quarta-feira, 9 de março de 2016

Jornada Diocesana da Juventude 2016

Neste ano em que a Igreja Católica celebra o Jubileu da Misericórdia, o tema escolhido para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), a dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). O evento acontecerá em uma das Portas Santas do Ano Jubilar, o Santuário da Penha, na Penha, no dia 19 de março. O objetivo é preparar os jovens para a 31ª JMJ, a acontecer em julho deste ano na cidade de Cracóvia, na Polônia.
As atividades terão início com a bênção dos ramos – uma vez que o evento será um dia antes do Domingo de Ramos, como tradicionalmente acontece – e uma procissão, cuja concentração será na Igreja Bom Jesus da Penha, na Penha, às 15h. De lá, os jovens seguirão para o santuário. Além da missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, haverá teatro e a animação será da Comunidade Bom Pastor.
O bispo animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, e o assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Antônio Augusto da Silva Bezerra, também participarão do momento.

Bem-aventuranças e Ano Jubilar
As Bem-aventuranças vêm sendo trabalhadas como temas das jornadas desde 2014, quando se meditou sobre a quinta delas: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). A sugestão foi do Papa Francisco, que este ano escolheu a bem-aventurança da misericórdia para que a JMJ também estivesse incluída nas ações para este Ano Jubilar.
“Levai a chama do amor misericordioso de Cristo – de que falava São João Paulo II – aos ambientes da vossa vida diária e até aos confins da terra. Nesta missão, acompanho-vos com os meus votos de todo o bem e as minhas orações, entrego-vos todos a Virgem Maria, Mãe da Misericórdia, nesta última etapa do caminho de preparação espiritual para a próxima JMJ de Cracóvia”, incentivou o Sumo Pontífice em sua mensagem para a 31ª JMJ, publicada em agosto de 2015.
O padre Jorge Carreira explicou que a Jornada é um momento de encontro do bispo diocesano e dos padres com os jovens, que acontece desde a década de 80, por instituição do Papa João Paulo II. “Neste ano de 2016, somos convocados a estarmos presentes, fazendo a diferença, acolhendo e refletindo sobre a mensagem do nosso Papa. Não podemos perder a oportunidade de viver esse novo tempo que o Senhor está preparando para a juventude: o tempo da misericórdia”, exortou ele.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4143/jornada-diocesana-da-juventude-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário