terça-feira, 29 de maio de 2012

Desafios Comuns



O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fala sobre a troca de experiências entre os bispos.

Quando fui nomeado para o Rio de Janeiro, uma das minha primeiras atitudes foi convidar Dom Odilo, de São Paulo, para discutir desafios comuns de nossas arquidioceses, com áreas predominantemente metropolitanas.

Já no início vimos a necessidade de convidar outras arquidioceses que têm áreas metropolitanas, como Belo Horizonte e Salvador. Agora, também convidamos Porto Alegre, Brasília e Recife. É uma reunião informal. Apenas troca de experiências. Já houve encontros em São Paulo e Rio de Janeiro, um calendário e a discussão do tema.

No encontro realizado no Rio, ano passado, discutimos a importância da evangelização na grande cidade, e falamos da experiência da iniciação cristã de jovens e adultos. O tema teve continuidade no encontro do dia 21 de maio, em São Paulo, com a apresentação da coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã do Rio, Irmã Lúcia. Ela fez muito bem, mostrando qual é a preocupação do aprofundamento da fé das pessoas. Depois, discutimos o assunto, principalmente o que vem antes da Iniciação Cristã, que é a primeira evangelização, o primeiro anúncio. Cada arquidiocese presente contou suas experiências.

Falamos sobre a Jornada Mundial da Juventude, não tanto em relação ao aspecto organizativo, mas por aquilo que significa, que simboliza enquanto também evangelização.

Sobre a Iniciação Cristã entendemos que é o passo seguinte ao primeiro momento. Ela pressupõe o pré-catecumenato, o primeiro anúncio. E esse primeiro anúncio talvez seja o mais importante e necessário agora, diante do mundo em mudança. Porque depois a Iniciação Cristã vai levar aquele que está se aproximando da Igreja a ser bem acolhido, a ter um acompanhamento personalizado e a viver a sua fé profundamente.
Dom Orani João Tempesta


quinta-feira, 24 de maio de 2012

1º Simulado de Catequese na primeira forania do Vicariato Leopoldina




Aconteceu no dia 19 de maio, na Paróquia São José Operário da primeira forania do Vicariato Leopoldina, o primeiro Simulado de Catequese em preparação para a JMJ RIO-2013, com a participação dos representantes das paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora d'Ajuda, Nossa Senhora do Loreto, Sagrada Família, São José Operário e São Sebastião.

Tivemos como palestrante Dom Antonio Augusto, que ressaltou a importância do “acolher com alegria” todos os peregrinos.

Foi uma linda manhã, que teve seu encerramento com a Santa Missa. 

Voltamos para casa com a certeza de que em Cristo, somos mais!

Carinhosamente, 
Família Catequese Nossa Senhora d'Ajuda




domingo, 13 de maio de 2012

VIGÍLIA PELA JMJ


No dia 11 de maio, sexta-feira, aconteceu na Igreja de Sant’Ana, durante toda noite e madrugada, mais uma Vigília dos Jovens Adoradores, em intercessão pela JMJ Rio2013. Neste mês, a Santa Missa que abre a noite foi presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo animador da Inciação Cristã da nossa Arquidiocese, e co-celebrada por diversos padres e diáconos.

A Iniciação Cristã de Jovens e Adultos foi convidada a conduzir o Momento Mariano que acontece no final da celebração. Após a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, irmã Lúcia Imaculada, coordenadora da Iniciação Cristã da Arquidiocese, declamou um lindo poema de Madre Maria Helena Cavancanti sobre o olhar de Maria. Todas as mães foram convidadas a se aproximarem do presbitério para receberem uma bênção especial.
As orações durante a vigília foram distribuídas em horários, sendo conduzidas por Eliana Sá, da Comunidade Canção Nova, Allyson Castro, Padre Gleuson Gomes, Comunidade Bom Pastor e também pela Iniciação Cristã do Rio de Janeiro.
Barbara Machado, coordenadora Arquidiocesana, pregou e orou com base no tema escolhido para a Vigília: Jesus: Caminho, Verdade e Vida. O encerramento foi com a bênção do Santíssimo, com Padre Laudares, reitor do Santuário. A noite foi, sem dúvida, marcante para todos os presentes, que rogaram a Deus pelo êxito da JMJ e pela juventude, para que descubra em Deus o sentido da vida! Veja mais fotos no final do nosso blog.
A próxima Vigília será no dia 08 de junho, das 22h às 06h, também na Igreja de Sant’Ana (Praça Onze). Ela acontecerá no dia seguinte à Solenidade de Corpus Christi e, por isso, terá um sentido ainda mais forte. Contamos com sua presença e a da sua comunidade. Organize a juventude da sua paróquia. Vá e convide amigos, filhos, sobrinhos... Vamos interceder juntos pela JMJ!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Preparando os corações para a JMJ Rio 2013!




Uma espécie de ‘treinamento’ para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 começará no dia 19 de maio, com um Simulado de Catequese, onde 38 paróquias, sendo uma por forania, estarão abertas para receber as comunidades para uma manhã de partilha e oração, semelhante à que acontece durante as JMJs.

Para explicar um pouco mais sobre esse modo de preparação e seus objetivos entrevistamos o coordenador geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella Amado.

JMJ - Qual o objetivo principal deste primeiro simulado?
Monsenhor Joel - São vários os objetivos. O primeiro deles é ajudar a gerar a consciência da Jornada. Dentro desta consciência, o segundo o objetivo é mostrar que embora seja a jornada da juventude, não é exclusivamente da juventude. É a Igreja toda vivendo a Jornada. Em terceiro, que se compreenda que a Jornada não se restringe aos atos centrais, às grandes celebrações. A Jornada tem muitas outras coisas, entre as quais, a realização das catequeses, que é um dos pontos centrais da Jornada. O quarto ponto é ajudar, na prática, a entender o que é uma catequese e o que acontece na vida daquele local, na vida daquela Igreja. Ajudar a sentir a estrutura física e se a comunidade está pronta para fazer o acolhimento.

Por isso é muito importante que todo mundo se envolva, que não haja outros compromissos. Foi pedido desde o ano passado, no espírito de Igreja, que não se marque outro compromisso nesse dia, porque os compromissos diocesanos são mais importantes, e dentro dos compromissos diocesanos, a Jornada é um compromisso com toda a Igreja. Vamos produzir subsídios para o evento e entregar aos coordenadores gerais e de voluntariado, de preparação pastoral e de hospedagem, e fazer com esses coordenadores um treinamento para realizar a Jornada.

JMJ – Que outros encontros estão previstos para depois do Simulado de Catequese?
Monsenhor Joel – Há três grandes momentos, no mínimo. O ideal seria que tivéssemos uns cinco, mas, este ano, teremos pelo menos três. O primeiro será o 19 de maio, centrado na catequese. Depois em 20 de julho haverá um simulado dos atos centrais. E na última segunda-feira de novembro, dia 26, vamos receber no Rio de Janeiro, aproximadamente, 400 delegados de todas as conferências episcopais do mundo e de movimentos internacionais. Isso será um grande simulado que testará duas coisas: nossa capacidade de organizar um grande evento e a capacidade dos voluntários participarem. Então a programação será: maio – catequeses; julho –grandes eventos (atos centrais e atos especiais); e em novembro – voluntários.

Fonte: Rio2013

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dinâmica: Para falar de saúde




Objetivo: Perceber a importância da sáude, campanha da fraternidade 2012 

Apresentar duas rosas (ou outra flor) aos catequizandos, uma murcha, despetalando e outra bonita, cheia de vida, saudável. 

- Estas duas flores, nos mostram a doença e a saúde. Para vocês o que é saúde? ( as respostas vão girar em torno de: não ter doença, dor, estar forte etc). 

- Completar o conceito de saúde que vai além da ausência de doenças: 

- "Saúde é um processo harmonioso de bem estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontre.". 

- "A vida saudável requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade". 

- Se fôssemos escolher uma destas flores para oferecer a alguém, qual seria? A bonita, claro! Não oferecemos aquilo que julgamos que não agrada. Não nos doamos, se não gostamos de nós mesmos. 

- Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, deu-nos dignidade de filhos, de pessoa humana com capacidade de amar. É ponto de partida para amar, descobrir o próprio valor, viver a dignidade e proclamá-la a toda pessoa. Esta é a força capaz de estabelecer relacionamentos fraternos, solidários, que a CF nos propõe. Ela quer suscitar o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde. 

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Hino da JMJ RIO2013: Começou a seleção das letras




Já começou a primeira fase de seleção da letra do hino oficial da JMJ RIO2013. O concurso, aberto em 31 de outubro encerrou suas inscrições em 3 de março. A avaliação das letras encaminhadas para o Comitê Organizador Local (COL) ficou sob a responsabilidade de uma equipe de dez músicos voluntários. A tarefa deles não é nada fácil. Apenas 20 das 200 letras inscritas serão escolhidas para participar da segunda fase do concurso.

De acordo com um dos responsáveis pelo Setor de Preparação Pastoral do COL, que promoveu o concurso, Padre Leandro Lenin, os critérios de seleção serão criatividade, alto valor espiritual ligado ao tema da Jornada – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) – e a beleza e harmonia da composição.

— A letra tem que manifestar o espírito carioca, mas ao mesmo tempo toda juventude tem que estar representada nela. Isso é o que a gente espera. Eles, os jurados, com a técnica, e nós, enquanto aguardamos o resultado, com as orações para que eles façam um bom trabalho de seleção, sejam bastante justos e percebam ali os sinais de Deus, explicou.

Segundo o Sacerdote, após a seleção das 20 melhores letras, outra comissão formada por integrantes do COL vão avaliá-las. O objetivo é divulgar o hino completo faltando 365 dias para o início do encontro da juventude com o Papa Bento XVI.

— Esperamos que um ano antes da Jornada, celebrando essa grande contagem regressiva, todos os peregrinos possam começar a ensaiar o hino da JMJ RIO2013, afirmou.

Fonte: Portal da Arquidiocese

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Subsídio da JDJ 2012



Faça o download do subsídio da JDJ 2012, que pode ser utilizado em outros momentos em sua paróquia.

Clique aqui ou visite a página de Formação

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mensagem do Papa para o 27º Dia Mundial da Juventude



Na última terça-feira, dia 27, o Vaticano publicou a mensagem do Papa Bento XVI para o 27º  Dia Mundial da Juventude.

Para baixá-la clique aqui ou entre na página de Formação.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dinâmica: Um olhar sobre a realidade



Objetivo: Perceber a importância da saúde, campanha da fraternidade 2012

Material: uma folha de cartolina, desenho do contorno de uma grande mão, pintado de marrom, que servirá para ser a raiz e o tronco da árvore / fita crepe ou cola / várias tesouras / folhas em branco para todos / lápis de cor verde e amarelo (para pintar folhas).

  • Distribuir, para cada um, uma folha de papel em branco e lápis de cor.
  • Pedir para desenhar o contorno de uma das mãos com os dedos ligeiramente abertos, pintar de verde e recortar.
  • Pedir que coloquem, num canto, o próprio nome e que, no meio da mão desenhada, escrevam: SAÚDE.
  • Após a confecção das mãos, o catequista apresentará ao grupo o desenho do contorno da grande mão (como se fosse a raiz de uma árvore) e pergunta: De quem pode ser essa mão? (deixar a pergunta no ar).
Quando estudamos os povos, desde as mais antigas civilizações, encontramos sempre o assunto saúde e doença, misturado com religião. Deuses, demônios, maus espíritos, magia..., aparecem com explicação para a dor, a morte, os sofrimentos de modo geral. Por exemplo, no caso dos indígenas brasileiros, quem era o "médico" da tribo? O pajé.

E nós? O que pensamos sobre a existência do mal, da doença? São castigo de Deus? Ele é o culpado? (deixar que falem, discutam, sem responder diretamente às indagações).

Então, nossas mãos não podem fazer nada? O que será que depende de nós?

Em que os povos da Bíblia acreditavam? Vamos descobrir, pesquisando na Bíblia: Dt 28, 1-2; Dt 28, 15-20; 2Cr 16, 7; 2Cr 16, 12-13.

Após a leitura, concluir com rápidas palavras. O livro do Deuteronômio apresenta saúde como bênção e doença como maldição, devido ao pecado, ao afastamento de Deus. Nas Crônicas, todos eram dependentes do Senhor. Procurar ajuda de um médio em lugar de Deus, era derrota na guerra e morte certa. Como em Deuteronômio, a Bíblia aqui nos fala de castigo de Deus.

Vamos ler no livro de Eclesiástico, como instrui sobre saúde e doença – Eclo 38, 1-15 – Este texto realça a importância da saúde, de se ter os meios para que a saúde se difunda sobre a terra, que é o nosso lema nesta Campanha da Fraternidade. Mas logo a seguir, pede que se recorra ao Senhor e evite o pecado. Vimos a força, o peso do pecado em todas essas leituras. Mas será que Jesus mostrou o outro lado da moeda, o outro lado dessa mão? Como Ele viu a doença?

Na cartolina com a mão marrom desenhada, formar uma árvore, tendo essa mão como raiz.

Cada catequizando coloca a mão que desenhou e recortou, formando as folhas da árvore, conforme uma sequência pré-determinada.

Deus nos criou por amor para sermos felizes. Tudo que Ele fez mostra quem Ele é. Mas nossos primeiros pais recusaram a amizade com o Pai Criador e, pela desobediência, o pecado entrou na vida das pessoas. Com o pecado veio a dor, a morte. Deus, em sua infinita bondade, enviou seu Filho Jesus para salvar a humanidade. Ao morrer na cruz, Ele funda a igreja para continuar a oferecer a salvação. A Igreja somos nós, todos os batizados. Formamos o Corpo de Cristo. Jesus não tem outras mãos, a não ser as nossas, para construir o mundo como Deus quer. E Deus não quer sofrimento. O que podemos levar aos outros com nossas mãos? Como podemos agir em prol da saúde?

Orientar os catequizandos para pensar num gesto concreto: visitar um doente, consolar um amigo que sofre, fazer doação de medicamentos, alimentos, fraldas, ouvir um idoso em suas aflições, rezar pelos que sofrem.

Ao som de uma música (da CF-2012 ou outra), colar na cartolina as mãos que confeccionaram, como se fossem folhas e galhos da árvore. Ao terminar todos juntos dão as mãos e pedem: "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA!"

Modelo da árvore: podem ser escrito, na "raiz-tronco", os nomes dos santos que dedicaram suas vidas ao atendimento e ao conforto dos doentes: São Camilo, São João de Deus, Santa Paulina, Beata Ir. Dulce, São Galvão (cf. TB, 221)

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curso de Iniciação/Teologia



Com o objetivo de desenvolver a experiência dos paroquianos, catequistas, agentes de pastoral, evangelizadores e toda a comunidade com Cristo, a Paróquia Santo André, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro vai oferecer o curso de Iniciação /Teologia.

O curso, que contribui para o aprofundamento bíblico-teológico a serviço da evangelização, será realizado à distância, e o aluno receberá um certificado de curso de extensão de 410 horas. Porém, é bom lembrar que esse não corresponde à Graduação em Teologia. A duração do curso, que é composto por quatro módulos, é de até 28 meses.

Módulo A
Antigo Testamento - Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo
Novo Testamento - Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo

Módulo B
Revelação - Prof. Drª. Maria Clara L. Bingemer
Cristologia - Prof. Dr. Alfonso Garcia Rubio

Módulo C
Antropologia e Escatologia - Prof. Dr. Alfonso Garcia Rubio
Trindade - Prof. Drª. Maria Clara L. Bingemer

Módulo D
Eclesiologia - Prof. Drª. Ana Maria A. Tepedino
Sacramentos - Prof. Drª. Maria Carmen C. Avelar
Ética Cristã - Prof. Drª. Cássia Quelho

O curso será na Paróquia Santo André, aos sábados, partir das 8h. Para se inscrever basta ir à secretaria da Paróquia, na Rua Bela, 1265 - São Cristóvão - próximo à passarela 3 da Av. Brasil (Tel.: 2580-6234)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Encontro de Catequistas de Jovens e Adultos do Vicariato Norte




Com o tema "Que todos sejam um"(Jo17,22) foi realizado neste ultimo domingo, dia 11/03/2012, o Encontro de Catequistas de Jovens e Adultos do Vicariato Norte.

Com a intenção de promover um dia de formação, confraternização e de espiritualidade, o local escolhido para o encontro foi o  lindo Colégio dos Santos Anjos na Tijuca. Com a presença de vários catequistas das 42 paróquias que compõem o Vicariato Norte, o evento ainda recebeu a presença do atual Vigário Episcopal, Pe. Cláudio dos Santos. Pe. Fábio de Freitas, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Ir. Lúcia Imaculada, coordenadora da Comissão Arquidiocesana da Iniciação Cristã e Ir Marília, Irmã dos Santos Anjos, foram os responsáveis de toda a formação deste dia, assim como, as outras Irmãs dos Santos Anjos, que fizeram questão de participar do evento. E para presidir a Santa Missa de encerramento, o Bispo animador da Iniciação Cristã da Arquidiocese, D. Pedro Cunha, nos presenteou com sua profunda homilia.  

Aproveitando o encontro, o coordenador vicarial, Henrique Marin, apresentou aos catequistas os novos coordenadores forâneos: para a 4ª forania: Leonardo Leorde da paróquia São Tiago Apostolo e Bruno Fernandes da Paróquia N S da Guia; para a 6ª forania: Eder e Cristiane do Santos da Paróquia Nossa Senhora da Luz no Rocha

A animação de todo o encontro ficou por conta da banda musical do município de Queimados, dando aos catequistas participantes a vontade, de em um curto espaço de tempo, frequentar um novo encontro.

Confira mais fotos abaixo:



quinta-feira, 15 de março de 2012

Crisma na Catedral



A celebração do sacramento da Confirmação na Catedral será na solenidade de Pentecostes, dia 27 de maio, às 10:00h.

Para a organização da cerimônia haverá uma reunião preparatória no dia 14 de abril, às 09:00h, no auditório do 3º andar do Edifício João Paulo IIpara os catequistas responsáveis que acompanharão os catequizandos eleitos para receber o sacramento da Crisma na Catedral.

Para receber a carta que foi enviada às paróquias com as informações detalhadas e eventuais esclarecimentos, entrar em contato com a Assessoria Arquidiocesana:

Maria Helena – mhsette@gmail.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

Acolha um peregrino na JMJ 2013!



Acolha um peregrino na JMJ 2013!

Caríssimos,

Já foi lançada a campanha de HOSPEDAGEM VOLUNTÁRIA para a JMJ 2013!

Para receber um peregrino na sua casa, basta preencher o formulário no endereço eletrônico: 



Imaginem que experiência maravilhosa será!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Celebração CF 2012





Ambiente: colocar em destaque a Bíblia, vela grande, cartaz da Campanha da.Fraternidade, crucifixo

ANIMADOR: A vida é um grande presente de Deus. Para bem viver são necessários cuidados especiais, desde o ventre materno até a velhice.
Neste ano a Campanha da Fraternidade nos apresenta o tema da Saúde Pública. Vamos refletir e rezar a realidade da saúde cantando:

Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

ANIMADOR: 
O Brasil possui um sistema único de saúde. Isto significa que toda a pessoa têm direito a tudo que está ligado ao atendimento da saúde, desde os cuidados preventivos até os que são necessários, quando a doença os atinge.

LEITOR 1: Podemos nos perguntar: Como está a saúde das pessoas no Brasil? Quais as doenças mais comuns que percebemos na comunidade? Como as pessoas são tratadas nos hospitais, pronto-socorros, postos de saúde? Como trabalham os profissionais da saúde?

LEITOR 2: A Campanha da Fraternidade acontece na quaresma. Este tempo nos chama para uma conversão sincera, tendo como meta a sensibilidade, a fraternidade com os mais fragilizados. A experiência da doença, da dor, da morte fragiliza a pessoa em todas as suas dimensões.

ANIMADOR: Agora, somos convidados a tocar a cruz. Ela nos recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou.Cada participante, assume a voz de alguém fragilizado pela doença, pedindo ao Senhor que alivie o seu sofrimento.
(de forma expontânea realizar este gesto)

CANTO: Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais,
Fica a sofrer sem leito e sem medicamento!
Olha, Senhor, a gente não suporta mais,
Filho de Deus com esse indigno tratamento!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

ANIMADOR: Jesus amou os doentes. Queria que o ser humano tivesse vida digna, saudável e reintegrada na sociedade. Diz o Evangelho:

TODOS:Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo” (Mt 4,23) 

ANIMADOR: A Palavra de Deus nos aponta caminhos para a prática da solidariedade com os mais fragilizados. A parábola do bom samaritano nos indica que quem segue a Jesus precisa valorizar a importância do cuidado, pois só quem ama cuida. Vamos acolher a Palavra de Deus cantando:

A vossa Palavra Senhor, é sinal de interesse por nós (bis)
É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

LEITOR 2: Leitura do Evangelho de Lucas 10, 25-37
A vossa Palavra Senhor, é sinal de interesse por nós (bis)

(fazer alguns minutos de silêncio)

ANIMADOR: A parábola apresenta sete verbos que revelam um modo de ser diante do outro. São eles: 1-ver, 2-compadecer-se, 3-aproximar-se 
4-curar, 5-colocar no próprio animal, 6-levar à hospedaria, 7-cuidar.
(Distribuir os verbos aos participantes, refletir o seu sentido na prática da saúde pública. Cada participante ou grupo expressará seu compromisso em forma de oração, acendendo sua vela, em uma vela maior, representando Cristo.)

CANTO: Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente
Com a compaixão daquele bom samaritano. (Lc. 10,25-37)
Que se converta esse trabalho na semente
De um tratamento para todos mais humano!

ANIMADOR: Nosso grande objetivo é construir uma sociedade justa e igualitária que estimule sempre a viver a solidariedade. Em forma de credo, vamos expressar nossa esperança, nas práticas fraternas existentes:

LEITOR 1: Creio no amor de Deus, expresso no cuidado com os doentes acamados.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)

LEITOR 2: Creio na solidariedade dos seguidores de Jesus, sobretudo nas grandes tragédias ecológicas.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)

LEITOR 3: Creio na pastoral da saúde com todas as suas lideranças que testemunham com sua presença o ser “sal e luz”.

TODOS: ”Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8)
(continuar as preces em forma de credo)

ANIMADOR: Rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade
TODOS: Senhor Deus de amor, Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversãose faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

CANTO: Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz!
Sê nossa força, nossa luz e salvação! (Cf. Sl. 27,1)
Queremos ser aquele toque, meu Jesus, (Cf. Mc. 5,20-34)
Que traz saúde pro doente, nosso irmão! 

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012


sexta-feira, 9 de março de 2012

Subsídios da CF 2012



Caríssimo(a), estão disponíveis os links para downloads de subsídios da Campanha da Fraternidade 2012, que tem por objetivo refletir sobre a realidade da saúde no Brasil. Por isso, para que você tenha em suas mãos os subsídios para seu trabalho pastoral e reflexão, é só clicar no link abaixo e baixar os materiais oficiais da CF 2012:


sexta-feira, 2 de março de 2012

Visita de membros do Pontifício Conselho para os Leigos


Relembrando as palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVl, na vigília realizada na última Jornada Mundial em Madri, "convido-vos, pois, a ficardes agora em adoração a Cristo, realmente presente na Eucaristia; a dialogar com Ele, a expor na sua presença as vossas questões e a escutá-Lo", o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, deu início ao momento de adoração que aconteceu no encontro da Juventude com o Pontifício Conselho para Leigos, no dia 1º de março de 2012, aniversário de 447 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro.


Antes, da adoração ao Santíssimo Sacramento,  Padre Erick, membro do Conselho Pontifício para os Leigos e responsável pelo Setor Juventude do Vaticano, teve a oportunidade de responder a três perguntas feitas por jovens; um jovem do Movimento de Vida Cristã, outro da PJ e uma outra, feita pela representante do Setor Juventude de nossa arquidiocese.

Acolhido inicialmente por nosso reverendíssimo arcebispo, Padre Erick, fez deste momento um momento de descontração e um momento esclarecedor tanto para quem já foi ou nunca foi a uma JMJ.

Em seguida foi dada a palavra a um outro membro do Conselho Pontifício, que preferiu dar testemunho de suas experiências já desde sua juventude em Cracóvia, junto com outros jovens, quando o saudoso Beato Papa João Paulo ll, era ainda arcebispo desta cidade e que inspirou a realizar os primeiros encontros com os jovens em Roma dando assim início para a JMJ, que chega aos dias atuais com o Papa Bento XVl.

Depois da bênção de Jesus Sacramentado, os articuladores do Setor Juventude em nome de todos os jovens de nossa cidade, agradeceram aos membros do Pontifício Conselho, na pessoa do Padre Erick. E lhe ofereceram, como uma lembrança de nossa cidade: uma réplica do Cristo Redentor. Padre Erick ficou muito agradecido e contente pela lembrança e prometeu rezar por nossa cidade todos os dias até nos encontramos em 2013.





quinta-feira, 1 de março de 2012

Oração dos bons propósitos




Objetivo: Mudança no comportamento, refletir a campanha da fraternidade 2012.


- Distribuir aos catequizandos, saches de açúcar (ou providenciar um açucareiro com uma colherinha).

- Dispor de um recipiente com água, outro com gelo, suco em pó ou um copo de concentrado.

- Em clima de celebração e oração, lembrar aos catequizandos que podemos fazer um mundo melhor: "remediar", com bons propósitos, as situações de sofrimento, dor, doença, mal estar. Para isso peçamos a Jesus que nos ajude a modificar nosso comportamento e nossas ações em prol da nossa saúde.

- À medida que cada um for fazendo seu "propósito", pedir que coloque seu "ingrediente" na jarra que está sobre a mesa. Os propósitos devem se manifestados em voz alta, como orações. Por exemplo:

- "Jesus dê-me forças para controlar a vontade de comer doces, chocolates, refrigerantes em excesso".

- "Jesus ajude-me a dominar a preguiça e fazer mais exercícios físicos."

- "Jesus fortaleça-me para não cair na tentação de colocar em risco minha saúde, colocando-me em situações de risco: drogas, álcool, brincar com fogo, objetos cortantes, etc."

- Criar mais situações como: expor-se ao frio sem agasalho; não escovar os dentes; ver TV em excesso; usar em demasia a internet, o telefone celular; jogar demais videogame; dormir muito tarde, etc.

- Depois que todos colocarem na jarra suas "orações", acrescentar a água, mexer o suco e distribuir um copo para cada um.

Extraído do Subsídio Catequético da CF 2012

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dinâmica: Segura... Não deixa cair!




Objetivo: Mostrar a importância de ter alguém que segure e dê apoio num momento em que tudo parece que vai desmoronar, cair. 



Formar um círculo com os catequizandos: distribuir para cada um uma papeleta em que esteja escrito um dos "males" (doenças), relacionados abaixo. Pedir para não contarem uns aos outros o que está escrito no papel. A papeleta 'gripe' deve ser repetida cinco ou mais vezes, dependendo do número de participantes (colocá-la para um terço das pessoas).

- Os participantes engancham os braços uns nos outros, formando uma espécie de corrente, evitando que alguém caia. 
- No meio do círculo fica o "doutor", a pessoa que vai conduzir a brincadeira. O "médico" lê um dos diagnósticos (sugestões abaixo). A pessoa que estiver com a "doença" correspondente amolece o corpo para cair, como se fosse um desmaio. As duas pessoas que estão ao seu lado, a seguram para não deixá- la cair. Se a pessoa cair, ela morre... 
- Depois de ser amparada, a pessoa 'doente' volta o corpo ao normal. Assim o médico vai lendo os diagnósticos até chegar a doenças de maior incidência, por exemplo, a gripe ou a dengue. Como há várias pessoas com esta "doença", muita gente vai "cair" ao mesmo tempo e o círculo vai se desmantelar. Torna-se difícil segurar, portanto é preciso envolver mais pessoas, organizar toda a sociedade. Ao final, estabelecer uma ligação entre o que ocorreu no círculo com o que está acontecendo com a saúde pública. 
- Após a execução da dinâmica, deixar que os participantes falem sobre o que sentiram. 
- Como se sentiram ao serem taxados de "doentes"? Como viram a doença que cada um recebeu? 
- Comentar da importância de ter alguém que segure e dê apoio num momento em que tudo parece que vai desmoronar, cair. 
- Como foi estar atento ao outro, cuidar do problema do outro? 
- Como é a dificuldade de apoiar, quando há grande o número de doentes? Salientar a importância da prevenção, de não deixar a doença se espalhar, dos cuidados com o corpo e o ambiente. 
- Concluir falando da importância da presença, da solidariedade, da compaixão junto àqueles que sofrem.

DOENÇAS: 
Gripe, doenças do pulmão, dengue, hipertensão, diabetes, problemas renais, anemia, obesidade, colesterol alto, dependência química (drogas), alergia, dores de ouvido e cabeça, gengivite, cáries e placas nos dentes. 
(Podem ser acrescentadas outras doenças com os respectivos diagnósticos). 

DIAGNÓSTICOS: 
- Exposição ao ar frio (mudanças climáticas) e contato com pessoas doentes, não lavar as mãos. (gripe)
- Poluição do ar contato com fumantes ou fumar. (doenças do pulmão) 
- Falta de cuidado com os quintais e os vãos de plantas, deixando água parada. Falta de higiene. (dengue) 
- A pessoa não cuida da alimentação, ingere alimentos gordurosos e não saudáveis, não pratica exercícios físicos. (hipertensão) 
- Há pessoas diabéticas em sua família, mas a pessoa nunca fez exames preventivos. Não se alimenta com alimentos saudáveis. Consome doces em excesso. (diabetes) 
- A pessoa não toma água várias vezes ao dia. Não cuida da alimentação. Ingere muito sal. (problemas renais) 
- Faltam em sua alimentação frutas, verduras e outros alimentos saudáveis. (anemia) 
- Consome alimentos muito calóricos, tipo salgadinhos (chips), refrigerante. Não faz exercícios físicos. (obesidade) 
- Não se alimenta corretamente, abusa de alimentos gordurosos e de doces. (colesterol alto) 
- A pessoa deixou-se levar por falsos amigos e acabou experimentando drogas. (dependência química) 
- A pessoa se expõe ao ar poluído. Freqüenta ambientes poluídos, sujos, com muita poeira. Consome alimentos contaminados. Não cuida devidamente da higiene pessoa. (alergia) 
- A pessoa ouve música em volume demasiadamente alto, freqüenta ambientes com poluição sonora. (dores de ouvido e de cabeça) 
- A pessoa não escova os dentes. Consome doces exageradamente, sem fazer a adequada higiene
bucal. (gengivite, placas bacterianas, cárie)

Extraído do Subsídio Catequético da CF2012


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Curso para Introdutores





Extensivo a coordenadores, agentes do batismo, crisma e catequese e especialmente os que vão exercer a função de introdutores em todos os vicariatos.

Vamos rever alguns pontos, aprofundar outros e trocar experiências com aqueles que já trabalham com a estrutura do catecumenato. Traga suas dúvidas e sugestões!

Local: Paróquia de Santo Antônio
Estrada do Quitungo, 1.265 – Braz de Pina
Telefone: 3391-0292
Data: 10/03/2012
Horário: 8h às 12h
Trazer uma bebida e uma guloseima para partilhar
Mais informações: 2292-3132, ramais 442 e 445 ou pelos e-mails: catequeserj@arquidiocese.org.br e janferreira_35@hotmail.com (coordenadora vicarial)


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Escolas de Fé e Catequese

Escolas de Fé e Catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida
Sede: Rua Benjamin Contant, 23 – 3º andar – Glória. Tel. 2242-4552 / 2292-3132 r. 314

A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira... Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. (Carta Apostólica Porta Fidei 1.2)

Nossas Escolas de Fé estão de portas abertas para você, dar a razão da sua fé a todo aquele que pedir. Venha conhecer, aprofundar ou relembrar o conteúdo da nossa fé. Inscrições abertas. Endereços e telefones no site: http://www.materecclesiae.com.br/

Cursos especiais iniciando em março:
Bioética Pastoral
Serão abordados temas como: aborto, eutanásia, células tronco, o respeito à vida humana.
Núcleo Glória - quarta-feira 18h30 Tel. 2222-3444

Missiologia
Como ser discípulo e missionário no mundo de hoje. Percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica. Apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual e preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões.
Núcleo Bento Ribeiro - quarta-feira 19h30 Tel. 3350-5126