segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Portugal é anunciada como sede da próxima JMJ em 2022

Diante de milhares presentes no Campo São João Paulo II, localizado no Metro Park, no Panamá, durante celebração eucarística iniciada às 08h (horário local) é anunciado ao mundo a cidade de Lisboa para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude em 2022. Além do Papa Francisco, bispos, sacerdotes, peregrinos, voluntários e diversas famílias que disponibilizaram suas casas para acolhida estiveram presentes na celebração que encerrou oficialmente esta edição do evento no dia 27 de janeiro.
“Julgo que a JMJ em Lisboa será uma oportunidade única para dar a conhecer a realidade católica portuguesa ao mundo, mas também a cultura do nosso país. Por outro lado nós, os portugueses, vamos poder testemunhar um dos eventos católicos mais ricos do mundo, em termos espirituais e culturais, porque são sempre inúmeros os jovens que chegam, de culturas tão diferentes, mas todos com a mesma fé em Deus, confiança e ligação ao Papa", declarou emocionada Leopoldina Simões, jornalista portuguesa que atuou como voluntária do Centro Internacional de Mídia da JMJ 2019.
Antes do anúncio de Portugal como próxima anfitriã, o Sumo Pontífice exortou a juventude: “será anunciado o local da próxima edição da Jornada; peço-vos para não deixar esfriar o que vivestes nestes dias; regressai às vossas paróquias e comunidades, às vossas famílias e aos vossos amigos, e transmiti esta experiência, para que outros possam vibrar com a força e o sonho que tendes em vós; com Maria, continuai a dizer `sim` ao sonho que Deus semeou em vós”. Concluiu então com um último pedido: “E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim!”

PORTUGAL
De acordo com o Departamento Nacional da Juventude de Portugal, participaram da JMJ 2019 cerca de 300 peregrinos portugueses de 12 Dioceses, 6 Bispos, 6 Congregações ou Movimentos e 30 Voluntários. 
Lisboa possui o título de Patriarcado e foi ereto como Diocese no século IV, sendo assim uma das mais antigas do mundo. Somente no dia 07 de novembro de 1716 tornou-se Sé Patriarcal, uma das maiores demonstrações de dignidade honorífica atribuída a uma circunscrição eclesiástica. O título de Patriarca é atribuído ao bispo da localidade desde 1716. O atual Patriarca é Manuel José Macário do Nascimento Clemente que desde 2005 foi nomeado Cardeal.
A primeira Jornada Mundial da Juventude começou em Roma em 1985, tendo suas próximas edições em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; Cracóvia (Polónia), em 2016; e Cidade do Panamá, em 2019. Lisboa sediará a próxima Jornada em 2022.

Fonte: https://noticias.panama2019.pa/pt/em-missa-de-encerramento-da-jmj-papa-francisco-anuncia-portugal-como-sede-da-proxima-edicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário