segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resgatar no coração de todos a paixão pela juventude

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, em sua carta mensal sobre a evangelização da juventude, convida a Igreja a comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O bispo também destaca a necessidade do acompanhamento aos jovens, feito por adultos,  chamado de ministério da assessoria. Ele lembra que esta é uma das urgências apontadas no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, que aconteceu em dezembro de 2013. Dom Eduardo dá sugestões para suprir a carência na "quantidade e na qualidade" de acompanhantes e de assessores. "O clamor dos jovens por assessoria não pode ser mais ignorado ou minimizado. Que o nosso amor afetivo a eles potencialize nosso amor efetivo, encontrando soluções criativas para atender a esta urgência!", alerta. Confira o texto na íntegra:


Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil 
“Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.”
(Lc 24,15)
Somos, hoje, estes “discípulos de Emaús” do Evangelho de Lucas, alcançados diariamente pelo Senhor que nos orienta e nos fortalece no caminho... e no caminhar! É o Mestre que vem ao encontro da realidade dos seus discípulos, como fiel Acompanhante e exímio Assessor! Revigora nossas forças e nos enche de alegria, como fez ao nos proporcionar a JMJ Rio 2013, cuja festa de um ano celebramos neste mês de julho.
Elevamos aos céus uma grande Ação de Graças pelos frutos que a Jornada nos tem, ainda hoje, nos proporcionado: são inúmeros, como “as areias das praias do mar” (Gn 22,17)! Parabéns a todos aqueles, adultos e jovens, que não só acreditaram e se envolveram com este presente de Deus, mas aproveitaram para renovar seu amor à Igreja e seu compromisso pela causa juvenil.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Celebração da Crisma em Vigário Geral

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, em Vigário Geral, a celebração da Crisma na noite do dia 8 de junho. Foram 51 crismandos, entre jovens e adultos. A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Klepler Magalhães da Silva Porto Freitas e pelo padre frei Cláudio Vieira Pereira.

Fonte: www.arqrio.org / Deniere Fonseca

terça-feira, 17 de junho de 2014

Acolher no Esporte e na Fé

           Durante a Copa do Mundo, a Arquidiocese do Rio promoverá missas, confissões e atividades em diferentes línguas. O objetivo é que turistas e torcedores possam vivenciar a fé cristã durante o Mundial. Os horários foram estabelecidos para que os fiéis possam se deslocar com facilidade para os jogos.
            A Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, próxima ao Maracanã, realizará missas durantes os dias de jogos no estádio. No dia 15 de junho elas serão em espanhol, às 15h, e às 16h30, em inglês. Em espanhol no dia 18 de junho, às 11h e 12h30. No dia 22 de junho, as missas serão realizadas em francês, às 8h30, e em russo, às 10h30. Já no dia 25 de junho, às 12h, em espanhol, e às 13h30, em francês.
            “Queremos dar a oportunidade aos fiéis de outros países de também ter um encontro com Deus”, apontou padre Cláudio dos Santos, pároco da Igreja Divino Espírito Santo e vigário episcopal do Vicariato Norte.
            Durante os dias do Mundial, as celebrações no Santuário do Cristo Redentor ocorrerão às 10h e 16h. Já nos sábados as missas serão presididas em inglês, às 10h. “As bênçãos são sempre dadas em sete línguas para que todos os visitantes possam se sentir acolhidos”, disse padre Omar Raposo, reitor do santuário.
            A Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, oferecerá aos visitantes nos domingos missas em italiano, às 9h30, em espanhol às 10h30, e em inglês, às 11h30. E as confissões em espanhol e inglês, às 11h30.
            “Conforme foi na visita do Papa não será diferente também na Copa, e além das missas normais de hora em hora pela manhã, tarde e noite, vamos oferecer mais estas”, afirmou monsenhor Aroldo Ribeiro.

Fonte: www.arqrio.org

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sobre a formação de novas lideranças jovens

Brasília, 1º de Junho de 2014.
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“… sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” (Mt 16, 18)
            Este é um mês rico em celebrações que fundamentam e alimentam nossa Igreja!
            No dia 29, festejamos São Pedro e São Paulo. Sobre os apóstolos, a partir deles e com eles, Jesus Cristo construiu sua Igreja, “semente do Reino”, continuadora da sua obra. O desafio é grande, mas eles sabem que não estão sós! A Santíssima Trindade está na base de tudo (dia 15), o Espírito Santo conta com eles e lhes garante a força da unidade (dia 8), o Corpo Eucarístico de Cristo é alimento dos céus a estes operários da messe (dia 19), o Coração de Jesus (dia 27) é a fonte do amor missionário de serviço ao próximo.
            Sustentada pela graça divina, a Igreja se estrutura para favorecer a comunhão, a capacitação e a missão dos discípulos do Senhor. As limitações individuais e as dificuldades de relacionamento dos primeiros seguidores do Mestre não o impediram de apostar no processo de amadurecimento de todos para a missão confiada. Aquela pequena estrutura criada garantiu a alegria da convivência, o desenvolvimento dos dons de cada um, o diálogo entre si, a corresponsabilidade das ações, a valorização do protagonismo daqueles homens, tornando-os verdadeiros apóstolos, profetas, mártires, líderes.
            Acreditamos, ainda hoje, que as estruturas eclesiais com suas respectivas organizações são espaços privilegiados de formação, ambientes propícios de fortalecimento dos sujeitos da evangelização. São, também, para os jovens: casas e escolas de liderança, celeiros de vocações, formadoras de cidadãos comprometidos com a transformação da realidade.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Que Cristo nos traga a Paz!

O reitor do santuário fará uma oração pedindo paz para os dias de competição

            Nesta quarta-feira, dia 11, às 20h, as 32 nações participantes da Copa do Mundo de 2014 notarão a beleza do acolhimento dos brasileiros quando um dos principais símbolos do país, o Cristo Redentor, destacar no céu carioca as cores das suas bandeiras, num espetáculo de projeção de luzes, no alto do Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca. A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a RIOLUZ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, ao promover este evento cívico e religioso, desejará boas-vindas aos atletas participantes do mundial, que, em solo nacional, certamente, mais do que um show de bola, darão um testemunho de confraternização entre os povos.
            A programação feita pela Embraarte dará ao Cristo Redentor as cores das bandeiras de cada país participante da Copa, com sincronização de um trecho do hino de cada nação, por 30 segundos. A iluminação colorida será apresentada em looping por cerca de meia-hora. Para fechar o espetáculo de luzes, ao som do Hino Nacional Brasileiro, o Monumento ganhará o verde e amarelo da nossa bandeira. E a cor da seleção canarinho vai permanecer projetada sobre o Monumento por toda a madrugada, para desejar boa-sorte aos nossos jogadores na estreia na abertura do Mundial, no dia seguinte.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aumentam os Discípulos de Cristo, apesar das perseguições


             O sangue dos mártires, dizia Tertuliano, é a semente de novos cristãos. Intuição muito certeira, a do célebre apologista que viveu entre o II e o III século. A história dos últimos dois mil anos, além do mais, é uma constante repetição das ferozes perseguições contra os discípulos de Cristo, os quais, no entanto, em vez de desaparecerem, aumentam.
            O triste fenômeno na contemporaneidade é ainda mais grave. Em muitas partes do mundo existem perseguições sistemáticas, de forte intensidade e repletas de ideologia. De acordo com a Comissão episcopal da União europeia, os cristãos oprimidos no mundo são cerca de 200 milhões. No Ocidente, onde, aparentemente, os cristãos são livres para professar livremente a própria fé, muitas vezes, há formas diversas de perseguições, nas quais os valores próprios do cristianismo são constantemente julgados em nome de um, não melhor, laicismo.
            História magistra vitae, afirmavam os contemporâneos de Tertuliano. E então, aos perseguidores de hoje seria suficiente dar uma olhada ao passado para compreender a inutilidade das suas ações. Significativo que, mesmo nesta época marcada por uma escalada de violência anticristã, o número de batizados continua a aumentar. De 2005 a 2012, os fiéis católicos aumentaram passando de 1.115 a 1.229 bilhões, um aumento de 10,2 por cento.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seminário São José acolhe novo grupo vocacional

              Dentre muitos grupos da Arquidiocese do Rio que se dedicam à missão de incentivar novas vocações à vida religiosa, existe o Instituto das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, que atua na formação de jovens mulheres em processo de discernimento vocacional.
            Um dos primeiros passos nessa empreitada evangelizadora foi a organização do primeiro encontro feminino, que aconteceu no dia 4 de maio, no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio Comprido.
            A responsável pelo Grupo Vocacional das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, como assim ficou conhecido, é a irmã Aix de Oliveira, que também é secretária do Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio. Ela contou que o primeiro encontro feminino foi uma oportunidade de ajudar as vocacionadas a refletirem sobre seu chamado missionário.
            “Nesse dia tivemos a oportunidade de despertar nas meninas o amor pela Igreja. O primeiro objetivo dos encontros vocacionais é despertar nas participantes o espírito de uma boa cristã, fortalecendo as relações humanas. Queremos futuramente preparar cada uma delas para que despertem um desejo pela vida consagrada. Essa certeza pela consagração de vida num carisma dentro da Igreja vem depois de um caminho que é feito a cada encontro de preparação e muito amadurecimento na fé”, afirmou.
            Segundo irmã Aix, para uma boa formação é necessário encontros constantes de orações e partilhas. Por isso, as religiosas já se organizam para promover uma segunda edição do encontro feminino, que será realizado no dia 29 de junho.
            O evento, que acontecerá das 8h30 às 16h, será na Avenida Paulo de Frontin, 568, no Rio Comprido, num prédio anexo ao Seminário Arquidiocesano de São José. Durante o encontro, aconteceram momentos de oração, partilha e formação.
            A divulgação do encontro está sendo feita de diversas formas. Dentre elas, as organizadoras têm visitado paróquias quando são solicitadas pelos párocos para falar das propostas, enviado emails e feito contato com párocos das comunidades.
            Para a religiosa, esse compromisso com a formação vocacional ficou ainda mais necessário depois da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que deixou um “legado vocacional capaz de inflamar almas”.
Contato estreito
            Depois do primeiro encontro, as religiosas têm mantido contato diariamente com as participantes. Um desses meios tem sido um grupo criado no aplicativo WhatsApp, onde todos podem partilhar diferentes temas.
            “Nesse grupo, podemos estar sempre próximas delas, e cada uma pode postar algo diferente que possa sugerir uma reflexão”, explicou.
            Mais informações pelo telefone: 98338-8968, ou pelo email gvbomconselho@gmail.com, ou pela página do Facebook: Congregação de NS Bom Conselho.

Fonte: www.arqrio.org

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Uma Copa de Paz

A Pastoral do Esporte da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realiza na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 11h, no Maracanã, um encontro interreligioso para marcar o início da campanha Copa da Paz, que promove o tema social da Copa do Mundo 2014: “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”, e a Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”. 
A Campanha Copa da Paz faz parte do Projeto 100 dias de Paz, pelo qual a Pastoral do Esporte busca uma grande mobilização de toda sociedade por meio de atividades de divulgação do tema social e da campanha da fraternidade, entre elas: o Decore sua Rua, a Peregrinação dos Símbolos da Paz (que estarão presentes no evento), a Tenda da Paz, a Torcida Renovada e a Conferência por um mundo sem Armas.  Objetivando a construção de um legado social deixado a partir da Copa do Mundo no Brasil. A campanha exerce o cumprimento do contido na Lei Geral da Copa, em seu artigo 29: “o poder público poderá adotar providências visando a celebração de acordos com a FIFA, com vistas à divulgação dos eventos de campanha com o tema social.”
O encontro interreligioso será realizado em uma parte da arquibancada do Maracanã, palco da Copa do Mundo, e contará com a presença de autoridades e representantes, apoiadores e promotores da Copa da Paz, entre eles a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Seleção Brasileira, a Rede Desarma Brasil (RDB), um conglomerado de 49 ONGs, além de membros convidados da própria seleção brasileira, entre jogadores e comissão técnica.
Serviço:
Evento interreligioso - Lançamento da Campanha Copa da Paz no Maracanã
Dia: 19 de Maio (segunda-feira)
Local: Estádio do Maracanã - Portão 2, entrada pela Avenida Radial Oeste, s/n
Horário/recepção da imprensa: 10h40
Início do evento: 11h
Coletiva de lançamento da Copa da Paz: 11h45  às 12h

Fonte: www.arqrio.org

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Solidariedade e Vocações

        Desde 2012, com a 50º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todas as dioceses do país deram um importante passo para garantir a boa formação dos seminaristas, começando com o projeto “Comunhão e Partilha”. Passados dois anos, reunidos na mesma assembleia, os bispos voltam a refletir a temática de auxílio às vocações.
Dentre os temas debatidos durante 52ª edição da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, o projeto “Comunhão e Partilha” foi exposto pelo bispo da diocese de Parnaíba, no Piauí, Dom Alfredo Schäffler, na tarde do dia 7 de maio. A iniciativa tem o compromisso de arrecadar fundos para a formação de seminaristas de lugares menos favorecidos financeiramente. A Arquidiocese do Rio também é uma das aliadas do projeto. Mensalmente, parte da arrecadação geral é destinada a CNBB para dar continuidade à missão.
Segundo o procurador da Arquidiocese do Rio, Candido Feliciano da Ponte Neto, a iniciativa proporcionará que todos os seminaristas recebam uma boa formação durante o período que cursam filosofia e a teologia.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Novo Grupo Jovem em Honório Gurgel

Com aproximadamente 30 jovens reunidos, teve início no dia 27 de abril o trabalho da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Luzia, em Honório Gurgel.
            O grupo jovem, ainda sem nome, se reunirá todo os domingos, às 17h, no salão paroquial, e dentro de suas propostas de trabalho está o ‘sim’ ao convite feito pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude: “Ide e evangelizai, fazei discípulos por todo mundo”.
            Outras propostas serão os trabalhos sociais na comunidade paroquial e também a integração com toda a arquidiocese.
            Nesse primeiro encontro houve momento de apresentação dos jovens, louvor e animação. O seminarista Rodrigo Brum falou sobre a pregação feita pelo Santo Padre na Vigília de Oração da JMJ, na Praia de Copacabana, contextualizando com a realidade paroquial.

Fonte: Testemunho de Fé / Marcos Melo

terça-feira, 6 de maio de 2014

Modelo e Atriz espanhola se tornou Freira

Faz quatro anos, um 1º de maio, a espanhola Olalla Oliveros abandonou o mundo da moda, do cinema e da televisão para seguir o caminho da vida religiosa em um convento de semi-clausura.
“O Senhor não se engana, fez-me um casting e não pude dizer que não”, disse Olalla, em um testemunho dado a sua comunidade e que pode ser encontrado no YouTube.
            Olalla do Sim de Maria é o seu nome agora, aos 36 anos, depois de dar às costas a uma promissora carreira nos meios de comunicação para ingressar na Ordem e Mandato de São Miguel Arcanjo, associação católica com duas sedes na Espanha.
            Antes de ingressar na associação religiosa a que agora pertence, Olalla protagonizou anúncios publicitários para marcas muito conhecidas, e teve papéis secundários em séries populares, mas sentia que “me escolhiam para papéis muito frívolos, muito vaidosos, de garota frívola. E eu me dizia, quando me darão um papel de freira? Porque sentia no meu interior que o papel de freira eu o faria muito bem”.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens em missão no Vicariato Norte

No domingo, 27 de abril, os jovens da Basílica de Santa Teresinha, na Tijuca, promoveram manhã da misericórdia voltada para as crianças na capela São José, região próxima à Vila Mimosa. O encontro visou estreitar o relacionamento com as crianças residentes no local e convidá-las a participarem da catequese.
Na programação, café da manhã, louvor, atividades voltadas para as crianças e distribuição de brinquedos. Houve ainda palestra com a irmã Maribel, missionária da Vida, que explicou sobre a importância do Domingo da Misericórdia. Márcia Fernandes, leiga consagrada da Comunidade Mar a Dentro,conduziu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento voltado para as crianças.
“Foi uma oportunidade de evangelizar de forma concreta aqueles que não freqüentam a capela e conhecem a fé cristã”, apontou Patrícia Rodrigues, coordenadora da capela.
A Juventude Missionária Teresiana (Jumte), nome dado ao grupo jovem da paróquia, uniu-se após realizar a JMJ com o objetivo de realizar atividades missionárias dentro e fora do ambiente da Igreja
“Buscamos ir ao encontro do outro e ter a atitude missionária que o Papa Francisco nos pede. Como recebemos a doação de brinquedos e não queríamos apenas distribuí-los, tivemos a idéia do evento”, afirmou Rodrigo Tiradentes, um dos animadores do grupo jovem.
A capela São José está localizada na Rua Hilário Ribeiro, 205, Praça da Bandeira. Informações: 3872-8680.


Fonte: Testemunho de Fé / Natassha Cotts

quarta-feira, 30 de abril de 2014

São João Paulo II: Padroeiro da Pastoral dos Esportes

“O mundo hoje tem necessidade de ver aqueles que crêem em Cristo e que têm uma vida de acordo com a fé”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na missa celebrada na tarde deste domingo, 27 de abril, Festa da Misericórdia, no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.
“Na alegria de estarmos juntos, de podermos escutar com atenção a Palavra de Deus, crescermos na fé e deixarmos essa palavra iluminar a nossa vida, que a participação na Eucaristia nos ajude cada vez mais a viver ainda melhor a nossa caminhada como cristãos”, motivou o cardeal.
A missa, que contou com a presença de inúmeros peregrinos, foi concelebrada pelo reitor do santuário, padre Jan Sopicki, pelo pároco da Igreja da Divina Misericórdia, Cristovão Sopicki, pelo assistente eclesiástico da Pastoral do Esporte, padre Marcus Vinícius Antunes da Trindade, e pelos sacerdotes presentes.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Evangelizar através do Esporte

No último dia 12 de abril, ocorreu na sede da arquidiocese, na Glória, o primeiro encontro de coordenadores e responsáveis das pastorais do Esporte paroquiais.
            O objetivo principal do encontro foi apresentar a Pastoral do Esporte arquidiocesana, mostrando um pouco do que será o futuro Plano Pastoral com os projetos e ações planejadas até 2016.
            Estiveram presentes agentes pastorais de 14 paróquias, representando cinco vicariatos da nossa arquidiocese. Algumas paróquias com pastorais do Esporte formadas e bem atuantes e outras ainda em formação ou até mesmo paróquias que enviaram representantes para observarem as iniciativas da pastoral arquidiocesana, com o intuito de levarem as necessidades de formação aos seus párocos.
            “Essa quantidade de paróquias aqui presentes na reunião é muito significativa, pois apesar de já sabermos da existência de alguns eventos e iniciativas esportivas em nossas paróquias, não conhecíamos suas experiências de campo, visto que elas representam a base de todo o nosso trabalho”, disse Ricardo Pantoja, gerente de Projetos da Pastoral do Esporte.

JDJ 2014 no Complexo do Alemão

A tarde clara e quente de sábado, dia 12 de abril, foi ainda mais brilhante com o sorriso e quente com a calorosa alegria de mais de mil jovens que celebraram a Jornada Diocesana da Juventude no bairro de Inhaúma, no Complexo do Alemão.
Jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude fizeram uma concentração na Praça de Inhaúma, em frente à Paróquia São Tiago, para a bênção dos Ramos, antes de saírem em procissão pelas ruas do bairro. A missa foi presidida pelo bispo de Valença e referencial da juventude no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Nelson Francelino, e contou com a presença de padres e seminaristas da Arquidiocese do Rio.
Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos, também esteve presente e apresentou uma relíquia do beato João Paulo II, com um pouco do seu sangue e, em seu relicário, um pedaço da lápide do futuro santo. A relíquia é um presente do Vaticano para que acompanhe os trabalhos relacionados a juventude da Arquidiocese, a começar pela presença na JDJ 2014.

terça-feira, 22 de abril de 2014

NOTA

Olá, juventude carioca!
A Igreja, em todo mundo, celebrará uma grande festa no próximo domingo, dia 27 de abril: a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.
O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro estava nos preparativos para a realização de uma caminhada, na Praia de Copacabana, com os jovens cariocas em ação de graças pela canonização.
Contudo, seguindo ao apelo dos nossos jovens e a fim de viabilizar que todos acompanhem as celebrações em Roma através dos meios de comunicação, informamos que o evento programado foi cancelado.
Como será um dia de festa em todo mundo, continuaremos em comunhão com toda Igreja! Participe deste dia em sua paróquia, com sua comunidade, pastoral ou movimento!
Na unidade, com os votos de #FelizPáscoa!
Setor Juventude Arquidiocese do Rio de Janeiro

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tempo quaresmal, momento de intensa espiritualidade (2)

Por Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil
“Jesus foi ao encontro delas, e disse: alegrai-vos”
(Mt 28, 9)

Que época bonita essa da Quaresma-Semana Santa-Páscoa! Quanta “santa” agitação! Quanta animação e profundidade! Mais do que a experiência significativa de traçarmos um caminho rumo a Jesus nos alegramos ao perceber que a iniciativa primeira do encontro parte dele mesmo, como vitorioso, para nos anunciar o Evangelho da Alegria!
Inúmeras comunidades sabem aproveitar desse importante momento como ocasião muito favorável para envolver nossos adolescentes e jovens nas diversas atividades. Parabéns se a sua comunidade é uma destas! Você não imagina o impacto positivo que isto gera na vida deles!
Este momento intenso de espiritualidade cristã tem uma força incrível de atração e envolvimento dos jovens: liturgias, encenações da Via-Sacra, retiros, arrumação de ambientes, gestos concretos de solidariedade, iniciativas ligadas à Campanha da Fraternidade, celebração da Jornada Diocesana da Juventude no Domingo de Ramos, etc.
Saber cativar e envolver nossos jovens na dinâmica da vida pessoal, desde as pequenas coisas, é sinal de sabedoria de quem tem a responsabilidade de conduzir o povo de Deus. Nossa Igreja é rica de ocasiões propícias que, uma vez adaptadas à cultura juvenil, proporcionam tanto o crescimento da paixão do jovem por Jesus Cristo e pela Igreja, quanto o rejuvenescimento da Comunidade que é chamada à constante conversão.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Formação para Jovens

A Congregação Nossa Senhora de Belém promoverá formações para os jovens, no Centro de Formação para a juventude, a partir do dia 6 de abril, na Rua Edgard Werneck, 217, no Pechincha. Os encontros acontecerão sempre no primeiro domingo de cada mês, das 9h às 16h30min. Não é necessário inscrição. Mais informações pelo telefone 2445-2146.

terça-feira, 18 de março de 2014

Logomarca do IJuventude expressa protagonismo jovem

Retratar a criatividade, a energia e a coragem da juventude na Igreja é o principal objetivo da logomarca do Instituto para a Juventude (IJuventude), de acordo com o criador da arte, o cearense Diego Marques Siqueira. A logomarca foi divulgada durante o evento Doe de Coração, que foi realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, entre os dias 7 e 9 de março. O Instituto é um dos maiores legados da Jornada Mundial da Juventude e irá discutir as questões relativas à juventude.
A cor laranja, predominante na logomarca, expressa ainda a firmeza e a confiança do jovem na evangelização. “Transmitir que o jovem pode ser igreja com essa vitalidade, confiança, coragem na hora de evangelizar. Essa energia na hora de propagar a palavra do Senhor”, explicou Marques.
Além disso, as ilustrações mostram a realidade concreta e virtual da juventude, com ícones relativos à música, a redes sociais. “O que eu quis passar realmente é que o jovem é chamado a ser Igreja independente de onde ele estiver, seja nas redes sociais, na escola, na faculdade, no trabalho”, destacou Marques.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Divulgada a data oficial da JMJ2016 Cracóvia

De 26 a 31 de julho de 2016: é esta a data oficial da Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Cracóvia. De 20 a 25 de julho, por sua vez, acontecem “As jornadas nas Dioceses”. É o que foi publicado no site oficial da JMJ polonesa (www.krakow2016.com) que traz também um programa em suas linhas gerais. 
Na terça-feira, 26 de julho, será realizada a cerimônia de abertura, o Festival da juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29 de julho, as catequeses. Na quinta-feira, dia 28, está prevista a acolhida do Papa, e na sexta-feira à noite (29), haverá a Via Sacra. 
Sábado, dia 30, é o dia da vigília, e domingo, 31 de julho, a missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ. O site informa ainda que nos últimos dois dias, a comissão está trabalhando com a presença de 2 milhões de jovens. 300 mil estão sendo esperados nos “Dias das Dioceses”, ou seja, os momentos de estreitar os laços dos jovens do mundo com as 43 Dioceses polonesas.

Fonte: arqrio.org