terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Jovens fazem ação na Cracolândia (SP)

Com um olhar atento sobre o alto índice de violência que vem acontecendo no Brasil, a CNBB estabeleceu em seu calendário 2015 como o “Ano da Paz”, tendo início já no primeiro Domingo do Advento. Em comunhão a este convite da Igreja a 14ª edição da Missão Thalita Kum (TK) vem com o tema “Como Filhos de Deus semeando a Paz”, e saiu pelas ruas de São Paulo, com centenas de jovens, propagando a mensagem de justiça e caridade na construção da “civilização do amor”, como bem nos disse o Papa João Paulo II, em 2004, em sua mensagem no Dia Mundial da Paz.
A edição deste evento em 2014 aconteceu entre os dias 15 e 21 de dezembro, na capital paulista, tendo como pontos principais de evangelização as praças da Sé e do Patriarca, além de evangelizações nas ruas, ônibus, hospitais, praças, presídios e unidades da Fundação Casa. A programação do evento se estendeu disseminando valores e práticas cristãs, com missas, confissões e adoração eucarística também nas praças.
Junto com a Missão TK deste ano aconteceu o Mutirão de Integração e Restauração (M.I.R) na favela do Moinho, local que a Aliança mantém trabalhos há vários anos. Um dos diferenciais do M.I.R. deste ano são as oficinas que aconteceram com foco no design social e na conscientização sustentável, além das tradicionais reformas dos ambientes da favela e barracos.
Aconteceram oficinas em parceria com algumas outras instituições: de Serigrafia e Lamb no dia 17 com a Oficina Serigráfica, de Graffit no dia 18 com o Coletivo Bicicleta Girassol e de transformação dos espaços urbanos a partir de resíduos de descarte com o projeto “O Lixo não Existe” no dia 19 com o Coletivo Basurama.
A ação também contou com atendimento médico, distribuição de alimentos e ajuda quanto à higienização dos mesmos. O ápice deste trabalho foi no sábado de manhã, onde aconteceu uma grande Festa de Natal para a população em situação de rua na área da Cracolândia.
No final de semana houve duas grandes celebrações na Praça da Sé, em ambos os dias às 15h seguidas de apresentações musicais. No sábado será o lançamento do Ministério Acordi, formado por missionários da Casa de Formação da Aliança de Misericórdia e a noite o Movimento Fé, Justiça e Paz promoverá um ato “Juntos Cantando à Favor da Vida” com shows de Eros Biondini, Banda Arkanjos e Dunga. Já na noite de domingo o encerramento da Missão contou com as apresentações da cantora Nandah e da Banda Levado do Alto.

Missão
A Missão Thalita Kum, que em hebraico significa “Jovem, levanta-te”, acontece desde 2001 por parte da Comunidade Aliança de Misericórdia. No ano de 2007, essa iniciativa ganhou forças tendo parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, tornando-se então parte do seu calendário geral de eventos. Posterior a isso, outros movimentos e comunidades também se uniram a essa causa proporcionando maior alcance da Missão.

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/jovens-fazem-acao-na-cracolandia-em-favor-a-paz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário