segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seminário São José acolhe novo grupo vocacional

              Dentre muitos grupos da Arquidiocese do Rio que se dedicam à missão de incentivar novas vocações à vida religiosa, existe o Instituto das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, que atua na formação de jovens mulheres em processo de discernimento vocacional.
            Um dos primeiros passos nessa empreitada evangelizadora foi a organização do primeiro encontro feminino, que aconteceu no dia 4 de maio, no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio Comprido.
            A responsável pelo Grupo Vocacional das Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho, como assim ficou conhecido, é a irmã Aix de Oliveira, que também é secretária do Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio. Ela contou que o primeiro encontro feminino foi uma oportunidade de ajudar as vocacionadas a refletirem sobre seu chamado missionário.
            “Nesse dia tivemos a oportunidade de despertar nas meninas o amor pela Igreja. O primeiro objetivo dos encontros vocacionais é despertar nas participantes o espírito de uma boa cristã, fortalecendo as relações humanas. Queremos futuramente preparar cada uma delas para que despertem um desejo pela vida consagrada. Essa certeza pela consagração de vida num carisma dentro da Igreja vem depois de um caminho que é feito a cada encontro de preparação e muito amadurecimento na fé”, afirmou.
            Segundo irmã Aix, para uma boa formação é necessário encontros constantes de orações e partilhas. Por isso, as religiosas já se organizam para promover uma segunda edição do encontro feminino, que será realizado no dia 29 de junho.
            O evento, que acontecerá das 8h30 às 16h, será na Avenida Paulo de Frontin, 568, no Rio Comprido, num prédio anexo ao Seminário Arquidiocesano de São José. Durante o encontro, aconteceram momentos de oração, partilha e formação.
            A divulgação do encontro está sendo feita de diversas formas. Dentre elas, as organizadoras têm visitado paróquias quando são solicitadas pelos párocos para falar das propostas, enviado emails e feito contato com párocos das comunidades.
            Para a religiosa, esse compromisso com a formação vocacional ficou ainda mais necessário depois da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que deixou um “legado vocacional capaz de inflamar almas”.
Contato estreito
            Depois do primeiro encontro, as religiosas têm mantido contato diariamente com as participantes. Um desses meios tem sido um grupo criado no aplicativo WhatsApp, onde todos podem partilhar diferentes temas.
            “Nesse grupo, podemos estar sempre próximas delas, e cada uma pode postar algo diferente que possa sugerir uma reflexão”, explicou.
            Mais informações pelo telefone: 98338-8968, ou pelo email gvbomconselho@gmail.com, ou pela página do Facebook: Congregação de NS Bom Conselho.

Fonte: www.arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário