segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alegria marca DNJ na Arquidiocese do Rio

A comemoração do 29º Dia Nacional da Juventude (DNJ) no Rio de Janeiro foi marcada pela alegria das centenas de jovens que estiveram presentes na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, no domingo, dia 19 de outubro.
“Escolhemos a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, para comemorar o DNJ porque ela foi sede de vários eventos da Jornada Mundial Juventude, e também uma forma de relembrar a visita do Papa Francisco”, frisou Aline Barbosa Almeida, coordenadora estadual da Pastoral da Juventude.
O lema deste ano: “Feitos para sermos livres, não escravos”, que remete ao tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e tráfico humano” – teve como propósito suscitar o debate acerca da liberdade humana sob a perspectiva da juventude brasileira.
No evento, organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e animação de cantores como Rodrigo Sobrinho e Aline Venturi, além da banda Sambandorando.
Além da Pastoral da Juventude, estavam presentes jovens representantes da Renovação Carismática Católica (RCC), Comunidade Shalom, Movimento Eucarístico Jovem, Focolares, Toca de Assis, Movimento de Vida Cristã, Comunidade Maria Serva da Santíssima Trindade, Comunidade do Caos à Glória, Comunidade Pequeno Rebanho, Comunidade Coração Novo, Canção Nova, Jovens Sarados e Pastoral Universitária.

Liberdade interior 
Recordando que a liberdade mais sublime que há é a liberdade interior, o bispo animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que presidiu a missa em ação de graças, convidou os presentes ao questionamento: “Ao que é que, sendo relativo, eu dou um valor absoluto?” Segundo ele, é somente através dessa reflexão, e sabendo dar o devido valor ao que é relativo ou absoluto na vida é que as pessoas descobrem ao que estão presas e o que ameaça a liberdade delas.
“Todos os anos, quando eu venho no DNJ, é muito significativo ver a juventude alegre. Não porque estão em uma festa, mas porque estão procurando a Cristo! Nós notamos que os jovens de hoje estão com sede e fome de Cristo. Essa comunhão acontece quando se reúnem, e nos deixa contentes e esperançosos”, afirmou o bispo. 

Vida diferente
A missa foi concelebrada pelos padres Jorge dos Santos Carreira e Antônio Augusto da Silva Bezerra, respectivamente coordenadores do Setor Juventude e da Pastoral da Juventude na arquidiocese.
“É uma bênção poder testemunhar jovens que deixaram o mundo, deixaram o pecado, e querem uma vida diferente, de liberdade. Está sendo um dia festivo, de muito sol, de muita alegria, mostrando que a juventude católica está viva! A Igreja está viva no mundo todo, especialmente aqui no Rio de Janeiro”, exclamou o padre Jorge.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/alegria-marca-dnj-na-arquidiocese-do-rio.html

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Centro de Formação para Juventude

O Centro de Formação para a Juventude realizará um encontro na Congregação Nossa Senhora de Belém (Rua Edgard Werneck, 217 – Pechincha – Jacarepaguá), dia 2 de novembro, das 9h às 16h30, com o tema “Teologia do Corpo”.
Haverá momento de oração, estudo, reflexão, partilha e troca de experiência espiritual, social, vocacional, afetiva e profissional.
Informações: 2445-2146.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cristo Fest

A Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Freguesia, Jacarepaguá, promoverá o “Cristo Fest” amanhã, 18 de outubro, às 20 horas, no salão Zacaria, na Ladeira da Freguesia, 375.
O evento contará com as presenças das bandas Adorare e Pagode Filhos do Céu e equipe de DJ’s de Cristo.
O convite custa R$ 3,00. Mais detalhes pelo telefone: 98178-9567.



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sejamos sal da terra e luz do mundo

Brasília, 1º de Outubro de 2014.

 Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

“Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”
(Mt 5,13-14)

No final do mês passado, fui convidado para deixar uma mensagem aos jovens de uma Paróquia, a partir desta afirmação de Jesus acima, registrada no Evangelho de Mateus, no contexto do Sermão da Montanha. Ela não se dirige somente aos adultos, mas a todos os filhos e filhas de Deus. E, portanto, aos nossos adolescentes e jovens, de todas as paróquias brasileiras.
Ser “sal e luz” não é, em primeiro lugar, uma conquista nossa. É dom, graça, presente de Deus! Ele não diz que nós “seremos” isto, um dia; ele afirma que já o “somos”, mesmo se ainda de maneira limitada, não plena. Saber disto é motivo de felicidade. Esta identidade não decorre de nosso mérito próprio, mas a recebemos do amor de Deus que é, sempre, gratuidade e abundância, independentemente de nosso merecimento.
Ser “sal e luz” é graça de Deus e, ao mesmo tempo, compromisso nosso. Exige-se empenho em manter o “sal” com sabor e a “luz” na sua função de iluminar. O descuido gera, portanto, ineficácia e inutilidade destes elementos.
“Sal e luz” são dois conceitos que nos remetem a elementos fundamentais, tão presentes, principalmente, na fase de nossa juventude: “sentido de vida”, “alegria”, “prazer”, “valor”, “sabor” “discernimento”, “clareza de direção”, “segurança”.
Se, por um lado, o verbo ser conjugado – “vós sois!” – nos dá a certeza da nossa identidade, por outro, carrega em si uma convocação: a de “ser” hoje, no meio dos outros e para os outros, protagonistas de uma nova história e da Civilização do Amor! Portanto, é um compromisso!
Estamos entrando em outubro, mês Missionário, rico em memórias e celebrações que nos ajudam a fortalecer nosso coração de entrega radical ao amor de Deus e do próximo! Bebamos do testemunho de Santa Teresinha do Menino Jesus (dia 1º) que, mesmo sem ter deixado o Carmelo, tornou-se a padroeira das Missões pelas suas orações e sintonia aos desafios da evangelização no mundo. Além de nos proteger, os Santos Anjos da Guarda (dia 2) nos recordam que também nós somos, por vocação, mensageiros de Deus e guardiões das pessoas. Os mártires missionários da Igreja, recordados neste mês, nos entusiasmam pela sua coragem evangelizadora e nos animam a entregar a própria vida como fiéis discípulos do Senhor: Beatos André e Ambrósio, no Rio Grande do Norte (3);São Dionísio (9); São Calisto (14); Santo Inácio de Antioquia (17); São Lucas (18); São Simão e São Judas Tadeu (28).

Pela cultura do diálogo e do encontro

            “A Criação” é o tema da segunda edição do Seminário da Juventude Inter-Religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ), que acontecerá no próximo dia 12 de outubro, na Mesquita da Luz, no bairro da Tijuca.
            “A criação é um tema comum entre os participantes, que fazem parte das três religiões monoteístas: judeus, católicos e muçulmanos”, explicou o secretário da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia.
            O grupo surgiu no dia 21 de julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, por ocasião do primeiro seminário inter-religioso de jovens realizado na PUC-Rio, que contou com a presença de 150 pessoas de diferentes denominações religiosas. O encontro foi filmado pelo diretor de cinema Cacá (Carlos) Diegues e está registrado no filme Rio de Fé, lançado em outubro de 2013.
            “Ali tivemos uma semente. Desde então nos reunimos pelo menos a cada mês e os próprios jovens decidiram fazer um novo encontro que é um ‘filho’ do primeiro encontro”, explicou o diácono.
            O objetivo, segundo ele, é seguir os ensinamentos do Papa Francisco, que tem pedido muito a nós para cultivarmos a cultura do encontro e do diálogo. E isso se expande, segundo o diácono, à questão religiosa, inter-religiosa e ecumênica.
            “A Igreja quer estar aberta ao diálogo, à compreensão, à harmonia, à paz entre as religiões. Cada um mantendo sua própria identidade, mas respeitando a identidade da outra. E quando unimos jovens para dialogar sobre sua fé e temas comuns, construímos pontes”, esclareceu, afirmando que “não devemos acentuar o que nos separa e sim aquilo que nos une”, pontuou.

Serviço
            O encontro será dia 12 de outubro, às 14h30, na Rua Gonzaga Bastos, 77, na Tijuca. É necessário fazer inscrição através do e-mail juventudeinterreligiosario@gmail.com. As vagas são limitadas.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Palestra: Jesus e a Física Quântica

A Física Quântica nos oferece importantes argumentos para falarmos sobre espiritualidade e religião ao homem e à mulher de hoje. Uma de suas grandes contribuições para a Teologia é o conceito do certo e do errado. Os paradigmas da Física Quântica são específicos, mas seus conceitos podem ser relacionados e vinculados aos princípios pedagógicos de Jesus de Nazaré e aos fundamentos do Cristianismo.

Assessor: Frei Isidoro Mazzarolo, doutor em Teologia (exegese dos evangelhos sinóticos), biblista, escritor e professor de exegese bíblica na PUC-RIO, no Instituto Paulo VI e Instituto Franciscano.

Público-alvo: Estudantes de Teologia, agentes de pastoral, catequistas, animadores de comunidade, movimentos da Igreja e interessados no tema.


Data:
11 de outubro (sábado)
Horário:
das 9h às 12h
Gratuita

Local: Paulinas Livraria
Rua 7 de Setembro, 81 A – –Centro –– Rio de Janeiro-RJ

Informações e inscrições:
Tel. (21) 2232-5486 ou rjpromov@paulinas.com.br


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Semana da Juventude na Paróquia Bom Jesus da Penha

            O Setor Juventude da Paróquia Bom Jesus da Penha, na Penha, realizará a “Semana da Juventude” de 12 a 19 de outubro. A programação se iniciará com a missa, no dia 12, às 18h, seguida do musical “O Paraíso do Calvário”.
Nos dias 18 e 19, haverá o retiro para jovens de 14 a 30 anos “Nasci para dar Certo”, da equipe Revolução Jesus, com missionários da Canção Nova.
As inscrições no valor de R$ 10,00 podem ser realizadas na paróquia. O encerramento da semana, dia 19, terá missa, às 18h, seguida de show com a participação do DJ Allan Farias e a banda Frutos de Medjugore.
Durante a semana haverá pregação e animação, com a participação do padre Gleuson Gomes, Maíra Jaber, Ministério Haguideni, Michelle Cipriano, Álvaro do Maranathá, Ministério Rei Davi, Ítalo Villar, entre outros.
A igreja fica na Avenida Brás de Pina, 181. Mais informações pelo telefone: 2560-3618 ou na página www.facebook.com/bjp.juventude.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Jovens Promotores da Vida divulgam cartilha para as eleições

Os Jovens Promotores da Vida, grupo vinculado à Comissão de Bioética e Defesa da Vida da Arquidiocese de Brasília, lançaram no dia 13 de setembro, a Cartilha Jovem para as Eleições 2014.
Alinhada às Orientações Pastorais da Arquidiocese de Brasília divulgadas em agosto, a cartilha destaca a defesa e a promoção da vida humana, além do matrimônio e da família, com uma linguagem jovem.
Na cartilha, são detalhadas sete questões fundamentais:
1 – Direito à vida desde a fecundação até a morte natural;
2 – Valorização do casamento entre um homem e uma mulher;
3 – Direito dos pais de educar seus filhos;
4 – Combate à pornografia e à prostituição;
5 – Educação de crianças e adolescentes para a afetividade e sexualidade;
6 – Repúdio à ideologia de gênero;
7 – Rejeição à descriminalização das drogas.
Segundo Ari Ferreira, coordenador da equipe de política dos Jovens Promotores da Vida, a iniciativa é fruto de estudos realizados sobre o documento Nota Doutrinal sobre Algumas Questões Relativas à Participação e Comportamento dos Católicos na Vida Política, da Congregação para a Doutrina da Fé.
“No documento, a Igreja afirma claramente que a consciência cristã bem formada não permite a ninguém favorecer, com o próprio voto, programas que sejam contrários à fé e à moral cristã”, destaca Ari.
Ele ainda destaca: “Muitos justificam que, como o estado brasileiro é laico, os católicos não devem se envolver com a política. Contudo, os católicos são cidadãos e possuem o mesmo direito de se expressar, como qualquer outro grupo, em um estado democrático. Apresentar essas questões, para reflexão dos jovens católicos na escolha dos candidatos, desperta para a cidadania e para a necessidade de participar das decisões que afetam a vida de todos os brasileiros – inclusive a dos católicos”.
A cartilha é um convite para que os jovens possam refletir sobre essas questões na hora de escolher os candidatos, lembrando que é ainda mais importante acompanhar a atuação dos eleitos no exercício dos seus mandatos.


Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/jovens-promotores-da-vida-divulgam-cartilha-para-as-eleicoes.html

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Missão Continental Jovem

            A Paróquia São Sebastião, em Olaria, realizou a “Missão Continental Jovem” no Complexo do Alemão, dia 7 de setembro. Todos os setores estiveram reunidos acolhendo missionários jovens e adultos do Vicariato Leopoldina, jovens da paróquia, voluntários jovens da Itália e Alemanha que prestam serviço caritativo na Casa do Menor, em Nova Iguaçu, coordenada pelo padre Renato Chiera. Foram feitas visitas o dia todo, com cinco frentes missionárias. A missão foi encerrada com missa na Capela São Joaquim e Sant’Ana, na Grota, em Ramos.
Fonte: Jornal Testemunho de Fé 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cruz e Ícone da JMJ chegam na Ucrânia

Chegaram na Ucrânia a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estão viajando ao redor do mundo como parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2016, na Polônia. Os dois símbolos do grande evento de jovens foram entregues à Ucrânia na semana passada pelos jovens da Lituânia; Agora, serão levados em uma peregrinação em todo o país até o dia 04 de outubro.
Para comemorar o evento, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Leopoli, Mons. Benedict Aleksiychuk, disse que espera que "a permanência da Cruz em nossa amada Ucrânia seja um sinal da força, da verdade e da vitória de Deus", para que as pessoas provadas por conflitos possa extrair força para "seguir em frente."
O Bispo Mons. Brian Bayda, presidente da Comissão sinodal para a juventude da igreja grego-católica ucraniana (UGCC) - disse a agência Sir - salientou que a presença da Cruz e do ícone da JMJ na Ucrânia é "particularmente importante dada a situação difícil no país". Exortou os fiéis a rezarem pela paz. 
Fonte: arqrio.org

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Semana Litúrgico-Mistagógica do Vicariato Suburbano

                Na última semana de agosto a equipe da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Suburbano promoveu a Semana Litúrgico-Mistagógica. A ideia surgiu a partir do Encontro Vicarial de Jovens e Adultos realizado em abril deste ano, ocasião em que diversos catequistas e introdutores externaram suas dúvidas a respeito do tempo da Mistagogia, última etapa do processo catecumenal de Iniciação Cristã.
            O evento aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto na Paróquia Divino Salvador, em Piedade. Agentes da Pastoral do Batismo, Catequistas e Introdutores de todos os segmentos da Iniciação Cristã tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a dimensão mistagógica do processo catecumenal através de momentos de oração e palestras, ministradas por Dom Pedro Cunha, Dom Paulo Cezar, Padre Vitor Gino e Irmã Lucia imaculada.
            Merece destaque também a alegre acolhida e o apoio da Paróquia Divino Salvador, através de diversas pastorais e de seu Pároco, Padre Leomar, sempre presente. O evento contou também com a presença das editoras Paulus e Vozes: as mesas de livros foram o ponto de encontro e de troca de experiências na abertura e no encerramento dos trabalhos.
            Esperamos em Deus que esta Semana Litúrgico-Mistagógica tenha contribuído de alguma forma para sensibilizar os agentes da Iniciação Cristã sobre a importância de promover ao longo de todo o processo catecumenal o mergulho profundo no mistério da nossa fé.
            No final da página veja o restante das fotos.



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Semana Bíblica das Escolas Mater Ecclesiae

A Alegria do Evangelho – Reflexão sobre a alegria cristã, tomando em consideração a experiência do sofrimento.
Dias 16, 17 e 18 de setembro, de 18:30 às 20:30, no Auditório do Edifício João Paulo II


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Papa aos jovens: "Sonhem o futuro voando, sem esquecer a herança cultural, sapiencial e religiosa que os idosos lhes deixaram"

O Santo Padre encontrou na tarde de 4 de setembro, na Sala do Sínodo, no Vaticano, os participantes do III Congresso das “Scholas occurrentes”, que se realizou no Vaticano de 1° de setembro até dia 4. A iniciativa reúne realidades educativas de culturas e religiões diferentes e nasceu pelo impulso e encorajamento de Bergoglio.
Em seu discurso, o Papa reafirmou o que disse no avião ao concluir sua visita à Coreia, ou seja, de que estamos em guerra – fruto da cultura da desintegração e do desencontro. Nos dias atuais, se tornou recorrente a expressão “meninos de rua”, como se fosse possível crescer abandonado, sem um ambiente cultural, familiar e escolar.
Francisco contou um episódio de sua infância, quando certa vez desrespeitou sua professora. Sua mãe foi chamada na escola e, ali, o pequeno Bergoglio teve que pedir desculpa pelo ato que cometeu – dando o caso por encerrado. Todavia, a cena foi diferente ao chegar em casa, pois Francisco teve que fazer as contas com sua mãe, sem a professora por perto.
Hoje – disse o Papa – quando um filho é repreendido na escola, os pais querem processar os professores, resultado do pacto educativo que se rompeu. “Nesse sentido, é muito importante fortalecer os vínculos sociais, familiares e pessoais, porque todos – especialmente as crianças e os jovens – necessitam de um habitat realmente humano, em que encontrem as condições para seu desenvolvimento pessoal harmônico e para sua integração na sociedade.”
Durante a audiência o Pontífice lançou a plataforma tecnológica de rede das “Scholas Occurrentes”, que prevê a possibilidade de usar as novas tecnologias para favorecer os encontros e as trocas entre estudantes e escolas de diferentes países. Neste contexto, o Papa participou de uma vídeo-conferência, via internet, com estudantes que aderiram à rede de ‘Scholas’, de El Salvador, África do Sul, Turquia européia, Israel e Austrália, representando assim os cinco continentes.
O primeiro estudante, da Austrália, perguntou ao Papa como as Escolas podem avançar nesta comunicação e construir pontes. “Vocês – respondeu o Papa – podem fazer duas coisas opostas: construir pontes ou levantar muros. Os muros separam, dividem; as pontes aproximam”. Portanto - acrescentou – continuar a comunicar. Comunicar experiências":

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dez coisas que deram certo na JMJ Rio2013

O blogueiro e catequista Alexandre Varela deu dez dicas de como crescer na fé, seguindo as lições deixadas pela Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. As dicas foram apresentadas em palestra gravada para o 1º Congresso Nacional Católicos Online (Conacat). O título original é “Faça você mesmo: 10 coisas que deram certo na JMJ e que vão ajudar você e sua comunidade a crescer na fé”. Confira:

1 – Comunique-se com todos. O Papa sabia falar para todas as pessoas. Ele fala coisas que tem a ver com a humanidade de todos, com o nosso “eu”.
2 – Fale simples. Pra falar com todo mundo, não posso falar “catoliquês”. É óbvio que temos que falar a linguagem adequada, mas que seja acessível. Por exemplo, se eu falar “dogma”, talvez meu interlocutor não saiba o que é, e para muitos pode se sobressair o aspecto negativo, se estiver falando para público aleatório. Primeiro deve-se explicar, depois dizer o nome. Isso também diz respeito às atitudes simples, não somente o “falar”.
3 – Seja jovem. A JMJ mostrou o rosto jovem da Igreja. Foram 3,7 milhões de jovens nas areias de Copacabana. Todos eram jovens porque tinham uma atitude jovem, não eram carrancudos, eram abertos. Você não consegue ser missionário sendo carrancudo. Ser jovem é ser aberto, vivo. Ser católico é ser jovem. Porque ser católico é bom. Isso é ser jovem, é dar exemplo de ser católico. Ainda hoje se fala nas ruas sobre a JMJ, de sentir saudade.
4 – Pense grande. A nossa Igreja é grande, grandiosa, nós somos um povo, o povo de Deus, não uma ONG. Somos um povo que merece ser grande, quem habita em nós é o Espírito Santo. Então, nada de catequese “avacalhada”. Pode até ser algo para poucas pessoas, mas faça-o bem feito. Faça para inspirar as pessoas. O que é pensar grande pra você? É não aceitar menos que a santidade. Cristo te chama à santidade. “Ah, Ok. Você é imperfeito, é pecador”. Todos nós somos, inclusive os santos que você conhece. A exceção é Jesus e Maria. São Pedro, Santo Agostinho, e todos os outros são santos porque trilharam com bravura o caminho da perfeição. Se Deus quer, Ele te sustenta. Se você dá o seu “sim”, você consegue. Faça as coisas bonitas, bem feitas, inspiradoras.
5 – Seja voluntário. Qual é a consequência de ser inspirador? Ser voluntário. Na JMJ as pessoas estavam se doando. Era bonito ver como as pessoas se entregavam, esse espírito de “construir”. Na sua vida, na sua paróquia deve haver isso. Vá para onde Deus te chama. Claro que existem os limites de tempo. Quando você doa seu tempo a Cristo, Ele multiplica o seu tempo. É verdade. Fica tranquilo.
Deus dá a graça, capacita. Observe o exemplo de Maria. Em nenhum momento, ela disse “escolhe outra”, ela não falou “eu não quero”. Se Cristo te chama, vai.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Papa Francisco chega à Coreia do Sul

Padre Federico Lombardi é direto: o Papa está bem e satisfeito com a sua recepção no primeiro dia de sua viagem à Coréia do Sul.

Particularmente apreciado - diz ele - foi a presença da Presidente da República no aeroporto, pois nem sempre os chefes de estado chegam até a escada do avião. Esta presença indica o valor que o povo, não só católico, dá a esta visita.
O Papa ficou agradecido também pela presença de alguns leigos no aeroporto, incluindo os descendentes dos mártires que serão beatificados em breve. Este sinal foi visto como uma exaltação da família na Coréia, de acordo com a tradição cristã.
Após a chegada, o Papa foi para a Nunciatura, onde celebrou a Eucaristia na presença de um pequeno número de fiéis, incluindo religiosas.
O Papa também pregou, em italiano e espanhol, como em Santa Marta, não desistiu de sua breve homilia diária.
O discurso da presidente foi muito apreciado porque ela reconheceu o papel da Igreja no desenvolvimento do país. Infelizmente, emergiu também o sofrimento da separação, há quase 70 anos, das duas Coreias. Portanto, é importante o empenho pela reconciliação e pela paz.
O Santo Padre, referindo-se à tradição dos últimos Pontífices, especialmente João Paulo II,  associou a construção de uma paz verdadeira à restauração de uma justiça autentica.
No encontro com os bispos, Francisco alertou sobre os riscos da mundanidade do clero e como esse fenômeno pode reduzir o cuidado e a atenção efetiva e afetiva para com os pobres e necessitados, rebaixando a missão da Igreja no mundo.
Padre Lombardi justificou a ausência do cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Propaganda Fide, enviado pelo Papa ao Iraque. O cardeal enviou uma mensagem aos jornalistas, da cidade de Erbil, onde estava ontem.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé disse também que o Santo Padre está tomando medidas através de ações de caridade para aliviar o sofrimento dos refugiados cristãos na antiga Babilônia. Para os Bispos do Oriente Médio é como se tivesse nascido uma estrela de esperança. O Cardeal Filoni logo encontrará, no curso de sua missão, o chefe de Estado do Iraque.
Por fim, revelou a presença discreta de alguns jovens da República Popular da China que, apesar da relutância de seu governo, quiseram participar da Viagem Apostólica do Papa Francisco na Ásia.
Amanhã, 15 de agosto, solenidade da Assunção, feriado nacional pela Libertação da Coreia em 1945, Francisco viajará para Daejeon, onde celebrará a Santa Missa, no estádio de futebol, em seguida, almoçará no Seminário Maior com uma delegação de jovens que participam da Sexta Jornada da Juventude da Ásia antes de encontrar-se com todos no Santuário de Solmoe, lugar que recorda o martírio de Santo André Kim.
Fonte: Zenit (Agência Católica de Notícias)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Presença paterna

temp_titleFoto_06___Dia_dos_Pais_Arquivo_Pessoal_08082014181443
Nesta entrevista, o professor e escritor Luciano Rocha partilha a sua vivência familiar e ensina: “Aprendemos a ser pai, experimentando a paternidade no dia a dia”.
Testemunho de Fé - O que é ser pai?
Luciano Rocha - Ser pai é dom de cuidado, é envolver-se, estar disposto a “perder” a própria identidade em função do outro. Normalmente, as amigas de minhas filhas não conhecem meu nome. Sou o pai da Giovana ou o pai da Ana Clara. Ser pai, segundo as amiguinhas de minhas filhas, é estar atrelado à outra existência, é ser visto sempre em função do outro. Isso é muito interessante, pois o olhar atento de pessoas tão pequenas aponta para nosso lugar na vida de nossos filhos. Ser pai é viver a vida do outro e torná-la a razão de sua vida. Assim, o que era um se torna mais, vira dois, três, é dom de multiplicar, e é no cuidado com o outro que nos descobrimos ‘pai’.
TF - O que tem sido mais gratificante?
Luciano - Primeiramente, o sorriso. Ninguém te recebe em casa com mais espontaneidade que seus filhos. Todo pai é importante para seus filhos. Na figura do pai esconde-se o sentido da proteção e do cuidado. Nossas crianças pequenas olham para nós como aqueles que podem absolutamente tudo, mas, principalmente, somos aqueles que eles confiam plenamente. Em um segundo momento, diria que é gratificante ver prosperar o sorriso na vida que se desenvolve. Ver os filhos crescerem, crescer junto, estar junto e dividir com eles seus problemas, alegrias, vitórias e frustrações também faz parte da arte de ser grato. Sou grato por poder ser pai, pelo simples fato de ver o grande milagre da vida acontecendo diante de meus olhos.
TF – O que tem sido mais desafiador?
Luciano – Educar é um desafio, certamente. Sempre foi, porém, atualmente, há múltiplas fontes de formação que não existiam no passado. Há pouco tempo nossas casas tinham um telefone, que ficava na sala. Hoje temos computadores, celulares, smarts de todos os tipos, centenas de canais de TV que informam o tempo todo nossos filhos. Nem sempre esses meios de comunicação passam os valores que desejamos transmitir. Precisamos educar para a cidadania, para o respeito ao próximo, para os valores humanos, a fim de gerarmos pessoas saudáveis para nossa sociedade, tão carente de valores e de exemplos.
TF – O que um homem deveria saber antes de ser pai e o que aprende depois?
Luciano – Antes de ser pai, nossa referência é sempre nosso pai. Então, dependendo da família que trazemos em nós, essa imagem e seu sentido muda bastante. De modo geral, para ser pai precisamos entender que isso não é pouca coisa. É dever de cuidado, de doação, de ternura e aconchego. Quem quer ter um filho deve abrir mão de si, de seus desejos e vontades, para viver no outro, para o outro, com o outro. Precisamos de pais que se sintam chamados, vocacionados à paternidade. Ser pai é sempre participar da paternidade de Deus, o Pai por excelência, que tudo gerou, formou sem exigir nada em troca, só por amor. Devemos saber que ser pai é comprometer-se para toda a vida com outra pessoa. Não se troca de pai como se troca de roupa. Seu filho será sempre seu filho. É preciso se comprometer. Estar junto e deixar a vida acontecer no cuidado cotidiano. Com o tempo aprendemos que nossos filhos querem apenas isso: a presença por presente. Estar junto é viver a arte de ser pai. Todos os brinquedos do mundo e bela casa, em si mesmas, são apenas coisas que se amontoam ao redor da criança. A figura do pai agrega valor na brincadeira, no jogo, na alegria e, principalmente, na vida vivida. Com o tempo se aprende que ter brinquedo não significa brincar e que a verdadeira brincadeira, que para a criança é coisa séria, se dá na presença do outro. Ser pai é, simplesmente, estar ali e ser junto. Aprendemos a ser pai experimentando a paternidade no dia a dia.
Fonte: www.ArqRio.org

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Comissão para a Juventude da CNBB promove capacitação para assessores

Com a proposta de oferecer capacitação para agentes que atuam em atividades com a juventude nas dioceses, o curso em modalidade à distância é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e terá duração de três meses, com início em setembro. As inscrições estão disponíveis no site dos Jovens Conectados.
            Em janeiro de 2015, a etapa presencial será de sete dias, no formato seminário, em Brasília (DF). Serão abordadas diferentes temáticas, entre elas vocação, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projeto pessoal de vida, Palavra de Deus, mídia, cidadania. Além disso, o evento será uma oportunidade para troca de experiência entre os participantes. O curso é reconhecido como Extensão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.
Público-alvo
            Nesta primeira etapa, podem participar pessoas acima de 24 anos, que sejam lideranças diocesanas engajadas na evangelização da juventude, consagrados e leigos que exercem serviço entre os jovens nas dioceses, novas comunidades, movimentos, pastorais e congregações religiosas, como também catequistas de crisma. No próximo ano, serão abertas novas vagas para outros assessores e interessados no trabalho com juventude.
Formato do curso
            A primeira etapa online do curso (EAD) será constituída de leituras e reflexões de textos disponibilizados no site. Posteriormente, os cursistas participarão de seminário presencial, no período das férias de janeiro de 2015. Esta fase consistirá no aprofundamento dos temas, trabalhos em grupos, oficinas e trocas de experiências. O curso é motivado a partir das orientações do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”. De acordo com Comissão, há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens, após os frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil.

Fonte: CNBB/Comissão para a Juventude

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ampliar a Evangelização nas Universidades e Escolas

Brasília, 1º de Agosto de 2014. 
Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.
“Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados
com sua inteligência e suas respostas.” (Lc 2,47)

Em diversas partes, as Sagradas Escrituras nos mostram a força da presença de Jesus que“ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas e fariseus” (Mt 7,28)! Ensinar “com autoridade” é falar com convicção e coerência. Estes dois elementos são essenciais e complementares. As verdades ensinadas e defendidas só são escutadas com respeito, quando aquele que fala empenha-se em viver aquilo que prega. Por outro lado, este testemunho de vida necessita de fundamentação sólida para ser mais incisivo e duradouro na vida das pessoas.
Entramos no mês de agosto, mês vocacional. É um momento bem propício para revisarmos a vivência de nossa vocação. Ao escutar a voz de Deus que nos chama para um determinado estado de vida e para um serviço qualificado à humanidade, nos sentimos convocados a fortalecer nossas convicções e a ser mais coerentes.
Somos tentados e pressionados por todos os lados e o desafio de viver com coerência a vocação cristã nos impõe aprofundamento da nossa fé. Dentro e fora de nós existem forças que nos obrigam às decisões. Ao lado de nossa tendência de comodismo e fuga, encontra-se uma cultura que avança em diversos aspectos questionando-nos constantemente sobre os fundamentos de nossa fé.
Articular fé e razão se torna, portanto, um imperativo em nossa vocação de discípulos missionários de Cristo. Estamos convencidos de que o processo de amadurecimento da fé exige raízes que lhe garantam consistência, caso contrário estará fadada a se esvaziar diante das crises e dos questionamentos que os dias atuais se nos impõem. Assim, também, a Igreja não admite uma intelectualidade desconectada das outras dimensões da vida humana, inclusive da dimensão religiosa. O ser humano é belo quando considerado em sua totalidade!
Mais do que nunca, a Igreja está sendo chamada a entrar no mundo acadêmico e universitário e exercer sua vocação na história de iluminar a vida, defender os princípios que a dignificam e defendê-la de ideologias relativistas, discriminatórias, manipuladoras, tendenciosas, reducionistas. “À medida que avança o processo de escolaridade, em especial na fase universitária, os jovens se fascinam pela racionalidade das ciências e tecnologias, pela eficiência e organização da sociedade produtiva e do mercado, pelo compromisso com a transformação social, de tal forma que sua fé pode entrar, em alguns casos, em conflito com a razão; mas pode, também, amadurecer com a contribuição dessa razão. A ação pastoral deve favorecer a base intelectual da sua fé para que saibam se mover de maneira crítica dentro do mundo intelectual, acompanhados de vida cristã autêntica para que possam atuar responsavelmente no mundo do qual fazem parte.” (Doc. 85 CNBB, 219)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Conheça os Lectionautas

Que tal apreender um jeito novo e moderno de navegar nas águas profundas da Palavra de Deus? E como será bom fazê-la no seu ritmo, tê-la ao alcance das suas mãos com tablet, smartphone ou notebook em qualquer ocasião. Pois essa é a proposta do Projeto Lectionautas Brasil, que tem mobilizado jovens no país inteiro, despertando-os para as riquezas da prática da leitura orante.
            No período de 5 a 7 de setembro a equipe do Projeto Lectionautas Brasil e o Padre Décio Walker, assessor nacional da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB, estarão no Rio de Janeiro oferecendo uma capacitação especialmente voltada para catequistas de jovens e adultos sobre esse jeito novo de promover a animação bíblica da pastoral.

Vagas Limitadas!
Maiores informações no telefone 21-2292-3132, ramais 442 e 445, ou catequeserj@arquidiocese.org.br 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

"Ir sem medo, para servir"

Vários jovens estiveram presentes na Catedral de São Sebastião na tarde deste sábado, 26 de julho, para comemorar o aniversário de um ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Representando os vicariatos da cidade e  demais dioceses, aproveitaram a festa para relembrar não só a alegria de ter vivenciado a Jornada, como também para comprometer-se mais uma vez com a missão deixada pelo Papa de “ir, sem medo, para servir.”
            "Viemos relembrar a Jornada porque para nós aquela semana foi um momento muito importante”. “Queremos relembrar todo o trabalho que tivemos. Vivenciar novamente a união da juventude”. Palavras de Elisangela Souza e Cibele de Miranda que trabalharam em julho do ano passado como coordenadoras na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.
            Conferir o que foi deixado para juventude e os impactos da visita do Papa ao Rio, foram os motivos que levaram Guilherme Mendes e seu grupo de amigos, da Paróquia São Simão, em Belford Roxo, a marcarem presença na comemoração. Para eles, a Jornada foi também um momento único.
            Os jovens da Paróquia Bom Jesus da Penha estavam animados não só para o evento, como também para a Semana da Juventude que será organizada por eles no mês de Outubro. “Muitos jovens não estão aqui hoje por que não conhecem a Cristo, queremos evangelizá-los.”, disse Thaysa Nascimento.
            O arcebispo do Rio, Cardeal Orani joão Tempesta, torce para que os jovens que vivenciaram a JMJ não deixem que a experiência tenha sido em vão e que continuem em missão sempre. A tarde de ontem, segundo ele, foi “um momento para agradecer, louvar a Deus, e pedir ao Senhor que cada vez mais dê a todos coragem e ânimo novo para evangelizar”.

Fonte: www.arqrio.org / Gisele Barros