quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: Um Processo de Inspiração Catecumenal (PARTE 1)


Baseado nos Estudos da CNBB (97)

A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ


“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (Documento de Aparecida, 287)

UMA URGÊNCIA PARA OS NOSSOS TEMPOS
Não é mais possível nos prendermos aos métodos tradicionais. Como levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo? Para começar é preciso uma mudança de foco. Sair da mentalidade de Iniciação Cristã como sinônimo de “preparação para receber sacramentos” para “o processo de quem quer tornar-se cristão”. E essa mudança é missão de todos nós: pais, padrinhos, introdutores, ministros ordenados, etc.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ... POR QUÊ?
“Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.” (Fides et Ratio, pág. 5)


O SER HUMANO TEM SEDE DE DEUS
Não basta estudar sobre o Cristianismo. É necessário um mergulho no mistério. Não se trata, portanto, de “aprender coisas”, mas de aderir a um projeto de vida.
FOI ASSIM NO COMEÇO DA IGREJA

A iniciação cristã com inspiração catecumenal foi a experiência de Jesus e dos apóstolos:
1º - Tudo começa com uma busca: “Que procurais?” (cf. Jo 1,38)
2º - Essa busca gera um encontro: “Mestre, onde moras?... Vinde e vede.” (cf. Jo 1,38-39)
3º - O encontro produz conversão
4º - A conversão leva à comunhão, ou seja, a compartilhar tudo
5º - A comunhão impele à missão, a buscar que outros também façam a mesma experiência
6º - A Missão leva à transformação da sociedade (cf At 4, 32-34)

UM NOVO TEMPO
Somos chamados a um trabalho exigente e emocionante! Os obstáculos do mundo moderno são uma oportunidade para promover mais qualidade e entusiasmo na missão: estamos vivendo um novo KAIRÓS. O mesmo espírito que repousou sobre Jesus estará também conosco para que tiremos das provações um santo e criativo crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário