segunda-feira, 22 de junho de 2015

Congregação Nossa Senhora de Belém

            Ir. Lucia Imaculada
            Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã

            A Congregação de Nossa Senhora de Belém é uma Congregação carioca, fundada por Madre Maria Helena Cavalcanti, carinhosamente chamada de Mãezinha por seus filhos e filhas espirituais.
            Em 1957, no Rio de Janeiro, nossa Mãe Fundadora, religiosa dominicana, começou a dar aulas de religião em três estabelecimentos do governo de nível secundário: Instituto de Educação, Rivadávia Corrêa e Paulo de Frontin.
            Com a graça de Deus foi grande a receptividade por parte das alunas. Depois de quase dois anos de experiência nas escolas, Mãezinha escreveu um relatório ao senhor Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Sua Eminência leu-o atentamente, segundo suas próprias palavras, e a chamou para uma conversa. Foi um encontro no Espírito Santo. A preocupação dele vinha ao encontro de uma grande preocupação de Mãezinha: a Catequese. Ao final de duas horas de conversa, estava resolvida a fundação da Obra de Evangelização nas Escolas do Governo.
            Dom Jaime, após conversa com as superioras dominicanas, requisitou nossa Mãe para iniciar a obra e logo depois, confirmou a independência canônica da nova Congregação. Começou então, em 22 de julho de 1958, com sua bênção, aprovação e estímulo, uma Obra inteiramente dedicada à Evangelização e Catequese da Infância e Juventude especialmente das escolas públicas. No dia 25 de março de 1959, esta Obra foi elevada à Congregação de Direito Diocesano com Constituições próprias à nossa finalidade.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Abertura dos II Jogos Arquidiocesanos marca o início de uma competição muito importante para o povo de Deus

Cerimônia de Abertura tem presença de Dom Orani, Fuzileiros Navais e de todas as Delegações.

Não faltaram atrações e presenças ilustres na Cerimônia de Abertura dos II Jogos Arquidiocesanos. O evento, que aconteceu no dia 06/06, às 13 horas, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, marcou o encontro de todas as 95 Delegações inscritas.
Presidida pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, a cerimônia foi aberta com a apresentação da Banda Reuel, que levantou o público presente nas arquibancadas, repletas de atletas e torcedores das paróquias que disputarão os Jogos. Os espectadores, que vestiam camisas de seus times, cantaram músicas de incentivo para os seus atletas e levaram instrumentos musicais, cartazes e muitas bandeiras.
Durante o evento foi lida uma carta especial do Cardela Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, onde se encontra o departamento “Igreja e Esporte” no Vaticano e também são os responsáveis pela JMJ. Nesta carta o Cardeal Rylko lembro a JMJ Rio 2013 e também encorajou os atletas “a não vos fechardes nas meras dinâmicas do jogo, mas a vos tornardes autênticas testemunhas de vida e de fé concreta, verdadeiros missionários daquela que o Santo Padre chama Igreja em saída”.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Contagem regressiva para os II Jogos Arquidiocesanos

Falta muito pouco para esporte e religião mudarem a rotina de diversas paróquias do Rio de Janeiro. A 2ª edição dos Jogos Arquidiocesanos está prestes a acontecer, com o intuito de promover a prática do esporte como atividade saudável, bem como unificar ainda mais a Igreja de Cristo. A primeira edição aconteceu em 2008 e foi chamada de Jogos da Paz.
Um Congresso Técnico no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, dia 23 de maio, marcou encontro entre a organização da competição e os dirigentes das delegações que participarão da competição.
Na ocasião, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o trabalho da Pastoral do Esporte, os projetos realizados, além de debaterem todos os detalhes do Regulamento dos Jogos.
Ao final, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que estava presente, falou da importância dos Jogos e desejou que todos os participantes empenhem-se não somente em serem os melhores na disputa esportiva, mas em serem melhores com o próximo no respeito, na amizade e na busca pela paz.
O encontro assinalou também a entrega de todas as obrigatoriedades exigidas para a inscrição das equipes no campeonato. Foram recolhidos os documentos de todos os atletas, incluindo os Termos de Responsabilidade de Saúde, seguindo o regulamento da competição.
Um novo encontro com os coordenadores de delegações foi realizado no Edifício João Paulo II, na Glória, para o sorteio das chaves dos Jogos e a entrega de documentação das delegações que não fizeram na reunião que aconteceu no Seminário Arquidiocesano de São José, sendo a última oportunidade para que fossem regularizadas as situações de suas equipes.

Jogos Arquidiocesanos
A abertura dos II Jogos Arquidiocesanos acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva no dia 6 de junho, às 14h, na Rua Olinda Ellis, 470, em Campo Grande, com entrada franca.
A organização realizará um grande momento de celebração para as 95 delegações que disputarão os Jogos. São mais de 1.500 atletas inscritos pelos oito vicariatos episcopais do Rio de Janeiro.
A competição contará com disputas de futsal, vôlei, tênis de mesa e atletismo, divididas entre masculino e feminino, nas faixas etárias entre 15 e 18 anos e maiores de 18 anos.

Mais informações poderão ser obtidas no site da pastoral: www.pastoraldoesporterio.org.br e na página www.facebook.com/PastoralDoEsporteRio.

Fonte: http://arqrio.org/agenda/detalhes/671/contagem-regressiva-para-os-ii-jogos-arquidiocesanos

terça-feira, 26 de maio de 2015

Referencial da Juventude analisa atuação dos jovens na Igreja

O Bispo da Diocese de Caxias, no Maranhão, e o mais novo referencial para a Pastoral da Juventude, Dom Vilson Basso, em entrevista concedida a Rádio Vaticano, lembrou que há alguns anos, a Igreja no Brasil tem demonstrado a sua opção tanto afetiva quanto efetiva pela juventude.
Eleito na última Assembleia Geral da CNBB como novo referencial para a Pastoral da Juventude, Dom Basso, na época, havia proferido as seguintes palavras: "convocamos toda a juventude do Brasil a estar conosco para que possamos continuar levando missão, vida e esperança a todos os recantos de nosso país".
Com mais de 35 anos de experiência, o bispo possui um extenso histórico com a Pastoral da Juventude. Segundo ele, "a Igreja do Brasil, a CNBB, ama a juventude, afetiva e efetivamente".
"Continuaremos a cuidar e a apoiar esta causa. Que Deus possa colocar no coração de cada jovem deste país a esperança que a Igreja confia nos jovens e quer que seja esta seja jovem, tanto nela mesma como na sociedade."
Ao comentar o projeto "Rota 300", criado com o intuito de comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017, bem como a Jornada Mundial da Juventude em 2016, na Polônia, Dom Vilson explicou:
"Haverá a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas dioceses, organizado por cada uma delas. Junto com Nossa Senhora vai também missão e formação, além do trabalho de Ecologia. Queremos lutar para recuperar os rios do nosso país, para que sejam limpos e levem vida. Maria foi encontrada nas águas do Paraíba, e nós queremos que os rios de nosso país sejam abençoados pela Mãe Aparecida, e tenham, nesse cuidado, as mãos bonitas da nossa juventude".
Ainda conforme o prelado, "nós queremos trabalhar a missão, o compromisso dos jovens com a Ecologia, com a vida e, tudo isso, alimentado pela espiritualidade. Inspirados no ‘sim', no ‘Ecce Venio', no ‘Eis-me aqui, Senhor', de Maria, a Mãe de Jesus".
Sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, no ano que vem, disse que a importância do encontro dos jovens com o Pontífice será, sobretudo, para a solidificação da Fé, uma vez que "o objetivo maior é reforçar essa intimidade com Cristo, esta experiência com Ele. Para, então, voltar com mais ânimo para continuar o trabalho de evangelização e de missão da juventude em nosso país". 

Fonte: http://www.arautos.org/noticias/70229/Referencial-da-Juventude-analisa-atuacao-dos-jovens-na-Igreja

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Papa entra na contagem regressiva para a JMJ

Para marcar a contagem regressiva de 500 dias para a Jornada Mundial da Juventude 2016, a organização do evento publicou a nova versão do site oficial da JMJ Cracóvia 2016. A página está disponível em 9 idiomas, dentre os quais o português.
O site é dividido em diversas seções dedicadas, entre outros temas, às notícias sobre a JMJ, formação, multimídia e voluntariado, além de uma loja virtual (em inglês) na qual é possível comprar lembranças da JMJ.

Papa Francisco
Na semana em que a contagem regressiva alcançou exatos 500 dias, no dia 13 de março, representantes da organização da JMJ foram recebidos pelo Papa no Vaticano. Francisco foi informado da contagem regressiva e questionou: “A previsão é de muita gente?”. “Muitíssima”, respondeu o organizador. A próxima JMJ acontecerá entre 26 e 31 de julho de 2016, na Polônia.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3090/papa-entra-na-contagem-regressiva-para-a-jmj

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jornada Catequética da Iniciação Cristã

            O Vicariato Leopoldina realizou, no dia 28 de março, a Jornada Catequética para agentes da Iniciação Cristã e da Pastoral do Batismo na Paróquia Santa Bárbara e Santa Cecília, em Vigário Geral. O encontro teve o objetivo de renovar as forças dos catequistas com a mensagem do Papa Francisco: “Fortificai os vosso corações”, na qual o Pontífice convida toda a Igreja a uma renovação interior, a fim de não cair na indiferença nem fechar-se em si mesmo.
            “Somos chamados a ser um com o corpo místico do Senhor. Se um membro sofre, todos sofrem. Precisamos vivenciar essa verdade em nossa vida. Em muitos momentos falamos, pregamos, anunciamos, mas não vivemos”, disse o pároco, padre Klepler Magalhães, durante a celebração.
            Divididas em partes, a mensagem do Papa foi desenvolvida pelos padres assessores Givanildo Luiz de Andrade e Eufrázio Luiz Moraes da Silva.
            Durante o encontro, houve uma dinâmica motivacional relacionada aos temas abordados, destacando a importância da Iniciação Cristã na vida da Igreja.
            “O trabalho realizado pela Iniciação Cristã pode ser definido com a palavra ‘coração’. Porque é de onde partem as emoções, sentimentos e desejos. As melhores intenções sempre brotam do coração. É um grande coração, onde cabe todo mundo”, pontuou a coordenadora da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos da Arquidiocese do Rio e do Vicariato Leopoldina, Jandira Ferreira.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 4

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jovens celebram Jornada na Barra

O cenário foi a Praia da Barra da Tijuca, mais especificamente o Posto 3. Foi ali, no dia 28 de março, véspera do Domingo de Ramos, que cerca de mil jovens participaram da Via-Sacra, encenada pelo Projeto Artes, da Comunidade Shalom, em mais uma Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A Via-Sacra arrancou lágrimas e gritos dos jovens devido à veracidade da atuação. O ator que encenou Jesus Cristo, Rafael Santana, contou como foi a experiência de “ser” Jesus ali no meio dos jovens.
“Foi doloroso e mágico encenar Jesus aqui hoje. É uma experiência muito incrível, especialmente para alguém como eu, que até ano passado não tinha nenhuma vivência religiosa. Ano passado fiz um teste para ser o apóstolo João em uma peça na Comunidade Shalom. Na convivência com a comunidade, o que me chamou a atenção foi a alegria de seus membros. Desde então, comecei a me perguntar porque essas pessoas que falavam de Deus o dia inteiro me deixavam feliz, e comecei a viver uma experiência que me levou a conhecer a misericórdia de Deus”, afirmou.
Para ele, a mensagem que ficou para os jovens naquela tarde foi a possibilidade de entender o sacrifício de Jesus e perceber que a cruz, ao contrário do que possa parecer, é uma vitória e não uma derrota.
“Algumas pessoas, enquanto eu passava, gritavam: ‘Para de bater!’. O fato de elas vivenciarem esse momento da vida de Jesus assistindo é muito forte. Passa uma mensagem que leva as pessoas a imaginarem que alguém se sacrificou dessa maneira, aceitou a dor, morreu por nós e nos livrou dos pecados. Essa é a mensagem que ficou”, frisou.

Procissão de Ramos e Missa
Após a Via-Sacra, os jovens seguiram guiados pelo pastor, o cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, em procissão rumo à Paróquia São Francisco de Paula, na Praça Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca, onde presidiu a Eucaristia.
Foram mais de dois quilômetros de caminhada, passando pela orla da praia e pela Rua Olegário Maciel. Os jovens, que seguiam cantando com a banda Linguagem dos Anjos enquanto balançavam bem alto seus ramos de palmeiras, acenaram para as muitas famílias que surgiam das janelas dos prédios para acompanhar de longe a procissão.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Nova ferramenta de evangelização

No dia 27 de março, foi realizado o lançamento nacional do Projeto Alpha Jovem que acaba de chegar ao Brasil. O Projeto nasceu na Inglaterra e está se espalhando pelo mundo inteiro. E a Iniciação Cristã do Rio fez questão de prestigiar! O evento foi uma oportunidade de confraternização (inclusive com uma dinâmica super-divertida!), troca de experiências cristãs, e mostra, em primeira mão, de todo material do Projeto, que já está online.
Como o próprio nome "Alpha" já indica, trata-se de uma proposta de primeiro anúncio evangelizador, todo baseado no Querigma -- as verdades mais básicas da nossa fé. Exatamente por isso é que o Alpha vem sendo usado por várias denominações cristãs.
Sua estrutura é facilmente aplicável: são dez encontros que têm três momentos: lanche, vídeo (ou palestra) com o tema do dia e debates em grupos pequenos. Toda dinâmica é muito acolhedora e busca criar um relacionamento com Jesus e com a comunidade.
Na perspectiva da Iniciação Cristã de processo catecumenal, a proposta do Alpha se encaixa perfeitamente na etapa do Pré-Catecumenato para adolescentes, jovens e adultos.
O material dos encontros já está disponível para download gratuito no site www.alpha.org/brasil. Além dos vídeos de cada encontro, há também material que pode ser impresso nos formatos PDF e Word, além de vídeos de capacitações dos líderes que aplicarão o Alpha. Mas se a sua comunidade preferir, a equipe de missionários que está implantando o Projeto Alpha Jovem aqui no Brasil se dispõe a fazer a capacitação presencial na sua comunidade.
O contato é com o casal Jess e Mark: jess@alphabrasil.org ou mark@alphabrasil.org.





terça-feira, 31 de março de 2015

Esporte e Evangelização

Depois da Copa do Mundo, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para mais um grande evento esportivo: os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio2016.
Uma missa organizada pela Arquidiocese do Rio, por meio da Pastoral do Esporte, no dia 24 de março, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, marcou os 500 dias para o início dos Jogos.
Segundo o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a celebração eucarística, a Igreja pretende colaborar com o espírito olímpico, que procura promover a paz e o entendimento entre os povos. “A celebração traz uma oportunidade de pedir a Deus que o trabalho de organização e construção da estrutura para as Olimpíadas possa ajudar cada vez mais os habitantes de nossa cidade e, ao mesmo tempo, para que o esporte traga justiça, entendimento, saúde e fraternidade para todos”, disse.

Dias de Paz
A Cruz Olímpica e o Ícone da Paz, símbolos da Campanha “100 Dias de Paz”, também estavam expostos na celebração. Seguindo o modelo de trabalho realizado em Londres nas Olimpíadas de 2012, a iniciativa tem o objetivo de realizar diversas atividades antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, evangelizando através do esporte.
A cruz foi confeccionada pelo artista londrino Jon Cornwall, utilizando 12 tipos diferentes de madeira de vários países. Já o Ícone da Paz representa o trabalho que a Pax Christi Internacional realiza em prol da reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone através de várias imagens de histórias bíblicas e da vida de santos católicos. Segundo o coordenador do Comitê Organizador da Campanha, padre Leandro Lênin, os símbolos mostram a aliança entre as nações em torno da paz que Cristo pode trazer.

Guido Shaffer
Segundo padre Leandro, fazer a celebração da contagem regressiva na Paróquia Nossa Senhora da Paz, onde estão guardados os restos mortais do Servo de Deus Guido Shaffer, foi também muito significativo. “Guido foi um exemplo de como cultivar muito bem as virtudes espirituais e esportivas. Devemos pedir a intercessão dele para que possamos abrir novos espaços de evangelização através do esporte”, afirmou. O seminarista Guido, em processo de beatificação pela Igreja Católica, praticou diversas atividades esportivas durante sua vida e tinha o surfe como esporte predileto.

Jogos Arquidiocesanos
Para fazer com que o povo carioca vivencie valores como lealdade, perseverança, amizade, partilha e solidariedade através de atividades esportivas, a Pastoral do Esporte organiza a segunda edição dos Jogos Arquidiocesanos, evento que pretende unir jovens de toda a arquidiocese em competições esportivas de várias modalidades. As inscrições, realizadas no site www.pastoraldoesporterio.org.br, foram prorrogadas e vão até o dia 12 de abril.
Cada paróquia será uma “delegação”, com suas equipes femininas e masculinas separadas entre participantes de até 17 anos e a partir de 18 anos. Para a inscrição, a paróquia deverá eleger um representante. A competição começa a nível vicarial entre maio e julho nas seguintes modalidades: atletismo (corrida de 100m e 400m e salto em distância), futsal, voleibol de praia, voleibol de quadra e tênis de mesa. Os vencedores disputarão a final arquidiocesana em setembro. Nesta fase, acontecerão também as disputas de atletismo (corrida de 10km), basquete, handebol, lutas, natação e ciclismo.

A pastoral
Procurando colocar em prática uma nova proposta evangelizadora através da prática esportiva, solicitada por vários pontífices do século 20, a Arquidiocese do Rio fundou em 2008 a Pastoral do Esporte.
A pastoral foi reestruturada após a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, seguindo o plano pastoral arquidiocesano e alinhando-se com a realização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. A pastoral pretende mostrar a importância do esporte para uma caminhada comunitária, objetivando impactar distintas esferas sociais, proporcionando atividades esportivas que complementam a ação evangelizadora da Igreja.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3079/esporte-e-evangelizacao

segunda-feira, 16 de março de 2015

Jornada Diocesana da Juventude

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), teve sua primeira edição no Rio de Janeiro em 2014, e acontecerá novamente em 2015, dia 28 de março, sábado, no Posto 3 da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, às 14h. Da praia, os jovens seguirão em procissão até a Paróquia São Francisco de Paula, onde o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá missa às 16h. O assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, estará presente durante todo o evento, e a animação da procissão ficará por conta da Banda Linguagem dos Anjos.
O tema proposto pelo Papa para ser trabalhado na Jornada em 2014 foi a 5ª bem-aventurança: “Bem-aventurado os pobres em espírito” (Mt 5,7). Em 2015, a intenção de Francisco foi continuar essa reflexão. Portanto, ele escolheu como tema a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).
“Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada da Juventude. Como guia do nosso caminho, escolhemos as bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, refletimos sobre a bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do Sermão da Montanha. Juntos, descobrimos o significado revolucionário das bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade”, afirmou o Papa Francisco, na mensagem para a próxima JMJ, lançada no dia 17 de fevereiro deste ano.
Para a articuladora do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, Gracielle Reis, responsável pela organização do evento, é interessante a Jornada acontecer no Domingo de Ramos, porque estimula o jovem a estar no centro da fé cristã, que é a Semana Santa, quando acontecem a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
“Queremos seguir o apelo da Igreja de fazer a Jornada com os jovens cariocas para que como povo do Rio de Janeiro mergulhemos profundamente no mistério pascal desde o Domingo de Ramos”, explicou.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Congresso para Líderes da Juventude

O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no sábado, dia 28 de fevereiro, a primeira edição do Congresso para Líderes da Juventude, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória. O encontro teve o objetivo de integrar líderes de pastorais, novas comunidades, congregações religiosas e movimentos eclesiais que trabalham diretamente com jovens e articular um trabalho comum de evangelização, além de incentivar o seu protagonismo dentro da Igreja.

Testemunhas de tempos novos
O congresso foi iniciado com a celebração eucarística presidida pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Em sua homilia, destacou a importância do papel juvenil dentro da Igreja e afirmou que o jovem pode ser protagonista das mudanças deste mundo. O cardeal ressaltou também a necessidade de manter a união entre todos apesar das diferentes formas de atuação e carismas. “Vamos aproveitar o tempo da Quaresma para nos renovarmos, escolhermos novamente o Senhor Deus, o primeiro amor. Que os jovens sejam testemunhas de tempos novos, sinais de Cristo, e que esse encontro nos faça sentir enviados para cumprirmos bem nossa missão”, finalizou.

Amigos de Cristo
Após a missa, o encontro foi conduzido por padre Jorge Carreira, assessor eclesiástico do Setor Juventude. Em uma conversa descontraída e animada, que rendeu muitas risadas, padre Jorge alertou os jovens a necessidade de eles se colocarem disponíveis para servirem a Cristo e a Igreja. Ele destacou três passos importantes para isso: “desejar ser amigo de Cristo; cuidar da nossa casa, a Igreja, e de nossos irmãos e por último, ser um pastor de almas, atraindo mais pessoas para a Igreja mostrando a elas o amor a Cristo”.

Evangelização da Juventude
Gracielle Reis apresentou também o histórico da evangelização juvenil no Brasil, abordando não apenas como surgiu o Setor Juventude, mas também fazendo memórias a outros movimentos jovens presentes no país. Dois subsídios preparados pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também foram destacados. São eles o estudo 103, “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes” e o documento 85 “Evangelização da Juventude – Desafios e perspectivas pastorais”.
Karen Vieira participou do encontro por estar envolvida com eventos da juventude na Paróquia Santa Inês, em Jabour, Senador Camará. Segundo ela, o encontro é importante para aprender novas formas de motivar ainda mais os jovens na sua caminhada dentro da Igreja. “Depois da JMJ ainda há muito para realizarmos. Sinto que minha paróquia está precisando disso, tínhamos muitos jovens participando da igreja e agora somos um número bem reduzido”, ponderou. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

“Eu vim para servir”

Brasília, 1º de Março de 2015.

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

“Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)

Tempo precioso de quaresma! Que bom podermos celebrar como família este momento que nos resgata em nossa dignidade de filhos do Pai e irmãos dos outros. A Campanha da Fraternidade deste ano nos brinda com esta maravilhosa certeza: todos viemos para servir!

“Eu vim para servir!” diz Jesus aos seus apóstolos!
“Eu vim para servir!” diz a nossa Igreja ao mundo nestes dois mil anos de história!
“Eu vim para servir!” dizemos aos jovens que se encontram ao nosso redor!
“Eu vim para servir!” deve dizer ao mundo cada jovem que Deus nos confia!
Uma das melhores maneiras de servir aos jovens é capacitá-los, no amor de Jesus que os chama, para servir os outros. Torná-los multiplicadores do amor-serviço que vem do Mestre. Portanto, a evangelização da juventude se compromete a ajudar o jovem a se reconhecer amado – “servido!” – por Deus e a se predispor a amar – “servir!” – seus irmãos. Para isto, assumimos oferecer-lhe um processo formativo que conjugue espiritualidade, estudos, convivência, atividades, participação e tudo aquilo que possa amadurecer o protagonismo juvenil.
Entendemos por protagonismo juvenil o compromisso efetivo do jovem com a própria vida, com sua Comunidade de fé e com a Sociedade na qual vive. Isto depende, fundamentalmente, dele, mas, também, de cada um de nós. “Sem o protagonismo, o jovem não é motivado para assumir responsabilidade, para tomar iniciativa e para desenvolver habilidades de liderança. A juventude deve ser vista, em primeiro lugar, como lugar teológico a ser encorajada a assumir um papel de liderança e ousadia, para testemunhar a nova evangelização e fazer chegar a todos a Civilização do Amor.” (CF 2013, 217).

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Inscrições para II Jogos Arquidiocesanos terminam em março

No clima de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016, a Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio convida os fiéis das paróquias e comunidades para participar do II Jogos Arquidiocesanos, que acontecerão de maio a setembro deste ano.
Na primeira etapa vicarial serão oferecidas as modalidades: Atletismo (corrida de 100m, corrida de 400m e salto em distância), Futsal, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia e Tênis de Mesa. Os vencedores vão disputar a etapa final Arquidiocesana, entre os meses de agosto e setembro.
Segundo o assistente eclesiástico da Pastoral do Esporte, Padre Marcus Vinícius Antunes da Trindade, São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro e também dos atletas será um estímulo a mais para os esportistas cariocas.
“Cada atleta poderá contar com um intercessor que foi muito valente e corajoso em defender a sua fé, e terá esse belo exemplo para encontrar força em meio às adversidades e desafios. Que cada atleta alimentado pela sua fé em Deus também possa chegar bem em suas competições”, afirmou o sacerdote.
Após o cadastro no site, os responsáveis pelas delegações que representarão as Paróquias ou as Comunidades de Vida/Aliança receberão um e-mail com o Termo de Adesão aos II Jogos Arquidiocesanos onde o pároco ou superior da Instituição Arquidiocesana deverá assinar junto com o Responsável pela Delegação, e depois retornar de forma digitalizada por e-mail à Pastoral do Esporte. A partir de então será liberado uma senha para que o Responsável pela Delegação faça a inscrição dos atletas por modalidade na competição.
As inscrições, que tiveram início no dia 20 de janeiro, podem ser feitas até o dia 22 de março, no site: www.pastoraldoesporterio.org.br.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/inscricoes-para-ii-jogos-arquidiocesanos-terminam-em-marco-55363/

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os jovens e a Vida Consagrada

Brasília, 1º de Fevereiro de 2015.

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

“Ele será um sinal de contradição” (Lc 2, 34)

No Templo, no dia em que Jesus é apresentado, Simeão profetisa que aquele Menino que veio como “Luz para iluminar as nações” se tornará, por isto, “sinal de contradição”. Também o jovem, pelo seu jeito dinâmico de ser nesta fase da vida, carrega em si esta marca que, quando bem entendida e valorizada, traz benefícios para todos. É importante reconhecer isto e garantir-lhe condições de seu desenvolvimento sadio.
“Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do Amor. Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, mas para coisas grandes!” Com estas palavras o Papa Francisco se dirigiu à Pastoral da Juventude em seu 11º. Encontro Nacional, que aconteceu em Manaus, no final do mês passado, com a presença de jovens de todas as partes do país. Mensagem animadora a todos os jovens e, ao mesmo tempo, questionadora aos adultos responsáveis pela sua vida, educação e evangelização. Se, por um lado, a decisão por uma vida significativa depende do próprio jovem, por outro, exige dos adultos e das estruturas eclesiais condições favoráveis para uma alegre e consistente resposta.
Por isso, nos perguntamos:
“Nossas comunidades paroquiais e os projetos juvenis estão se empenhando para ajudarem os jovens a não perderem ‘a esperança e a utopia’ e a se tornarem verdadeiros ‘profetas do presente’? Ou temos perdido ricas ocasiões de formação de líderes para a Igreja e para a sociedade? O que se faz urgente renovar em nossa oferta às novas gerações para que as mesmas se sintam mais atraídas, corresponsáveis e capacitadas na construção da Civilização do Amor?”
“Além disso, o que estamos fazendo de concreto para que os jovens sejam incentivados a pensar e a apostar ‘em grandes ideais, em coisas grandes’, como expressou o Papa?” Não dá para ignorar que neste pedido do Papa Francisco há um forte convite vocacional aos jovens: “fomos escolhidos pelo Senhor para coisas grandes”! A pastoral juvenil é, intrinsicamente, pastoral vocacional, ou não é “pastoral”! Em seu bojo, todo serviço aos jovens deve se tornar um apelo cativante, possível e concreto de seguimento a Jesus Cristo, nas mais variadas vocações. “A dinâmica pastoral paroquial tem se debruçado neste assunto, buscando com criatividade novas formas de vivência da cultura vocacional no meio da juventude?”

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O menino que viu Jesus

Rapaz de comportamento diferenciado, como definem amigos e família, Guido Vidal França Schäffer faleceu aos 34 anos de idade, enquanto surfava, no Canto do Recreio. Na ocasião, o jovem estava de folga do Seminário de São José, onde estudava para tornar-se padre. O “anjo surfista”, como definiu Manuel Arouca na biografia que escreveu sobre a vida de Guido Schäffer, era, além de surfista e seminarista, clínico geral. Dedicou sua vida e profissão ao cuidado para com os que necessitavam.
Guido nasceu em 22 de maio de 1974, e tinha esse nome por causa do pai, Guido Manoel Vidal Schäffer. O pai recebeu o nome por causa de Guido Fontgallant, um candidato francês à santidade. No dia 17 de janeiro, durante a Trezena de São Sebastião, será aberto, na Arquidiocese do Rio, um processo para a beatificação do jovem, que apesar de sentir-se carioca, nasceu em Volta Redonda, onde a avó, que era obstetra, realizou o parto.
Se estivesse vivo, Guido completaria 41 anos em 2015. Desde muito novo, seguiu o caminho de Deus. Filho de católicos fervorosos, ele foi incentivado desde pequeno a participar e amar as atividades da Igreja. Rezava diariamente o Ofício da Imaculada Conceição e fazia sempre adoração ao Santíssimo Sacramento. O Terço de Nossa Senhora era um de seus melhores amigos.
“Guido dizia que é da adoração que nasce o amor aos mais pobres e aos irmãos. E dessa adoração que ele vivia fazendo brotava aquele amor que ele tinha pelas pessoas”, destacou Maria Nazareth França Schäffer, mãe do candidato aos altares.
O rapaz de sorriso aberto carregava consigo um anel em formato de terço, que era sua “marca registrada”: ele rezava diariamente em frente a uma imagem de Nossa Senhora que tinha na casa onde morava, no bairro de Copacabana.
O jovem surfeista formou-se médico e ofereceu sua profissão a Deus: começou a ajudar as irmãs Missionárias da Caridade no cuidado com os moradores de rua. E isso fez com que ele descobrisse sua verdadeira vocação.
“Como ele era uma pessoa de oração e de contemplação inaciana, através do Evangelho do jovem rico, ele sentiu a presença de Jesus. Porque Jesus fala: vai e vende tudo o que tens. E ele falou: Jesus, eu não tenho nada no meu nome, usufruo de bens que são dos meus pais e eu não posso vender. Ficou então em silêncio, e viu o diploma com o nome dele. Sentiu que Jesus o estava convidando a doar sua medicina. Ele já trabalhava na Santa Casa de Misericórdia, e quando viu por lá uma irmã Missionária da Caridade colocou seus dons a serviço”, contou a mãe.
O túmulo do jovem, que ficava no Cemitério São João Batista, em Botafogo, sempre foi muito visitado por pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. E foi pela aclamação popular que a Igreja no Rio de Janeiro fez um pedido de abertura do processo para o estudo da vida dele e comprovação de possíveis milagres.
Para Eduardo Martins, que estava surfeando com Guido no dia de seu falecimento, em 1º de maio de 2009, Guido realizava diariamente “pequenos milagres”: “Dizem que Deus se esconde nos detalhes. Eu via no agir do Guido o amor a Deus. E se o milagre é uma manifestação de Deus, eu via o Guido manifestando Ele em todas as oportunidades que tinha. Guido me aproximava muito de Deus”, frisou o amigo. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Conheça o hino da JMJ 2016 de Cracóvia

O comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia 2016 deu a conhecer o hino do encontro dos jovens com o Papa. Junto ao Conselho Pontifício para os Leigos, os organizadores escolheram o canto “Bem-aventurados os misericordiosos”, de Jakub Blecharz, como hino oficial da próxima JMJ.

Sobre o que fala o hino da JMJ Cracóvia 2016?
            Jakub contou ter buscado inspiração na Bíblia para compor o hino, que está inteiramente baseado na Palavra de Deus. 
O hino começa com as palavras do Salmo 121, que coloca em nossos corações a paz e a certeza de que nosso Senhor misericordioso vela sobre nós e cumprirá sua promessa de acompanhar o ser humano “desde agora e para sempre”.
Já na primeira estrofe, Deus é definido como misericordioso.
            Na segunda estrofe, encontramos uma referência à parábola da ovelha perdida, do Evangelho de Lucas (15, 1-7), que nos dá a esperança de que Deus não se cansa de tentar levar o ser humano à vida plena. Nesta parábola, Jesus nos garante que a conversão de um pecador leva o céu a uma grande alegria.
Por meio de sua morte na cruz, deu-nos a possibilidade de alcançar uma vida nova e, assim, colocou o ser humano em seu eterno plano de salvação, graças ao seu santo sangue derramado por nós.
No refrão, encontramos palavras da 5ª bem-aventurança do Sermão da Montanha (Mateus 5, 3-10): “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”. Esta é também a mensagem da JMJ de Cracóvia, a cidade de onde saiu a mensagem da misericórdia de Santa Faustina Kowalska. 
A terceira estrofe é uma paráfrase do Salmo 130, “De profundis”: “Se levardes em conta as culpas, Senhor, quem poderá subsistir? Mas em Vós se encontra o perdão, para que sejais temido”. A atitude de Deus para conosco é nossa inspiração para agir com misericórdia com os outros.
A seguinte estrofe expressa os pontos mais importantes do “kerigma” (ou seja, o conjunto das verdades mais básicas do Evangelho): a salvação em Cristo crucificado, sepultado e ressuscitado, mas também a necessidade de aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Redentor.
O interlúdio do hino é um convite à vida cheia da esperança e da confiança que surgem da ressurreição de Jesus Cristo.
            Esperamos a versão em português desta belíssima melodia, que acompanhará todos os jovens peregrinos do mundo.


Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/2877/conheca-o-hino-da-jmj-2016-de-cracovia

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"Jovens protagonistas da Paz"

Brasília, 1º de Janeiro de 2015.

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

”Bem-aventurados os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus”
(Mt 5, 9)

“Dia Mundial da Paz”!
Sempre iniciamos o ano com esta comemoração, ou melhor, com esta aspiração e esperança! E não é para menos: a paz é expressão profunda do ser humano, pois está intrinsecamente relacionada com o sentido de harmonia, de alegria, de plenitude da vida. Consciente ou não, a pessoa humana deseja a paz, irmã da felicidade. E passa a vida a sua procura. Queremos estar em paz; queremos a paz! Não há, em primeiro lugar, um ensinamento para isto, mas uma aspiração na raiz da vida. Quando não atingimos esta paz, nos tornamos doentes, depressivos, irracionais. Quando não a defendemos, não a facilitamos ou, pior ainda, a ela nos opomos, renunciamos a nossa filiação divina, tornando-nos violentos, divisores… diabólicos!
Bem-aventurados – felizes! – se tivermos como princípio motivador da vida, da vocação e da ação pastoral missionária, a paz! Bem-aventurados – felizes! – se, além disso, promovermos a paz, defendendo-a, ensinando-a, facilitando-a! A “paz”, segundo o hino das Bem-aventuranças, é a característica principal que identifica a criatura com o Criador, tornando-a radicalmente filha de Deus: “sereis chamados filhos de Deus”.
Como responsáveis pela evangelização da juventude, somos convocados a promover a paz em nosso meio. E “promover a paz” significa: anunciar a paz, provocar a paz, celebrar a paz, divulgar a paz. Sendo assim…
O tema da paz tem sido bem anunciado, trabalhado na catequese e nas reflexões dos grupos e organizações juvenis? Utilizamos pedagogias apropriadas capazes de descobrir e enfrentar os focos de sofrimento, revolta, insatisfação existenciais dos jovens e oferecer-lhes alternativas de sua superação, principalmente pelo encontro marcante com o Único que traz a paz verdadeira, profunda e permanente, Jesus Cristo? Sem o equilíbrio interno de uma paz existencial o jovem, além de não se encontrar como pessoa, buscará perigosos subterfúgios para minimizar suas carências profundas.
A paz tem sido provocada nos encontros grupais e comunitários? O diálogo, o respeito pelo diferente, o perdão, a paciência fazem parte das relações interpessoais? Os líderes adultos têm dado testemunho disso? E nós, sabemos escutar os jovens e provocamos o diálogo entre as gerações?
A paz tem sido celebrada junto aos jovens? Eles estão acolhendo os sacramentos como encontro qualificado em vista da paz que o coração humano pede tanto? Nós os temos cativado para a alegre busca da Eucaristia que enche a alma de paz por termos o próprio Deus conosco? Eles percebem que estamos realmente dispostos a atendê-los e acompanhá-los, para auxiliá-los no encontro da paz, fruto da misericórdia divina, proveniente do sacramento da Reconciliação?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Papa Francisco envia mensagem exclusiva para o Réveillon do Rio e recorda JMJ

A virada do ano para os cariocas foi especial. Antes da tradicional queima de fogos que reúne cerca de dois milhões de pessoas na orla de Copacabana, uma mensagem do Papa Francisco foi exibida nos telões da praia, mesmo local dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
Tendo em vista as comemorações dos 450 anos da cidade, em 2015, o Arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, solicitou no Vaticano a mensagem e, assim, o Santo Padre marcou presença mais uma vez no Rio de Janeiro, depois da JMJ.
Em seu texto, o Pontífice agradeceu a acolhida dos jovens no ano passado e destacou a história de fé de um povo que não se deixa abater mesmo diante das dificuldades, como assim foi na vida de seu padroeiro, São Sebastião. Francisco, além de recordar a fundação do Rio, destacou sua beleza natural que justifica o título de “cidade maravilhosa”.
“Querido povo carioca, crê em Deus e Ele cuidará de ti. Endireita os teus caminhos. Espera Nele. Conserva o seu temor e Nele envelhecerás”. Deste modo Francisco exortou o povo carioca a confiar em Deus e fez o convite para que cada um se coloque na perspectiva do Cristo Redentor que, do alto do Corcovado, domina a geografia da cidade e também enxerga as contradições e injustiças.
Ao convidar os cariocas e brasileiros a não permanecerem de braços cruzados, o Santo Padre chama atenção para a construção de um diálogo entre as gerações, pois todos podem contribuir na formação de uma civilização mais justa e fraterna, apesar das inúmeras “cidades invisíveis” e culturas diversas que coexistem num mesmo espaço territorial.
Desta forma, segundo o Pontífice, se faz necessário não perder a esperança, pois a presença de Deus é concreta na capital fluminense: “Deus habita na cidade, Deus habita na cidade. Jesus não ignora as necessidades e sofrimentos de tantos que estão aqui na terra. Seus braços abertos nos convidam a superar as divisões e a construir uma cidade unida pela solidariedade, justiça e paz”.
E se cada cidadão carioca pode contribuir com esta missão, Francisco dá novamente a dica, como fez na visita à comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro: é possível “colocar mais água no feijão”!
“De modo concreto, creio que todos podemos aprender muito com o exemplo de generosidade e solidariedade das pessoas mais simples. Aquela sabedoria generosa de saber colocar mais água no feijão, do qual nosso mundo recente tanto”, enfatiza.
O Rio de Janeiro tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo. Deste modo e com um contagiante sorriso, o Papa encerra a mensagem, parabeniza a cidade pelos seus 450 anos de fundação e deseja um “Feliz 2015”. E como de costume, pede orações para ele: “Peço que sempre rezem por mim e, desejando um Feliz 2015 a todos, a cada um envio minha bênção apostólica. Obrigado!”.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/papa-francisco-envia-mensagem-exclusiva-para-o-reveillon-do-rio-e-recorda-jmj.html