terça-feira, 21 de março de 2017

Capacitação dos Lectionautas na Paróquia Nossa Senhora da Glória, Largo do Machado


A paróquia Nossa Senhora da Glória abriu suas portas para a realização do retiro Lectionautas, o primeiro de 2017, no último sábado, 18/03/2017. A convite da catequista Arminda da Costa Martins.
            O encontro reuniu membros da ICJA da paróquia, equipe e catecúmenos, e correu bem num ambiente acolhedor e teve seu início com a Santa missa celebrada pelo padre Levi de Alves Senna seguida de palestras que tratam sobre o projeto dos Lectionautas, a experiência da Palavra e os 4 passos da Lectio Divina, adoração e louvor com músicos da paróquia, dinâmicas e até uma maratona.
            Disponibilizando os instrumentos para capacitação de discípulos missionários, o projeto visa formar jovens que ajudem outros jovens a lerem a Bíblia através do método da Lectio Divina, aproximando-os da Palavra de Deus e seus ensinamentos, e assim tornando-a presente em suas vidas.

DEPOIMENTOS
            "Desde a realização do nosso primeiro retiro de crisma, em meados do ano passado, a experiência da proximidade com Deus - longe das tribulações do dia a dia - me trouxe um enriquecimento espiritual muito grande. Não por outra razão insisti muito junto à equipe para que esse nosso segundo retiro, do último fim de semana, pudesse ocorrer. Não podia ter sido melhor. O retiro dos lectionautas, as palestras e atividades interativas feitas ao longo de dois dias, nos trouxe muita vivência e aprendizado. A ideia de leitura orante que desconhecia o passo a passo para se ter uma boa compreensão da Bíblia, dentre outras coisas, me propiciaram uma maior intimidade com a religião, cuja fé professo desde que me entendo por gente.
Sou extremamente grato à equipe de crisma, aos lectionautas e demais palestrantes que fizeram dessa vivência com Cristo algo extremamente positivo. Por fim, e como não podia deixar de ser, espero que possa com a crisma levar a mensagem de Deus para outros rebanhos, ser pescador de gente e difundir  cada vez mais a palavra de Deus aos que dela carecem."
Felipe de Souza Barroso Guimarães

            "Meu nome é Paulo José dos Santos Manso, sou Ministro da Eucaristia e sirvo na equipe da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos na Matriz de São Geraldo em Olaria.
Alguns meses atrás participei de um dia de experiência com a Lectio Divina, aqui mesmo em minha paróquia.
Eu já havia lido sobre os lectionautas e já nutria simpatia, digamos assim, pela proposta desafiadora de leitura orante da Palavra de Deus.
Minhas expectativas foram ultrapassadas nesse primeiro encontro. Não obstante o projeto ter uma proposta bem identificada com a juventude, acabei me sentindo chamado quando foi criado um grupo de lectionautas aqui na Matriz. Acho que sou o mais "idoso".
Em nossas reuniões procuramos exercitar a leitura orante e tirar as dúvidas sobre os quatro passos da Lectio.
Recentemente o Júlio nos convidou para ajudar num encontro que aconteceria em 18 de março na Igreja de N. Sra. da Glória (Largo do Machado). Senti muita vontade de contribuir de alguma forma para que as pessoas pudessem ter uma experiência genuína com a Palavra de Deus. Mesmo inseguro e sem experiência me comprometi a ajudar.
Toda verdadeira experiência com a Palavra de Deus é profunda e de alguma forma transforma a nossa vida.
A organização da equipe, sua dedicação e carinho tornou tudo mais fácil para mim. Eu que pensei que ajudaria apenas no acolhimento acabei ajudando nos exercícios e nas dinâmicas.
Claro que o ponto alto do encontro foi quando a Irmã Lúcia conduziu o exercício da Lectio Divina passo-a-passo.
Agradeço a Deus pela experiência vivida e com a qual aprendi um pouquinho mais."

Paulo José dos Santos Manso

Veja algumas fotos:














Nenhum comentário:

Postar um comentário