quarta-feira, 11 de março de 2015

Congresso para Líderes da Juventude

O Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no sábado, dia 28 de fevereiro, a primeira edição do Congresso para Líderes da Juventude, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória. O encontro teve o objetivo de integrar líderes de pastorais, novas comunidades, congregações religiosas e movimentos eclesiais que trabalham diretamente com jovens e articular um trabalho comum de evangelização, além de incentivar o seu protagonismo dentro da Igreja.

Testemunhas de tempos novos
O congresso foi iniciado com a celebração eucarística presidida pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Em sua homilia, destacou a importância do papel juvenil dentro da Igreja e afirmou que o jovem pode ser protagonista das mudanças deste mundo. O cardeal ressaltou também a necessidade de manter a união entre todos apesar das diferentes formas de atuação e carismas. “Vamos aproveitar o tempo da Quaresma para nos renovarmos, escolhermos novamente o Senhor Deus, o primeiro amor. Que os jovens sejam testemunhas de tempos novos, sinais de Cristo, e que esse encontro nos faça sentir enviados para cumprirmos bem nossa missão”, finalizou.

Amigos de Cristo
Após a missa, o encontro foi conduzido por padre Jorge Carreira, assessor eclesiástico do Setor Juventude. Em uma conversa descontraída e animada, que rendeu muitas risadas, padre Jorge alertou os jovens a necessidade de eles se colocarem disponíveis para servirem a Cristo e a Igreja. Ele destacou três passos importantes para isso: “desejar ser amigo de Cristo; cuidar da nossa casa, a Igreja, e de nossos irmãos e por último, ser um pastor de almas, atraindo mais pessoas para a Igreja mostrando a elas o amor a Cristo”.

Evangelização da Juventude
Gracielle Reis apresentou também o histórico da evangelização juvenil no Brasil, abordando não apenas como surgiu o Setor Juventude, mas também fazendo memórias a outros movimentos jovens presentes no país. Dois subsídios preparados pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também foram destacados. São eles o estudo 103, “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes” e o documento 85 “Evangelização da Juventude – Desafios e perspectivas pastorais”.
Karen Vieira participou do encontro por estar envolvida com eventos da juventude na Paróquia Santa Inês, em Jabour, Senador Camará. Segundo ela, o encontro é importante para aprender novas formas de motivar ainda mais os jovens na sua caminhada dentro da Igreja. “Depois da JMJ ainda há muito para realizarmos. Sinto que minha paróquia está precisando disso, tínhamos muitos jovens participando da igreja e agora somos um número bem reduzido”, ponderou. 

Participação Juvenil
O Bispo animador da juventude na Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, esteve presente no congresso e ministrou uma palestra sobre o que a Igreja espera do jovem. Segundo Dom Antonio, ver a disponibilidade dos jovens para participar de uma atividade que fala justamente da responsabilidade juvenil dentro da Igreja é uma alegria: “os jovens querem participar mais ativamente da Igreja, não sendo apenas sujeitos passivos da evangelização”, ponderou. Dom Antonio afirmou também que “o jovem é o grande motor da Igreja, há anos foi reconhecido que não podemos crescer sem a participação juvenil”.

Apóstolos dos jovens
Padre Jorge Carreira adianta que o Setor Juventude pretende organizar uma edição anual do Congresso, sempre no início do ano e que ainda em 2015 promoverá cursos de formação para líderes juvenis. “Queremos oferecer uma formação daquilo que a Igreja está falando sobre o jovem. Temos o objetivo de motivá-los, mostrar que eles são importantes, são apóstolos de outros jovens. Não podemos desanimar dessa evangelização”.
A programação contou ainda com uma sabatina de perguntas e respostas e adoração ao Santíssimo.

Agenda 2015
Para um maior envolvimento dos jovens cariocas em atividades arquidiocesanas, o Setor Juventude já tem programados os seguintes eventos:

18 e 19 de abril - Romaria dos jovens para a abertura Projeto 300 anos de Aparecida;
30 de maio – Hora Santa da Juventude, na Igreja de Santana;
04 de junho – Confecção dos Tapetes de Corpus Christi;
25 de outubro – Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3022/congresso-para-lideres-da-juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário