quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Pela cultura do diálogo e do encontro

            “A Criação” é o tema da segunda edição do Seminário da Juventude Inter-Religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ), que acontecerá no próximo dia 12 de outubro, na Mesquita da Luz, no bairro da Tijuca.
            “A criação é um tema comum entre os participantes, que fazem parte das três religiões monoteístas: judeus, católicos e muçulmanos”, explicou o secretário da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia.
            O grupo surgiu no dia 21 de julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, por ocasião do primeiro seminário inter-religioso de jovens realizado na PUC-Rio, que contou com a presença de 150 pessoas de diferentes denominações religiosas. O encontro foi filmado pelo diretor de cinema Cacá (Carlos) Diegues e está registrado no filme Rio de Fé, lançado em outubro de 2013.
            “Ali tivemos uma semente. Desde então nos reunimos pelo menos a cada mês e os próprios jovens decidiram fazer um novo encontro que é um ‘filho’ do primeiro encontro”, explicou o diácono.
            O objetivo, segundo ele, é seguir os ensinamentos do Papa Francisco, que tem pedido muito a nós para cultivarmos a cultura do encontro e do diálogo. E isso se expande, segundo o diácono, à questão religiosa, inter-religiosa e ecumênica.
            “A Igreja quer estar aberta ao diálogo, à compreensão, à harmonia, à paz entre as religiões. Cada um mantendo sua própria identidade, mas respeitando a identidade da outra. E quando unimos jovens para dialogar sobre sua fé e temas comuns, construímos pontes”, esclareceu, afirmando que “não devemos acentuar o que nos separa e sim aquilo que nos une”, pontuou.

Serviço
            O encontro será dia 12 de outubro, às 14h30, na Rua Gonzaga Bastos, 77, na Tijuca. É necessário fazer inscrição através do e-mail juventudeinterreligiosario@gmail.com. As vagas são limitadas.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário