quinta-feira, 30 de julho de 2015

13º JOLEO – Cardeal Tempesta: “sigam em missão na comunhão e na unidade”

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu, neste domingo, 26 de julho, a Santa Missa do 13º JOLEO (Jovens Orantes da Leopoldina), que este ano reuniu os jovens de todos os vicariatos territoriais da Arquidiocese no Instituto Pio XI, em Ramos, na Zona Norte da cidade. Juntamente com Dom Orani, o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge Carreira, e demais sacerdotes da Igreja no Rio concelebraram a Eucaristia.
“É com muita alegria que este ano estamos, neste JOLEO, celebrando os dois anos da JMJ Rio2013. E como diz um trecho do hino da Jornada: “Juventude, primavera: esperança do amanhecer...” Assim também nós devemos ser sinais de esperança. Que saiamos daqui hoje querendo ser comunicadores da esperança, que possamos alimentar a esperança em outros jovens, em outras pessoas, e que na missão que estamos fazendo tenhamos a oportunidade de bater porta a porta para que as pessoas encontrem em nós aquilo que elas tanto desejam... Nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos sair daqui com o desejo de partilhar a fé sendo testemunhas da esperança”, disse Padre Alex.
Inspirado pelo tema do evento – “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir” –, e no Evangelho do dia (João 6,1-15), Dom Orani exortou os jovens sobre a importância de saírem em missão, levando a todos a mensagem de Jesus Cristo.
“O tema do JOLEO é também uma oportunidade de olharmos as consequências da Jornada Mundial da Juventude aqui no Rio e percebermos a alegria dos jovens no compromisso de serem discípulos missionários. E neste ano da esperança e missionário, queremos recordar que existe uma multidão de pessoas querendo se encontrar com Jesus Cristo até mesmo sem saber, conhecer ou entender direito... E eu digo que existem milhões de jovens que querem escutar as palavras do Senhor. Será que damos conta de anunciar?”, questionou o Cardeal. “É nesse sentido que somos os cinco pães e os dois peixes... Com Jesus Cristo, verdadeira vida, somos capazes de evangelizar muito mais, pois quantos jovens na nossa cidade necessitam de uma presença próxima de outros jovens para suscitar vida nova? (...) Jovens evangelizando jovens, anunciando a alegria e ao mesmo tempo dando atenção às questões da juventude nos dias atuais. O pouco que nós somos e temos, nas mãos de Jesus se multiplica...”, afirmou.  

Cardeal Tempesta também orientou a juventude para que vivam em unidade e comunhão, sempre em busca da construção de um mundo mais justo e fraterno.
“(...) Não basta apenas na nossa vida pessoal, mas enquanto Igreja, comunidade, que estejamos unidos. Vivendo de acordo com a nossa vocação, caminhando em comunhão e unidade. A missão cristã é também comprometer-se com o outro, com o social, com as injustiças... A missão procura, no compromisso com o outro, fazer acontecer uma nova cultura do encontro, da fraternidade e da paz, passando sobre as culturas ruins que consequentemente são contagiadas pelo bem. Os jovens são chamados por onde passam para serem aqueles que, através da vida, da palavra, de atitudes organizadas, enquanto comunidades, veem essa fome e sede de outros jovens, sentem sua pequenez, mas se colocam nas mãos do Senhor para anunciar Jesus Cristo e se comprometerem com o outro. Sozinhos não conseguimos, precisamos da graça de Deus. E neste período de vigílias missionárias e do JOLEO, esse Evangelho providencial recorda para nós que há uma multidão que necessita encontrar-se com Jesus Cristo e este é o convite que a Igreja no Rio faz a juventude: “sigam em missão” na comunhão e na unidade no meio da diversidade de vocações, carismas e espiritualidades. Nestas celebrações de dois anos da JMJ Rio2013 todos os jovens são enviados em missão, juntamente com toda a arquidiocese, para, no ano da esperança, criar esta nova cultura do encontro, da partilha, da caridade”, concluiu Dom Orani.
O assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge Carreira, agradeceu a todos os que de alguma forma contribuíram para que as vigílias missionárias e o JOLEO fossem um sucesso.   
“Nós estamos felizes pelas vigílias realizadas durante toda a madrugada nos vicariatos territoriais da cidade e eu, enquanto jovem, quero agradecer a Deus pela JMJ Rio2013, pelo JOLEO e pelas vigílias... O Papa nos disse durante a Jornada: “Ide sem medo para servir”. E hoje, Dom Orani também reforça a exortação do Santo Padre e nós aceitamos esse convite à missão! Nós queremos ir às universidades, ao trabalho, nas nossas famílias e onde o Senhor nos levar, sendo missionários... E que as vigílias e o JOLEO sejam esse impulso que nos levam à missão”, pontuou Padre Jorge.

Foto: Gustavo de Oliveira 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3408/13o-joleo-cardeal-tempesta-sigam-em-missao-na-comunhao-e-na-unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário