sexta-feira, 25 de abril de 2014

Evangelizar através do Esporte

No último dia 12 de abril, ocorreu na sede da arquidiocese, na Glória, o primeiro encontro de coordenadores e responsáveis das pastorais do Esporte paroquiais.
            O objetivo principal do encontro foi apresentar a Pastoral do Esporte arquidiocesana, mostrando um pouco do que será o futuro Plano Pastoral com os projetos e ações planejadas até 2016.
            Estiveram presentes agentes pastorais de 14 paróquias, representando cinco vicariatos da nossa arquidiocese. Algumas paróquias com pastorais do Esporte formadas e bem atuantes e outras ainda em formação ou até mesmo paróquias que enviaram representantes para observarem as iniciativas da pastoral arquidiocesana, com o intuito de levarem as necessidades de formação aos seus párocos.
            “Essa quantidade de paróquias aqui presentes na reunião é muito significativa, pois apesar de já sabermos da existência de alguns eventos e iniciativas esportivas em nossas paróquias, não conhecíamos suas experiências de campo, visto que elas representam a base de todo o nosso trabalho”, disse Ricardo Pantoja, gerente de Projetos da Pastoral do Esporte.

            Uma dinâmica por vicariato foi realizada para ouvir as iniciativas e necessidades das paróquias, com a finalidade de ouvir as pastorais do Esporte já existentes e formar novas, além de serem incluídas novas idéias e sugestões no Plano Pastoral.
            “Nosso planejamento está baseado no 11º Plano Pastoral de Conjunto da nossa arquidiocese, na qual todas as paróquias se uniram e demonstraram sobre diversas realidades os seus anseios pastorais”, disse padre Marcus Vinicius, assessor arquidiocesano da Pastoral do Esporte.
            Após a iniciativa de levantamento pastoral feito pela distribuição do questionário paroquial, essa reunião dará um conhecimento mais profundo de todas as iniciativas das paróquias no que diz respeito ao trabalho de evangelização através do esporte realizado por elas.
            Mesmo algumas paróquias que ainda não haviam respondido o questionário de levantamento pastoral distribuído anteriormente estiveram presentes no encontro e lá foram auxiliadas no preenchimento e demais necessidades.
            A apresentação do projeto “100 Dias de Paz”, que traz uma série de iniciativas a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, finalizou a reunião, mostrando que as ações pastorais da arquidiocese estão plenamente atualizadas em relação aos grandes eventos esportivos que acontecerão na cidade e no Brasil.

Fonte: Testemunho de Fé/Ricardo Pantoja

Nenhum comentário:

Postar um comentário