quarta-feira, 18 de abril de 2018

Preocupação com a experiência de fé dos jovens é assunto de reflexão para bispos

A preocupação com a experiência de fé da juventude e os caminhos que ela escolhe como opção de vida foi tema da fala de Dom Vilson Basso, durante a coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (17), sétimo dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB.
“A Igreja quer oferecer a oportunidade de uma experiência de Deus e que os jovens possam se encontrar com a pessoa de Jesus”, disse o bispo que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ).
Segundo Dom Vilson, somente a partir da experiência de Deus os jovens podem fazer a sua adesão ao projeto de vida de Jesus e serem “evangelizadores e anunciadores” de sua Boa Nova.
“Acredito que aí está o coração e o segredo de todo trabalho com a juventude: oportunizar um encontro decisivo com a pessoa de Jesus e aí sim, termos jovens apaixonados e missionários que esparramem a boa notícia em todos os areópagos modernos”, enfatizou o bispo.
Dom Vilson comentou ainda a preparação para o Sínodo dos Jovens, que ocorre em outubro, e tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
“Vivemos um tempo especial, um tempo de graça, é tempo de preparação para o Sínodo dos Bispos”, assinalou. “É um tempo de graças porque coloca os jovens no centro de atenção da nossa Igreja. Isso é inédito, isso é bonito e é tempo de graça para os jovens do nosso país e do mundo”, completou o bispo.
Dom Vilson lembra que o Papa Francisco pede que se ouçam os jovens e os levem a sério.“O Sínodo é esta oportunidade de escutar a juventude e de levá-la a sério e abrir novos caminhos e possibilidades de evangelização”.
O bispo apresentou ainda o livro ‘Deus é Amor’, que traz a visão do Papa Francisco a respeito de grandes temas da atualidade para os jovens.

Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/assembleia-geral-cnbb/coletiva-de-imprensa-do-dia-17-de-abril-de-2018-56a-ag-cnbb-17-04-2018-09-23-56

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Comissão para Doutrina da Fé lança na 56ª AG da CNBB subsídio sobre fé cristã e laicidade

Durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), foi apresentado o novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé intitulado “Fé Cristã e Laicidade”.
O subsídio tem objetivo de oferecer uma reflexão aprofundada sobre a laicidade diante da fé cristã e esclarece sua diferença em relação ao “laicismo”. “A laicidade em si é boa, enquanto separação da religião e o poder civil, justamente para garantir que todas as religiões possam atuar bem. Já o laicismo é esforço de pessoas da sociedade para retirar Deus da vida das pessoas. Ora, o Estado é laico, mas o povo não é ateu”, explicou dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé.
“Essa reflexão quer suscitar o interesse por esta realidade que vai se tornando conflitiva cada dia mais, além de traçar um itinerário de reflexão pontuado em aspectos importantes e pressupostos para a profundar a questão e saber lidar com ela no empenho pastoral da Igreja”, destacou o Bispo, na apresentação do texto.
Presidente da Comissão para Doutrina da Fé ressaltou, ainda, que a perda do sentido da transcendência e a progressiva subjetivação da fé, com a tentação de um forte relativismo ético, forma um quadro no qual a religião acaba não se referindo mais à teologia, mas à antropologia. “Desde que o homem se faz Deus para si mesmo já não cabe falar de amor do homem a Deus”.
O subsídio é dividido em sete capítulos que esclarecem as diferenças conceituais entre “secularidade e secularismo” e “laicidade e laicismo”, apresentam o percurso histórico dessas realidades, bem como aspectos jurídicos, referenciais bíblicos, princípios da Doutrina Social da Igreja e da política, além de indicações de como a Igreja deve se relacionar com o Estado laico.
Dom Pedro esclareceu que esse não é um documento da CNBB, uma vez que os documentos são aprovados por todos os bispos em assembleia. “Trata-se um trabalho de assessoria. A CNBB tem várias comissões que assessoram os bispos. Portanto, esse é um subsídio oferecido ao episcopado como uma reflexão para ajudar no encaminhamento da pastoral em um âmbito geral”.
Ainda segundo o Bispo, o novo subsidio é muito indicado para jovens universitários cristãos que, ao entrar na universidade recebem uma carga imensa de informações altamente ideologizadas que repudiam a religião.
O subsídio “Fé Cristã e laicidade” pode ser adquirido pelas Edições por meio do site: www.edicoescnbb.com.br.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/comissao-para-doutrina-da-fe-lanca-subsidio-sobre-fe-crista-e-laicidade/

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Viva a experiência The Cor

O coração humano está constantemente em busca de um valor, de um sentido ou de uma resposta que confirme a sua existência. Mas e o seu coração está sedendo de quê?


terça-feira, 27 de março de 2018

Pré-Sínodo 2018: Jovens compartilham impactantes testemunhos durante Via Sacra

A Basílica Pontifícia de São João de Latrão, em Roma, recebeu na sexta-feira, 23 de março, a Via Sacra por ocasião da Reunião Pré-sinodal dos jovens, quando compartilharam histórias impressionantes durante as 14 estações.
Segundo informou a Santa Sé, o objetivo da Via Sacra foi “meditar sobre a paixão e morte do Senhor, levando em consideração as luzes e as sombras, as cruzes e as esperanças dos jovens no mundo de hoje”.
Nesse sentido, nas 14 estações foram compartilhados, como parte das meditações, testemunhos de cristãos perseguidos, fiéis que foram vendidos como escravos ou que caíram em flagelos como drogas.
Por exemplo, a história de Salem Matti Kourk, um cristão iraquiano de 43 anos que vivia em Bartala, pequena cidade na Planície de Nínive. Seu caso foi narrado na primeira estação, na qual se recorda a condenação de Jesus à morte.
“Em 8 de agosto de 2014, quando a cidade foi conquistada pelos milicianos do ISIS, a maioria dos cristãos tinha deixado a cidade. Salem não se uniu aos milhares de fugitivos porque tinha problemas cardíacos e, não podendo fugir, decidiu permanecer no local. Foi preso pelos jihadistas. Salem foi torturado até a morte e seu corpo foi abandonado na rua”.
Também contaram a história de Joseph, que aos sete anos – em 1987 – foi vendido como escravo no Sudão do Sul. “A sua história de escravidão durou 10 anos. O seu dono frequentemente o agredia, torturava e abusava dele. Um dia, ele deixou escapar alguns camelos que cuidada e o seu dono ficou furioso e jurou violentamente que mataria Joseph”.
Depois de espancá-lo brutalmente, foi pregado em uma tábua com “pregos de nove polegadas de comprimento nas mãos, nos joelhos e nos pés. Depois, derramaram ácido nas suas pernas e, finalmente, libertaram-no. Milagrosamente, Joseph não morreu, embora tivesse permanecido nessa tábua durante sete dias”.

quinta-feira, 22 de março de 2018

JDJ no ano do Sínodo da Juventude

Caroline Gomes saiu do Brasil aos 20 anos, em 2011, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri. Nessa época, ainda era coordenadora do Grupo Jovem da paróquia que frequentava, Jesus Sacramentado, na Penha Circular. Dormiu na rua. A temperatura era de 15°C. Apesar desse perrengue, ela garantiu que viver a JMJ em outro país, fazendo, de fato, a ‘jornada’, foi uma experiência única de encontro com Deus, que norteia todas as suas atividades hoje.
Foi com uma nova percepção de ‘paróquia’ e ‘Igreja’, gerada pela JMJ de Madri, que ela começou a atuar no Setor Juventude, em 2013, e a participar da organização da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão local da JMJ. Este ano, o evento será no dia 24 de março, um dia antes do Domingo de Ramos, conforme a tradição.
A concentração será às 13h, na estação do Metrô do Estácio. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, dará a bênção dos ramos, às 15h, e, em seguida, os jovens seguirão em procissão até a matriz da Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, onde Dom Orani presidirá Santa Missa, às 16h.
A Igreja do Brasil celebra a dimensão diocesana da Jornada no Domingo de Ramos. Na Arquidiocese do Rio, o dia anterior foi escolhido para a festa. O objetivo é permitir que os jovens se reúnam com sua comunidade paroquial no domingo que dá início à Semana Santa.
O tema da JDJ este ano, “Não tema, porque encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30), foi proposto pelo Papa Francisco: ele pediu que, no triênio de 2017 a 2019, fossem recordadas as “Bem-aventuranças” nas JMJs.
O tema de 2017 foi “O Poderoso fez para mim coisas grandiosas” (Lc 1,49), e o de 2019 será “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). “A alusão ao ‘sim’ de Maria a Deus, quando ela era ainda jovem, nos inspira a tomarmos as decisões que precisamos em nossa vida, de maneira racional, como ela o fez”, apontou o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira.

JDJ
A JDJ teve início junto com a JMJ, em 1985, por iniciativa do Papa João Paulo II. O objetivo do evento, segundo o subsídio deste ano, é “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações’”.
A Jornada diocesana dá início a um período de preparação espiritual para a JMJ, que passa também pela celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), em outubro. A próxima celebração da JMJ em unidade será de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.
“A presença contínua da graça divina encoraja-nos a abraçar, com confiança, a nossa vocação, que exige um compromisso de fidelidade que se deve renovar todos os dias. Com efeito, a senda da vocação não está desprovida de cruzes: não só as dúvidas iniciais, mas também as tentações frequentes que se encontram ao longo do caminho. O sentimento de inadequação acompanha o discípulo de Cristo até o fim, mas ele sabe que é assistido pela graça de Deus”, afirmou o Papa Francisco em seu documento para esta, que será a 33ª Jornada da Juventude, celebrada por todo o mundo.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Inscrições para o COR in Rio

Não perca essa chance e garanta a sua vaga! Acesse www.corinrio.com.br e participe do grande evento de sexualidade e afetividade de 2018!

sexta-feira, 16 de março de 2018

Papa aos jovens: não se deixem desencorajar pelos profetas de desgraças

Papa Francisco envia uma vídeomensagem de encorajamento e de esperança à “Família Grande do Hogar de Cristo”, lar que se dedica ao acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade social ou de dependência de drogas.

“Lá onde havia uma semente de destruição, semeia-se para construir”. É um dos trechos da vídeomensagem em espanhol que o Papa Francisco enviou à Família Grande do Hogar de Cristo (https://www.youtube.com/watch?v=1hTVXvKIwfA) que dias atrás celebrou o décimo aniversário no Santuário Mariano de Luján, Argentina.

O acolhimento de jovens em dificuldade
O Papa pede à esta Comunidade, que se dedica ao acolhimento de jovens que se encontram em condições de vulnerabilidade social ou de dependência de drogas, que continuem neste caminho para que eles tenham um futuro, e elogia a “mística” dos que se dedicam a este objetivo.
Francisco sublinha, “onde há o problema, abre-se um caminho que leva à sua solução” - e prossegue - “ninguém pode estar no Hogar de Cristo sem olhar para o futuro, sem esperança”, porque ali encontra-se o coração aberto à esperança, à construção, às crianças, aos jovens”.

Não se deixem desencorajar pelos profetas de desgraças
Por isso, os jovens do Hogar “podem dar testemunho desta esperança que os fez crescer como pessoas, como homens, como mulheres, olhando para o futuro”. Enfim a exortação para que não tenham medo, não se desencorajem: “não desistam e não se deixem vencer, às vezes, pelos profetas de desgraças, ou pelo cansaço” conclui o Pontífice.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-03/papa-aos-jovens--hogar-de-cristo-.html


segunda-feira, 5 de março de 2018

Curso sobre a Teologia do Corpo

Se liga que começa nesta quinta o Curso sobre a Teologia do Corpo, o tesouro escondido da Igreja que pode mudar sua vida e seus relacionamentos.


A Escola Mater Ecclesiae fica na Rua Benjamin Constant, 23, Glória (bem pertinho da estação de metrô). Curso livre, aberto para alunos e não-alunos. Aproveite: participe e divulgue!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Curso para Formação de Visitadores Hospitalares (Pastoral da Saúde)

Público: Agentes da Pastoral da Saúde, MESCs e demais irmãos e irmãs católicos.

Data: 17/03 (sábado)
Horário: das 16:00 às 19:00
Local: Paróquia Nossa Senhora do Desterro
Endereço: Rua Amaral Costa, 141 - Campo Grande

Curso Gratuito (vagas limitadas)
Inscrições e Informações:
(21) 99582-1429 / (21) 99908-2693

Lanche Partilhado (favor levar copo para evitar o uso de descartáveis)

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro • Vicariato Episcopal Santa Cruz • Pastoral da Saúde

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Papa convida jovens do mundo inteiro a se unirem ao Sínodo

Quem não puder vir a Roma poderá participar ‘on line’, pelo site ou facebook do Sínodo2018, em seis grupos linguísticos: português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Neste domingo (18/02), o Papa Francisco pediu aos jovens que participem ativamente, pela Internet, na preparação do Sínodo dos Bispos previsto para outubro que tratará da Juventude.

Assembleia pré-sinodal de março
Cerca de 300 jovens dos 5 continentes, de várias religiões e também ateus, participarão de uma reunião pré-sinodal convocada de 19 a 24 de março em Roma. Neste encontro, eles serão ouvidos e suas colaborações utilizadas para preparar o Sínodo, cujo tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
O Papa Francisco, logo após rezar o Ângelus na Praça São Pedro, estendeu o convite aos jovens de todo o mundo, animando-os a serem protagonistas desta preparação.

Participação no site e em redes sociais
Quem não puder vir a Roma “poderá participar ‘online’ em seus grupos linguísticos (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão), que serão moderados por outros jovens”.
Francisco afirmou que as propostas destes ‘grupos da rede’ se unirão às da reunião de março e que todas as informações estão na página web da Secretaria do Sínodo do bispos.
O Sínodo se ocupará dos problemas dos jovens e buscará adequar sua linguagem ao uso das novas tecnologias para aproximar-se a eles, segundo o documento preparatório divulgado em 2017.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-02/papa-angelus-sinodo-jovens-internet.html

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Continuação da preparação para Introdutores do Santuário da Divina Misericórdia

Na 3ª formação, trabalhamos uma oficina integrada com o grupo jovem que está desenvolvendo o "Alpha" e aproveitamos para falar sobre o pré-catecumenato e as atitudes de um Introdutor.
No 4º dia, discutimos sobre características da adolescência e da juventude e como isso pode interferir no processo de evangelização, além dos desafios atuais.
E na 5ª formação, fizemos uma discussão mais doutrinária, visando uma formação mais voltada ao credo e a moral com um jogo bem legal. 

Divina Misericórdia - Introdutores

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Preparação de Introdutores do Santuário da Divina Misericórdia

No dia 21 de Janeiro de 2018 iniciou no Santuário da Divina Misericórdia a preparação de introdutores para o Pré-Catecumenato da Iniciação Cristã de Jovens. Ao todo 38 jovens e adultos se inscreveram para fazer parte deste momento de acolhida, escuta e diálogo. Provenientes das mais diversas pastorais, desde o grupo de coroinhas até a catequese infantil, os introdutores começaram muito entusiasmados com o que os espera: apresentar o querigma aos jovens que chegarão no dia 25 de Fevereiro.

A Iniciação Cristã de Jovens está em sua fase final da implementação do processo catecumenal na paróquia. Muitos foram e ainda são os desafios para que essa preparação para uma vida cristã plena e concreta seja realizada, mas com um equipe bem preparada, empolgada e motivada pela ação do Espírito Santo, temos fé que será um ano de muitas bênçãos e graças.

   Na quarta-feira (24 de Janeiro) realizamos o segundo dia de formação de introdutores que contou com uma apresentação belíssima do documento 107 da CNBB: "Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários". A catequista Mariana Steling que participou ano passado do 8º Congresso Arquidiocesano da Iniciação Cristã levou tudo o que aprendeu, aprofundou e viveu da Iniciação Cristã para os novos introdutores. Ao final da explanação houve um momento de partilha em que os jovens e adultos missionários puderam partilhar sobre os mais diversos tópicos que o documento 107 aborda e como isso poderia ser colocado em prática na equipe e na paróquia. 

Ao todos foram sete dias de formação e de partilha para que Jesus Cristo seja anunciado da melhor forma possível ao longo de todo  período de Introdução. Esperamos que essa iniciativa se espalhe por outras paróquias, principalmente por aquelas que ainda não descobriam a grande beleza do processo catecumenal. 



Coordenação ICJ/SDM  2018

Texto enviado por Lucas Henrique

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Curso Intensivo da Teologia do Corpo

Faça sua inscrição e deixe a Teologia do Corpo mudar a sua vida. Três pacotes diferentes para mais se adequar ao seu perfil. Clique no link:


Inscrição simples = R$ 120,00 (inclui taxa de inscrição e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço) e dia 25/02 (café da manhã e almoço). Não inclui pernoite.

Inscrição com Hospedagem 01 (vagas limitadas) = R$ 170,00 (inclui taxa de inscrição, hospedagem em quartos duplos ou triplos e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço e jantar) e dia 25/02 (café da manhã e almoço)

Inscrição com Hospedagem 02 = R$ 150,00 (inclui taxa de inscrição, hospedagem em quartos coletivos e alimentação - Refeições: dia 24/02 (almoço e jantar) e dia 25/02 (café da manhã e almoço)

A Casa São Francisco de Sales fica na R. Luís Zancheta, 50 - Riachuelo, Rio de Janeiro.

Participe e ajude na divulgação!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Curso de Teologia do Corpo

RESERVE A DATA para aproveitar uma oportunidade sem igual de mergulhar nesse verdadeiro tesouro da Igreja e descobrir o plano divino para o amor humano.
No próximo mês, abriremos as inscrições online. Será um intensivo para você conhecer a Teologia do Corpo e como ela pode transformar a sua vida e os seus relacionamentos.
O horário será das 08h às 18h (incluindo Missa). Lembrando que a Casa oferece também possibilidade de hospedagem e alimentação para os que desejarem fazer desse final de semana um verdadeiro retiro! Participe e ajude na divulgação!

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Papa Francisco envia mensagem de Natal aos jovens

Durante a preparação para o Natal, o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens, e os encorajou a “encontrar Jesus” e a ter alegria e paz em seu coração.
Na mensagem, gravada por ocasião da sua próxima viagem ao Peru, em janeiro de 2018, o Santo Padre recordou que “já está chegando o Natal” e disse que “começamos esses preparativos, pedindo a Jesus que venha”.
“Hoje a Igreja coloca um dos nomes: Sabedoria. Jesus é a nossa sabedoria”, disse.
“E queremos estar abertos a esta Sabedoria. Não é estudar, é ter esse sentimento cristão no coração”.
O Papa perguntou aos jovens se eles “têm esse sentimento cristão em seus corações”, que está marcado pelo sinal da “alegria e da paz”.
“Vocês têm alegria no coração? Vocês tem paz no coração? E assim, Jesus nos dá sabedoria, isso nós esperamos”.
“Vamos nos preparar bem para o Natal”, incentivou.
Em seguida, brincou ao falar sobre a “Guarda Papal”, grupo formado por milhares de jovens preparados pela Arquidiocese de Lima para acompanhar o Papa durante a sua visita ao Peru, o Santo Padre disse: “Eu sei que vocês são chamados de Guarda Papal. Não sei o que tem a ver com o Papa? Mas algo deve haver, porque quando eu visitar o país, estarão muito perto de mim”.
“Eu quero dizer-lhes outra coisa: estou sonhando com a viagem, já estou sonhando, realmente tenho muita vontade de estar aí. Porque vocês tem uma coisa que os outros povos não têm: os santos. Quantos santos tem no Peru?”.
“E se reparam na lista, não há nenhum santo triste. Todos eram felizes. Eles tinham a sabedoria de Jesus dentro deles”, assinalou.
O Santo Padre também exortou os jovens: “'Arrisquem-se! Saiam! Façam as coisas bem! Faça isso por Deus!', procurem, o que eu posso fazer por Jesus? O que eu posso fazer pelo bem dos outros?”.
“E a última coisa: vocês rezam? Porque sem a oração não podemos encontrar Jesus. Digam a Jesus, Oh, sabedoria, venha!”, disse.
“Rezem, rezem muito. Que Deus os abençoe, e que a Virgem Maria cuide de vocês. Também rezem por mim”, pediu no final do vídeo, antes de dar a bênção.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6397/papa-francisco-envia-esta-mensagem-de-natal-aos-jovens

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Igreja se prepara para iniciar o Ano do Laicato

“Sabeis que a doutrina do sacerdócio comum dos fiéis, tão amplamente desenvolvida pelo Concílio, ofereceu ao laicato a ocasião providencial de descobrir sempre mais a vocação de todo o batizado ao apostolado e o seu necessário compromisso, ativo e consciente, com a tarefa da Igreja. Isto é consolador, e devemos ser os primeiros a nos alegrar com esta colaboração do laicato e a encorajá-la” (Homilia do Papa João Paulo II, no Maracanã).
Durante a primeira visita ao Brasil, em junho de 1980, o então Papa João Paulo II já destacava a necessidade de estimular o protagonismo dos leigos para que esses assumissem a missão evangelizadora como parte da Igreja.
Quase 40 anos depois do discurso de São João Paulo II, a Igreja se prepara para vivenciar o Ano do Laicato – que terá início no dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, e findará na mesma data, em 2018 –, tendo como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e como lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14).

Documento 105 da CNBB
Agora, o anúncio do Ano do Laicato está sob a luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.
O intuito geral como Igreja é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, assim como aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.
Além disso, o Ano do Leigo pretende dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade.

Igreja em saída
O vigário episcopal para a Caridade Social, cônego Manuel Manangão, explicou a importância desse período para a Igreja. “Esse ano já é esperado há muito tempo, porque, apesar da Igreja sempre lidar com a realidade do leigo também atuando na ação evangelizadora, de alguma maneira, nos últimos 20 anos, constatou-se uma espécie de esfriamento na ação laical. Talvez, por uma questão de ‘clericalização’, a Igreja colocou nas mãos dos padres muito do processo de decisão. A partir disso, o leigo ficou muito distante da dimensão de ação dentro da sociedade”, comentou.
Ainda segundo o cônego, a consequência do esfriamento na ação laical é a falta de renovação das lideranças. “Temos muitos leigos atuando, disso não há dúvidas. Porém, no conjunto geral das pastorais sociais, por exemplo, não temos grandes nomes. Com isso, não há renovação das lideranças, elas estão envelhecidas. São pessoas que trabalham, militam na área da ação social e das pastorais há mais de 40 anos. Ao mesmo tempo, as pessoas que chegam ainda estão, de certa forma, ‘cruas’, com pouca visão do que é a Igreja”, frisou.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

4º Seminário de Comunicação aborda “simplificação dos meios, o uso e a acessibilidade” das redes

“Simplificação dos meios, o uso e a acessibilidade” foi o tema apresentado pelo assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Antônio Xavier, na noite desta terça-feira, 7 de novembro, durante a abertura do 4º Seminário de Comunicação, que será realizado até o dia 10, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro. 
Logo após a abertura oficial do seminário e apresentação do tema realizada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, juntamente com o vigário episcopal para a Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese, Cônego Marcos William, Padre Antônio proferiu a primeira conferência do encontro recordando a história da Igreja com a comunicação e realizando um panorama dos dias atuais com o advento da cultura digital. 
“Abordamos nessa primeira palestra exatamente a caminhada que a Igreja fez em relação aos meios de comunicação e, ao mesmo tempo, apresentamos um pouco do cenário em que vivemos hoje com tantas mudanças trazidas pela cultura digital e por toda essa revolução tecnológica às vezes chamada de quarta revolução industrial. A partir disso, expomos e refletimos um pouco sobre temáticas como o vício digital, as diferenças entre alguém que está online e alguém que está realmente disponível para uma conversa ou algo assim, um discernimento mais apurado diante do entusiasmo pela tecnologia que às vezes gera certa ansiedade, que são provindas desse meio, mas ao mesmo tempo toda a abordagem positiva em relação ao crescimento, utilização dos meios digitais para a saúde, para a educação e para tantas outras abordagens”, explicou o sacerdote.
Partindo da afirmação que “a evolução da tecnologia é tão inerente quanto a evolução da humanidade”, padre Antônio apresentou a linha do tempo das revoluções industriais destacando que hoje “vivencia-se uma grande variedade de itens tecnológicos capazes de facilitar a vida e os relacionamentos e impulsionar a produtividade”.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

DNJ 2017

Casa São Francisco de Sales, no Riachuelo. Missa presidida por D. Paulo Romão.

DNJ 2017
Clique na seta para passar as fotos

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

A coroação teve início com os jovens entrando com a bandeira do Brasil em punho (desfile) pedindo bênçãos à padroeira do Brasil.


Montamos cenários e levamos a comunidade a viver acontecimentos da época, no final participamos da missa celebrada pelo Padre Nivaldo Alves.









A Paróquia  recebeu muitos visitantes das 07 às 22 horas. 

Paróquia São José – Barros Filho

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Uma bela experiência em torno da Palavra de Deus

Celebração da entrega da Palavra de Deus com os jovens e adultos
Na Quaresma, eles fizeram o Rito de Entrada com assinalação dos sentidos.
Deixamos para o mês de setembro a entrega da Palavra. Fizemos uma campanha de doação de bíblias e no último domingo fizemos uma "Festa da Palavra de Deus".
A celebração eucarística foi seguida de estudo da 1Ts.
Ao final, fizemos um almoço comunitário.

(Paróquia Santa Rita – Largo de Santa Rita – Centro)