segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMO DESCOBRIR UMA VOCAÇÃO



Através do texto de Lc 5, 1-11, vemos Jesus que chama seus discípulos. Hoje, os pescadores de homens são todas as pessoas batizadas. E são elas agora chamadas a chamar, avançando, assim, para águas mais profundas.
         A vocação é um processo de interpretação dos fatos de sua vida e caminhada cristãs vivido por uma pessoa em relação a Deus, a si mesma e aos outros. De tal discernimento surge um projeto de vida que se concretiza num ministério específico dentro da Igreja. O nosso Deus é um Deus que se revela e que revela seu plano de amor e salvação para a nossa vida. Cabe-nos estarmos atentos e prontos a acolher os sinais que Deus nos dá.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
l Debater sobre a realidade o mundo que vivemos. Que sinais de vida e sinais de morte encontramos? Pode-se fazer um cartaz representando o globo terrestre e ilustrar o debate com figuras de jornais e revistas que representem a vida e a morte. Pesquisar exemplos de pessoas da atualidade cujas atitudes ajudam a semear a cultura da vida.

l Valores: escrever uma lista com o maior número possível de valores (trabalho, estudo, dinheiro, oração, lazer, saúde, respeito, esporte, etc...). Em grupos, os catequizandos deverão discutir e registrar por escrito ( e depois partilhar com os demais grupos) quais são os três valores mais importantes para você, para os jovens de hoje, para sua família, para os políticos do país, etc...

l A partir de dramatizações criar como seria um canal de televisão voltado só para a família, para a Igreja, para a educação, etc... que tipos de atrações, comerciais e filmes teria? Soltem a imaginação!

l Trabalhar a questão da escolha profissional através de pesquisas sobre diferentes carreiras, entrevistas com profissionais da família e comunidade e testes vocacionais aplicados por pessoa capacitada.

l Em um papel, escrever o que você espera da sua vida para este ano? Para daqui a cinco anos? Dez anos? Vinte anos? Partilhar os projetos para o futuro. Refletir: qual é o meu projeto de vida? Quais são os meus sonhos e ideais? Que valores estou procurando viver? Qual é o modelo que inspira a minha vida?

l Preparar retiros, novenas, horas santas e semanas vocacionais sobre o tema.

l Montar um jornal ou mural sobre vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário