Faça parte você também!

Faça parte você também!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Vozes Católicas: legado da JMJ Rio 2013

A Jornada Mundial da Juventude sempre deixa um legado. Dessa vez, além do trabalho de prevenção e criação de centros que possam acolher dependentes químicos, outro legado da JMJ Rio2013 será o projeto Vozes Católicas, que está sendo implantado no Brasil para dar suporte às necessidades da mídia no que diz respeito aos esclarecimentos de temas ligados à Igreja Católica, especialmente os mais controversos. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 23 de março.
O objetivo é selecionar católicos que tenham boa capacidade de comunicação e conheçam bem a doutrina da Igreja. Todos os candidatos, que devem residir no estado do Rio de Janeiro e ter pelo menos 21 anos, serão entrevistados e passarão por um teste de vídeo. Os aprovados formarão o primeiro grupo de Vozes Católicas do Brasil, receberão treinamento intenso em mídia (rádio e TV) e serão formalmente apresentados ao público, estando disponíveis para todos os meios de comunicação.
Impulsionado pela JMJ, o projeto servirá à Igreja, para que sejam esclarecidas na mídias as questões polêmicas. “Não é uma pastoral, são pessoas treinadas, que tenham uma postura profissional”, afirmou Alexandre Varela, coordenador do projeto no Rio de Janeiro. Segundo ele, a expectativa é formar um grupo de 20 a 30 pessoas. “Sra bom para a Igreja ter pessoas habilitadas a darem declarações para a mídia e bom para os veículos de comunicação, que terão boas fontes disponíveis para entrevistas e debates”, complementou.
O Vozes Católicas nasceu com o objetivo de garantir que os fiéis fossem bem representados na imprensa. Foi criado no Reino Unido em 2010, para facilitar o trabalho da mídia na cobertura da visita que Bento XVI fez naquele ano. Hoje, está presente em sete países: Chile, Irlanda, Lituânia, México, Polônia, Espanha e Estados Unidos. Além disso, está sendo implantado na Argentina, Austrália e Costa Rica. O projeto é formado por leigos, que atuam como comunicadores não-oficiais da Igreja, ficando a disposição dos meios de comunicação para esclarecer os pontos de vista da Igreja sobre os temas da atualidade.
Toda a equipe é formada por voluntários e o projeto tem o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Mais informações e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site do Vozes Católicas: http://vozescatolicas.com.br/inscricoes/.




Nenhum comentário:

Postar um comentário