segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jovens celebram Jornada na Barra

O cenário foi a Praia da Barra da Tijuca, mais especificamente o Posto 3. Foi ali, no dia 28 de março, véspera do Domingo de Ramos, que cerca de mil jovens participaram da Via-Sacra, encenada pelo Projeto Artes, da Comunidade Shalom, em mais uma Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A Via-Sacra arrancou lágrimas e gritos dos jovens devido à veracidade da atuação. O ator que encenou Jesus Cristo, Rafael Santana, contou como foi a experiência de “ser” Jesus ali no meio dos jovens.
“Foi doloroso e mágico encenar Jesus aqui hoje. É uma experiência muito incrível, especialmente para alguém como eu, que até ano passado não tinha nenhuma vivência religiosa. Ano passado fiz um teste para ser o apóstolo João em uma peça na Comunidade Shalom. Na convivência com a comunidade, o que me chamou a atenção foi a alegria de seus membros. Desde então, comecei a me perguntar porque essas pessoas que falavam de Deus o dia inteiro me deixavam feliz, e comecei a viver uma experiência que me levou a conhecer a misericórdia de Deus”, afirmou.
Para ele, a mensagem que ficou para os jovens naquela tarde foi a possibilidade de entender o sacrifício de Jesus e perceber que a cruz, ao contrário do que possa parecer, é uma vitória e não uma derrota.
“Algumas pessoas, enquanto eu passava, gritavam: ‘Para de bater!’. O fato de elas vivenciarem esse momento da vida de Jesus assistindo é muito forte. Passa uma mensagem que leva as pessoas a imaginarem que alguém se sacrificou dessa maneira, aceitou a dor, morreu por nós e nos livrou dos pecados. Essa é a mensagem que ficou”, frisou.

Procissão de Ramos e Missa
Após a Via-Sacra, os jovens seguiram guiados pelo pastor, o cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, em procissão rumo à Paróquia São Francisco de Paula, na Praça Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca, onde presidiu a Eucaristia.
Foram mais de dois quilômetros de caminhada, passando pela orla da praia e pela Rua Olegário Maciel. Os jovens, que seguiam cantando com a banda Linguagem dos Anjos enquanto balançavam bem alto seus ramos de palmeiras, acenaram para as muitas famílias que surgiam das janelas dos prédios para acompanhar de longe a procissão.

“Acredito que os jovens têm coragem, dinamismo e criatividade. E ficamos muito felizes de ver a juventude, com suas diversas expressões na arquidiocese, vibrar, ter coragem de falar, de proclamar o Evangelho e anunciar Jesus Cristo às pessoas. E eu creio que essa missão não é só para os jovens: é para todos nós”, incentivou o cardeal.
Durante a missa, que lotou a pequena São Francisco de Paula, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, agradeceu aos jovens do Setor pela organização do evento e convidou a todos a participarem da Cristoteca, com show de bandas católicas, que ocorreu após a celebração, na praça em frente à igreja.
O pároco local, frei Constantino Mandarino, da Ordem dos Mínimos, que concelebrou a missa junto com o bispo animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e o padre Jorge Carreira, relembrou o momento durante a JMJ Rio2013, quando a paróquia hospedou jovens da América Latina e da América do Norte.
“Eu quero manifestar hoje o santo orgulho de poder recepcionar uma Jornada Arquidiocesana da Juventude. Esta noite eu revivo um pouquinho a experiência de dois anos atrás, quando se realizou a Jornada Mundial da Juventude e nossa paróquia foi tomada por jovens”, destacou.
No encerramento da missa, Dom Orani deixou uma mensagem de incentivo aos presentes para que tenham coragem de anunciar a boa nova que é Jesus Cristo.
“Aquele que deu a vida por todos nós, Jesus Cristo, venceu a morte. Ele ressuscitou. Essa é a última palavra, a grande palavra. Portanto, somos chamados, no meio dessa sociedade de consumo tão violenta que não valoriza Deus, a marcharmos contra a corrente, a sermos revolucionários no sentido de colocar em prática o Evangelho e anunciar uma boa notícia que alegra os corações das pessoas, para que elas também conheçam Jesus Cristo”, afirmou.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3085/jovens-celebram-jornada-na-barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário