segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jovens em missão pela saúde

Um trabalho de assistência social e espiritual dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às crianças e jovens do Hospital Municipal Miguel Couto, no bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade – essa é a motivação da Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo (PSJC), que completou dois anos em outubro. Uma missa de ação de graças pelo aniversário foi celebrada no dia 18 de outubro, presidida pelo pároco, monsenhor Manuel Moreira Vieira.
Idealizado por Mara Vasconcellos, que atua como coordenadora, o grupo conta com 40 jovens voluntários entre 18 e 34 anos, sendo 10 em treinamento, e que participam com muito amor, alegria, espiritualidade e compromisso. O projeto tem como dirigente espiritual o pároco, monsenhor Manuel, e como orientadora espiritual a religiosa Anastácia Serva de Maria, ministra dos enfermos.

Semear a fé
O grupo surgiu com o objetivo de que voluntários jovens pudessem ajudar, com a mesma linguagem, outros jovens e crianças internados na unidade. Segundo a coordenadora Mara Vasconcellos, o grupo tem o intuito de semear a fé em Cristo aos pacientes, familiares e acompanhantes, em diversos casos sob a tutela do Estado; evangelizar os que ainda não conhecem Cristo; e propagar a alegria que vai muito além de um sorriso, a alegria da alma.
“Queremos ser presença, dando a mão ao paciente e à família, no momento de maior fragilidade humana. A fé precisa ser propagada e sedimentada. Fazemos a oração de mãos dadas para sentir que Cristo está com eles firme e forte. Rezamos a oração do Pai Nosso, mostrando a presença de Jesus nos unindo como irmãos. Toda a enfermaria, incluindo médicos, enfermeiros, pacientes e familiares rezam juntos”, disse.

Bons frutos
Além do dirigente, da orientadora espiritual e da coordenadora, cada jovem tem uma função na estrutura da pastoral.
Desde outubro de 2013, a Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo cresceu em mais de 400 visitas realizadas. Para a coordenadora Mara, o que de melhor aconteceu foi o envolvimento e a entrega de jovens pela pastoral, realmente tocados com o dom do Espírito Santo.
“Para trabalhar é preciso ter esse dom, porque lidamos com crianças e familiares no momento da mais profunda fragilidade humana, que é a doença atingindo o seio familiar, algumas vezes desestruturando-o. A família não consegue, materialmente, sair desse momento, mas, espiritualmente, a pastoral fortalece e reconstrói. A fé move montanhas e salva. E o jovem deve saber que tem um caminho, que não é deixar de ser alegre, mas saber que existe uma oportunidade de servir a Cristo. A gente espera que ainda tenhamos mais jovens assim. Pretendemos que o grupo de hoje estimule a formação de outros jovens em hospitais, para que possam entender que realmente têm o apoio do nosso melhor amigo, que é Jesus”, disse.
A coordenadora Mara Vasconcellos pode ser encontrada no telefone 98358-0109 e e-mail marasmithvasconcellos@hotmail.com.

Foto: Leonardo Santos

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3803/jovens-em-missao-pela-saude

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fórum sobre jovens privados de liberdade

A sexta edição do Fórum para tratar da questão dos adolescentes e jovens privados de liberdade, realizado pela Arquidiocese do Rio, será no dia 11 de novembro, no Edifício João Paulo II, na Glória. Uma das pautas será o início da assistência religiosa no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que em 2015 completa 18 anos de atividade.
O fórum tem como objetivo reunir autoridades da área da aplicação das medidas socioeducativas para os jovens que cometem atos infracionais, a fim de proporcionar um debate sobre a situação desses jovens.
“Nossa intenção é encontrar ideias e propostas para humanizar o sistema socioeducativo. Hoje vivemos uma situação complicada, porque as unidades do Degase estão superlotadas e isso cria situações muito difíceis para a reeducação do jovem. Por exemplo, em um alojamento onde cabem seis meninos, de 15 a 20 jovens vivem em situação bastante desumana”, explicou o coordenador da Comissão de Assistência Religiosa ao Menor Privado de Liberdade, diácono Roberto José dos Santos.
Os participantes do fórum, convocados pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, são a juíza responsável pela 2ª Vara da Infância e da Juventude, que aplica as medidas de privação de liberdade e outras medidas constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), representantes da Defensoria Pública que atuam nas Varas da Infância, a juíza coordenadora das Varas da Infância do Estado do Rio de Janeiro, a OAB, o Ministério Público e a comissão arquidiocesana responsável pela assistência religiosa.
“A realização desse fórum é a colaboração que a Igreja pode dar ao reunir pessoas que têm a responsabilidade da garantia dos direitos humanos e fundamentais desses jovens que cometeram atos infracionais, mas que merecem e têm o direito de ter a oportunidade de recomeçar a própria vida”, afirmou o diácono.
Devido à proximidade do Ano Santo da Misericórdia em 2016, Dom Orani propôs o início de um trabalho de acompanhamento de jovens que deixaram o sistema socioeducativo para que, em liberdade, possam ter oportunidades e ser ajudados em todas as etapas da reintegração social.
“Estamos buscando contato com paróquias para que leigos que atuam na área da Caridade Social possam acompanhar o serviço de reintegração desses jovens à família e à sociedade”, concluiu o coordenador.

Crisma no Santuário

            No Santuário de São Sebastião, na Tijuca, houve missa do Crisma no final da tarde do dia 18 de outubro.
            A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta e concelebrada pelo pároco frei Arles Dias de Jesus.
            Os nove crismandos foram ungidos e abençoados por Dom Orani que os convocou a seguirem a profissão de fé e a serem missionários cumprindo o compromisso renovado com Deus.

Foto: Rachel Lopes
Colaboração: Emilton Rocha

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 8

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Beata Chiara Luce: um exemplo de santidade para muitos jovens

Na festa da beata Chiara Luce Badano, conheça mais sobre sua história e como ela tem influenciado a vida de milhares de jovens.

A vida da jovem beata italiana Chiara (Luce) Badano inspira milhares de jovens no mundo. Tendo sua memória litúrgica no dia 29 de outubro, data de seu nascimento, ela praticava esportes, gostava de viajar, fazer amigos, era amante das artes, dona de um sorriso doce, vontade de mudar o mundo e coração entregue a Jesus.
Membro do Movimento dos Focolares, Chiara estava sempre em oração e buscava encontrar “Jesus Abandonado” nos pobres, deficientes, drogados, nas pessoas que a sociedade deixava à margem e esquecia.
Aos 17 anos, durante uma partida de tênis, sentiu uma dor no ombro esquerdo, tão forte que não conseguiu segurar a raquete. Exames clínicos e internamentos revelam o triste diagnóstico: um câncer raro.
Conhecida a notícia e voltando para casa, pediu à mãe que não lhe fizesse perguntas. Passados 25 minutos de silêncio e entrega, venceu a graça: “Agora podes falar, mãe”, enquanto ao seu rosto volta o sorriso luminoso de sempre. Disse o seu sim a Jesus, e não mais voltou atrás.
Fruto dessa entrega, ela nunca desanimou perante a doença e sempre dizia “Se assim o queres, Jesus, também eu o quero”. Mesmo nos momentos de dor, acolhia e ouvia todos os que dela se aproximavam; fazia seus gestos de amor por Jesus Abandonado, embora houvesse fragilidade e o empecilho imposto pelo câncer.
Em 7 de outubro de 1990, aos 18 anos foi encontrar seu maior tesouro: Jesus Cristo. E aos jovens deixou uma mensagem de esperança e coragem: “Gostaria de lhes passar a chama como nas Olimpíadas, porque a vida é só uma e vale a pena gastá-la bem”.

Devoção
No Brasil, especialmente após a Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro, na qual ela foi uma das intercessoras, a devoção à beata se espalhou. Um dos meios utilizados para disseminar a luz de Chiara foram as redes sociais. A capixaba Ilza Maria, conheceu a história de Chiara através do programa Revolução Jesus, em 2012, e logo depois leu sua biografia.
Naquele momento, a mãe passava pelo câncer e a história da jovem a ajudou caminhar com fé. “Muito do meu amadurecimento quanto à morte, sofrimento foi pela intercessão da Chiara. Quando minha mãe veio a falecer no ano seguinte, eu não sei como seria se eu não tivesse mergulhado profundamente na vida da Chiaretta, nisso, eu senti em meu coração a vontade de fazer uma fanpage, visto, que não havia uma página brasileira”, conta.
Para ela, a identificação dos jovens com a vida de Chiara se deve à sua coragem em enfrentar a doença, dando seu sim absoluto a Deus, testemunhando de que é possível ser santo nos dias de hoje e sobretudo, o amor transmitido de forma simples e profunda.
A preparação para a festa da beata aconteceu de forma intensa, através de uma novena, a mesma que é rezada no mundo todo, com a mobilização de milhares de jovens. “Tivemos a graça de uma participação intensa dos amigos devotos, que nos enviaram fotos de seus altares e de grupos que rezaram juntos a novena e hoje dia 29, algumas paróquias celebram a festa, com a Santa Missa”, diz.

Testemunhos
Passados 24 anos de sua morte, a luz de Chiara, ilumina milhares de jovens no mundo todo, que a seu exemplo encontram forças para carregar suas cruzes, serem fiéis no cotidiano e perseverarem no Evangelho.

Conheça o testemunho de alguns deles espalhados por todo o Brasil.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Seminário

O movimento Sentinelas promoverá o “Seminário de Ideologia de Gênero” no auditório da Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes, dia 31 de outubro, das 8h30 às 17h, na Rua Humberto Cozzo, 41.
O objetivo é conscientizar as pessoas acerca do tema, e terá como palestrantes o bispo auxiliar do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o médico psiquiatra Italo Marsili, entre outros.
A inscrição no valor de R$ 15,00 poderá ser realizada por e-mail: movimentosentinelas@gmail.com, e deverá contar nome completo, telefone, paróquia de origem, e-mail e data de nascimento. O pagamento poderá ser feito no local.
Informações pelo telefone 2497-9050.

Link da foto: http://www.tardecommaria.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Dom_Antonio_e_membros_do_Movimento_Sentinela_28092015112447.png

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, pág. 6

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Encontro Vocacional do Vicariato Oeste

Neste último domingo, 18/10, às 13h, no Centro de Convivência Padre Miguel, foi realizado o Encontro Vocacional da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos do Vicariato Oeste. Participaram cerca de 1000 jovens e adultos que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã.
Inspirados pelo tema: “Seduziste-me Senhor”, os participantes tiveram uma tarde de unidade e bênção sob a intercessão da equipe da Renovação Carismática Católica e receberam, também, orientações dos vocacionados, religiosos e da Pastoral Familiar, além de muito louvor, oração, testemunho, adoração e missa, workshops vocacionais e confissões com vários sacerdotes que lá estiveram acolhendo a todos,
Tivemos as ilustres presenças do Locutor Vinicius Lima da Rádio Catedral, testemunho de Rafael Lima, da banda Shekinah, DJ Allan Farias e também do Vereador Marcelino D' Almeida.  
A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Animador do Vicariato Oeste D. Paulo César e concelebrada pelo Vigário Episcopal Pe. Felipe Lima, o Assessor da Iniciação Cristã Pe. William Bernardo e do Côn. José Roberto.
A comissão Vicarial desde já agradece a todos que oraram, doaram, ajudaram e participaram, em especial, aos voluntários.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Na busca da revolução do amor e dos valores

Neste ano de 2015, os jovens do Rio de Janeiro celebraram os 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e trouxeram à sua realidade, neste importante momento histórico do país, a reflexão de sua atuação como cristãos na sociedade.
Inspirados por documentos importantes do Concílio Vaticano II como “Lumen Gentium” (Luz dos povos) e “Gaudium et Spes” (Alegria e esperança), a juventude abraçou o convite de serem jovens ativos, criativos e construtores da sociedade. E participaram com grande alegria e entusiasmo, no dia 18 de outubro, do DNJ 2015 realizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Transformar o mundo
O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, esteve presente no evento e ressaltou a importância do dinamismo juvenil para a transformação da sociedade.
“Este belo momento em nossa Catedral Metropolitana é uma oportunidade de reunir todas as expressões jovens da Igreja no Rio de Janeiro para celebrar o Dia Nacional da Juventude, também comemorado em todo o Brasil todos os anos. Nosso objetivo é incentivar os jovens e recordar que eles são Igreja, e que continuem se sentindo como Igreja, caminhando com o povo de Deus e experimentando as graças do Pai de poder, enquanto Igreja, ajudar esse mundo a ser transformado. Todos nós somos chamados a transformar o mundo, mas os jovens mais ainda, tendo em vista todo o seu dinamismo”, afirmou Dom Orani.

Fermento na massa
Como ocorre tradicionalmente, ao longo do dia houve pregações, oficinas, louvor, adoração ao Santíssimo e apresentação teatral, que trouxeram e trabalharam a temática do Dia Nacional da Juventude – “Juventude e sociedade” – e seu respectivo lema: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27).
“O DNJ acontece há trinta anos e, para nós, este é o momento de congregar e reunir os jovens católicos que querem viver verdadeiramente por e para Jesus. O tema do Dia Nacional da Juventude deste ano faz uma reflexão do jovem que transforma a sociedade, que é diferente porque está inserido no mundo, na escola, na faculdade e no trabalho, mas compreende que ali e em todos os ambientes ele precisa ser luz das nações e fermento da massa. Logo, esse momento torna-se um dia de conversão, de voltar para o Senhor, de não ter medo de dizer que é católico e cristão, e de se comprometer voltando para casa e para a paróquia com o compromisso de transformar a sociedade e sua comunidade. O DNJ é este dia de celebração e tomada de consciência por parte da juventude cristã católica da nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro”, concluiu padre Jorge Carreira.

Revolução do amor
Todas as comunidades, movimentos e pastorais ligados à juventude participaram de alguma forma do evento, que teve como ápice a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar e animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte. A celebração eucarística foi concelebrada pelo assistente eclesiástico do Setor, padre Jorge Carreira e outros sacerdotes da arquidiocese.
“Nós acabamos de ouvir o Evangelho (Mc 10,35-45) e ele nos apresenta Tiago e João, dois irmãos jovens que sabiam o que queriam: sentar um à direita e outro à esquerda de Jesus, quando estivessem em sua glória. Uma das coisas mais tristes é ouvir um jovem dizer: eu quero, mas não posso, não consigo e não sei se vou conseguir um dia na vida. Quando a gente começa a dizer não posso e não consigo, nós começamos a perder a força da juventude, e sem força nós não só deixamos de crescer pessoalmente como também não fazemos o papel que Deus nos confiou, de construir uma sociedade e um futuro melhor. Embora não entendamos muitas coisas da realidade, embora a gente não saiba discernir bem qual é a providência de Deus, esses dois jovens nos ensinaram uma coisa fundamental: que temos que dizer, sempre cheios de confiança e audácia, que podemos, sim, construir um mundo melhor, superar as dificuldades do ambiente e as dificuldades pessoais com o poder da liberdade que Deus nos deu. Uma liberdade que, se nós soubéssemos utilizar, faríamos a maior revolução da história da humanidade, que é a revolução do amor e dos valores”, ressaltou Dom Antonio Augusto.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3756/na-busca-da-revolucao-do-amor-e-dos-valores 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda realiza Concílio da Juventude

Cerca de dois mil jovens da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda lotaram o Pavilhão da Ilha São João, Volta Redonda no Concílio de Juventude, nos dias 3 e 4 de outubro, promovido pelo Setor Diocesano de Juventude, com o tema: “Ide sem medo para servir com amor”.
O evento teve um processo de discussões com os jovens em quatro regiões pastorais, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí e Volta Redonda sobre as questões sociais pertinentes a realidade da juventude: Família, Comunidade, Bairro, Sociedade, Comunicação e Educação.
O bispo diocesano Dom Francisco Biasin participou em tempo integral e assessorou em um momento falando sobre “Servir com Amor”, destacando que o serviço faz parte da dimensão evangélica da vida, observando que o jovem como ser social deve avançar o processo de mudança da sociedade.
“O próprio Jesus disse: `Eu vim para servir e não para ser servido”, e veio para dar a vida em resgate de muitos. A juventude é chamada fazer mudanças radicais na vida pessoal e na sociedade. O mundo de hoje não vai bem, com grandes injustiças e falta de esperanças que degradam a pessoa humana. O Papa Francisco chama os jovens de `semeadores de mudança´ para que façam do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário, não com sentimento de revolta, não conformar-se com aquilo que nos apresentam como um pacote pelos meios de comunicação social, não podemos nos conformar com as injustiças deste mundo, conforme disse o apóstolo Paulo, o cristão que se conforma com as injustiças não é cristão”, salientou Dom Francisco.
O Concílio teve a participação do assessor do Setor Juventude do Regional Leste 1, CNBB, padre André que apresentou o tema: “Ide sem medo”, encorajando os jovens a assumirem sua missão sentindo-se chamados a irem impulsionados desenvolvendo um caminho de experiência de amor de Deus.
A Comunidade Bethânia que nasceu a partir da inspiração do padre Léo, como resposta concreta a grande necessidade de combater o problema das drogas, o aumento de soropositivos, o grande número de adolescentes grávidas solteiras abandonadas, o crescente número de menores nas periferias das cidades, teve participação no Concílio.
O assessor do Setor Juventude Diocesano, padre Carlos Alberto Júnior apresentou as perspectivas dos anseios dos jovens que participaram dos pré-concílios nas regiões pastorais, observando a necessidade de manter a unidade na diversidade e a comunhão dos diferentes carismas dos trabalhos com jovens.
A Pastoral da Juventude Diocesana (PJ) fez um memória dos 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ), com música, coreografias e dança, pontuando e recordando trajetória histórica diocesana em cada munícipio. 
A banda católica Missão Resgate de Volta Redonda animou o Concílio nos intervalos e preliminares do show com a cantora Olívia Ferreira, do Rio de Janeiro.
O Concílio foi encerrado com Missa presidida por Dom Francisco com a presença de vários padres e diáconos.

Vagner Mattos, assessoria de comunicação da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda

Fonte: http://diocesevr.com.br/noticiasdiocese/diocese-de-barra-do-pirai-volta-redonda-realiza-concilio-de-juventude/

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Olimpíadas Catequéticas

            A catequese de jovens e adultos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus, em Realengo, deu início às “Olimpíadas Catequéticas” no dia 27 de setembro, com missa de abertura presidida pelo pároco Flávio Vital, que abençoou o evento e os participantes no final da celebração.
            As “Olimpíadas Catequéticas” reuniram 19 catequistas e 53 crismandos em várias atividades esportivas.

Colaboração: Francisco de Assis Freitas

Fonte: Jornal Testemunho de Fé – pág. 10

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mensagem do Papa Francisco para a 31ª Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia 2016

«Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7)

Queridos jovens!
            Chegamos à última etapa da nossa peregrinação para Cracóvia, onde juntos, no mês de Julho do próximo ano, celebraremos a XXXI Jornada Mundial da Juventude. No nosso longo e exigente caminho, temos sido guiados pelas palavras de Jesus tiradas do «Sermão da Montanha». Iniciámos este percurso em 2014, meditando juntos sobre a primeira Bem-aventurança: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). O ano de 2015 teve como tema «felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8). No ano que temos pela frente, queremos deixar-nos inspirar pelas palavras: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).

O Jubileu da Misericórdia
            Com este tema, a JMJ de Cracóvia 2016 insere-se no Ano Santo da Misericórdia, tornando-se um verdadeiro e próprio Jubileu dos Jovens a nível mundial. Não é a primeira vez que um encontro internacional dos jovens coincide com um Ano Jubilar. De facto, foi durante o Ano Santo da Redenção (1983/1984) que São João Paulo II convocou pela primeira vez os jovens de todo o mundo para o Domingo de Ramos. Depois durante o Grande Jubileu do ano 2000, mais de dois milhões de jovens, provenientes de cerca 165 países, reuniram-se em Roma para a XV Jornada Mundial da Juventude. Como aconteceu nestes dois casos anteriores, tenho certeza de que o Jubileu dos Jovens em Cracóvia será um dos momentos fortes deste Ano Santo.
            Talvez algum de vós se interrogue: Que é este Ano Jubilar celebrado na Igreja? O texto bíblico de Levítico 25 ajuda-nos a compreender o significado que tinha um «jubileu» para o povo de Israel: de cinquenta em cinquenta anos, os judeus ouviam ressoar a trombeta (jobel) que os convocava (jobil) para celebrarem um ano santo como tempo de reconciliação (jobal) para todos. Neste período, devia-se recuperar uma relação boa com Deus, com o próximo e com a criação, baseada na gratuidade. Por isso, entre outras coisas, promovia-se o perdão das dívidas, uma particular ajuda a quem caíra na miséria, a melhoria das relações entre as pessoas e a libertação dos escravos.
            Jesus Cristo veio anunciar e realizar o tempo perene da graça do Senhor, levando a boa nova aos pobres, a liberdade aos prisioneiros, a vista aos cegos e a libertação aos oprimidos (cf. Lc 4, 18-19). N’Ele, especialmente no seu Mistério Pascal, realiza-se plenamente o sentido mais profundo do jubileu. Quando, em nome de Cristo, a Igreja convoca um jubileu, somos todos convidados a viver um tempo extraordinário de graça. A própria Igreja é chamada a oferecer, com abundância, sinais da presença e proximidade de Deus, a despertar nos corações a capacidade de olhar para o essencial. Nomeadamente este Ano Santo da Misericórdia «é o tempo para a Igreja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe confiou no dia de Páscoa: ser instrumento da misericórdia do Pai» (Homilia nas Primeiras Vésperas do Domingo da Misericórdia Divina, 11 de Abril de 2015).

Misericordiosos como o Pai
            Este Jubileu extraordinário tem como lema «misericordiosos como o Pai» (cf. Misericordiae Vultus, 13), aparecendo associado com ele o tema da próxima JMJ. Procuremos então compreender melhor que significa a misericórdia divina.
            Para falar de misericórdia, o Antigo Testamento usa vários termos, sendo os mais significativos hesed e rahamim. O primeiro, aplicado a Deus, expressa a sua fidelidade indefectível à Aliança com o seu povo, que Ele ama e perdoa para sempre. O segundo, rahamim, pode ser traduzido por «entranhas», evocando de modo especial o ventre materno e fazendo-nos compreender o amor de Deus pelo seu povo como o duma mãe pelo seu filho. Assim no-lo apresenta o profeta Isaías: «Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria» (Is 49,15). Um amor assim implica criar dentro de mim espaço para o outro, sentir, sofrer e alegrar-me com o próximo.
            No conceito bíblico de misericórdia, está incluída também a valência concreta dum amor que é fiel, gratuito e sabe perdoar. Neste texto de Oseias, temos um belíssimo exemplo do amor de Deus, comparado ao dum pai pelo seu filho: «Quando Israel era ainda menino, Eu amei-o, e chamei do Egipto o meu filho. Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram (...). Entretanto, Eu ensinava Efraim a andar, trazia-o nos meus braços, mas não reconheceram que era Eu quem cuidava deles. Segurava-os com laços humanos, com laços de amor, fui para eles como os que levantam uma criancinha contra o seu rosto; inclinei-me para ele para lhe dar de comer» (Os 11, 1-4). Apesar do comportamento errado do filho, que mereceria uma punição, o amor do pai é fiel e perdoa sempre um filho arrependido. Como vemos, na misericórdia está sempre incluído o perdão; a misericórdia divina «não é uma ideia abstracta mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho. (...) Provém do íntimo como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão» (Misericordiae Vultus, 6).
            O Novo Testamento fala-nos da misericórdia divina (eleos) como síntese da obra que Jesus veio realizar no mundo em nome do Pai (cf. Mt 9, 13). A misericórdia de Nosso Senhor manifesta-se sobretudo quando Se debruça sobre a miséria humana e demonstra a sua compaixão por quem precisa de compreensão, cura e perdão. Em Jesus, tudo fala de misericórdia. Mais ainda, Ele mesmo é a misericórdia.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Halleluya Rio leva jovens da Lapa a uma experiência com Deus

O final de semana chuvoso não impediu a ação de Deus no Halleluya Rio. Onze atrações passaram pelo palco do evento nos três dias de programação da quinta edição do festival na Cidade Maravilhosa. Apenas na sexta-feira, 11 de setembro, cerca de dez mil pessoas passaram pela arena Halleluya nos Arcos da Lapa. Rosa de Saron, Ana Gabriela e Canto das Írias agitaram a primeira noite do festival.
Pela terceira vez no Halleluya Rio, Ana Gabriela disse ser uma alegria abrir a programação do festival deste ano. “Voltar para a Lapa (o Halleluya da JMJ também foi no bairro) é uma alegria maior ainda. Lugar onde os jovens se encontram. E a gente está justamente tentando encontrar esses jovens que, muitas vezes, não vão a Igreja, que não são atraídos porque não sabem que tem essa riqueza dentro da Igreja, que através da música eles podem conhecer algo novo. Então trazer essa experiência para um local onde a gente sabe que vai encontrar esse jovem, aí é que está a nossa grande expectativa e alegria”, disse.
Abrindo a segunda noite do Halleluya Rio, mesmo sob uma chuva insistente, a banda Frutos de Medjugorje animou o público com canções cheias de coreografias e motivações para oração. A segunda atração do sábado foi a cantora Suely Façanha, que entoou músicas clássicas que levantaram os cariocas e fizeram os jovens cantarem juntos. Depois foi a vez de Davidson Silva levantar a galera. Agora morador do Rio de Janeiro, Davidson disse ser uma alegria pisar no Halleluya Rio tendo a cidade como sua atual terra de missão. Ainda no sábado, os jovens participaram da Missa presidida pelo vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes. Durante a homilia, Dom Roberto motivou o público a fazer uma experiência profunda com a Palavra de Deus e citou a atenção da Virgem Maria nesta escuta.
Pela primeira vez no palco do Halleluya Rio, a banda Adoração e Vida encerrou a segunda noite do evento. O público foi pura animação a cantar os sucessos da banda fundada em 2005 em São José dos Campos, São Paulo. “Estar aqui no Halleluya Rio pela primeira vez é fantástico, conhecer novos irmãos, louvar com o povo que a gente ainda não tinha louvado e reencontrar alguns antigos amigos da Comunidade Shalom e outros que moram aqui. Então para a gente está sendo muito especial. Deus é maravilhoso”, afirmou o vocalista Walmir Alencar.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

DNJ 2015: edição de 30 anos do evento vai refletir a construção de uma nova sociedade

Neste ano de 2015, a juventude recebe um convite especial para as reflexões dos 30 anos de DNJ, que partem do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e sociedade”.
O Concílio Ecumênico Vaticano II ensina a todos a serem ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança). O lema do DNJ 2015, “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade.
Na cartilha, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner destaca: “É jovem aquela, aquele que tem a força, o vigor de Deus. Deus é bondade, misericórdia, cuidado, fonte de todo o bem. É jovem a pessoa que imita Deus na generosidade fontal!”. Portanto, somos todos convidados a ser sinal de mudança.
Para celebrar o DNJ, é importante “preparar bem”. Por isso, os encontros de preparação são três e, o aprofundamento dos temas ajudará na celebração do Dia Nacional da Juventude:

1. Construindo uma nova sociedade;
2. Juventude e vida;
3. Juventude e política;

O DNJ tem como objetivo que seja um momento “missionário”. Para o mês de outubro, mês missionário, os jovens encontrarão um roteiro para ação missionária descrito na cartilha. Os missionários jovens anunciando, testemunhando a vida que Jesus nos deixou com sua vida, morte e ressurreição na Comunidade, na Igreja local.
O convite é: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).
A Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Encontro Nacional de Revitalização, em dezembro de 2013, após a JMJ, optou por fazer um caminho de Evangelização da juventude a partir de três eixos: Missão, Capacitação e Estrutura de Acompanhamento. Esses três eixos têm seus desdobramentos nas dioceses do Brasil. Ao mesmo tempo, desenvolve-se o projeto Rumo ao 300 anos de Aparecida, em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. É nesse rico contexto que a Igreja celebra os 30 anos do Dia Nacional da Juventude.

Faça o download do subsídio completo para seu grupo jovem:


Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3560/dnj-2015-edicao-de-30-anos-do-evento-vai-refletir-a-construcao-de-uma-nova-sociedade

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Retiro de Espiritualidade

Clique na foto para ampliar

Você está convidado(a) para participar conosco de mais um retiro de espiritualidade inaciana pela Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro.

Basta clicar no link abaixo para fazer a sua inscrição.
Não deixe para depois. 
Vagas limitadas!

Segue link para inscrições:

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Centro Loyola abre inscrições para o curso Fé e Razão no Cristianismo Medieval - Escolástica

Estão abertas as inscrições para o segundo módulo do curso Fé e Razão no Cristianismo Medieval. Nesta etapa, o professor William Batista, doutor em Comunicação Social, mestre em Filosofia e psicanalista, irá abordar a Escolástica.
As aulas oferecem uma reflexão em torno da formação do pensamento cristão na Idade Média a partir dos seus grandes pensadores, do século II ao século XIV, e discutem o confronto entre fé e razão na busca por fundamentos lógicos racionais para a fé.
Entre os principais pensadores deste período está São Tomás de Aquino. O curso terá oito encontros, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 5 de outubro e 7 de dezembro, com aulas no Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo (há estacionamento gratuito no local, que fica próximo à estação do metrô de Botafogo).
Inscritos até 5 de outubro poderão realizar o pagamento em duas parcelas de R$ 140. Para mais informações e inscrições acesse: www.clfc.puc-rio.br.

Programa:
– Características Gerais da Escolástica;
– Estudo de textos de pensadores fundamentais da Escolástica;
– São Tomás de Aquino e a Escola Tomista.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

JMJ Cracóvia 2016: versão em português do hino oficial é lançada pela CNBB


Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (JMJ 2016) e um dos momentos mais esperados pelos jovens do mundo inteiro é conhecer, nos meses que antecedem o evento, o hino oficial, inclusive as versões nos diversos idiomas.
     Nesta sexta-feira, 21 de agosto, em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional dos Responsáveis Adultos pela Evangelização da Juventude, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a letra cifrada e a teologia do hino da JMJ em português

Ouça e cante o hino da JMJ!


A tradução e adaptação do polonês para o português ficou sob a responsabilidade dos padres Zezinho e Joãozinho e do jovem Jonas Rodrigues, da Diocese de Mogi das Cruzes (SP), após aprovação da CNBB para esta elaboração da versão em língua portuguesa.
Padre Joãozinho comenta que a tradução se manteve fiel ao polonês mas que há o “toque latino”: “A compaixão, aqui na América Latina, já foi traduzida em termos de ‘libertação’. Há aí uma ‘teologia da solidariedade’, que foi marcante na vida e magistério de João Paulo II e, agora, renasce, no magistério de Francisco, com o nome de ‘misericórdia’”, explica.
“Eu acho que, com essa canção, os jovens vão ter uma motivação muito grande para uma catequese do acolher o outro e esquecer um pouco de si”, enfatiza padre Zezinho ao se referir ao tema da JMJ – “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt5,7) – e que orienta, portanto, a letra do hino. Ainda segundo o sacerdote e grande nome da música católica no Brasil, esta será uma oportunidade da juventude olhar para aqueles que não tem nada, mas somente Deus para olhar por eles.
“Os jovens e as famílias vão ter que assumir essa compaixão porque, caso contrário, não haverá nenhuma política que possa mudar o mundo”, afirma.
Ao mencionar os países onde ocorrem grandes perseguições aos cristãos, padre Zezinho enfatiza ali um sinal de esperança: “Exatamente lá onde estão martirizando os cristãos e ‘cortando em pedaços’ é que o cristianismo vai renascer, justamente por causa da misericórdia”.
Padre Joãozinho orienta ainda que diferentes arranjos do hino podem ser feitos, de acordo com os ritmos próprios de cada região do país, contanto que não saia da essência. “Inculture esse hino, mas sem sair dessa questão da compaixão”, recomenda.
De Mogi das Cruzes para a universalidade da Igreja. Literalmente, está é a história da tradução em português do hino. Tudo começou quando, sem a menor pretensão de se tornar a versão oficial em língua portuguesa, Jonas aprendeu a cantar o hino em polonês, mesmo sem saber o idioma. Após isso, traduziu por conta própria apenas porque desejava fazer uma experiência com a letra e o tema da Jornada de 2016. Ele comenta que, no máximo, pensou em gravar no celular e enviar aos seus amigos e familiares. Por não saber o idioma da Polônia, contou com a ajuda de tradutores de internet e de uma versão em inglês feita por uma polonesa.
Ainda de forma despretensiosa, Jonas enviou a letra a padre Joãozinho, tendo em vista que o sacerdote foi o responsável por diversas traduções de hinos das JMJ. Foi aí que este respondeu que seriam necessárias ainda algumas modificações, pois uma tradução é algo complexo que requer não fugir da essência e métrica do original, mas, ao mesmo tempo, pode se adaptar à realidade local.  Em seguida, a tarefa foi enviar para aprovação da CNBB.
Jonas conta que sua primeira experiência com JMJ foi em Madri, no ano de 2011 e, na edição do Rio de Janeiro, em 2013, participou como voluntário. E o anseio de contribuir, de algum modo com a edição da Polônia, ainda ficou em seu coração: “A Jornada tem um significado muito grande para mim. Não tem como explicar o que é vivenciar uma JMJ. Só viver. E eu quis fazer meu algo a mais para 2016, mesmo sem imaginar que aconteceria tudo isso”.
De acordo com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antonio Ramos do Prado, esta versão será a oficial para todos os países de língua portuguesa, conforme as orientações do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério romano responsável pela organização geral das JMJ.

Gravação
No último dia 30 de julho, nos estúdios da Gravadora Paulinas/Comep, em São Paulo (SP) diversos nomes da música católica se reuniram para a gravação do hino em português. Padre Joãozinho foi o responsável pela produção artística e musical e Jonas, que também é cantor e atua na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Mogi das Cruzes, também participou cantando a versão oficial.

Confira a ficha técnica:
Cantores: Fátima Souza, Walmir Alencar (Adoração e Vida), Thiago Costa, Lucimare Nascimento, Milton Fortes, Jake Souza (Vida e Comunhão), Rodrigo Pires (Adoração e Vida), Jonas Rodrigues, Fr. Bruno André, scj, Fr. Otávio da Silva, scj, Fr. Márcio Arantes Jr, scj, Fr. Eduardo Pugliesi, scj, Fr. Henrique Nascimento, scj, Fr. Eduardo Fonseca, scj, Grupo Chamas, Marília Mello, Jô D’Melo (Vida e Comunhão), Jake Trevisan, Simone Medeiros, Grupo Ir ao Povo, Bruna Farias, Cidinha Moraes (Vida Reluz), Felipe Souza (Vida Reluz).

Produção artística e musical: Pe. Joãozinho, scj
Adaptação musical e teclados: Maestro Luiz A. Karam
Bateria e percussão: Juninho Freire
Baixo: Adriano Reis
Violão e guitarra: Maercio Lopes
Violino: Alexandre Pinatto e Matheus Pereira
Viola: Digão
Violoncelo: Rafael Frazzato


Assista também à explicação e ouça a música do hino com padre Zezinho e padre Joãozinho


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Jovens se reúnem para rezar o terço na universidade

Tudo começou com uma inquietação. O grupo de amigos da cidade de João Pessoa (PB), queria trazer a fé para um ambiente que passava a maior parte do dia: na universidade. Decididos, eles criaram um grupo de reza do terço.
A iniciativa logo uniu outros jovens e tomou grande proporção, chegando a outras instituições de ensino. Atualmente, o “Terço Universitário”, que acontece uma vez por semana, já reúne vários universitários em outros campus e cidades, como Campina Grande e Guarabira, e no estado de Mato Grosso.
Segundo o idealizador da iniciativa, Eduardo Fox, o desejo de levar Jesus, por meio de Maria, impulsionou a esse desafio. “Os jovens obedecem ao chamado de Cristo em suas vidas de ir ao mundo e anunciar o evangelho a todas as criaturas, mostrando assim a todos a alegria que os impulsionam diariamente na caminhada cristã: pertencer por inteiro a Jesus Cristo”, conta.
Segundo ele, em meio à correria dos estudos, a oração se torna um momento de encontro com Cristo e a comunidade, reunindo pessoas de diferentes expressões da Igreja, que manifestam a mesma fé, mostrando a unidade e beleza da Igreja. “É um momento único, como um oásis em meio ao deserto, bebemos da água viva, que é Jesus”, destaca o jovem.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/jovens-se-reunem-para-rezar-o-terco-na-universidade.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Jovens fazem missão em Paquetá

“Jesus na ilha” foi o tema da missão realizada no dia 2 de agosto, na Ilha de Paquetá, por mais de cem jovens ligados ao Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese do Rio.
“A presença de tantos jovens, repletos de fé e de esperança, fez com que nossa comunidade, num momento verdadeiro de graças, se sentisse reanimada, convocada a anunciar. Eles trouxeram para a ilha uma nova chama”, contou o padre Nixon Bezerra de Brito, da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte.
O envio dos jovens foi feito pelo Cardeal Orani João Tempesta, na sexta-feira, dia 31 de julho, na missa realizada na Igreja de São Roque, por ocasião da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
“Coincidentemente nosso pastor veio com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fazer o envio desses jovens. Não foi nada programado por nós, mas certamente por Deus. Essa missão havia sido marcada ano passado, e quando, esse ano, foi marcada a visita da imagem peregrina à nossa paróquia, coincidiu de ser no mesmo fim de semana. Foi um verdadeiro encontro de graças”, afirmou o padre Nixon.

Arrastão de Jesus e atraso da barca
Antes da missa de encerramento da missão, os jovens fizeram o “Arrastão de Jesus”: foram às casas e ruas convidar pessoas para a missa campal, que ocorreu na Praça Pintor Pedro Bruno, de onde saem as barcas para a Praça XV. Uma das barcas em direção ao Rio, inclusive, saiu depois do horário previsto porque havia um número grande de pessoas que queriam comungar e pediram que o condutor esperasse.
“Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, o Papa Francisco já havia nos pedido para ir, sem medo, anunciar o Evangelho. Agora, viemos em missão a convite de nosso arcebispo porque a JMJ não foi só um momento, ela perdura”, ressaltou Maria Luiza da Silva Soares, da Paróquia Santo André, que também faz missões em sua paróquia.
Durante a missão, quer de porta em porta, ou nas ruas e praças, os jovens abordam as pessoas com a saudação ‘Jesus te ama’, e ainda, convidam para participar das missas e da vida da comunidade. “O criador da JMJ, Papa São João Paulo II nos convocou para que nós jovens fôssemos sentinelas; para anunciar o Cristo, o sol, o amanhecer”, explicou Júlio Cesar dos Santos Ribeiro, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória.
Foto: Carlos Moioli 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3451/jovens-fazem-missao-em-paqueta

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Reunião do segmento de Jovens e Adultos no Vicariato Santa Cruz

No último sábado, dia 8 de agosto, aconteceu a reunião do segmento de jovens a adultos da iniciação Cristã, no Vicariato Santa Cruz, o mais novo de nossa arquidiocese. O evento foi acolhido pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, onde estiveram presentes coordenadores vicariais, forâneos e catequistas de diversos vicariatos da arquidiocese para conhecer a realidade e os desafios da evangelização e catequese de jovens e adultos no vicariato recém-criado. Na ocasião foi realizada a avaliação da participação do segmento de jovens e adultos na 4ª Expo Rio Catequese. Foram discutidas também as estratégias de ação para elaborar a agenda de eventos do segmento para 2016.
Esta foi o segundo de uma série de encontros itinerantes da coordenação diocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos iniciada em junho no vicariato Suburbano, e que pretende alcançar todos os vicariatos, para conhecer mais de perto as realidades e as atividades desenvolvidas pelos catequistas de jovens e adultos de nossa Arquidiocese. Nossa próxima parada será o vicariato Sul. Oportunamente serão divulgados data, local e horário. Aguardem.



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Playlist inédita reúne melhores momentos do Papa no Brasil

No aniversário de dois anos da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a Rádio Vaticano disponibiliza, por meio do canal no YouTube, uma playlist especial com a íntegra dos principais discursos do Papa Francisco no Brasil.
A JMJ 2013 foi a primeira viagem apostólica do pontificado de Francisco, entre 23 e 28 de julho. O Papa deixou o Rio de Janeiro somente uma vez para ir à Aparecida, para onde prometeu voltar em 2017.
A playlist é composta por 14 vídeos que mostram o primeiro discurso do Papa ao chegar ao País, a homilia na Basílica de Aparecida, a visita à comunidade de Varginha, o encontro com os jovens em Copacabana e outros momentos inesquecíveis da JMJ do Rio2013.

Clique para acessar


Foto: Observatório Romano 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3423/playlist-inedita-reune-melhores-momentos-do-papa-no-brasil