Como acontece nessas
ocasiões, o Pontífice respondeu a três perguntas que lhe foram feitas com o bom
humor que o caracteriza, usando metáforas da tecnologia, mas também com tom
contundente quando o tema o exigia.
O encontro com os jovens na Praça Politeama
concluiu a visita do Papa Francisco à Sicília.
Como acontece nessas ocasiões, o Pontífice
respondeu a três perguntas que lhe foram feitas com o bom humor que o
caracteriza, usando metáforas da tecnologia, mas também com tom contundente
quando o tema o exigia.
Dom Quixote e Sancho Pança
O primeiro questionamento foi sobre ouvir e
responder ao chamado do Senhor. Deus odeia a preguiça e ama a ação, disse o
Papa. Mas não se trata de se mover para manter-se em forma, mas mover o
coração. “Melhor ser Dom Quixote do que Sancho Pança!”, afirmou, citando o
clássico espanhol do "bom idealista" e do "preguiçoso
realista". Deus não nos fala no celular, mas na relação com o outro. É
preciso caminhar, buscar, sonhar e servir.
Eu e nós
Francisco mudou de tom para responder à
segunda pergunta, sobre o significado do acolhimento e da dignidade humana para
um cristão.
“Penso no amanhã e lhes digo: ou será juntos
ou não será.” Para isso, não basta compartilhar posts nas redes sociais; são
necessárias redes reais, não virtuais. É preciso construir o futuro com base no
plural, não no singular, aprendendo também a dizer “não”. Não à mentalidade
mafiosa e à ilegalidade, que corroem a dignidade humana. Não à violência: quem
usa a violência, qualquer tipo de violência, não é humano.
Aurora de esperança
O Papa encorajou os jovens a denunciarem
situações de exploração, afirmando é preciso de homens e mulheres verdadeiros.
Por fim, Francisco respondeu à última
pergunta, sobre como ser jovem na Sicília. A resposta foi: sendo aurora de
esperança.
“Não ao fatalismo e sim à esperança cristã.
Não à resignação. Há uma missão a realizar: ser portadores saudáveis da
esperança pascal, ser auroras de esperança.”
Fonte:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-09/papa-francisco-palermo-encontro-jovens.html
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