Festa junina com moradores em situação de
rua, em frente à Candelária promovida pela Toca de Assis e com a presença de
muitos jovens da paróquia São João Batista de Rio das Pedras.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Clipe oficial do hino da JMJ 2016 com legenda em português
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/clipe-oficial-do-hino-da-jmj-2016-com-legenda-em-portugues/
terça-feira, 21 de junho de 2016
Kit Peregrino é apresentado em Cracóvia
Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude
(JMJ) de Cracóvia já sabem como estarão “equipados” para o evento. O Kit
Peregrino foi apresentado na última quinta-feira, dia 16, e traz em si um
design que remete aos elementos da Jornada polonesa e à misericórdia.
O Kit, desenhado com base no projeto vencedor
de Hanna Talarek, inclui uma mochila disponível em três cores – azul, vermelha
e amarela –, as quais serão atribuídas aleatoriamente. O seu desenho gráfico é
a centelha da misericórdia, um dos elementos do logo da JMJ Cracóvia 2016.
Formato importante
Segundo a coordenadora do Setor de Design
Gráfico da JMJ Cracóvia 2016, Monika Rybczyska, “quando a mochila estava sendo
projetada, o gráfico e o formato eram o mais importante”.
“Para o gráfico – explica –, nós queríamos
que nossa mensagem fosse consistente e que levasse em conta o tema da
misericórdia e a centelha, que ‘sai de Cracóvia para o mundo inteiro’. É por
isso que este elemento do logo estará na mochila”.
Em relação ao formato, a coordenadora afirma que
a preocupação principal era no que diz respeito à funcionalidade. “Chegar à
forma final da mochila nos tomou quase... três meses!”, recorda.
Dentro da mochila
Dentro da mochila, o peregrino encontra um
terço-bracelete para rezar o Terço da Divina Misericórdia, um lenço de
microfibra, um xale multifuncional para proteger do sol de julho e uma capa,
caso chova.
Há ainda um guia do peregrino, um guia de
Cracóvia, uma oração “Jesus eu confio em Vós”, um livro de orações “Um Livro
Extraordinário sobre a Divina Misericórdia” e, dependendo do tipo de pacote
escolhido, vouchers para alimentação.
Os peregrinos devem chegar a Cracóvia para a
JMJ 2016 no dia 25 de julho e as atividades se realizarão de 26 a 31 de julho.
As inscrições para a Jornada terminam no próximo dia 30 de junho.
Fonte:
http://br.radiovaticana.va/news/2016/06/20/jmj_2016_kit_peregrino_%C3%A9_apresentado_em_crac%C3%B3via/1238550
Terço-bracelete do kit / Foto: krakow2016.com
Mochilas nas cores vermelho, amarelo e azul / Foto: krakow2016.com
Xale multifuncional para peregrinos / Foto: krakow2016.com
Capa de chuva para proteger peregrinos em caso de chuva / Foto: krakow2016.com
quarta-feira, 15 de junho de 2016
Sacerdote e coroinha: mártires do Sul
Durante o 4° Encontro
Nacional de Postuladores realizado no Rio de Janeiro, o cônego Alexander Mello
Jaeges, da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, vice
postulador da causa de canonização dos beatos padre Manuel Gómez González e o
coroinha Adílio Daronch, apresentou a história de dois candidatos à canonização
e salientou a figura do jovem rapaz Adílio.
Adílio Daronch nasceu
em 25 de outubro de 1908, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Desde cedo,
Adílio manifestava predileção pelas coisas da Igreja, e depois da Primeira
Comunhão começou a auxiliar como coroinha no serviço do altar. Ele era um
menino alegre, porém reservado; gostava de futebol e de brincar com outras
crianças.
“Ele era um adolescente
que ajudava nos trabalhos de casa, que gostava de praticar esportes; tinha
amizades, mas também vivia a sua fé, não como algo separado da sua vida. Isto
incentiva os jovens hoje a viverem de um modo diferente no mundo: apreciando o
estudo, o cotidiano e as amizades, mas fazendo uma seleção daquilo que vale a
pena”, revelou.
Segundo destacou o
vice-postulador, o coroinha Adílio acompanhava o padre no seu trabalho
cotidiano, e muitas vezes eles saíam a cavalo. As visitas duravam normalmente
um mês, tempo necessário para conseguir visitar e atender as diversas
comunidades que compunham a paróquia gigantesca.
“Devido à
manifestação da fé e ao anúncio do Evangelho, o padre vivia ameaçado de morte.
Adílio era um jovem que sabia dos perigos e das dificuldades e, mesmo diante de
tudo, o seguia nas missões,” disse cônego Alexander.
O outro candidato a
santo é o padre espanhol Manuel Gómez González, que desde pequeno sonhava em
ser sacerdote.
Aos 25 anos, recebeu
a ordenação em sua terra natal, viajando em 1904 para Portugal, onde permaneceu
como pároco até 1913, mesmo ano em que veio para o Brasil por conta de uma
perseguição religiosa à Igreja Católica portuguesa.
Depois de chegar ao
Rio de Janeiro, foi encaminhado para o Rio Grande do Sul, onde dois anos depois
foi nomeado pároco no município de Nonoai. No local, desempenhou sua missão
evangelizando o povo com dedicação.
Com bondade e paciência, o sacerdote soube
cumprir seu trabalho pastoral; promoveu e encorajou o Apostolado da Oração,
organizou a catequese e incentivou a participação dos fiéis nas missas e nos
sacramentos. Além disso, fundou uma escola na própria casa, na qual ensinava
gratuitamente crianças e adolescentes.
Nesta época, o Rio
Grande do Sul passava por uma revolução e muitas paróquias já não tinham mais
padres, porque foram expulsos ou já tinham sido transferidos. Padre Manuel foi
determinado a atender os cristãos do sertão do Alto Uruguai, mesmo sabendo do
perigo que enfrentaria.
Em 1924, padre Manuel
foi abençoar um cemitério junto ao coroinha, e havia uma emboscada preparada
por soldados. No local, foram amarrados em árvores e assassinados; o sacerdote
com dois tiros e o menino de 15 anos com três.
“A devoção começou
logo após a morte porque o local do martírio se tornou um lugar de peregrinação
com muita gente rezando e pedindo a intercessão deles”, completou o cônego.
Fonte: Jornal Testemunho de Fé, página 16
terça-feira, 24 de maio de 2016
A verdadeira arma que muda o mundo: o amor misericordioso de Deus
A Iniciação Cristã de jovens e adultos
participou da Hora Santa no último sábado, dia 21 de maio, na Igreja de
Sant’Ana, no Centro. O celebrante da tarde foi o Cardeal Orani João Tempesta,
acompanhado do pároco, padre José Laudares.
Na homilia, Dom Orani lembrou da preparação
para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, quando os jovens estavam reunidos
em vigílias no Santuário de Adoração Perpétua, para rezar pelos desejos de cada
peregrino que iria participar do encontro. O Cardeal também explicou o
Evangelho do dia – o filho pródigo –, pelo olhar da misericórdia, tema da
Semana Eucarística deste ano.
“Nessa hora especial de oração, vocês são
chamados a experimentar a misericórdia de Deus e anunciar essa experiência de
amor e misericórdia aos irmãos e irmãs”, convidou ele.
Pela primeira vez na Hora Santa, o jovem
Rafael Monteiro, da Paróquia Santos Anjos, no Leblon, disse que a celebração o
fez acreditar que Deus é essencial na sua vida e acolheu as palavras de Dom
Orani no coração.
“Na homilia, o que me tocou foi quando o
Cardeal disse que é necessário confiar em Deus e ter um coração aberto, porque
somos jovens e ainda estamos começando a vida,” declarou o rapaz.
A celebração foi finalizada com a benção do
Santíssimo, dada pelo Arcebispo do Rio.
“Foi muito lindo! A presença de Deus é muito
forte nesse lugar e a adoração foi muito tocante. O que mais me emocionou foi
quando cantaram o cântico da bênção do Santíssimo”, contou a jovem Fernanda
Sampaio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá.
Fotos: Marcos
Arzamendia
Fonte:
http://arqrio.org/noticias/detalhes/4418/a-verdadeira-arma-que-muda-o-mundo-o-amor-misericordioso-de-deus
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Esporte e Paz
A
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em parceria com instituições
alemães, está promovendo a campanha “Rio se Move”, com o objetivo de trabalhar
a cultura de paz por meio da atividade esportiva e complementares para crianças
e jovens dos projetos sociais da arquidiocese.
Foi
realizado um encontro inter-religioso denominado “Esporte pela Paz – Circuito
Olímpico” na Paróquia São José, na Lagoa, neste dia 22 de maio, às 8h, na Avenida
Borges de Medeiros, 2735. O encontro contou com a presença de diversos líderes
religiosos, com o intuito de suscitar o diálogo entre o esporte e a paz entre
as nações, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê
Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Após o encontro, foi realizado o
“Circuito Olímpico”, também no espaço da igreja, com a prática de diversos
esportes olímpicos. O encerramento estava previsto para 14h.
Segundo
o responsável pelo Departamento de Eventos Esportivos da Pastoral do Esporte da
Arquidiocese do Rio, padre Leandro Lenin, “o projeto procura promover diversas
atividades saudáveis que demonstrem como o esporte pode contribuir para o bom
entendimento entre as pessoas, difundindo assim os valores olímpicos e cristãos.
Estas atividades aproveitaram um espaço representativo e simbólico da cidade, a
Lagoa Rodrigo de Freitas, para expressar o anseio da prática do esporte como
meio de promoção da paz no contexto do ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Rio 2016” ,
disse.
A
abertura do evento “Esporte pela Paz – Circuito Olímpico” teve início com missa
realizada na Paróquia São José, na Lagoa, presidida pelo Cardeal do Rio Orani
João Tempesta na manhã do dia 21 de maio. Estavam presentes padres e
representantes das pastorais do Esporte do Rio de Janeiro.
Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4411/esporte-e-paz-promove-atividades-esportivas-entre-jovens-no-rio-de-janeiro
terça-feira, 10 de maio de 2016
Papa encoraja jovens a dar a vida pelo Evangelho
Francisco pediu
que no lugar da insatisfação que atinge os jovens cresça a voz
do Espírito que os leve a gastar a vida por causas nobres
O Papa Francisco iniciou suas atividades
nesta terça-feira, 10, celebrando a missa na capela de sua residência, a Casa
Santa Marta.
A homilia de Francisco foi inspirada no
trecho dos Atos dos Apóstolos que narra a despedida de Paulo da comunidade de
Mileto. Trata-se de uma cena emocionante: Paulo sabe, e o diz, que não verá
mais aquela comunidade, os presbíteros de Éfeso que mandou chamar e agora estão
ao seu redor. Chegou a hora de partir para Jerusalém, é ali que o Espírito o
conduz, o mesmo Espírito do qual reconhece o absoluto senhorio sobre sua vida,
que sempre o impulsionou ao anúncio do Evangelho, enfrentando problemas e
penas.
Francisco destacou que este
trecho evoca a vida do missionários de todas as épocas.
“Partiam obrigados pelo Espírito Santo: uma
vocação! E quando, nesses lugares, vamos ao cemitério e vemos suas lápides:
muitos morreram jovens, com menos de 40 anos. Porque não estavam preparados
para suportar as doenças locais. Deram a vida jovens: ‘gastaram’ a vida. Eu
penso que eles, naquele último momento, longe de sua pátria, de sua família, de
seus caros, tenham dito: ‘O que eu fiz valeu a pena!'”.
Missionários, glória da
Igreja
O Papa explicou que o missionário parte sem
saber o que lhe espera e citou a despedida da vida de São Francisco Xavier
narrado por José María Pemàn, escritor e poeta espanhol de 1900. Uma página que
evoca aquela de São Paulo, que disse em seu discurso de despedida: “Sei apenas
que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam
cadeias e tribulações”. Francisco disse que o missionário sabe que a vida não
será fácil, mas prossegue.
Ao falar sobre os apóstolos de hoje o
Papa se emocionou.
“Os nossos missionários, esses heróis da
evangelização dos nossos tempos. A Europa que encheu de missionários outros
continentes… E esses partiam sem voltar… Creio que seja justo agradecer ao
Senhor por seu testemunho. É justo que nós nos alegremos por ter esses
missionários, que são testemunhas verdadeiras. Eu penso em como foi o último
momento deles: como pode ter sido a despedida? Como Xavier: ‘Deixei tudo, mas
valeu a pena!’. Anônimos, foram embora. Outros mártires, isto é, oferecendo a
vida pelo Evangelho. Esses missionários são a nossa glória! A glória da nossa
Igreja!”.
Jovens, “gastem” a vida por
causas nobres
Ao concluir, Francisco pediu
que no lugar da insatisfação que atinge os jovens de hoje, cresça a
voz do Espírito que os leve a gastar a vida por causas nobres.
“Gostaria de dizer aos jovens de hoje que não
se sentem à vontade, que dizem ‘não estou muito feliz com esta cultura do
consumismo, do narcisismo…’, olhem o horizonte! Olhem para lá, olhem para esses
nossos missionários! Pedir ao Espírito que os obrigue a ir para longe, a
‘gastar’ a vida. É uma palavra um pouco dura, mas a vida vale a pena ser
vivida. Mas para vivê-la bem, ‘gastá-la’ no serviço, no anúncio, e ir avante.
Esta é a alegria do anúncio do Evangelho”.
Fonte:
http://papa.cancaonova.com/papa-encoraja-jovens-dar-vida-pelo-evangelho/
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Arquidiocese lança campanha Rio se Move
No ano dos Jogos Olímpicos, a Arquidiocese do
Rio de Janeiro realizou o lançamento da campanha “Rio se Move”, uma parceria
com diversas instituições alemãs, no dia 26 de abril, na sede do projeto “Se
Essa Rua Fosse Minha”, em Laranjeiras. A iniciativa tem como objetivo dar maior
visibilidade a alguns programas existentes na arquidiocese que atuam em
benefício daqueles que sofrem exclusão social, presente na dinâmica dos grandes
eventos.
Durante o lançamento, o secretário-geral da
Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steine, destacou
que a parceria é uma oportunidade de fazer com que os grandes eventos possam
alcançar as pessoas que estão à margem da sociedade, de forma que, ao renovar
as esperanças, esse possa ser um tempo novo para o povo carioca.
“O projeto ‘Rio se Move’ é a parte brasileira
de uma iniciativa que nasceu na Alemanha chamada ‘Rio nos Move’. Junto a várias
instituições de caridade, esse projeto percebeu as necessidades de nosso povo e
colocou jovens e adultos à disposição para nos ajudar. Ao encontrar eco em
nossa cidade, nós também fazemos parcerias. Chama-se ‘Rio se Move’ porque é a
cidade se movimentando em prol dos seus. A CNBB, a Conferência dos Religiosos
do Brasil e a ArqRio estão unidas a essas instituições alemãs para falar,
pincipalmente, de um legado mais humanizado, de forma que os grandes eventos,
como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, realmente possam chegar ao coração da
nossa gente, incluindo, educando, dando mais expectativas e esperanças de que
este evento que vai passar vai deixar um tempo novo na cidade”, destacou.
Evangelização e os Jogos
Olímpicos
De acordo com o Cardeal Orani João Tempesta,
por conta dos Jogos a cidade se tornou uma vitrine para o mundo e não pode
deixar passar a oportunidade de evangelizar. O arcebispo ressaltou que a Igreja
está atenta e busca estabelecer diálogos e pontes com os grupos envolvidos.
“Sabemos que o mundo dos esportes é um campo,
ao mesmo tempo, fértil e aberto para a evangelização. O Rio de Janeiro vai
receber esses grandes eventos esportivos, e a arquidiocese não pode se omitir
diante da responsabilidade de fazer com que o Evangelho seja anunciado e os
legados humanos e sociais se destaquem. Ao longo do século passado e também
deste, pontífices e clérigos expressaram essa ligação por entenderem o esporte
como uma importante ferramenta de promoção de bons valores à sociedade. É a
primeira vez que uma cidade da América do Sul recebe tal evento. Isso fez de
nossa cidade uma vitrine para o mundo, com seus elogios e críticas. A Igreja do
Rio está atenta e procurando estabelecer diálogo e ponte com todos os grupos
envolvidos, às vezes com sucesso, outras nem tanto”, ressaltou.
O cardeal ainda contou que na Vila Olímpica,
local onde os atletas ficarão alojados, será feita uma ‘capelania’
inter-religiosa, na qual todas as religiões terão espaço. As pessoas também
serão acolhidas nas paróquias próximas à região, e haverá celebração de missa
em diferentes idiomas. Ele ainda lembrou que, durante a Jornada Mundial da
Juventude, em 2013, o Papa Francisco abençoou, pela primeira vez na história as
bandeiras Olímpica e Paralímpica no Santuário do Cristo Redentor, fortalecendo
ainda mais os laços entre a evangelização e o mundo dos esportes.
Em 2012, ao final dos Jogos de Londres, a
arquidiocese recebeu dois símbolos: a cruz Olímpica e o ícone da paz. Tais
sinais vão marcar a presença da Igreja nos grandes eventos esportivos mundiais.
segunda-feira, 25 de abril de 2016
“Todo o batizado é um discípulo missionário”
O Ano da Esperança, vivenciado por toda a
Arquidiocese do Rio de Janeiro em 2015, teve como gesto concreto a missão
popular. Porém, a missionariedade, que jamais se encerra, terá continuidade
durante o Ano da Misericórdia. Por isso, o Conselho Missionário Arquidiocesano
(Comidi) realizará, no dia 7 de maio, na Catedral, uma formação para os
Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas), das 8h às 12h.
De acordo com o coordenador arquidiocesano da
dimensão missionária, padre Licinho Cohen Couto, houve um crescimento na
consciência missionária, mas também existe a necessidade de criar e dar
estrutura às Comipas.
“Retornamos às atividades com muita alegria.
O ano de 2015 foi muito efetivo, houve um envolvimento das paróquias de maneira
que nos deixou muito contentes e sentimos, assim, o crescimento da consciência
missionária. Agora, o grande passo que daremos será aproveitar toda essa
motivação e o trabalho que foi feito para continuar através da criação e
formação de Comipas. Desde a primeira reunião de 2016, estamos preparando esse
encontro de formação porque é algo fundamental”, afirmou o padre.
O conselho missionário tem várias instâncias,
a primeira delas é o Conselho Missionário Nacional (Comina), cuja função é
animar as pessoas para o trabalho missionário, dar formação e estruturas. A
nível regional, a Arquidiocese do Rio compõe o Conselho Missionário Regional
Leste 1 (Comire Leste 1), tendo o bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa como
animador. Em seguida, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e depois os
conselhos missionários Vicarial e Paroquial, no qual o pároco é o responsável
pela comissão.
Padre Licinho destacou que se faz necessário
o envolvimento de todos os movimentos e pastorais. Ele ainda ressaltou que é
preciso ultrapassar as pastorais mais conservadoras para dar continuidade à
missão e que é fundamental que os leigos assumam o compromisso missionário.
“Queremos mostrar que os conselhos não são
pastorais, mas querem envolver todas as forças na esfera em que trabalham.
Queremos ter um representante das pastorais, justamente porque a missão é para
todos. Desejamos que os movimentos se envolvam com o nosso trabalho e que nós
também estejamos comprometidos com os deles, no sentido de que tudo deve ser
missionário. Quando o Papa Francisco declarou que desejava uma Igreja em saída,
ele quer mostrar que a Igreja somos todos nós. Temos as dificuldades, também
por conta das pastorais de conservação, mas percebemos que o mundo atual clama
com sede de Deus, e não podemos ficar com os olhos e ouvidos fechados para essa
realidade. Queremos que cada vez mais o leigo assuma esse protagonismo da
missão”, sublinhou.
Padre Licinho ainda acrescentou que, geralmente,
os padres e os bispos recebem as funções de animadores, como aqueles que vão
incentivar e deixar com que os leigos possam assumir também os trabalhos. O
pároco pode ser o presidente, como aquele que está à frente, mas também delegar
funções.
“A Conferência de Aparecida foi muito clara,
enfática e muito feliz quando alertou que todo o batizado é um discípulo
missionário. Então, as funções, os encargos, os ministérios, eles variam, mas
nenhum tem a mesma importância dentro do aspecto missionário. Então, quando o
documento nos deu a clareza dessa responsabilidade, vimos frutos maravilhosos”,
acrescentou o padre.
De acordo com o padre, muitos missionários
também se preparam para viver uma nova missão durante a Jornada Mundial da
Juventude, que vai acontecer na cidade polonesa de Cracóvia, em julho deste
ano.
“Estamos nos preparando com todo entusiasmo
para a missão em Cracóvia, durante a Jornada Mundial da Juventude. Vários
missionários estão se organizando e a gente quer entrar nesse espírito eclesial,
nessa festa com a juventude. Estamos bem empolgados e com o espírito de que nós
já recebemos o missionário maior, o Papa Francisco, aqui no Rio. Agora a gente
quer de novo fazer essa experiência, mas de uma maneira nova, vamos levar esse
espírito que o brasileiro tem de confraternização e alegria”, concluiu.
Fonte:
http://arqrio.org/noticias/detalhes/4304/todo-o-batizado-e-um-discipulo-missionario
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Jovens de todo o Brasil participam de Romaria em Aparecida
O Santuário Nacional de Nossa Senhora
Aparecida (SP) recebe, neste final de semana, dias 9 e 10, centenas de jovens
para a primeira Romaria da Juventude. Com o tema “Juventude com Cristo na casa
de Maria”, o evento organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a
Juventude reúne as diversas expressões juvenis da Igreja no Brasil em sintonia
com a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB).
O bispo de Caxias (MA) e presidente da
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso,
manifestou sua gratidão pela participação expressiva da juventude de vários
lugares do Brasil.
“Nós agradecemos a Deus e a Nossa
Senhora Aparecida porque jovens de todos os recantos do Brasil vieram a
Aparecida nesta primeira Romaria Nacional. Que Deus abençoe a Juventude e a
Igreja possa continuar abraçando sempre essa causa, porque a Juventude é o
presente, é o futuro de nossa Igreja”, desejou.
Tendas
Os bispos referenciais para a Juventude nos
regionais da CNBB se dividiram, neste sábado, 9, pelas cinco tendas das
expressões juvenis para conduzir catequeses.
Na tenda Rota 300, houve catequeses sobre
“Espiritualidade da jovem Maria”, “Maria: Mãe das Vocações”, “Ecologia e vida”,
“Obras de misericórdia” e “Maria, mãe da esperança”. O bispo de Barretos (SP),
dom Milton Kenan Júnior, falou sobre as obras de misericórdia.
A tenda Movimentos teve as catequeses sobre
os temas “Maria, a Rainha de toda a Criação”, inspirada no parágrafo 241 da
encíclica Laudato Si, do papa Francisco, e “Mãe da Misericórdia ensina-nos
a contemplar esse mundo com sabedoria”, com base na bula de proclamação do
Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus. Esta pregação
foi proferida pelo bispo de São Luiz de Cáceres (MT), dom Antonio Emídio
Vilar.
“Um
tema, justamente, na casa da mãe, neste ano da Misericórdia, para que ela nos
ensine a olhar esse mundo com o mesmo coração de mãe, com a sabedoria que ela
recebeu, como dom do Espírito para também olhar essa humanidade tão necessitada
da misericórdia”, explicou dom Vilar.
O bispo de Três Lagoas (MS), dom Luiz
Gonçalves Knupp, conduziu a reflexão na tenda da Pastoral da Juventude, com o
tema Missão. No espaço, também houve catequese sobre “Ecologia” e foi abordada
a temática da Semana da Cidadania, que está em sintonia com a Campanha da
Fraternidade Ecumênica de 2016 e com o eixo ecologia da Rota 300. As atividades
da tenda foram encerradas com uma ciranda pela vida da Juventude.
A primeira catequese da tenda Congregações
foi sobre “Espiritualidade da jovem Maria”. O módulo contou com uma feira do
carisma e encerrou com a pregação sobre “Maria, mãe da esperança”, com o bispo
de Jaboticabal (SP), dom Eduardo Pinheiro da Silva.
A tenda Novas comunidades teve catequese
sobre o tema “Juventude em missão com a mãe Aparecida”. Os jovens puderam
participar de uma roda de experiência missionária e de momentos de reflexão a
respeito da missão, da assessoria e do projeto rota 300. “Maria e a nova
evangelização” foi o tema da catequese com o bispo de Sobral (CE), dom José
Luiz Gomes de Vasconcelos.
O bispo iniciou sua reflexão contextualizando
os jovens na experiência da peregrinação, do tempo pascal, rumo a Pentecostes.
“Então nós estamos no cenáculo com Maria, estamos para receber o Espírito
Santo, para sermos essa Igreja missionária que nasceu a partir de Pentecostes,
por isso é importante se situar dentro desse contexto. Maria foi a estrela da
primeira evangelização. Foi Maria que congregou em torno dos apóstolos, que
saíram cheios do Espírito Santo e anunciaram o evangelho a toda criatura”,
explicou.
“Hoje, Maria nos congrega novamente, congrega
essa juventude maravilhosa, que sai em peregrinação”, disse dom Vasconcelos,
que alertou aos participantes que a Romaria não é uma ocasião de turismo ou
passeio. “Peregrinar significa sair, desinstalar-se, sair de si mesmo. É isso
que nós queremos, sair para um encontro pessoal com o Divino Espírito Santo,
com Jesus, o Divino Pai Eterno, com a Santíssima Trindade e com Maria e, a
partir daí, sairmos em missão para uma nova evangelização”, disse.
Para o bispo de Sobral, uma nova
evangelização precisa ser nova em seus métodos, na sua maneira de expressar-se,
com o protagonismo jovem.
Na programação das tendas houve ainda
oficinas, talk show, dinâmicas, momentos de partilha, animação, louvor e
oração, rodas de conversa e intervenções artísticas.
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Pessoas com deficiências múltiplas recebem visita de universitários em Curitiba
Na tarde da última sexta-feira, 1º,
considerado como Dia da Mentira, os alunos que fazem parte da Pastoral
Universitária do Centro Acadêmico da Faculdade Católica de Administração e
Economia (FAE) realizaram uma atividade pra lá de verdadeira: com o coração
cheio de alegria e disponível para fazer o bem, os jovens visitaram a Casa de
Acolhimento Pequeno Cotolengo, em Curitiba (PR), local de referência no
acolhimento, saúde, educação e qualidade de vida para pessoas com deficiências
múltiplas, abandonadas pelas famílias ou em situação de risco. A missão já
acontece há 50 anos e hoje atende 200 pessoas que moram no abrigo e mais de 40
mil que precisam de atendimentos anuais em 13 especialidades na saúde.
Durante a visita, os jovens puderam trabalhar
com aqueles que são atendidos pela casa de acolhimento na confecção de peças
artesanais para venda. De acordo com os participantes, foi uma rica partilha de
vida, por meio da qual puderam desfrutar de entusiasmadas conversas sobre
passeios que os atendidos fizeram e souberam um pouco mais de seus sonhos e
alegrias.
Numa outra dinâmica, os jovens foram
convidados a entrar nos espaços da casa e visitar aqueles que possuem mais
dificuldades para se movimentar, muitas vezes fazendo uso das cadeiras de roda.
Mas isso não foi impedimento para um bom passeio pelos jardins do local, regado
de muita alegria e um clima fantástico para tal atividade, raro na capital
paranaense. Jovens e atendidos também usufruíram de momentos de descontração
com músicas e danças.
Por Frei Augusto Luiz
Gabriel, ofm e Frei Gabriel Dellandrea, ofm
Fonte:
http://jovensconectados.org.br/pessoas-com-deficiencias-multiplas-recebem-visita-de-universitarios-em-curitiba.html
segunda-feira, 21 de março de 2016
D. Orani e jovens cariocas celebram a Jornada Diocesana da Juventude
Neste ano em que a Igreja Católica celebra o Jubileu da
Misericórdia, o tema escolhido para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a
dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi “Bem-aventurados
os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). O evento foi realizado
em uma das Portas Santas do Ano Jubilar, o Santuário da Penha, na Penha, no
último sábado, dia 19 de março. O objetivo do encontro foi também preparar os
jovens para a 31ª JMJ, que acontecerá em julho deste ano na cidade de Cracóvia,
na Polônia.
O arcebispo
da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João
Tempesta, participou do evento, que contou com a bênção dos ramos – uma vez que
o evento foi realizado um dia antes do Domingo de Ramos, como tradicionalmente
acontece –, com a procissão e missa presidida por Dom Orani. Além disso, a
Jornada Diocesana da Juventude também proporcionou aos jovens cariocas um
espetáculo teatral e animação ficou por conta da Comunidade Bom Pastor.
O bispo animador
da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o assessor
eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, e o assessor
eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra,
também participaram do momento.
Fotos: Carlos Moioli
Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4192/cardeal-tempesta-e-jovens-cariocas-celebram-a-jornada-diocesana-da-juventude
quinta-feira, 17 de março de 2016
Voluntária brasileira incentiva inscrição na JMJ de Cracóvia
A nossa
convidada hoje no espaço Juventude é Michele Magalhães. Baiana de Senhor do
Bonfim, ela é voluntária e missionária em Cracóvia. Michele
é referência para os peregrinos de língua inglesa que ligam para o setor de
inscrições da JMJ 2016.
>> Ouça a entrevista
>> Ouça a entrevista
Ela fala
sobre as dúvidas mais comuns que os peregrinos têm e de como é possível pedir
auxílio ao fundo de solidariedade. No final, Michele “lamenta” não ter
conhecido antes a Jornada Mundial da Juventude: “se tivesse conhecido,
teria participado desde pequena”, disse a voluntária que esteve nas edições de
Madri e do Rio de Janeiro.
“Eu
gostaria de motivar ainda mais os peregrinos que sonham em vir para que façam
sua inscrição. E que, com alegria, motivem cada vez mais outros jovens para não
perder essa oportunidade. Por mais que a situação financeira não seja tão
fácil, quando a gente pede a Deus a graça e se decide, com certeza, esses
jovens também poderão vir. Então, que os jovens formem seus grupos e não deixem
de experimentar essa graça no próximo ano”.
Foto: Rádio Vaticano
Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4174/voluntaria-brasileira-incentiva-inscricao-na-jmj-de-cracovia
quarta-feira, 9 de março de 2016
Jornada Diocesana da Juventude 2016
Neste ano em que a Igreja Católica celebra o
Jubileu da Misericórdia, o tema escolhido para a Jornada Diocesana da Juventude
(JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi
“Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). O
evento acontecerá em uma das Portas Santas do Ano Jubilar, o Santuário da
Penha, na Penha, no dia 19 de março. O objetivo é preparar os jovens para a 31ª
JMJ, a acontecer em julho deste ano na cidade de Cracóvia, na Polônia.
As atividades terão início com a bênção dos
ramos – uma vez que o evento será um dia antes do Domingo de Ramos, como
tradicionalmente acontece – e uma procissão, cuja concentração será na Igreja
Bom Jesus da Penha, na Penha, às 15h. De lá, os jovens seguirão para o
santuário. Além da missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João
Tempesta, haverá teatro e a animação será da Comunidade Bom Pastor.
O bispo animador da Pastoral da Juventude,
Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o assessor eclesiástico do Setor Juventude,
padre Jorge Carreira, e o assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre
Antônio Augusto da Silva Bezerra, também participarão do momento.
Bem-aventuranças e Ano
Jubilar
As Bem-aventuranças vêm sendo trabalhadas
como temas das jornadas desde 2014, quando se meditou sobre a quinta delas:
“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). A
sugestão foi do Papa Francisco, que este ano escolheu a bem-aventurança da
misericórdia para que a JMJ também estivesse incluída nas ações para este Ano
Jubilar.
“Levai a chama do amor misericordioso de
Cristo – de que falava São João Paulo II – aos ambientes da vossa vida diária e
até aos confins da terra. Nesta missão, acompanho-vos com os meus votos de todo
o bem e as minhas orações, entrego-vos todos a Virgem Maria, Mãe da
Misericórdia, nesta última etapa do caminho de preparação espiritual para a
próxima JMJ de Cracóvia”, incentivou o Sumo Pontífice em sua mensagem para a
31ª JMJ, publicada em agosto de 2015.
O padre Jorge Carreira explicou que a Jornada
é um momento de encontro do bispo diocesano e dos padres com os jovens, que
acontece desde a década de 80, por instituição do Papa João Paulo II. “Neste
ano de 2016, somos convocados a estarmos presentes, fazendo a diferença,
acolhendo e refletindo sobre a mensagem do nosso Papa. Não podemos perder a
oportunidade de viver esse novo tempo que o Senhor está preparando para a
juventude: o tempo da misericórdia”, exortou ele.
Fonte:
http://arqrio.org/noticias/detalhes/4143/jornada-diocesana-da-juventude-2016
quarta-feira, 2 de março de 2016
Questões nevrálgicas
D. Antonio Augusto Dias Duarte
Presidente da Comissão de Promoção e Defesa
da Vida da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Há questões que tocam
as “terminações nervosas” da inteligência e da consciência das pessoas, que têm
uma preocupação crescente com o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
As notícias sobre a
saúde pública e a segurança urbana, sobre a economia e os personagens da
política, da Igreja Católica e de diversas instituições religiosas, etc. chegam
diariamente a essas “terminações”, e confundem as mentes de pessoas que querem
o bem do nosso país e esperam dos governos uma ordem mundial mais justa e
pacífica.
Muitas pessoas,
atualmente, sentem a dor aguda da perplexidade, ou a dor latejante da
desesperança, ou a dor intermitente da incerteza, e, sobretudo, a forte e
irradiante dor da dúvida: tudo que está acontecendo e que está sendo noticiado
deve ser aceito ou não como verdadeiro e como um sinal do progresso da
humanidade?
É preciso concordar
que, a “doença do verão”, a Zika, que está assustando a população brasileira –
especialmente as mães que estão gestando seus filhos ou que já deram a luz
crianças com microcefalia –, segue as explicações dadas pelos governantes, pelo
Ministério da Saúde do Brasil, pelas organizações internacionais (OMS, ONU), ou
essas palavras explicativas serão mais uma das várias formas de manipulação da
mente do nosso povo?
Deve-se assistir,
como espectador atônito e indignado, as várias iniciativas de ONGs abortistas e
as estratégias de fundações internacionais, que já estão se movimentando, a
fim, de legitimar – juridicamente – mais uma permissão do aborto para essas
crianças com microcefalia, cujo diagnóstico só é feito no último trimestre da
gravidez?
Deve-se ficar passivo
diante de reportagens geradas em agências internacionais de notícias e
reproduzidas na mídia nacional, e que lançam no ar poeiras de dúvidas sobre a
amizade sincera e pura de São João Paulo II com uma médica e filosofa polonesa
desde que era arcebispo de Cracóvia?
É preciso ficar
calados e omitir-se diante de tantas e tantas declarações feitas por pessoas do
mundo político, artístico e até mesmo eclesiástico, que só confundem as
consciências, sobretudo a dos jovens, desorientado-as sobre os valores
fundamentais da ética, que constroem o caráter humano e, consequentemente,
edificam uma sociedade mais humanizada e humanizadora?
Valores como a dignidade
da pessoa humana, a inviolabilidade e a sacralidade da vida humana, o
significado e a riqueza presente na sexualidade humana, a grandeza e a beleza
da família construída sobre o amor total, fiel e fecundo entre um homem e uma
mulher, a educação integral da mente, do coração e da liberdade das crianças,
dos jovens, a indiscutível e inegável formação religiosa de cada cidadão, com
toda a força das verdades e da ética que ensinam os diversos credos, etc., são
as questões nevrálgicas, que tocando as “terminações nervosas”, fazem sofrer
muitas pessoas, muitas vezes por causa da falta de palavras claras,
orientadoras e firmes sobre cada um desses bens humanos e culturais.
Muitas das questões
nevrálgicas que afligem grande parte do povo brasileiro da atualidade exigem
atitudes corajosas, e entre elas vale a pena destacar a coragem de repelir as
ideias falsas com ideais verdadeiros e atraentes.
Um desses ideais é
para o de procurar, encontrar e formar homens e mulheres, adultos e jovens, que
não queiram ser só pessoas corretas, mas que queiram ser líderes católicos, que
aspirem ser pessoas de caráter, comprometidas, articuladas e bem unidas, a fim
de criarem, todos juntos, uma força tarefa contra a cultura dominante de morte,
contra o secularismo dominante, contra a ditadura do Relativismo, contra as
ideologias destruidoras da família, contra a intolerância e perseguição
religiosa, para que haja culturas e políticas favoráveis ao bem comum do Brasil
e da sociedade mundial.
Trata-se de ter e de
aumentar o número de homens e de mulheres, de famílias e de instituições de
ensino, de paróquias e de movimentos e novas comunidades, preocupados e
decisivamente ocupados em mudar a opinião pública, as políticas públicas, a
educação publica, a moralidade pública, através de líderes bem formados na
religião e nos valores morais.
Que pedagógica a
inscrição gravada numa tábua de argila babilônica do século XI antes de Cristo:
“A juventude de hoje está corrompida até o coração. É má, ateia e preguiçosa.
Jamais será o que deveria ser, nem será capaz de preservar a nossa cultura”.
O império da
Babilônia, bem como os grandes impérios da história, ruíram não por questões
epidérmicas, mas por questões nevrálgicas, tais como a degradação moral da
família, o desprezo moral pela vida, a corrupção das autoridades civis e
religiosas, e, sobretudo, pela carência de líderes corajosos, religiosos
comprometidos com a construção de um mundo melhor.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Santuário de Aparecida receberá Romaria Nacional da Juventude
Evento ocorrerá
durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, com a proposta de reunir os bispos
e jovens.
Diferentes
expressões juvenis do Brasil irão peregrinar ao Santuário de Aparecida (SP),
dias 9 e 10 de abril, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB. A Romaria
Nacional da Juventude integra a programação do Projeto #Rota300, que antecede
as celebrações do Jubileu do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em
2017.
O evento é
uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a reitoria do Santuário
Nacional de Aparecida (SP). As dioceses e comunidades já começaram a organizar
caravanas para participar da Romaria.
De acordo
com o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida, a proposta da Romaria
é aproximar os jovens do episcopado. “Durante a vigília do ano passado, a
juventude veio, passou uma noite em oração. Então , nasceu a ideia de, anualmente,
promovermos, durante a Assembleia dos bispos, uma romaria oficial da juventude
ao Santuário Nacional”, explica o reitor.
O presidente
da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilson Basso, explica
que o #Rota 300 tem um espírito missionário deixado pelas palavras do
papa: “Ide sem medo para servir”.
“Foi um
espírito missionário que ficou no coração da juventude. A exemplo da cruz
da Jornada Mundial da Juventude que caminhou pelo Brasil, pensamos que Nossa
Senhora Aparecida também poderia ser levada pelos jovens pelo Brasil
afora", recorda dom Vilson.
As
inscrições para a Romaria da Juventude estarão disponíveis, em breve, no site dos Jovens
Conectados.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18080:santuario-de-aparecida-recebera-romaria-nacional-da-juventude&catid=402&Itemid=126
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Jesus no Litoral
A edição Rio de Janeiro do Projeto
Jesus no Litoral (JNL) levou, de 7 a 10 de janeiro, 110 jovens entre 17 e 40
anos à Praia de Ipanema para evangelizar cariocas e turistas. Foram realizadas
atividades como orações em grupos, evangelização para crianças e a pregação do
querigma à beira-mar.
O evento teve início no dia 7 com o
envio do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que abriu, na ocasião,
a Trezena de São Sebastião, que culmina no dia do padroeiro da cidade, 20 de
janeiro.
Em sua homilia, o cardeal lembrou
uma das propostas que o Papa Francisco fez para este Ano Jubilar da
Misericórdia: “É um ano de graça para toda a Igreja, para que sejamos o rosto
da misericórdia de Cristo. Aquele que se deixa ser amado por Deus não vive da
mesma forma. E cabe a nós sermos portadores dessa boa notícia no mundo: o amor
de Deus”, disse.
Esta foi a terceira vez que o
projeto aconteceu na cidade. As outras duas aconteceram em 2010 e em 2013
durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Segundo o organizador do
projeto no Rio, Ricardo Cardoso da Silva, coordenador do Ministério Jovem da
Renovação Carismática Católica (RCC) do Estado do Rio, a missão passará a
acontecer anualmente no mês de janeiro, cada ano em uma praia diferente do
estado.
JNL e RCC
O JNL é um projeto da Renovação
Carismática Católica (RCC) surgido há 10 anos no Paraná. Desde então, já
aconteceu em quase todos os estados com litoral no Brasil.
“A ideia é evangelizar, levar o amor
de Deus aos banhistas, aos turistas. Dentro dessa perspectiva, fazemos aquilo
que nos pede o Papa Francisco: ir além, anunciar, ser uma Igreja em saída, em
missão”, pontuou o organizador. Segundo ele, o projeto carrega a identidade da
RCC porque visa levar o amor de Deus, através do batismo no Espírito Santo, a
todos os corações.
Em missão
Para começar a missão, os jovens se
dividiram em três pontos da Praia de Ipanema: desde o Arpoador até a altura do
Leblon. Eles evangelizaram centenas de banhistas através da pregação do
querigma. Três tendas de evangelização deram suporte aos missionários.
“Assim como a palavra de Jesus (Lc
19,9) nos diz: ‘a salvação entrou na sua casa’, do mesmo jeito posso falar que
a salvação hoje entrou na sua praia”, disse o jovem Bruno Oliveira, do Ministério
Jovem Sal e Luz, em sua pregação.
De acordo com o organizador, os
frutos da missão já puderam ser vistos enquanto ela acontecia. Na noite do dia
9, sábado, houve um luau em que compareceram muitas pessoas que haviam sido
evangelizadas mais cedo durante o dia. “Os frutos foram lindos! Conseguimos
fazer as pessoas virem novamente ao encontro de Cristo”, frisou Ricardo.
Menino Jesus no Litoral
Enquanto acontecia a evangelização,
os filhos das pessoas que estavam sendo evangelizadas participavam de atividades
com os servos do ministério para as crianças em uma tenda específica. “Chamamos
essa parte do projeto de ‘Menino Jesus no Litoral‘. Foram brincadeiras, música,
entre outras atividades”, explicou o coordenador.
Suporte
O monsenhor Manuel Moreira Vieira,
pároco da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, deu apoio ao projeto, oferecendo a
paróquia para que os missionários pudessem usar como base para descanso,
utilização de banheiros e alimentação.
Também participaram da missão o
assistente eclesiástico da RCC, padre Antônio José Afonso da Costa, o assistente
eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge dos Santos Carreira e o padre
Anderson Batista Monteiro, vigário paroquial da Basílica da Imaculada
Conceição, em Botafogo.
O então pároco da Nossa Senhora da
Glória, no Largo do Machado, padre Geovane Ferreira da Silva, foi quem
direcionou as atividades de preparação, que ocorreram em sua paróquia no
segundo dia.
“Nós pudemos ver, com a missão Jesus
no Litoral, que os banhistas ficaram impactados e que as pessoas fizeram esse
questionamento: ‘a Igreja Católica está realmente na rua? É isso?’ O amor de
Deus alcançou o coração das pessoas. A missão é conhecida pelos frutos, e
podemos dizer que muitos frutos já estão sendo colhidos. Afirmo isso por causa
dos testemunhos dos missionários e das pessoas que estiveram conosco. Podemos
dizer que a missão teve muito êxito por causa dos frutos que já vimos”,
assegurou Ricardo.
Colaboração:
Jersey Simon
Fonte:
Jornal Testemunho de Fé, página 8
Assinar:
Postagens (Atom)




























