segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Painel: "Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja"




O Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, filiado à Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) realizou na última sexta-feira, dia 21 de outubro, no Auditório do Edifício João Paulo II, o painel “Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja”.

O Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acolheu a todos os presentes e deu a sua benção, juntamente com o Diretor do Instituto, Dom Karl Josef Romer, o Bispo Auxiliar do Rio e Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Joel Portella, que ministraram a palestra.

Para Dom Orani, o trabalho que o Instituto Superior de Ciências Religiosas vem desenvolvendo na Arquidiocese do Rio contribui para uma formação integral do ser humano. O Arcebispo recordou ainda que todas as atividades promovidas pelo núcleo vão ao encontro do pedido que o Papa Bento XVI fez ao anunciar que a Igreja celebrará o "Ano da Fé" – que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo – que é "levar uma experiência de comunhão e fraternidade às pessoas que encontramos, comunicando-lhes a nossa experiência com Cristo e com sua Igreja".

- Fico feliz de poder abrir esse momento. E nós temos esperanças que cada vez mais possamos ter pessoas que estejam participando do Instituto e oferecendo mais possibilidades e oportunidades a outras pessoas. Creio que é importante e necessário o conhecimento nesse nosso tempo, pois são muitos os questionamentos que existem e é fundamental nos aprofundarmos de maneira sistemática naquilo que nós acreditamos. (...) Poder falar hoje e discutir sobre “Questionamentos e Esperanças da Juventude: Desafios para a Igreja” nos faz querer ouvir a voz da juventude, pois nós encontramos muita esperança e muita confiança nessa missão com os jovens. A Igreja sempre teve e terá muitos desafios, mas o poder comunicar-se com a juventude e os jovens, poder comunicar-se com a Igreja, sendo esse rosto jovem que anuncia as suas convicções com entusiasmo e com profundidade, é também uma grande alegria, afirmou Dom Orani.

Já Dom Karl Josef Romer, fez uma breve exposição, levando em consideração o tema “Juventude entre esperança e frustração”. Segundo o Diretor do Instituto Superior de Ciências Religiosas, o mundo de hoje oferece coisas fantásticas com cada vez mais liberdade e possibilidades, que há alguns anos atrás ninguém imaginava, como, por exemplo, o computador e as atuais mídias sociais, transformando-se em um "verdadeiro Self Service".

Paralelamente com esse mundo fantástico existe uma inundação de ofertas e sensações que, conscientemente, dispensam qualquer pensamento crítico. Não se deve julgar criticamente, só aceitar e viver facilitando apenas o que parece útil e o que traz prazer e não favorecendo, mas atrofiando, a classificação autônoma. Enfim, a imagem da sociedade moderna e pós-moderna se apresenta cada vez menos como um autêntico desafio para um sentido profundo da vida, mas oferece um jogo, um divertimento sem esforço, disse Dom Karl.

Dando continuidade ao painel, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, afirmou que os desafios existentes para a Igreja, ao invés de paralisá-la a estimula a continuar seu trabalho, promovendo seu crescimento e amadurecimento. Segundo o Bispo, os questionamentos e esperanças da juventude não podem ser analisados e solucionados apenas do ponto de vista educacional, político ou social, pois também fazem parte da Igreja, apresentando-se como um desafio que é aceito, considerado e, principalmente, solucionado por uma Igreja que é mãe, com toda a sua afetividade.

- Hoje em dia se fala muito pouco nessa Igreja que é mãe, e talvez o ponto central que nós temos que reforçar seja esse rosto materno da Igreja, porque entre mãe e filho aparecem muitas dimensões, mas uma delas não pode nunca ser perdida, a dimensão afetiva, explicou Dom Antonio.

Encerrando a palestra, Monsenhor Joel Portella contribuiu dando um enfoque pastoral, recordando o atual momento da ação evangelizadora junto à juventude. Para ele, o ponto de partida, hoje em dia, para a reflexão pastoral é olhar o mundo em que estamos vivendo.

- Nós saímos de uma época, mas ainda não entramos em outra. Nós estamos vivendo um período histórico de passagem, aquilo que era uma modernidade radical nós já não a temos mais, mas também não temos ainda um momento novo na história. E aqui entra a grande responsabilidade da ação evangelizadora junto à juventude. O que virá a acontecer com o mundo dependerá muitos das novas gerações, e o que virá a acontecer com as novas gerações dependerá da qualidade e da capacidade da ação evangelizadora que nós iremos fazer, disse Monsenhor Joel.


Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro

O Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma instituição de ensino superior ligada ao departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para obtenção do título acadêmico, com validade eclesiástica, de Bacharelado em Ciências Religiosas.

Na grade curricular, as disciplinas contemplam as seguintes áreas de conhecimento: Sagrada Escritura, Teologia Sistemática, Teologia Moral, Teologia Espiritual, Teologia Pastoral, Outras áreas da Teologia, Filosofia, Pedagogia e outras Ciências Humanas. Além das disciplinas, são previstas outras atividades formativas, como estágios, seminários e atividades complementares.

O corpo docente é formado por professores titulados com Doutorado ou Mestrado nas diversas áreas de conhecimento contempladas no programa de estudo. A admissão ao curso é feita nos meses de novembro e julho, mediante aprovação em provas vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou ainda com a apresentação de Diploma de Curso Superior.

O curso tem duração de três anos, o que corresponde a seis semestres. Para alunos que dispõem de tempo restrito para os estudos, este programa pode ser estendido para um máximo de sete anos. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 21h40min, no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, na Rua do Catete, 113 – Catete.

Informações de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Rua Benjamim Constant, 23, 5º andar. Sala 507 – Glória. Telefones: 2292-3132 ou 2533-2334 ramal 380. Blog: iscr-arqrio.blogspot.com / E-mail: iscr@arquidiocese.org.br
Fonte: Portal Arquidiocese Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário