gripe)
- Poluição do ar contato com fumantes ou fumar. (doenças do pulmão) 
- Falta de cuidado com os quintais e os vãos de plantas, deixando água parada. Falta de higiene. (dengue) 
- A pessoa não cuida da alimentação, ingere alimentos gordurosos e não saudáveis, não pratica exercícios físicos. (hipertensão) 
- Há pessoas diabéticas em sua família, mas a pessoa nunca fez exames preventivos. Não se alimenta com alimentos saudáveis. Consome doces em excesso. (diabetes) 
- A pessoa não toma água várias vezes ao dia. Não cuida da alimentação. Ingere muito sal. (problemas renais) 
- Faltam em sua alimentação frutas, verduras e outros alimentos saudáveis. (anemia) 
- Consome alimentos muito calóricos, tipo salgadinhos (chips), refrigerante. Não faz exercícios físicos. (obesidade) 
- Não se alimenta corretamente, abusa de alimentos gordurosos e de doces. (colesterol alto) 
- A pessoa deixou-se levar por falsos amigos e acabou experimentando drogas. (dependência química) 
- A pessoa se expõe ao ar poluído. Freqüenta ambientes poluídos, sujos, com muita poeira. Consome alimentos contaminados. Não cuida devidamente da higiene pessoa. (alergia) 
- A pessoa ouve música em volume demasiadamente alto, freqüenta ambientes com poluição sonora. (dores de ouvido e de cabeça) 
- A pessoa não escova os dentes. Consome doces exageradamente, sem fazer a adequada higiene
bucal. (gengivite, placas bacterianas, cárie)

Extraído do Subsídio Catequético da CF2012


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Curso para Introdutores





Extensivo a coordenadores, agentes do batismo, crisma e catequese e especialmente os que vão exercer a função de introdutores em todos os vicariatos.

Vamos rever alguns pontos, aprofundar outros e trocar experiências com aqueles que já trabalham com a estrutura do catecumenato. Traga suas dúvidas e sugestões!

Local: Paróquia de Santo Antônio
Estrada do Quitungo, 1.265 – Braz de Pina
Telefone: 3391-0292
Data: 10/03/2012
Horário: 8h às 12h
Trazer uma bebida e uma guloseima para partilhar
Mais informações: 2292-3132, ramais 442 e 445 ou pelos e-mails: catequeserj@arquidiocese.org.br e janferreira_35@hotmail.com (coordenadora vicarial)


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Escolas de Fé e Catequese

Escolas de Fé e Catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida
Sede: Rua Benjamin Contant, 23 – 3º andar – Glória. Tel. 2242-4552 / 2292-3132 r. 314

A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira... Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. (Carta Apostólica Porta Fidei 1.2)

Nossas Escolas de Fé estão de portas abertas para você, dar a razão da sua fé a todo aquele que pedir. Venha conhecer, aprofundar ou relembrar o conteúdo da nossa fé. Inscrições abertas. Endereços e telefones no site: http://www.materecclesiae.com.br/

Cursos especiais iniciando em março:
Bioética Pastoral
Serão abordados temas como: aborto, eutanásia, células tronco, o respeito à vida humana.
Núcleo Glória - quarta-feira 18h30 Tel. 2222-3444

Missiologia
Como ser discípulo e missionário no mundo de hoje. Percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica. Apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual e preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões.
Núcleo Bento Ribeiro - quarta-feira 19h30 Tel. 3350-5126

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação para Catequistas




Atenção catequista! 

Fique atento e consulte os bairros que possuem o Curso Luz e Vida e/ou Mater Ecclesiae mais perto de você.  

É uma ótima oportunidade de aprofundamento na fé! 

Clique aqui e consulte a listagem.

Para demais informações, ligue para 2292-3132, ramal 314

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conheça a Logo da JMJ 2013



Nesta quarta feira foi lançada a Logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude, JMJ Rio 2013. O setor da Juventude, em que a Iniciação Cristã está inserida, estava representada pelo catequista Valdir Moreira.

O evento aconteceu no Edifício João Paulo ll, na Glória, no auditório do 2ª andar que estava repleto, destacando a presença  de três cardeais, entre eles; o núncio apostólico no Brasil, D. Lourenzo Baldisseri e o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida do Norte, D. Raymundo Damasceno, assim como vários bispos brasileiros e estrangeiros, o nosso queridíssimo arcebispo D. Orani Tempesta, muitos padres de diversas paróquias, religiosos, seminaristas e autoridades civis, como o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e a secretária de segurança Marta Rocha.

O criador da logomarca foi o jovem Gustavo Huguenin de 25 anos, morador da cidade de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro. Muito emocionado, falou de seu enorme prazer em ser um jovem católico e participar ativamente de sua paróquia. A logo, disse ele, foi inspiração do Espírito Santo, pois ela mostra a cara de nossa cidade com a silhueta do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, a Baia de Guanabara e o verde das matas.  Segundo o Governador Sérgio Cabral, essa Logo marca vai estar estampada rapidamente em outros países do mundo todo.

Antes de encerrar o evento e dar a bênção final, D. Orani lembrou que já estão escritos 6 mil voluntários, embora a meta seja 60 mil, e lembrou ainda que mesmo a JMJ sendo um evento religioso, trará um experiência de convivência com muitas culturas diferentes.



Veja o conceito da Logo:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMO DESCOBRIR UMA VOCAÇÃO



Através do texto de Lc 5, 1-11, vemos Jesus que chama seus discípulos. Hoje, os pescadores de homens são todas as pessoas batizadas. E são elas agora chamadas a chamar, avançando, assim, para águas mais profundas.
         A vocação é um processo de interpretação dos fatos de sua vida e caminhada cristãs vivido por uma pessoa em relação a Deus, a si mesma e aos outros. De tal discernimento surge um projeto de vida que se concretiza num ministério específico dentro da Igreja. O nosso Deus é um Deus que se revela e que revela seu plano de amor e salvação para a nossa vida. Cabe-nos estarmos atentos e prontos a acolher os sinais que Deus nos dá.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
l Debater sobre a realidade o mundo que vivemos. Que sinais de vida e sinais de morte encontramos? Pode-se fazer um cartaz representando o globo terrestre e ilustrar o debate com figuras de jornais e revistas que representem a vida e a morte. Pesquisar exemplos de pessoas da atualidade cujas atitudes ajudam a semear a cultura da vida.

l Valores: escrever uma lista com o maior número possível de valores (trabalho, estudo, dinheiro, oração, lazer, saúde, respeito, esporte, etc...). Em grupos, os catequizandos deverão discutir e registrar por escrito ( e depois partilhar com os demais grupos) quais são os três valores mais importantes para você, para os jovens de hoje, para sua família, para os políticos do país, etc...

l A partir de dramatizações criar como seria um canal de televisão voltado só para a família, para a Igreja, para a educação, etc... que tipos de atrações, comerciais e filmes teria? Soltem a imaginação!

l Trabalhar a questão da escolha profissional através de pesquisas sobre diferentes carreiras, entrevistas com profissionais da família e comunidade e testes vocacionais aplicados por pessoa capacitada.

l Em um papel, escrever o que você espera da sua vida para este ano? Para daqui a cinco anos? Dez anos? Vinte anos? Partilhar os projetos para o futuro. Refletir: qual é o meu projeto de vida? Quais são os meus sonhos e ideais? Que valores estou procurando viver? Qual é o modelo que inspira a minha vida?

l Preparar retiros, novenas, horas santas e semanas vocacionais sobre o tema.

l Montar um jornal ou mural sobre vocações.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jovens Adoradores




Queridos Irmãos e Irmãs, na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, a partir das 22h, acontecerá a Vigília dos Jovens Adoradores, na Igreja de Santana (Praça XI). A vigília começará com a Missa celebrada por Dom Orani. Também estará presente o Ricardo Sá da Canção Nova. TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR de mais esta vigília na intenção da Jornada Mundial da Juventude 2013. 
Venha com toda a sua família !

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dez Conselhos de Bento XVI aos Jovens




Conversar com Deus

"Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: 'Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar'. Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, 
queremos amar".

Contar-lhe as penas e alegrias
"Abri o vosso coração a Deus. Deixe-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o 'direito de vos falar' durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine, com a Sua luz, a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração".

Não desconfiar de Cristo
"Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso 'sim' ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos, hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: 'Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta'. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo".

Estar alegres: querer ser santos
"Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um 'alto grau' da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria. A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente".

Deus: tema de conversa com os amigos
"São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita de autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros".

Ir à Missa no Domingo
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia, redescobrireis, também, o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.”

Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.”

Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a Ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.”

Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes.”

Ler a Bíblia
"O segredo para ter um 'coração que entenda' é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: 'O desconhecimento das Escrituras é o esconhecimento de Cristo'"

Em resumo:
“Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo - ainda que não saiba - espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe seguí-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n'Ele e não ficareis decepcionados.”


Trechos do Papa Bento XVI - Resumo feito por "Mensagem Cristã" 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novos membros integram o Setor Juventude



No dia 17 de dezembro foram escolhidos novos membros para integrar a coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Realizada no Edifício João Paulo II, na Glória, a reunião foi dirigida pelo assessor eclesiástico de setor, padre Renato Martins. São Eles: Márcio dos Anjos, da Congregação Mariana, Diogo Rocha, da Comunidade Shalom, e Juliana Fernandes, da Pastoral da Juventude.

De acordo com o padre Renato, a escolha objetiva fortalecer a coordenação do setor, que tem a função de reunir todos os segmentos juvenis atuantes na arquidiocese.

“A função do Setor Juventude na arquidiocese é congregar todas as expressões jovens, independente do movimento de que participam, respeitando a espiritualidade e identidade de cada um”, afirmou padre Renato.

Ele disse ainda que o trabalho com os jovens precisa ser cada vez mais articulado, em vista da Jornada Mundial da Juventude. Para 2012 já estão programados alguns eventos em âmbito arquidiocesano. Entre eles, o Folia com Cristo, no dia 5 de fevereiro, que vai acontecer na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O outro é a Jornada Arquidiocesana da Juventude, no Domingo de Ramos.

“Fico feliz por seu escolhida como representante da juventude de nossa arquidiocese. Há uma gama imensa de carismas, que precisam ser integrados. O desafio é justamente proporcionar essa unidade. Temos muito que fazer. O ano de 2012 é dedicado à juventude e temos pela frente a organização de uma jornada e a visita do papa”, disse Juliana.

O trabalho dos jovens escolhidos será, entre as muitas atividades, organizar as vigílias da juventude, um pedido do arcebispo, que deve ser realizado mensalmente na Igreja de Sant’Ana, na intenção da JMJ.

“Nosso objetivo é articular a juventude nas paróquias e nos vicariatos, para que todos estejam animados para a JMJ e a visita do Papa Bento XVI à nossa cidade. A visita do Papa é uma grande motivação para que os jovens estejam mais inseridos na vida da Igreja”, frisou Márcio.

Testemunho de Fé

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curso para Introdutores



            A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma realizou, no último dia 11/12 um curso para Introdutores. O evento foi ministrado por membros de Comissão Arquidiocesana, à convite do Pároco Márcio Sérgio Oliveira de Queiroz.

            As palestras proferidas por Irmã Lucia Imaculada, Maria Helena Sette Câmara e Joice Coopper trataram dos seguintes temas:

a) Iniciação Cristã e Pastoral de Conjunto
b) O Tempo do Pré-Catecumenato
c) O Papel do Introdutor

            Estiveram neste dia de formação cerca de 30 agentes de várias pastorais que refletiram a participaram de trabalhos em grupo sobre a importância da figura do introdutor no Processo Catecumenal, que vem sendo assumido gradativamente pela Iniciação Cristã de jovens e adultos desta paróquia.

Abaixo, algumas fotos deste dia:



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Introdutor


Modelo em Lc 24,13-35



Jesus fez/faz...
v.15 Se aproxima e caminha junto
Introdutor faz...
- Procura usar linguagem acessível;
- Se interessa pela vida do outro, mas com respeito à sua privacidade;
- Procura não colocar barreiras se mostrando o mais sábio ou o mais santo;
- Procura perceber o nível de fé e de  conhecimento da pessoa, para não apresentar um anúncio evangelizador nem tão além ou tão aquém do que ela precisa receber.


Jesus fez/faz...
v.17-21 Ouve as suas expectativas e o que pensam a seu respeito
Introdutor faz...
- Usa o diálogo e não o discurso; evangeliza conversando e não, com palestra;
- Procura perceber qual a idéia de Deus que a pessoa possui; o que pensa ou já sabe sobre Jesus.
- Procura perceber os motivos que a levaram a se aproximar ou, a querer os Sacramentos.
- Procura perceber tudo isto conversando sobre os fatos da vida e não fazendo um interrogatório formal.


Jesus fez/faz...
v.24 Cada um precisa de sua experiência pessoal
Introdutor faz...
- Intercede para que o Espírito Santo dê à pessoa uma experiência pessoal da presença de Jesus em sua vida;
- Ensina a orar; incentiva a oração espontânea, convida para a oração comunitária, sobretudo para a Missa.
- Tem consciência de que esta experiência pessoal do encontro com Cristo que vive no meio de nós é fundamental para que ela continue firme na fé e queira seguir o Caminho.


Jesus fez/faz...
v.27 Usa as passagens da Escritura que se referem a Ele mesmo (anuncia Jesus)
Introdutor faz...
- Anuncia Jesus usando as passagens da Bíblia que se referem a Ele como o Caminho, a Verdade e a Vida; como o Senhor e Salvador; como o Deus Conosco...


Jesus fez/faz...
v. 32 São as Escrituras que fazem arder  o coração
Introdutor faz...
- Sabe que suas palavras passam e que só a Palavra de Deus não passará, por isso sempre usa, pelo menos, uma passagem da Escritura;
- Medita e convida à meditação de um versículo bíblico, procurando perceber se há compreensão sobre o mesmo ou se requer explicação.
- Faz e ensina a fazer a leitura orante da Palavra de Deus.


Jesus fez/faz...
v.28 Dá liberdade de escolha, faz que vai adiante.
Introdutor faz...
- Não coage; intimida ou induz a pessoa a tomar uma decisão;
- Não promete o “Céu”(não haverá mais problemas), nem o inferno para forçá-la a uma decisão.
- Respeita suas opções; sua religiosidade e não impõe, mas propõe a fé cristã.


Jesus fez/faz...
v.29 Eles tomam sua decisão livre e pedem:"Fica conosco"
Introdutor faz...
- Procura perceber e avalia, junto com o simpatizante, sobre suas disposições em querer seguir e passar para a próxima etapa.
- Esta decisão de livre adesão é fundamental no processo e esta adesão deve ser refletida não só pelas palavras, mas pelo propósito de conversão.


Jesus fez/faz...
v.31 O reconhecem no pão (Eucaristia) depois de terem ouvido as Escrituras
Introdutor faz...
- Evangeliza, procurando mostrar que a Missa é nossa principal oração, pois nela, Jesus vem ao nosso encontro na Palavra , na Eucaristia, na assembleia reunida.


Jesus fez/faz...
v.33 Saem em missão. Sua primeira missão é retornar à própria comunidade.
Introdutor faz...
- Sabe que ninguém deve sair a evangelizar por conta própria, mas sempre vinculado à comunidade dos Apóstolos, à Igreja.
-Procura e respeita a orientação do pároco; do Bispo; dos documentos da Igreja...


Jesus fez/faz...
v.48 Jesus os convida a serem testemunhas.
Introdutor faz...
- Evangeliza não só com as palavras, mas partilhando a sua própria vida; sua caminhada de fé.


Jesus fez/faz...
v. 49 Jesus promete a força do alto.
Introdutor faz...
- Reconhece e invoca o Espírito Santo como o principal agente da evangelização. Invoca para si e para o simpatizante, pois sabe que este precisará contar com a Sua força para aderir de fato à vida cristã.