sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Texto para Reflexão



Meu Bambu amado!
Narrador: Conta uma lenda chinesa que existia um lindo e maravilhoso jardim, situado no oeste da aldeia, no meio de um grande reino. O Senhor deste jardim costumava passear por lá diariamente, quando o calor do dia era mais forte. Havia neste jardim um bambu de aspecto nobre. Era o mais bonito entre todas as árvores e o Senhor tinha uma admiração especial por este bambu. Ano após ano, esse bambu crescia e tornava-se cada vez mais lindo e grandioso. Mas o bambu não era feliz. Sentia no seu íntimo que estava lhe faltando algo importante. Certo dia, o Senhor muito preocupado, aproximou-se da sua árvore querida e o bambu, com grande veneração, abaixou a cabeça. O Senhor disse-lhe:

Senhor: Meu querido bambu, estou precisando de ti.
Narrador: Ao bambu pareceu ter chegado o dia especial, o dia para o qual havia nascido. Com grande alegria, mas baixinho, o bambu respondeu:
Bambu: Senhor, estou pronto. Feze de mim o que quiseres.
Senhor: Bambu, para servir-me de ti, é necessário abater-te.
Narrador: A voz do Senhor era séria. O bambu ficou assustado, muito assustado.
Bambu: Abater-me, Senhor, depois que me tornaste a árvore mais linda de seu jardim? Não, por favor, não! Usa-me para sua alegria, mas, por favor não me abatas.
Senhor: Meu querido bambu, se eu não Puder abater-te, não poderei usar-te.
Narrador: A voz do Senhor tornou-se ainda mais séria. No jardim então, fez-se um grande silêncio. O vento não soprava mais, os passarinhos não cantavam mais. Vagarosamente, o bambu abaixou mais sua cabeça maravilhosa. Depois suspirou:
Bambu: Senhor, se não podes usar-me sem que me abatas, então faze de mim o que quiseres.
Senhor: Meu querido bambu, não devo somente abater-te, mas também cortar suas folhas e ramos.
Bambu: Senhor, não faças isto comigo. Deixa-me pelo menos as folhas e os ramos!
Senhor: Se não queres que te corte, também não poderei usar-te.
Narrador: Então o sol se escondeu e os passarinhos, ansiosos, voaram para longe. O bambu tremeu e já sem voz disse:
Bambu: Senhor, então corta-me as folhas e os ramos!
Senhor: Meu querido bambu, tenho que fazer mais, ainda. Devo racha-te em duas partes e arrancar teu coração. Se não conseguir fazer isto, também não poderei usar-te.

Narrador: O bambu não conseguiu mais falar. Abaixou sua linda cabeleira até o chão. Assim o Senhor do jardim abateu o bambu, cortou os ramos, tirou as folhas, rachou-o em duas partes e arrancou dele o coração. Em seguida, levou-o à fonte de água fresca, próximo dos campos secos. Ali, delicadamente, o Senhor dispôs o querido bambu no chão. Uma extremidade do tronco foi ligada à fonte de água, outra foi virada para o campo seco. A fonte jorrava água, a água passava através do bambu oco e chegava alegre para o campo que havia esperado bastante tempo. Em seguida, foi plantado o arroz. Os dias passaram, a semente cresceu e o tempo da colheita chegou. Assim, o maravilhoso bambu tornou-se realmente uma grande bênção de vida e doação. E a sua alegria dói imensa...

Narrador: Moral da história:
Todos: Que todos nós possamos ser em nossos grupos, comunidade, paróquias, Dioceses e, quem sabe no mundo, este bambu que se esvaziou de si para o bem comum..., para animar missionária e catequeticamente nossa Igreja, assumindo de verdade o processo de Iniciação á Vida Cristã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário