sexta-feira, 29 de julho de 2016

Papa na Via-Sacra: O Caminho da cruz é o caminho da vida e do estilo de Deus

O Papa Francisco presidiu a Via-Sacra com os jovens, nesta sexta-feira, 29 de julho, no Parque de Blonia, em Cracóvia.
O tema dessa celebração com o Papa é “Via-Sacra, Via da Misericórdia”.
A alocução do pontífice, feita no fim da Via-Sacra, começa com as seguintes palavras de Jesus: 
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’.”
Estas palavras de Jesus vêm ao encontro da questão que muitas vezes ressoa na nossa mente e no nosso coração: «Onde Deus está?» Onde Deus está, se no mundo existe o mal, se há pessoas famintas, sedentas, sem abrigo, deslocadas, refugiadas? Onde está Deus, quando morrem pessoas inocentes por causa da violência, do terrorismo, das guerras? Onde Deus está, quando doenças cruéis rompem laços de vida e de afeto? Ou quando as crianças são exploradas, humilhadas, e sofrem – elas também – por causa de graves patologias? Onde Deus está, quando vemos a inquietação dos duvidosos e dos aflitos na alma? Há perguntas para as quais não existem respostas humanas. Podemos apenas olhar para Jesus, e perguntar a Ele. E a sua resposta é esta: «Deus está neles», Jesus está neles, sofre neles, profundamente identificado com cada um. Está tão unido a eles, que quase formam «um só corpo».
“Foi o próprio Jesus que escolheu identificar-Se com estes nossos irmãos e irmãs provados pelo sofrimento e a angústia, aceitando percorrer o caminho doloroso para o calvário. Ao morrer na cruz, entrega-Se nas mãos do Pai e leva consigo e em Si mesmo, com amor de doação, as chagas físicas, morais e espirituais da humanidade inteira. Abraçando o madeiro da cruz, Jesus abraça a nudez e a fome, a sede e a solidão, a dor e a morte dos homens e mulheres de todos os tempos. Nesta noite, Jesus e nós, juntamente com Ele, abraçamos com amor especial os nossos irmãos sírios, que fugiram da guerra. Os saudamos e acolhemos com fraterno afeto e simpatia”, disse ainda o Santo Padre.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Rádio Catedral FM transmite Atos Centrais e Catequeses da JMJ Cracóvia

A Rádio Catedral FM 106,7 foi a rádio oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, sendo geradora de conteúdo para mais de 400 rádios e web rádios no Brasil e na América Latina. A partir desta terça-feira, 26 de julho, a emissora reafirma sua missão evangelizadora transmitindo, ao vivo – no horário de Brasília –, diretamente da cidade de Cracóvia, na Polônia, a XXXI Jornada Mundial da Juventude.
Em uma parceria com a Rádio Vaticano, a Rádio Catedral FM transmitirá os atos centrais, os momentos mais importantes com a presença do Papa Francisco e as catequeses proferidas em língua portuguesa pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, nesta JMJ 2016 em Cracóvia, de 25 a 31 de julho, que tem como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!” (Mt 5,7).

Programação JMJ Cracóvia

Quinta-feira: 28/07
4h – Catequese proferida pelo Cardeal Orani João Tempesta
4h40 – Cerimônia de acolhida do Papa Francisco – Oração na Capela de Nossa Senhora Negra, em Częstochowa, seguida de Santa Missa, na área do Santuário de Częstochowa, por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polônia
12h – Entrega das chaves da Cidade de Cracóvia e Cerimônia de Acolhida dos jovens no Parque Jordan, em Blonia, Cracóvia

Sexta-feira: 29/07
4h – Catequese proferida pelo Cardeal Orani João Tempesta
4h30 – Visita ao Campo de Concentração de Auschwitz–Birkenau, onde o Papa rezará diante do “muro da morte” e da cela de São Maximiliano Kolbe
11h20 – Visita ao Hospital Pediátrico Universitário
12h45 – Via Sacra com os Jovens

Sábado - 30/07
5h15 – Santuário da Divina Misericórdia, visita à Capela da Irmã Faustina e, depois de atravessar a Porta Santa da Basílica de Łagiewniki, celebração da Eucaristia com sacerdotes e consagrados de toda a Polônia
13h50 – Na esplanada do “Campus Misericordiae”, Vigília de Oração com os jovens participantes na JMJ

Domingo - 31/07
4h45 – Santa Missa conclusiva da XXXI JMJ no “Campus Misericordiae”
11h50 – Encontro com os Voluntários da JMJ
13h10 – Cerimônia de despedida no Aeroporto de Valice-Cracóvia 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4636/radio-catedral-fm-transmite-atos-centrais-e-catequeses-da-jmj-cracovia

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Jovens Cariocas na Semana Missionária em Braga

Cerca de 100 jovens do Rio de janeiro participaram ontem no santuário de São Bento da Porta Aberta em Braga – Portugal durante a semana missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia na Polônia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, que fez uma colocação importante durante a homilía a cerca do tema da JMJ: “Jovens, sejam instrumentos de misericórdia – Onde há misericórdia não há desigualdade e injustiça“, destacou o Arcebispo.
O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta participou também desta celebração, além dos jovens que já estão na cidade de Braga desde segunda-feira, fazendo encontros de evangelização nas praças, levando a alegria da juventude carioca para a JMJ Cracóvia deste ano.
Além da Missa também houve encontros de catequese e espiritualidade com os jovens, destacando os principais pontos centrais a cerca do tema da JMJ: “Bem Aventurados, os misericordiosos, por que alcançarão misericórdia” Mt 5,7.

Colaboração: Ronald Carvalho, Braga – Portugal

Fonte: http://www.djsdecristo.com.br/2016/07/22/jovens-cariocas-na-semana-missionaria-em-braga/





quarta-feira, 20 de julho de 2016

Papa envia mensagem à Polônia: JMJ no signo da Misericórdia

Foi divulgada nesta terça-feira (19/07), a vídeo-mensagem do Papa Francisco para a viagem apostólica à Polônia, em vista da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Cracóvia de 26 a 31 deste mês.  
Ano Jubilar 
“Já está próxima a trigésima primeira Jornada Mundial da Juventude, que me chama a encontrar os jovens de todo o mundo, reunidos em Cracóvia, proporcionando-me também a feliz ocasião de encontrar a amada nação polonesa. Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, que foi o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polonês no seu caminho histórico recente rumo à liberdade”, disse o pontífice. 
O Papa agradeceu aos jovens poloneses que há muito tempo estão se preparando, sobretudo com a oração, para o grande evento de Cracóvia. “Agradeço-lhes de coração por tudo aquilo que estão fazendo e pelo amor com o qual fazem. Desde já os abraço e os abençoo”, frisou ainda Francisco. 

Rosto da Misericórdia 
“Queridos jovens de várias partes da Europa, África, América, Ásia e Oceania! Abençoo também os seus países, seus anseios e seus passos rumo a Cracóvia, para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade. Que o Senhor Jesus lhes dê a graça de experimentar em si mesmos esta sua palavra: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia».” 
“Sinto um grande desejo de os encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia.” 

Amoris laetitia 
“E agora uma palavra a vocês, queridos filhos e filhas da nação polonesa! Sinto que é um grande dom do Senhor ir até vocês, porque são um povo que na sua história passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentado pela mão materna da Virgem Maria. Estou certo de que a peregrinação ao Santuário de Czestochowa será para mim uma imersão nesta fé provada, que me fará muito bem. Agradeço-lhes as orações com as quais estão preparando a minha visita. Agradeço aos Bispos e sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos fiéis leigos, especialmente às famílias, a quem idealmente entrego a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia. A «saúde» moral e espiritual duma nação vê-se pelas suas famílias: por isso, São João Paulo II tinha tanto no coração os noivos, os casais jovens e as famílias. Continuem por esta estrada!” 
“Queridos irmãos e irmãs, envio-lhes esta mensagem como penhor do meu afeto. Permaneçamos unidos na oração. Nos vemos na Polônia! 

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2016/07/19/papa_na_v%C3%ADdeo-mensagem_para_pol%C3%B4nia_jmj_no_signo_da_/1245334

terça-feira, 12 de julho de 2016

JMJ: abertas inscrições de “último minuto”

Falta muito pouco para o início da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia. Quem não participará em grupo tem ainda uma última chance para fazer a inscrição individual.
A Rádio Vaticano conversou com o voluntário brasileiro no setor de inscrições em Cracóvia, José Pasternak.
Ele explica como proceder à inscrição de último minuto e os tipos de pacotes disponíveis. Mais de 2,6 mil brasileiros já estão inscritos.
“No sistema de inscrição, basta preencher com as suas informações e, num segundo momento, efetuar o pagamento. A partir deste momento o peregrino está oficialmente inscrito para participar da JMJ”.

Pacotes
“Temos os pacotes A, A1+,A2+, B e C. O pacote básico prevê já o plano de saúde obrigatório, o cartão de transportes e a mochila do peregrino com outros materiais. E, caso a opção seja escolhida, toda a alimentação garantida. Dentro do sistema, antes da escolha do pacote, está a descrição completa de tudo o que cada um dos pacotes oferece. Os pacotes A1+ e A2+ oferecem a possibilidade de ficar mais no alojamento após o encerramento da JMJ”.

Dúvidas
Informações em relação às inscrições de último minuto podem ser obtidas em português no e-mail inscripcion@krakow2016.com.

Foto: Rádio Vaticano

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4574/jmj-abertas-inscricoes-de-ultimo-minuto

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Juventude em unidade durante a JMJ na Polônia

            O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro vai realizar no dia 30 de junho, de 14h às 22h, no Colégio Nossa Senhora, Rainha dos Corações, o evento "Bem Aventurados".
            Os jovens católicos cariocas se encontrarão ao mesmo tempo em que outros milhares estarão em Cracóvia para a vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na Polônia de 26 a 31 de julho.
            No encontro arquidiocesano, os jovens terão oportunidade de assistir, ao vivo, a mensagem do Papa Francisco para a abertura da vigília. Também estão programados shows com músicos católicos e com a Comunidade Colo de Deus, além de adoração ao Santíssimo, missa e testemunho de algumas pessoas que participaram da JMJ no Rio, em memória aos três anos do encontro na cidade.
            "É um evento para aqueles que não tiveram chance de ir para a JMJ na Polônia. Estaremos em unidade com os jovens de lá e, ao mesmo tempo, promoveremos um momento de integração com a juventude arquidiocesana", explicou o coordenador do Setor Juventude do Vicariato Jacarepaguá, Filipe Ferreira do Nascimento.
            O presbítero animador do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, destacou que é um pedido do Papa Francisco para que os jovens estejam unidos. "Esse evento arquidiocesano é uma expressão da comunhão entre jovens de diferentes lugares que querem se encontrar com Cristo e com os outros irmãos", assegurou o sacerdote.
            O colégio fica na Avenida Geremário Dantas, 769, no Pechincha, em Jacarepaguá. A entrada é gratuita.

Fonte: Testemunho de Fé 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Missa de Envio para a JMJ na Polônia

A poucos dias para o início da Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 25 de julho e 1º de agosto, a ansiedade já tomou conta dos peregrinos que vão participar do maior evento de jovens católicos do mundo. Antes da viagem, a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará a Missa de Envio para a JMJ, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta e transmitida pela Rádio Catedral FM e pela RedeVida de Televisão, no dia 9 de julho, na Cripta da Catedral de São Sebastião, às 9h.
Além do envio para a JMJ em Cracóvia, a data para a celebração foi escolhida por mais dois motivos: será o dia da Festa de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, e o quarto aniversário de falecimento do Cardeal Eugenio de Araujo Sales. De acordo com o coordenador arquidiocesano de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, Dom Eugenio foi fundamental para que a jornada acontecesse no Rio, em 2013.
“Juntamos essas datas porque Dom Eugenio foi um dos grandes entusiastas para que a Jornada Mundial da Juventude acontecesse em nossa arquidiocese. Ele acreditou na JMJ, enviou uma carta ao Papa Bento XVI e se empenhou por ela. De certo modo, a jornada seguinte, em Cracóvia, quer celebrar o quarto aniversário de falecimento, agradecendo-o por essa atitude que foi decisiva”, contou.
Monsenhor Joel destacou que a Missa de Envio também tem como objetivo unir todas as pessoas e grupos que irão participar da JMJ, de maneira que todos possam estar integrados e receber a bênção antes da viagem.
“Essa missa também é para que rezemos juntos, independente de fazer parte do grupo oficial ou não. Após a celebração, queremos propor uma ocasião para nos encontrarmos em Cracóvia para convivermos e partilharmos as experiências vividas. Por isso, precisamos que todos os grupos entrem em contato com a arquidiocese, que nos enviem um e-mail para que possamos estar mais integrados”, destacou.
A convocação é para todos os grupos que irão à Jornada Mundial da Juventude. Os responsáveis devem informar o nome, nome caravana (paróquia, congregações, movimento, comunidades e grupos afins), bairro da caravana, número para contato, e-mail e o número de peregrinos do grupo. Podem entrar em contato com a Arquidiocese do Rio de Janeiro através do e-mail gruposjmjarqrio@gmail.com ou pelo telefone: 2292-3132 – ramal 510 (Raphael Fritz).

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4543/missa-de-envio-para-a-jmj-na-polonia

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Festa Junina

Festa junina com moradores em situação de rua, em frente à Candelária promovida pela Toca de Assis e com a presença de muitos jovens da paróquia São João Batista de Rio das Pedras.






quarta-feira, 29 de junho de 2016

terça-feira, 21 de junho de 2016

Kit Peregrino é apresentado em Cracóvia

Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia já sabem como estarão “equipados” para o evento. O Kit Peregrino foi apresentado na última quinta-feira, dia 16, e traz em si um design que remete aos elementos da Jornada polonesa e à misericórdia.
O Kit, desenhado com base no projeto vencedor de Hanna Talarek, inclui uma mochila disponível em três cores – azul, vermelha e amarela –, as quais serão atribuídas aleatoriamente. O seu desenho gráfico é a centelha da misericórdia, um dos elementos do logo da JMJ Cracóvia 2016.

Formato importante
Segundo a coordenadora do Setor de Design Gráfico da JMJ Cracóvia 2016, Monika Rybczyska, “quando a mochila estava sendo projetada, o gráfico e o formato eram o mais importante”.
“Para o gráfico – explica –, nós queríamos que nossa mensagem fosse consistente e que levasse em conta o tema da misericórdia e a centelha, que ‘sai de Cracóvia para o mundo inteiro’. É por isso que este elemento do logo estará na mochila”.
Em relação ao formato, a coordenadora afirma que a preocupação principal era no que diz respeito à funcionalidade. “Chegar à forma final da mochila nos tomou quase... três meses!”, recorda.

Dentro da mochila
Dentro da mochila, o peregrino encontra um terço-bracelete para rezar o Terço da Divina Misericórdia, um lenço de microfibra, um xale multifuncional para proteger do sol de julho e uma capa, caso chova.
Há ainda um guia do peregrino, um guia de Cracóvia, uma oração “Jesus eu confio em Vós”, um livro de orações “Um Livro Extraordinário sobre a Divina Misericórdia” e, dependendo do tipo de pacote escolhido, vouchers para alimentação.
Os peregrinos devem chegar a Cracóvia para a JMJ 2016 no dia 25 de julho e as atividades se realizarão de 26 a 31 de julho. As inscrições para a Jornada terminam no próximo dia 30 de junho.

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2016/06/20/jmj_2016_kit_peregrino_%C3%A9_apresentado_em_crac%C3%B3via/1238550

Terço-bracelete do kit / Foto: krakow2016.com

Mochilas nas cores vermelho, amarelo e azul / Foto: krakow2016.com

Xale multifuncional para peregrinos / Foto: krakow2016.com

Capa de chuva para proteger peregrinos em caso de chuva / Foto: krakow2016.com

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Sacerdote e coroinha: mártires do Sul

Durante o 4° Encontro Nacional de Postuladores realizado no Rio de Janeiro, o cônego Alexander Mello Jaeges, da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, vice postulador da causa de canonização dos beatos padre Manuel Gómez González e o coroinha Adílio Daronch, apresentou a história de dois candidatos à canonização e salientou a figura do jovem rapaz Adílio.
Adílio Daronch nasceu em 25 de outubro de 1908, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Desde cedo, Adílio manifestava predileção pelas coisas da Igreja, e depois da Primeira Comunhão começou a auxiliar como coroinha no serviço do altar. Ele era um menino alegre, porém reservado; gostava de futebol e de brincar com outras crianças.
“Ele era um adolescente que ajudava nos trabalhos de casa, que gostava de praticar esportes; tinha amizades, mas também vivia a sua fé, não como algo separado da sua vida. Isto incentiva os jovens hoje a viverem de um modo diferente no mundo: apreciando o estudo, o cotidiano e as amizades, mas fazendo uma seleção daquilo que vale a pena”, revelou.
Segundo destacou o vice-postulador, o coroinha Adílio acompanhava o padre no seu trabalho cotidiano, e muitas vezes eles saíam a cavalo. As visitas duravam normalmente um mês, tempo necessário para conseguir visitar e atender as diversas comunidades que compunham a paróquia gigantesca.
“Devido à manifestação da fé e ao anúncio do Evangelho, o padre vivia ameaçado de morte. Adílio era um jovem que sabia dos perigos e das dificuldades e, mesmo diante de tudo, o seguia nas missões,” disse cônego Alexander.
O outro candidato a santo é o padre espanhol Manuel Gómez González, que desde pequeno sonhava em ser sacerdote.
Aos 25 anos, recebeu a ordenação em sua terra natal, viajando em 1904 para Portugal, onde permaneceu como pároco até 1913, mesmo ano em que veio para o Brasil por conta de uma perseguição religiosa à Igreja Católica portuguesa.
Depois de chegar ao Rio de Janeiro, foi encaminhado para o Rio Grande do Sul, onde dois anos depois foi nomeado pároco no município de Nonoai. No local, desempenhou sua missão evangelizando o povo com dedicação.
Com bondade e paciência, o sacerdote soube cumprir seu trabalho pastoral; promoveu e encorajou o Apostolado da Oração, organizou a catequese e incentivou a participação dos fiéis nas missas e nos sacramentos. Além disso, fundou uma escola na própria casa, na qual ensinava gratuitamente crianças e adolescentes.
Nesta época, o Rio Grande do Sul passava por uma revolução e muitas paróquias já não tinham mais padres, porque foram expulsos ou já tinham sido transferidos. Padre Manuel foi determinado a atender os cristãos do sertão do Alto Uruguai, mesmo sabendo do perigo que enfrentaria. 
Em 1924, padre Manuel foi abençoar um cemitério junto ao coroinha, e havia uma emboscada preparada por soldados. No local, foram amarrados em árvores e assassinados; o sacerdote com dois tiros e o menino de 15 anos com três.
“A devoção começou logo após a morte porque o local do martírio se tornou um lugar de peregrinação com muita gente rezando e pedindo a intercessão deles”, completou o cônego.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, página 16

terça-feira, 24 de maio de 2016

A verdadeira arma que muda o mundo: o amor misericordioso de Deus

A Iniciação Cristã de jovens e adultos participou da Hora Santa no último sábado, dia 21 de maio, na Igreja de Sant’Ana, no Centro. O celebrante da tarde foi o Cardeal Orani João Tempesta, acompanhado do pároco, padre José Laudares.
Na homilia, Dom Orani lembrou da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, quando os jovens estavam reunidos em vigílias no Santuário de Adoração Perpétua, para rezar pelos desejos de cada peregrino que iria participar do encontro. O Cardeal também explicou o Evangelho do dia – o filho pródigo –, pelo olhar da misericórdia, tema da Semana Eucarística deste ano.
“Nessa hora especial de oração, vocês são chamados a experimentar a misericórdia de Deus e anunciar essa experiência de amor e misericórdia aos irmãos e irmãs”, convidou ele.
Pela primeira vez na Hora Santa, o jovem Rafael Monteiro, da Paróquia Santos Anjos, no Leblon, disse que a celebração o fez acreditar que Deus é essencial na sua vida e acolheu as palavras de Dom Orani no coração.
“Na homilia, o que me tocou foi quando o Cardeal disse que é necessário confiar em Deus e ter um coração aberto, porque somos jovens e ainda estamos começando a vida,” declarou o rapaz.
A celebração foi finalizada com a benção do Santíssimo, dada pelo Arcebispo do Rio.
“Foi muito lindo! A presença de Deus é muito forte nesse lugar e a adoração foi muito tocante. O que mais me emocionou foi quando cantaram o cântico da bênção do Santíssimo”, contou a jovem Fernanda Sampaio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá. 

Fotos: Marcos Arzamendia

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4418/a-verdadeira-arma-que-muda-o-mundo-o-amor-misericordioso-de-deus

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Esporte e Paz

            A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em parceria com instituições alemães, está promovendo a campanha “Rio se Move”, com o objetivo de trabalhar a cultura de paz por meio da atividade esportiva e complementares para crianças e jovens dos projetos sociais da arquidiocese.
            Foi realizado um encontro inter-religioso denominado “Esporte pela Paz – Circuito Olímpico” na Paróquia São José, na Lagoa, neste dia 22 de maio, às 8h, na Avenida Borges de Medeiros, 2735. O encontro contou com a presença de diversos líderes religiosos, com o intuito de suscitar o diálogo entre o esporte e a paz entre as nações, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Após o encontro, foi realizado o “Circuito Olímpico”, também no espaço da igreja, com a prática de diversos esportes olímpicos. O encerramento estava previsto para 14h.
            Segundo o responsável pelo Departamento de Eventos Esportivos da Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio, padre Leandro Lenin, “o projeto procura promover diversas atividades saudáveis que demonstrem como o esporte pode contribuir para o bom entendimento entre as pessoas, difundindo assim os valores olímpicos e cristãos. Estas atividades aproveitaram um espaço representativo e simbólico da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas, para expressar o anseio da prática do esporte como meio de promoção da paz no contexto do ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, disse.
            A abertura do evento “Esporte pela Paz – Circuito Olímpico” teve início com missa realizada na Paróquia São José, na Lagoa, presidida pelo Cardeal do Rio Orani João Tempesta na manhã do dia 21 de maio. Estavam presentes padres e representantes das pastorais do Esporte do Rio de Janeiro.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4411/esporte-e-paz-promove-atividades-esportivas-entre-jovens-no-rio-de-janeiro

terça-feira, 10 de maio de 2016

Papa encoraja jovens a dar a vida pelo Evangelho

Francisco pediu que no lugar da insatisfação que atinge os jovens  cresça a voz do Espírito que os leve a gastar a vida por causas nobres

O Papa Francisco iniciou suas atividades nesta terça-feira, 10, celebrando a missa na capela de sua residência, a Casa Santa Marta.
A homilia de Francisco foi inspirada no trecho dos Atos dos Apóstolos que narra a despedida de Paulo da comunidade de Mileto. Trata-se de uma cena emocionante: Paulo sabe, e o diz, que não verá mais aquela comunidade, os presbíteros de Éfeso que mandou chamar e agora estão ao seu redor. Chegou a hora de partir para Jerusalém, é ali que o Espírito o conduz, o mesmo Espírito do qual reconhece o absoluto senhorio sobre sua vida, que sempre o impulsionou ao anúncio do Evangelho, enfrentando problemas e penas.
Francisco destacou que este trecho evoca a vida do missionários de todas as épocas.
“Partiam obrigados pelo Espírito Santo: uma vocação! E quando, nesses lugares, vamos ao cemitério e vemos suas lápides: muitos morreram jovens, com menos de 40 anos. Porque não estavam preparados para suportar as doenças locais. Deram a vida jovens: ‘gastaram’ a vida. Eu penso que eles, naquele último momento, longe de sua pátria, de sua família, de seus caros, tenham dito: ‘O que eu fiz valeu a pena!'”.

Missionários, glória da Igreja
O Papa explicou que o missionário parte sem saber o que lhe espera e citou a despedida da vida de São Francisco Xavier narrado por José María Pemàn, escritor e poeta espanhol de 1900. Uma página que evoca aquela de São Paulo, que disse em seu discurso de despedida: “Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações”. Francisco disse que o missionário sabe que a vida não será fácil, mas prossegue.
Ao falar sobre os apóstolos de hoje o Papa se emocionou.
“Os nossos missionários, esses heróis da evangelização dos nossos tempos. A Europa que encheu de missionários outros continentes… E esses partiam sem voltar… Creio que seja justo agradecer ao Senhor por seu testemunho. É justo que nós nos alegremos por ter esses missionários, que são testemunhas verdadeiras. Eu penso em como foi o último momento deles: como pode ter sido a despedida? Como Xavier: ‘Deixei tudo, mas valeu a pena!’. Anônimos, foram embora. Outros mártires, isto é, oferecendo a vida pelo Evangelho. Esses missionários são a nossa glória! A glória da nossa Igreja!”.

Jovens, “gastem” a vida por causas nobres
Ao concluir, Francisco pediu que no lugar da insatisfação que atinge os jovens de hoje, cresça a voz do Espírito que os leve a gastar a vida por causas nobres.
“Gostaria de dizer aos jovens de hoje que não se sentem à vontade, que dizem ‘não estou muito feliz com esta cultura do consumismo, do narcisismo…’, olhem o horizonte! Olhem para lá, olhem para esses nossos missionários! Pedir ao Espírito que os obrigue a ir para longe, a ‘gastar’ a vida. É uma palavra um pouco dura, mas a vida vale a pena ser vivida. Mas para vivê-la bem, ‘gastá-la’ no serviço, no anúncio, e ir avante. Esta é a alegria do anúncio do Evangelho”.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-encoraja-jovens-dar-vida-pelo-evangelho/