terça-feira, 20 de outubro de 2015

Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda realiza Concílio da Juventude

Cerca de dois mil jovens da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda lotaram o Pavilhão da Ilha São João, Volta Redonda no Concílio de Juventude, nos dias 3 e 4 de outubro, promovido pelo Setor Diocesano de Juventude, com o tema: “Ide sem medo para servir com amor”.
O evento teve um processo de discussões com os jovens em quatro regiões pastorais, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí e Volta Redonda sobre as questões sociais pertinentes a realidade da juventude: Família, Comunidade, Bairro, Sociedade, Comunicação e Educação.
O bispo diocesano Dom Francisco Biasin participou em tempo integral e assessorou em um momento falando sobre “Servir com Amor”, destacando que o serviço faz parte da dimensão evangélica da vida, observando que o jovem como ser social deve avançar o processo de mudança da sociedade.
“O próprio Jesus disse: `Eu vim para servir e não para ser servido”, e veio para dar a vida em resgate de muitos. A juventude é chamada fazer mudanças radicais na vida pessoal e na sociedade. O mundo de hoje não vai bem, com grandes injustiças e falta de esperanças que degradam a pessoa humana. O Papa Francisco chama os jovens de `semeadores de mudança´ para que façam do mundo um lugar mais justo, fraterno e solidário, não com sentimento de revolta, não conformar-se com aquilo que nos apresentam como um pacote pelos meios de comunicação social, não podemos nos conformar com as injustiças deste mundo, conforme disse o apóstolo Paulo, o cristão que se conforma com as injustiças não é cristão”, salientou Dom Francisco.
O Concílio teve a participação do assessor do Setor Juventude do Regional Leste 1, CNBB, padre André que apresentou o tema: “Ide sem medo”, encorajando os jovens a assumirem sua missão sentindo-se chamados a irem impulsionados desenvolvendo um caminho de experiência de amor de Deus.
A Comunidade Bethânia que nasceu a partir da inspiração do padre Léo, como resposta concreta a grande necessidade de combater o problema das drogas, o aumento de soropositivos, o grande número de adolescentes grávidas solteiras abandonadas, o crescente número de menores nas periferias das cidades, teve participação no Concílio.
O assessor do Setor Juventude Diocesano, padre Carlos Alberto Júnior apresentou as perspectivas dos anseios dos jovens que participaram dos pré-concílios nas regiões pastorais, observando a necessidade de manter a unidade na diversidade e a comunhão dos diferentes carismas dos trabalhos com jovens.
A Pastoral da Juventude Diocesana (PJ) fez um memória dos 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ), com música, coreografias e dança, pontuando e recordando trajetória histórica diocesana em cada munícipio. 
A banda católica Missão Resgate de Volta Redonda animou o Concílio nos intervalos e preliminares do show com a cantora Olívia Ferreira, do Rio de Janeiro.
O Concílio foi encerrado com Missa presidida por Dom Francisco com a presença de vários padres e diáconos.

Vagner Mattos, assessoria de comunicação da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda

Fonte: http://diocesevr.com.br/noticiasdiocese/diocese-de-barra-do-pirai-volta-redonda-realiza-concilio-de-juventude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário