segunda-feira, 9 de julho de 2012

7º Seminário Arquidiocesano de Catequistas de Jovens e Adultos


Se 7 é o número da perfeição, então... louvado seja Deus, pois estamos caminhando para lá!




No último dia 7/7, sete paróquias representando cada um de nossos sete vicariatos nos ofereceram uma visão panorâmica acerca da implantação do processo catecumenal na Arquidiocese, apresentando as dificuldades mas também as estratégias encontradas por cada comunidade para superá-las.
          
Apesar de realidades tão diferentes, alguns pontos se destacaram como fundamentais para que a metodologia do processo catecumenal seja implantada: formação para agentes, catequistas e introdutores; entendimento, apoio e participação da comunidade; acompanhamento e incentivo dos padres, acolhimento diferenciado e, sobretudo, a unidade, o que leva, tanto a comunidade quanto os catecúmenos e catequizandos a uma verdadeira iniciação à vida cristã.
         
O objetivo do encontro, em sintonia com o 11º PPC, foi ajudar as paróquias que ainda não iniciaram a implantação, bem como promover a troca de experiências que tanto enriquece a nossa Igreja. Contamos com mais de 350 participantes entre leigos, padres, seminaristas e diáconos.

Além de Ir. Lúcia, foi de grande contribuição a participação do Pe. Sérgio Muniz e de nosso bispo animador Dom Pedro Cunha. Muito solícitos, todos responderam às perguntas da assembleia.

Ao final, em comunhão com o grande momento vivido por nossa Arquidiocese, o encontro terminou com a oração de todos pelo êxito da JMJ Rio2013.

Se quiser saber mais, não deixe de acessar os arquivos em anexo contendo as experiências relatadas pelas paróquias ao final deste post ou na página de Formação para Catequistas.
       
Que o Senhor nos ajude a continuar caminhando à luz de sua Palavra e do Magistério da Igreja.

Você participou do 7º Seminário? Então participe da nossa campanha na Internet: “7º Seminário de Jovens e Adultos: eu fui!”. Envie uma foto sua ou de sua comunidade no Seminário, com nome, vicariato e Paróquia (em formato JPEG) para o email catequeserj@arquidiocese.org.br. O prazo é até 22 de julho. Logo depois faremos uma grande exposição das fotos aqui no nosso blog. Valorize sua presença e apareça aqui!

Vicariato Jacarepaguá
Paróquia representante: Nossa Senhora do Loreto (Freguesia)
Catequista: Cláudio Corrêa

Vicariato Leopoldina
Paróquia representante: São Rafael Arcanjo (Vista Alegre)
Catequista: Jandira Ferreira

Vicariato Norte
Paróquia representante: Nossa Senhora da Luz (Alto da Boa Vista)
Catequista: Hélder Marques

Vicariato Oeste
Paróquia representante: Santa Rita de Cássia (Campo Grande)
Catequista: Gislane Toledo

Vicariato Suburbano
Paróquia representante: São José (Barros Filho)
Catequista: Rosalina Ferreira

Vicariato Sul
Paróquia representante: Nossa Senhora da Paz (Ipanema)
Catequista: Letícia

Vicariato Urbano
Paróquia representante: Santo André (São Cristóvão)
Catequista: Diego

Dom Pedro fala sobre o 7º Seminário de Jovens e Adultos, clique e ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário