quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Halleluya Rio ajuda moradores de Jardim Gramacho

Durante o Halleluya será feita uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a obras sociais. O evento é totalmente gratuito ao público, mas os participantes são convocados a levarem para a Lapa nos três dias de shows, 28, 29 e 30 de outubro, um quilo de alimento não perecível, exercendo assim a sua cidadania e caridade social.
“Um mar de misericórdia” é o tema deste ano do Festival de Artes Integradas organizado pela Comunidade Shalom. Movido pela solidariedade, em 2016 o Halleluya é também impulsionado pelo Ano da Misericórdia, que traz como tema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Na sexta edição do festival no Rio de Janeiro, a campanha de arrecadação de alimentos será destinada especialmente para a obra social “Amor que Cura”, que tem a missão de ajudar os moradores de Jardim Gramacho, comunidade localizada num antigo aterro sanitário em Duque de Caxias.
Este projeto é realizado pelo Hospital São Francisco da Providência de Deus, localizado na Tijuca. Através da arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal, leva dignidade e o amor de Deus aos mais pobres. Para possibilitar que mais pessoas sejam beneficiadas, o Festival Halleluya firmou uma parceria com esta iniciativa e transformará a Lapa em outubro num grande posto de arrecadação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Lectionautas

 
Com muito entusiasmo e dedicação, a paróquia de São Geraldo, Olaria, realizou neste domingo, 25, o encontro dos LECTIONAUTAS.
 Com o propósito de incentivar a vivência e propagação da Leitura Orante da Bíblia, sobretudo entre a juventude, o encontro alternou instruções sobre o método da lectio divina, dinâmicas e momentos de oração.
A animação nota 10 ficou por conta dos músicos da paróquia.
Com o apoio e participação dos padres Eufrázio e Renato, assessor arquidiocesano do projeto, renovou-se a proposta de novos encontros de formação.
Quem sabe, a próxima paróquia não será a sua?

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Alunos da PUC rezam Ângelus com turistas no Cristo Redentor

No último sábado, 5 de setembro, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio levou um grupo de jovens da universidade, que integram o Projeto Liderança Católica e a Missão Universitária, para rezar a oração do Ângelus no Cristo Redentor. O projeto Ângelus no Cristo é um legado da Jornada Mundial da Juventude e reúne, todo terceiro sábado de cada mês, jovens dos diferentes vicariatos da Arquidiocese com Dom Orani para fazer a oração em um dos lugares mais simbólicos do Rio de Janeiro, o Santuário do Cristo.
Neste encontro, Dom Orani não pôde estar presente, e a oração foi conduzida pelo padre Waldeci Gonzaga, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Durante a oração, padre Waldeci fez uma prece especial pela PUC e pelos jovens ali representados pelos alunos da Universidade: “Que Deus abençoe a nossa PUC-Rio e que os jovens das paróquias, das pastorais e dos movimentos possam estar aqui e pedir as bênçãos de Deus aos pés do Cristo Redentor”, pediu.
A oração do Ângelus chamou a atenção dos turistas ali presentes. O santuário estava lotado principalmente devido aos jogos paralímpicos e o dia de sol na cidade. Muitos visitantes se juntaram aos grupo de alunos da PUC para rezar e cantar. Ao final do encontro, foi feita uma oração em seis diferentes línguas para acolher os turistas dos mais diferentes países.

Fonte: http://www.clfc.puc-rio.br/loyola-online/alunos-da-puc-rezam-angelus-com-turistas-no-santuario-do-cristo-redentor/

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá

Aconteceu no último domingo, dia 18, o 7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá. Realizado na Paróquia Santa Luzia (Gardênia Azul), teve início com a Santa Missa celebrada pelo nosso vigário episcopal e pároco, Côn. Robert Chrzaszcz, que abordou assuntos como juventude em missão, a importância da família e a diferença entre os caminhos do mundo e o caminho de Deus.
Tivemos a presença do Pe. Daniel Rodrigues Mourão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, que acolheu as confissões, os jovens João, Joabson, Ana, Thamires e o Seminarista Alex que realizaram o “Aconselhamento de Jovens para Jovens”.
A palestra ficou por conta da Ir. Catarina do Precioso Sangue, da Congregação de Nossa Senhora de Belém, com o tema: “Misericórdia: Amor em Ação” e as dinâmicas com a Ir. Graça Maria, também da mesma congregação.
O encontro se encerrou deixando saudades em nossos corações.

Neide Alves – Coordenadora de Jovens e Adultos do Vicariato Jacarepaguá

7º Encontro Vocacional do Vicariato Jacarepaguá
Clique na seta ao lado das fotos para passar

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

18ª Gincana Beneficente

Neste domingo ocorreu a 18ª Gincana Beneficente do Santuário da Divina Misericórdia. A Gincana é uma atividade da Iniciação Cristã de Jovens que visa principalmente colaborar com a Pastoral Social e promover o exercício da caridade por parte dos catecúmenos. A arrecadação normalmente começa 2 meses antes do domingo da Gincana e os jovens se organizam para bater de porta em porta pedindo em prol dos mais necessitados.
A Gincana funciona da seguinte maneira, todos são divididos em três grupos e precisam cumprir uma série de tarefas além da arrecadação e da venda de rifas, e outras tarefas surpresas que acontecem no domingo da Gincana. O grupo que vencer ganha entrada grátis para a festa de confraternização final. 
             Este ano contamos com três grupos muito animados: RED – Crismandos e Misericordiosos; Anjos do Céu e Exército de Deus. Todos competiram num espírito de fraternidade e companheirismo, tendo por vencedor o grupo Anjos do Céu. Contudo, o verdadeiro campeão foi o grupo da Pastoral Social que conseguiu com a arrecadação dos jovens mais de 1.000 produtos entre alimentos e higiene pessoal, um prêmio que com certeza ajudará muitas famílias carentes. 
             É gratificante para todos nós que trabalhamos na organização da Gincana, pois vemos no olhar de cada jovem o desejo de ajudar o próximo e a união fraterna em Cristo que os une. Todos cumprindo o chamado do Senhor feito no Evangelho deste domingo a servir a Deus no próximo se desapegando de todo tipo de egoísmo e falta de caridade.

(Lucas Henrique)





sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Congresso Online sobre Matrimônio Católico

O 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico pretende formar milhares de cristãos católicos preocupados com: a preparação para o matrimônio católico, a maturidade no relacionamento conjugal, o enfrentamento das crises, a própria salvação, a formação de seus filhos, a criação de uma família e, principalmente, seguir a vontade de Deus.
Nosso sonho é acordar as famílias católicas e mostrar-lhes que é possível, sim, matrimônios mais felizes e realizados. Em poucas palavras: sonhamos com famílias mais santas!
Esse é o objetivo maior do congresso, nosso maior interesse e o espírito que nos move.
Inscreva-se gratuitamente: www.congressomatrimonio.com.br


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Encontro para namorados e noivos

No dia 8 de outubro (sábado) na PUC-Rio.
Tema: A alegria do amor
Começa às 9h; pausa para o almoço; retomamos às 14h30 e terminará às 18h.
            Teremos palestras e dinâmicas dirigidas justamente aos casais de namorados e noivos.
            Vai ser excelente, com a graça de Deus!
Inscrição de R$ 20,00 por pessoa.
Para inscrições mandar e-mail para o endereço: igreja@puc-rio.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Vocação: “uma semente que cai em terra boa”

A palavra vocação vem do latim vocare, que significa chamado. Assim, se alguém chama, necessariamente, deve haver alguém que escute e responda. Na mensagem pelo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 2014, Papa Francisco destacou que todo chamado exige um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e que “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.
Com esse desejo, 67 jovens de oito vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram do 31º Encontro Vocacional do Vicariato Suburbano e do 4º Encontro Vocacional Arquidiocesano, realizado na Fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava, entre os dias 15 e 19 de agosto. 
Nesse encontro, os vocacionados tiveram a oportunidade de dedicar um tempo mais específico para pensar e amadurecer o ideal vocacional, além de trabalhar os temas da oração pessoal, da vida comunitária e religiosa. Eles também participaram de palestras sobre o sacerdócio e a missão do padre no mundo, de partilhas sobre temas vocacionais mais aprofundados, de momentos de oração, adoração, missa diária e uma gincana, cujo objetivo era promover a vida comunitária.
“Por meio de brincadeiras, competições e com bastante garra conseguimos demonstrar, de alguma forma, para os participantes que o caminho vocacional é, de fato, um grande desafio, mas que pode ser trilhado na medida em que mantemos o nosso olhar fixo em Jesus e, também, cultivamos a vida fraterna, que é um caminho de santidade”, explicou o seminarista Islandson Felix.
O desejo de auxiliar no discernimento dos futuros sacerdotes surgiu no coração do monsenhor José Mazine há 15 anos, quando ele iniciou o trabalho apenas com o vocacional no Vicariato Suburbano. Há dois anos, os retiros foram estendidos em âmbito arquidiocesano.
“Esses encontros servem para lançar as sementes. Não posso afirmar que os 67 jovens serão sacerdotes, porém é como uma semente que cai em terra boa e dá frutos. Nesse período de discernimento, o apoio da família é importante e o do Cardeal Orani João Tempesta é um grande estímulo para os vocacionados. Já estamos pensando no próximo encontro que vai acontecer na última semana de janeiro. É um trabalho que requer tempo, mas temos a esperança de que ele vai gerar muitos frutos”, completou.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Conselho Arquidiocesano incentiva evangelização em universidades do Rio

Os diversos movimentos de evangelização em Universidades contam com o apoio do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro e do setor Universidades. No Rio de Janeiro, seis Universidades fazem parte do movimento. 


Fonte: http://redevida.com.br/programa/jctv/conselho-arquidiocesano-incentiva-evangelizacao-em-universidades-do-rio.html

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jovens fazem missão nos Jogos Olímpicos

A cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos, e o Ministério Jovem da Renovação Católica Carismática (RCC) realizou em um final de semana, dias 6 e 7 de agosto, a missão “Jesus nas Olimpíadas”. Com cerca de 130 jovens de todo Estado do Rio de Janeiro e de alguns outros estados do país, os missionários percorreram alguns locais da cidade com ‘arrastões’ de evangelização e partilha da Palavra de Deus.
A missão foi desempenhada com abordagens pessoais, nas quais os missionários escutam a pessoa e anunciam a Palavra. Em muitos momentos, as pessoas abordadas partilham a vida, apresentam as intenções do coração e rezam junto com os missionários. Foi o que aconteceu no entorno do estádio do Maracanã, quando missionários abordaram agentes de segurança, da Guarda Municipal, Polícia Militar e Força Nacional, e rezaram por eles.
Segundo o presidente do conselho da RCC na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dário Pereira, foi um momento marcante, pois no meio de toda tensão dos Jogos, os militares se abriram à oração. “Os jovens deram a eles o sentido de que a segurança não vem somente dos homens, mas de Deus”, completou.
Ainda no final de semana, o grupo de missionários se dirigiu para a comunidade de Rio das Pedras, no Vicariato Jacarepaguá, onde está localizado o Parque Olímpico. De acordo com a coordenadora do Ministério Jovem na Arquidiocese do Rio, Kaline de Lima, é uma comunidade que carece de muita infraestrutura. Nela, os missionários foram de casa em casa. Após as visitas, todos os missionários foram para a paróquia da comunidade, onde realizaram um grande grupo de oração. E finalizando no domingo pela manhã, dia 7 de agosto, a missão foi para a Praia de Copacabana, onde os missionários fizeram abordagem com os turistas e moradores da cidade.

‘Missões Mundiais’
O “Jesus nas Olimpíadas” surgiu como parte do projeto “Missões Mundiais”, que foi elaborado pela coordenação nacional do Ministério Jovem. Faziam parte das “Missões Mundiais” todos os grandes eventos que o Brasil sediaria nestes anos: a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em todas as ocasiões, missionários de diversas partes do país se mobilizaram para anunciar a Palavra de Deus aos visitantes e moradores das cidades envolvidas. Exceto na Copa do Mundo 2014, quando as missões foram distribuídas em todas as 12 cidades-sede do evento, as outras duas missões mundiais foram concentradas no Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, página 8

terça-feira, 16 de agosto de 2016

D. Orani celebra Missa para atletas na Vila Olímpica

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu no domingo, 14, uma Missa no Centro Inter-religioso da Vila Olímpica, com a participação de 8 delegações. Para o Purpurado, este momento demonstrou a importância de seguir com o anúncio de Cristo e também do respeito entre as religiões.
“Tivemos a oportunidade de celebrar o domingo, o dia do Senhor, aqui na Vila Olímpica”, expressou Dom Orani à Rádio Catedral, ressaltando que, inicialmente a celebração era “para a delegação do Brasil, mas vieram também outras delegações do mundo para participar da Missa”.
Para o Cardeal, foi uma ocasião de “muita alegria” poder ver “em quantos lugares nós temos pessoas que creem em Cristo, buscam Deus e, ao mesmo tempo, querem fazer do domingo o dia do Senhor”.
Dom Orani sublinhou que ter essa possibilidade de encontrar pessoas do mundo inteiro demonstra “a importância de continuar nossa busca de levar adiante Jesus Cristo, o respeito às demais religiões e, ao mesmo tempo, fazer do esporte uma oportunidade de congraçamento, de encontro entre pessoas”.
A Vila Olímpica da Rio2016 abriga mais de 11 mil atletas do mundo todo. O Centro Inter-religioso deste local tem como coordenador o sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Leandro Lenin.
No espaço, há uma sala para cada religião: cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo e islamismo (esta última com uma sala extra para mulheres). Além disso, conforme assinalou o Cardeal Orani em um artigo de julho sobre este tema, “sempre haverá a abertura para o atleta pedir um ministro de sua religião que não estiver contemplada na lista inicial”.
“O fato de existir um Centro Inter-religioso na Vila Olímpica demonstra justamente este respeito pelas religiões, porque cada um tem seu espaço aqui e quem mais quiser pode vir quando for convocado para atender os atletas”, acrescentou o Arcebispo à Rádio Catedral.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/dom-orani-celebra-missa-para-atletas-na-vila-olimpica-16919/

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Papa Francisco encontra jovens salvas da prostituição

“Eu vos peço perdão por todos aqueles homens que vos fizeram sofrer”. No âmbito das “Sextas-feiras da Misericórdia”, o Papa Francisco visitou na tarde de sexta-feira, 12 de agosto, a estrutura romana da “Comunidade Papa João XXIII”, fundada pelo Padre Oreste Benzi, e que acolhe 20 mulheres libertadas da escravidão da prostituição.
Seis delas são provenientes da Romênia, 4 da Albânia, 7 da Nigéria e as outras três da Tunísia, Itália e Ucrânia. A idade média das hóspedes da estrutura é de 30 anos. Todas sofreram graves violências físicas e vivem sob proteção.
Além das vinte mulheres, o Santo Padre também foi acolhido pelo responsável geral da Comunidade, Giovanni Paolo Ramonda, pelo assistente espiritual, Padre Aldo,  além de dois agentes que atuam nas ruas e a responsável pelo apartamento, localizado no centro de Roma.

Confiança
O Papa permaneceu mais de uma hora no local, rezando junto com a pequena comunidade e ouvindo as tristes experiências vividas pelas jovens, encorajando-as a olhar em frente com confiança. “Se alguém te disser que Cristo não ressuscitou, tu podes dizer a ele que Cristo ressuscitou, porque tu és testemunha disto”, disse Francisco a uma jovem vinda da Romênia para trabalhar como baby-sitter e que viu-se obrigada a prostituir-se nas ruas de Roma.

Perdão
Nos encontros, o Papa Francisco quis quase que desculpar-se pessoalmente com as jovens pelos erros a que foram submetidas: “Peço perdão por todos aqueles católicos e fieis que vos exploraram, abusaram e violentaram”. Este encontro – explicou – servirá para repreender quem merece. “Vivam com esperança e alegria o futuro que vos espera”, exortou ao final.
Eis o que o assistente espiritual da Comunidade, Padre Aldo Bonaiuto, disse em entrevista à Rádio Vaticano sobre a visita improvisada do Papa:

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Abertas as inscrições para o curso de Agentes de Pastoral Universitária

Atendendo as perspectivas da ação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que faz um convite para um cuidar da formação de pensadores e pessoas engajadas com a evangelização nos novos areópagos, entre eles o mundo universitário, o Setor Unidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o III Curso para Agentes de Pastoral Universitária.
Com o objetivo de oferecer formação integral aos estudantes, professores e colaboradores do Ensino Superior, assim como aos voluntários interessados em atuar como agentes da ação evangelizadora neste âmbito, o curso acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Acolhida Assunção, no Rio de Janeiro.
As inscrições para participar do evento seguirão abertas até o dia 21 de agosto. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site Universitários Cristãos.

Foto: CNBB

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4707/abertas-as-inscricoes-para-o-curso-de-agentes-de-pastoral-universitaria


Jogador de basquete australiano nascido nos EUA competindo no Rio concentra-se na fé, diz técnico

O jogador de basquete profissional Kevin Lisch trabalha duro em sua profissão.
Ele jogou a Divisão I (o nível mais alto dos jogos universitários aprovado pela Associação Atlética Nacional dos EUA) pela St. Louis University, estava pronto para o draft da NBA (evento anual no qual times da NBA podem recrutar novos jogadores) quando se formou em 2009, venceu campeonatos profissionais na Espanha, França e Austrália e, hoje, encontra-se no Rio de Janeiro representando a Austrália, meses após ser contratado pelo Sydney Kings e ganhar a cidadania australiana.
A reportagem é de Colleen Dulle, publicada por National Catholic Reporter, 10-08-2015. A tradução de Isaque Gomes Correa.
Mas, disse Lisch, Deus sempre esteve no centro. As pessoas que o conhecem confirmam essa afirmação.
Nascido e criado em Belleville, Illinois, Lisch, de 30 anos, frequentou escolas católicas durante toda a vida, começando na Blessed Sacrament (para o ensino fundamental), depois na Althoff Catholic High School (ensino médio) e, por fim, na St. Louis University, onde está na Calçada Billiken da Fama.
Greg Lieb, técnico de Lisch durante os anos de ensino médio, contou aos Catholic News Service que no ensino médio Lisch já se destacava por diferentes motivos:
Segundo Lieb em entrevista por telefone, Lisch como um jogador reúne muitas qualidades: “Ele é resistente, tem um bom porte físico, trabalha duro e, acima de tudo, é um grande jogador”.
Lisch e a seleção australiana de basquete jogam contra os EUA na quarta-feira no Rio de Janeiro.
Lieb disse que Lisch era ainda melhor nos estudos do que o era no basquete, juntando-se ao conselho estudantil daSociedade Honorífica Nacional. A sua fé, segundo Lieb, sempre lhe foi importante.
“Vocês podem encontrar ele indo diariamente à missa. Se quisermos nos encontrar com ele, é só ir à missa das 8h na Igreja de St. Henry”, diz Lieb. Os dois mantiveram a amizade ao longo dos anos, mesmo depois que Lisch mudou-se para a Austrália em 2009.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Superginasta Simone Biles: entre medalhas de ouro, o terço e a Santa Missa!

Simone Biles se tornou rapidamente a favorita para dominar as competições de ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com apresentações impecáveis, ela tem maravilhado a todos com sua habilidade extraordinária e com sua capacidade de autodomínio sob a imensa pressão dos juízes.
Até agora, Simone não era internacionalmente conhecida pelo grande público – aliás, estas são as suas primeiras Olimpíadas. No entanto, o seu nível de excelência na ginástica artística equivale a nada menos que o de Michael Phelps na natação, o de Usain Bolt no atletismo, o de Marta no futebol. Os comentaristas esportivos são praticamente unânimes em afirmar que ela se tornará em breve a maior de todos os tempos em sua modalidade, superando a mítica Nadia Comaneci.

E o que a leva a ser a melhor?
Para responder a esta pergunta, a revista Us pediu recentemente a Simone que esvaziasse a sua bolsa de ginástica, na esperança de encontrar ali dentro alguma pista secreta do seu sucesso. A maior parte do conteúdo não foi nenhuma surpresa, mas algo chamou a atenção da reportagem: um rosário branco. Simone Biles explicou: “Minha mãe, Nellie, pegou um rosário para mim na igreja. Não é para rezar antes das competições. É para rezar no dia a dia. Mas ele está ali, mesmo assim“.
A fé tem sido uma das únicas constantes na sua vida atribulada. Simone Biles nasceu em Ohio, filha de uma mulher às voltas com o vício em drogas e álcool. Quando Simone tinha 3 anos, a mãe perdeu a guarda das filhas. A assistente social entrou em contato com os avós da menina e da sua irmãzinha, no Texas, e eles se voluntariaram de imediato para adotar as duas: “Entregue as crianças para nós. Não queremos que elas sejam criadas por estranhos“.
Simone hoje chama os avós de “mãe e pai” e vai com eles à missa dominical. Eles têm sido uma grande influência em sua vida, apoiando-a desde o início.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Esta atleta de 17 anos correrá na Rio2016 e coloca sua confiança em Deus

            Sydney McLaughlin, que com apenas 17 anos tornou-se o membro mais jovem da delegação dos Estados Unidos para participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio do Janeiro (Brasil), considera que sua fé cristã a impulsa a competir com os melhores atletas do mundo.
            “O atletismo é um esporte muito mental, há muita pressão e colocam a expectativa no atleta. Cumprir com o que sei e saber que tudo o que foi dado provém de Deus, sem dúvida, tem um papel muito importante para mim”, disse a atleta ao Grupo ACI.
            No dia 10 de julho, com apenas 16 anos, McLaughlin conseguiu ser classificada, foi a terceira colocada nos 400 metros com barreiras nos treinos do estado de Oregon, apesar de nos últimos meses ter tido o vírus da mononucleose e sua mãe ter sofrido um ataque cardíaco e nervoso antes da competição.
            McLaughlin nasceu em Nova Jersey e frequentou o Colégio local União Católica (Union Catholic High School).
            Como cristã, explicou que sua fé em Deus a ajudou durante toda a viagem e encontrou a coragem para competir com a ajuda da sua família e dos seus treinadores. Apesar do medo das provas olímpicas e de estar a ponto de voltar atrás, McLaughlin acabou estabelecendo um novo recorde mundial juvenil em 54,14 segundos, realizado por Xing Wang, da China em 2005.
            “As olimpíadas sempre estiveram em minha mente, mas não aos meus 16 anos. Esta vitória sem dúvida mostrou que este é o plano de Deus para mim”, disse a atleta.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Papa na Via-Sacra: O Caminho da cruz é o caminho da vida e do estilo de Deus

O Papa Francisco presidiu a Via-Sacra com os jovens, nesta sexta-feira, 29 de julho, no Parque de Blonia, em Cracóvia.
O tema dessa celebração com o Papa é “Via-Sacra, Via da Misericórdia”.
A alocução do pontífice, feita no fim da Via-Sacra, começa com as seguintes palavras de Jesus: 
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’.”
Estas palavras de Jesus vêm ao encontro da questão que muitas vezes ressoa na nossa mente e no nosso coração: «Onde Deus está?» Onde Deus está, se no mundo existe o mal, se há pessoas famintas, sedentas, sem abrigo, deslocadas, refugiadas? Onde está Deus, quando morrem pessoas inocentes por causa da violência, do terrorismo, das guerras? Onde Deus está, quando doenças cruéis rompem laços de vida e de afeto? Ou quando as crianças são exploradas, humilhadas, e sofrem – elas também – por causa de graves patologias? Onde Deus está, quando vemos a inquietação dos duvidosos e dos aflitos na alma? Há perguntas para as quais não existem respostas humanas. Podemos apenas olhar para Jesus, e perguntar a Ele. E a sua resposta é esta: «Deus está neles», Jesus está neles, sofre neles, profundamente identificado com cada um. Está tão unido a eles, que quase formam «um só corpo».
“Foi o próprio Jesus que escolheu identificar-Se com estes nossos irmãos e irmãs provados pelo sofrimento e a angústia, aceitando percorrer o caminho doloroso para o calvário. Ao morrer na cruz, entrega-Se nas mãos do Pai e leva consigo e em Si mesmo, com amor de doação, as chagas físicas, morais e espirituais da humanidade inteira. Abraçando o madeiro da cruz, Jesus abraça a nudez e a fome, a sede e a solidão, a dor e a morte dos homens e mulheres de todos os tempos. Nesta noite, Jesus e nós, juntamente com Ele, abraçamos com amor especial os nossos irmãos sírios, que fugiram da guerra. Os saudamos e acolhemos com fraterno afeto e simpatia”, disse ainda o Santo Padre.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Rádio Catedral FM transmite Atos Centrais e Catequeses da JMJ Cracóvia

A Rádio Catedral FM 106,7 foi a rádio oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, sendo geradora de conteúdo para mais de 400 rádios e web rádios no Brasil e na América Latina. A partir desta terça-feira, 26 de julho, a emissora reafirma sua missão evangelizadora transmitindo, ao vivo – no horário de Brasília –, diretamente da cidade de Cracóvia, na Polônia, a XXXI Jornada Mundial da Juventude.
Em uma parceria com a Rádio Vaticano, a Rádio Catedral FM transmitirá os atos centrais, os momentos mais importantes com a presença do Papa Francisco e as catequeses proferidas em língua portuguesa pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, nesta JMJ 2016 em Cracóvia, de 25 a 31 de julho, que tem como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!” (Mt 5,7).

Programação JMJ Cracóvia

Quinta-feira: 28/07
4h – Catequese proferida pelo Cardeal Orani João Tempesta
4h40 – Cerimônia de acolhida do Papa Francisco – Oração na Capela de Nossa Senhora Negra, em Częstochowa, seguida de Santa Missa, na área do Santuário de Częstochowa, por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polônia
12h – Entrega das chaves da Cidade de Cracóvia e Cerimônia de Acolhida dos jovens no Parque Jordan, em Blonia, Cracóvia

Sexta-feira: 29/07
4h – Catequese proferida pelo Cardeal Orani João Tempesta
4h30 – Visita ao Campo de Concentração de Auschwitz–Birkenau, onde o Papa rezará diante do “muro da morte” e da cela de São Maximiliano Kolbe
11h20 – Visita ao Hospital Pediátrico Universitário
12h45 – Via Sacra com os Jovens

Sábado - 30/07
5h15 – Santuário da Divina Misericórdia, visita à Capela da Irmã Faustina e, depois de atravessar a Porta Santa da Basílica de Łagiewniki, celebração da Eucaristia com sacerdotes e consagrados de toda a Polônia
13h50 – Na esplanada do “Campus Misericordiae”, Vigília de Oração com os jovens participantes na JMJ

Domingo - 31/07
4h45 – Santa Missa conclusiva da XXXI JMJ no “Campus Misericordiae”
11h50 – Encontro com os Voluntários da JMJ
13h10 – Cerimônia de despedida no Aeroporto de Valice-Cracóvia 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4636/radio-catedral-fm-transmite-atos-centrais-e-catequeses-da-jmj-cracovia

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Jovens Cariocas na Semana Missionária em Braga

Cerca de 100 jovens do Rio de janeiro participaram ontem no santuário de São Bento da Porta Aberta em Braga – Portugal durante a semana missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia na Polônia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, que fez uma colocação importante durante a homilía a cerca do tema da JMJ: “Jovens, sejam instrumentos de misericórdia – Onde há misericórdia não há desigualdade e injustiça“, destacou o Arcebispo.
O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta participou também desta celebração, além dos jovens que já estão na cidade de Braga desde segunda-feira, fazendo encontros de evangelização nas praças, levando a alegria da juventude carioca para a JMJ Cracóvia deste ano.
Além da Missa também houve encontros de catequese e espiritualidade com os jovens, destacando os principais pontos centrais a cerca do tema da JMJ: “Bem Aventurados, os misericordiosos, por que alcançarão misericórdia” Mt 5,7.

Colaboração: Ronald Carvalho, Braga – Portugal

Fonte: http://www.djsdecristo.com.br/2016/07/22/jovens-cariocas-na-semana-missionaria-em-braga/





quarta-feira, 20 de julho de 2016

Papa envia mensagem à Polônia: JMJ no signo da Misericórdia

Foi divulgada nesta terça-feira (19/07), a vídeo-mensagem do Papa Francisco para a viagem apostólica à Polônia, em vista da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Cracóvia de 26 a 31 deste mês.  
Ano Jubilar 
“Já está próxima a trigésima primeira Jornada Mundial da Juventude, que me chama a encontrar os jovens de todo o mundo, reunidos em Cracóvia, proporcionando-me também a feliz ocasião de encontrar a amada nação polonesa. Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, que foi o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polonês no seu caminho histórico recente rumo à liberdade”, disse o pontífice. 
O Papa agradeceu aos jovens poloneses que há muito tempo estão se preparando, sobretudo com a oração, para o grande evento de Cracóvia. “Agradeço-lhes de coração por tudo aquilo que estão fazendo e pelo amor com o qual fazem. Desde já os abraço e os abençoo”, frisou ainda Francisco. 

Rosto da Misericórdia 
“Queridos jovens de várias partes da Europa, África, América, Ásia e Oceania! Abençoo também os seus países, seus anseios e seus passos rumo a Cracóvia, para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade. Que o Senhor Jesus lhes dê a graça de experimentar em si mesmos esta sua palavra: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia».” 
“Sinto um grande desejo de os encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia.” 

Amoris laetitia 
“E agora uma palavra a vocês, queridos filhos e filhas da nação polonesa! Sinto que é um grande dom do Senhor ir até vocês, porque são um povo que na sua história passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentado pela mão materna da Virgem Maria. Estou certo de que a peregrinação ao Santuário de Czestochowa será para mim uma imersão nesta fé provada, que me fará muito bem. Agradeço-lhes as orações com as quais estão preparando a minha visita. Agradeço aos Bispos e sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos fiéis leigos, especialmente às famílias, a quem idealmente entrego a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia. A «saúde» moral e espiritual duma nação vê-se pelas suas famílias: por isso, São João Paulo II tinha tanto no coração os noivos, os casais jovens e as famílias. Continuem por esta estrada!” 
“Queridos irmãos e irmãs, envio-lhes esta mensagem como penhor do meu afeto. Permaneçamos unidos na oração. Nos vemos na Polônia! 

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2016/07/19/papa_na_v%C3%ADdeo-mensagem_para_pol%C3%B4nia_jmj_no_signo_da_/1245334