quinta-feira, 14 de março de 2013

Ano da Juventude

  
    Brasília, 12 de março de 2013.
CJ – N° 0118/13

Caros irmãos Cardeais, Arcebispos e bispos, Administradores Diocesanos, Párocos,
Administradores Paroquiais, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas, Seminaristas.

Estamos realmente celebrando um “Ano da Juventude no Brasil”! Ano da Campanha da Fraternidade dedicada a ela, Jornada Mundial da Juventude, e outras muitas iniciativas pelo país!
Neste contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança o texto “Estudos da CNBB 103” com o título “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes”, destinado, principalmente, a todos aqueles e aquelas que têm responsabilidade direta com a evangelização da juventude: assessores, coordenadores, párocos, bispos, consagrados/as, catequistas etc.
Tem como objetivo ser um instrumento atualizado para motivar, esclarecer e orientar nosso serviço criativo, organizado e generoso à evangelização dos jovens. E não é nenhuma nova proposta de estrutura.
O material, solicitado em 2011 pelos Bispos Referenciais da Juventude e construído durante estes dois anos, apresenta o trabalho da Igreja no Brasil em favor dos jovens, tendo como base e orientação a bagagem pedagógica da Igreja, o Documento 85 – Evangelização da Juventude - , as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc CNBB 94) e o 21° Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB (2012-2015).
Além disso, os capítulos visam destacar um pouco da história da evangelização no país, o contexto atual eclesial; as propostas pedagógicas e evangelizadoras das Pastorais da Juventude, Movimentos, Novas Comunidades e demais carismas atuantes no Brasil. Aborda também sobre algumas organizações nacionais: Coordenação da Pastoral Juvenil, Equipe Jovem de Comunicação, Setor Diocesano de Juventude. No final, valoriza-se e orienta o papel daqueles que são os responsáveis diretos da evangelização da juventude nas várias instâncias eclesiais. A Conclusão chama a atenção para os novos areópagos com seus grandes desafios.
É mais um presente da Igreja do Brasil para a evangelização da juventude. Este “Estudos 103” está disponível nas principais livrarias católicas do Brasil e pode também ser adquirido pelos canais das Edições CNBB(Televendas 61 2193-3019 ou pelo site www.edicoescnbb.com.br).Clique aqui e confira: http://www.edicoescnbb.com.br/loja/produto-302647-2129-estudos_103_pastoral_juvenil_no_brasil_identidade_e_horizontes

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB






Nenhum comentário:

Postar um comentário