terça-feira, 23 de setembro de 2014

Missão Continental Jovem

            A Paróquia São Sebastião, em Olaria, realizou a “Missão Continental Jovem” no Complexo do Alemão, dia 7 de setembro. Todos os setores estiveram reunidos acolhendo missionários jovens e adultos do Vicariato Leopoldina, jovens da paróquia, voluntários jovens da Itália e Alemanha que prestam serviço caritativo na Casa do Menor, em Nova Iguaçu, coordenada pelo padre Renato Chiera. Foram feitas visitas o dia todo, com cinco frentes missionárias. A missão foi encerrada com missa na Capela São Joaquim e Sant’Ana, na Grota, em Ramos.
Fonte: Jornal Testemunho de Fé 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cruz e Ícone da JMJ chegam na Ucrânia

Chegaram na Ucrânia a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estão viajando ao redor do mundo como parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2016, na Polônia. Os dois símbolos do grande evento de jovens foram entregues à Ucrânia na semana passada pelos jovens da Lituânia; Agora, serão levados em uma peregrinação em todo o país até o dia 04 de outubro.
Para comemorar o evento, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Leopoli, Mons. Benedict Aleksiychuk, disse que espera que "a permanência da Cruz em nossa amada Ucrânia seja um sinal da força, da verdade e da vitória de Deus", para que as pessoas provadas por conflitos possa extrair força para "seguir em frente."
O Bispo Mons. Brian Bayda, presidente da Comissão sinodal para a juventude da igreja grego-católica ucraniana (UGCC) - disse a agência Sir - salientou que a presença da Cruz e do ícone da JMJ na Ucrânia é "particularmente importante dada a situação difícil no país". Exortou os fiéis a rezarem pela paz. 
Fonte: arqrio.org

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Semana Litúrgico-Mistagógica do Vicariato Suburbano

                Na última semana de agosto a equipe da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano promoveu a Semana Litúrgico-Mistagógica. A ideia surgiu a partir do Encontro Vicarial de Jovens e Adultos realizado em abril deste ano, ocasião em que diversos catequistas e introdutores externaram suas dúvidas a respeito do tempo da Mistagogia, última etapa do processo catecumenal de Iniciação Cristã.
            O evento aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto na Paróquia Divino Salvador, em Piedade. Agentes da Pastoral do Batismo, Catequistas e Introdutores de todos os segmentos da Iniciação Cristã tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a dimensão mistagógica do processo catecumenal através de momentos de oração e palestras, ministradas por Dom Pedro Cunha, Dom Paulo Cezar, Padre Vitor Gino e Irmã Lucia imaculada.
            Merece destaque também a alegre acolhida e o apoio da Paróquia Divino Salvador, através de diversas pastorais e de seu Pároco, Padre Leomar, sempre presente. O evento contou também com a presença das editoras Paulus e Vozes: as mesas de livros foram o ponto de encontro e de troca de experiências na abertura e no encerramento dos trabalhos.
            Esperamos em Deus que esta Semana Litúrgico-Mistagógica tenha contribuído de alguma forma para sensibilizar os agentes da Iniciação Cristã sobre a importância de promover ao longo de todo o processo catecumenal o mergulho profundo no mistério da nossa fé.
            No final da página veja o restante das fotos.



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Semana Bíblica das Escolas Mater Ecclesiae

A Alegria do Evangelho – Reflexão sobre a alegria cristã, tomando em consideração a experiência do sofrimento.
Dias 16, 17 e 18 de setembro, de 18:30 às 20:30, no Auditório do Edifício João Paulo II


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Papa aos jovens: "Sonhem o futuro voando, sem esquecer a herança cultural, sapiencial e religiosa que os idosos lhes deixaram"

O Santo Padre encontrou na tarde de 4 de setembro, na Sala do Sínodo, no Vaticano, os participantes do III Congresso das “Scholas occurrentes”, que se realizou no Vaticano de 1° de setembro até dia 4. A iniciativa reúne realidades educativas de culturas e religiões diferentes e nasceu pelo impulso e encorajamento de Bergoglio.
Em seu discurso, o Papa reafirmou o que disse no avião ao concluir sua visita à Coreia, ou seja, de que estamos em guerra – fruto da cultura da desintegração e do desencontro. Nos dias atuais, se tornou recorrente a expressão “meninos de rua”, como se fosse possível crescer abandonado, sem um ambiente cultural, familiar e escolar.
Francisco contou um episódio de sua infância, quando certa vez desrespeitou sua professora. Sua mãe foi chamada na escola e, ali, o pequeno Bergoglio teve que pedir desculpa pelo ato que cometeu – dando o caso por encerrado. Todavia, a cena foi diferente ao chegar em casa, pois Francisco teve que fazer as contas com sua mãe, sem a professora por perto.
Hoje – disse o Papa – quando um filho é repreendido na escola, os pais querem processar os professores, resultado do pacto educativo que se rompeu. “Nesse sentido, é muito importante fortalecer os vínculos sociais, familiares e pessoais, porque todos – especialmente as crianças e os jovens – necessitam de um habitat realmente humano, em que encontrem as condições para seu desenvolvimento pessoal harmônico e para sua integração na sociedade.”
Durante a audiência o Pontífice lançou a plataforma tecnológica de rede das “Scholas Occurrentes”, que prevê a possibilidade de usar as novas tecnologias para favorecer os encontros e as trocas entre estudantes e escolas de diferentes países. Neste contexto, o Papa participou de uma vídeo-conferência, via internet, com estudantes que aderiram à rede de ‘Scholas’, de El Salvador, África do Sul, Turquia européia, Israel e Austrália, representando assim os cinco continentes.
O primeiro estudante, da Austrália, perguntou ao Papa como as Escolas podem avançar nesta comunicação e construir pontes. “Vocês – respondeu o Papa – podem fazer duas coisas opostas: construir pontes ou levantar muros. Os muros separam, dividem; as pontes aproximam”. Portanto - acrescentou – continuar a comunicar. Comunicar experiências":

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dez coisas que deram certo na JMJ Rio2013

O blogueiro e catequista Alexandre Varela deu dez dicas de como crescer na fé, seguindo as lições deixadas pela Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. As dicas foram apresentadas em palestra gravada para o 1º Congresso Nacional Católicos Online (Conacat). O título original é “Faça você mesmo: 10 coisas que deram certo na JMJ e que vão ajudar você e sua comunidade a crescer na fé”. Confira:

1 – Comunique-se com todos. O Papa sabia falar para todas as pessoas. Ele fala coisas que tem a ver com a humanidade de todos, com o nosso “eu”.
2 – Fale simples. Pra falar com todo mundo, não posso falar “catoliquês”. É óbvio que temos que falar a linguagem adequada, mas que seja acessível. Por exemplo, se eu falar “dogma”, talvez meu interlocutor não saiba o que é, e para muitos pode se sobressair o aspecto negativo, se estiver falando para público aleatório. Primeiro deve-se explicar, depois dizer o nome. Isso também diz respeito às atitudes simples, não somente o “falar”.
3 – Seja jovem. A JMJ mostrou o rosto jovem da Igreja. Foram 3,7 milhões de jovens nas areias de Copacabana. Todos eram jovens porque tinham uma atitude jovem, não eram carrancudos, eram abertos. Você não consegue ser missionário sendo carrancudo. Ser jovem é ser aberto, vivo. Ser católico é ser jovem. Porque ser católico é bom. Isso é ser jovem, é dar exemplo de ser católico. Ainda hoje se fala nas ruas sobre a JMJ, de sentir saudade.
4 – Pense grande. A nossa Igreja é grande, grandiosa, nós somos um povo, o povo de Deus, não uma ONG. Somos um povo que merece ser grande, quem habita em nós é o Espírito Santo. Então, nada de catequese “avacalhada”. Pode até ser algo para poucas pessoas, mas faça-o bem feito. Faça para inspirar as pessoas. O que é pensar grande pra você? É não aceitar menos que a santidade. Cristo te chama à santidade. “Ah, Ok. Você é imperfeito, é pecador”. Todos nós somos, inclusive os santos que você conhece. A exceção é Jesus e Maria. São Pedro, Santo Agostinho, e todos os outros são santos porque trilharam com bravura o caminho da perfeição. Se Deus quer, Ele te sustenta. Se você dá o seu “sim”, você consegue. Faça as coisas bonitas, bem feitas, inspiradoras.
5 – Seja voluntário. Qual é a consequência de ser inspirador? Ser voluntário. Na JMJ as pessoas estavam se doando. Era bonito ver como as pessoas se entregavam, esse espírito de “construir”. Na sua vida, na sua paróquia deve haver isso. Vá para onde Deus te chama. Claro que existem os limites de tempo. Quando você doa seu tempo a Cristo, Ele multiplica o seu tempo. É verdade. Fica tranquilo.
Deus dá a graça, capacita. Observe o exemplo de Maria. Em nenhum momento, ela disse “escolhe outra”, ela não falou “eu não quero”. Se Cristo te chama, vai.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Papa Francisco chega à Coreia do Sul

Padre Federico Lombardi é direto: o Papa está bem e satisfeito com a sua recepção no primeiro dia de sua viagem à Coréia do Sul.

Particularmente apreciado - diz ele - foi a presença da Presidente da República no aeroporto, pois nem sempre os chefes de estado chegam até a escada do avião. Esta presença indica o valor que o povo, não só católico, dá a esta visita.
O Papa ficou agradecido também pela presença de alguns leigos no aeroporto, incluindo os descendentes dos mártires que serão beatificados em breve. Este sinal foi visto como uma exaltação da família na Coréia, de acordo com a tradição cristã.
Após a chegada, o Papa foi para a Nunciatura, onde celebrou a Eucaristia na presença de um pequeno número de fiéis, incluindo religiosas.
O Papa também pregou, em italiano e espanhol, como em Santa Marta, não desistiu de sua breve homilia diária.
O discurso da presidente foi muito apreciado porque ela reconheceu o papel da Igreja no desenvolvimento do país. Infelizmente, emergiu também o sofrimento da separação, há quase 70 anos, das duas Coreias. Portanto, é importante o empenho pela reconciliação e pela paz.
O Santo Padre, referindo-se à tradição dos últimos Pontífices, especialmente João Paulo II,  associou a construção de uma paz verdadeira à restauração de uma justiça autentica.
No encontro com os bispos, Francisco alertou sobre os riscos da mundanidade do clero e como esse fenômeno pode reduzir o cuidado e a atenção efetiva e afetiva para com os pobres e necessitados, rebaixando a missão da Igreja no mundo.
Padre Lombardi justificou a ausência do cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Propaganda Fide, enviado pelo Papa ao Iraque. O cardeal enviou uma mensagem aos jornalistas, da cidade de Erbil, onde estava ontem.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé disse também que o Santo Padre está tomando medidas através de ações de caridade para aliviar o sofrimento dos refugiados cristãos na antiga Babilônia. Para os Bispos do Oriente Médio é como se tivesse nascido uma estrela de esperança. O Cardeal Filoni logo encontrará, no curso de sua missão, o chefe de Estado do Iraque.
Por fim, revelou a presença discreta de alguns jovens da República Popular da China que, apesar da relutância de seu governo, quiseram participar da Viagem Apostólica do Papa Francisco na Ásia.
Amanhã, 15 de agosto, solenidade da Assunção, feriado nacional pela Libertação da Coreia em 1945, Francisco viajará para Daejeon, onde celebrará a Santa Missa, no estádio de futebol, em seguida, almoçará no Seminário Maior com uma delegação de jovens que participam da Sexta Jornada da Juventude da Ásia antes de encontrar-se com todos no Santuário de Solmoe, lugar que recorda o martírio de Santo André Kim.
Fonte: Zenit (Agência Católica de Notícias)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Presença paterna

temp_titleFoto_06___Dia_dos_Pais_Arquivo_Pessoal_08082014181443
Nesta entrevista, o professor e escritor Luciano Rocha partilha a sua vivência familiar e ensina: “Aprendemos a ser pai, experimentando a paternidade no dia a dia”.
Testemunho de Fé - O que é ser pai?
Luciano Rocha - Ser pai é dom de cuidado, é envolver-se, estar disposto a “perder” a própria identidade em função do outro. Normalmente, as amigas de minhas filhas não conhecem meu nome. Sou o pai da Giovana ou o pai da Ana Clara. Ser pai, segundo as amiguinhas de minhas filhas, é estar atrelado à outra existência, é ser visto sempre em função do outro. Isso é muito interessante, pois o olhar atento de pessoas tão pequenas aponta para nosso lugar na vida de nossos filhos. Ser pai é viver a vida do outro e torná-la a razão de sua vida. Assim, o que era um se torna mais, vira dois, três, é dom de multiplicar, e é no cuidado com o outro que nos descobrimos ‘pai’.
TF - O que tem sido mais gratificante?
Luciano - Primeiramente, o sorriso. Ninguém te recebe em casa com mais espontaneidade que seus filhos. Todo pai é importante para seus filhos. Na figura do pai esconde-se o sentido da proteção e do cuidado. Nossas crianças pequenas olham para nós como aqueles que podem absolutamente tudo, mas, principalmente, somos aqueles que eles confiam plenamente. Em um segundo momento, diria que é gratificante ver prosperar o sorriso na vida que se desenvolve. Ver os filhos crescerem, crescer junto, estar junto e dividir com eles seus problemas, alegrias, vitórias e frustrações também faz parte da arte de ser grato. Sou grato por poder ser pai, pelo simples fato de ver o grande milagre da vida acontecendo diante de meus olhos.
TF – O que tem sido mais desafiador?
Luciano – Educar é um desafio, certamente. Sempre foi, porém, atualmente, há múltiplas fontes de formação que não existiam no passado. Há pouco tempo nossas casas tinham um telefone, que ficava na sala. Hoje temos computadores, celulares, smarts de todos os tipos, centenas de canais de TV que informam o tempo todo nossos filhos. Nem sempre esses meios de comunicação passam os valores que desejamos transmitir. Precisamos educar para a cidadania, para o respeito ao próximo, para os valores humanos, a fim de gerarmos pessoas saudáveis para nossa sociedade, tão carente de valores e de exemplos.
TF – O que um homem deveria saber antes de ser pai e o que aprende depois?
Luciano – Antes de ser pai, nossa referência é sempre nosso pai. Então, dependendo da família que trazemos em nós, essa imagem e seu sentido muda bastante. De modo geral, para ser pai precisamos entender que isso não é pouca coisa. É dever de cuidado, de doação, de ternura e aconchego. Quem quer ter um filho deve abrir mão de si, de seus desejos e vontades, para viver no outro, para o outro, com o outro. Precisamos de pais que se sintam chamados, vocacionados à paternidade. Ser pai é sempre participar da paternidade de Deus, o Pai por excelência, que tudo gerou, formou sem exigir nada em troca, só por amor. Devemos saber que ser pai é comprometer-se para toda a vida com outra pessoa. Não se troca de pai como se troca de roupa. Seu filho será sempre seu filho. É preciso se comprometer. Estar junto e deixar a vida acontecer no cuidado cotidiano. Com o tempo aprendemos que nossos filhos querem apenas isso: a presença por presente. Estar junto é viver a arte de ser pai. Todos os brinquedos do mundo e bela casa, em si mesmas, são apenas coisas que se amontoam ao redor da criança. A figura do pai agrega valor na brincadeira, no jogo, na alegria e, principalmente, na vida vivida. Com o tempo se aprende que ter brinquedo não significa brincar e que a verdadeira brincadeira, que para a criança é coisa séria, se dá na presença do outro. Ser pai é, simplesmente, estar ali e ser junto. Aprendemos a ser pai experimentando a paternidade no dia a dia.
Fonte: www.ArqRio.org

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Comissão para a Juventude da CNBB promove capacitação para assessores

Com a proposta de oferecer capacitação para agentes que atuam em atividades com a juventude nas dioceses, o curso em modalidade à distância é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e terá duração de três meses, com início em setembro. As inscrições estão disponíveis no site dos Jovens Conectados.
            Em janeiro de 2015, a etapa presencial será de sete dias, no formato seminário, em Brasília (DF). Serão abordadas diferentes temáticas, entre elas vocação, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projeto pessoal de vida, Palavra de Deus, mídia, cidadania. Além disso, o evento será uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. O curso é reconhecido como Extensão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.
Público-alvo
            Nesta primeira etapa, podem participar pessoas acima de 24 anos, que sejam lideranças diocesanas engajadas na evangelização da juventude, consagrados e leigos que exercem serviço entre os jovens nas dioceses, novas comunidades, movimentos, pastorais e congregações religiosas, como também catequistas de crisma. No próximo ano, serão abertas novas vagas para outros assessores e interessados no trabalho com juventude.
Formato do curso
            A primeira etapa online do curso (EAD) será constituída de leituras e reflexões de textos disponibilizados no site. Posteriormente, os cursistas participarão de seminário presencial, no período das férias de janeiro de 2015. Esta fase consistirá no aprofundamento dos temas, trabalhos em grupos, oficinas e trocas de experiências. O curso é motivado a partir das orientações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. De acordo com Comissão, há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens, após os frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.

Fonte: CNBB/Comissão para a Juventude

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ampliar a Evangelização nas Universidades e Escolas

Brasília, 1º de Agosto de 2014. 
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados
com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,47)

Em diversas partes, as Sagradas Escrituras nos mostram a força da presença de Jesus que“ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas e fariseus” (Mt 7,28)! Ensinar “com autoridade” é falar com convicção e coerência. Estes dois elementos são essenciais e complementares. As verdades ensinadas e defendidas só são escutadas com respeito, quando aquele que fala empenha-se em viver aquilo que prega. Por outro lado, este testemunho de vida necessita de fundamentação sólida para ser mais incisivo e duradouro na vida das pessoas.
Entramos no mês de agosto, mês vocacional. É um momento bem propício para revisarmos a vivência de nossa vocação. Ao escutar a voz de Deus que nos chama para um determinado estado de vida e para um serviço qualificado à humanidade, nos sentimos convocados a fortalecer nossas convicções e a ser mais coerentes.
Somos tentados e pressionados por todos os lados e o desafio de viver com coerência a vocação cristã nos impõe aprofundamento da nossa fé. Dentro e fora de nós existem forças que nos obrigam às decisões. Ao lado de nossa tendência de comodismo e fuga, encontra-se uma cultura que avança em diversos aspectos questionando-nos constantemente sobre os fundamentos de nossa fé.
Articular fé e razão se torna, portanto, um imperativo em nossa vocação de discípulos missionários de Cristo. Estamos convencidos de que o processo de amadurecimento da fé exige raízes que lhe garantam consistência, caso contrário estará fadada a se esvaziar diante das crises e dos questionamentos que os dias atuais se nos impõem. Assim, também, a Igreja não admite uma intelectualidade desconectada das outras dimensões da vida humana, inclusive da dimensão religiosa. O ser humano é belo quando considerado em sua totalidade!
Mais do que nunca, a Igreja está sendo chamada a entrar no mundo acadêmico e universitário e exercer sua vocação na história de iluminar a vida, defender os princípios que a dignificam e defendê-la de ideologias relativistas, discriminatórias, manipuladoras, tendenciosas, reducionistas. “À medida que avança o processo de escolaridade, em especial na fase universitária, os jovens se fascinam pela racionalidade das ciências e tecnologias, pela eficiência e organização da sociedade produtiva e do mercado, pelo compromisso com a transformação social, de tal forma que sua fé pode entrar, em alguns casos, em conflito com a razão; mas pode, também, amadurecer com a contribuição dessa razão. A ação pastoral deve favorecer a base intelectual da sua fé para que saibam se mover de maneira crítica dentro do mundo intelectual, acompanhados de vida cristã autêntica para que possam atuar responsavelmente no mundo do qual fazem parte.” (Doc. 85 CNBB, 219)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Conheça os Lectionautas

Que tal apreender um jeito novo e moderno de navegar nas águas profundas da Palavra de Deus? E como será bom fazê-la no seu ritmo, tê-la ao alcance das suas mãos com tablet, smartphone ou notebook em qualquer ocasião. Pois essa é a proposta do Projeto Lectionautas Brasil, que tem mobilizado jovens no país inteiro, despertando-os para as riquezas da prática da leitura orante.
            No período de 5 a 7 de setembro a equipe do Projeto Lectionautas Brasil e o Padre Décio Walker, assessor nacional da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB, estarão no Rio de Janeiro oferecendo uma capacitação especialmente voltada para catequistas de jovens e adultos sobre esse jeito novo de promover a animação bíblica da pastoral.

Vagas Limitadas!
Maiores informações no telefone 21-2292-3132, ramais 442 e 445, ou catequeserj@arquidiocese.org.br 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

"Ir sem medo, para servir"

Vários jovens estiveram presentes na Catedral de São Sebastião na tarde deste sábado, 26 de julho, para comemorar o aniversário de um ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Representando os vicariatos da cidade e  demais dioceses, aproveitaram a festa para relembrar não só a alegria de ter vivenciado a Jornada, como também para comprometer-se mais uma vez com a missão deixada pelo Papa de “ir, sem medo, para servir.”
            "Viemos relembrar a Jornada porque para nós aquela semana foi um momento muito importante”. “Queremos relembrar todo o trabalho que tivemos. Vivenciar novamente a união da juventude”. Palavras de Elisangela Souza e Cibele de Miranda que trabalharam em julho do ano passado como coordenadoras na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.
            Conferir o que foi deixado para juventude e os impactos da visita do Papa ao Rio, foram os motivos que levaram Guilherme Mendes e seu grupo de amigos, da Paróquia São Simão, em Belford Roxo, a marcarem presença na comemoração. Para eles, a Jornada foi também um momento único.
            Os jovens da Paróquia Bom Jesus da Penha estavam animados não só para o evento, como também para a Semana da Juventude que será organizada por eles no mês de Outubro. “Muitos jovens não estão aqui hoje por que não conhecem a Cristo, queremos evangelizá-los.”, disse Thaysa Nascimento.
            O arcebispo do Rio, Cardeal Orani joão Tempesta, torce para que os jovens que vivenciaram a JMJ não deixem que a experiência tenha sido em vão e que continuem em missão sempre. A tarde de ontem, segundo ele, foi “um momento para agradecer, louvar a Deus, e pedir ao Senhor que cada vez mais dê a todos coragem e ânimo novo para evangelizar”.

Fonte: www.arqrio.org / Gisele Barros

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vicariato Oeste recebe réplicas dos Símbolos da JMJ

“Temos uma grande responsabilidade de evangelização”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na manhã do último sábado, dia 19 de julho, durante a missa que presidiu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz. A Eucaristia, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Pedro Cunha Cruz, abriu a peregrinação das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que foram abençoadas nesta sexta-feira, dia 18, pelo cardeal.
            “Devemos proclamar a boa nova de Jesus Cristo, anunciar a manhã da ressurreição d’Aquele que é a luz para todos os povos e nações. Trazer à memória a Jornada é uma oportunidade de ser enviado em missão, dizer às pessoas: ‘coragem’. Devemos trazer tantos belos acontecimentos à tona, testemunhos que marcaram vidas. Precisamos nos unir e fazer a nossa parte”, afirmou Dom Orani, na homilia.
            A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão peregrinar pelos vicariatos até o dia 25 de julho. Nas paróquias e comunidades estão acontecendo catequeses, missões e eventos celebrativos para comemorar o primeiro aniversário da JMJ Rio2013.
            Nas celebrações, como gesto concreto do Ano Arquidiocesano da Caridade, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados para as missões católicas no Haiti.
            Durante a missa, transmitida pela Rede Vida e Rádio Catedral FM 106,7, foi anunciada a criação do “Dia do Papa”, que será comemorado anualmente no dia 22 de julho. A Lei 5764, de 20 de junho de 2014, que inclui o Dia do Papa no calendário oficial da cidade, é de autoria da vereadora Vera Lins e visa eternizar a chegada do Papa Francisco à Cidade do Rio de Janeiro, no ano passado.
            Após a celebração, Dom Pedro ministrou uma catequese sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade.

Fonte: www.arqrio.org / Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CNBB e OAB em campanha pelo voto consciente

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve na sede da OAB, em Brasília (DF), no último dia 16, para traçar planos de ação da campanha “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”.
            Dom Leonardo participou de uma reunião com o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, com a finalidade de discutir a campanha de combate à corrupção eleitoral. A ideia é fazer o planejamento da execução da campanha 9840, alusiva à Lei nº 9.840/99, que tornou crime a prática da compra de votos.
            Dom Leonardo reafirmou o compromisso da CNBB na mobilização de mais de cinco mil igrejas em todo o país. Para o bispo, a campanha atende o anseio de toda a sociedade.
            Segundo Marcus Vinícius, a parceria entre OAB e CNBB já resultou em grandes conquistas para a sociedade brasileira, como, por exemplo, a Lei de Iniciativa popular nº 135/2010 – Ficha Limpa, sancionada em 4 de junho de 2010, após conquistar o apoio de 1,3 milhão de assinaturas para sua aprovação pelo Congresso Nacional. Ela terá sua primeira aplicação justamente neste ano.
            A reunião contou com a participação do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, do secretário-geral adjunto, Claudio Stabile, do diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira e do membro honorário vitalício da entidade Marcelo Lavenère.
Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Avançam os preparativos para o 29º DNJ

A 29ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ) apresenta o tema “Feitos para sermos livres, não escravos”, que cita o item 430 do texto “Civilización del Amor. Proyecto y Misión”, da Pastoral Juvenil Latinoamericana, e recorda a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como  tema “Fraternidade e tráfico humano”.
            A iluminação bíblica deste ano refere-se ao capítulo 22 do livro de Jeremias, “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a).
            A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgará, no próximo mês, o caderno com os materiais de estudos em preparação ao DNJ. A publicação é organizada pela Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por jovens de diferentes expressões de juventude do Brasil.
            O DNJ é celebrado no quarto domingo de outubro, mas tem sua preparação desde o começo do ano. Durante a quaresma, aconteceu o estudo do roteiro jovem da Campanha da Fraternidade. Em agosto, começarão as vivências grupais a partir do caderno do DNJ.

Fonte: www.cnbb.org.br

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jovens, evangelizadores e "bons de bola"

A Comunidade do Caos à Glória, junto à Agência Missionária Novos Atos, está aproveitando a Copa do Mundo para espalhar a Palavra de Deus. Desde 2012, a Missão FAZPAZ tem evangelizado em alguns campeonatos que acontecem no Rio de Janeiro, como o Campeonato Brasileiro e a Copa das Confederações. O objetivo dessa ação missionária é apresentar a Paz de Cristo (Jo 14,27) que pode transformar toda violência, ira e disputa em misericórdia.
            Com muita alegria, 70 jovens missionários ocupam um espaço nos arredores do estádio do Maracanã e formam uma espécie de campo de futebol com direito a trave, bola e torcida. As pessoas que passam por ali são convidadas a interagir chutando a bola direto na rede. Logo após o gol a torcida inteira vibra e, daquela comemoração, os missionários se espalham para anunciar o Querigma declarando que o que há de mais "Mundial" mesmo é o Amor de Deus!
            Assim, a Palavra alcançou não só os brasileiros, mas os torcedores de outros países que vieram participar deste evento. Graças também à Escola de Línguas da Agência Novos Atos, os missionários puderam anunciar o Evangelho em inglês, espanhol e italiano afinal “a Palavra de Deus não se deixa acorrentar” (II Tm 2,9b).
            A Missão FAZPAZ promete ainda levantar o estandarte de Cristo Rei, no próximo dia 12/07, também no Fifa Fan Fest, em Copacabana. Informações: www.novosatos.com
Testemunho:
I           sis Maria Vieira, 21 anos, participou da missão e testemunha: “Deus deu a graça ao meu quarteto de evangelizarmos australianos e uruguaios que nunca tinham ouvido falar do amor de Jesus. E isso foi possível porque o Espírito Santo usou e potencializou o nosso conhecimento de línguas estrangeiras e do treinamento que fizemos na Escola de Línguas. Deus seja louvado!”.
Fonte: www.arqrio.org / Comunidade do Caos à Glória

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Rumo à JMJ 2016

Foi divulgada na última quinta-feira, 3 de julho, a logomarca da JMJ Cracóvia 2016. A logo é composta por três cores: azul, vermelho e amarelo que se referem ao tema da JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). A gráfica da logo representa o formato geográfico da Polônia, com uma cruz que retrata Jesus Cristo, centro do encontro.
            Os raios da Divina Misericórdia saem da cruz, com as mesmas cores e formas da pintura “Jesus confio em Ti”, realizada por pedido de Jesus quando de Sua aparição à Santa Faustina Kowalska.
            Cracóvia é assinalada com um ponto circular que representa também os jovens e que foi usado muitas vezes com o mesmo significado nas logos das jornadas anteriores. A JMJ Cracóvia 2016 será realizada de 26 e 31 de julho de 2016. A chegada do Papa Francisco está prevista para o dia 28.

Fonte: www.arqrio.org / Rádio Vaticano

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Adoração pelo 1º Ano de realização da JMJ Rio2013

Será realizada no dia 12 de julho, às 16h, uma adoração na Paróquia de Santa Rita, no Centro, em comemoração ao 1º ano de realização da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O endereço é Largo de Santa Rita, s/n. Informações: 2253-7564 / 2233-2731

Fonte: www.arqrio.org

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Missa marca encerramento do 2º Curso de Formação Política

O bispo auxiliar do Rio Dom Pedro Cunha Cruz presidiu a missa de encerramento do 2º Curso de Formação Política (CFP) voltado para candidatos a deputados estadual e federal, senador e assessores das eleições 2014. A celebração aconteceu na noite desta terça-feira, dia 1º de julho, na Capela do Edifício João Paulo II, na Glória.
            A formação semanal, que teve como base a Doutrina Social da Igreja, foi iniciada em 11 de março.
            Na homilia, Dom Pedro, que é o bispo animador da Escola de Fé e Política, refletiu sobre o livro do profeta Amós, que era chamado de “profeta da justiça”.
            “A justiça é o princípio que deve reger nossa tarefa, deve ser o luzeiro de nossa trajetória. O que mais desagrada ao Senhor é a injustiça e ela é a raiz de todos os males sociais”, afirmou.
Após a missa, o bispo partilhou com os alunos a cartilha da CNBB para as eleições 2014.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resgatar no coração de todos a paixão pela juventude

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, em sua carta mensal sobre a evangelização da juventude, convida a Igreja a comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O bispo também destaca a necessidade do acompanhamento aos jovens, feito por adultos,  chamado de ministério da assessoria. Ele lembra que esta é uma das urgências apontadas no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, que aconteceu em dezembro de 2013. Dom Eduardo dá sugestões para suprir a carência na "quantidade e na qualidade" de acompanhantes e de assessores. "O clamor dos jovens por assessoria não pode ser mais ignorado ou minimizado. Que o nosso amor afetivo a eles potencialize nosso amor efetivo, encontrando soluções criativas para atender a esta urgência!", alerta. Confira o texto na íntegra:


Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil 
“Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.”
(Lc 24,15)
Somos, hoje, estes “discípulos de Emaús” do Evangelho de Lucas, alcançados diariamente pelo Senhor que nos orienta e nos fortalece no caminho... e no caminhar! É o Mestre que vem ao encontro da realidade dos seus discípulos, como fiel Acompanhante e exímio Assessor! Revigora nossas forças e nos enche de alegria, como fez ao nos proporcionar a JMJ Rio 2013, cuja festa de um ano celebramos neste mês de julho.
Elevamos aos céus uma grande Ação de Graças pelos frutos que a Jornada nos tem, ainda hoje, nos proporcionado: são inúmeros, como “as areias das praias do mar” (Gn 22,17)! Parabéns a todos aqueles, adultos e jovens, que não só acreditaram e se envolveram com este presente de Deus, mas aproveitaram para renovar seu amor à Igreja e seu compromisso pela causa juvenil.