segunda-feira, 22 de junho de 2015

Congregação Nossa Senhora de Belém

            Ir. Lucia Imaculada
            Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã

            A Congregação de Nossa Senhora de Belém é uma Congregação carioca, fundada por Madre Maria Helena Cavalcanti, carinhosamente chamada de Mãezinha por seus filhos e filhas espirituais.
            Em 1957, no Rio de Janeiro, nossa Mãe Fundadora, religiosa dominicana, começou a dar aulas de religião em três estabelecimentos do governo de nível secundário: Instituto de Educação, Rivadávia Corrêa e Paulo de Frontin.
            Com a graça de Deus foi grande a receptividade por parte das alunas. Depois de quase dois anos de experiência nas escolas, Mãezinha escreveu um relatório ao senhor Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Sua Eminência leu-o atentamente, segundo suas próprias palavras, e a chamou para uma conversa. Foi um encontro no Espírito Santo. A preocupação dele vinha ao encontro de uma grande preocupação de Mãezinha: a Catequese. Ao final de duas horas de conversa, estava resolvida a fundação da Obra de Evangelização nas Escolas do Governo.
            Dom Jaime, após conversa com as superioras dominicanas, requisitou nossa Mãe para iniciar a obra e logo depois, confirmou a independência canônica da nova Congregação. Começou então, em 22 de julho de 1958, com sua bênção, aprovação e estímulo, uma Obra inteiramente dedicada à Evangelização e Catequese da Infância e Juventude especialmente das escolas públicas. No dia 25 de março de 1959, esta Obra foi elevada à Congregação de Direito Diocesano com Constituições próprias à nossa finalidade.

            As Irmãs recebem formação própria a espiritualidade de Belém. A  humildade, o amor à Santíssima Eucaristia e à Virgem Maria são muito estimuladas, além das notas características: espírito de sacrifício e alegria. Nossa Madre, como Mãe Espiritual da Congregação, nos transmite o carisma que o Senhor lhe confiou através de uma permanente formação e orientação assentada sobre três pilastras: oração, estudo e vida apostólica.  Além disso, as Irmãs são formadas para a vida pastoral através das Escolas de Fé e na vida profissional através de licenciatura e pós graduação, quando necessário para a missão.
            Temos uma vida comunitária de muita simplicidade e fraternidade, unindo aspectos da vida contemplativa com o espírito missionário.
            Nosso lema é “Eis que vos anuncio uma grande alegria”(Lc 2,10). Esta é a maior notícia que a humanidade jamais recebeu: “Hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador que é o Cristo Senhor!”(Lc 2,11). E esta  alegria  nos vem por Maria.
            Deste o tempo de D. Jaime, temos recebido o apoio dos Cardeais.  Atualmente, D. Orani João Tempesta tem nos incentivado muito e confiado no nosso trabalho.
            Toda Congregação é fruto de um carisma concedido ao fundador e, através deste, comunicado a seus membros. Nosso carisma é o de prolongar o Mistério da Encarnação no meio estudantil laicizado, campo árduo que pede generosas vocações. Belém, em hebraico significa, Casa do Pão e por isso, procuramos fazer com que nossas casas sejam realmente a Casa: do Pão doutrinário, do Pão intelectual a e do Pão gostoso da sadia convivência humana.
            As Irmãs são, em sua maioria, professoras da Rede pública e trabalham na catequese  e em outras áreas pastorais colaborando no grande esforço missionário da Igreja. Nossa Congregação possui dez casas, mas concentra a maior parte de seus esforços em nossa  Arquidiocese, coordenando a comissão da iniciação cristã, atuando junto à coordenação de pastoral, dando aulas nas Escolas de Fé da Arquidiocese, além do Seminário S. José, Escola Diaconal e Instituto Superior de Ciências Religiosas. Atuamos também na Catequese Paroquial e em outras atividades pastorais, tais como Equipes de Nossa Senhora, Congregação Mariana, Setor Juventude, EAC, MEJ além de missões dentro e fora da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Somos missionárias catequistas, missionárias do asfalto.
            Desde os primeiros anos, o carisma se estendeu a leigos e leigas que desejam viver a espiritualidade de Belém no mundo, através do grupo de Oblatos e Oblatas que se reúne bimestralmente para formação e convivência. E, neste ano de 2015, os Irmãos de Nossa Senhora de Belém iniciaram uma comunidade na Arquidiocese de Niterói, sob as bênçãos do Arcebispo D. José Francisco.
            “Se você vislumbrou a Estrela de Belém, não feche os olhos à Luz. Vem para Belém, a Estrela está brilhando e o Menino está chamando.” (Madre Maria Helena Cavalcanti).
    Maiores informações para discernimento vocacional: 2445-2146 ou vocacionalbelem@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário