terça-feira, 14 de dezembro de 2010

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... O QUE É? (PARTE 2)


DESCOBRIR O MISTÉRIO
Diante da sede de infinito, presente em todo coração humano, Deus nos dá uma resposta em Jesus Cristo: Ele é “...a chave, o centro e o fim de toda a história humana...” (Gaudium et Spes 10,2) Ele é o mediador do Reino de Deus que revela ao mundo o projeto de salvação do Pai que ama a todos. Ser cristão é participar desse mistério e comprometer-se com ele.

CATECUMENATO É CAMINHO
O processo catecumenal da iniciação cristã surgiu em um momento em que a Igreja não podia contar com o apoio de uma cultura cristã na sociedade. Ele traz as etapas indispensáveis para mergulhar (batismo quer dizer mergulho) no mistério de Cristo e fazer parte da comunidade eclesial. Cada etapa desse processo atende inclusive a uma necessidade antropológica do ser humano que necessita de ritos de passagem. Com isso se quer falar do costume de fazer da celebração dos sacramentos uma espécie de “festa de despedida”. O sacramento é conseqüência de uma fé assumida e, ao mesmo tempo, é o que realimenta a fé.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... COMO?
“Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a Iniciação Cristã seja assumido em todo o continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé...” (DA, 294)
O CATECUMENATOO modelo do catecumenato apresentado pelo RICA não se trata de um roteiro ou manual catequético, mas de um itinerário.

A MATURIDADE DA VIDA CRISTÃPara atingir propomos quatro meios fundamentais:
1) A catequese deve levar à íntima percepção do mistério da salvação, estando relacionada com o ano litúrgico e apoiada por celebrações da Palavra
2) Os introdutores, padrinhos e os membros da comunidade devem acompanhar todas o processo
3) Inserção gradativa na liturgia, ritos de purificação e bênçãos e demais celebrações
4) Estimular o testemunho de vida e a profissão de fé dos caminhantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário