segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hino convoca jovens a serem amigos de Deus



A música que vai embalar as lembranças de muitos jovens sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 é de autoria do padre José Cândido, da Paróquia de São Sebastião, em Belo Horizonte (MG).

            O sacerdote é um compositor experiente, sendo autor de mais de 200 canções litúrgica. As mais conhecidas são “Toda Bíblia é comunicação”, “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo”.

            O trabalho do padre José Cândido com a música começou em 1973, e esta não é a primeira vez que uma de suas músicas será cantada em um evento com o Papa. Ele também compôs “Benedito sejas, ó Rei da glória”. De acordo com ele, o hino, intitulado “Cruz da Esperança!”, pode ser aplicado em momentos litúrgicos, como os cantos de entrada ou saída, na ação de graças e também em momentos de festa, como a Jornada. 

            Padre José Cândido contou que escreveu letra e música para o hino por incentivo de amigos. “Eu me inspirei na exuberante natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor de braços abertos, no tema da JMJ “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” e na Conferência de Aparecida, que convocou todos os membros da Igreja a serem discípulos e missionários de Jesus”, afirmou.

            Para ele, a expectativa é ver a repercussão dos jovens durante a JMJ com o hino. “Espero que cause entusiasmo e alegria”, prevê. “Esta é a maior gratificação”, disse. Padre Cândido define o hino como “letra e melodia simples”. A mensagem principal, disse ele, é convocar os jovens a serem amigos de Deus e, por meio desta amizade, anunciar Jesus como discípulo.


Gravação de Clipe

            Mais de 200 jovens participaram da gravação do clipe do hino dia 23 de agosto, no Santuário do Cristo Redentor. Grandes nomes da música católica foram convidados para gravar a canção: Eliana Ribeiro, Olívia Ferreira, Adriana Arydes, Walmir Alencar e os vocalistas Leandro, da Banda Frutos de Medjugorje, e Guilherme, da Banda Rosa de Saron.

            O hino será apresentado na “Festa da Aventura da Cruz” no próximo dia 14 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, a partir de 20h. A data comemora o aniversário do bairro, que completa 446 anos.

            Segundo o diretor do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, padre Arnaldo Rodrigues, o vídeo mostrará imagens de outros locais simbólicos do Rio, ressaltando a mensagem do hino. “É uma música que expressa a jovialidade do brasileiro”, define.

Comunicação JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário