Faça parte você também!

Faça parte você também!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Seminário jovem abordará a mulher como tema central

A quarta edição do Seminário da Juventude Inter-religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ) será realizada na sede da Comunidade Emanuel, pertencente ao Mosteiro de São Bento, no Centro.
O grupo surgiu durante a Jornada Mundial da Juventude, e reúne jovens católicos, muçulmanos e judeus, pondo em prática o diálogo entre as religiões.
Com o tema: “A Mulher no judaísmo, cristianismo e islamismo”, o debate será feito em torno das três religiões monoteístas do mundo. “Nós vamos ter três abordagens, rodas de conversas entre os jovens para falar do que foi abordado e, logo após, um plenário”, disse o secretario da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, diácono Nelson Águia.
Segundo o diácono Nelson, é muito importante que as religiões interajam entre si e conversem sobre os mais diversos assuntos. “Creio que esta será mais uma oportunidade para aprofundarmos o diálogo, a compreensão e o respeito entre os credos, principalmente entre as três religiões abraâmicas, que têm a mesma origem: no pai Abraão. As questões do feminismo, do aborto e do corpo da mulher são temas que estão em alta e que vêm sendo debatidos em vários fóruns. Desta forma, a participação garantirá o conhecimento do que as três religiões pensam e pregam sobre os assuntos”, falou.

Palestras
Cada segmento religioso contará com uma representante para expor os assuntos. Todas serão mulheres, por determinação dos próprios jovens.
A representante católica será a teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio, que abordará as questões da mulher sobre a ótica cristã.
Da comunidade judaica, estará presente a ex-presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Sarita Schaffel. A comunidade muçulmana será representada por Jamila Hussein, do Departamento Feminino da Sociedade Beneficente Islâmica do Rio de Janeiro.

Como participar
A inscrição para o evento é totalmente gratuita. Basta preencher um cadastro online e comparecer.

A ficha está disponível no link https://goo.gl/2LLRxW.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5913/seminario-jovem-abordara-a-mulher-como-tema-central

Nenhum comentário:

Postar um comentário